Pub SAPO pushdown

Sobre a Leucemia

quinta-feira, novembro 19, 2015
Quando, infelizmente, a palavra "cancro" faz parte do dia-a-dia de tantos de nós, é importante que a consigamos explicar aos mais pequenos. Até porque, tantas vezes, são eles as vítimas. Para isso, a Fundação Rui Osório de Castro, instituição que apoia a oncologia pediátrica, vai lançar uma série de pequenos vídeos de animação nos quais explica, numa linguagem muito simples, os tipos de cancro mais comuns no universo infantil. O primeiro já está cá fora e é sobre a Leucemia. O segundo, em produção, será sobre os Tumores no Sistema Nervoso Central. Todos os anos surgem cerca de 350 novos casos, o que faz do cancro pediátrico a primeira causa de morte não acidental na população infanto-juvenil.
Apesar do tema triste, o primeiro vídeo está amoroso e é bastante explicativo, numa linguagem científica adaptada às crianças. Mas também é para adultos. Pela parte que me toca, fiquei a saber algumas coisas que desconhecia. Por favor, vejam e partilhem

5 comentários:

  1. Olá. Pegando no exemplo dos vídeos ontem vi um da GNR que alerta para o abuso sexual de menores. Era importante que o mesmo através dos agentes fosse passado e explicado nas escolas aos miúdos. Tb é nossa função enquanto país falar com as crianças mas infelizmente mt dos abusos são feitos em casa... não tem a ver com o assunto mas lembrei me do vídeo. Obrigada
    C.

    ResponderEliminar
  2. =( Se todas as histórias acabassem bem como a do Carlos...

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez apareço para comentar este "tipo" de assunto...
    Obrigada Ana por partilhares.
    A Fundação Rui Osório de Castro faz um trabalho notável.
    E diz-me a experiência que por vezes somos ceifados na curva pela falta de informação.
    Ainda há o medo/estigma de questionar os médicos sobre a doença porque achamos sempre que eles não estão lá para nos responder.
    Mas estão!
    Este tipo de vídeos são muito importantes para estarmos atentos aos sintomas iniciais, que sem dúvida compromete o resto da história, já é sabido que quanto mais cedo for detectado maior são as probabilidades de o tratamento correr bem, assim como são importantes (os vídeos) para as pessoas realmente entenderem o que é esta doença.
    Também já tinha partido no facebook e espero que chegue a muitas pessoas.

    Bom fim-de-semana!

    Maria Amélia
    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha e por abordar o tema! Parabéns à Fundação Rui Osório de Castro pela iniciativa. O acesso à informação "correcta" é tão importante nestes casos!!!!
    Ana M.

    ResponderEliminar
  5. Muito importante, esta partilha. Infelizmente, este é um assunto muito delicado mas acredito que uma palavra amiga, um sorriso, um gesto ajudam muito.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis