Pub SAPO pushdown

O "Making a Murderer" deu comigo em doida

quinta-feira, janeiro 14, 2016
ALERTA!

Este texto destina-se a pessoas que:


- Já viram o "Making a Murderer";

- Não viram o "Making a Murderer" mas também não estão para aí viradas;

Todas as outras (as que estão a ver ou as que querem ver) devem parar de ler este texto imediatamente, porque eu vou desbroncar-me toda. Ficam avisadinhas.



Foi quando, no mesmo dia, comecei a ver aparecer uma data de notícias sobre o "Making a Murderer", um novo documentário da Netflix, que decidi que tinha mesmo de me agarrar à televisão e despachar a coisa. E despachei. Meus amigos, foram três noites de completa obsessão - e três dias em que ansiava pela hora de me poder enfiar na cama (salvo seja) com o Steven Avery, o protagonista. O documentário está dividido em dez episódios de mais ou menos uma hora cada, o que faz com que se torne uma espécie de série. Mas uma série do demónio, uma série que nos agarra ao ecrã, que nos torna escravos e que é mais ou menos a mesma coisa do que quando nos enfiamos numa montanha russa, odiamos cada segundo, mas quando acaba já só pensamos em voltar. Com o "Making a Murderer" é mais ou menos assim. 


Mas vamos à história. Aos 23 anos o Steven Avery é condenado por um crime que não cometeu. Acusado de violar uma mulher, apanha uma pena brutal, é preso, mas nunca desiste de provar a sua inocência. E consegue. Com o evoluir da ciência e dos processos de investigação, descobrem o verdadeiro autor do crime e o Steven é solto, mas isto depois de ter estado DEZOITO anos preso injustamente. E pronto, se a história acabasse aqui já era suficientemente má e espectacular, mas não. Isto passa-se tudo no primeiro episódio, o que nos deixa a pensar no que raio acontecerá mais ao longo dos nove seguintes. E o que acontece é que, dois anos depois de ser libertado, o Steven Avery volta a ser acusado de um novo crime: assassinar a fotógrafa Teresa Halbach. Apesar de jurar inocência, uma vez mais, desta vez apanha prisão perpétua, no que parece ser uma acção orquestrada entre a polícia e o FBI que não aguentaram a vergonha de terem falhado redondamente no primeiro caso e querem a todo o custo evitar o pagamento de uma indemnização de milhões de dólares. 

Ao longo dos nove episódios de um documentário muitíssimo bem feito e editado (incrível a quantidade de gravações que existem), os advogados do Steven Avery tentam provar que o cliente foi vítima de uma cabala. Mas, a verdade, é que não há provas. As únicas provas que existem são as da acusação, ainda que alegadamente forjadas. São essas que ligam o Steven ao crime e fazem com que ainda hoje continue preso e a lutar pela sua inocência. E são essas que fazem com que tomemos instintivamente uma posição: o Steven, a família dele e os advogados são os bons. A acusação, os polícias e a família da vítima são os maus. No meio disto tudo claro que sobra espaço para uma pessoa se questionar se o Avery não terá mesmo cometido o crime, mas é um espaço muito, muito pequenino.

Passei a série consumida do primeiro ao último episódio. Acho que nunca disse tantas vezes "foda-se, isto não é possível". Devo ter repetido isto umas 14 vezes por episódio. Porque a história sofre tantas voltas e o Avery é um gajo com tanto azar que custa a crer que esta história seja real. Tudo é demasiado bom para ser verdade. Ao ponto de no final do primeiro episódio eu ter ido à net confirmar que os personagens eram mesmo reais e não actores, porque é cada um melhor do que o outro, parece que nasceram para aquilo. As namoradas dele são todas umas fofinhas (bem, a última revelou-se uma grande cabra recentemente, deu uma entrevista a dizer que ele é um monstro), os advogados são os maiores (porra, que génios!), dá vontade de trazer os pais para casa, o sobrinho (que lixa aquilo tudo aos declarar-se culpado) é inenarrável, o irmão e o ex-namorado da Teresa Halbach são sinistros (e não me admirava nada se se viesse a descobrir que estão metidos naquilo), o procurado Ken Kratz é asqueroso e tive vontade de o estrangular com as minhas mãozinhas (no final confirmou-se que era uma pessoa sem qualquer escrúpulo e fica-se muito feliz com isso), as testemunhas são escolhidinhas a dedo... enfim, todos óptimos.

Nunca uma série fez crescer em mim tantos sentimentos de raiva, impotência e frustração. Tive muita vontade de entrar pelo ecrã e desatar a largar porrada naquela gente toda. Eu sou 100% do team Avery, acho muiiiiito difícil que tenha sido ele a cometer aquele crime, acho que o que lhe fizeram foi uma filha da putice de todo o tamanho, acho que já lhe tinham dado cabo da vida uma vez e conseguiram fazer ainda pior à segunda. Sobretudo, isto faz-me ter muito medo, pensar que qualquer pessoa pode ser acusada de um crime que não cometeu e que não consegue provar que está inocente, acabando com os ossos numa qualquer prisão por muitos e bons anos, ou mesmo para sempre. 

Por essa internet fora correm petições para que o Steve seja libertado ou que, pelo menos, tenha acesso a um julgamento justo, coisa que nunca aconteceu. E eu espero MESMO que isso aconteça, porque a ideia de um homem inocente poder ficar para sempre atrás das grades é coisa que me consome os nervos. Depois de ter ficado sem dinheiro e sem acesso a advogados estatais, o homem enfiou-se na biblioteca noite e a dia a estudar o caso, a recorrer a todas as instâncias, a fazer os possíveis e os impossíveis para conseguir liberdade. Com a série e com todo o buzz que está a ter, já tem novos advogados, daqueles mesmo bons, por isso vamos acreditar que o processo vai sofrer mais uma reviravolta. Até porque a justiça americana sai com uma imagem tão, tão, mas tão má, que é mesmo bom que se retratem e façam alguma coisa. 

Se depois disto tudo ficaram com vontade de ver a série mas acham que eu já contei tudo, vejam na mesma, porque vale TANTO, mas tanto a pena. Há tanto detalhe, tanta coisa que merece ser vista. E eu preciso de falar sobre isto com alguém, ando doida. O meu homem só agora começou a ver, mas como é um avô e adormece logo, só consegue ver uns 23 minutos por dia. O que  me irrita muito, porque preciso de debater o assunto mas também porque quando ele põe aquilo eu volto a ficar presa ao ecrã como se fosse a primeira vez. Ahhhhhhhh, o "Making a Murderer" está a dar comigo em doida!!!!!!

94 comentários:

  1. Eheheheh epaaaaaaa tenho que ir ver isso jááááá´... se calhar até saia já do emprego e ia a correr... ou se calhar é melhor não! Fica para mais logo ok!

    ResponderEliminar
  2. Vinha só dizer que não li :D E obrigada meeesmo pelo spoiler alert! Já agora, gostava de saber se vale a pena ver a série, visto que não posso ler o texto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ainda não vi a série mas arrisquei e li os 3 primeiros parágrafos (depois do texto de alerta). Fiquei com imensa vontade de ver, não li o resto para não estragar.
      Para quem gosta deste género, acho que vale a pena ver :)

      Eliminar
  3. Eu tb devorei isso em 3 dias. E também senti o mesmo! :D
    Entretanto e como tb n tinha minguem com quem comentar e não conseguia deixar de pensar no assunto, virei-me para a internet. Encontrei vários artigos com provas contra o Avery que foram deixadas de fora do documentário e que levantam mais duvidas sobre a culpabilidade dele. Mas independentemente do homem ser inocente ou culpado, a verdade é q não teve um julgamento justo e isso está muito bem retratado no documentário! E chega a ser assustador...

    ResponderEliminar
  4. Ahahah Compreendo tão bem este post... TODA a gente a minha volta já me ouviu falar fisto... É realmente envolvente e desesperante e weird...

    Entretanto, porque sou uma pessoa que não gosta de descanso e adoro andar na rua cheia de medo e de achar que as autoridades me vão lixar, comecei a ouvir o podcast SERIAL. Aconselho vivamente.

    ResponderEliminar
  5. Isto podia ter sido escrito por mim, tudo, tudo. Desde a ansiedade à frustação! Uma filha da putice, mesmo.

    Ando doida e o meu namorado até queria que deixasse de ver, porque não conseguia não me irritar a cada 10 minutos. "Como é que é possível?"

    Já disse para nos inspirarmos em Prison break e irmos buscar o Steven!! E dar um abraço aos pais dele.

    Espero mesmo que se faça justiça, e que desta vez demore menos de 18 anos.

    Parmim

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana!
    Como eu te compreendo!
    Nos primeiros episódios repetia imensas vezes que aquilo não podia ser real... É perturbante, revoltante e de nos levar a refletir sobre o sentido de justiça ao mais alto nível... E depois parece que não podemos (mesmo) fazer nada para ajudar, como é possível?!

    ResponderEliminar
  7. Pipoca estava à espera deste post. Vi a serie em dois dias e sou da mesma opinião que tu(podemos estar enganadas no fim das contas,mas não me parece). Vi a serie e ao fim de ver a serie não tinha ninguém para debater a minha teoria. O meeu homem è assim como o teu e nada feito. Por isso agradeço muito o teu post.

    ResponderEliminar
  8. Ainda só vi dois episódios e também pensei: tudo isto só no primeiro episódio? Que mais pode acontecer ao pobre homem nos restantes 9 episódios? XD É mesmo revoltante...




    ResponderEliminar
  9. Pipoca nunca comento o teu blog mas não resisto... Que série maravilhosa, espectacular, uauuu! Vi logo que saiu e não poderia ser melhor, absolutamente fantástica!

    ResponderEliminar
  10. The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz

    Este doc é tão bom, mas mesmo tão bom. Quem gosta de teorias de conspiração e tudo isso, que o veja por favor.
    (e não leiam nada sobre este rapaz antes de o ver)

    ResponderEliminar
  11. Carolina Pereira14 janeiro, 2016 16:12

    Acabei de ver a série ontem e estou completamente de acordo contigo. Estando eu a tirar Direito acho toda a história completamente inacreditável. Como é possível que o júri tenha mudado de opinião quando na sua primeira votação, 7 pessoas acham que ele é inocente? Não entendo. E também concordo contigo em relação ao irmão e ao namorado da vítima, sempre tão calmos quando uma pessoa tão queria lhes tinha sido tirada. Não tenho muita fé no sistema americano mas cá estarei para ver os desenvolvimentos.

    ResponderEliminar
  12. Pipoca preciso da tua ajuda!!!!! O meu marido ofereceu me os meus primeiros louboutins este natal!!!! Os clássicos pretos de verniz altíssimo que só eles que essas coisas de sabrinas louboutins não é a valer... Mas desde aí que anda numa angústia, o que vestir com eles(bem sei que até o pijama da primark ia mas acho melhor não) quando os calcar e onde para não estragar a sua sola vermelha maravilhosa????? Sandra Gonçalves mulher angustiada de Coimbra....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau! Que esplêndido!
      Que invejinha que eu tenho!
      Vista lingerie Victoria's secret bem sensual... por cima um lindo Vison, et Voilá! Está pronta para arrasar com os seus novos Louboutin!...cuidado com a subida das águas! :-)

      Eliminar
    2. OMG!!!
      1º estamos num post de uma serie p'ra lá de excelente e vem esta falar de Loubies? Não quer estragar a "sua sola vermelha maravilhosa"??? Olhe...voe! Ele há cada um...

      Eliminar
  13. Ana, arranjou a "bonita" cá em casa e por isso agradeço-lhe. No dia em que a Ana escreve que estava a ver a série, disse à "pessoa" cá de casa - temos que ver esta série que vai na volta parece coisa gira. Longe estava eu de saber que era uma história verídica, mais coisa do demo, não arredei o cu do sofá, entre almoço e ceia, vi a série toda, houve alturas em que tive vontade de bater no estrupício Ken Kratz e no irmão da moça. Este passa 7 episódios, a sorrir nas entrevistas ou declarações e no último julgamento, "ai jesus que há que condenar a perpétua o monstro do Steven". A coisa foi tão preocupante que me vi no domingo de volta de toda a informação que havia na internet para saber a veracidade da coisa.
    Obrigada, obrigada, obrigada por estas "dicas". Beijinhos
    E.O.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ser à toa que a vítima num dos vídeos diz que ama as irmãs, pai e mãe e nem se refere ao irmão. Queria 5 minutos de fama e teve, o parolo.

      Nuno.

      Eliminar
  14. Realmente é uma série inacreditável. Eu não sei se o homem cometeu o crime, até é muito possível. Mas se o cometeu devia ter sido provado sem qualquer dúvida que o cometeu e isso não aconteceu!!
    Ora primeiro a polícia do condado de Manitowoc não devia ter estado dentro de casa dele sem supervisão nem devia estar à procura de provas. No entanto eles é que encontraram a chave do carro da Teresa no chão do quarto do Steven passados 3 dias (ou seja, a polícia da outra cidade revistou o quarto sabe-se lá quantas vezes e não encontrou nada). Tinha dna do Steven mas não da Teresa (apesar da chave ser dela... como é possível??).
    De acordo com a descrição do sobrinho eles mataram a Teresa dentro do quarto do Steven, esfaquearam-na, cortaram o pescoço, coisas horríveis. Mas não há vestigios de sangue dela em qualquer parte do quarto.
    O sangue do Steven encontrado no carro pode ter vindo de um frasco que estava guardado no departamento de Manitowoc (foi provado que o frasco foi mexido pelo tenente acho com uma agulha). Não provaram que o sangue não veio daí.
    O sobrinho do Steven foi interrogado sem pais ou advogado (apesar de ser menor), não deu nenhum informação que ele tivesse pensado e foi interrogado por um investigador, que devia estar do lado dele, de uma forma absolutamente horrível e que vai contra qualquer ética que existe.
    O carro da Teresa foi possivelmente encontrado por um polícia de Manitowoc antes de ter sido visto na residência do Steven Avery.
    E há muito mais coisas.
    Digo novamente, este homem até pode ter cometido um crime absolutamente horrível. Mas cabe à polícia e ao tribunal provar que ele realmente o fez, ter provas que não sejam questionáveis!!!

    ResponderEliminar
  15. Fiquei com M U I T A mas mesmo M U I T A vontade de ver e ainda mais depois de ter ido pesquisar e ter encontrado o trailler do documentário.
    #teamavery

    ResponderEliminar
  16. Eu também preciso de comentar com alguééééém!!!!! Obrigada pipoca por este post! Também acabei de ver ontem e adorei! Eu sou totalmente team Avery tal como a Pipoca. Fiquei mesmo enervada quando as ''provas do crime'' começaram realmente a aparecer. Chave do carro da Teresa a aparecer no quarto dele dias depois e já estando ele sob custódia? Se não apareceu na primeira busca, aparece nas outras? Tubo de sangue com furos? Não há ADN dele no carro dela? A chave do carro não tem NUNCA o ADN dela? E o sobrinho?? Que raiva de miúdo!! Para que é que inventou? Eu também acho que ele está inocente e que o Mike (o irmão da Teresa) tem tanta mas tanta culpa ali! Bem como aquele xerife (que não me lembro do nome), aquele que deve ter estacionado o carro da Teresa no ferro velho do Avery e que mentiu relativamente às horas de entrada no espaço). As namoradas enfim... sem comentários. Ainda pensei que a Jodi fosse ok mas afinal... Espero mesmo que este caso se resolva. Eu por acaso achei, no último episódio, que ia haver alguma legenda do genero ''a mãe de Steven morreu'' ou o pai... Seria muito triste se isso acontecesse. Quanto ao sobrinho... whatever! Custa-me mais acreditar que o Avery fez aquilo. Ainda assim.. tudo estranho! Quero muito saber o desfecho desta história

    ResponderEliminar
  17. Ainda só vi o 1.º episódio mas já ando às cambalhotas de ansiedade. Lanço-me em pesquisas na net e parece que de um modo geral o comentário é tido como um pouco tendencioso, na medida em que oculta algumas evidências contrárias à inocência do Avery. As responsáveis já vieram a público admitir que de facto ocultam certas coisas mas porque tiveram que selecionar o que acham mais importante. Assim de repente não sei até que ponto vai a imparcialidade nesta coisa de "selecionar" o que parece mais importante... Mas só vendo tudo para poder ter a minha própria opinião.
    Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que provas são essas que foram deixadas de parte?? agora fiquei curiosa!

      Eliminar
    2. A Teresa tinha comentado com colegas do escritório que não gostava da maneira como o Steven a tratava, inclusive pediu para que mandassem outra fotógrafa, mas quando o quiseram fazer ele disse explicitamente que tinha que ir ela. Além de umas quantas chamadas que ele fez para ela antes de ela chegar lá...

      Eliminar
  18. Eu começei a ver e já vou no 7º episódio......e ando doida da cabeça em como podem fazer aquilo ao Steve......apetece-me ir lá ajudá-lo!!! como é possível tanta injustiça....
    E como é possível aquilo acontecer e ninguém do estado fazer nada.....QUE NERVOS!!
    Espero sinceramente que seja libertado...

    ResponderEliminar
  19. Também fiquei paranoica com esta série!! Sendo um documentário sobre um caso real até acho super egoísta pensar em spoilers porque estamos a falar de duas vidas arruinadas. Já sei que é entretenimento mas fiquei tão obsecada pelo caso que de noite nem conseguia dormir. Mas estou contigo! Para mim são os dois inocentes (apesar de que ainda tenho mais pena do sobrinho) e desconfio bastante do irmão e do ex namorado mas também do outro sobrinho e do cunhado cujos testemunhos não coincidem. Deixo- te aqui o link das 10 teorias mais loucas dos fãs: http://www.gamesradar.com/fan-theories-making-murderer-steven-avery-netflix/#st_refDomain=www.facebook.com&st_refQuery=/

    ResponderEliminar
  20. Eu vi a série e também penso que ele esteja inocente, não existe mesmo um motivo para ele matar a Teresa. Fiquei contente foi por saber que as pessoas que fizeram o documentário ainda não pararam de filmas, ou seja, haverá uma ligeira e remota hipótese que o documentário tenha uma continuação.

    ResponderEliminar
  21. Tenho de ver isso!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (entretenimento e cinema)

    ResponderEliminar
  22. 100% de acordo.
    A haver uma frase que descreve esta série claramente será: "foda-se, isto não é possível."

    ResponderEliminar
  23. Porra Ana, isso é que é viver intensamente uma série!
    Juro que hoje pela primeira vez...,tive sentimentos contraditórios ao ler o seu texto, um misto de "aflição","stress" e até cansaço!
    Vou tomar um chá de cidreira para me acalmar...

    ResponderEliminar
  24. Yeahh não li e acho que a saga para ver a série vai começar já este fim de semana ahah

    ResponderEliminar
  25. Pipoca estou contigo no barco. Quando comecei a ver a série nem queria acreditar na história que estava à minha frente. A vontade era entrar pelo ecrã e dar um valente par de estalos aquele xerife medonho!!
    Assusta-me pensar que tão facilmente se mete um inocente na cadeia. ME-DOOOO deste sistema criminal!!
    Que toda a exposição que este caso está a ter com a série sirva para ajudar o Steven Avery!

    ResponderEliminar
  26. Não lhe posso ser útil, para debatermos o assunto...habitualmente não sou consumidora de séries, prefiro filmes quando tenho tempo disponível para vê-los. Mas decerto que vão chover comentadores para vibrar consigo!

    Raquel

    ResponderEliminar
  27. A série é genial,mas... http://www.pajiba.com/netflix_movies_and_tv/is-steven-avery-guilty-evidence-making-a-murderer-didnt-present.php

    ResponderEliminar
  28. É por isto que tenho um medo terrível da justiça americana... Há tantas histórias, tantas .... :( de inocentes que foram mandados executar... e os que continuam presos... há histórias sem fim... disso e da violência com que tratam os acusados... Enfim. Muito medinho... Um acusado morreu de tanta porrada que levou da polícia americana em interrogatório... que se tivesse sobrevivido teria de amputar ambas as pernas... a versão oficial... oh well... não é preciso dizer que não é a mesma... nojinho. cada vez menos gosto dos americanos se nunca morri de amores por eles, cada vez que os conheço mais, menos gosto...

    ResponderEliminar
  29. Depois vê-se o The Jinx e ainda se fica mais revoltada de como em julgamento o Robert Durst tenha sido considerado inocente e o Steven Avery culpado.

    ResponderEliminar
  30. Tenho que ver agora! Me esperem as férias!

    ResponderEliminar
  31. Em que canal passou?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  32. Realmente tens toda a razão. O meu mais que tudo também é um avô e nem passou do primeiro episódio. Ainda tentei partilhar as minhas ideias com ele à mesma uma vez que me dei ao trabalho de explicar tudo mas ele acredita que ele é culpado. Eu concordo que é uma filha da putice e que não tem como ele ser culpado e também ando a seguir as notícias todas para ver o que se vai passar daqui pra frente.

    ResponderEliminar
  33. Como eu te entendo!
    Comigo foi exactamente assim. Ou mais ou menos! Vi os dois primeiros de enfiada. O primeiro, deixou-me numa ansiedade, que perdi conta às vezes que praguejei.
    No segundo episódio, alguns minutos depois, já só comentava, com o homem cá de casa "Que mais vai acontecer? Não, não e não! Não pode ser!"
    Óbvio que depois fui pesquisar, sobretudo porque tenho pouco de masoquista e não queria seguir naquele sofrimento. E sou sincera, não consegui continuar com a série. Era demasiado para mim. E só pensava na rapariga morta e como sendo ele culpado ou inocente, é tudo tão horrível. Tão nova!

    Li diversos artigos (bem fundamentados) que indicam que houve antecedentes e assédio para com a vítima. Os próprios autores do documentário não acham que ele é inocente

    Seja como for, li que ele arranjou bons advogados e que estão a tentar um novo julgamento. Com toda a pressão mediática, certamente o caso acabará revisto e espero que a verdade apurada. E sobretudo, que ele tenha direito a um julgamento justo. Seja culpado ou inocente.

    Triste também é ver que no meio de tudo isto, duas mulheres foram violadas, porque o homem errado foi preso e uma acabou assassinada, também porque o homem errado foi preso.

    Muito foda-se para isto!

    Ficam aqui alguns artigos:
    http://www.buzzfeed.com/krystieyandoli/the-filmmakers-behind-making-a-murderer-dont-think-steven-av#.pj7L25lAB8
    http://www.buzzfeed.com/jarettwieselman/making-a-murderer-burning-questions-answered#.tbwMyqJZDG

    Margarida
    http://peoplepeople.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, num dos links que partilhou, a informação é realmente o oposto do que disse: as autoras dizem que não acreditam que ele seja culpado!

      Eliminar
  34. Também passei os primeiros dias de janeiro assistindo com meu marido todos os episódios, incansavelmente, num misto de revolta e nojo pelo acontecido com Steven e sua família. E mais ainda por saber que tudo aquilo foi real, que ainda acontece... E quantos Averys temos espalhados pelo mundo afora, que ninguém toma conhecimento? Quando eu advogava no Brasil, trabalhei com revisão de penas entre condenados que não tinham advogados (não podiam pagar um), a realidade era cruel. Ladrões de galinha, cuja pena já havia sido cumprida, mas ainda mofando na cadeia. Sem contar os inocentes.
    Steven já mofa novamente há mais de dez anos, assim como o sobrinho induzido a confessar. Se ele cometeu de fato ou não o segundo crime, este foi concluído num julgamento fora de qualquer embasamento legal, mesmo vendo depois todas as provas excluídas, os depoimentos e tapes (obsessão é meu nome) ainda não fui convencida de que o julgamento foi justo e limpo.
    Muita, muita sujeira junta!
    E infelizmente Obama não pode dar o perdão aos Avery, pois não é crime federal. E por questões políticas não pode pedir ao governador de Wisconsin o perdão aos condenados, pois são inimigos... Ou seja, uma merda geral!
    Queria muito poder fazer parte da equipe de defesa, Ah, como queria!
    Beijinhos,
    Ana.

    ResponderEliminar
  35. Não conhecia, mas vou já ver!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Pipoca eu também adorei! Mas se gostaste desta VAI VER O "THE JINX", que é um doc da HBO sobre o Robert Durst e que é AINDA MELHOR do que o MaM! Prometo que vale taaaaanto mas tanto a pena!!

    Ana

    ResponderEliminar
  37. Tens de ver How To Get Away With Murder ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela porcaria

      Eliminar
    2. Sim!!! Esta série é demais! Em todos os episódios fico de queixo caído. Para além de tudo tem uma das melhores actrizes, Viola Davis. Excelente! 8.3 no IMDb.

      Eliminar
  38. Ahhh Pipoca obrigada por falares nisto. Eu desde que devorei a série que ando a matutar na coisa mas ninguém que eu conheça já viu a série :(
    Tentei ser racional e pensar que o documentário era feito na perspectiva dos Avery. Mas juntando as peças todas é tudo tão bizarro que inevitavelmente dou por mim a achar que o Steven é inocente e foi incriminado. O sobrinho ter vindo ao caso também foi assim qualquer coisa de absurdo atrás de absurdo. Só a cena do investigador a ditar-lhe o depoimento e a apontar com um dedinho o que falta numa sala que parece uma sala de aula e um teste, algo que me parece que já condiciona muito o miúdo. Quem mais mexeu comigo foram os pais, especialmente a mãe. Tão triste o sofrimento. Todos sofrem e nada de bom acontece. E quanto ao irmão da vítima, nunca entendi a fixação em acusar o Avery e nunca mas mesmo nunca questionar nada na investigação. Se fosse a minha irmã eu poria todas as questões e iria até ao fim do mundo para esclarecer tanta dúvida. Irritou-me tanto que dei por mim a pensar que na volta foi ele. Enfim espero que isto dê uma reviravolta. Admiro a tenacidade do Steve mas se depender do estudo dele na biblioteca preparar apelos e recursos temo que morra na prisão.

    ResponderEliminar
  39. Resolvi fazer um pleno e em 2 dias foram 10 episódios. E sempre a palavra "fodasse" na minha cabeça. Não sabia nada da história e resisti até ao fim para ir à net confirmar se aquilo era real. "Ninguém pode ter tanto azar na vida" pensava eu. Mas sim, parece que é tudo verdade.
    As personagens são épicas. O Steven parece tão boa pessoa, e aqueles pais são uns queridos (a mãe dele não é o ioda?)
    O sobrinho ainda hoje deve estar a pensar o que lhe terá acontecido, coitado é dormente de cérebro.
    E como é que Os filhos da puta da polícia lá de wic..qualquer coisa, conseguem dormir de consciência tranquila e por fim como é que não há a merda de um teste credivel para testar o sangue que foi encontrado no CRV?
    Haaaaa catano!!

    ResponderEliminar
  40. e tu começou por causa da prima.
    mais ele tinha 22 testemunhas e uma compra no primeiro crime que não valeram de nada

    ResponderEliminar
  41. Soraia Guimarães15 janeiro, 2016 01:12

    Não tenho netflix :( não me sabem dizer outra forma de ver sff? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode fazer download, já está disponível em alguns sites. Precisa é de ter utorrent

      Eliminar
  42. Estou passando exatamente pela mesma situação! Raiva, revolta, indignação e impotência me definem. Não consigo imaginar nem o mínimo do que Steve já passou nessa vida... Muitos já teriam desistido, cometido suicidio ou qualquer coisa assim. Ele segue firme para comprovar a sua inocência e eu tenho fé que esse homem sera absolvido e terá a sua inocência comprovada. Enquanto isso, sigo indignada com a história medonha que é retratado no "Making a Murderer". E fica o alerta: muitos vezes, os verdadeiros vilões estão exatamente aonde supostamente os mocinhos deveriam estar.

    ResponderEliminar
  43. Uma acha para a fogueira... os comentadores do artigo não parecem pensar que o Steve e a família sejam boas pessoas:
    http://news.yahoo.com/steven-averys-ex-girlfriends-confession-170646126.html

    ResponderEliminar
  44. Que série/documentário viciante, arrepiante, cheia de adrenalina, assustadora... sei lá mais o quê. A história do Steve é surreal, mas para mim a condenação do sobrinho (Brian Dassey) é o verdadeiro terror. Como é que um juri condenou um miúdo de 16 anos, com dificuldades cognitivas, completamente manipulado pelos investigadores é coisa que nunca vou compreender... Espero bem que os 2 tenham direito a um novo julgamento, um julgamento isento!

    ResponderEliminar
  45. Questões de Português: as personagens e não os personagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/662

      Eliminar
    2. https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343

      Eliminar
    3. https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/personagem-masculino-ou-feminino/10365

      Eliminar
    4. Concluindo, quando numa sociedade erradamente se utiliza de forma repetitiva uma determinada expressão, esta torna-se aceitável e correcta! É o que sucedeu com o novo acordo ortográfico que muitos rejeitam! Compreensível! Aqui sucede o mesmo...

      Eliminar
  46. Pode assumir os dois géneros!

    ResponderEliminar
  47. Completamente inquietante! E se é verdade que talvez nunca se venha a saber o que realmente aconteceu é inevitável que não surjam dúvidas sobre todo o processo e maneira como as coisas foram feitas. Li algures na internet que existem vários factos que foram deixados de fora do documentário e que apontam para o Steven e algumas acusações da parcialidade do documentário. Mas custa a crer em tanta coincidência. Nunca fui à bola com o procurador do caso, irritava-me aquela vozinha e toda aquela mania de "chico esperto", afinal era um grande porco! E o irmão dela e o ex-namorado, sem dúvida, sempre os achei estranhos, toda aquela história das mensagens e dos códigos, enfim. E o Brendan... completamente tramado e manipulado. É tudo tão revoltante. Espero que a ser inocente consiga voltar a prová-lo. E que com isso se descubra quem fez aquilo à Teresa, algo que não acredito que venha a acontecer... talvez tenha sido o crime perfeito?! 10 episódios que são um verdadeiro murro no estômago.

    ResponderEliminar
  48. Para quem gostou de Making a Murderer, recomendo os podcasts Serial:
    https://serialpodcast.org/season-one

    A primeira temporada esta genial!

    ResponderEliminar
  49. Mesmo depois do spoiler, vou tentar ver. Já ouvi dizer que é bastante forte e inquietante. Mas estou realmente curiosa.

    ResponderEliminar
  50. OBRIGADA pelo aviso. Ainda só vi dois episódios. Fosse a net toda assim, pá...

    ResponderEliminar
  51. fiquei igualmente como a Ana, completamente colada nos 10 episódios...e em alguns com vontade de saltar do sofá e revoltar-me com aqueles oficiais de justiça.
    Aproveito para lhe desejar os parabéns pelo excelente blog, admiro o seu sentido de humor inteligente e conveniente, dou boas risadas logo pela manhã. Deixo ficar a "casa" que partilho com uma amiga, ainda em fase inicial, para que conheça e quem sabe também se possa emocionar connosco:)
    http://actwice.com/

    ResponderEliminar
  52. Não vi essa série( sim,porque documentário não é isso) e nem tenciono ver.mas acha mesmo que fou condenado a prisão perpétua porque é um anjinho? Acha mesmo? Acredita no pai natal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não vi, mas não me custa nada acreditar que o homem possa ser inocente - que não é sinónimo de ser um anjinho.
      Porque a justiça dos EUA é rica em casos desses, mais graves ainda quando os sujeitos são condenados à morte.
      Faça uma pesquisa e talvez também comece a acreditar no pai natal.

      Eliminar
    2. Um país supostamente desenvolvido e que ainda permite a pena de morte, ignorando por completo a dignidade da pessoa humana e o bem vida, tem tudo para ter um sistema judicial de merd@

      Eliminar
    3. Acho que a principal questão do "documentário" não é se ele é inocente ou não. Tal como foi deixado noutros comentários houve provas que foram deixadas fora do documentário como:

      - o facto de ele requisitar sempre aquela fotógrafa para ir lá à sucata;

      - uma vez a ter recebido só em toalha,o que a deixou desconfortável e pediu ao patrão para não ter que voltar lá;

      - de no dia do desaparecimento ele lhe ter ligado 3 vezes e 2 delas dum número anónimo, tendo numa das chamadas deixado uma mensagem a dizer "porque é que não apareceu" dando a entender que ela nunca tinha ido lá, parecendo que estava a arranjar um álibi;

      - de haver recibos da compra de cordas e algemas duas semanas antes mas...

      Muitas destas provas também foram contestadas como por exemplo não existir qualquer ADN da vítima nas algemas, só do Avery e de outra pessoa não identificada.

      - de ter sido chamado um perito que afirmou que era quase impossivel um corpo ter queimado a céu aberto em pouco tempo, dizendo que demoraria pelo menos 2 dias a deixar os ossos naquele estado, mas a fogueira só ardeu umas horas...

      Ou seja ao fim de 10 episódios não consegui chegar a nenhuma conclusão, a cada episódio que via mudava a minha opinião e cheguei ao fim sem saber mesmo se ele era culpado ou não...mas como dizia no início do comentário, a questão fundamental do "documentário " não é se ele é inocente ou não mas que não teve direito a um julgamento justo. Aqui em Portugal não poderia ser condenado tendo em conta o princípio in dubio pro reo. O juro decidiu sem ter a certeza, como desde logo se percebe se no início da deliberação 7 votaram inocente, 3 culpado e 2 indecisos. No fim já houve um jurado a admitir que tinham chegado a um acordo. Que num crime votariam culpado e noutro inocente para atender à vontade de todos. Mas ganhou o veredicto de culpado. E também já admitiram que fizeram isso para dar a entender ao tribunal que não estavam de acordo, para poder haver uma repetição do julgamento ou um recurso. E tudo isso lhe foi negado. Não é um santo, isso não acredito, mas que não teve direito a um julgamento justo acho que todos concordamos!

      Eliminar
  53. Bem que podia ter sido eu a escrever este texto, Pipoca! Só acrescentava que a voz fininha do Kratz me dá a volta ao estômago...ele e basicamente todo o processo. Tão mas tão incrivelmente revoltante. Acabei de ver o 8.o episódio é ainda tinha esperança que alguma alminha do júri abrisse os olhos e percebesse o óbvio. Estou agora no 9.o episódio. .pode ser que, passados 10 anos e vendo este documentário com a devida distância, a justiça seja feita. E o que me parte o coração o sofrimento dos pais do A ver. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Caitlin Jenner dava tudo para ter a vozinha do Kratz

      Eliminar
  54. Ainda vou a meio da série mas acho que o irmão tem dedo nisto! Desconfiei logo na primeira declaração dele na série em que a irmã tinha acabado de desaparecer e ele diz "Temos de fazer o luto" e etc... Então ele viu logo que ela estava morta? Muito estranho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina, concordo plenamente consigo! E o ar dele, super calmo em tribunal e do ex namorado. Entao isto e assim nos eua? Se eu quiser cometer um crime vou para um estado e pequena cidade ou vila onde um ex condenado acaba de sair da prisao (estando la ou nao a cumprir a sua pena sob declaracao de culpado ou inocentado depois de tee cumprido pena) e assim safo me do homicidio, porque consigo por a vitima na casa ou terreno do 'suposto assassino' para ele ser o suspeito mais provavel? Os advogados dele e que tem razao...a Teesa desaparece e eles vao ao site da operadora e tentam adivinhar a palavra passe dela para terem acesso aos registos telefonicos? Que conveniente. E aquele discurso emocionado da prima, nao me compram com lagrimas de crocodilo e frases 'foi o espirito santo que nos guiou para a sucata dos carros dos Avery, especialmente naquele sitio! E como quem nao quer a coisa, la fomos vendo as duplas filas de carros para ver se algum era o jipe verde dela...' e depois monstram a enormidade do terreno e a quantidade de carros que la estao arrumados na sucata. Vao enganar outros. E aquele video dela 3 anos antes de morrer ' ah se eu morrer morro feliz porque acho que ja fiz tudo na minha vida' quem e que fala assim para um video caseiro, aos 20 e poucos anos!? Pareceme um bocado tendencia suicida....e o ex namorado, que era ex e andava sempre metido na casa dela e do colega rapaz com quem partilhava a casa, isso nao investigaram , pois nao!? Nem ninguem da familia foi perguntado alibi, naofizerambuscas em mais nenhum sitio.alias, quando ela foi dada como desaparecida, porque e que a policianao ajudou nas buscas? Porque e que teve que partir de um conjungo de familiares e amigos espalharem papeis so naquela zona e nao pelo estado dela ou pelas imediacoes daquele condado ou cidade? A policia tinha aquilo muito bem delineado, era o que era. E ate talvez ao episodio 4 ou 5 ainda pensei que ele pudesse ter cometido o crime , ou o 1o ou o 2o ou ambos ate, so por tambem tercometido o 1o e achar que nunca seria apanhado ou por puro 'desporto' . Mas a policia tinha um grande motivo para fazerem as provas dirigirem todas para o Avery: 400 mil dolares, q era o que lhe iriam indemnizar pelos 18 anos presos injustamente. E se se comprovasse que aquela maltinha toda, xerifes e assistentes e detectives estivesse a mentir, segundo o advogado do Averynaaltura em que estava aberto o questionario paraaveriguarem a conduta dos oficias de justica daquela terrinha, ele poderia muito bem receber, se o caso avnancasse e nao fosse caido em esquecimento... 18 a 36 milhoes de dolares. Este crime serve unicamemte para isso... para lhe evitarem pagar o dinheiro e para nao sairem mal vistos pelo sistema que tanto protege e se associa a estes 'xerifes' de meia tigela. Nem a um julgamento justo ele teve direito. E ja para nao falar no sangue e semprr os discursos de virgem ofendida da acusacao 'ah se estao a insinuar que as forcas policiais do condado tem algo a ver com isto...meu deus, que ofendidos e ultrajados nos sentimos, como podem achar que fariamos tal coisa, nos, uns santos, semprr a zelar pelo melhor interesse da nossa comunidade...' balelas

      Eliminar
    2. E tambem nem falamos que supostamente a Teresa foi amarrada a cama, foi esquartejada , cortaram o pescoco e blablabla...ah e nao ha sangue na cama? Nem ADN? Nem vestigios do local ter sido limpo? Uau, o Avery tem de nos dizer que quimicos maravilhosos e que usou no quarto, para nao detectarem o mais minusculo sinal de sangue dela, adn, cordas rasgadas, bocados do corpo esquartejado pelo quarto. E as buscas a casa dele, hein? 18 x que la foram e so encontraram uma chave com as impressoes digitais do Avery, e nao da dona da chave e do carro que toda a vida tocou nas chaves. Eles sabem muito. E ate 'espremeram' como bem quiseram o sobrinho dele, qur ve se a leguas que tem o desenvolvimento cognitivo de uma crianca de 3 anos! Pensei que ate iam usar o problema do 'atraso mental' ou do 'doenca psiquiatrica, ele nao sabia o que estava a fazer' mas nem isso. Deixam esses argumentos apenas para os Renato Seabra desta vida, nao e? Aqueles xerifes e detectives daquele condado sabem muito

      Eliminar
  55. Assisti até o nono episódio. Fiquei tão emputecido que estou criando vontade para assistir o décimo. Quem sabe amanhã assisto. xD
    Do ponto de vista do julgamento, só tenho uma coisa a dizer: Como uma pessoa consegue ser tão inteligente a ponto de não deixar um vesígio sequer de sangue ou marcas das algemas na cama, mas é burra o suficiente para esconder o carro da vitima em seu próprio desmanche?
    Se eu fosse o juiz, inocentaria o sujeito baseado unica e exclusivamente nesse argumento. :-D

    ResponderEliminar
  56. Este texto chamou-me a atenção e fui tentar saber algo mais sobre esse Steven Avery. Na Wikipedia descobri que desde os 18 anos que ele esteve preso por vários crimes. Entre os quais ter encharcado o seu gato em gasolina e ter-lhe pegado fogo, para mim isso é uma prova de imensa crueldade e desrespeito pelo sofrimento dos outros. Por isso, não me admira nada que seja culpado de tudo que o acusam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. penso exactamente a mesma coisa... este indivíduo é cruel (se a Wikipedia não mente!) e problemático.
      ainda não vi o documentário, mas à partida tenho muitas reservas em relação à inocência dele.

      Eliminar
    2. Por pior que seja fazer isso a um animal, aos 18 anos fazemos muita merda... não imagino como é que isso demonstre que a pessoa matou alguém. Se calhar foi essa a evidência quando o condenaram inocentemente a 30 anos de cadeia por ter violado a outra senhora. É que se foi, parece que afinal então estavam errados.

      Eliminar
    3. Por muitos erros que possamos cometer aos 18 anos, as pessoas normais não martirizam animais por diversão. É uma das características da sociopatia. Quem faz isso não tem qualquer empatia por seres humanos ou por animais. E esse facto, não foi tido nem achado na primeira condenação, como pode ver se se informar. Se calhar porque há mais pessoas como você que acham isso "normal" nos desvarios da juventude.

      Eliminar
  57. Se nao viu, primeiro não diga que não é um documentário, bastava ver os primeiro dez minutos para ver que o é. E segundo se não sabe do assunto que se trata porque tira conclusões acerca da pessoa envolvida?

    ResponderEliminar
  58. é tão surreal que às vezes esquecia-me que isto tinha mesmo acontecido. também disse muitas vezes fodasse e insultava as personagens, principalmente o irmão da teresa. ele irritava-me profundamente e acho que tem algo a ver com crime. os pais do steven são amorosos e emocionei me muitas vezes com eles. espero que em breve tudo seja revelado e que saio mais uma temporada com a continuação.

    ResponderEliminar
  59. http://www.huffingtonpost.com/entry/steven-avery-making-a-murderer_56992180e4b0ce4964243136
    Hà cada mais coisas sobre este documentàrio.. isto é MUITO assustador. De todas as maneiras.

    ResponderEliminar
  60. http://www.dailymail.co.uk/news/article-3390390/White-House-rejects-petition-pardon-subjects-Netflix-s-Making-Murderer-s-state-not-federal-crime.html
    Não sei se se vai safar

    ResponderEliminar
  61. Ainda não concluí a série, mas já vi até ao 8º episódio.
    Fiquei curioso para saber como andavam as coisas e lembrei-me que poderia haver um tópico no reddit sobre a série:

    https://www.reddit.com/r/makingamurderer

    E existem alguns posts particularmente interessantes, quer por parte da "defesa" que da parte da "acusação".
    Vale a pena ver
    : https://www.reddit.com/r/MakingaMurderer/comments/42avz0/serious_people_that_genuinely_believe_steven_is/

    ResponderEliminar
  62. Esta série faz-nos mesmo perder a fé na humanidade!

    http://blogdainessilva.blogspot.pt/2016/02/making-murderer.html

    ResponderEliminar
  63. Fez-me confusão a defesa do Steve não ter falado da prova das chaves em tribunal, era algo que só tinham a ganhar... Visto que nela só se encontrava o ADN do Steve, e isso não fazer qualquer sentido. Ou se calhar falaram e simplesmente não aparece no documentário mas gostei muito, não gostei obviamente do desfecho mas só prova que a América é mesmo o país mais demoníaco do mundo e não é de agora...

    Nuno.

    ResponderEliminar
  64. Estou de directa, porque devorei o documentário numa noite!
    Não consegui parar de ver...não tinha conhecimento deste documentário, foi por um acaso!
    Não consigo dormir, não podia estar mais de acordo com o que " a Pipoca", escreveu! Senti-me exatamente igual!
    Tenho tantas perguntas para fazer!
    Como é que a família da Teresa, nunca pôs a hipótese do assassino da irmã continuar a solta!
    Nem percebi como chegam à conclusão que ela foi de facto morta!?
    Fiquem com vergonha de ver os esforços da família em procurar a irmã desaparecida!
    Porque não fez a polícia as buscas!?
    Como é que aparece de repente o carro da " Vítima" no terreno dos Avery!?
    Onde a polícia já tinha estado antes ...
    Onde está o DNA da vítima!?
    Será que a Teresa morreu!?
    Quem pode provar a 100% que ela está morta!?
    Como é que a família da vítima se contenta com tão pouco!?
    É revoltante, triste, repugnante...ser perseguido desta maneira!
    É desumano...
    Acredito, que só a força da razão faz com que este homem em frente!
    Acredito que ele vai fazer tudo para provar a sua inocência!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis