Pub SAPO pushdown

Corridas: o que comprar?

sexta-feira, março 04, 2016

Nisto de correr cada um encontra as motivações que quiser. Há quem o faça simplesmente por gosto, há quem precise daquele momento para se abstrair da vida, há quem reconheça os benefícios que lhe traz a nível de saúde (física e mental), há quem some isto tudo. E do mesmo modo que há quem saia sempre de casa feliz e cheio de vontade (tipo o meu homem), outros há, como eu, que vão tendo dias. A verdade é que são muitas as vezes em que me arrasto de casa, completamente contrariada, mas nunca, nunca me arrependi de ir. Volta-se sempre para casa com o espírito mais leve, com a sensação de superação e com a alegria de se ter contrariado a letargia que nos assolava. E isso é fantástico. Adoro aquele momento em que ponho o pé na rua e penso "o pior já está, agora é sempre a melhorar, já não há volta a dar".  No meu caso, ter equipamento para estrear costuma funcionar como um bom factor motivacional (bem, há dias em que nem isso). E, mais do que ter coisas giras, gosto de experimentar o lado mais técnico e funcional, ver que implicações é que isso tem na corrida. Antes era o homem que perdia horas na secção de desporto, comigo a revirar os olhos de impaciência, agora sou eu que ando sempre a ver o que há de novo e a juntar mais umas coisitas à já extensa zona de corrida do meu roupeiro. Se antes era capaz de comprar uma data de coisas de menor qualidade, só por serem giras, agora já me deixei disso. Claro que, tirando uns bons ténis, não é preciso todo um investimento em material quando se está a começar, mas à medida que se vai progredindo começamos a perceber que temos necessidades mais específicas. E que faz mesmo diferença ter peças mais técnicas. Enfim. Esta semana fui espreitar a zona de desporto do El Corte Inglés, a propósito do lançamento do novo catálogo de running. E aquilo é um mundo de coisas boas. Ténis para todos os tipos de passada, calças, calções, camisolas, t-shirts, meias, tecnologia e os mais variados acessórios para os amantes da corrida. Aproveitei a visita para experimentar alguns modelos de ténis que tinha debaixo de olho:

Já que ali estava, repeti também o meu teste de passada, que é OBRIGATÓRIO para quem quer começar a correr. O teste indica se a vossa passada é neutra, supinadora ou pronadora, e é com base nisso que devem escolher os ténis. Não basta serem giros, é mesmo preciso que respeitem a forma como o vosso pé assenta no chão, sob pena de arriscarem lesões sérias. O teste demora dois minutos, só têm de correr um bocadinho numa passadeira ao mesmo tempo que são filmadas. Eu tenho uma passada neutra com tendência para pronadora, mas os modelos neutros são os mais indicados para mim.



Muita, muita, muita gente me pergunta o que é que deve comprar para começar a correr, e não há propriamente uma resposta única, há muitos factores envolvidos. Mas aqui ficam algumas dicas:


- Ténis, óbvio. Mesmo para quem está a começar, não pensem que se safam com uns All Star antigos. Por favor, façam o teste de passada e invistam nuns ténis que se adaptem. Regra geral, os ténis para longas distâncias são mais caros (dos 100€ para cima), mas para distâncias curtas há óptimas opções no mercado entre os 40 e os 50 euros. 

- Top ou soutien desportivo. MUITO IMPORTANTE! Aqui também vale a pena gastar mais uns trocos. Já falei sobre isso recentemente, por isso não vale a pena repetir muito o assunto. Quando forem comprar um top vejam qual é a indicação de impacto que vem na etiqueta: leve, médio ou alto. Para as corridas é recomendado que usem soutiens de alto impacto, que são os que dão mais apoio ao peito.

- No que toca a roupa, aqui a coisa já varia muito. Se a partir de Abril corro sempre de calções e top, no Inverno a coisa é mais complicada. Geralmente levo leggings compridas (não gosto muito de corsários), top desportivo e alguma coisa de manga comprida. Depende do frio que estiver. Quanto mais frio, mais camadas, que depois vou despindo.

- Um corta-vento pode ser um bom investimento para estes meses mais fresquinhos. Para além de, efectivamente, cortarem o vento e protegerem da chuva, há alguns que aquecem mesmo. Tenho um fantástico da Adidas, que pesa para aí 100 gramas.



- Meias! Parece um assunto menor, mas não é. As meias que usamos habitualmente não são muito amigas das corridas. Ou porque os tecidos não são tão respiráveis, ou porque têm costuras que depois começam a magoar, ou porque não são tão ajustadas ao pé... enfim. Eu gosto de meias curtas, daquelas que mal se vêem, e sou fã de umas da ASICS, sem costuras, que se vendem em packs de três. Apesar de serem curtas mantêm-se no sítio, não vão descendo para dentro dos pés. 
Nas corridas mais longas uso meias de compressão, até ao joelho, que ajudam na recuperação. São meias muito apertadas e MUITO difíceis de calçar, mas super confortáveis. Tenho várias (da Nike, Adidas, da ASICS), mas as minhas preferidas são as CEP e as da Compressport. A Compressport, por exemplo, tem a versão com e sem pés. Nesta ida ao El Corte Inglés comprei umas sem pés, para experimentar, funcionam como uma espécie de perneiras. Comprei também a versão para os braços, não tanto pelo efeito compressão mas para poder usar nestes dias mais frios em que, tantas vezes, começo a ficar com calor. Em vez de ter de estar a tirar roupa, basta só baixar as mangas e deixá-las em volta dos pulsos. Mas este mundo da compressão é cada vez maior, já não se reduz às meias. Há calções, calças, camisolas, tudo o que possam imaginar.



- Acessórios: aqui começamos a entrar já numa onda muito pessoal. Há coisas das quais eu não abdico, como um chapéu/gorro (há modelos mesmo para corrida), óculos de sol (sofro muito com a luminosidade), uma bolsa de cintura para levar telemóvel, chaves e documentos (a FlipBelt continua a ser a mais espectacular de sempre) e um relógio com monitorização do ritmo cardíaco (eu corro com um Garmin). Há quem não dispense coletes, cintos de água, garrafas, palas, arm-bands e outras coisas. Acho que à medida que forem correndo mais perceberão melhor as vossas necessidades, mas não é nada difícil gastar dinheiro com as corridas (e o mercado também é óptimo a criar-nos novas necessidades).

Enfim, se estão a começar ou se já correm mas andam sempre de olho em novo material, passem no El Corte Inglés, peçam um catálogo de running. São 75 páginas para ver com muiiiiita atenção, qual criança a folhear um catálogo de brinquedos!


Post com o apoio do El Corte Inglés

39 comentários:

  1. Boa tarde

    Só quero deixar um alerta para as meias de compressão... são raros os sitios que fazem uma correta medição da perna qd o fazem.

    Se é de Lx va ter com a D. Teresa na Liga dos Amigos no Hospital Pulido Valente, ela sabera aconselhar o tamanho ideal.

    Falo como profissional de saúde da area da cirurgia vascular.

    ResponderEliminar
  2. "há quem reconheça os benefícios que lhe traz a nível de saúde (física e mental)", falso! Não há um médico/cientista sequer, que diga que isto faz bem à saúde, nem um! Está mais que provado, porque insistem nesta tecla? Caramba, que gente chata! Pior que as Testemunhas de Jeová, insistem, insistem! Se gostam, gostam, se gostam de comer que nem uns alarves e depois irem correr 10km, que o façam, estão no vosso direito, mas não tentem enganar os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia arranjar dez médicos/profissionais de saúde para virem aqui explicar os benefícios de correr (de forma moderada, como em qualquer desporto), mas não me apetece comprar esta guerra. Se não quer correr, se acha que me faz mal... então não corra. Mas também não propague as suas teses como se fossem absolutas. Eu não ando aqui a evangelizar ninguém. Quem quer correr, corre, que não quer, não corre. Podia ser mais simples?

      Eliminar
    2. Simples como a Pipoca explicou! Se faz mal às articulações e aos ossos? Acredito que sim! Mas também sei por experiência própria que há 2 anos entrei numa espécie de colapso nervoso/psicológico e durante as 24 horas do dia tinha os batimentos cardíacos acelerados. Comecei a correr para ver se me sentia bem. Era a única altura do dia em que me sentia bem, porque o coração já estava efectivamente acelerado e uma vez que é normal acelerar com a corrida, não me sentia "mal" por ele estar assim. Além disse, ajudou-me a sair desse "buraco" onde estava a entrar, dessa "depressão". Se foi por ser corrida? Possivelmente não. Possivelmente se saísse para andar de bicicleta, caminhar, dançar ou fazer outra coisa do género poderia ter tido os mesmos resultados, mas a corrida foi aquilo que me fez recuperar psicologicamente!

      Eliminar
  3. Aconselho os La Sportiva :) Desde que experimentei esta marca fiquei muito fã!

    ResponderEliminar
  4. "Nesta ida ao El Corte Inglés comprei(...)"
    "Post com o apoio do El Corte Inglés"
    O que me escapou...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha parceria com o El Corte Inglés não inclui a oferta de produtos, por isso sim, comprei umas meias e uns "braços" de compressão.

      Eliminar
    2. Ana, mas nem tem que dar justificações a estas mesquinhices...
      Cada um sabe de si :) e se tivesse sido oferecido, melhor!

      Eliminar
  5. Nota: com uma variedade de ténis, e respectivos pvps recomendados, será coincidência o facto da foto de corpo inteiro exibir os mais caros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os que eu uso, os Adidas Ultra Boost. Já falei sobre eles variadíssimas vezes aqui. E valem cada tostão.

      Eliminar
    2. Quis apenas comentar para pedir uma opinião e informar um pouco.Recentemente,há cerca de 2 meses comprei os Adidas Ultra Boost na the athletes foot, a verdade é que sim são mega comfortáveis e sinto alguma diferença para os nikes e asics que já tinha.Mas eles teem um grande defeito que me leva a usá-los poucas vezes,um defeito que inclusive já me fez dar 2 quedas felizmente nada graves.Eles escorregam MUITOO e quando digo muito é muito mesmo,ao inicio achei ser do piso desvalorizei e por isso mesmo é que cai.Isto aconteceu em ginásio em piso de "borracha/indoor" ,bem a verdade é que há minima humidade o meu pé desliza mesmo sendo que outros ténis nas mesmas condições estavam ok.Entretanto pesquisei e apercebi-me do mesmo em outras pessoas.Coincidência ou não vi recentemente um modelo ultra boost com sola diferente da continental.
      Isto tudo apenas para esclarecer um pouco porque sim eles são óptimos,mas depende do uso,são um pouco perigosos para quem não o saiba.

      Eliminar
  6. Ou seja, para quem quiser começar forte e feio, lá se vão 3 ou 4 ordenados mínimos!
    Acho tudo muito giro, mas se quisermos ter produtos com qualidade razoável (já não digo boa) temos mesmo de largar umas centenas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim? Gastar dois mil euros para começar a correr??? Eu disse que para quem começa as únicas coisas que devem mesmo ser de qualidade são os ténis (e mesmo nos ténis tem modelos de 40 euros) e o soutien desportivo (mais uns 35 ou 40 euros). O resto pode ir comprando conforme as necessidades. Quase todas as marcas têm as suas próprias linhas desportivas com preços muito acessíveis. O próprio El Corte Inglés tem a sua marca própria com coisas giríssimas e em conta.

      Eliminar
    2. Gastar dinheiro desmedidamente está na cabeça/opção de cada um! Serão desculpas para não correr?? Serão desculpas para se fazerem de coitadinhos?? Garanto que nunca gastei mais que 40 euros em tenis, muito menos em roupas e já conto com muitos quilómetros nas pernas.

      Eliminar
    3. A Nike Clearence Store no Campera tem tudo o que precisa a preços óptimos. Já lá comprei calções a 4€, sapatilhas que antes custavam 120€, a 30€... soutiens de desporto a 7€, etc. São coisas de colecções passadas, mas têm sempre imensa variedade e tamanhos.

      Eliminar
    4. Anónimo das 15:17, na minha opinião correr é dos desportos mais baratos que há. Se quer começar com tudo a que tem direito da marca XPTO isso é lá consigo, mas pode começar forte e feio na corrida propriamente dita e depois vai comprando as coisas a pouco e pouco. É só um conselho.

      Eliminar
    5. Eu comprei os meus Asics Gel-Equation 7 no Freeport a 29€. Só uma dica.

      Eliminar
    6. Eu comprei os meus asics gel no freeport também e a 30€.

      Eliminar
  7. Oh!!! Ana mas responder para quê? Não podem comprar?! Ohhhh que pena!! não comprem. Não querem correr?!! Boa, não corram!! Eh pah , façam só um favor à malta, NÃO CHATEIEM. É que não se aguenta, esta malta ressabiada e de mal com vida!! Chiça!!!

    ResponderEliminar
  8. Bem, hoje estás tramada com os comentários "Pipoca"!!!

    ResponderEliminar
  9. Oh Pipoca, gabo-lhe a paciência de responder a certos comentários!
    Eu não tinha. Você dá as ideias, não obriga ninguém a segui-las,cada um faz o que quer, para quê chatear? Não ligue.

    Manuela

    ResponderEliminar
  10. Olá. Gostaria muito de saber de zonas em Lisboa onde se pode fazer o teste de passada. É a pagar ou é um serviço gratuito? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além do El Corte Inglés também dá para fazer na ASICS do Colombo (aí é um teste mais completo e demora mais tempo) e penso que também há na Sportzone, mas por marcação. No El Corte Inglés é gratuito, nos restantes sítios não sei.

      Eliminar
    2. No Colombo tb é gratuito. Comprei os meus na ASICS e naõ estou nada arrependida (vá foi o homem que ofereceu, mas isso agora não importa!)

      Eliminar
    3. Na Nike do Vasco da Gama o serviço também é gratuito :)

      Eliminar
    4. Dá para fazer no El Corte de VNGaia?

      Eliminar
    5. Dá sim, sem marcação e de forma gratuita! :)

      Eliminar
  11. Olá Pipoca, sou uma leitora assídua e uma ávida corredora (umas quantas maratonas e incontáveis meias). Queria apenas dizer que gosto de correr por múltiplos motivos mas o que me levou a começar foi por ser um desporto muito democrático ... toda a gente pode fazer, em qualquer lugar, sozinho, acompanhado e é de todos aquele para o qual é preciso gastar muito pouco dinheiro. Inicialmente investia nuns ténis "bons", até ter lido muitas coisas, que este artigo resume (http://www.scienceofrunning.com/2010/01/why-running-shoes-do-not-work-looking.html) e passar a gostar ainda mais porque realmente o que constitui uns ténis bons é basicamente serem confortáveis para ti, e por experiência própria um dos principais problemas costuma ser comprar o número errado. Eu gosto de andar bonita quanto qualquer outra pessoa e não quero desencorajar o comprar as coisas todas catitas das lojas de desporto que me levam a hiperventilar de cada vez que passo por lá, mas sim a dar uma palavra de conforto a quem não tem muito dinheiro para gastar. Corram com os ténis mais confortáveis que têm, mesmo que tenham custado 10 euros, se não causam bolhas e conseguem correr 20 minutos sem que o mundo caia, força, continuem...o mesmo para o soutien.

    ResponderEliminar
  12. Podem também comprar equipamento em lojas outlet. Conheço da Nike, Adidas, Asics. Costumam ter bons descontos, continuam a ser mais caros que marcas de linha branca mas na minha opinião o investimento compensa.

    ResponderEliminar
  13. Mas quer-me parecer que o Anónimo das 15h13, 15h14 e 15h17 é o mesmo... Não? Huuummmm
    Enfim, pesso"inh"as

    ResponderEliminar
  14. Sportzone também é gratuito. Não sei se todas o fazem. A do colombo disponibiliza o serviço.

    ResponderEliminar
  15. Só uma nota: no kit básico de corrida convém levar em conta que algum material seja reflector. Correr em segurança passa por sermos bem vistos quando temos de atravessar estradas.

    ResponderEliminar
  16. Olá Ana! Tens algum feedback dos Adidas Ultra Boost ST? os novos ultra boost para pronadores. Fiquei contentissima porque a adidas lançou este modelo para pronadores, como eu, mas ainda não consegui ver nenhum comentário sobre os mesmos. Eu, fã da Asics, estou tentada em mudar e exprimentar. Mas, para mim, comprar tenis deste valor é sempre uma compra de alto envolvimento LOL. Se puderes ajudar, agradeço imenso! Mag

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho uns Adidas Sequence Boost, um modelo para pronadores. Comprei no ano assado por 130€ e estou bastante satisfeita!

      Eliminar
  17. Cuidado com esses testes feitos em lojas sem qualquer profissional de saúde. Em muitos países foram mesmo proibidos. Porque será
    ? O comportamento do pé em carga, em descarga, dinâmica têm comportamentos completamente diferentes assim como as repercussoes a nível do joelho, anca ou coluna. CUIDADO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não "consigo" ouvir falar destas sapatilhas. Informem-se. Existe uma coisa chamada ortoteses plantares - palmilhas - confecionadas à medida de cada indivíduo é isso sim melhora o conforto e corrige adequamente todas as posturas erradas do pé.

      Eliminar
    2. Concordo, se quiserem a opinião de um profissional , consultem um Podologista e o mesmo irá avaliar corretamente o tipo de passadas e desenvolver o suporte plantar adequado ( palmilhas) que apesar do custo ( rondam em média os 70€) tem mais utilidade pois podem colocar em todas as vossas sapatilhas , sapatos , botas ....
      Ana Teresa

      Eliminar
  18. Boa noite Ana, gostava de começar a mexer-me e este post veio mesmo a calhar... tenho mais ou menos tudo (não vou investir para já em nenhuns ténis xpto) mas o flipbelt de que falou parece-me óptima ideia. Há algum sitio físico para comprar? Ou então pode dizer-me qual o tamanho do seu para ter uma noção... Tenho medo de comprar justo demais e ser desconfortável, ou largo e andar a rodar... e perder as coisas... obrigada

    ResponderEliminar
  19. Eu relação ao teste de medição do tipo de passada, há uns tempos atrás, depois de ler um post da Pipoca sobre isso e sobre a loja ProRunner no Parque das Nações,dirigi-me a essa loja, fiz o teste e adquiri uns bons ténis da Asics. Atribuíram-me uma passada do tipo neutra mas venderam-me uns ténis para passada do tipo pronadora. Eu como nada percebia do assunto, saí de lá toda contente.
    Há uns meses atrás, após uma lesão num tornozelo e com várias idas à fisioterapia é que o fisioterapeuta me alertou para os ténis que usava. Na sua opinião a minha passada é Neutra, mas as sapatilhas que comprei não eram adequadas ao meu tipo de passada.Depois de adquirir essas da asics voltei a comprar outras iguais com cores diferente, julgando que tinha descoberto os ténis ideais para mim...

    Fica a minha experiência com esses testes e com os profissionais que os fazem e que aconselham os ténis.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis