Pub SAPO pushdown

Por um peso saudável 2016 #2

quarta-feira, maio 11, 2016


Há pouco mais de um mês apresentei-vos aqui a Carla, a vencedora do passatempo Pronokal e cujo tratamento iremos acompanhar. Pois é, a Carla tem estado a fazer tudo super certinho e direitinho e os resultados já se notam. Não só no corpo, mas também na mente. A Carla é uma miúda super determinada, está completamente focada nos seus objectivos e não há nada que a desvie do seu caminho. Nem mesmo aquele amigo que lhe diz "come lá uma batatinha frita, também não é isso que te vai dar cabo da dieta". Agora é ela que vê os disparates alimentares que os outros cometem e que abana a cabeça enquanto pensa "se soubessem como isso vos faz mal". Estive à conversa com a Carla, há poucos dias, e encontrei-a super animada:

Conta-me tudo, como é que está a correr o tratamento Pronokal?
Muito bem. Num mês perdi oito quilos, quatro centímetros de cintura e sete centímetros de anca. A Dra. Sandra Marques, que me está a acompanhar, disse-me que eram resultados muito bons, tendo em conta o tempo que passou e o meu metabolismo complicado. Nesta primeira fase tenho de perder 80% do peso total que quero perder, por isso vou manter-me mais algumas semanas na fase 1.

Para além do peso, que mudanças notas em ti?
Noto que já tenho um filtro de calorias, olho para os alimentos e na minha cabeça quase que consigo ver os rótulos. E a nível de roupa também noto. Nos casacos baixei de um 44 para o 40, e as calças de ganga estão todas a cair. Mas só vou comprar roupa no final do tratamento, não vale a pena gastar dinheiro agora, porque vou perder mais volume. No trabalho dizem que estou cada vez mais magra. Graças à PronoKal, finalmente começo a sentir-me diferente, já não me vejo como uma baleia, mas como uma menina que pode vestir vestidos, saias, calções. A minha postura de vida está a começar a mudar. 



Como é que tem sido a tua alimentação nesta fase do tratamento?
Tenho de comer cinco produtos Pronokal ao longo do dia, aqueles que eu quiser, por isso ando sempre a fazer experiências. Hoje, por exemplo, o meu pequeno-almoço foram tostas com coulis de chocolate Pronokal. Faço de conta que são tostas com Nutella, porque o truque é enganar o cérebro que está treinado para fazer asneiras. Acompanhei com um chá, porque tenho de beber cerca de três litros de água ou chá durante o dia. A meio da manhã comi meio snack e ao almoço comi nuggets com pepino ralado, rabanetes e tomate cherry. Como trabalho até tarde e só posso jantar depois das dez, à tarde faço dois snacks Pronokal. Ao jantar escolho uma refeição Pronokal que acompanho com legumes da lista de legumes permitidos. 

E nunca tens fome?
Nada! Muitas vezes nem sequer me apetece comer mais, tenho de fazer um esforço para comer tudo.

Quais são os teus produtos Pronokal preferidos?
Há muitas coisas boas, mas adoro a mousse de chocolate, a tortilha de sabor a queijo ou o bolo de maçã. A lista de produtos disponíveis é muito grande, mas depois de acertarmos com os que gostamos mais e os que mais se adequam ao nosso estilo de vida, fica tudo muito mais fácil. Ao contrário da Sofia, que tinha de cozinhar para ela e para a família, eu vivo sozinha e só tenho de cozinhar para mim, por isso não me custa nada. Faço a pesagem dos alimentos, preparo as marmitas, tenho sempre tudo pronto.

E qual é a parte mais difícil?
Ao início isolei-me muito, e isso foi um erro. Os meus amigos ligavam-me para ir ao café ou jantar fora, e como eu não podia comer o mesmo do que eles preferia ficar em casa. Falei sobre isso com a Dra. Sandra, que me explicou que eu podia ir onde quisesse desde que adaptasse a minha alimentação. E é isso que faço. Se quiser ir jantar fora tenho de garantir que há alguma coisa que eu possa comer, e há sempre, mais não seja uma salada de tomate e alface. Depois ando sempre com produtos Pronokal na carteira, para uma emergência, mas não tem sido preciso. Há dias tive o jantar da empresa e descobri uma travessa enorme de legumes, foi isso que comi, juntamente com um produto Pronokal. Mas havia sempre alguém a insistir para comer um bolo ou um rissolito, e eu explicava que não posso fazer asneiras.

Não há nada de que tenhas saudades?
Só de pão com queijo, mas sei que vou poder comer mais para a frente. Mas não sinto saudades de pizzas nem de hamburgers. Aliás, agora passo numa zona de restauração e fico imediatamente enjoada com aqueles cheiros a fritos e a grelhados.

E exercício, tens feito?
Sim, treino uma vez por semana no centro da Pronokal, mas vou começar a treinar duas. Também tenho feito caminhadas todos os dias, aproveito a hora de almoço para isso.



Sentes que partilhar a tua experiência é importante?
Sim, criei uma página de Facebook para esse efeito e é bom poder trocar experiências com outras pessoas que já fizeram o tratamento Pronokal, e responder às perguntas de pessoas que querem perder peso. Também falo imensas vezes com a Sofia, porque como ela passou pelo mesmo processo do que eu, geralmente é a primeira pessoa a quem faço perguntas. E depois, claro, tenho a Dra. Sandra e a equipa Pronokal, que estão sempre dispostos a ajudar-me e a tirar dúvidas. É muito bom ter esse acompanhamento permanente. 






30 comentários:

  1. Parabéns. As diferenças já são notórias!

    ResponderEliminar
  2. Apesar de estar muito feliz pela Carla, acho a perda de 8kg num mês uma situação exagerada, aliás o dobro do considerado saudável. Por experiência própria sei que o que depressa se perde, depressa retorna. Por outro lado, o peso perdido com mais lentidão tem mais chances de não voltar, porque isto das dietas requer sobretudo mudança de hábitos, e estas mudanças para acontecerem levam tempo a tornarem-se realmente intrínsecas. Mas se o caso da Carla me provar o contrário, que fixe para ela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sofia perdeu 7 quilos no primeiro mês (e um total de 16) e não voltou a recuperar o peso, muito pelo contrário. Todo o processo Pronokal é feito com ponderação e é completamente orientado para a reeducação alimentar e para a mudança de hábitos.

      Eliminar
    2. Eu falo por experiência própria. Perdi um total de 25kilos. E no início como estava efetivamente com excesso de peso, e mudei drasticamente a minha alimentação e iniciei a pratica de exercício físico, perdi muito mais facilmente, os últimos 7/8 kilos, foram mais difíceis de perder, e demorados. No entanto, não recuperei os 25 kilos que perdi, tenho variações de determinadas alturas da minha vida, em que me desleixo um pouco mais com a alimentação, mas nunca ganho mais que 2/3 kilos.

      Eliminar
    3. Acho um piadão a estas senhoras com frases feitas e relatos pessoais, que pensam aplicáveis à generalidade!
      Cada caso é um caso, cara anonima, salvo em situações de doença diagnosticada, atente:
      Na qualidade de irmã de obeso(168kg),lhe garanto, que a perda de peso tem tudooo a ver com o levar à risca as dietas prescritas pelos nutricionistas, sem quaisquer prevaricações, ajustes, pausas no fim de semana... ou alterações...estou perfeitamente à vontade para dizê-lo, porque o meu irmão é perito em iludir todos à sua volta...(mas infelizmente só se engana e prejudica muito a ele próprio), já perdi a conta às inúmeras dietas(a peso de Ouro) que tem feito ao longo da vida, e sem sucesso...Quando as pessoas não querem reconhecer os erros e teimam neles,por mais que lhe digamos... é impossível obter resultados!

      Eliminar
    4. Não digo que se recupere de 1 dia para o outro... De qualquer modo, tudo quanto sei a perda de 1kg por semana é aquilo que o nosso organismo consegue suportar de modo saudável. Não quer dizer que mais que isso seja altamente prejudicial, apenas não é tão sustentável para o corpo, traduzindo-se por exemplo em flacidez... Mas como em tudo, poderá haver médicos que defendem outras teorias. Há uns que acham que devemos comer de 2 em 2 horas, há estudos que provam que muitas horas em comer só nos fazem bem... enfim é 1 tema muito lato. De qualquer modo, se se sentirem felizes e saudáveis está encontrado o el dorado!

      Eliminar
    5. Quando se muda radicalmente a alimentação, ou seja quando só se come porcarias e começa-se a comer de forma saudável é possível perder muitos quilos de uma só vez sim, e não é prejudicial! Eu cheguei a emagrecer 4 quilos nos primeiros 15 dias de dieta, e não andei a tomar comprimidos nem suplementos. Deixei de comer fritos, bolos e outras gorduras más, e comecei a comer mais legumes, fruta, sopa, etc. E ainda por cima a fazer mais refeições. O exercicio fisico também ajuda muito. E senhor/a anónimo, não ganhei novamente o peso perdido :)

      Eliminar
    6. Sim é possível. Trabalhando com nutrição e falando também por experiência própria, afirmo que é possível perder bastante peso rapidamente, sem passar fome, comendo de forma saudável e nas porções correctas.
      A grande maioria das pessoas não se apercebe, mas come demasiada quantidade para as necessidades calóricas que tem. Comemos quase sempre até estarmos cheios, quando o que deveríamos fazer seria terminar de comer quando estamos confortavelmente saciados, pois o organismo ainda demora a "enviar" essa informação para o cérebro.

      Eliminar
    7. Cara anónima das 13:58, fico agradada que me ache 1 piadão...afinal ter piada não é para qualquer 1.
      Não consigo perceber onde acha que eu disse que as dietas não são para levar à risca, eu não disse isso. Eu já fui obesa, há muitos anos que virei magrinha mas até o conseguir o precesso de mentalizar a coisa foi demorado, era sempre no efeito iô-iô... até que encontrei um médico diferente dos outros todos e que me fez ver que ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA. E cá estou eu, q vestia o 46 a vestir um 34, sem barriga de avental e sem nunca ter ido à faca... Eu não quis em nenhum momento desencorajar ou ser depreciativa quanto à Carla, e toda a gente que aqui testemunha que assim também se conaegue, ótimo!

      Eliminar
    8. Eu fiz uma dieta semelhante a esta, emagreci 17 quilos e não voltei a engordar.
      Já parei há mais de 1 ano e cometo muitas loucuras.

      Eliminar
  3. Que maravilha!!! A vantagem é ter um acompanhamento com diversas vertentes e que orientam para um estilo de vida saudável! Obrigada pela partilha, Pipoca e Força Carla!

    http://thecachepot.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Não me canso do ar tão simpático da Sofia.
    Fico contente pela Carla e por entender que está mesmo a mudar de vida.
    A minha mãe já fez dieta com imensos suplementos e recuperou tudo o que perdeu, felizmente já se vêem dietas que efetivamente resultam e que utilizam este tipo de produtos.
    Eu também ando a tentar ser um bocadinho mais saudável e a minha maior conquista tem sido ir às compras depois do trabalho e não trazer aquele chocolatinho que está lá junto à caixa a dar tudo na sedução!!
    Um beijinho à Carla e força para se sentir linda a usar roupas curtinhas!!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns à Carla, e continuação de perda de peso e aumento de autoestima!(:
    Acima de tudo,felicito-a por ter escolhido salvaguardar a sua saúde, em vez de se "conformar" com o excesso de peso e viver com ele o resto da vida... obscada com a comida, como muitas jovens mulheres(cada vez são mais lamentavelmente)
    Força garota já és linda....irás ficar fantástica!

    MDM

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com o Anónimo das 11:30. Depois de várias dietas yo-yo, já aprendi que (a menos que se tenha sido bafejado pela genética) manter um peso saudável implica mudança de hábitos e, a não ser que a Carla só coma comida da Pronokal para o resto da vida, se não se mentaliza que comer mousse de chocolate, bolo de maçã e coisas do género tem de ser uma excepção, provavelmente vai engordar tudo outra vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, a Sofia já não come nenhum produto Pronokal e ainda não recuperou o peso. Porque é que as pessoas são sempre tão negativas? Não que seja uma novidade, de todo, é o pão nosso de cada dia aqui no blog, mas em vez de incentivarem quem está a fazer um esforço para mudar de vida e de hábitos, só se lembram de ir buscar as coisas negativas e torcer para que corra tudo pelo pior. Como se isso trouxesse algo de bom à sua própria vida. Nunca irei perceber.

      Eliminar
    2. Pipoca, tem toda a razão! Mas, de facto, nunca vi um gordo comer pouco. Todavia, acho que já é de louvar esta atitude da Carla e espero, mesmo, que ela atinja o objectivo a que se propôs! Vai, certamente, no bom caminho, o resultado já está à vista! Acho que quando não somos muito disciplinados em seguir, seja uma dieta, seja na prática do exercício físico, é sempre muito encorajador quando nos motivam e nos pucham para fazer as coisas. O contrário é que não dá em nada, só desincentiva, desmotiva e demprime. Bola para frente Carla, vai conseguir!

      Eliminar
    3. Pipoca, está completamente enganada: não estou a torcer pelo pior! Pelo contrário, pretendi apenas alertar, pelo que sei por experiência própria e pelo que tenho visto nas outras pessoas, que regra geral é mesmo precisa uma mudança de hábitos para se manter um peso saudável... E eu sou a prova provada disso, razão pela qual quis partilhar a minha experiência positiva. Acredite, se quiser, que o mal dos outros não acrescenta nada à minha vida, nem tenho motivos para isso.

      Eliminar
    4. *puxam... credo que erro terrível que cometi!

      Eliminar
    5. Falemos delas daqui a uns 5 anos. Aí sim veremos se a dieta Pronokal resulta como boost inicial e como alteração dos habitos alimentares. Não se esqueçam do Biggest Loser, A maior parte dos concorrentes ao fim de 5 anos estavam com o mesmo peso ou pior. Esperemos para ver. As dietas tem muito a ver com 40% o que se come e 60% como se encara o que se come/pode comer.

      Eliminar
    6. Esta dieta resulta e mantém se o peso.
      Mesmo deixando todos os produtos e cometendo loucuras, é possível manter o peso.
      Falo por experiência própria.

      Força Carla. A mim custou horrores, porque não gostava dos produtos, mas resulta e fazia tudo de novo.

      Beijinhos .

      Eliminar
    7. Habitualmente limito-me a ler os comentários, mas hoje não resisto! Há por aqui tanto "velho do Restelo" que ate assusta. Estou também a fazer o programa Pronokal, que comecei por não conseguir sozinha perder os 10 kg a mais que me ficaram da gravidez. O certo é que 9kg já foram, estou já na fase 6, e sei, por experiência própria, que a reintrodução dos alimentos, feito da forma gradual, como é feito neste programa, assegura que o peso a mais não volta! A fase de manutenção é crucial para o sucesso, e aí sim, a cabeça tem de mudar o chip, para não voltar aos velhos hábitos. Se isso acontecer, não culpem o programa, culpem-se a si próprios! Boa sorte Carla, que tudo corra como espera, estou a torcer por nós!!! :D

      Eliminar
  7. A diferença é bem notória!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Perder peso só aumenta e muito nossa auto estima, bela matéria.

    http://gostoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Uau é uma mudança bastante drástica, fico muito feliz por estar a correr bem, muitos parabéns Carla!! Eu o máximo que perdi num mês foi 4kg e também não, nunca mais os recuperei.
    Com uma perda de peso e de tamanho tão rápida, tem feito prevenção do aparecimento de estrias?

    ResponderEliminar
  10. A Carla está a ter um desempenho fantástico. Estou super feliz de ter a sorte de a acompanhar e, de alguma forma, poder ajudá-la com a minha experiência. Força, Carla!! Estamos juntas <3 #PronokalGirls :D
    Eu perdi os 16 kgs com a Pronokal e desde que terminei o tratamento, em Janeiro de 2016, não recuperei o peso e já não consumo nenhum produto da marca.
    Este é um tratamento tão completo que nos ajuda a chegar ao nosso peso saudável e ainda proporciona um apoio nos 2 anos seguintes de forma a conseguirmos manter esse peso.
    No meu caso, não voltei a engordar porque acima de tudo aprendi finalmente a comer aquilo que me faz bem, tanto em termos de qualidade dos alimentos, quantidades, modos de confecção, etc.
    Outra grande mudança na minha vida que a Pronokal ajudou a proporcionar foi, sem dúvida, a introdução da prática do exercício físico, coisa que eu não praticava minimamente e, agora, já não há semana que passe sem praticar.
    É lógico que não há milagres.
    Tem que existir um compromisso da nossa parte para abraçar este novo estilo de vida. A Pronokal ajuda-nos a 200% com todo o apoio necessário (médico, alimentar, nutricional, motivacional, físico), mas temos de ser nós a decidir mudar e a mantermos esse novo estilo de vida.
    Agora nesta fase nada me impede de comer um bolo por exemplo, ou um doce, mas sei que a partir do momento em que o comer, vou ter conscientemente que compensar na refeição seguinte e também sei que tenho o treino onde vou poder "queimar" essas "gordices".
    Não me sinto minimamente uma escrava da alimentação, sinto-me uma pessoa melhor, mais saudável e consciente das minhas escolhas.
    Nunca vou poder expressar por palavras o quanto a Pipoca e a Pronokal me ajudaram.
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  11. Eu sou a prova viva desta dieta e não podia estar mais feliz, assim como a Carla e a Sofia! Temos um apoio constante das nutricionista e dos pts, asisim como de uma medica de clinica geral, que nos acompanha durante e apos todas as fases e que estão sempre lá quando precisamos! Já iniciei a fase 6 da Pronokal, e já lá vão 4 meses e quase 20 kg a menos! Tudo em prol de um
    grande sonho: para alem de querer voltar a sentir-me bem e mais saudável do que nunca, o principal objectivo: poder ser mãe! E esses kgs todos que já perdi, não os vou recuperar de certeza! Força, foco, determinação! E como lema principal: insiste, persiste, não desiste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisava imenso de fazer isso, mas a parte em que dizem que não é caro, não me convence.
      Uma vez que não é patrocinada, não se importa de dizer quanto dinheiro gastou em 4 meses e 20 kg? Percebo perfeitamente que, ao início, o investimento seja maior, mas gostava de ver os números claramente para tomar a decisão. Beijinhos e parabéns pelo que conseguiu.

      Eliminar
    2. Olá! De facto não é uma dieta barata, mas se pensarmos bem, cada refeição equivale a mais ou menos 3€, tendo em conta, que devemos fazer inicialmente 5 refeições por dia, durante uns dias, é fazer as contas! Custa um pouco, principalmente os primeiros tempos( no meu caso foram 2 meses intensivos de produtos), depois vamos reduzindo! Mas o gasto monetário compensa tudo o resto! Sinto- me muito muito bem e feliz, por ter investido neste método, já que os resultados são excelentes e a minha saúde melhorou, assim como a minha vida pessoal também, porque a minha auto estima andava muito em baixo e isso refletia-se um pouco em casa! Força! Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá! Estive a ler todos os comentários com muita atenção e adorei ler as vossas opiniões.

    É bom saber que há diferentes opiniões e preocupações, porque da discussão é que surgem as boas ideias!

    Relativamente à minha experiência, e é a unica que posso falar, tem estado a correr super bem. A verdade é que tinha/tenho um problema de saúde (e é muito importante frisar esta parte porque é mesmo de saúde!!!) que era o excesso de peso.

    Neste momento com a PronoKal estou a aprender tudo de novo, já que em criança adquiri hábitos que agora aprendi que não são os mais saudáveis.

    Estou a aprender a conjugar os alimentos, a cozinhá-los de modos diferentes, receitas novas, etc.

    Todo o tratamento PronoKal baseia-se na reeducação alimentar, ou seja, fazer um reset ao nosso sistema, ao nosso metabolismo, e reeducá-lo de uma forma mais saudável e completa.

    Precisamos de comer açucar todos os dias? Não. Precisamos de hidratos todos os dias? Sim. Na quantidade que estamos habituados a ingerir? Não!

    E é aqui que a equipa PronoKal entra. Eu preciso de perder 20Kg. Pelo menos 8Kg já foram, por isso já vou a meio. Não acho que seja um tratamento perigoso pois estou constantemente a ser seguida por uma equipa que me apoia em tudo o que faço, desde a ingestão de alimento, ao exercício físico, sempre acompanhando com análises periódicas para verificar se está tudo a correr bem.

    Agora vou aprender a comer de uma forma equilibrada e saudável, com a ajuda das nutricionistas e da Dra. Sandra Marques.

    Vendo o exemplo da Sofia Lucas e de outras pessoas que também já fizeram o tratamento, fico bastante confiante e parece-me que é desta que resolvo o meu problema.

    Este tratamento é uma mudança radical no estilo de vida! Não se esqueçam que a PronoKal não é para sempre, mas sim uma ajuda numa fase de transição.

    Daqui a uns meses vamos ver se funcionou, quais os objetivos que consegui alcançar e se finalmente vou conseguir me sentir bem com a minha imagem, poder vestir tudo o que gosto e quero, e não ter vergonha de ir seja onde for!

    Muito obrigada pelo vosso apoio, são a melhor claque que se pode ter! <3 :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PARABENS Carla... ;)
      É preciso muita força de vontade!
      Espero que corra tudo pelo melhor...
      Sandra Custódio

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis