Pub SAPO pushdown

Estive três dias sem telemóvel (e sobrevivi)

segunda-feira, março 28, 2016
Sexta-feira de manhã foi uma azáfama para despachar tudo antes de irmos de fim-de-semana. Faz a mala, manda um mail, limpa o cartão da máquina fotográfica, não te esqueças dos iogurtes do miúdo, põe um post no blog, paga aquela conta, ai, ai, ai, ai, preciso mesmo de responder a mais este mail, oh homem, vai lá buscar mais um casaco para o puto. Já estávamos no carro, a uns dez quilómetros de casa, quando o homem diz "vê lá aí não sei o quê no telemóvel". Pego na mala e como era daquelas mínimas percebo imediatamente que o telemóvel ficou em casa. Os telemóveis. Não  havia nenhum engano, não era possível que estivessem nalgum recanto escondido da mala. Tinham mesmo ficado em casa Primeiro pensamento: AAAAAHHHHHHHHHHHHHH, PÁRA TUDO, VOLTA PARA TRÁS, FAZ UM PEÃO AQUI NO MEIO DA ESTRADA E VAMOS EMBORA. Segundo pensamento:
calma, está tudo bem, são três dias, vamos ser fortes, vamos aguentar, até vai ser bom para desligar um bocado. A atitude positiva foi de curta duração. Ainda não ia em Aveiras e já se me tremia um olho com o nervosismo. De repente, parece que precisamos do telemóvel para tudo, tudo o que é necessário à nossa sobrevivência está naquela caixinha maquiavélica. "Ah, deixa lá aqui ver a morada do hotel. Ah, deixa lá aqui ver se vai chover. Ah, deixa lá aqui pôr uma foto no Instagram. Ah, deixa lá aqui aprovar comentários no blog. Ah, deixa lá aqui mandar uma mensagem. Ah, deixa-me só aqui passar umas horas mortas a vegetar no Facebook. Ahhhhhhhhhh, grande merda, não vais fazer nada disso porque os telemóveis ficaram em casa". Comecei a antever três dias de ansiedade com ataques de pânico, mas tenho a dizer-vos que superei a prova com grande sucesso. E, pior, gostei muito da sensação. Ao ponto de, num acesso de loucura momentânea, ter dito "calma lá que eu podia viver assim". Pronto, isto se calhar já é embandeirar em arco, também não sou assim tão desprendida, mas gostei mesmo de não estar a olhar para o ecrã a cada sete segundos, de sentir que aproveitei muito melhor o tempo com a família e com os amigos, que afinal não sou assim tão escrava da coisa ou que só nos deixamos escravizar se quisermos. Admito que sou um bocado viciada no telemóvel, também porque faz parte do meu trabalho, mas ando muito cansada disso. Se houvesse uma coisa para gente agarrada às tecnologias, uma espécie de terapia de grupo para viciados em telemóveis, eu era menina para ir lá bater com os ossos. Porque odeio esta dependência e não sei como me livrar dela. Foi por i isso que este fim-de-semana foi tão bom, pelo desprendimento. Ok, pronto, se calhar também passou de forma mais relaxada porque sabia que tinha um plano B comigo: o iPad, que tinha levado para ver séries à noite. Mas um iPad que só tinha  net se ligado a uma rede wifi, coisa que só acontecia no hotel, onde passámos muito pouco tempo. De resto, não o levei para lado nenhum. Publicava uma ou outra foto no Instagram, à noite checava os mails em dois minutos, e foi só mesmo isso. Pronto, vá, já que é para confessar, confesso tudo: na última noite instalei o Facebook e passei lá uma meia hora a ver as novidades. Mas não senti falta do telemóvel, não senti mesmo! Ou melhor, senti. Senti falta dos telemóveis que tínhamos há uns dez anos anos e que só serviam para fazer chamadas, em vez de serem este inferno que são agora, cheios de tentações e sempre a fazerem-nos achar que a nossa vida depende deles. NÃO DEPENDE, ESTÃO A OUVIR-ME, SEUS DESCENDENTES DO DEMO? VOCÊS NÃO MANDAM EM MIM! A prova é que cheguei a casa e não fui a correr para os telemóveis. Um deles até tinha ficado sem bateria e só o liguei umas cinco horas depois, o que me pareceu um passo bastante positivo no meu caminho para a cura.
Próxima meta: uma semana sem Facebook. Alguém alinha comigo?

40 comentários:

  1. No outro dia um colega andava com um desses telemóveis que servem apenas para chamadas e mensagens. E eu fiquei admirada. Ele disse que vendeu o smartphone e agora anda com ele para não andar sempre agarrado ao telemóvel.

    ResponderEliminar
  2. Ok Ana, numa escala de 0-20, atribuir-lhe-ia a nota 12vl, e porquê? ....porque apesar de não ter consigo o Tm, acedeu à net, Fb, Ista, correio, ou seja a tudo...ainda que de forma limitada! Podia ter aproveitado a circunstância para se "abster" na íntegra, mantendo-se totalmente Out! Ainda assim, admito que deve ter sido um imenso stress...talvez o próximo "esquecimento" englobe o iPad e o tm do marido!(:

    MDM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei o mesmo. A história começa muito intensa, muito "Ai meu deus que passei três dias sem telemóvel e net e tecnologias e não é que correu bem?!" e afinal é mais "mas só durante a maior parte do dia, fui na mesma ao insta e ao mail e ao facebook diariamente". Haha :D

      Eliminar
  3. "Admito que sou um bocado viciada no telemóvel, também porque faz parte do meu trabalho, mas ando muito cansada disso.". Assino por baixo, Pipoca. Sou viciada no telemóvel, na Internet... mas porque o meu trabalho também depende muito disso. Mas por vezes perco-me no telemóvel, é uma distracção enorme! Custa-me muito não fazer muitas coisas, como ler, por perder muito tempo no telemóvel a ver fotos no Instagram, a fazer scroll durante uma hora (ou mais) no Facebook... Eu alinho numa espécie de "rehab" do telemóvel, Facebook, etc. Bem preciso! :D

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! É um grande avanço! :) Uma semana sem facebook?! Lolol Não sei se consegues! :P

    ResponderEliminar
  5. Eu até livros tenho no telemóvel! Isso e a falta da música davam cabo de mim, caso tivesse que passar três dias sem ele. De resto, não ando sempre nas redes sociais - até porque só tenho Facebook e parece-me que este anda paradinho.

    ResponderEliminar
  6. Muito bem :) é isso mesmo, aproveitar estas oportunidades para desapegar totalmente! Só nos faz bem. Agora é aproveitar a onda e fazer isso com o resto :)

    ResponderEliminar
  7. Pipoca, estive, no final de 2015, mais de um mês sem Facebook e adorei.
    Continuei com o Instagram, que para mim é uma forma de expressão (manias de artista e tal), o que talvez tenha ajudado a viver mesmo bem sem o Livro das Caras.
    Só voltei a activar a conta porque os meus amigos marcavam lanches e jantares e eu só era avisada por um ou outro santo que se lembrava de mim na meia hora anterior ao acontecimento.
    Mas fiquei muito orgulhosa por perceber que não sou tão dependente "do bicho mau" quanto pensava!

    ResponderEliminar
  8. Domingo instalaste o facebook com a curiosidade de quem ganhou o desafio :p confessa ahah Saudades desses teus comentários sobre a casinha dos segredos no face...

    ResponderEliminar
  9. as vezes dou por mim numa sala com alguns familiares em que estamos todossss agarrados ao telemovel, nessa altura e assim que me apercebo disso tento terminar de imediato com aquele cenário do demo! Acho que nesse aspecto sou a menos viciada deles... em algumas alturas. lol mas faz-me muita confusão ver ali o pessoal todo agarrado ao telemóvel, acho que já se tornou tão natural que é algo que já vai por instinto ou hábito já nem nos apercebemos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já perdi a conta aos jantares em que estive com toda a gente agarrada aos telemóveis ou a ver qualquer coisa na televisão, e eu ali sentada a ver se alguém se lembra que estamos num jantar e é suposto conviver. Na minha família e agora em minha casa, com o marido, o uso do telemóvel à mesa é proibido e o tempo de convívio muito mais aproveitado. :)

      Eliminar
  10. Porra, na mouche Pipoca! Sou dependente do telemóvel ao ponto de estar à noite no PC ( facebook ) e depois vou pra cama e ... ligo wi fi do demo no TLM e passo lá mais um bocado... é horrível até na casa de banho estou a ler cenas na net, no cinema já me ameaçaram LOL ( juro! porque liguei o dito a meio de um filme empolgante ), eu acho que se me casasse ia para o altar com ele! ALGUÉM NA MESMA SITUAÇÃO?? :P

    ResponderEliminar
  11. E os blogues ( tu incluída ?? ah pois... eu não abdico .

    ResponderEliminar
  12. Bem, eu apaguei recentemente o facebook (há cerca de 1 mês e qualquer coisa), também estava farta dessa escravatura, e até agora não me arrependi. Senti-me logo muito mais livre e que o dia tinha mais horas! E eu nem era das que ficava durante horas a fio a fazer scroll naquilo... No facebook, no regrets!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda ao grupo!
      Eu estou clean há 2 anos. Abandonei o facebook em 2014 e não me arrependo nada!
      Catarina

      Eliminar
    2. Sem Facebook desde Outubro de 2015. Decisão 100% acertada e 0% de arrependimento.
      Depois de experimentar não quero outra coisa! Se os meus amigos são mesmo meus amigos tem o meu número e contactam-me se quiserem a minha companhia. Não aceito que não ter um perfil numa qq rede social seja um fator de exclusão em reuniões sociais. Se se esquecem de mim porque não tenho FB é porque não são meus amigos.

      Eliminar
  13. É um verdadeiro vicio e rouba-nos muito tempo de vida útil.O ideal sería 1 semana sem este, sem o tablet e sem o pc, para não ter qualquer tipo de acesso à internet. É claro que nós leitoras iríamos sentir a tua falta. Mas, se te for possível, experimenta.
    Eu já larguei o vicio do facebook. Agora só o uso para partilhar os posts do blogue.
    http://flylikeaballerina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Ha uns 2 ou 3 meses fiz isso, estive 1 semana sem ir ao Facebook. Aconselho vivamente a experiência.

    ResponderEliminar
  15. Acho a ideia bastante boa. Hoje em dia parece que já nem podemos ir a nenhum lado sem o telemóvel. É também uma pena que por vezes prefiramos a companhia do nosso amiguinho digital, do que a de pessoas reais.Ao ponto a que isto chegou !

    ResponderEliminar
  16. Realmente estas coisas estão tão infiltradas no nosso quotidiano, que quando estão indisponíveis ao inicio parece que tudo se torno um tédio =P
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Aqui fica uma proposta!
    http://www.offlineportugal.com/
    Digital detox holiday with Surf, Yoga, Music & much more

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida que só faz bem ficar longe do telemóvel por uns dias!

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  19. Tenho uma relação séria com o meu telemóvel.
    Anda sempre atrás de mim e nas raras vezes que me esqueci dele, a sensação foi assustadora.
    Pensamos que nos faz falta para tudo, que estamos incomunicáveis e que vai acontecer algo me mau e que não pudemos fazer algo para evitar.
    Culpa inicial do trabalho, para o qual o telemóvel era essencial. Mais tarde, juntando a internet ao mesmo (a qual disse de inicio que não iria utilizar), quase que só precisava do telemóvel para trabalhar.
    Mas é viciante e agora apesar de continuar a andar com ele para todo o lado, evito utiliza-lo desnecessariamente, principalmente quando estou com família ou amigos.

    ResponderEliminar
  20. Uma semana sem facebook pq?
    Gosto tanto.

    ResponderEliminar
  21. Eu não tenho facebook há 5 anos ! Sim é isso mesmo 5 anitos :) não me faz falta, nem me lembro que existe. É uma pena que o ser humano se refugie atrás de um ecran. saudades do tempo em que se troca nrs de telefone e as pessoas conheciam-se pessoalmente, cara a cara =) beijinhoooosssss

    ResponderEliminar
  22. Tal como já anteriormente foi referido, eu devo ser "do além", não tenho conta no FB, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social, não sou dependente de tms, pc ou tablets...(apesar de possuir todos eles, dou-lhes uso q.b).
    É claro que gosto de navegar na net, pesquisar assuntos de foro profissional ou pessoal, incluindo visita e comentários a blogues, mas estou a milhas de ser viciada, aliás detesto ver "certas figuras" que as pessoas fazem em público ao falar(como se estivessem em sua casa) ao tm e a teclar ininterruptamente!
    A adicçao seja do que for é terrível..... Há que ter a noção dos limites, estabelecer auto regras a bem de nós próprios e dos que nos são próximos....perde-se demasiado tempo com o que não é importante!

    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vão duas... também sou ET. Não tenho nada dessas "virtualidades". Sou livreeeeeeee... oooh yeeeah

      Eliminar
  23. Pois, devo ser ave rara... não tenho facebook! Julgo que é um desperciçador de tempo e um grande consumidor de horas. Prefiro aproveitar estar com os meus filhos (ainda pequenos) a 100%, ler, estar com os amigos, falar com eles cara a cara e não andar a ver/cuscar a vida alheia, qual velha da aldeia... mas isto sou eu. Vivo tranquila e descansada e sem imposições. Compreendo quem tenha, mas há gente que depende daquilo como pão para a boca!

    ResponderEliminar
  24. Eu sou jovem e sinto-me quase forçada a usar constantemente o telemóvel. As pessoas enviam-me mensagens (online e offline) e esperam que eu responda imediatamente, partindo do principio que estou sempre ligada como eles.

    Acho deprimente como os meus amigos, colegas e familiares comunicam mais através dos telemóveis e internet do que cara a cara.

    Por vezes estou a passar tempo com as pessoas e elas passam esse tempo a navegar o Facebook, mostrar-me posts ou até a enviar-me mensagens... apesar de eu estar literalmente à frente delas.

    Sinto falta de interacções reais sem tecnologias pelo meio. As pessoas esquecem-se de viver no momento e apreciar o que está à volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu deixei de estar sempre ligada exactamente por me cobrarem o facto de não responder imediatamente. Desligo o wi-fi, deixo o telemóvel noutra divisão, tiro-lhe o som. Agora perder a minha liberdade e o meu descanso por causa de estar sempre conectada, é que não.

      Eliminar
  25. Sim! A gente consegue sobreviver, ano passado fiquei uma semana sem telefone e depois quase dois meses com um que não tinha internet. Os primeiros dias foram de abstinência, mas depois me acostumei e comecei a reparar em coisas que antes não reparava e achei uma boa experiência.

    blogcolchaderetalhos.com

    ResponderEliminar
  26. Nota-se muito como as pessoas são viciadas no telémovel. Chega a ser ridículo colegas meus (e eu, mas raramente) estar a mexer no telemóvel durante consultas ou na urgência e muitas vezes só para fazer scroll down no facebook. Só nao elimino a minha conta, por causa de faculdade e eventos de amigos. O meu desafio é ir só ao facebook uma vez por dia

    ResponderEliminar
  27. Eu então. .. choquem se... não tenho facebook. ... mas sou viciada no telemóvel. Uso o para jogar. .. e nos meus favoritos constam os meus blogues de eleição que leio diariamente.
    C.

    ResponderEliminar
  28. Estou a pensar fazer exactamente o mesmo num fim-de-semana prolongado que vou ter só com maridão, merecemos esse lado OFF. Vamos ver se consigo eheheh

    ResponderEliminar
  29. Eu tenho 37 anos, e não tenho facebook, nem sinto falta, muito pelo contrário, o facebook entedia-me tanto que estive uma semana com facebook e deixei, não Gosto!
    O meu telefone, tem essas tretas toda e só uso para fazer e receber chamadas, mensagens e pouco mais.
    Trabalho numa escola, sou professora, se quiser, tenho acesso a tudo e mais alguma coisa, mas simplesmente, não quero.

    ResponderEliminar
  30. Por causa das coisas, o meu telemóvel é dos estúpidos, ie, só dá para fazer e receber chamadas e pouco mais. Tanta gente que me olha como se fosse um ET! O que me choca a mim é ver pessoas à mesa em restaurantes sem conversarem, só a olhar para os ecrãs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tambem, e tenho que admitir que até olho para os viciados em smartphones com alguma pena. O ser viciado em algo (nao interessa o vicio) é uma coisa má e é para se levar a serio.

      Eliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis