Pub SAPO pushdown

Uma Meia de encher o coração

segunda-feira, março 21, 2016

Ontem, uma semana depois de ter corrido a Maratona de Barcelona, foi dia da Meia de Lisboa, uma das minhas provas preferidas. Atravessar a 25 de Abril, com aquela vista, é maravilhoso e acho que há sempre um óptimo ambiente. E apesar de não ir com grande vontade, desta vez tinha uma missão especial: acompanhar a minha amiga Inês na sua primeira Meia. Já a tinha desafiado há algumas semanas, mas só mesmo na véspera lhe consegui arranjar um dorsal, o que até foi bom, não lhe deu tempo para pensar nem criar grandes ansiedades. Como ela estava a preparar a Meia de Madrid, para Abril, e nunca tinha corrido mais do que 13km, o plano inicial era fazermos só 15 ou 16km, o que ela conseguisse aguentar, assim em modo treino. Mas eu tinha a certezinha que
assim que ela começasse não ia querer parar nem desistir. E lá fomos nós, sempre na conversa, sempre felizes, com a Inês a superar-se a cada quilómetro. Foi fantástico assistir à alegria dela, sobretudo quando ultrapassou a barreira dos 15km. Eu ia-lhe dizendo que já estava feito, que aquela Meia Maratona já estava conquistada, mas havia ali alguma resistência, típica de quem não quer deitar foguetes antes da festa. Mas não havia volta a dar, nem que tivesse de a levar ao colo, íamos chegar ao fim. Não foi preciso colo, foi só mesmo preciso incentivo ("olha a quantidade de gente que já deixaste para trás!"), apoio nos abastecimentos e os bolsos carregados de géis e de gomas que lhe fui dando. Sem parar uma única vez, cruzámos a meta às 2h24 e o abraço que demos fez com que esta fosse a minha melhor Meia de sempre, a que mais me encheu o coração. A Inês já passou por muita merda na vida, por isso estar ao lado dela nesta conquista foi absolutamente espectacular. E também é esta a beleza da corrida, fazer com que as pessoas se superem, que consigam feitos que nunca imaginaram, é um boost de confiança impressionante. E é tão bom sentirmos isto em nós como senti-lo nos outros. Durante a corrida houve três pessoas que vieram ter comigo para me dizer "se estou aqui hoje a correr é por tua causa, foste tu que me incentivaste". Pessoas que não conheço, que apenas me seguem no blog, mas é incrível saber que, de alguma forma, as motivei a fazer alguma coisa boa. Deixa-me mesmo, mesmo feliz. Obrigada a todos os que ontem puxaram por mim, sabe sempre muito bem.









Eu e a Inês logo depois de cruzarmos a meta

Ontem foi também dia de experimentar os novos Adidas Ultra Boost. Já vos disse umas 598 vezes que, para mim, são os melhores ténis de corrida de sempre, absolutamente imbatíveis, mas agora estão ainda melhores. O novo modelo traz uma sola desenvolvida pela Continental (sim, a dos pneus), o que lhes deu maior aderência e resistência (antes escorregavam um bocadinho em piso molhado). E adoro esta nova cor. 
Próxima corrida: 10 de Abril, a corrida do Glorioso, que isto de correr de águia ao peito é ainda melhor.




38 comentários:

  1. Mais um post espectacular pois para mim esta é a sua vertente que mais admiro (esta e a solidaria,a forma como se empenha em tudo) e mais gosto de ler. Parabéns uma vez mais a si por esta conquista e por tudo aquilo que com esta sua força de vontade e garra provoca nos outros. Não a conheço nem à Inês mas PARABÉNS também para a Inês. Um dia destes... talvez!

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns Ana! Também fui correr. Não fiz um tempo muito bom, mas acabei e uma Meia não é para qualquer um! Parabéns à sua amiga! Dia 10 também estarei na corrida do Glorioso que ontem ganhou mais uma final! Um Viva a todas as Mulheres que correm! E Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Tão bom ler estes testemunhos :) Também quero muito fazer a minha primeira Meia e também quero acabar, nem que vá andando!

    ResponderEliminar
  4. Tu és fantástica!! És a maior.
    Duas meias maratonas numa semana????
    Eu não consigo correr, sinto -me pesada, apesar de não ser gorda, dói-me tudo, tenho vontade de vomitar... Sinto tanta pena, porque gostava muito de conseguir.
    Achas mesmo que toda a gente é capaz de correr ou acreditas que há pessoas que não nascem para isso e ponto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou perita (comecei a semana passada a treinar) mas acho que toda a gente é capaz. Temos é que ser realistas e não começarmos logo com objectivos demasiado ambiciosos. Eu sou uma "couch potato". Não faço exercício físico a sério à imenso tempo. Mas a semana passada fiz 3 corridas,5 km de cada vez, sempre devagar e apenas para começar a ganhar alguma resistência. No início custa, mas se começarmos devagar e tentarmos sempre lentamente superar-nos, acho que é possível!

      Eliminar
    2. Uma correcção: uma maratona e uma meia ;-)

      Eliminar
    3. Isabel,

      O meu problema é que corro 1 km e como fico toda rota, desanimo logo.
      E estou habituada a fazer caminhadas de 9 km 4 vezes por semana.

      Pois é, Joana. Uma maratona e uma meia! O que faz desta mulher uma máquina :-)

      Eliminar
  5. Tão bom esta partilha de sentimentos!
    Sei bem do que falas, já passei pelo mesmo ( a emoção de cortar a meta, mas mais importante que isso a superação pessoal!) e é 50.000 vezes melhor quando partilhamos com amigos!
    És mesmo uma inspiração!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana, mas se a tua amiga está a preparar uma meia para Abril não deveria estar a fazer meia agora...ou seja se vamos fazer uma maratona como sabes nunca chegamos a fazer os 42 km no treino...

    ResponderEliminar
  7. Eu ontem também ia ter alguém a puxar por mim que acabou por ter que ir sozinho. Agora o objectivo é recuperar da lesão que me persegue e para o ano estar lá... Espero que a coisa se componha em breve. Só quem tem o bichinho da corrida percebe o que se "ali" passa e só quando estamos de fora e com o vontade de estar por dentro é que percebemos a dimensão desse bichinho.
    Ontem quando comecei a ver os "meus" a passar ainda caíram umas lágrimas, mas só serviram para aumentar a determinação na recuperação :)
    E sem duvida que a Ana é um enorme exemplo de determinação e superação, muitos parabéns também isso.

    ResponderEliminar
  8. Não é prejudicial correr uma maratona e uma meia no espaço de uma semana?
    Na semana seguinte a uma maratona deve evitar-se inclusivamente corridas longas.

    ResponderEliminar
  9. Eu e as meninas ..... pelo "ar" não devemos ter feito a mesma corrida :) Eu a "morrer" elas todas "airosas". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo eram sorrisos de sofrimentos se calhar. Estavam todos bem com ou sem caretas - afinal chegaram ao final.

      Eliminar
  10. tão bom :)
    http://clienteperfeito.blogs.sapo.pt/ visitem e divirtam-se!

    ResponderEliminar
  11. Agora é bem dizeres "merda" a toda a hora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ?? há cada uma xD

      Eliminar
    2. Se privasse comigo veria que também digo "foda-se" muitas vezes.

      Eliminar
    3. Espero q a Pipoca não diga cara$%#. Seria uma falta de chá.
      Pipoca, como é que tem paciência para responder a esta pudicas?

      Eliminar
  12. Acho isto de um egoísmo atroz. A cidade tem de parar para estas coisas! Porque não vão correr para Monsanto ou para o Monte da Lua? Eu tinha uma actividade com várias crianças no padrão dos descobrimentos, saímos com 1h de antecedência da praça de Espanha e, simplesmente, tivemos de desistir. Foi marcada há muitos meses, mas entretanto organizam isto da maratona que se sobrepõe a tudo.. E não, não somos de Lisboa e por isso não sabíamos, não fomos avisados, nem me parece que tenhamos de saber que isto vai acontecer. Podiam ter até a faixa toda cortada para a maratona, ok, mas tudo à volta ficando a cidade sem acessos, é um exagero!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo um drama!! :) Vá, agora a sério, não pense assim. Estas iniciativas são muito importantes para a cidade. E há sempre muita informação à volta destas coisas, basta estar apenas um pouco atento e nesta manhã tentar apenas usar os transportes públicos para as zonas sem acesso automóvel. E a cidade não ficou propriamente sem acessos, vá, está a exagerar. Se calhar poderia ter pensado noutro caminho alternativo, mas pronto, reconheço que apercebendo-se na hora talvez nºao tivesse trmpo para tal. Tenho para mim que as pessoas em geral conhecem muito pouco outros caminhos na cidade além daqueles mais óbvios. Há que ter um taxista dentro de nós para nos movimentarmos de carro em lx, senão somos levados pelo caos!

      Eliminar
    2. Tadinho deste anónimo... tão egoísta que estes maratonistas são!!

      Eliminar
    3. Tadinha, as criancas vao ficar traumatizadas para sempre, um crime atroz 'querida'. Opa pelo amor de Deus, eu sou da zona e a uma da tarde ja esta tudo a ser reorganizado rapidamente para se voltar ao normal e a rapida circulacao de pessoas e transportes. E por pessoas como voce que Belem aos domingos infestado de autocarros e carrinhas se torna INSUPORTAVEL e sim a zona e linda para fazer desporto junto ao rio. Monte da Lua e monsanto sozinha? Muita gente depende dos transportes e depois, como voltava para casa? Ja para nao falar que, se nao for correr com a companhia de um rapaz, ao escurecer em Monsanto e ir sozinha e se me perder ou ser abordada por alguem, e capaz de dar mau resultado. Quando nao se tem nocao do que se diz, e melhor estar caladinha e voltar para a santa terrinha.

      Eliminar
    4. A meia maratona é marcada para aí com um ano de antecedência e o que não faltaram foram anúncios a avisar. Acha egoísta a cidade parar uma manhã para um evento que mobilizou mais de 35 mil pessoas, mas não acha egoísta sentir-se zangada porque a Meia Maratona inviabilizou a sua actividade com uma dúzia de miúdos. Certo.

      Eliminar
    5. Acontece uma vez por ano, atrai cerca de 40000 pessoas onde se incluem estrangeiros, já leva 25 edições, tem uma visibilidade brutal pelas características do cenário.
      Não esteja tão mal com a vida é, deixe-me que lhe diga, se veio de propósito de fora de Lisboa, então foi "tenrinha"... Não é obrigada a saber todos os eventos que ocorrem mas devia ter tentado saber se havia alguma coisa "grande"...na prova estava marcada há quase 1 ano.

      Ana

      Eliminar
    6. Ainda por cima é um acontecimento ao qual vejo constante publicidade na TV, net, rádio... Se as pessoas fossem mais atentas não seriam surpreendidas. Eu que não corro e moro no Porto sabia perfeitamente na meia maratona.

      Eliminar
    7. Vá, aponte na agenda: dia 19 de março de 2017 não venha a Lisboa. É a data marcada para a próxima edição da meia maratona de Lisboa (calma ainda falta um ano). Depois não diga que ninguém a avisou!

      Eliminar
    8. Então e se chovesse granizo?

      Eliminar
    9. Opá vamos mas é por os atletas a correr em Marte por amor de Deus, onde já se viu cortar as estradas noutras cidades como Nova Iorque, Paris, Londres, Berlim, Madrid, Boston, só para fazer uma porcaria de uma corrida... Mas esperem lá que se fosse para ir ver a final da taça UEFA já não havia problema em cortar o trânsito em toda a Lisboa. Isto tem um nome: falta de cultura desportiva. Anónimo, você precisa é de ir correr, para dizer menos disparate, faz-lhe bem ao corpo e à mente.

      Eliminar
    10. se calhar não sabem mas Portugal não é só Lisboa e não é só running. sei lá, é possível uma pessoa que não é de Lisboa (sim, há disso) e que não liga a corridas, não se aperceber da prova (eu não me apercebi da prova e volta e meia espreito este blog e o da cocó) por isso parem de ser parvos

      Eliminar
    11. Não vim da terrinha, vim de Barcelona, outra cidade que sofre com o excesso de turistas mas que, nem por isso, deixa de ser muito organizada.
      E também não eram meia dúzia de crianças. Mas isso pouco interessa para quem é rei em Portugal e não consegue pensar mais além, ou simplesmente em quem chega.
      Se esta corrida mobiliza 35.000 lisboetas e já está planeada para o ano, só piora a situação. Esse é o número de turistas que Lisboa recebe por dia, quase duplicando aos fins de semana.
      Atenção, que eu acho muito bem. Só acho que cortar tudo à volta, ficando a cidade bloqueada sem acessos ou qualquer informação a quem chega, não é solução. Lisboa é uma das principais cidades europeias. Façam-se desvios, placas, corte-se apenas uma via. Mas simplesmente cortar o acesso aos principais monumentos toda uma manhã, prejudica muito mais a cidade do que o benefício que esta maratona possa trazer. Afinal, essa não é a média de espectadores mobilizados para cada jogo normal num estádio? E que eu saiba o dia a dia das pessoas e turistas não tem de se adaptar para além do razoável...
      Olhem, corram nos estádios, que é para isso que são feitos. Se querem correr todos juntinhos, vão para a Costa da Caparica - não estou a gozar, acho que tem um potencial enorme que, aí sim, poderia beneficiar todo um país.

      Eliminar
    12. Tenham Santa paciencia !! a senhora disse claramente que nao era de Lisboa, ela não conhece os caminhos alternativos e tinha coisas combinadas em Belem , se calhar até se deslocou a Lisboa de proposito para fazer aquilo e nao conseguiu se quer chegar a Belem.
      E ´ natural que fique chateada, eu tambem ficaria.

      Eliminar
  13. Meu Deus, acho que nunca seria capaz de correr tanto. Parabéns aos corajosos e boa sorte para a próxima corrida :)

    ResponderEliminar
  14. Já agora, para o ano a Meia Maratona da Ponte 25 de Abril vai ser no dia 19 de março, para o caso de alguém querer organizar alguma coisa para a zona de Alcântara-Belém...

    Carla

    ResponderEliminar
  15. Por "tua" causa e do "artista" do Arrumadinho ;) no mês passado fiz 200km... fiquei todo contente. já fiz duas meias maratonas sozinho; agora ando a ver se arranjo coragem para me inscrever numa oficial ;)
    Obrigado aos dois

    ResponderEliminar
  16. Ganda Pipoca. Eu cá ando a regressar as corridas depois de uma pausa forçada de 6 meses (motivos de saude) e para já estou a preparar uma prova de 10km. :)

    ResponderEliminar
  17. E que lindo estava o casalinho no final a ver os restantes corredores a chegarem à meta 😃

    ResponderEliminar
  18. Uma verdadeira inspiração!

    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis