Pub SAPO pushdown

Fui só ali a Cuba mas já voltei

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Na noite de Natal, no final de uma caça ao tesouro que lhe preparei pela casa toda, a última pista levava-o a um envelope. Lá dentro, só um indicação: "vale uma viagem para um destino com sol". Ok, era um presente duplamente interesseiro, não só porque a viagem tinha de me incluir (óbvio), mas também porque eu já estava mais ou menos a definir o tipo de férias que teriam de ser: praiaaaa! Ficou logo mais ou menos decidido que seria Cuba, um destino que já estava nos nossos planos há muito tempo e que nos permitia juntar o melhor de dois mundos. Por um lado, o descanso e papo para o ar num resort porreiro, com a ideia explícita de não mexer o rabo para nada, excepto para deslocações entre a praia e a piscina. Por outro, conhecer uma cidade nova e com uma história brutal, como é o caso de Havana. Queríamos que fosse o mais depressa possível, por isso pedimos três ou quatro orçamentos, escolhemos o que nos parecia mais vantajoso e ala que se faz tarde.

Nesta altura do ano não há voos directos a partir de Lisboa, por isso tínhamos sempre de ir via Espanha. A coisa não começou propriamente de forma brilhante.
O voo de Lisboa para Madrid atrasou-se uma vida e, surprise, surprise!, acabámos por perder o voo de ligação para Cuba. Moral da história, já só poderíamos seguir viagem no dia seguinte. Tentámos que o incidente não nos desse cabo do humor. Era cedo, estávamos em Madrid, por isso o melhor que tínhamos a fazer era aproveitar a cidade, dar uma volta pelos sítios de sempre, tapear, matar saudades. Ninguém se aborrece em Madrid. Salto rápido à net para espreitar o que havia de novo e acabámos por ir parar à exposição do Titanic, no Fernán Gómez Centro Cultural de La Villa. Se forem a Madrid nos próximos tempos e vos interessar a temática não deixem de lá ir, porque vale MUITO a pena. Está super bem organizada, tem uma data de objectos originais do Titanic, testemunhos de sobreviventes e recria lindamente o interior do navio. Eu, que sou dada a uma boa tragédia, adorei. E claro que ando há uma semana com o "My Heart Will Go On" a martelar-me a cabeça.

Dia seguinte, a horas no aeroporto, tudo ok para embarcar com destino a Havana. Não houve atrasos, não houve incidentes e lá foram onze (ONZE) horas enfiada num avião, que se passaram a dormir (tive a sorte de ter uma fila de quatro lugares só para mim), a ler, a jogar paciência e a tentar esquecer que estava a atravessar o oceano numa lata com asas. Chegámos a Havana já de noite, por isso foi só mesmo ir para o hotel e aterrar na cama. Não fomos muito felizes na escolha do hotel, talvez porque marcámos tudo muito em cima da hora e não aprofundámos o assunto devidamente. Ficámos num Meliã fora do centro (o La Habana) que, provavelmente, é dos melhorzinhos da cidade (não vão a contar com hotéis espectaculares em Cuba), mas que nos fez perder algum tempo em deslocações. O hotel disponibiliza transfers gratuitos para o centro, mas é preciso reservar com antecedência, sob pena de estarem cheios, e não demoram menos de meia hora até à parte velha da cidade. Em alternativa há sempre táxis (o preço é uma coisa muito flutuante, depende da disposição de cada taxista, o melhor é negociar previamente) ou o autocarro turístico, que custa 10 euros por pessoa mas dá para andar o dia todo, entra-se e sai-se onde se quer. Sinceramente, preferia ter ficado num hotel mais fraquito mas mais bem localizado, até porque só o usámos mesmo para dormir, de resto andámos sempre de um lado para o outro. 

Também não tivemos grande sorte com o tempo. Está bem que, tal como cá, lá também é Inverno, mas nas Caraíbas uma pessoa vai sempre a contar com calor à bruta. Quando chegámos não só estava fresquinho como nesse dia o mar tinha avançado pela cidade, o que levou ao encerramento de algumas zonas. Espectacular. Tinha andado em cima das previsões meteorológicas, mas ignorei o assunto e só levei roupa para 30 graus. Acho que não houve um cubano com quem tenhamos falado que não nos tenha dito qualquer coisa do género "há anos que não fazia tanto frio". Ok, são um bocado exagerados, que também não estava assim tão mau, mas segundo a recepcionista do hotel, 20 graus para os cubanos já é coisa para os fazer sair à rua com várias camadas de roupa. Mal habituadinhos, é o que é.

Havana...
Havana é uma cidade brutal, em todos os sentidos. Tem o charme da decadência, da falta do progresso, aquela coisa de sentirmos que parámos no tempo, mas também é isso que faz pena. É fascinante, sem dúvida que adorei visitá-la assim, acredito que não durará muito mais tempo até se render à modernidade (e/ou aos americanos), mas não deixa de partir o coração ver uma cidade tão envelhecida, tão desaproveitada, tão a cair de podre. Tem tanto potencial e está só assim, a envelhecer, da pior maneira possível. Tudo grita anos 50. Os carros (lindooooooooos, aparentemente uma das poucas coisas que sobreviveram dos americanos), as lojas, as próprias pessoas. Custa um bocadinho a crer que em pleno século XXI ainda haja uma cidade (um país) assim, é uma verdadeira viagem ao passado.



Queríamos só andar pela cidade, sem grandes planos traçados, mas acabámos por não escapar a alguns lugares incontornáveis: a Bodeguita del Medio (os mojitos têm mais fama do que proveito), o La Floridita (o homem diz que os daiquiris são bons, eu não provei), o Museu da Revolução (muito rudimentar, mas vale a pena), o hotel Ambos Mundos (onde dá para visitar o quarto onde o Hemingway costumava ficar e onde escreveu vários livros), as praças mais famosas (Plaza Vieja, Plaza de Armas, Plaza de la Revolución e Plaza de la Catedral), o Malecón (a famosa avenida à beira-mar, que dá dó de tão degradada), ou o mercadito de artesanato. Saltámos a parte das fábricas dos charutos e do rum, porque nenhum dos temas nos interessava particularmente. 

Perdi (ou ganhei) muito tempo a tirar fotos, porque a combinação "máquina nova" com "cidade espectacular" é demasiado boa para não ser aproveitada. Vou partilhá-las por aqui nos próximos tempos, assim como outras coisas que me for lembrando.


51 comentários:

  1. Eu estive no hotel Nacional, emblematico e no centro da cidade. Havana é um destino a voltar sem duvida!

    ResponderEliminar
  2. Fomos a Cuba já há uma porrada de anos, numa promoção 2x1 marcada com 3 dias de antecedencia em Dezembro... Posso dizer que com exceção de Havana, foi dos destinos que menos gostei, que mais problemas tivemos com as pessoas, ond emais nos tentaram ingrupir, problemas com empregados, com o hotel...O que vale é que o tempo estava fantastico e que tinhamos pago apenas metade da viagem (foi uma pechincha).Dito isto, já está na hora de regressarmos e limparmos a imagem amarga com que ficamos...e as tuas fotos ajudaram e muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, com execepção de Havana, foi a Cuba, ou foi a "Cuba" (que é como quem diz, a Varadero ou a um dos Cayos)? É que essa é a Cuba turística, que é igual a Punta Cana, à Riviera Maya, às Maurícias, às Maldivas, a Bora Bora... ao Algarve. Aí acredito que possam não ter gostado, porque, sim, é um ambiente de resort onde tudo é artifical e impingido aos turistas. Aposto que se forem visitar a verdadeira Cuba (recomendo Viñales, Trinidad, Cienfuegos, Santiago de Cuba, ou Camaguey), ficarem em casas particulares, programarem as coisas por vocês e não numa agência, verão uma realidade de Cuba muito diferente (e muito mais autêntica) e duvido que sintam que vos estão a aldrabar, a criar problemas, etc.

      Mas isso, claro, depende do tipo de férias que pretende. Eu detesto resorts e férias marcadas através de agências para destinos só de praia em locais cheios de turistas e que são iguais em todos os sítios do mundo onde há coisas do género, por isso, facilmente me desapontaria com um destino desses (seja em Cuba, seja em qualquer outro lugar).

      Eliminar
    2. Concordo plenamente com o(a) anónimo(a) das 16:29. Essa "Cuba" de Varadero e dos Cayos não tem nada de novo em relação a qualquer outro destino de praia no mundo... tuuuuuuudo igualzinho, sem sal e feito para o típico turista aborrecido, que não tem o mínimo interesse em aprofundar o seu conhecimento relativamente à cultura do país que visita.
      Eu fui a Cuba em Outubro passado, passei lá o mês todo. Fui ao estilo backpacker (como, aliás, vou sempre), fiquei em casas particulares, desloquei-me pelo país de autocarro (Viazul), percorri o país inteiro (comecei em Santiago de Cuba e fiz todo o trajecto até ao sentido oposto da ilha) e visitei todas essas tretas turísticas, e garanto-lhe que turista NENHUM conhece o melhor de Cuba, só os viajantes mesmo. País maravilhoso, gente maravilhosa, generosa, humilde e educada. Não foi o meu país preferido até à data, mas digo com toda a convicção que voltaria mil vezes!!

      Eliminar
    3. Ora nem mais, é por isso que é comum a distinção entre turistas e viajantes. A maioria diz que gosta de viajar, mas só sabe ser turista.

      Eliminar
  3. Adorei a descrição Pipoca! Que bela combinação: um país espectacular, com mta coisa pra visitar e uma bloguer que escreve tao bem! Deu uma vontade enorme de ir ate Cuba! :) beijinhos e ficamos à espera de mais descrições!

    ResponderEliminar
  4. A descrição de cidade parada no tempo é suficiente para ter vontade de me meter num avião e ir. Acredito que seja mesmo fascinante.

    ResponderEliminar
  5. E não é que na ânsia desenfreada (diga-se por necessidade mesmo) de marcar umas férias ontem acabei por marcar para Cuba!!! Quero mais dicas!! Estou num estado em que preciso urgentemente de férias de papo ao ar, mas pagar um dinheirão para ficar assim 7 dias tb não me enchia propriamente as medidas pelo que queria algo que desse para combinar as duas ou seja conhecer alguma coisa interessante e descansar e pronto veio-me logo à ideia Cuba, com sorte e não obstante o medo dos vírus, o maridão lá concordou, portanto no inicio de Abril la vamos nós!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Riveira Maya - México também é uma boa opção. Para além de praias de areia branca fantásticas, onde se pode apanhar sol e praticar todo o tipo de atividades aquáticas, também se pode ir à descoberta das antigas cidades maias como Cobá e Tulum, e, claro Chichén Itzá. E ainda há os parques temáticos fabulosos. Já fui a Cuba, gostei, mas vi o que tinha a ver e não conto voltar. Agora o México é fabuloso, espero voltar um dia!

      Eliminar
    2. O que a maioria das pessoas nem sequer sonha (e ainda bem!!) é que as melhores praias do México não são nem de perto nem de longe as da península de Yucatán, são mesmo as da Baja California. Los Cabos já há séculos que está cheio de americanos, mas as praias um bocado mais a norte (na zona de La Paz) são o verdadeiro paraíso... e o melhor de tudo é que estão practicamente desertas! Mas ainda bem, continuem a ir lá para Cancun, Riviera Maya e etc com as outras ovelhinhas todas e deixem o melhor para quem quer realmente conhecer mais além do básico. Obrigado! :)

      Eliminar
    3. Espero então, no seu caso, que pelo menos conheça "o básico" senão perde os argumentos..

      Eliminar
    4. Caro(a) anónimo(a) das 02:34, não acha que seria muito ousado da parte de quem quer que seja estabelecer comparações sem conhecimento aprofundado dos objectos comparados? Ai ai ai :)

      Ass: anónima das 23:57

      Eliminar
  6. Cuba e Havana como um dos destinos a repetir, simplesmente brutal. Nada a apontar, hotéis bons, comida boa, pessoas 5 estrelas. :)

    ResponderEliminar
  7. Eu fui a Cuba em 2004 e fiquei num hotel no centro e era bastante bom. Havana é espetacular!! Varadero não gostei!! O resort não era grande coisa e fez-me muita impressão a quantidade de comida que era servida, era um desperdício num pais como aquele em que as pessoas ganham tão mal!!

    ResponderEliminar
  8. Cuba está decisivamente na minha lista de sítios a visitar logo que possa. Mas, no meu caso, terei que levar duas crianças pequenas o que me deixa um bocadinho apreensiva...
    tenho que ver se ganho um bocadinho mais de coragem para isso. :)

    ResponderEliminar
  9. Já lá fui há uns anitos e foi uma viagem inesquecível!! Música por todos os lados, calor e a simpatia dos cubanos! e é incrível como eles conseguem andar com aquelas "banheiras"!!!

    ResponderEliminar
  10. Ah, se andarem por Lisboa também estamos parados no tempo: basta ver a quantidade de edifícios emblemáticos que vão sendo demolidos ou incendiados! E basta calçar os ténis, rezar que os autocarros cheguem a horas e/ou nem façam greve. E as pessoas? Adoráveis. Mas sim Cuba, esse país fenomenal, para mim só tem um problema: o governo, mas isso nós por cá também vamos tendo.

    ResponderEliminar
  11. Querida pipoca estou ansiosa para ver mais coisas dessa viagem. beijos

    ResponderEliminar
  12. Adorei a última fotografia! Espetacular.

    ResponderEliminar
  13. Já viajei para alguns locais, inclusivamente nas Caraíbas, mas este é o meu destino de sonho, pela cultura, pela música(adoro e danço Salsa)e pelo povo (tenho alguns amigos cubanos e são espetaculares). Tenho algum receio que quando finalmente for vá ficar desiludida, já que as expetativas estão nos píncaros!
    Fico ansiosamente à espera das fotografia para lá de espetaculares que serão postadas!
    Pat

    ResponderEliminar
  14. Alguém me pode ajudar? Se num itenerario com escala, perder o 2º voo (como aconteceu á pipoca) devido a atrasos no 1º voo, tenho de pagar a "nova" viagem??

    Obrigada desde já!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não (se tiver comprado todos os troços da viagem com a mesma companhia).

      Ou seja, se tiver comprado um Lisboa-Madrid-Havana com a Air Europa e o 1º voo se tiver atrasado, tendo como consequência a sua perda do 2º voo, a companhia é obrigada a arranjar-lhe lugar no primeiro voo seguinte, sem custos.

      Se tiver comprado Lisboa-Madrid com a Ryanair e Madrid-Havana com a Iberia e o 1º voo se tiver atrasado, impedindo-a de apanhar o segundo, aí já não há nada a fazer e a Iberia não tem de lhe arranjar nenhuma alternativa gratuita.

      Eliminar
    2. Nessa situação desde que seja um bilhete só ate ao destino, é obrigação da companhia aérea reencaminhar os passageiros para o próximo voo disponível e pagar o alojamento e a alimentação.

      http://europa.eu/youreurope/citizens/travel/passenger-rights/air/index_pt.htm

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
    3. Eu comprei o meu voo Lisboa-Madrid-Havana com a Air Europa. Como os controladores aéreos estavam em greve chegamos atrasados a Madrid, por isso perdemos o voo. Ficamos três dias em Madrid (pois só nos conseguiram voo para essa data) e a companhia suportou todas as despesas.
      Mas penso que se a ligação Lisboa-Madrid não fosse com a mesma companhia a situação já seria diferente.

      Eliminar
    4. Muito obrigado pela ajuda!

      Eliminar
  15. O ano passado não eram para ter ido à república dominicana? Ficou de lado essa opção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fizeram muito bem, Cuba historica e socialmente é um país muito mais interessante.

      Eliminar
  16. Aguardo ansiosa pelas fotografias pois fiquei bastante curiosa por ver a cidade que ficou parada no tempo.

    http://fashionunderconstruction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Tinha acabado de ler o post, quando vi esta notícia:
    https://www.facebook.com/guardianculture/posts/1268355979846868?notif_t=notify_me_page

    ResponderEliminar
  18. Ai o sítio da minha linda lua de mel, há quase 2 anos, saudades!!! :) Adorava voltar e explorar toda a ilha com mais calma! O hotel onde ficámos era ótimo, mais bem localizado, mesmo ao lado do museu da revolução: hotel mercure sevilla. Só dá pena de ver os contrastes de pobreza tão grandes (a pessoa pensa sempre que vai preparada mas custa sempre), principalmente quando pediam imensa comida em vez de dinheiro, que é ainda mais chocante...

    ResponderEliminar
  19. 20º? Se tivesses vindo para o Algarve esteve igual este fim de semana e hoje,à hora de almoço, bateu os 23º. Mas pronto, Cuba é Cuba...também gostava de lá ir!

    ResponderEliminar
  20. Eu, que sou espanhola mas tenho uma grande ligação a Portugal acho bastante piada que uma pessoa portuguesa diga que Havana é uma cidade decadente. Com muita pena vejo coisas terrivelmente decadentes e a cair de podres no Porto e Lisboa e mesmo que haja muita melhora a acontecer, não se percebe como alguns edificios chegaram a tal estado.... OK, são níveis completamente diferentes a Havana, onde também já estive, mas é por causa de esa falta de cuidado e interesse pelo patrimonio que uma cidade chega ao ponto que chega Havana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também em Espanha há muitas zonas menos cuidadas em algumas cidades... Comparar Lisboa ou o Porto a Havana só pode ser equívoco. E dizer que Havana chegou a este ponto por falta de cuidado e interesse pelo património também me parece muito redutor... Falta aí alguma parte da História...

      Eliminar
  21. Fotos estão lindas !!
    E que tal umas dicas sobre a máquina nova!!

    Aguardamos mais fotos da viagem.

    ResponderEliminar
  22. Inverno? Cuba (como o resto das caraibas) nao tem inverno. Tem estacao seca (nov-abril) e estacao humida (maio - out).

    ResponderEliminar
  23. Adorava visitar qualquer uma das duas cidades. Acho Cuba uma cidade extremamente carismática, diria até que deve ser uma sensação de ter entrado num filme. Belas fotos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuba não é uma cidade...

      Eliminar
    2. As duas cidades a que se refere são Cuba e Havana?
      Ahahahahahahah, muito bom...!

      Eliminar
  24. Já estive em Cuba em 2005, foi um destino que adorei , gostava de voltar para ver as diferenças que já existem na sociedade Cubana.

    ResponderEliminar
  25. Fui a Cuba no verão de 2014. Gostei muito de Havana, embora tivesse visto a cidade um bocado à pressa e sendo assim, tenciono voltar. Em vez de Varadero, escolhi Cayo Coco (mais precisamente Cayo Guillermo) e não me arrependi, aquilo é lindo. A única coisa que Cuba deixou a desejar foi os hotéis, que são de inferior qualidade comparando com o resto das Caraíbas. Um destino a voltar

    ResponderEliminar
  26. que inveja que eu tive da Pipoca, nós aqui cheios de frio e a menina em Cuba de calção e t shirt!Não se faz:-)

    ResponderEliminar
  27. Estive em Cuba em Outubro e adorei! Os cheiros, as cores, as pessoas, a música e a salsa.. As diferenças sociais são gigantescas e só me apercebi de facto delas quando me afastei dos chamados 'centros turrísticos' e percorri os bairros residenciais de Havana. Eu e as minhas amigas adorámos os clubes cubanos (proper ones, não os dos turistas) e fizémos inclusivé amigos.
    Ainda tivemos tempo para visitar a zona oeste do país (paisagens lindas de morrer, os americanos não chegaram lá!) e passámos os últimos dias em Varadero. O resort por si só era muito básico, não ficámos convencidas.
    Cuba é uma descoberta a cada passo. Adorei e recomendo vivamente!

    ResponderEliminar
  28. Fui a Cuba em Janeiro de 2009. Adorei Havana, que cidade fantástica! Depois fui para Varadero e tive azar com o tempo. Estava frio e a praia parecia a do Guincho. Um vento terrível, o mar revolto, tudo cinzento. Foi impossível fazer praia e em Varadero não há mais nada para fazer!

    ResponderEliminar
  29. Pipoca, também vou viajar em breve para a Indonésia e tal como tú adoro fotografia e acho q até tenho algum jeito mas não tenho nenhum curso...por que máquina optaste? Obrigada e adorei as fotos ;)

    ResponderEliminar
  30. Ai que vontade de fazer já as malas e andamento!

    ResponderEliminar
  31. Ainda bem que gostou! Mais dificil é viver aqui, o sol nao compensa tudo, apesar disso a melhorar a olhos vistos desde que cheguei ha 4 anos!

    ResponderEliminar
  32. Cuba tem um lugar especial no meu coração. Adorei....quero muito voltar...

    ResponderEliminar
  33. Recomendo vivamente uma tour em Havana com
    http://www.cubaisla.eu/yoander-gomez-guia-turistico-en-la-habana/

    Fui em 2014 e foi espetacular.

    ResponderEliminar
  34. Olá Pipoca :) Uma dúvida. Ouvi dizer que em cuba as comunicações e a internet são muito más e muito caras. Qual o tarifário que usou quando foi?

    Obrigada!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis