Pub SAPO pushdown

Faltam duas semanas para a Maratona. Medo.

segunda-feira, outubro 05, 2015

Foi há precisamente um ano que corri a minha primeira Meia-Maratona. A 5 de Outubro de 2014. Escrevi o relato aqui e acabei a dizer "agora é descansar e começar a pensar no próximo desafio. Talvez a Maratona, quem sabe? =)". Na altura não achava meeeesmo que fosse preparar-me para uma Maratona, estava só imbuída daquele espírito altamente entusiasta de quem acaba uma prova e se põe a dizer parvoíces e a sonhar com coisas megalómanas. Mas a verdade é que vou mesmo correr a Maratona. De há um ano para cá, entre treinos e provas oficiais, corri mais onze meias-maratonas. Nos últimos três meses corri quase 600 quilómetros. E a Maratona aproxima-se a passos largos. Faltam menos de duas semanas e já tenho o estômago às voltas. Engraçado como o factor psicológico pesa tanto. Há um ano, a ideia de correr 21 km era absolutamente assustadora. Hoje saio de casa para fazer treinos de 25 ou 30 com relativa tranquilidade. Mas os 42 assustam-me, claro. Os treinos longos já acabaram. Fiz dois de 30 e um de 33. Agora, e até 18 de Outubro, serão só treinos mais pequenos, de manutenção. O treino de 33 fez-se relativamente bem. Cheguei ao fim com algumas dores musculares, mas nada muito dramático. Mas 33 não são 42,195, e preocupa-me não saber com o que é que vou contar. Isso e toda a imprevisibilidade em torno da corrida, porque cada treino é diferente. No domingo passado fiz os 33, como disse. Na quarta-feira fiz 15km a 5:50, que para mim é espectacular. Mas este sábado fiz 16 e fui a penar do primeiro ao último quilómetro, sempre a arrastar-me, custou-me horrores. Se estiver assim no dia da Maratona estou bem lixada. Diz que há dias assim, em que nem 5 conseguimos correr,  mas irrita-me isto. Há tanta coisa que influencia a corrida: o estado do tempo, o que comemos, como dormimos, a nossa disposição, o que temos vestido, o sítio onde corremos, ir sozinho ou acompanhado, tanta, tanta coisa. Apesar de preferir correr sozinha, tenho optado por fazer os treinos longos com o meu grupo de corrida, porque é muito mais fácil. Distraímo-nos, conversamos, motivamo-nos, é tipo casamento, estamos lá na saúde e na doença, nas horas boas e nas más. Toda a gente vai tendo picos motivacionais e os outros estão sempre lá para incentivar. Tenho a certeza que sem eles e sem a relação que criámos ao longo deste ano seria completamente impossível lançar-me nesta missão, por isso muito obrigada a todos. E estou desejosa que chegue o dia 18 para que consigamos todos ultrapassar o desafio a que nos propusemos. 


Por outro lado, há a parte da Maratona Solidária, que é tão ou mais difícil do que correr 42 km, mas que está a correr muito bem. Tenho a certeza que terei óptimas notícias para vos dar. Aproveito para vos agradecer o vosso apoio, assim como o de todas as marcas que, de uma maneira ou de outra, me têm ajudado. Obrigada, do fundinho do coração. 

12 comentários:

  1. Força Pipoca!! Há 1 ano atrás também não sonhavas correr a meia e afinal já lá vão muitas ;) Boa sorte!!

    ResponderEliminar
  2. Vai correr (literalmente) lindamente! Acho sobretudo excelente a dimensão solidária que estás a conferir a esta tua "missão".

    ResponderEliminar
  3. Olá pipoca!
    Que alívio me deu este teu relato. Tal como tu, adoro correr, mas não ainda as distâncias que tu já invejamente consegues. E foi bom saber, muito bom mesmo, que também tens dias difíceis, em que parece que nada está a nosso favor na corrida. Tenho alturas em que isso que acontece, sem que nada aparentemente o motivo é fico bastante frustada. Por isso, foi bom saber este teu feedback e perceber que afinal é normal.
    Tenho a certeza que vais conseguir correr a maratona. Vou estar a torcer ;)
    E entretanto, um pedido, só um: que tal partilhares algumas das músicas que ouves quando corres? Já ando louca com a minha playlist e precisava de umas novas para me animarem!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Força, vais conseguir fazer isso "com uma perna às costas"! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Força Pipoca! Vai correr literalmente tudo bem! Este domingo tenho os meus primeiros 10Km "a sério"!

    ResponderEliminar
  6. Faz hoje cinco meses que foi operado. Faz hoje cinco meses que conto os segundos para que a vida volte ao normal. Para que possa fazer tudo como sempre fiz. Entre essas coisas está correr livremente.

    Por isso deixo-te o meu apoio e a certeza de que tudo irá correr bem.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Boa pipoca! Parabéns! Também corro e bem entendo esses teus "dramas". Para além do factor cabeça e cansaço, alimentaçãoe sono há outra coisa fundamental, que é se o corpo está a funcionar no seu padrão de movimento ideal, isso reprograma-se através de uma técnica específica e faz toooooda a diferença do mundo!!! Deveria experimentar;)

    ResponderEliminar
  8. Gabo a coragem!
    Em Março corri a minha primeira meia maratona e sei que não é fácil mas uma maratona...BOLAS!! Impõe respeito! Mas tenho a certeza que tudo vai correr muito bem! Força! :)
    Cris

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis