Pub SAPO pushdown

Fui só ali a Itália: Florença, Pisa e Lucca #4

quinta-feira, outubro 01, 2015

No segundo dia em Florença passámos a manhã na fila para subir à cúpula do Duomo. Verdade que não chegámos lá muito cedo, mas acho que esperámos mais de uma hora e meia, aquilo parecia que não andava. A entrada está incluída no bilhete do Duomo (que, depois de validado pela primeira vez, pode ser usado durante 24 horas), mas acho que não vale muito a pena subir ao campanário e à cúpula, é um bocadinho mais do mesmo. A menos, claro, que vos apeteça subir 500 degraus em cada um deles. Pessoalmente, acho a cúpula mais interessante, já que a subida vai passando por dentro da catedral e dá para ter uma perspectiva impressionante, mas o caminho é mais apertado, quente e sinuoso, com a confusão e os encontrões entre os que sobem e o que descem. Mas pronto, uma vez mais a vista do topo compensa a canseira e o tempo de espera.






Depois do Duomo apanhámos qualquer coisa para almoçar e fomos a correr para a estação de Santa Maria Novella, para apanharmos o comboio para Pisa. Já lá tinha estado duas ou três vezes e acho que só vale mesmo a pena pela graça da torre, de resto não há grande coisa para ver. Torre essa que me parece cada vez mais torta de cada vez que lá vou. Porra, aquilo está mesmo torto. Inclinou-se mais de cinco metros desde que foi construída, mas não só já conseguiram estabilizá-la, como já recuperam 30 centímetros. Qualquer dia está direita. Ponho-me sempre a pensar na primeira pessoa que terá reparado naquilo e a ter dito "eh páaaaaa, eu não quero ser desmancha prazeres, mas isto é capaz de estar a entortar um bocadinho, não?". 




Claro que tirámos as fotos da praxe, as típicas montagens com a torre (umas melhores do que outras) e é giro ficar ali sentado no relvado só a ver as figuras que as pessoas fazem. =) Tipo isto:








Duas horas depois estávamos novamente no comboio, desta vez em direcção a Luca, a meia hora de Pisa. Luca não tem grande história, é uma cidade pequenina, mas amorosa, que também se vê bem num par de horas. É a terra do Puccini (esse mesmo, o da Madame Butterfly, do La Bohème, etc e tal)  e tem a pracinha mais amorosa de todo o sempre, a Piaza dell'Anfiteatro, com as casas dispostas em círculo.





De volta a Florença, jantámos no La Reggia degli Etruschi, em Fiesole (a uns dez quilómetros do centro, convém ir de carro ou autocarro). Foi, sem dúvida, a minha melhor refeição em Itália. O restaurante tem uma vista brutal para Florença (deve ser ainda melhor durante o dia), o atendimento foi cinco estrelas e a comida era de chorar. Pedimos várias entradas (incluindo burrata com trufa, OMG, que pequena maravilha), bistecca alla florentina e uma massa trufada (trufaaaaaaa, trufaaaaaaa, adoro trufaaaaaaa). Já não consegui chegar à sobremesa, saí de lá a rebolar.




28 comentários:

  1. Adorei as fotos da Torre. Estão mesmo divertidas :)

    ResponderEliminar
  2. Que viagem maravilhosa!

    ResponderEliminar
  3. Muitas saudades da Toscana *suspiro*!

    Só ficou a faltar uma subida à Torre Guinigi em Luca. Sei que ffcaram agastados com a subida interminável à cúpula do Duomo, mas teria valido a pena :)! A vista é magnífica e o topo é sui generis.

    ResponderEliminar
  4. Muito giras as fotos sem dúvida alguma. Mas aquela foto em que o marido está a voar é montagem não??? Só pode.... Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  5. Pipoca, como secas o cabelo para que fique assim com um certo volume?

    ResponderEliminar
  6. Pequena correcção: Pisa e não Piza.
    Pequeno apontamento: A 3a foto está tão inclinada que ainda faz a torre mais inclinada.

    É realmente divertido ver as figuras que todos fazemos para tirar fotos "originais" com a torre. Achei um assalto os 18 euros que pedem para subir. Não subi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente caro, mas é uma experiência muito engraçada durante a subida.

      Eliminar
  7. As fotos da torre estão TOP!!! ;)

    ResponderEliminar
  8. Adorei as fotos, tão divertidas! :) O Duomo parece ser lindo.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Há vinte anos que vou a Itália, sempre nesse registo...vou só ali a itália e já volto. Já cheguei a ir e voltar no mesmo dia (em trabalho), mas acho que este é realmente um país feito para as mulheres. Gostamos sempre de tudo, das paisagens, das lojas, do design, da moda, da comida, do vinho, dos gelados do café...e dos monumentos caminhantes, porque há italianos muito giros e charmosos...

    ResponderEliminar
  10. Fotos fantásticas! Adorava conhecer Itália, é um dos países que mais tenho curiosidade

    ResponderEliminar
  11. Pipoca estas a promover o turismo italiano? Está me cá a dar uma vontade de viajar!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Pipoca!
    De onde é o macacão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É da Zara!

      Deixo aqui o link:
      http://www.zara.com/pt/pt/mulher/macac%C3%B5es/macac%C3%A3o-cropped-fantasia-c663016p2885019.html

      Eliminar
  13. Gostei da ideia das fotografias!


    www.amafaldinhadizque.com

    ResponderEliminar
  14. Acertaste mesmo com a foto a amparar a torre, spot on!!

    ResponderEliminar
  15. Não conheço nenhuma das cidades que falas mas quero uma vez na vida ir a Pisa e fazer essas e outras figurinhas! Fiquei fascinada com as fotos! Demais!

    ResponderEliminar
  16. Na Toscania aconselho também San Gimigniano e Siena!!

    ResponderEliminar
  17. Fazes mais pelos locais que visitas que muitas revistas da especialidade! Adorei tudo, a comida os monumentos, muito belo!

    ResponderEliminar
  18. Oh pipoca,
    Estas me a por muita curiosidade sobre estas cidades. Fotos maravilhosas, paisagens lindas e uma guia turística muito boa. Acho que vou começar a pedir te conselhos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Maravilhosa viagem! Estive 25 dias a passear pela Italia, é um destino com sítios lindos. Muito boas as fotos :)
    Maria AV

    ResponderEliminar
  20. Hummmm alguém que gosta muitoooooooo de trufa como eu, coisa boa a trufa, é um sabor sem explicação, dá vontade de comer e comer.
    Fotos lindas com dicas mara, adoro ver estes reports de viagens, saudades da Europa.
    Beijinhos Andreia Kremer

    ResponderEliminar
  21. Adorei as fotos , estão todas muito giras! Obrigada pela partilha e pelas dicas tenho muitas saudades de itália.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis