Há um par de horas, no Facebook pipoquiano, partilhei uma notícia que me pareceu do interesse dos leitores. Era sobre uma campanha da Ryanair que vai ter voos a dez euros. Para legenda do post, escolhi a seguinte frase: "isto seria uma notícia maravilhosa se eu viajasse em low-cost". Publiquei e fui à minha vida. Até o meu homem me ter alertado para o Carnaval que se tinha montado. Pois bem, o que para mim me parecia uma frase totalmente inofensiva, foi visto por várias almas como uma tentativa minha de me armar em superior. Em menos de nada, fui apelidada de snob, triste, com a mania, infeliz, burra, estúpida, preconceituosa, idiota e outros mimos vindos de gente que acha que a liberdade de expressão é isto. Poder ser despropositado só porque sim. Pois bem, quem acompanha o blog com o mínimo de atenção sabe que tenho medo de voar. PÂNICO! Sabe que odeio, sabe que dias antes começo com taquicardia, sabe que é uma coisa que me consome os nervos, sabe que preciso de um calmante no bucho. E sabe (ou deveria saber, pelo menos antes de se atirar para a parvoíce) que eu também já disse aqui que, se pudesse, só viajava na TAP e que dispenso low-cost. Não tem a ver com o valor, tem a ver com a noção de segurança. Como me parece óbvio, não tenho especial prazer em pagar mais para me enfiar numa lata com asas. Se pago mais, é porque acredito que a TAP (ou outra companhia dita "normal") me dá uma maior sensação de segurança. Atenção, não estou a dizer que a TAP é mais segura, estou a dizer que me dá mais sensação de segurança, são coisas diferentes. Na minha cabeça, deixa-me um bocadinho mais tranquila. E se posso pagar um pouco mais por essa tranquilidade relativa, então porque não? Até pode ser verdade, mas não vale a pena virem dizer-me que é exactamente a mesma coisa, que as companhias low-cost são tão seguras como as outras, porque não vai resultar. Não voo em low-cost, ponto, são merdas minhas. O medo é irracional, não é por me dizerem que já voaram 56 vezes em low-cost e que estão aqui vivinhos para contar que eu vou passar a considerar fazer o mesmo. Viajei algumas vezes, mas com o pânico crescente deixei-me disso. Mas tem só a ver com isso: medo! Não é por achar que um avião low cost é pouco chique para mim, estou-me a cagar para isso, o avião é um meio de transporte que me leva do ponto A ao ponto B, só isso. Eu sou a pessoa que
Tendo um blog há tanto tempo, sei que as pessoas são assim. Passam-se por pouco, ou por coisa nenhuma. Indignam-se muito. E nem se dão ao trabalho de perceber. Podiam ter perguntado porque é que não voo em low-cost, mas para quê, se é tão mais fácil ser um troll e gritar os maiores impropérios? Lendo a coisa assim à distância, acredito que a frase que escolhi - "isto seria uma notícia maravilhosa se eu viajasse em low-cost" - até poderá ter uns laivos de superioridade, dependendo dos olhos de quem a lê. Mas escrevi-a de forma totalmente despretensiosa, mais numa de pena por haver voos tão baratos e eu não poder usufruir deles. Moral da história, tive de andar a bloquear malta que não sabe que também há regras numa rede social, que não podemos partir para a agressão só porque alguém tem uma opinião diferente da nossa. Pior, pessoas que nem sequer perceberam o que foi escrito e que se sentem no direito de serem insultuosas e desagradáveis. Menos, muito menos. Até porque se eu tivesse dito que só voava em low-cost era uma idiota que não apoiava as empresas nacionais. Enfim, 12 anos a virar frangos.
É bem provável que eu vá pelos ares num voo da TAP (em sentido literal, duplamente), mas numa low-cost é que não me apanham. Prendam-me por isso.
261 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 201 – 261 de 261Não é verdade! Já viajei muito(dentro da Europa) e digo-lhe desde já que se puder não viajo com a TAP - a única companhia aérea que me lixou um dia inteirinho de férias com overbooking!
Além disso a Air France este ano perdeu-me a minha bagagem de porão!
Adoro algumas low cost. Não a Rayanair, mas por exemplo a transavia ou a easyjet!!!
Depende...se os terroristas viajam em low cost ou nas outras companhias! Ou se o comandante tem um ataque de morte súbita durante o voo...afinal, nem todos os perigos são previsíveis, senão, não eram considerados realmente perigos!!
Só um pormenor Pipoca: Podes mesmo dizer que a TAP é segura! Os números confirmam. :)
Anónimo das 9:51, só diz isso porque nunca voou numa companhia melhor. De facto há muito mais conforto em termos de espaço e mordomias mas se tiver de apanhar turbulência ou se não houver condições atmosféricas para aterrar, tanto acontece numa low cost como numa normal... Isso é complexo. Olhe que já voei várias vezes pela Emirates e pela Ryanair.
Como se a refeição na tap fosse gratuita. Se já olharam alguma vez para um recibo, podem constatar que custa cerca de 20€.
Ah ah ah isso aconteceu muito provavelmente devido aos ventos cruzados no aeroporto da Madeira.
Anónima das 8:36, o seu comentário das 16:28 era irónico, certo?? A sério, não percebi mesmo...
Não, são factos.
Por acaso disse com todas as letras "as pessoas são livres de gozar", foi a última frase que disse! Agora se formos pelo que diz neste comentário, claro que não é problemático "fazer piadas" a questão é mesmo que as pessoas passam o limite de fazer piadas ... ofendem. E isso é completamente ridículo.
SM
Anónimo das 22h41 não faço parte do grupo de leigos medrosos, trabalho em aviação e sei do que falo.
Odeio andar de avião! A viagem mais longa que fiz foram 12h e achei que ia desta para melhor. Com os nervos não consigo dormir, a televisão não me distrai e ler, ajuda, mas tenho de ler 10x a mesma frase para perceber (porque não me consigo mesmo abstrair)... Para piorar viajo sempre com marido/amigos que não têm o menor problema em andar de avião. Então dormem, riem, conversam e eu sempre a olhar para a janela para ver se já estamos a cair...
É mesmo assim, os medos não se explicam, por isso parem de implicar com quem os tem e arranja maneiras de os atenuar.
Estou solidária Pipoca!
E com esta conversa toda ainda fiquei mais ansiosa. Em Janeiro vou passar uns dias a Londres, e se pudesse ia a nado! :)
P.S. Pode partilhar dicas que usa para relaxar enquanto está no voo?
Susana
Mas ainda não viram o patrocínio da emirates à pipoca? Só estou à espera que ela venha dizer: decidi ir de férias para X num voo da emirates.
Pipoca, compreendo perfeitamente pois tenho uma fobia que é trovoada e ninguém compreende! Eu enfio-me em casa com as persianas fechadas e música nas alturas... A trovoada está lá fora na mesma, mas eu não vejo ne ouço... São taras que só nós compreendemos. Um beijinho e continue igual a si mesma
Anónimo das14:53...gostei particularmente de achar que sou uma senhora. Está respondida a questão do QI! E já agora, pesquise igualmente QE. Acho que irá constatar que tem um défice de ambos. Faça-me o grande favor de ser feliz é tenha um feliz dia!
Um horror, um trauma!
Adoro verdades absolutas! Pois eu vivo em Londres, ganho cerca de 5000 euros por mês limpos e com tudo pago (casa, alimentação, contas, etc) e quando vou ao Porto viajo quase sempre na Ryanair - raramente se atrasa e tem horários muito mais interessantes do que a TAP. Sim, quase que morro por não comer uma sandocha ou viajar em primeira classe durante as duas horas de voo mas a vida é feita de sacrifícios :)
Olá!
A Ana pode ser uma pessoa bem educada e bastante simpática, acredito que sim, e acredito também que ouvir tudo o que os outros pensam pode levar a uma passagem dos carretos. Quem não adora aquela maldade de dizer o que bem apetece? Há logo um palpitar novo no nosso coraćãozinho... Adiante! Acho que a Pipoca só peca por uma coisa: expor o prazer que os outros têm em humilhar. É que isso ainda lhes dá mais prazer, ver que tem necessidade de se justificar. Tomaram eles viajar se quisessem! E devia oferecer-lhes apenas o desanimo de não ter tempo para se importar com eles.
Um beijinho para si e para o lindão do Mateus.
A norwegian e a lufthansa sao europeias e voam para longe sim . No entanto teem muitas reclamações . Vivo em londres e viajo muito, e a tap pode ter comodidade e mais luxo q a easyjet e ryannar sim depende em que seccão escolhes.
o mundo esta' perdido.....tantas pessoas que nao tem nada que fazer......
É que a antecedência é excelente para quem pode marcar férias e tem tudo planeado... para quem não pode é do caraças e garanto-lhe que a easy jet tem preços mais altos que a tap já para a próxima semana e isto sem adicionar bagagem de porão...
Mas a Norwegian e a Lufthansa não são low-cost "strictu sensu". Aliás, a Lufthansa não é low-cost de todo e a Norwegian tem opções low-cost, mas outras não e é uma companhia bandeira. Não sabia que as estava a incluir no conceito de "companhias meio estranhas europeias" (que nem sei o que são, mas enfim).
Exactamente, Anonymous18 novembro, 2015 22:01. Quem viaja com frequência e quem tem capacidade financeira até é quem melhor sabe avaliar que em termos de segurança todas as companhias europeias são iguais e valoriza outras coisas e é com base nelas que faz as suas escolhas: pontualidade, ausência de cancelamentos e de greves, horários, aeroportos para onde voam, rotas, escalas, milhas e preço. Mas há muitos factores e esse preconceito de "só voa em low-cost quem é pobre" até vem mas é de quem se calhar só faz de 2 em 2 anos uma viagem a Paris ou a Londres e vai na TAP porque não conhece mais nada. Depois os tais "pobres" que vão em qualquer companhia, fazem 4/5 viagens por ano... mas, coitadinhos, não tiveram direito a manga para embarcar e não lhes deram um sumo português lol.
Olá pipoca!
Acrescente à sua lista de comentário: ordinária, foi o que a Luísa Castelo Branco a chamou na passadeira vermelha. A Joana que não lê o blog nem sabe quem é a pipoca diz que o ter medo foi uma desculpa. Como se fosse preciso uma desculpa para não gostar de algum tipo de serviço/produto.
Eu por exemplo não compro sapatos que não sejam em pele. Pode a Primark e outras terem sapatos a 5€ (ou menos) que para mim é igual. Se não for em pele não compro. Pelos vistos também sou ordinária (entre outras coisas) e não sabia.
Eu sei que quanto mais importância e explicações se der pior mas acho mesmo que a pipoca devia deixar em destaque a compilação dos comentários.
A Plus Size Girl Who Loves Fashion, para a próxima semana acredito, daí ter dito que com antecedência é que é mais compensador ir em low-cost (em termos de preço). E eu posso marcar férias com antecedência e ter tudo planeado (ainda há umas semanas marquei uma viagem de 3 semanas para o Peru em Março de 2016), nunca viajo com bagagem de mão, nunca viajo em época alta, posso viajar a meio da semana, não adiciono qualquer extra, por isso, quando apanho promoções para voos intercontinentais em companhias bandeira, pago efectivamente o preço anunciado, bem como quando faço "escapadinhas" na Europa ao longo do ano, nunca pago mais que 100€ i/v por um bilhete e vou normalmente em low-cost. Claro que escolhas diferentes implicam consequências diferentes a nível dos preços...
Qual Joana? Já agora... :)
A definição de fobia é precisamente um medo persistente e irracional! Não são 2 conceitos separados. Também não me parece que a Ana tenha qualquer tipo de fobia. Mas se se sente melhor a viajar com a TAP... o que é temos a ver com isso? Ana, continue a deixar-nos cheios de inveja com as suas maravilhosas viagens :)
Pena é que a TAP seja exageradamente cara. Vou a Portugal no Natal com a Ryanair por 350€. Na TAP o preço estava... a 700€. Com estes preços, como é que esta companhia aérea tem tanto prejuízo? Ou melhor: já percebi porque é que a TAP tem tanto prejuízo (os aviões devem andar vazios...)
Ana,
Veja isto pelo lado positivo. Há imensas "donas de blogues" que se dão ao trabalho de editar isto e aquilo e pedem a opinião dos leitores no finaldo texto e não têm feed-back. Um destes dias, até senti pena de uma menina, que anunciava ao mundo que já tinha nascido o seu rebento e nem um comentário a felicitar tão feliz momento!! Enquanto isso, a Ana dá um "punzito" e o mundo desaba em comentários aqui e no face... é sinal que sua opinião tem algum valor, porque há tanta coisa estapafurdia a correr por aí e ninguém lê e ninguém liga...Como dizia o outro "não interessa se falam mal, desde que falem"
Pipoca, tenho de confessar os meus pecados... Aqui vai... Eu também não voo em low-cost!!!!
E pior, não é por ter medo, é simplesmente porque não quero!!!!! E di-lo-ei onde, quando e a quem quiser. O que significa que, pelos vistos, sou muito mais "pseudo-chique" (e todas as outras denominações agradáveis) que a Pipoca.....
Olá Ana! A Ryanair é das companhias mais seguras para voar, das que tem os protocolos de segurança mais rígidos...Talvez mais até do que a TAP...
Eu acho tudo isto uma perfeita estupidez, é neste tipo de situação que acho que há muito boa gente que ,ou não tem nada para fazer de util ,ou então tem um trabalho muito soft, pois se chegassem cansados e saturados a casa decerto que não teriam energia para andar a destilar veneno.
Se a pipoca não gosta/não quer/ viajar em low cost é a OPÇÃO DELA, DINHEIRO DELA, MEDO DELA, só a ela diz respeito! Que gente! Eu tb tenho medo de lagartos, devo ser ridicularizada por isso? Ohhhh por favor!!!
Epah...preocupem-se com o estado do país, já se aperceberam que NÃO TEMOS GOVERNO??? Ou estão mais preocupados com os jogos do benfica ou com as low cost que a Pipoca não utiliza?!!! Get a life! Já agora lembrem-se que dia 24 janeiro é dia de eleições, foquem-se no que é REALMENTE IMPORTANTE e não na opinião de uma mera blogger.
Resto de boa tarde
Inês
Eu n percebo um coisa! A pipoca pediu dinheiro a alguém para viajar onde lhe apetece??!! N m parece!!! Roubou o dinheiro de alguém para as suas viagens d primeira classe super executiva e com direito a todos os luxos que deseja? Tb n m parece!!!! Para que tanto festival??!!
Ai e tal tem tudo oferecido patrocinado e mais num sei o quê!!! Uhh que atentado à vida das pessoas q vivem neste mundo!!!! Por favor!!! S assim for qual é o mal?! Eu sei qual é o mal!!!INVEJA!!! S tiver viagens q lhe sejam oferecidas qual é o mal d aceitar?? S lhe dão alguma coisa e porque sabem q terão retorno!! Interessa para os 2lados!
Ai a pipoca e uma puuu rica cheia d coisas carerrimas e eu a contar tostões para comer! Por favor minha gente, parem d olhar para o q os outros têm! Lá pq uma pss e rica ou pode viver desafogadamente n e obrigada a n s derem a certos prazeres pk existe pss q n tem tantas posses!!
A sério,já chega d criticarem a pipoca pela vida q tem! E a vida dela e vive a da maneira q quer sem ter q dar satisfações a pessas pobres de espírito! Q tal um Obrigada pipoca pela tua iniciativa solidária! ? Obrigada pipoca pela parvalhice q as vezes dizes e me pões a rir para o tlm e fazer figuras tristes!??
pensa positivo, a TAP agora vai criar tarifas low-cost ahahahaha
Muita paciência tens de ter para responder a todo aquele que não tem mais nada para fazer se não abalançar-se sobre quem escreve o que lhe dá na telha, que para isso serve (também) a blogosfera.
Podias dizer que como só viajas no jatinho do Ronaldo, não precisas de lowcost para nada...tal vez ai em vez de mensagens de ódio te chovessem amigos! É experimentar e ver hahaha :p
Pois e eu que só costumo voar em primeira classe?! E já agora a TAP " diz que vai ter voos low cost", já viu que chatisse imensa...!
Olá Ana, penso que a Ana deve ser uma pessoa que não tem dificuldades económicas mas há muita gente em Portugal que, infelizmente, tem. Além disso, um avião com voo low cost não é sinónimo de Uma lata com asas que á partida vai cair e matar toda a gente!
;-)
Latino
Então nesse caso não é um medo irracional, é seletivo. Se for na TAP não tem medo, nas low cost é o terror.
Cria D, não sei se já percebeu. Mas falida já a TAP está há muito tempo. Há anos que só dá prejuízo. Enquanto as low cost dão lucro de largos milhões ( a easy jet anunciou esta semana lucro de 680 milhões de £) quem acha que poupa mais em manutenção e peças???
Uma pessoa amiga que não percebe muito de internet, pediu-me para ver uma viagem para lyon desde Lisboa. Preço na TAP 330€, preco na Easyjet 170€. Portanto, ficou com dinheiro para outra viagem.
Empresas como a TAP faliam???!!! As pessoas não veem/ leem notícias?
Porque não conta a história toda? Não tinha porque de certeza tentou aterrar duas vezes, é nao conseguiu. Sabe quando gasta de combustível uma tentativa de aterragem falhada?
Em vez do bilhete de primeira classe, compre um curso de Português e aprenda a escrever "chatice".
Alertaram-me para este comentário. Ainda bem que o anónimo lê o meu blogue e se diverte com as minhas histórias. Pelos vistos foi inesquecível e teve de publicar o texto inteiro aqui.
No entanto, dada a ignorância evidente, tenho de explicar que a situação de vácuo que aconteceu nada tem a ver com a TAP. E só digo isto porque acredito que sabe perfeitamente. Tudo o resto é vontade de dizer mal, aquele prazer interior que sente na maledicência.
Lamento ainda que não evacue, para não perder o nível.
Há muitos voos TAP que não se sai por mangas! Por exemplo, Panamá - Lisboa não tem... Já voei por inúmeras companhias, low cost e sem ser low cost e sinceramente escolho aquela que me dá o preço mais baixo e/ou com menos escalas, tão simples quanto isso!! E cada um sabe das suas prioridades e ninguém tem nada que julgar as opções dos demais.
Ora ai está! A Iberia é terrível e não é low cost... sinceramente entre Madrid/Lisboa tanto a vueling como a easyJet ou a air europa são bem melhores, aviões mais limpos, mais pontuais, tripulação mais simpática... vamos lá ver como fica a TAP privatizada...
Para quem afirmou que a segurança é igual em tudo, deixe-me só dizer-lhe isto.
A AIrFrance é das companhias, a nível europeu, onde nem morta me enfiavam lá dentro. E porquê? Exactamente pelo desleixe de segurança que a companhia tem. Mais rápido me enfiavam num avião da Ryanair. E se a Pipoca puder viajar só na TAP, acho muito bem porque é das companhias com melhor manutenção a nível mundial.
Ana! A desculpe mas independente de ter medo...isso não importa nada!!!!Viaja por onde quiser e puder!Não percebo a razão de tantos comentários! Felizmente somos livres de escolher...
Mas lá porque uns não têm dinheiro, quem o tem não pode viajar da forma que bem entender? É crime? Eu cá não tenho dinheiro para viajar, nem em low cost nem pela TAP, mas acho muito bem que quem tem vá para onde bem entende, e da maneira que quer!
Ana, nem sempre concordo com o que dizes, já tivemos várias "discussões" no FB, mas todas elas dentro do respeito. Podemos ter opiniões diferentes e expressá-las sem ofender o outro.
Quanto a esse tema, tenho medo, mas nada incapacitante, em 2011 recusavá-me a voar pela easyjet para Toulouse, ida e volta custava 90€ e comprei da TAP a 350€. Quando o autocarro chegava a beira do avião eu até pensei que tinha me enganado e entrado na porta errada, era um aviãozinho velho... O pior quando entramos era tudo muito apertado, do lado esquerdo só tinha lugares únicos e do direito, dois. O avião tremia para todos lados, a asa abanava feito papel e eu disse mal da minha vida, passei toda a semana em Toulouse com ataques de pânico só de pensar em voltar no mesmo avião, depois disso jurei que não fazia mais esse trajecto pela TAP.
Resumindo, agora não troco (pelo menos Toulouse/Porto) da EasyJet por TAP por nada.
Eu também não viajava em low cost ha muitos anos atrás e recusava-me mesmo o que por vezes me impedia de viajar mais (pensava que eram menos seguras....)...mas tendo fobia a voar tanto me dá ser low cost ou ser high cost...Por isso de ha três anos para cá fiz a primeira viagem em low cost, correu normalmente e desde aí tem sido low cost qd me é mais economico :) (ainda ha dias fomos assim para barcelona) Tenho o mesmissimo panico e medo de quando voo noutras companhias (dawn it) e por coincidencia já tive mais situações "chatas" (falhas de aterragem e afins) a bordo de companhias "normais" que nas companhias low cost. Passar a voar em low cost tem-nos permitido viajar muito mais na europa do que anteriormente, por motivos economicos.tenho o mesmissimo panico, choro, estrabucho, fico fisicamente doente, tenho faklta de ar...tudo e tudo e tudo...mas em vez de uma viagem por ano posso fazer 3 ou 4...Dito isto:esta sou eu...a pipoca fará o que bem entender, era o que faltava! Não te justifiques!Há sempre malta a deitar abaixo!
40 euros? Ainda a semana passada paguei 15 euros...e o terminal foi o mesmo da tap...
Já voei em dezenas de companhias e só notei diferença de voos nas viagens para os EUA, em que o conforto não tem nada a ver com as rotas europeias ...de resto não notei diferença nenhuma a não ser a sandocha que "oferecem" a bordo que acabo por levar comigo quando embarco ou então fico bem sem comer 2 ou 3 horas :)...O meu medo e panico é sempre o mesmo :/ Também era das que se recusava a fazer low cost :) Mas cheguei a conclusão que o meu medo é igual em qualquer companhia ...bahhhh...Ainda ha 10 dias fui pela vueling e paguei menos 80 euros pp do que a tap pedia, no mesmo horario, mesmo terminal...sem a sandocha, claro.
Eu adoro navios, são as minha viagens favoritas de longe (ainda ontem desembarquei de um cruzeiro, porque preferi regressar da europa de navio do que de avião e assim aproveitei a boleia e a relação preço/beneficio) mas tenho um medo irracional de aviões :D Há que respeitar os medo de cada um!
Só tive esse tipo d eproblemas em voos de companhias chamadas de normais...nunca me aconteceu em low cost. è o que é!
Nunca fui tratada como carneirada em aeroporto nenhum...estranho hein? Já devo estar com a sanidade mental avariada!
Já viajei pela air france mais barata que low cost 20 euros e viajei recentemente para barcelona cuja diferença do voo para a tap, mesma hora e terminal era de mais 100 euros pela tap por pessoa.Há de tudo e cada um sabe da sua carteira, vontade, disposição.
Há dias viajei em low cost porque marquei em last minute e era a unica que coincidia com o horario que pretendia para apanhar outro voo que não era low cost. Esta enganado se pensa que é só para os coitadinhos.
concordo plenamente....... aliás antes de viajar, vou sempre ver em que ponto do ranking se encontra a companhia com que vou viajar (paranóia??? sim).
aliás a ultima vez "paniquei" mesmo.... como utiliza a expressão caguei-me de medo e era um voo da Tap, mas realmente low cost também não me assiste.
se pensarmos nas manutenções, no combustivel necessários para um carro, como é que uma companhia aérea consegue fazer aqueles valores?????
A sério que as pessoas perdem mesmo tempo a vir aqui criticar??
Ahahahhahaha
Acompanho o teu blog e se gosto, comento. Se não gosto tanto ou não concordo, respeito.
A vida é tão curta para tanta pequenez e maldade na alma. Viver em paz é excelente, senhores.
Ana, viaja como bem entenderes :* Beijos
Enfim... há cada um... eu tenho medo de aranhas. Mas só tenho medo daquelas gordas, nem é medo, é pânico, das magritas e pequenas não me faz grande confusão. E não me venham dizer que aranhas são aranhas, para mim não é assim! Fica a analogia. Pipoca, há gente que não entende português. É a vida.
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares