Pub SAPO pushdown

A deputada precisa de amigos*

segunda-feira, fevereiro 29, 2016

Na semana passada o Facebook esteve ao rubro com o cartaz do Bloco de Esquerda sobre a adopção gay e com a notícia de que a deputada Isabel Moreira, do PS, andava no Tinder. Sobre a primeira notícia não há grande coisa a dizer. A coisa até poderia ter alguma graça se fosse original - que não é - e se  o timing não fosse completamente ao lado. A lei já foi aprovada (e bem!), por isso isto pareceu-me só uma atitude provocatória e gratuita. 

Já sobre o tema do Tinder tenho mais coisas a dizer. Para começar , a notícia foi dada pelo Correio da Manhã quase assim em jeito de "vejam-me lá esta marota que anda aqui neste site de engates e achava que ninguém a descobria". Só o lado pidesco da coisa já me deixa com um tique nervoso aqui no olho esquerdo. Mas depois é quase como se ela estivesse a fazer alguma coisa errada ou proibitiva, e portanto lá vem a costumeira brigada da moral e dos bons costumes - sempre muito activa nas redes sociais - entrar em acção.

 Ora bem, eu não sabia grande coisa sobre o Tinder. Sabia que era uma rede social de encontros, onde se anda, de forma mais ou menos assumida, à procura de companhia, mas não sabia como funcionava. Explicaram-me assim por alto e, segundo percebi, se nós interagirmos com uma foto de alguém e se essa pessoa interagir com uma foto nossa, dá-se um match e abre-se uma caixa de chat, onde as duas pessoas podem falar e perceber se têm alguma coisa em comum para além de se acharem fisicamente interessantes. Daí para a frente, cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

Mas, claro, o assunto não só deu origem a piadas (umas com mais graça do que outras) como também a alguns juízos de valor. Que, seguramente, só podem ter sido feitos por:


- Pessoas que estão afectivamente resolvidas e acham que assim ficarão para sempre, desconhecendo ou ignorando que a vida dá muitas voltas e que se hoje estamos acompanhados amanhã podemos muito bem vir a ficar sozinhos;

- Pessoas para cima dos 83, que não percebem estas modernices e que acham que os namoros ainda funcionam por correspondência, tudo na maior das decências e com a supervisão dos pais;

- Jovens de 20 anos que acreditam (e bem) que têm a vida pela frente e que fazer novos amigos é tão fácil como ir ali à Bershka comprar o 59ª crop top ao mesmo tempo que fazem 14 grandes produções para o Snapchat (este é outro fenómeno sobre o qual terei de falar brevemente); 

Eu sou casada e, assim de repente, acho que nenhuma das minhas amigas próximas, da minha idade, está disponível. Mas, se ficássemos novamente à solta no mercado, onde é que poderíamos conhecer gente nova? Desengane-se quem pensa que a coisa é fácil para pessoas da nossa geração, ali dos trinta para a frente. Se é verdade que eu acho que as mulheres vão ficando muito mais interessantes (mais seguras e com uma beleza que só a idade e vivência lhes traz), também é verdade que em termos relacionais a coisa se complica bastante. Já não andamos na escola, não temos tempo para grandes actividades extra-trabalho (tipo aulas de escrita criativa ou torneios de padel), já não há paciência para sair quinta, sexta e sábado (e ainda estamos para descobrir que relação séria nasceu de uma noite de copos), já conhecemos praticamente todos os amigos dos amigos (e desconfiamos seriamente que os poucos que não nos foram apresentados é porque não interessam nem à maior das desesperadas), e também já percebemos que encomendar responsos ao Santo António ou ler "O Segredo" e pedir muito, muito que apareça alguém dificilmente resultará.

E se há quem viva bem na solidão, outros há que procuram amor. Ou só mesmo cama. Ou alguém novo para partilhar interesses ou descobrir outros novos. Se há uma rede social que dá uma ajuda, porque não? Meus amigos, podem ter a certeza que se algum dia ficar disponível vou MUITO parar ao Tinder ou ao que houver de parecido nessa altura. Porque a ideia de que só alguém muito desesperado vai lá parar não podia estar mais errada. A vida é lixada, é apressada, e há coisas que a idade não torna mais fáceis. Conhecer gente é uma delas. Só conheço a Isabel Moreira do que vou lendo na imprensa. Não serei a maior fã da sua persona política mas, assim à primeira, acredito que seja uma mulher inteligente, culta, com interesses diversificados e com um belo de um corpaço (o Correio da Manhã também já fez o favor de o mostrar). E se há mulheres assim no Tinder, então também haverá homens. E, posto isto, há esperança. Vamos acreditar que a estes sites não vão só parar concorrentes da Casa dos Segredos que andam a tentar sacar futebolistas das distritais, mas sim pessoas normais, divertidas, interessantes, com dois dedos de testa e que, grande crime, querem companhia. Os tempos são outros, passamos grande parte do nosso dia a olhar para um ecrã, por isso é normal que também seja através de um ecrã que procuremos dar um shake it out na nossa vida afectiva. É a modernidade, senhores, é a modernidade. Com o que isso tem de bom e de mau.

*não precisamos todos?

55 comentários:

  1. Concordo plenamente!!! Ser solteiro começa a ser constrangedor actualmente, o que é uma pena :-(

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo menos com a parte de que a Isabel Moreira tem um corpaço, já a vi ao vivo muitas vezes é é um esqueleto andante, mete impressão o quanto magra é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se isto é "corpaço"...
      http://www.noticiasaominuto.com/politica/529165/cristas-acha-mesmo-que-e-com-trocadilhos-que-faz-politica-digna

      Eliminar
    2. É verdade! Ela era professora (não sei se ainda é) na Faculdade de Direito de Lisboa quando lá andei. Na altura ela não andava ainda nestas lides políticas. Até chegou a namorar com um antigo aluno e tudo (não estou a criticar, atenção) e de facto a senhora não dá muito à beleza nem ao tal corpaço (na minha opinião, é demasiado magra). Agora, acho que ela está muito melhor na política, é uma voz muito activa no PS, principalmente pelos direitos das mulheres e de certas minorias, e eu gosto disso. Esta ideia feita de que as pessoas que têm cargos públicos não podem ter uma vida privada é absurda, deixem lá a senhora "tinderitar" com quem ela quiser, é maior e vacinada.

      Eliminar
  3. Subscrevo na íntegra! Excelente! Infelizmente ou felizmente Portugal ainda terá muito que avançar no seu processo de modernidade. Ainda vivemos numa era em que só conseguimos olhar em frente e esquecemos que existe muito mais à nossa volta.

    ResponderEliminar
  4. Os julgamentos, infelizmente, continuam presentes na nossa sociedade.
    E quem somos nós para o fazer?

    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Pipoca isto é um cliché mas o segredo da maior parte das relações que duram são aquelas que não foram procuradas. Tudo o que é procurado on line ou não, raramente resulta! Olha é um pouco como o teu blogue, foi crescendo , ganhando importância e "sucesso" simplesmente porque nunca tiveste essa intenção... parece me. Por isso boas amigas, escutai a voz da sabedoria ( cof cof ) NÂO procurem, NÂO façam do Amor / Romance um objectivo de vida e ele aparecerá. Catia Cacém

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pra quem é do cacém escreve muito bem!!

      Eliminar
    2. Eu conheci o meu marido através do hi5 e já lá vão 8 anos de casados. Não procurávamos ninguém em particular,ou uma relação,mas aconteceu. Tenho amigas que conheci através do instagram que por acaso até eram e são minhas vizinhas. As coisas não são assim tão lineares.

      Eliminar
    3. Não acho que tenha razão. Não interessa se as pessoas estão ou não à procura de alguém. O que interessa, e o que faz com que uma relação funcione, é o que se faz depois que se encontra alguém. A forma como duas pessoas se encontram em nada determina o sucesso da relação.

      Eliminar
    4. Não concordo nada! Apesar de vivermos na mesma localidade, conheci o meu namorado no badoo. Conhecia-o de vista e a mãe dele era minha conhecida, mas nunca tinhamos conversado. Através da rede social deu-se o "click" e estamos juntos desde 2012! Por isso não generalize.

      Eliminar
    5. Dois dos meus melhores amigos encontraram os namorados no Tinder e ambos estão juntos há dois anos e nas relações mais felizes em que já os vi.

      Eliminar
    6. Conheci o meu marido no hi5.... Já lá vão 10 anos :)

      Eliminar
    7. Conheci o meu namorado há 5 anos pela net.
      O amor existe e dará frutos daqui a uns meses :)
      Tem de perceber que o que começa nas redes sociais é só o primeiro empurrão. Como é óbvio depois as pessoas acabam por se conhecer pessoalmente e alimentam a relação a partir daí.
      E ainda não vi ninguém casar por procuração ou ter filhos por telepatia, portanto, é sinal de que a relação que começa num computador depois se torna tão real como qualquer outra, só muda o primeiro dia em que diz o primeiro olá.

      Eliminar
    8. Na verdade, é possível casar por procuração...

      Eliminar
  6. Estou a viver em Inglaterra e uma grande percentagem de pessoas bem sucedidas profissionalmente conhecem o parceiro em sites de encontros. Vivemos numa sociedade mais focada na instrução e a parte sentimental pode facilmente ser passada para segundo plano ( voluntária ou involuntariamente). Estes sites tem cada vez pessoas mais interessantes. E provavelmente são pessoas casadas e mal amadas que fazem os comentários mais negativos.

    ResponderEliminar
  7. Sim, sim, Cátia! Personificado no senhor da Zon que um dia nos bate à porta a entregar panfletos! É uma romântica! :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente! Tenho 51 anos estou só e muito bem e não estou "velha" e viva as redes sociais que me ajudam a não me sentir só e a ser mais feliz, rio, rio, rio e muito lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que não sente solidão .. Falta de algo mais...? Ser que a internet faz lhe assim tão bem?.... Talvez.. Mas n está a viver realmente a vida... O que é verdadeiro...

      Eliminar
  9. Estive no Tinder algumas vezes, sempre desinstalando a app por só encontrar pessoas "à casa dos segredos". Na última vez, numa fase desesperada já estava com a mente tão aberta e pronta para tudo, e surgiu uma pessoa normal, interessante, a pessoa com quem estou hoje. Estamos juntos há 1 ano e meio! Decidi arriscar e conhecer, e ganhei! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz por haver uma experiência feliz e comprovada, já que as redes sociais "do engate" são tão criticadas! 😊

      Eliminar
  10. Só conheço o tinder de nome. Mas pelo que explicas não é muito diferente que o facebook. Lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vá ver, porque não tem nada a ver com o facebook.

      Eliminar
    2. Calma anónima, só escrevi com base nesta opinião "se nós interagirmos com uma foto de alguém e se essa pessoa interagir com uma foto nossa, dá-se um match e abre-se uma caixa de chat, ,..." Credo. achei piada pronto. ou agora não há "engate" no facebook, quer ver..

      Eliminar
    3. Há engate em todo o lado onde há vida, não se consumam, porque enquanto vocês pensam as hormonas trabalham.

      Eliminar
  11. A Isabel Moreira ter conta no Tinder é notícia porque ela é mulher. Ou não haverá homens conhecidos no Tinder? Algum jornal se preocupou com esses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o João Vicente de Castro, aquele da Porta dos Fundos:
      http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/em-portugal-joao-vicente-de-castro-usa-o-tinder-para-se-dar-bem-diz-jornal-24122015

      Eliminar
  12. A minha relação nasceu de uma noite de copos! E apesar de já estarmos os dois mais para lá que para cá, em níveis de alcoolemia, tornou-se a noite mais romântica da minha vida. Quando a minha boleia para casa decidiu ir embora ele ofereceu-se para me ir por a casa porque estávamos a gostar da companhia um do outro. Podia ser arriscado porque o conhecia há uma hora mas tinha confiança na amiga que me apresentou. A caminho de casa parámos próximo de uma ribeira e ficámos horas a falar de interesses em comum. Vimos o sol nascer, dormitei no colo dele, tomámos o pequeno-almoço juntos na pastelaria mais próxima (devíamos estar com um aspecto horrível, esfomeados e ressacados que só visto), trocámos números e por fim ele foi por-me a casa. Muito ao estilo de before sunrise. Estamos numa relação há quase dois anos e a pensar ir viver juntos no verão. Estou muito grata por este acaso, ele tornou-me uma pessoa mais relaxada, mais equilibrada, mais divertida, mais apaixonada, sem tensões desnecessárias. Há a possibilidade de encontrar alguém decente quer no tinder quer numa noite de copos meninas :D

    ResponderEliminar
  13. Por acaso, sim. Ainda há pouco tempo o mesmo jornal falou de 2 actores ( homens) que tinha perfil no tinder. Não arranje dramas e massacres onde não os há.

    ResponderEliminar
  14. Conheci o meu namorado no Tinder 😊 mais por brincadeira que outra coisa meti me nisso e puff. Foi sorte, destino ou o que for. Já moramos juntos e estou feliz como nunca estive. Não é como se conhece, é tudo o que vem depois!

    ResponderEliminar
  15. A Sra. Deputada que faça o que bem lhe aprouver...
    Mas desculpa, Pipoca: corpaço é que ela não tem!

    ResponderEliminar
  16. Concordo plenamente. E é preso por ter e preso por não ter. Se a Isabel Moreira não andasse publicamente à procura do amor, seria acusada de ser uma mulher estranha e amargurada. Não vale a pena, tudo o que seja ao lado de casamento com filhos é motivo de chacota.

    Eu sou casada e com filhos e cada vez mais gosto de conhecer pessoas com vidas totalmente diferentes da minha, as vezes até as invejo (no bom sentido porque adoro a minha vida).
    As únicas pessoas que ainda não entendo, são aquelas que no século em que vivemos, se chocam com diferentes maneiras de ser....

    ResponderEliminar
  17. Infelizmente vivemos numa sociedade onde julgar o próximo é o passatempo favorito! Mais valia dedicarem-se à corrida e já não lhes dava para isso...acho muito bem que as pessoas, deputadas ou não, convivam e tentem encontrar o amor! Quanto ao cartaz do BE...concordo plenamente!

    ResponderEliminar
  18. Independentemente de tudo o resto, num país democrático, a Isabel Moreira tem tanto direito a estar no Tinder como a malta tem direito a fazer piadas sobre o assunto.
    É mais ou menos como a outra que se despiu. Ela tem direito a despir-se e nós temos direito a fazer piadas sobre isso. E depois é aguentar: o actor e a piada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a malta tem o direito de fazer piadas sobre o assunto. Alguém falou em prender os jornalistas do CM ou em censurá-los? Como estou num país democrático tenho direito em dizer que o CM é um jornal asqueroso e sexista e que isto não é notícia em lado nenhum e que deviam ter vergonha. Tá a ver como funciona a liberdade de expressão? É que esta tem consequências, quer se queira que não.

      Eliminar
  19. Conheci o meu marido no Hi5 há 9 anos atrás! Namoramos, casamos, temos um lindo filho e vem outro a caminho!
    Viva a internet que num momento difícil da minha vida me mostrou que afinal o amor existe!

    ResponderEliminar
  20. Sorri.
    Sou professora, na casa dos 40, mãe e divorciada. E sou gira... Por que não dizê-lo? :)
    Adoro a minha profissão, a minha família, os meus alunos e amigos. Sou louca pelo meu filho.
    Nunca permiti que a angústia tomasse conta de mim.
    Um dia, porém, quando passei a fase do "Quero viver sozinha para sempre!" (durou 3,5 anos) acordei e senti-me só.
    2 ou 3 meses depois foi-me apresentado o meetic ...e foi lá que, um ano depois, após a reabertura da conta (6 meses para esquecer, porque encontrei "gente" que possuía bloco de notas, passando a intitular a rede de feira de gado, onde me incluía!), encontrei a minha cara metade.
    De repente, eu que vivia rodeada de gente e que sorria até uma formiguinha, vi-me mulher... Sou tão mais feliz agora! ;)

    ResponderEliminar
  21. Clap, clap, clap!!!
    Sem tirar nem pôr... é isto!

    ResponderEliminar
  22. Conheci o meu marido no chat do Terravista já lá vão 14 anos. E estamos mais apaixonados que nunca e com um filhote lindo!

    ResponderEliminar
  23. Mas onde raio é que isto é uma notícia que possa interessar alguém?! Só mesmo para o pasquim do CM!

    ResponderEliminar
  24. é por textos como este que venho ao blog da pipoca!
    deu para umas gargalhadas, gostei muito! :)

    Maria

    ResponderEliminar
  25. Concordo com tudo o que escreveu, mas note que o Tinder tem sobretudo uma conotação sexual. É do entendimento mais ou menos geral que do Tinder não saem relações mas sim só cama. Ora isto não tem nada de mal se ambos estiverem com os mesmos objectivos. O problema é que, falando do que vejo pelas minhas amigas, elas procuram alguém para uma relação (pelos motivos que a pipoca mencionou, de ser difícil encontrar alguém depois dos 30 etc) mas eles só querem umas noites bem passadas. E mais... muitos são casados ou têm namoro sério. Ou seja, não tenho nada contra o Tinder mas também não tenho grande fé nessa rede social como plataforma para encontrar alguém decente que queira casar e ter filhos.

    ResponderEliminar
  26. E quem fala assim não é gago! Mais nada!!!

    ResponderEliminar
  27. Eu conheci o meu namorado no Tinder, após vários encontros falhados com outras pessoas, simplesmente porque o comprimento de onda não era o mesmo que o meu.

    O Tinder não tem que ser apenas uma aplicação para cama. Desde que as pessoas falem e percebam o que pretendem, há pessoas com os mesmos motivos para instalar a aplicação: Conhecer pessoas novas numa idade em que esses conhecimentos não acontecem.

    E sim, histórias de amor e príncipes encantados também os há nas redes sociais. São raros, mas existem <3

    ResponderEliminar
  28. Eu conheci o meu marido há 12 anos no chat do AEIOU (Blá Blá)! E eramos vizinhos! :D Também se conhecem pessoas decentes através da internet!

    ResponderEliminar
  29. conheci o meu agora marido no badoo (rede concorrente do tinder)

    eu so queria encontrar um sitio que vendesse Budweiser no momento em que emigrei

    ResponderEliminar
  30. O tinder é uma óptima forma de abrir horizontes e conhecer pessoas interessantes fora do círculo de amigos habitual.
    É como ir a um café ou bar novo.
    Já tive aventuras amorosas, fiz amigos e encontrei o meu actual amor no tinder. Aconselho-o a todos os meus amigos e amigas.
    Em viagem, usamos o tinder como forma de conhecer locais e obter dicas para restaurantes e sítios a visitar por exemplo.
    Vejam um pouco mais em www.smallcrazy.com ;)

    ResponderEliminar
  31. Perdonad que escriba en español; espero me entendáis.

    El hecho que criticas, Ana, denota una sociedad muy conservadora en Portugal, pero tu entrada también lo es. Tienes la visión de que Tinder, y ese tipo de redes sociales, son un sustitutivo cuando te va mal en "el mundo real" y creo que no es así. Ese tipo de redes lo usa gente normal, lo usa gente que tiene o no tiene amigos, gente que liga mucho "en el mundo real" y gente que no, gente que se siente sola y gente que no, etc. Tinder no sustituye nada, lo amplía; añade un nuevo foro a los ya existentes (bares, discotecas, etc.) para conocer gente y ligar.

    Al menos esa es mi impresión desde España.

    Un saludo a todos.

    ResponderEliminar
  32. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis