Pub SAPO pushdown

Shalom!

terça-feira, maio 31, 2016
         
    
Bom diaaaaaaa! Porquê um "bom dia" tão entusiasmado? Porque estou a escrever-vos do meu quarto de hotel em Tel- Aviv, Israel, estão 30 graus, estou a olhar para o mar, e isso é tudo de bom. Estou por aqui a convite da Magnolia, uma marca de joias com peças liiiiiiiindas, e ao longo dos próximos dias irei dando novidades e mostrando tudo o que ando a fazer por aqui.

Para já, para já, quero apenas dizer-vos que a Magnolia já tem loja on-line (www.magnolia-jewellery.pt ) e que eu tenho um desconto para vos oferecer. Yeaaaaaahhhhh! Basta inserirem o código de desconto PipocaMagnolia e têm 10€ de desconto em compras de valor igual ou superior a 40€ (promoção válida até 5 de Junho). Se já andavam de olho em alguma peça, aproveitem a oportunidade.


                       










47 comentários:

  1. Ah, sortuda! Costumo seguir uma youtuber que vive em Tel-Aviv e estou encantada, sobretudo porque a cidade tem montes de restaurantes vegan e vegan-friendly, que perdição!

    www.killyourbarbies.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobretudo por isso? Qualquer grande cidade hoje em dia tem essa oferta.

      Eliminar
    2. Aiiii Nádia, sempre a dar ênfase ao seu veganismo por essa blogosfera fora. Atenção que não é nada contra, acho que cada um é livre de comer o que quiser, mas quase sempre leio cometários seus nesse sentido. Nunca vi foi gente comentar por aí, fosse qual fosse o conteúdo do post, que gosta é de comer um bifinho de vaca mal passado.

      Eliminar
    3. Sobretudo por isso porque o canal de youtube que referi é de vegan lifestyle, por isso o foco está maioritariamente na comida :)

      Eliminar
    4. É natural que quem faz uma alimentação vegan dê importancia a existirem muitos restaurantes com essa filosofia, é difícil encontrar opções vegan. Vegetariano é mais fácil, mesmo assim não é fácil. Vegan é mesmo complicado. Só experimentando para perceber a dificuldade. :)

      Eliminar
  2. Espanto de sítio! Viagem de sonho essa! :)

    ResponderEliminar
  3. O calor também não está em falta por aqui. Mas tenho a certeza de que por aí também se está muito bem.

    Aproveitem a viagem.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Yeaaaaaahhhhh!
    Que fixe!

    LOL

    ResponderEliminar
  5. Sentes-te segura em Israel? Aqui há uns tempos as coisas andavam um bocadito complicadas por aí...

    ResponderEliminar
  6. Por favor, não saia de Israel sem ir ao mar morto e comprar os cremes do mar morto, os exfoliantes, as máscaras de rosto, de cabelos! E a loucura! Os cremes vendem-se em todo o lado. Mas va ao mar morto. E único!

    ResponderEliminar
  7. Boker tov, Pipoca! Prepara-te, as temperaturas vão subir ainda mais

    ResponderEliminar
  8. Ao anónimo das 17.05, e mais seguro do q londres. Falo por experiência própria. Para quem nunca foi a Israel parece perigoso, mais do q aquilo q na verdade e.tudo de bom e espero q um dia possa visitar Israel e vera q no terreno as coisas são diferentes do q vemos na tv. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena é serem uma cambada de estúpidos a bombardear a faixa de gaza

      Eliminar
    2. Ou sera ou contrario? Ou sera que ha "estupidos" igualmente dos dois lados? Quantos cessar-fogos foram assinados e quebrados pela parte de Gaza? Porque e que a seguir a retirada total e unilateral de Israel de Gaza, em 2005, seguiu-se uma saraivada de rockets no sentido Gaza-Israel? Porque atacar quando alguem retirou? Agora nem estou a falar deste caso especifico mas qual o sentido de atacar quando alguem ja retirou total e unilateralmente?

      Eliminar
  9. Faço-lhe uma sugestão Ana, não deixe de visitar os territórios ocupados por Israel, na Palestina. E não falo dos produtos de beleza do Mar Morto. Refiro-me a uma visita à Cisjordânia (Nablus, por exemplo), passar os checkpoints de controlo, olhar com olhos de ver o muro que separa Israelitas de Palestinianos. Poderá não ser o propósito da viagem, mas é uma oportunidade que tem para dar a conhecer às pessoas que a seguem uma visão menos cor de rosa dessa realidade. Afinal, se a magnólia está associada à beleza e dignidade, se está em Israel, por que raio não apresentar uma reflexão choque sobre a dignidade do povo palestiniano? Isso sim seria uma coisa bela! Boas peregrinações na terra santa! :)

    ResponderEliminar
  10. Ai que fixe!! Mal posso esperar por fotos, Tel Aviv deve ser uma cidade tão interessante
    Blog

    ResponderEliminar
  11. Assisti hoje a um documentário que abordava em pormenor a expulsão dos Palestinianos pelos colonos Judeus. Ao fim de tanto tempo ainda aprendemos coisas novas, infelizmente. Um horror. Perdi qualquer interesse em visitar essa terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes tenho ideias dessas quando estou a planear uma viagem, mas depois passa-me logo, porque se fosse a analisar a fundo questões politicas, religiosas, sociais, etc de cada país então não ia muito longe nem conhecia quase nada.

      Eliminar
    2. Os meus pais visitaram a Índia em férias de Verão e não fui com eles, simplesmente porque me fazia confusão ver tanta gente pobre e faminta ou escravizada. Vi imensos documentários, reportagens, etc- toda a gente acaba por conhecer a Índia por esse meio - e é apaixonante mas o motivo que apontei tira-me a vontade de visitar. Admito que, fossem todos como eu, ninguém passeava! Enfim, mas Israel é um caso à parte. Muito petróleo à mistura, muitos aliados que não ajudaram na hora correta, antes na mais estratégica, e vingança dos colonos contra os mais indefesos. Enfim, recorde-se, ninguém se escandalizava (acho) quando nenhum português visitava a Indonésia, devido à questão de Timor.

      Eliminar
    3. Exactamente! Questões políticas à parte, Israel é uma terra única e fascinante! De uma enorme riqueza cultural e grandes contrastes paisagísticos.
      Estive lá há 3 anos e regressei deslumbrada e cheia de vontade de regressar!
      Haifa, Telavive, Jerusalém, o Deserto, o Mar Morto, locais únicos que valem bem uma visita. Eu vou voltar concerteza!

      Eliminar
    4. Bem há questões e questões. E é óbvio que não há uma resposta certa relativamente a este conflito que dura anos, mas que há, houve e vai continuar a haver uma chacina dos dois lados... isso ninguém pode negar. Essa questão pesa muito nas escolhas de viagem. Na minha pesaria, pelo menos.

      Eliminar
    5. Israel não tem petróleo.

      Eliminar
    6. Anónimo 02 junho 15:51 A Grã Bretanha também não. Esqueça essa lógica. O que importa são pontos estratégicos.

      Eliminar
    7. barcelence04 junho, 2016 18:23

      A Gra-Bretanha tem petroleo, sim. Mar do Norte, ali para os lados de Abeerden e Ilhas Sheetland (Escocia, que ate prova em contrario e parte da Gra-Bretanha: Reino Unido da Gra-Bretanha e Irlanda do Norte.Sendo que Gra-Bretanha significa: Inglaterra, Escocia e Gales). A BP, empresa, e isso mesmo: British Petroleum... Portanto, antes de recomendar que "esqueca essa logica", verifique factos que ate estao facilmente accessiveis, como por exemplo, verificar que a Gra-Bretanha tem ou nao petroleo.. Uma coisa e dizer que vai para alem do petroleo e refere pontos estrategicos (isso e a sua opiniao e eu posso ou nao concordar), outra coisa e dizer que nao ha petroleo nas terras de Sua Majestade.

      Eliminar
  12. Estou a adorar acompanhar, a coleção de jóias e todos os pormenores da viagem, super inspiradora :)

    http://trendylisbon.com

    ResponderEliminar
  13. Que top! É daqueles sítios que está na minha lista ;)
    Aproveita!
    Passatempo no blogue - http://thecachepot.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  14. Parte 1 - Palestina foi o nome dado pelo Imperio Romano a area da Judeia e Samaria, habitada por judeus, no tentativa de des-juificacao daquele territorio. Os originais "palestinianos" sao pois judeus. No inicio dos Pogroms do Baltico e da Russia, dizia-se:"Judeus, voltem para a Palestina"; quando Hitler subiu ao poder, ouvia-se: "Judeus, voltem para a Palestina". Israel nao e, como qq outro Estado, nao e um Estado perfeito mas ha dezenas de paises que fazem coisas muitissimo piores e a eles nada e dito. Israel mexe um dedo, e esta nas bocas do mundo... A quem se preocupa com territorios "ocupados" ou em disputa, fica um singelo convite a dissertarem sobre situacoes equivalentes como o facto de um pais da Uniao Europeia - Chripre - ter quase metado do seu territorio soberano ocupado militarmente pela Turquia (pais com o qual a UE estabelece alegremente tratados e afins e ha ainda quem pondere aceitar a Turquia como estado-membro, convida pois o invasor a sentar a mesma mesa e com os mesmos direitos do Chipre...Estranho que nao oico quase ninguem falar no caso cipriota, que por caso e um pais europeu, membro da UE).


    Ha tambem disputas na Armenia, Crimeia, Malvinas, Caxemira, Mauritania e Marrocos com o Saara Ocidental, Caucaso e a lista e grande. Cre-se que no mundo inteiro sao cerca de 200 os actuais casos classificados como "territorios em disputa"... No entanto, a imprensa e a chamada opiniao publica so tem olhos, dedos, orelhas e narizes para o "caso israelita"...E com ou sem "territorios ocupados" a realidade em Israel nao e rosa, e de todas as cores. Seria bom que as pessoas discutissem factos e opinioes e nao as rotulassem de rosa, azul ou amarelo.


    ResponderEliminar
  15. Parte 2 - E sabido que Israel raramente desperta simpatias (ou deveria dizer os judeus?) e escrutinado, atacado, avaliado, entra sempre em campo a perder, a maior parte das vezes antes de se aferirem os factos, olhar-se para os dois lados, para todos os envolvidos, para os factos historicos, pumba, Israel (ou deverei dizer os judeus?) ja estao a apanhar... Israel destroi os tuneis do hamas por onde passam armamento ilegal e o que acontece? Israel esta nas bocas do mundo e e acusado de ingerencia. O Egipto faz exactamente o mesmo e o que e dito: mto bem, estao a proteger-se desses bandidos do hamas. Na Cisjordania e em Gaza ha execucoes sumarias perpetradas pelos grupos terroristas locais, aqueles que eles acham que sao traidores, aqueles que sao homossexuais, por tudo e por nada, podem ganhar o bilhete para a execucao... mas disto quase ninguem fala... mas ai de Israel (ou deverei dizer os judeus?) que levante um dedo...o Hamas nao respeitou o resultado das eleicoes em Gaza e tomou o poder de assalto... mas disso nao se fala... O Hamas tem na sua carta constitucional que um dos seus objectivos e a destruicao do estado de Israel mas disto pouco ou nada se fala. Como se pode negociar com quem nos quer exterminar a priori?

    A Arabia Saudita, esse campeao de direitos humanos, senta-se no Conselho da ONU de direitos humanos e ninguem chia... fosse Israel (ou deverei dizer os judeus) aqui d'el rei...

    A quem se preocupa (e bem) com direitos humanos era bom entao que tambem nao viajassem (em forma de boicote) para a India, onde ha milhares de pessoas em situacao de escravatura), Dubai, Qatar e afins onde mtos trabalhadores imigrantes sao tratados em regime de servidao (e o numero de mortes no Qatar nas obras do Mundial 2022, mtos dos quais a familia no Bangladesh ou Paquistao nem chega a ter o cadaver de volta...). seria tambem recomendavel que quem se preocupa (e bem), com direitos humanos deixasse de comprar roupa/sapatos/equipamento produzidos em fabricas de escravos ou mesmo em navios-fabrica para escaparem a legislacao laboral e pagarem nada aos trabalhadores. Ou como diz um amigo meu: "The American dream (consumo) is made of Chinese nightmares"...

    Quando entao, aqueles (e bem) que se preocupam com direitos humanos tambem se preocuparem com estes exemplos e muitos outros, ai sim, acredito que a preocupacao com a questao israelo-palestiniana seja uma questao genuina sobre "Israel e Palestina" e nao sobre os judeus. E ja agora, um conflito tem sempre duas partes, nao obstante, e sempre Israel (ou deverei dizer os judeus?) que leva com a parte das culpas... e como se diz em linguagem popularucha: "sao precisos dois para dancar um tango"...

    E a contribuicao dos "refugiados palestinianos" para a guerra civil Libanesa? Outro assunto que por norma tambem escapa a "opiniao publica".

    Ana, com ou sem cremes do mar morto, com ou sem visitas a Judeia ou Samaria, aproveite a sua viagem. Ja tive pessoas que me deixaram de falar depois de eu visitar Israel, ou passaram a olhar de lado. Ja me perguntaram se em Israel tinha que usar burka, se tinham ar condicionado, se o pais era mto grande... O pais e pequeno mas ignorancia e grande...

    Nao e popular gostar de Israel, mas com todos os seus defeitos e virtudes: Shalom aleichem Israel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por causa de judeus como esta,que deturpam a história que israel é tão mal visto...
      Vá informar-se melhor dos factos históricos ou então meta-se mas é numa câmara de gás

      Eliminar
    2. Oh anónima, não sei de onde vem essa ideia de animosidade em relação aos judeus? Parece a pobre da Oprah a falar na escravatura! Enquanto portugueses todos cremos que nas nossas veias corre também sangue Judeu e não israelita. Depois ainda há a velha questão da fé. Em tudo o que é paróquia neste país há uma excursão à Terra Santa, nem que seja para trazer água benta. Não acredito que nenhum português, de origem e mentalmente são, tenha deixado de falar-lhe por ter visitado Israel, a menos que se trate do seu pai ou mãe, e aí, o caso muda completamente de figura e tem de apelar à Santa Paciência Divina e Universal, porque eu, que sou casada com um sueco, se porventura viajo com o meu marido, os meus familiares pensam logo que fui à terra dele, que ninguém nunca viu no mapa e que vai variando (consoante as nossas economias) entre a Madeira e o resto do Mundo. Só para que saiba, no ano passado, fomos a casa dos meus sogros no Egipto... se calhar também pensam que eu uso burka e como no chão da cozinha! Ainda lhes vou perguntar! Shalom também para si e não leve a vida tão a sério!

      Eliminar
    3. "meta-se mas é numa câmara de gás"...a sério? Nunca imaginei ler isto!

      Eliminar
    4. A Palestina foi ocupada pelos judeus. Foi um ato de opressão de um povo sobre o outro, não um tango a dois.

      Eliminar
    5. Ao anonimo das 03 junho, 2016 14:03:

      - "por causa de judeus como esta" o que lhe o direito ou a presuncao de supor que:

      1) sou uma mulher, ao ter utilizado "esta";

      2) que sou judia? E preciso ser judia para escrever o que escrevi? So os judeus podem escrever sobre Israel e/ou apoiar Israel? Entao por essa linha, pessoas nao-muculmanas/nao-arabes/nao-palestinianas nao poderiam apoiar a Autoridade palestiniana? E preciso sermos de um sitio ou de um grupo para apoiar ou nao esse pais ou esse grupo? Nao e exequivel para si que uma pessoa nao judia,nao religiosa possa escrever o que escrevi?

      3)"deturpam a história que israel é tão mal visto" - emite uma opiniao sem rebater factos? Se a historia esta deturpada, onde estao entao os contra-factos? Nao so sobre Israel, mas sobre tudo o que elenquei. Se estamos tao certos que alguem esta errado,o melhor e elencar uma lista de factos ou argumentos que rebatem aquilo que consideramos errado. E para alem de factos e de historia, como sublinho no meu comentario anterior, apoio Israel com as suas virtudes e defeitos.

      4)"meta-se mas é numa câmara de gás" - teria imenso gosto se me pudesse facultar os seus dados (nome,morada,num de cartao de cidadao) para que eu possa apresentar queixa por crime de odio religioso/racial. Esta a mandar-me para uma camara de gas porque acredita que sou judia. Isto e, para si e perfeitamente normal discordar com um judeu e como tal dizer-lhe para se meter numa camara de gas. Isto e configurado como crime de odio porque esta a basear o seu insulto na origem etnica/religiosa do seu interlocutor. E mais ou menos como se eu agora dissesse a alguem preto com quem discordo sobre um determinado topico e rematasse a conversa com: "oh preto volta para a savana com os teus primos macacos". Se eu dissesse isto, garantido que haveria inumeros comentarios a chamar-me tudo e mais alguma coisa. Possivelmente,nem ao anonimo lhe passaria pela cabeca vocalizar tal insulto com medo das represalias... mas ao "judeu" podemos sempre manda-lo revisitar esse local tao caro como a camara de gas (O meu forno e a electricidade, temos que adiar esse plano).

      Eliminar
    6. Ao anonimo das 15h16:

      Nao vivo em Portugal, e onde vivo noto que ha uma mistura de animosidade para com judeus ou displicencia para com episodios de anti-semitismo (ja vivi em 3 paises diferentes e a coisa e semelhante).Nunca vivi em Franca mas pelo que vou lendo, a coisa esta a piorar. Coisas muito simples, noto que no supermercado,na seccao kosher, com mais frequencia se encontram embalagens de porco e derivados atiradas para a prateleira dos produtos kosher. No entanto, tambem ja aconteceu mesmo com comida halal e foi uma confusao de meia noite, nos jornais etc. O caso dos muculmanos teve destaque e os muculmanos pediram medidas para tentar encontrar os culpados. No caso da comida kosher, nao houve caso... nao tem direito a sair na imprensa. Ha cada vez mais judeus a nao usar solideu (kipah) no dia a dia porque os torna num alvo, nem sempre de violencia fisica mas de toda a gente a olhar e alguns comentarios. No entanto, nesta cidade europeia onde vivo, ha mulheres que se vestem de modo a que so se veja as pestanas e ninguem olha nem comenta (inclusive entrarem lojas e bancos todas cobertas, quando esta explicto que nao se pode entrar com roupa que nao permita a identificacao da pessoa, por ex, um simples bone ou capacetes). Ja fui varias vezes a mesma sala de espectaculos e quando o espectaculo e sobre judeus/autores judeus, a seguranca e reforcada. Ja fui a essa mesma sala ver pecas de autores nao-judeus e nao havia seguranca para ninguem.

      E verdade, sim. que tive pessoas que passaram a virar a cara, nao sao portuguesas. A quem pergunta pela burka e afins, quando regresso mostro sempre as fotos e as pessoas ficam surpreendidas e confessam que nao faziam ideia que houvesse uma mistura tao grande de vestimentas e pessoas(tenho uma foto de um ultra ortodoxo a andar ao lado de uma moca de mini-saia e top; outra de um padre ortodoxo a banhos de batina no Mar Morto :-)

      No meu Facebook tenho varios albuns de fotos de praias (Malta, Grecia, Italia...). Tem sempre muitos "likes"... excepto as de Israel... sera coincidencia? Nao creio.

      Muita gente tambem desconhece que ha cristaos em Israel e que 20% da populacao com passaporte israelita e arabe muculmana (sobretudo no sul e na zona de Haifa, a norte). Igualmente, Israel e um pais bilingue (hebraico/arabe). E o anonimo foi uma das poucas pessoas que vi a fazer, e bem, a distincao Israel/judeus.

      A si desejo-lhe que possa continuar a viajar :-) seja ate a Madeira seja ate a outra ponta do Mundo. E a nossa Madeira e tao bonita e tao pouco visitada pelos continentais:-)

      Eliminar
  16. Aquilo a que se chama "Palestina" hoje, chama-se historicamente Judeia e Samaria. O que existe enquanto "Palestina" em 1948 e o "Mandato britanico para a Palestina". Se formos por ai, tambem ha uma parte do territorio jordano que entao nao deveria ser Jordania e sim Palestina porque tambem era parte do Mandato Britanico para a Palestina.

    Se a Palestina foi ocupada, entao seria bom que apontassem exactamente qual o territorio de que falam (as fronteiras, qual era a capital), qual era a unidade monetaria da Palestina e qual o partido no poder a epoca da"invasao", bem como quem eram o presidente/primeiro -ministro, principais forcas politicas, etc. Ja fiz esta pergunta a muita gente, ate agora ninguem me soube responder.

    De notar, tambem, que a criacao do estado de Israel foi ratificada pela ONU, no seguimento do Mandato Britanico para Palestina.

    De notar tambem, que sim, sao duas partes. Se, supostamente, os palestinianos tem representantes politicos (Hamas, Fatah e afins) que se sentam a mesa das conversacoes e tem lugar em organismos oficiais como a ONU e ate representacoes diplomaticas, entao sao duas partes.

    Ate a decisao da criacao do Estado de Israel na verdade ninguem se importava mto com aquele pedaco de terra. Mas eis que chegam os judeus a terras dos seus ancestrais e aqui d'el rei. O plano original ate tinha mais territorio para "palestinianos" do que judeus mas isso nao bastava aos "palestinianos", havia que eliminar o novo pais...

    No dia seguinte a criacao do estado de Israel, o mesmo foi invadido por sete paises arabes que decidiram fazer orelhas moucas a decisao da ONU. Contavam exterminar o recem Estado... inesperadamente israel saiu vitorioso. Foi mais ou menos como o Leicester ganhar a premier league este ano... ninguem esperava mas aconteceu... proteccao divina? Nao sei, nao sou crente.

    Mais uma vez,noto a ausencia de factos e contra-argumentacao.

    Entretanto, tambem ainda ninguem se indignou porque alguem, por supostamente ser judeu, foi convidado a meter-se numa camara de gas.

    Nestes tempos em que tudo e assunto para acusacoes de crimes de odio racial/religioso/etnico etc (des) folgo em saber que dos judeus tudo se pode dizer, insultar e ameacar... Quem cala consente, olhando para a historia nao me espanta. Estivesse eu aqui a dizer mal do gorila de Cincinatti, ja estava a levar de todos os lados. No entanto, a pessoa que me mandou para uma camara de gas passa ao largo das criticas.


    NB: ja fiz esta experiencia com muita gente, quase ninguem consegue apontar Israel no mapa... nem Israel, nem a "Palestina", o que me faz duvidar da opiniao emitida por essas mesmas pessoas.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbvio que não sabem apontar. Conheço muitos senhores doutores que nem países europeus conseguem apontar no mapa, quanto mais Israel e a Palestina.

      Eliminar
    2. Não acho que exista anti-semitismo em Portugal. A maioria das pessoas abaixo dos cinquenta anos nunca ouviu sequer falar dos judeus para lá das atrocidades cometidas durante a segunda guerra mundial. Se há um sentimento generalizado em Portugal face aos judeus, é a pena.

      Eliminar
    3. O meu filho de doze anos, aprendeu nas aulas de História e Religião quem é o povo judeu e garanto-lhe que é mais do que o ocorrido durante a II G.G. Os portugueses reconhecem que os judeus são o Povo eleito, são geralmente pessoas inteligentes e trabalhadoras e os poucos que conheço, têm mau temperamento, mas bom coração.

      Eliminar
  17. Aí está um destino que não pretendo visitar. Havendo tanto mundo para descobrir, Israel é daqueles sítios não definitivamente não quero conhecer. É que me faz comichão a questão da ocupação da Palestina, da ocupação dos Montes Golã, da anexação da margem esquerda do Jordão e mais recentemente da proliferação dos colonatos judeus na faixa de Gaza e Cisjordânia. O holocausto não deve ser esquecido para que não volte a acontecer, mas isso não serve de justificativa para aquilo que se assiste atualmente na Palestina. Aliás, a verdadeira questão é mais do que religiosa. Chama-se "água". Israel, não obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Israel retirou unilateralmente de Gaza e parcialmente da "Cisjordania", (ambos) em 2005. Como e que isso e coerente com "e mais recentemente da proliferação dos colonatos judeus na faixa de Gaza e Cisjordânia"? Pouco tempo depois da retirada seguiu-se uma saraivada de milhares de "rockets" disparados de Gaza... entao, o suposto ocupante retira unilateralmente e como paga leva com uns milhares de "rockets"...

      "agua" - a Israel coube-lhe a parte mais merdosa do Medio Oriente, no que diz respeito a recursos naturais (minerio, agua, hidrocarbonetos, terra aravel, etc). Se ha "agua" em israel e porque o pessoal usou o cerebro para criar tecnologia e metodos que permitem ter agua...coisa que a maior parte dos paises dos petrodolares ainda nao lhes tinha passado pela cabeca, apesar de terem grandes rendimentos gracas ao dito petroleo...

      Se lhe faz comichao esta situacao, e e perfeitamente legitimo que lhe faca comichao, evite comichoes semelhantes e nao viaje para a Turquia, que invadiu o Chipre, sem qualquer reconhecimento internacional e ainda por la hoje se mantem... Ja para nao falar do genocidio armenio e grego e transferencia de populacoes... Coerencia "oblige", pois supoe-se que pelo seu comentario, tem consideracoes pelos direitos humanos, se assim e, tera que evitar muitos destinos.

      Honra seja feita que foi dos poucos comentarios que nao entrou pelo insulto nem aos comentadores nem aos israelitas.

      E porque e hora de jantar,e os tomates "cherry"? Invencao israelita, a espalhar tomatinhos pelo mundo fora :-D

      Eliminar
    2. Lamento, mas a questão da água está (também) subjacente à questão das invasões que são aqui referidas. Pesquise sobre a localização dos aquíferos (reservas de água subterrânea) da região e sobreponha o mapa das anexações/invasões mencionadas. Pesquise sobre a proliferação de colonatos em zonas que teoricamente deveriam estar sob jurisdição palestiniana, mas procure em fontes internacionais independentes, o que não falta por aí são documentários sobre isso. Concordo quanto à questão do petróleo, que não têm, mas volto à questão inicial: é a água, esse recurso tão necessário numa zona desértica, uma das principais pedras de toque de todo este problema.

      Eliminar
  18. Anónimo 05 junho, 2016 22:23

    Lamento mas nao consigo perceber como e que continua a referir as tais invasoes quando desde 2005 que se deu a retirada total em Gaza e parcial na Cisjordania. Se tem fontes e factos que rebatem este argumento, pode deixar aqui os links?

    Igualmente concordo que a agua e essencial, ainda mais em zonas deserticas mas vejamos, Israel perfaz, (se nao estou em erro cerca) de 1% do territorio de todo o Medio Oriente. Foi preciso o nascimento do Estado de Israel para se aperceberam da agua??? Aquela zona sempre foi desertica, ha paises naquela zona com PIB muitissimo superior (do petroleo) e que nunca se deram ao trabalho de se concentrar na questao da agua e respectiva tecnologia para atenuar essa carencia... la esta, e preso por ter cao e preso por nao ter cao... (ou agua neste caso!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 19:44, está a brincar? Sabe o que era a Palestina antes da ocupação? Não era só Gaza... veja esta imagem e informe-se, por favor: http://simplebooklet.com/userFiles/a/1/2/7/3/5/4/hvSfSkLImoprelaSVQVcWK/zFEC8WQ5.png

      Eliminar
    2. Não sabe o que são aquíferos, por não? A razão por que os petrodólares não resolveram o problema da água nos países árabes é porque eles não a têm no subsolo. Não há. E Israel, segundo as fronteiras acordadas pela ONU, também não a tinha. Mas ela existe. E onde? no subsolo. E de que forma? em Aquíferos. E agora, mesmo não tenha conhecimentos de hidrogeologia, sobreponha as anexações que Israel levou a cabo desde então e adivinhe lá onde é que essas reservas de água subterrânea se localizam. O facto de as nascentes do Jordão se localizarem nos Montes Golã, é também apenas coincidência, certo? Enfim, se pelo menos estes comentários tiverem servido para as pessoas pesquisarem um pouco mais sobre este assunto, já valeu a pena esta troca de galhardetes.

      Eliminar
    3. Aos anonimos (caso sejam duas pessoas diferentes):

      Anónimo06 junho, 2016 21:25
      Anónimo07 junho, 2016 14:01

      1) Nao sao troca de galhadertes, ate porque se assim fosse nao estaria a utilizar o meu tempo para tal efeito

      2) Igualmente, e por causa de 1), nao estou a brincar

      3) Sei o que sao aquiferos

      4) Mentiona anteriormente que ha muitas fontes pesquisaveis mas perante um pedido de esclarecimento para que de a conhecer as fontes de que fala, envia um link do qual nao consigo perceber qual e a fonte (isto agora parecia uma piada sobre agua... fonte/aquiferos...)

      5) No link que envia, a primeira imagem corresponde a 1946. Como ja referi num dos comentarios acima, chamava-se Palestina porque se estava a falar do Mandato Britanico da Palestina e nao de uma "Palestina enquanto Estado ou Nacao". Igualmente, parte do territorio actual da Jordania era integrante deste mandato (entao tambem tera que ser devolvida para a OLP?)

      6) Ate a Guerra dos Seis Dias nao havia "Palestina". Foi quando a Jordania e os outros estados arabes envolvidos perderam a festa que se originou essa aura de "Palestina" como e hoje conhecida pela comunidade internacional como meio para tentar minar o Estado de Israel. Alias, ate a guerra dos seis dias, a Jordania controlava Jerusalem e os judeus estavam proibidos de se abeirar do Kotel (Muro das Lamentacoes,faz esta semana 49 anos que passados milenios puderam voltar a tocar no Muro). Hoje em dia, pessoas de qualquer fe (e sim ja la vi muculmanos tambem), ou sem fe, de qualquer cor e formato podem usufruir de um dos lugares miticos da humanidade. A quem nao pode visitar pode sempre enviar uma mensagem online que se encarregam de imprimir. Acho esta capacidade de tradicao e modernidade dos judeus uma caracteristica notavel: http://english.thekotel.org/kotel/send_note/)

      Eliminar
    4. (continuacao)

      7) A Fatah, organizao encabecada por Yasser Arafat foi corrida da Jordania (todos arabes e todos muculmanos mas parece que aquilo nao se entendem), Isto porque os supostos Palestinianos estavam a tentar minar o Estado Jordano, criando um estado dentro de estado... portanto o problema nao parece tanto ser Israel mas o facto de estes "palestinianos" gostarem de minar coisas a partida (ate dentro de paises que os "acolheram").A Jordania ainda hoje nao da a cidadania a descendentes de "palestianos" porque viu o que se passou no Libano.

      8) Corridos da Jordania, vao para o Libano e continuam a ter o mesmo comportamento agravado pelo facto de serem um dos maiores contribuidores para a guerra civil libanesa. Ate a data de entrada dos "refugiados palestinianos", o Libano era um pais com uma ligeiramente maioria crista e as diferentes religioes conviviam normalmente. O Libano "acolhe" de bracos abertos e como paga leva com um grupo desestabilizador mais uma ajudinha do Irao que engendrou o Hezzbolah... E com isso, o rosto do Libano alterou-se radicalmente e para pior. De um pais com niveis de vida "normal" viu-se numa guerra civil e ainda hoje a recuperacao e lenta. Tambem devido ao influxo de "palestinianos" o equilibrio religioso foi-se...

      Por tudo isto,nao me parece que a questao da agua seja o mais fulcral. Nao contesto que tenha importancia e nao contesto que tenha influencia nos acontecimentos.

      Mas pesando tudo, tendo em conta que ate a criacao oficial do Estado de Israel ninguem ou quase ninguem se importava com aquele pedaco de terra; que olhando a volta para todos os paises arabes-muculmanos nem entre eles se entendem e todos vivem em ditaduras ou teocracias tenebrosas; que o Hamas tem na sua constituicao que um dos seus objectivos e a destruicao de Israel e dos judeus; que o Hamas e Fatah nem entre eles se entendem e que onde se infiltram gostam de dominar como visto no Libano, sofrendo de uma inclinacao totalitaria e expansionista... (e olhar para a Turquia que tambem da um bom exemplo... aquilo nao vai no bom caminho e o senhor que manda naquilo exorta a malta a fazer filhos como arma de dominacao pelos numeros...)

      Por tudo isto, nao me parece que seja so a questao da agua, como dizia a Golda Meir: "Peace will come when the Arabs will love their children more than they hate us." E isto e valido nao so para a questao "israelo-palestiniana" mas para todo mundo arabe. E deixo aqui uma belissima entrevista do Omar Shariff que em duas penadas explica as coisas melhores que os senhores da ONU e afins. E talvez ele proprio seja uma metafora para o mundo Arabe e Medio Oriente: egipcio, catolico, mais tarde convertido ao Islao para se casar com uma muculmana. Mais tarde os seus filmes foram banidos do Egipto porque contracenou com a Barbara Streisand (judia)...e por aqui se ve muito sobre o que mais corre sem ser apenas agua...

      https://www.youtube.com/watch?v=dqr7d-OLPXI

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis