Pub SAPO pushdown

Medo, muito medo

quinta-feira, outubro 01, 2015
Este ano anda toda a gente muito preocupada com as sondagens. Que são fraudulentas, que são compradas, que são mal feitas. Certo. Domingo se verá, não vale a pena estar toda a gente com uma camadona de nervos em cima. Até porque o que nos deveria preocupar é isto: termos uma geração tão desligada, tão desinteressada, tão a leste do nosso panorama político. Não há desculpas. É só assustador.

103 comentários:

  1. É verdade que os jovens de hoje em dia são desinteressados e dizem muitas barbaridades como se pode ver, no entanto, para além da generalização um bocado infeliz (tenho 21 anos, interesso-me bastante por politica e tenho mais amigos igualmente interessados do que desinteressados), é também muito grave a quantidade de adultos e idosos deste vídeo que dizem as mesmas asneiras que os mais novos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é falarmos de idosos ou de pessoas com pouca formação. Outra coisa são pessoas na casa dos 20/30 completamente alheadas do que se passa à sua volta e que dizem que o Quaresma é líder de um partido.

      Eliminar
    2. Não é desculpa porque vai tudo do interesse da pessoa. Os jovens que são informados são aqueles que se interessam, que vem as noticias, procuram perceber o que se passa, não se aprende politica na escola. E por isso esses idosos e pessoas com pouca formação são igualmente desinteressados. Eu sei q é noutro patamar porque quanto menor a formação menos propensão para se interessarem por esses assuntos mas o substrato é o mesmo.

      Eliminar
    3. Também tenho 21 anos, não me interesso particularmente por política, recuso todo o tipo de panfletos e pessoas que me abordam na rua para dar a conhecer o programa eleitoral dos partidos, não tenho paciência de estar a fazer esse tipo de conversa fiada. Mas como cidadã informada que procuro ser, vejo os debates e é impossível fugir as notícias dos políticos em campanha que são principal destaque nos telejornais. Na casa dos 20 e digo mais, até 40, já há uma grande maioria de portugueses com alguma formação e acesso a informação. Esse comentário do Quaresma é mais que ignorância, é mesmo alheamento à realidade. Quanto aos idosos é muito compreensível, a minha avó também troca os b`s pelos v`s em tudo.
      Este desinteresse seja por não acreditarem que nunca nada irá mudar. O anterior governo gastou mundos e fundos em coisas que não representavam prioridades, os 100 milhões gastos em estudos para a obra do TGV que nunca avançou é um dos exemplos. É impossível fugir para sempre das dívidas, embora os caminhos tomados pudessem ser diferentes o destino seria inevitavelmente o mesmo. O que mais me interessa nos próximos anos é como após o pagamento da dívida o país vai ser governado, o estado vai gerir sabiamente os recursos e fazer investimentos apropriados ou vamos estar sempre no ciclo de gastar e comer à fartazana pra depois pedir empréstimos e pra pagá-los passar fome.

      Eliminar
    4. Na minha opinião, devia existir uma disciplina obrigatória sobre política... e, sinceramente, acho que ainda não existe porque não interessa! Interessa manter a ignorância!!

      Eliminar
    5. o problema nesses casos comeca muitas vezes (ou a maioria) dos exemplos que se tem em casa ou na familia... so posso falar do que me rodeia mas vejo muito mais interesse neste tipo de assuntos aqueles com pais/familias interessadas do que o contrario.

      Eliminar
    6. Tenho 20 anos e desde os meus 15 anos que sempre me interessei por política. Vejo debates, leio notícias todos os dias, vejo o Telejornal, leio livros. Os meus pais sempre educaram a ser um ser humano que se preocupa com aquilo que se passa à sua volta. Não podemos generalizar é verdade.

      Eliminar
  2. Eu não sou desligada nem desinformada. Mas na verdade a vida corre-me tão mal neste país que já me estou a cagar, pardon my french.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muita pena de ver tal comentário! Porque se não tiver opções á altura no boletim de voto então vote em branco! E o voto em branco tem muito poder!

      Eliminar
    2. Anónimo, eu voto, porque ainda assim sinto que tenho esse dever. Mas que não quero saber não quero.

      Eliminar
    3. Este país está entregue a pessoas que fazem estes comentários "corre mal então estou me a cagar"
      "voto mas não quero saber "
      Criticam Criticam as quando pudemos fazer a diferença não querem saber não se esforçam em saber e evitam saber!
      Está bonito está!

      Eliminar
    4. Catarina, o país não está entregue a mim porque com 25 anos e um mestrado não consigo sequer arranjar emprego. E como disse irei votar porque ainda sinto ter esse dever, mas sim, estou-me a cagar para os resultados.

      Eliminar
    5. O mais triste e grave é falar-se de votar com um dever e não como um direito!

      Eliminar
    6. eu acho que votar deveria ser um dever.

      Eliminar
    7. Votar neste ou naquele são duas caras da mesma moeda. Nada vai mudar.

      Eliminar
    8. Tem 25 anos e um mestrado e não arranja emprego.mas para ter emprego hoje não basta ter 25 anos e um emprego.interessa o QI( quem indica),colar os cartazes certos e abanar as bandeiras certas. Passar pelos gabinetes ministeriais como jovens assessores é o garante de sucesso! Mexa-se que ainda vai a tempo.

      Eliminar
  3. Toda a gente se queixa e diz mal do governo! Mas, no próximo domingo não vão levantar o rabo do sofá para votarem. Os níveis de abstenção vão ser brutais!

    ResponderEliminar
  4. Dei uma grande gargalhada com a senhora que disse que PAN era dos nenucos ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu!! Isto é triste, mas há gargalhadas difíceis de evitar!!

      Eliminar
  5. Que vídeo triste :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é assim tão parvo,em 1000 entrevistas selecionaram estas para transmitir a ideia que queriam.pior do que a do pan( de facto o que é mesmo o pan!???) pior é mesmo não saberem o que é a CDU,PaF e não saberem que o álvaro cunhal já morreu!!! Já estive 3 vezes em mesas de voto de manhã à noite e digo tristemente que vi tantas situações de pessoas completamente ignorantes e acéfalas a quem é dada a poderosa arma do voto.nem todos deviam votar essa é a verdade. Deviam fazer um teste de admissão de verificação de capacidade.

      Eliminar
  6. Eu não acho assim tão estranho sermos uma geração tão desligada, é certo que existem pessoas que abusam na ignorância e isso é sempre grave. Mas eu acho que seremos cada vez mais desligados, porque ouvimos toda a gente dizer que isto nunca muda nada, que a porcaria vai ser sempre a mesma, nada vai mudar isso. Como é que é possível alguém interessar-se por uma coisa que parece condenada à partida? Eu falo por mim, não me interesso minimamente por política e sou uma pessoa informada, com interesses diversos e pelo mundo em geral, sei, por exemplo, que nunca diria nenhuma dessas barbaridades. Mas este país não me consegue cativar no sentido de me envolver e saber mais, porque parece tudo uma palhaçada pegada. E se é para me chatear, mais vale estar quieta.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Percebo o que dizes Pipoca mas eu tenho uma visão um pouco diferente sobre este assunto, a verdade é que os jovens são desinteressados porque os políticos são uma anedota e como anedota que são não inspiram qualquer tipo de confiança, interesse ou respeito.
    Há muitos jovens muitíssimo inteligentes, pro activos, inovadores e interessados, há excepções óbvio, mas não acho que seja a maioria, não acredito na generalização de que os jovens só dizem barbaridades e são totalmente alienados e desinteressados do que se passa à volta deles de todo!
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Porque é ridículo, porque não tenho paciência para campanhas de mentiras, é uma anedota pegada. Não consigo sequer assistir a um debate, não me fio no que passa na TV porque tudo é manipulado pelos media, não os posso ouvir porque não acredito numa palavra que sai daquelas bocas.Para mim é-me indiferente um partido ou outro, é tudo igual. Vou interessar-me por politica no momento em que vir pessoas competentes a cuidar deste país, pessoas que se preocupem menos com a maneira como estão vestidas e com a aparência ou com as frases bonitas e bem arranjadas que proferem. Até lá voto em branco, pode ser que algum dia isto mude.

      Eliminar
    2. E isso é a atitude correta, ao menos exerce o seu direito de voto. Se bem que, a votar em branco tarde ou nunca chegará aquele governo competente que tanto almeja.

      Eliminar
  8. Sempre votei! Nunca votei em branco nem fui daquelas do "voto nulo" porque escreveu "aquilo" ou "aqueloutro" ou fez coisa pior.
    Se sempre votei tenho o meu direito de criticar.
    Agora, aquelas pessoas que não vão votar "porque não vale a pena", ou "porque está a chover", ou "porque está bom tempo e vou para a praia", ou "porque vou passar fora o fds"......essas pessoas, depois, não TÊM DIREITO nenhum de opinar de seja o que for!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja alguém que pensa como eu!!! E esses que dizem que não ligam e não votam, são os que mais reclamam e se possível gozarem dos benefícios!!! Para isso não se estão borrifando!!!!! Tá quieto!!!!!!

      Eliminar
    2. Escrevi o mesmo num comentário acima são logo os primeiros a reclamar mas "a e tal não interessa nem me dou ao trabalho" é ridículo e como diz a pipoca assustador

      Eliminar
  9. Quase que choro com tanto desinteresse e ignorância. Toca a acordar pessoal, há uma vida a acontecer lá fora!!! Não podemos simplesmente virar as costas e fingir que não é nada connosco, porque é esta atitude que nos tem encaminhado para a situação a que chegamos.

    ResponderEliminar
  10. Enfim... A culpa não é realmente só da política. Esta geração não contribui em nada para melhorar esse desconhecimento de causa. Preferem ver o casa dos segredos e depois dá nisto!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. Com tanta imprensa a denunciar e a expôr políticos, só é ignorante quem quer.

      Eliminar
  11. Muito triste. Deixa-me verdadeiramente preocupada que as pessoas não saibam que PàF=PSD+pp... Medo deste povo tão alheado de quem lhes comanda os destinos...

    ResponderEliminar
  12. Incrível... O que mais me choca é mesmo a pergunta acerca da coligação Portugal à frente. Eu até posso perceber que os jovens da minha idade não sejam super interessados, no entanto, há coisas que todos nós como portugueses devemos saber... E a questão acerca da revista Cristina também é assustadora, pode compreender que não saibam que era a Joana Amaral Dias, contudo, dizer que o cabeça de partido é o Ricardo Quaresma é completamente chocante.

    Que tristeza!! E depois como é que se podem queixar e criticar o mundo político se estão completamente a leste do assunto....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escreveu exactamente o que eu pensei enquanto assistia ao vídeo. Só me resta questionar se todos que os que participam em manifestações sabem o que lá estão a fazer... Começo a ter dúvidas.

      Eliminar
  13. Eu fico é desiludida por a Pipoca meter todas as pessoas no mesmo saco.. Sim, há esses desinteressados e a leste, mas também há os jovens que se envolvem na vida política, que estão interessados, que debatem os assuntos do nosso país e que estão preocupados com o seu futuro e que fazem um esforço para poderem ser melhores naquilo que fazem. E não penses que somos assim tão poucos.
    No fundo, é uma questão de educação e isso, lamento, pertence à geração anterior, porque estes jovens ignorantes são o reflexo da educação que tiveram em casa. Das mães que estão mais preocupadas em saber com quem é que o famoso X namora, que devoram as revistas cor de rosa todas semanas e dos pais que mais depressa se exaltam com o penalti não marcado sobre o seu clube de futebol, do que com os cortes nos salários. A melhor prova é a resposta dos menos jovens nesse vídeo.. ignorantes que transmitem a sua ingnorância aos mais novos. A educação não se faz só na escola, a vida difícil não é desculpa para todos os problemas e não Pipoca, um curso superior também não é sinónimo de mais educação.. Há por aí muita gente que, felizmente, não se enquadra na descrição acima e não tem nenhuma licenciatura.. São simplesmente pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, mas não deixam de ser menos educadas e menos informadas.
    Por último, eu também não sei o nome do secretário geral do PCP nem sequer sei do presidente do PS (que não é o António Costa.. será que também sabem a diferença?!).. tão pouco me faz diferença se a Joana Amaral Dias pousou nua para uma revista.. a mim interessa-me os ideiais, o que defendem para o nosso país e o programa que apresentam. E isso basta-me para saber em quem votar no domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de fazer uma observação. Quando votamos, votamos nos deputados do nosso círculo eleitoral (Lisboa, Porto, Faro, etc) e são esses indivíduos que irão aprovar ou barrar os projectos de lei propostos na assembleia. Neste sentido, são eles que irão determinar se os programas e ideais apresentados pelos partidos irão ser cumpridos ou se por outro lado irão ser francamente ignorados. Assim, arrisco-me a dizer que saber em quem se vai votar é realmente o mais importante factor a ter em conta neste processo todo. Claro que o programa e os ideais são importantes, mas eu votaria sem pensar duas vezes num partido que apresentasse uma lista com pessoas que sejam sérias, responsáveis, idóneas, ainda que o seu programa não estivesse muito bem feito.
      Num mundo mais próximo do que entendo ser um mundo perfeito, em que os ideais dos partidos e os seus programas estariam em larga medida assegurados, ou seja, em que uma proposta eleitoral corresponderia a uma proposta de lei na assembleia assim como um ideal corresponderia a uma linha directriz da conduta de um deputado ou grupo parlamentar, então estaria perfeitamente de acordo consigo. E tomara que um dia se chegue lá.

      Eliminar
    2. Estragou tudo com o último parágrafo.

      Eliminar
    3. Anónimos.. eu sou madeirense.. eu sei quem não quero lá para me representar, mas sei que a oposição também não se mexe muito. E agora? Prefiro votar consoante as minhas convicções porque quero acreditar que em quem vou votar vai lutar lado a lado com os deputados do seu partido

      Eliminar
  14. Entrevistou 100 pessoas, seleccionou os 15 burros e fez um vídeo, e mais burro ainda é quem fica chocado com isto achando que é um vídeo real e nada manipulado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas só o facto de haver 15 burros já não é mau?

      Eliminar
    2. Já é mau o suficiente haver uma gaja que acha que o quaresma é líder de um partido! Podiam haver 200 muito informados que não ia apagar a ignorância de certas pessoas!

      Eliminar
    3. Anónimo das 20:56, acredite que este vídeo não está assim tão seleccionado e distante da realidade!!

      Eliminar
    4. Estou com o Anónimo de 02 Outubro 01:25. É terrível.

      Eliminar
  15. Não é por nada, mas serei apenas eu a achar que estas pessoas são escolhidas a dedo? E relativamente à "geração desligada" vi mais do que uma geração no vídeo. E todas igualmente a leste.

    ResponderEliminar
  16. Que gente tão idiota. Depois queixam-se do estado do país. Não há um mínimo de cultura, de conhecimento. Realmente muito triste :/

    ResponderEliminar
  17. Para ser sincera, não acho nada que o desinteresse pela política seja um problema dos jovens e da nova geração. Moro num meio pequeno do litoral norte e 90% das pessoas que aqui vivem tratam os partidos políticos como se fossem clubes de futebol: são do PSD porque sim, porque sempre foram e porque toda a gente é. Sabem se é de esquerda ou direita, quem são os dirigentes ou quais as medidas que defendem? Não, mas são do PSD, pronto. Ah, e "comunista" é um insulto. Não, não sabem o que é um comunista, mas sempre ouviram falar mal. Atenção que não estou só a falar das pessoas mais idosas e com pouco acesso à informação, mas de pessoas dos 30s aos 60s, cujo interesse pela política não é suficiente para usar o Google.

    A política devia, sim, ser incluída na escola, nem que fosse com actividades lúdicas nos anos de eleições, por exemplo. Todos os jovens de 18 anos deviam saber, pelo menos, o que é a esquerda e a direita e quais os principais partidos existentes no nosso país! Quanto menos interessados e envolvidos somos enquanto cidadãos, mais tiram proveito de nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moramos no mesmo sítio!

      Eliminar
    2. eu também acho que moro nessa mesma localidade do litoral norte... o panorama parece-me demasiado familiar.

      Eliminar
    3. Ora nem mais....agora é que foi dito tudo....

      Eliminar
    4. a minha avó ainda ontem me disse, eu sempre votei no PSD e que vai votar no PSD outra vez! Porquê? Porque sempre votou no PSD simples!

      Eliminar
    5. Fiquei ainda mais revoltada (e assustada) ao ler as vossas respostas. Isto acontece MESMO em todo o lado. Não há esperança, não há volta a dar... A maioria da nossa população ou não quer saber de política para nada e não está para se dar ao trabalho de ir votar ou vota, na completa ignorância, no partido em que sempre votou.

      Por momentos percebi a desilusão, o desinteresse, o "estou-me a cagar" que também contribuem para a abstenção nos níveis que temos. Mas, fazer o quê? Há que ir votar na mesma, porque se não formos, aí é que nada muda mesmo.

      Eliminar
    6. Ò Rita, nem que lhes esfreguem com as maiores patifarias e baixarias de Cavaco Silva and friends. Mas lhe digo, isso não é mal do Norte Litoral. É de todo o país, capital incluída. Quem é ferrenho, é ferrenho.

      Eliminar
  18. Essa devia ser a função dos partidos, tirando o PCP que fala de Marx e Engels que inventaram o comunismo(só porque eram ambos riquíssimos e tinham imenso tempo disponível para utopias) e que depois tão bem aperfeiçoado pelo camarada Lenine, já é qualquer coisa, depois ninguém se preocupa em explicar o que é a economia de mercado, o liberalismo, a livre concorrência e o que é o capital. E o que será o socialismo? (boa sorte nas explicações para o socialismo).
    Ensinar politica nas escolas e ainda mais em tempo de eleição, traz-me à memória Costa e Mao tse Tung agitarem os respectivos livros, não sei se gosto disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor manter as pessoas na ignorância, certamente... Assim são mais facilmente manipuladas, que é o que se quer.

      Elucidar os jovens sobre os partidos políticos que temos e as ideologias que defendem seria o mesmo que fazer-lhes uma lavagem cerebral? Que visão tão curiosa que a Maria do Rosário tem das coisas...

      Eliminar
    2. Será a minha visão ou a sua? Fiquei na dúvida, aprenda a ler e não se faça de dissimulada.

      Eliminar
    3. Eu também não aceitaria os meus filhos a serem formatados ideológicamente em escolas instruídos não se sabe por quem.nem tudo se aprende na escola,aprende-se com a familia,com os libvros,com a história,com a curiosidade. Ver o exemplo dos pais ajuda muito. Ver que têm ideais,que lutam por eles,que discutem política,que participam. Ensinar política nas escolas?! Que triste ideia!!!

      Eliminar
  19. Não diria as coisas como alguns anónimos disseram, mas a verdade é que este vídeo apresenta uma visão parcelar da realidade. De certeza que foram entrevistadas várias pessoas e, ao editar o vídeo, foram escolhidas apenas aquelas que demonstraram pouco conhecimento. Estudo jornalismo e isto não é jornalismo porque se fosse mostraria as várias opiniões e mostraria também as pessoas que sabem o que se passa no nosso país. Ainda assim, concordo que, de qualquer das formas, as pessoas apresentadas no vídeo deveriam saber responder ao que lhes foi perguntado, continuando a sublinhar que isto nunca pode ser levado como uma amostra representativa da realidade. E isto, muito embora, eu considere que o vídeo poderá representar uma realidade bastante predominante na sociedade portuguesa.

    ResponderEliminar
  20. A minhas primas acima dos 23 anos,licenciadas e já a trabalhar, dizem q falar de política é coisa de cotas! Só sabem dizer q é tudo igual mas nem sequer sabem argumentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço tanta, tanta gente assim...

      Eliminar
    2. Uau, que tipas! Só falta saber se tiraram um curso universitário "sobrelotado" e nem se apercebem que existe um Estado que patrocina bolsas ou propinas baixas a esses cursos que não oferecem colocação. Em vez de encararem isso como um privilégio, têm-no como garantido. Depois emigram, ganham o triplo, e ainda dizem que este país é uma treta. Lamento a divagação, mas há prái um grupo imenso de gente licenciada nos seus 20s que é puramente uma nulidade mental.

      Eliminar
  21. Uma das coisas que me surpreendeu aqui em Portugal é o voto não ser obrigatório. Na Argentina é obrigatório dos 18 aos 70 anos e só podes justificar não votar com atestado médico ou se estiveres a mais de 500 kms do local onde te correponde votar.
    Maria AV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Democracia, diz-lhe alguma coisa?

      Eliminar
    2. Democracia é ter poder de escolha em quem governa as leis e manda no país, não é ter direiro de escolher se quer votar ou não!!!!! Descarregar o voto devia ser sim obrigatório!!!!

      Eliminar
    3. Na Argentina há regime democrático sim. O voto é um direito, mas também é um dever de todos os cidadãos.
      Maria AV

      Eliminar
    4. Na Argentina há regime democrático sim. O voto é um direito, mas também é um dever de todos os cidadãos.
      Maria AV

      Eliminar
    5. No Brasil também é obrigatório. Paga-se multa se não se for votar.

      Eliminar
    6. Não me parece que isso se chame "dever", mas sim uma obrigação!! E graças a Deus que em Portugal temos o direito de escolher se queremos fazer 300km para ir votar ou não. A isso chama-se liberdade!

      Eliminar
    7. So faz 300km se nao tiver actualizado a morada para efeitos de recenseamento.

      Eliminar
    8. Democracia é mesmo ter poder de escolha entre se queremos ou não votar. A falta de votos ou abstenção é um dado que politico nenhum deveria ignorar.

      Eliminar
    9. Curiosa é a sua falta de interpretação do que escrevi. Retenho no entanto que acha que bramir livros é " fazer-lhes uma lavagem cerebral".
      A falta de educação politica é um dos mais sérios problemas de Portugal, agora que essa educação tenha lugar nas escola, já disse, não sei se gosto .

      Eliminar
    10. Quanto a mim ( que só não votei quando não pude ), a obrigatoriedade de voto, é uma passaporte para a fraude: falsos atestados médicos, para quem o consiga facilmente, multas aplicadas a gente sem meios económicos exp. Brasil. Não acho correto.

      Eliminar
  22. Óbvio que o objetivo desta entrevista era mostrar a ignorância acerca da política.
    Tenho 22 anos, já votei (porque tinha um professor de história que nos fez ver os benificios de votar, mesmo em branco). E tenho a dizer que obriguei a minha mãe e ir votar também (quase 50 anos, e eu não tinha memórias de alguma vez ela ter votado).
    Não me interesso ao ponto de me envolver na política, nem posso afirmar "ser" de um partido, contudo, já utilizei algumas vezes o Google para pesquisas acerca do tema. Tenho amigos que se interessam mais, outros igual e outros tantos ainda menos, mas colocar esta geração no saco dos ignorantes também não concordo.
    E pronto era isto!
    Gosto muito do blog e não gostei deste post! (Brincadeirinha, gosto muito da liberdade de expressão :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palmas para esse Professor :)

      Eliminar
    2. Tenho ___ anos, e lembro-me da excitação que foi votar pela primeira vez.
      Antes do futebol dominical às 9 da manhã, lá fui eu e mais uns colegas, de calções e sacola ao ombro, votar, não fossem as filas impedir que o fizesse posteriormente.
      Desde então, nunca me abstive. Branco, nulo, esquerda, direita, animais ou reformados, estou lá sempre. Nem que seja para o voto de protesto, mas recuso ficar em casa.
      Não sendo um perito, tenho seguir ao mínimo as campanhas e os programas ideológicos de cada partido. De modo a tomar uma opção minimamente esclarecida.
      Mas muitos que gozam com este vídeo (claro que foi montado de maneira a evidenciar os tansos), se calhar andam a leste do que se discute nestas eleições, tal como modelos de financiamente da seg. social, renegociação de dívida, saída do euro, etc

      Eliminar
    3. Chocada com a parte da mãe...

      Eliminar
    4. Sim, a minha mãe nunca quis votar. Sim a minha mãe não tinha interesse, tal como muitas pessoas do nosso pais. Mas já mudou, agora vai.
      Só referi a parte da minha mãe, porque concordo com alguém que escreveu mais acima de que em parte, a culpa é dos pais. Tal como a minha mãe nunca me falou de política, acontece em muitas outras famílias. Eu tive a sorte de ter um professor que falava muito sobre isso e daí o meu interesse, mas muitos são os jovens que não têm ninguém que lhes fale sobre o tema e os faça ver a importância.

      Eliminar
  23. É mesmo verdade! Não são informados, nem se querem informar... Os outros que decidam, que isto da politica é uma chatice. Se, à boca das urnas, oferecessem um tablet ou um IPhone, até faziam filinha!
    A verdade é que me parece que os nossos jovens se desligam das coisas que nos dizem respeito a todos... E isto das eleições é sintomático!

    ResponderEliminar
  24. Absolutamente soberbo!!! LOL!

    ResponderEliminar
  25. É so "coltura" política por aqui.
    Proponho que passem a discutir modelos de financiamento da S. S. ao invés de sapatos, pelo menos até domingo

    ResponderEliminar
  26. não é um problema de uma geração, no vídeo aparecem pessoas de outras gerações que dizem barbaridades iguais ou piores! é um problema transversal na nossa sociedade, acontece em todas as gerações, há muito tempo.
    quanto às imagens serem seleccionadas, isso é óbvio mas mesmo assim parece-me ridículo existir quem diga este tipo de coisas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. Há muita gente mais velha e nascida no tempo da "outra senhora" que, pura e simplesmente, não vota!

      Eliminar
  27. Pior do que não saberem, é simplesmente não quererem saber.

    ResponderEliminar
  28. Desculpem lá...mas depois de ver este vídeo o meu primeiro pensamento foi "ainda bem que há pessoas que arranjam todas as desculpas e mais algumas para não votar. Eu acho que esta "gente" votar é,claramente, um perigo!"

    FM

    ResponderEliminar
  29. Eu acredito que a descrença e desinteresse pela política se deva muito aos políticos que temos tido (do típico "prometem e depois não cumprem"), pelos crescentes casos de corrupção envolvendo membros do Governo, de serem todos ladrões e de só ajudarem os "boys", tudo isto promove a abstenção. Claro que depois temos uma camada de ignorantes em todas as faixas etárias que não querem saber, nem procuram querer saber. O que mais me deixa abismada é o facto de não perceberem a importância e dimensão do voto (seja ele em que partido for), é não perceberem que as legislativas não se restringem a eleger um Primeiro Ministro, mas sim toda a Assembleia da República por 4 anos e que para todas as iniciativas políticas, legislativas, etc todos os deputados têm uma palavra a dizer, podem condicionar, podem promover discussões/soluções, podem defender algo que afecta qualquer um de nós... por isso votar é tão importante. Não é só escolher entre o Passos ou Costa (como se insiste em dizer). E defendo completamente que na escola se devia incentivar os jovens a terem interesse na política e toda a importância de votar, afinal são eles o nosso futuro.

    ResponderEliminar
  30. eu ca tenho orgulho de dizer que apesar de estar emigrada, recenseei-me e jà votei ;):

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser mesmo um orgulho tendo em conta a quantidade de vezes que já o disse.

      Eliminar
    2. Oh carolina achas q o teu voto conta para alguma coisa... Ai ai estes gajos andam todos feitos uns com os outros..

      Eliminar
  31. O mais assustador é que essas pessoas vão votar!

    ResponderEliminar
  32. Só me ocorre uma palavra quando vejo este vídeo: vergonha!!

    ResponderEliminar
  33. E pensar que foi a minha geração que apelidaram de rasca.não digo que esta geração é rasca,mas é muitíssimo desinteressada,preocupam se mais com os looks para ir ao fim de semana ao Urbana Beach e com ter muitos amigos no facebook (menos de 500 não é nada).tenho pena que enfrentem um futuro incerto e nada risonho,mas penso que têm que ir à luta e passar menos tempo nas redes sociais e na Primark e Berska.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao apelidaram a sua geração de rasca , apelidaram a sua geração de "geração à rasca" . É diferente

      Eliminar
    2. Se não estou em erro, terá sido esse termo, o utilizado pelo Sr Prof Cavaco Silva: " Geração Rasca"

      Eliminar
  34. Infelizmente há muita gente mal informada... Que mais dizer, estou chocada com isto...

    ResponderEliminar
  35. Não é uma questão de idade, é uma questão de. Consciência cívica, velhos ou novos se ignoram a importância do poder do voto são ignorantes. Não possorespeitar pessoas que deixamos mãos dos outros o seu futuro. Bem como não respeito pessoas que criticam greves. E dizem que as greves são uma chatice e incomodam muito.

    ResponderEliminar
  36. O que eu acho mais extraordinário são os governos instituírem disciplinas de área projecto, formação cívica e outras que tais q para nada servem, e não são capazes de instituir uma cadeira de introdução à política. Não nos matava dar mais formação nessa área. É impressionante como damos importância à política dos nossos antepassados e aquela que estamos a viver é completamente negligenciada

    ResponderEliminar
  37. Nossaaaaaaa. Estou com um bocadinho de medo do dia de amanhã. Tenho 23anos e faz-me uma confusão tremenda que jovens não queiram perceber o que se passa... O que se pode passar. E depois só conhecem essencialmente dois/três partidos quando existem outros com menos exposição com medidas boas e viáveis. Se cumprirão? Talvez não... Mas mudar faz falta. Exactamente aquilo que o português conformista não quer porque dá trabalho. Porque mais vale continuar a arrastar na lama...
    Quando às vezes olho à minhga volta e vejo jovens interessados e activos fico com esperança num bom futuro do país, depois vejo que é uma minoria e........
    Muito medo do dia de amanhã. Vamos a isto....

    ResponderEliminar
  38. doeu-me o coração ver isto.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis