Pub SAPO pushdown

Vou só ali a Barcelona correr uma marat...um bocadinho!

terça-feira, março 01, 2016


Eu achava que era difícil correr no Verão. Estava calor, tinha de acordar muito cedo ou ir treinar muito tarde, e jurei que nunca mais me inscrevia numa maratona que implicasse treinar nos meses mais quentes. Foi assim, e tendo isto no pensamento, que achei que seria muito mais fácil treinar para uma maratona marcada para Março. ERRO! ERRO DOS GRANDES! Porque se é verdade que me custava sair da cama, sabia que o tempo estava sempre bom. Que me ia saber bem. Que a cidade tinha sempre sol. Que não precisava de ir carregada de casaco, corta-vento, gorro e luvas, como se estivesse a treinar para as Olimpíadas de Inverno na Rússia. Uns calções e um top estavam mais do que bons. Correr no Inverno é
o oposto de tudo isto. É acordar, ouvir a chuva e não ter vontadinha nenhuma de sair da cama. É saber que lá fora está 40 vezes mais frio. É saber que vamos sofrer do primeiro ao último minuto, até chegarmos a casa e nos enfiarmos debaixo de um chuveiro a escaldar. É nunca saber muito bem que roupa vestir. Porque está frio, ok, por isso levamos várias camadas de roupa, mas há dias em que também não está tanto frio assim e então começamos a despir-nos como cebolas, primeiro sai o corta-vento, depois o casaco, depois a camisola de manga comprida, e entretanto vamos atando tudo à cintura e parece que já estamos a correr com mais sete quilos em cima.

Depois entra também em cena o factor "disponibilidade". Os meses de Verão são mais calmos em termos de trabalho, por isso podia abdicar mais facilmente de duas horas diárias para treinar. Agora não. Tento tanto, tanto, mas tanto trabalho que correr teve entrada directa no final da minha lista de prioridades. E, claro, foram tantos e tantos meses a treinar para a Maratona de Lisboa que acho que enjoei um bocado, estou a dar um tempo com a corrida. Um verdadeiro caso de "o problema não és tu, sou eu". Precisamos de espaço na nossa relação.

Tudo somado e o que é que temos? Uma maratona daqui a menos de 15 dias, em Barcelona, e um plano de treinos completamente furado. Fui correndo, mas pouco, comparando com o que corri para me preparar para a Maratona de Lisboa. Para terem uma ideia, nessa altura andava a correr mais de 200 km por mês. Feitas as contas, acho que não corri isso de Outubro para cá. Ao ponto de já ter desistido da ideia. Vou a Barcelona, porque já comprei as passagens e reservei o hotel há imenso tempo, porque vou com um grupo enorme de amigos, porque me vou divertir muito na mesma, mas correr é que não me parece. Ou melhor, vou correr, até porque me inscrevi e tenho o dorsal, mas vou só fazer os primeiros ou os últimos 20km, para acompanhar os meus amigos. Tenho uma amiga que vai correr a sua primeira Maratona e vou dar-lhe apoio durante algum tempo, mas não me vou aventurar a fazer os 42. No fim-de-semana passado corri 22, só para ver que tal estava, e apesar de não me ter sentido mal também não me senti nada preparada para correr uma Maratona. 
Posto isto, vamos lá embora até Barcelona só dar uma corridinha (e passear, e comer, e lamber montras), vai ser a rampa de lançamento para voltar aos treinos de forma mais frequente, até porque o bom tempo está quase de volta e há uma data de corridas que quero fazer (como a Meia da Ponte, a Corrida do Benfica, a Marginal à Noite, a Corrida de Santo António, etc e tal). 

32 comentários:

  1. Compreendo-te. Também devia ter mais quilómetros nas pernas por esta altura, mas o Inverno desmotivou-me: é as camadas de roupa,é as poças de água e os carros que molham os peões, é amanhecer tarde e anoitecer cedo, é as constipações... Há que tempos que não faço um treino longo e a puxar a sério!

    ResponderEliminar
  2. Ohhhhh Pipoquinha e eu que já estava toda contente, prestes a preparar o cartaz de apoio... :(
    Fica para o ano então! :*

    ResponderEliminar
  3. Desistir ainda antes de começar? Wow pipoca! Que exemplo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. É muito mais responsável dizer às pessoas que se ponham a correr uma maratona sem terem treinado devidamente, arriscando uma lesão grave.

      Eliminar
    2. É sempre bom ver malta da corrida com juízo, que nem sempre têm (sou corredor também). Se não se está preparado é uma perfeita estupidez aventurar-se numa prova como a maratona, que assim como assim, a maioria das pessoas nem sequer tem noção do que faz ao corpo ao correr essa distância quando até se está bem preparado.

      Eliminar
  4. Vou fazer a minha primeira meia maratona este ano e, apesar de não ter acabado o ano em forma e não ter começado muito bem, acho que agora vou no bom caminho e sinto-me preparada para a fazer. Ainda não me vejo a correr uma maratona mas quem sabe se não será o próximo objectivo?!!!!

    Boa sorte para o Ricardo e ver os outros passar e dar apoio também é muito importante...

    ResponderEliminar
  5. Há cerca de 15 dias também tive de fazer essa opção, fui à maratona de Sevilha (já tinha tudo pago há algum tempo atrás) e acabei por fazer apenas meia-maratona porque a lesão no tornozelo impediu-me de treinar no mês anterior à prova.

    Mas no teu caso com as (quase) duas semanas que ainda tens pode ser que ainda consigas, pelo menos, fazer a maratona independentemente de objectivos de tempo... Boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  6. O que gostei neste texto foi a validação de que nem sempre é possível conciliar a vida profissional com a actividade física. É que a mensagem que este blogue passa é de que é tudo um mar de rosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que é possível conciliar as duas coisas. O meu homem, por exemplo, acorda às seis da manhã para treinar. Eu podia fazer o mesmo, mas não me apetece.

      Eliminar
    2. Eu acordo às seis da manhã para ir correr...à tarde não dá, tem de ser de manhã! Às nove tenho de estar no escritório. Treinos longos deixo para o fim de semana, mas ao sábado e domingo tenho de me levantar ás sete da manhã para o conseguir fazer. Mar de rosas? Sim posso dizer que a minha vida é um mar de rosas, tenho uma família linda, tenho trabalho, salário ao fim do mês e muita mas muita força de vontade! Boa sorte para a corrida Pipoca!

      Eliminar
    3. O meu namorado também acorda às 6h para ir correr. Eu não tenho a mesma motivação para me levantar cedo, então treino 3x ou 4x por semana à noite com ele no ginásio (das 20h30 às 22h).

      Eliminar
    4. Foi uma das coisas que me saltou à vista neste texto, também, mas como sempre, depois, a Pipoca nunca dá o braço a torcer de que existem, sim, pessoas com mais dificuldade de conciliar a vida profisisonal com o desporto, a leitura, o lazer...
      Além de que sair da cama às 6 da manhã não depende só da força de vontade. As pessoas precisam de horas de descanso, umas mais que outras, dependendo até do trabalho de cada um.

      Eliminar
    5. Mentira...toda a gente consegue conciliar vida pessoal e profissional. Simplesmente há pessoas que gostam mais de ficar em casa no sofá a ver a quinta ou no facebook! Eu quando me levanto às 6 da manhã para ir treinar, deito-me às 10h30/11 da noite. Treinar 3 vezes por semana toda a gente consegue, não me venham com tretas! Desculpas!? Também já as arranjei...cheguei aos 72 kgs eu com o meu metro e 60! Claro que dizia que não tinha tempo para treinar nem para cozinhar, por causa do marido, dos filhos, da casa...com organização e vontade, tudo se consegue. Mas é muito mais fácil estar sentadinho no sofá a ver tv!

      Eliminar
    6. Pronto, imaginando que a pipoca acorda também ás 6 da manhã para ir treinar, onde fica o Mateus? Com os avós? E quem não tem os avós por perto? Pois. É fácil chamar preguiçoso e isto e aquilo aos outros, mas há quem realmente não tenha o apoio que se precisa para fazer certas coisas. Eu adoraria ir correr as 6 da manha, sou daquelas que tem genica pra isso! Mas e a minha filha? Pois. Nem todas as vidas são perfeitas, lamento. E acho um pouco triste que não se respeite isso.

      Eliminar
    7. Desculpas, desculpas...sofázinho é que é bom!!!! E os pais das crianças, não podem ficar com os filhos!?

      Eliminar
    8. Pronto...já cá faltavam as super mães, aquelas que não largam os filhos um segundinho. Depois estão em casa e nem com os filhos falam...é ver tv e estar no face...mas é bom, é mais quentinho!

      Eliminar
    9. Anónimo03 março, 2016 14:47, o meu marido levanta-se às 6h para treinar, eu fico em casa. Eu treino por volta das 18h-19h, fica ele em casa. Também não temos avós por perto. São escolhas! Se ter filhos implicasse para mim abdicar de tudo o que eu gosto de fazer na vida (seja viajar, ir comer fora, ir ao cinema, treinar, etc), não os teria. É melhor isso, que terem-nos e depois em relação a qualquer assunto serem umas queixosas de "ah, eu também gostava, mas...". Ter filhos implica abdicar de certas coisas e implica adaptar outras, deal with it. Se os tiveram, já sabiam isso antes, certo? Acho que tanta gente tem filhos só porque "é o que toda a gente faz e chegando a certa idade temos de o fazer também" e depois é infeliz, que mais valia não os terem tido.

      Eliminar
    10. Sou a anónima das 14:47.
      Eu não me queixei da minha vida, apenas disse que não é perfeita e que não dá para tudo. Eu e o meu marido trabalhamos por turnos e o tempo livre que temos muito raramente é passado no sofázinho. Quando os horários coicidem, um de nós vai correr ou ao ginásio ao fim do dia enquanto o outro trata das restantes tarefas com a filha. Com avós por perto tudo se torna mais fácil.. E acho ridiculo que ponham a questão do "ter filhos porque a sociedade quer" quando não conhecem a minha realidade de lado nenhum! Se a minha vida seria bem mais fácil se tivesse ajudas externas? Claro que sim! Se a minha vida é perfeita? Longe disso! Mas sou feliz! E não tenho problemas em afirmar que nem tudo é um mar de rosas e que nem tudo é uma questão de preguicite!

      Eliminar
  7. Parece me um excelente programinha! É preciso saber quando se está motivado, treinado e preparado.

    ResponderEliminar
  8. Eu prefiro um bilião de vezes correr no inverno do que verão. A única coisa chata são a quantidade de peças que tenho de levar: leggins, polainas, meia elástica, meias, top, camisola, sapatilhas, parka e luvas. Mas ao menos consigo respirar, coisa que tenho muitaaaaaaaa dificuldade no verão.
    De qualquer forma, muito boa sorte para Barcelona, pode ser que corra melhor do que imagina!!!

    ResponderEliminar
  9. O que eu acho fantástico é que se não se fala das limitações é tudo um mar de rosas, se se admite que somos todos seres humanos, que nem sempre tudo é fácil, que TODOS temos as nossas limitações, então pronto, vamos mas é enforcar já a pessoa que tem um blog e está a dar um mau exemplo. Malta, somos todos seres humanos tá!? Somos todos (ou deveríamos ser) adultos conscientes que só aqui aparecemos para ler as novidades porque QUEREMOS e não porque somos obrigados! Por isso vá, vamos lá ser todos civilizados e deixar a estupidez na gavetinha arrumada. Quem tem a típica dor de c**no ou a coceira nos cotovelos pode ficar de fora.
    Força nisso Pipoca e continua sempre maravilhosa sambando na cara dessa gente. Porque afinal "muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa."

    Tânia

    ResponderEliminar
  10. é também por isto que gosto e continuo a ler o teu blog! era mais fácil nada dizer e perto do dia inventar um desculpa para não fazer a maratona! Assumir que neste momento há outras " cenas" para fazer e que não estás interessada em não dormir para correr faz de ti " apenas" um ser humano!
    Ia já para Barça de novo, tapas, ramblas, confusão, boa energia!

    ResponderEliminar
  11. No passado domingo decorreu a 1ª meia maratona em Braga e eu estava com esperança que a Pipoca tivesse vindo mas não... não veio :( para o ano venha eu levo um cartaz! :) Sou fã da Pipoca desde 2007 ;) Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Não me estou a preparar para um maratona, nem pouco mais ou menos, mas também ando viciada nas corridas e sim, concordo que para treinos outdoor no inverno é preciso ter motivação extra por tudo o que disseste tão bem.

    ResponderEliminar
  13. Xii, ontem vim do ginásio já eram umas 21h30 e senti aquele ventinho mesmo frio na cara e só pensei na coragem que muita malta tem em andar a correr na rua com este frio! No way! Prefiro ir ao ginásio! Lá sempre está quentinho :) Agora a sério, acho que o que é mesmo importante é as pessoas mexerem-se! E para os que dizem que não há tempo (execepto raríssimas expecpções), pensem duas vezes se não há mesmo. Eu tb tenho uma profissão absorvente (sou advogada numa sociedade, quem trabalha nisto sabe que quão exigente esta profissão é) e tenho feito o esforço de treinar, pelo menos, duas vezes por semana. É perfeitamente possível, sendo que basta ir uma das vezes durante a semana e outra no fds e voilá! Muitas vezes consigo incluir um terceiro treino, nem que chegue ao ginásio já pelas 21h como muitas vezes acontece. É só vencer a preguiça! Boas corridas Pipoca!

    ResponderEliminar
  14. Grande atitude,virão mais provas e com melhores treinos!

    ResponderEliminar
  15. Não tenho nada a ver com a sua vida e cada um define as prioridades como quer, mas a frequentar o ginásio às 21h quem fica em sua casa a dar banho, jantar e a deitar os filhos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O marido também pode, não!?

      Eliminar
    2. O pai não conta? Além disso, é 1 dia, não é a semana inteira!

      Eliminar
    3. Esta mania das mulheres acharem que têm de fazer tudo e se contentarem com pouco no que toca a um verdadeiro companheiro ao seu lado... no meu caso, o meu marido levanta-se às 6h para correr e eu estou eu em casa, no final do dia, pelas 18h, fica ele em casa e vou eu treinar.

      Eliminar
    4. Infelizmente ainda se pensa assim. Nós mulheres somos culpadas dessa situação. Ainda se vê uma mãe, mulher com interesses extra filhos/casa como uma "desnaturada"! Nós próprias "nos fazemos" isso! A maioria dos homens cresceu em casas onde a mulher tudo fazia, casam e querem o mesmo... Comigo não cola! Eu trabalho fora de casa, o meu marido também, pois em casa trabalhamos também os dois! Ó pá...quem quer muito uma coisa, arranja sempre maneira! Não pode caminhar nem correr na rua ou no ginásio!? Há passadeiras e bicicletas para ter em casa! Deixem-se de desculpas e tratem da saúde! A vossa família será a primeira a agradecer! Faz bem ao corpo e à mente!!!!!

      Eliminar
    5. Olhe Ana...não é melhor mãe que eu de certeza absoluta! Eu gosto de ter tempo para mim e sou feliz assim! A minha família também! Desculpe mas a sua conversa é de uma mulher presa aos afazeres domésticos que se esqueceu de si própria e que faz jantar, dá banhos e deita os filhos como obrigação...para mim isso é tudo um prazer!

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis