Falar de política é mais ou menos como falar de futebol, e é por isso que não trago esse assunto muito à baila por aqui. As pessoas enlouquecem. Perdem a noção. Dizem as maiores barbaridades. Insultam-se. Ficam cegas. Consumidas pela raiva. Esquecem os bons modos que lhes foram ensinados (ou não, pelos vistos). Berram, esbracejam, querem fazer valer a sua posição custe o que custar, porque se pensam assim, então TODA a gente tem de pensar igual, porque se votaram num determinado partido, então TODA a gente deveria ter feito o mesmo. Ontem vi muita gente que tomo por inteligente e sensata a vociferar coisinhas que me fizeram ter vontade de enterrar num buraco, tamanha a vergonha. A coligação ganhou e foi ver os esquerdistas a passarem-se da cabeça. Que o povo é todo burro, que é desmemoriado, que gosta de ser enrabado, que sofre de síndrome de Estocolmo. Para estas almas, quem votou na coligação só pode sofrer um atraso mental grave, porque eleitor que é inteligente teria votado Costa (já que votar no BE, PCP ou outros seria praticamente o mesmo que votar à direita). A somar a isto, vinha também por arrasto o argumento que o Presidente da República não pode validar estas eleições (que foram ganhas de forma DE-MO-CRÁ-TI-CA), que a esquerda tem de se unir (ah ah ah) e tomar o poder, nem que seja de assalto, nem que seja ignorando aquilo que o povo - burro e ignorante, já se sabe - decidiu. E o povo, a maior parte dele, quer manter este Governo. Ponto. A esquerda, que bate com a mãozinha no peito
sempre em honra da democracia, de repente endoideceu e vá de correr a insulto todos os que ousaram pensar e votar diferente. Todos os que quiseram dar mais uma oportunidade à coligação. Todos os que acham que a austeridade foi um mal necessário para pôr o país num caminho melhor (e se a ela chegámos também foi muito por culpa dos governos anteriores, esquerda incluída). Todos os que percebem que é muito mais fácil fazer promessas utópicas do que tomar medidas difíceis e muito pouco populares. Todos os que acham que este Governo, por muito mauzinho que tenha sido nestes últimos quatro anos, é melhor do que qualquer alternativa que nos foi sugerida.
Uma vez disse aqui no blog que não votava em partidos, votava em pessoas, e houve muita gente a dizer-me que essa era uma visão ingénua. Talvez, mas prefiro isso à militância cega, ao dever de votar num partido só porque sim, aos que seguem um partido a vida inteira como se de um clube de futebol se tratasse. Tenho a certeza de que serei do Benfica até morrer, mas no que toca a política sou bastante mais volátil. Contemplando todas as eleições que já houve, já votei de tudo um pouco. Do PCP ao PP (o mais à esquerda e o mais à direita que já fui), já votei em todos e, por isso, sinto-me bastante confortável para opinar. Porque é preciso avaliar a situação do País, porque é preciso olhar para os programas eleitorais (mesmo que nunca sejam cumpridos), porque é preciso olhar para os candidatos. E, para mim, o António Costa nunca foi opção. Não depois da sacanice que fez ao Seguro que, a esta hora, ainda deve estar no chão a rebolar de tanto rir com os resultados das eleições. E muito menos depois de ontem não ter assumido a derrota e não ter posto o lugarito à disposição. Portanto, o Seguro ganha duas eleições e é, segundo o Costa, fraquinho. Depois fica-lhe com o lugar, assume-se como salvador do PS, do País e do Mundo, leva uma abada nas legislativas, mas pôr-se a andar está quieto. Certo.
Ontem vi muita gente que tomo por sensata e inteligente a humilhar quem pensa de forma diferente. No Facebook do blog escrevi que aprendi muita coisa sobre democracia com estas eleições. Ou melhor, sobre a falta dela. Um comentário inócuo, inofensivo, mas o suficiente para ter gente a chamar-me mimos como "VACA FRUSTRADA" (assim mesmo, em caps lock), ou a dizer que eu devo ser "amiguinha do Salgado" (isto dito por uma pessoa de apelido Espírito Santo, o que não deixa de ter a sua graça). Pelo meu comentário as pessoas não perceberam em quem votei (perceberão agora, depois de lerem este texto), mas mesmo sem perceberem partiram logo para o insulto gratuito, para a parvoíce, para os argumentos básicos. Coisas inteligentes, ao melhor estilo "vai mas é comprar malas", porque quando não se consegue discutir de forma mais construtiva nem admitir que os outros possam ter outra linha de pensamento, arranca-se logo para a parvoíce. A democracia, aparentemente, só serve para darmos palmadinhas nas costas dos que partilham a nossa cor política, porque se ousarmos ter outra, aí já cai o Carmo e a Trindade e burros é a coisa mais simpática que nos chamarão.
Aqui no blog já me "acusaram" de tudo. Até há pouco tempo, de certeza que era apoiante do Costa, como algumas pessoas escreveram na caixa de comentários. Isto porque critiquei qualquer coisa do actual Governo, já nem me lembro o quê. Porque essa é outra, se votamos num partido, temos de o apoiar até à morte. Concordo que quem não vota não pode opinar grande coisa, mas não concordo que quem faça uma opção política não se possa depois queixar. Claro que pode. Pode e deve. Concorda-se quando se acha que se tem de concordar, e discorda-se na mesma medida, que "amen" só mesmo na missa.
Ontem fiquei triste por ver que a democracia anda pelas ruas da amargura. Que a intolerância reinou. Que as pessoas se revelaram tão más e tão mesquinhas umas com as outras. Que quem votou à direita praticamente teve de o esconder, se não queria ser insultado de cima a baixo. Não sendo desculpa, percebo melhor agora a taxa de abstenção. De facto, às vezes parece ser mais fácil estarmo-nos nas tintas do que manifestarmos a nossa preocupação, por nos interessarmos, por querermos ter um papel cívico mais activo. E também percebo porque é que o voto é secreto. Ao que parece, a caça às bruxas ainda não acabou.
346 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 201 – 346 de 346A esquerda teve votos, muitos, sabia disso? E o povo que votou na esquerda fê-lo para contrariar as políticas do governo. Fê-lo porque se identifica com a ideologia e os programas eleitorais da esquerda.
Se os eleitores que votaram à esquerda (esses grandes sacanas!) quisessem que o país continuasse como está tinham votado no coelho. Portanto, a obrigação da esquerda só pode ser a de se opor às políticas do governo, porque é isso que os eleitores esperam dela.
...e desde quando é que o PS é um partido de esquerda? Se noutros tempos, nem o Mário Soares se nunca quis aliar à esquerda e ter qualquer conotação com o comunismo. E depois, analisem, veem no Manuel Alegre o perfil do camarada? Os socialistas pendem para onde lhes dá mais jeito! Na minha terra isso chama-se OPORTUNISMO.
Subscrevo inteiramente. É isso mesmo, sem tirar nem pôr. Infelizmente os senhores que governam (e que foram reconduzidos democraticamente) conseguem meter na cabeça das pessoas (e até das supostamente mais informadas) que os cortes que implementaram e os sacrifícios a que obrigaram sobretudo a classe média e pobre eram necessários e indispensáveis. Curiosamente, os senhores mais ricos do país aumentaram faustosamente as suas fortunas...enfim, é a velha história, aos portugueses basta "o pão e o circo"...
Pipoca desculpe mas deixemo-nos de falsos moralismos.....insultos e agressões verbais infeleismente existem em todos os partidos pois infelizmente entre todos os apoiantes de todos os partidos existem filhos de muitas mães e dizer que só os de esquerda insultaram quem votou na coligação deve ser para rir, pois eu fartei-me de ver insultos no face e em blogs de pessoas que votaram na coligação às que votaram no PS. A Catarina Martins está ali na televisão a dizer que não vai aprovar um governo de direita. E convida os restantes a seguirem o seu exemplo. Foi isso que enterrou o Costa.
Comentário retirado do blog A Mais Picante :
Das Legislativas II
"A Catarina Martins está ali na televisão a dizer que não vai aprovar um governo de direita. E convida os restantes a seguirem o seu exemplo. Foi isso que enterrou o Costa.
Well done. Daqui a um ano teremos maioria absoluta, estes cabrões hão de se convencer que têm de respeitar a vontade do povo. O povo não quer um governo de esquerda"
Pipoca, o único pormenor que necessitava de alterar do seu texto para que fosse meu era "tenho a certeza que serei do Sporting até morrer" :-P De resto, levanto-me da cadeira, aplaudo e meto o sorriso de uma orelha à outra, porque, FINALMENTE, leio algo que relata, exactamente, aquilo que senti em relação a estas eleições ;-)
O meu marido está desempregado há mais de 3 anos, já não conseguimos pagar renda de casa nem sequer a pensão de alimentos de um filho menor, muitos problemas de saúde, na iminência de ficarmos insolventes, contudo prefiro algum crescimento sustentado à direita. BE's, CDU's e alguns PS's, esses sim, vivem num mundo à parte. Parabéns pelo texto Ana.
Pela primeira vez vou comentar pois revejo-me em tudo o que disse... também eu voto pela pessoa que me inspira alguma confiança mesmo que prometa muito pouco mas que sei que pode ser realista e fico sempre de pé atrás com os que oferecem tudo e sei que o reverso pode ser doloroso. Também me custa ter de dizer não aos meus filhos, mas quando digo sim sei que posso pagar do que dizer sim a tudo, pagar com cartões de crédito e passar meses e meses em sofrimento. Claro que é um resumo muito simplista mas no fundo foi o que o governo do Sócrates fez e que o Costa se preparava para fazer. Não posso dizer isto ás pessoas pois não compreendem, barafustam e ofendem-me. Mas a mim ensinaram-me que devemos temos de pagar e só gastamos o que temos. Se não temos tanto como os outros temos pena, mas não podemos dar o passo maior que a perna e não podemos viver acima das nossas posses. Que francamente acho que não são assim tão más, se considerar-mos que todos os festivais de verão estiveram esgotados, que as lojas cada vez vendem mais, pelo menos é o que falam os noticiários na altura do natal que os restaurantes estão sempre cheios, pelo menos é o que acontece na zona em que vivo. Agora de facto temos de nos levantar de manhã ir trabalhar e termos algum rigor orçamental.Só o facto deste governo se ter recusado a compactuar com o Sr. Presidente do Bes coisa que o outro governo não fez com o BPN e ainda hoje não sabemos quanto isso nos vai custar já fez com que merecesse o meu voto.
Ganho o ordenado mínimo, ainda assim votei na coligação. Cara anónima, penso que a sua teoria não correu bem...
Mas o que é que a Catarina pariu?...Se o BE tiver maioria, algum dia, neste país, quem emigra sou eu! Acordem!! Que interessa que os gays possam adoptar, se não houver graveto, e que as lésbicas possam casar, se não houver graveto e que as beatas divorciadas possam comungar, porque o papa francisco permite, se não houver graveto? Se não há dinheiro, não há o que governar!
Bom Dia,
Nunca comentei o seu blog mas hoje tenho que o fazer. Eu votei Passos Coelho !A sociedade onde trabalhava abriu insolvencia. Fomos 10 trabalhadores para a rua! 1 mes depois de estar desempregada o meu filho nasceu! Ganhava 1000 euros por mes e de repente estava no fundo de desemprego com um recem nascido ao colo.nunca na minha vida fiquei tao assustada.
Nao culpo o actual governo pk esse só fez o trabalho possivel para nao levar o pais a beira da bancarrota!!!! Trabalho agora numa loja de roupa e ganho 600euros Vamos la arregaçar as mangas e lutar por este portugal. Vamos trabalhar!!!!
Apoiado!
A Sara é a única que está a explicar exactamente como funciona o nosso pais mas está a ser chamada de "maluquinha" por quem não conhece as leis do pais em que vive.
Pipoca, concordo contigo, principalmente no que diz respeito à democracia.
Votei esquerda, ganhou a direita...mas tentei, fiz a minha parte.
O que me entristece é a abstenção.
De resto cada um vota onde acha melhor, ponto final.
Bjs
Cara Pipoca,
O tempo da caça às bruxas espero que não volte!
Quem votou coligação estranhamente não foi para as redes sociais anunciar vitória. Porquê esconder se estava em maioria? Não percebo.
O que vejo é que quem votou na maioria vencedora, não assume, não anuncia e não entendo esta não assumpção da acção conscientemente tomada, este esconder.
Dizes que que não querem ser insultados, mas eu acho que não se querem expor. A vidinha corre-lhes benzinho, antes assim do que uma esquerda com ideias (ideais) radicais que sabe-se lá no dá!
Já generalizei o suficiente! Já ouvi e li de tudo.
A má-educação e a ofensa estão por todo o lado e atrás dos computadores ainda é mais fácil (sabes bem disso).
Para concluir, o povo está habituado à alternância e ficou em choque com esta excepção ao ciclo habitual de alternância, mas a maioria os portugueses que votou preferiu a continuidade, vamos ver se a coligação sabe governar em diálogo e em acordo com os partidos que estão a representar os portugueses que igualmente expressaram o seu voto.
Je suis Charlie.
Eu não sou pobre, muito menos rica mas assumo (e sem vergonha) que votei na Coligação e voltava a votar novamente se assim fosse preciso. Não acho que a Coligação seja a opção óptima mas dentro das opções disponibilizadas, certamente será a mais acertada! Basta pensar nas alternativas: um António Costa, que espetou uma faca nas costas do Seguro, e que não diz coisa com coisa isso sim é que é difícil de imaginar! Quanto ao BE, sem comentários... Até simpatizava com a Catarina Martins, e até acho que fez uma boa campanha, mas depois chegar ao fim e fazer discurso daqueles?! Desculpem mas não! Certamente que ela tem de defender os seus ideais e do seu eleitorado mas o que ela realmente devia estar fazer era comemorar, pois como ela disse e muito bem, o BE conseguiu o seu melhor resultado de sempre e isso sim é que devia ter sido importante e não o vamos agora fazer uma "Coligação de Esquerda" e governar pois é isso que os Portugueses querem!!! Não, não é! Se assim fosse teriam votado BE ou CDU ou o que quiserem! Os Portugueses votaram PSD/CDS, não por maioria absoluta certo mas mesmo assim com maioria. E não me venham com tretas de número de deputados ok? E sim sei do que estou a falar, não sou burra mas uma pessoa informada, que se interessou em informar e fazer uma decisão consciente e não apenas partidária!
Completamente de acordo anónimo das 01:04
Raramente posto comentários em blogs e/ou notícias sobre política porque, tipicamente, uma grande percentagem dos "comentadores" são trolls, haters ou ambos (Trolhaters?). Só sabem dizer mal e usam e abusam de caps lock. Hoje vou abrir uma excepção. A Democracia, que tanto custou a conquistar, exerce-se indo votar e respeitando quem ganha. Democracia não se exerce gritando mais alto e/ou partindo coisas. E a liberdade de expressão é particularmente corajosa quando implica ter posições contrárias aos trolls, haters e trolhaters que, mesmo não sendo a maioria, gritam mais alto e querem impor as suas convicções a todos os outros. Há muita gente em Portugal que ainda não percebeu que já não vivemos numa ditadura e que o "combate" democrático passa pela argumentação e diálogo. Obrigado Ana e parabéns pela coragem de defenderes publicamente a pluralidade da liberdade de expressão. A maioria silenciosa que não se revê nos trolls, haters e trolhaters apoia-te independentemente de quem votares.
Bernardo
Concordo!
Lindo!
Eu até concordo com a Ana. Acho que as democracias têm que mudar, acho que não se devem alimentar máquinas partidárias, nem candidatos egocêntricos. Acho que o mérito deveria ser suficiente para que as pessoas fossem eleitas para desempenharem as funções de estado na área das suas competências, independentemente do seu credo, sexo ou ideologia, mas isso exige uma grande tolerância social e muita ginástica mental. É mais fácil criar gavetas sem nexo, onde encaixar os de esquerda e os de direita (que para mim, levadas ao extremo são exactamente a mesma coisa) e apanhar com os cretinos e xicos-espertos que nos vão aparecendo, que fazem parte da máquina desde que sabem ler e pensam que o pvo é burro, mas não é. Na hora de votar o povão decidiu que nenhuma desta gente era digna de uma maioria absoluta. Não ganharam todos, como agora anunciam! Pelo contrário, PERDERAM todos e é bom que consigam governar assim, tranquilamente, com bom senso, conforme o POVAO DECIDIU...caso contrário, o orçamento não será aprovado, teremos novas eleições e o povão vai dar maioria à PAF!!! Pensem nisso...
Eu também posso achar o que é um/a atrasado/a, por ter votado em quem votou, não acha?
Não percebo esta polémica tenho 62 anos, sempre votei, como eu, milhões de Portugueses e cada um onde entendeu, que me lembre nunca houve insultos públicos, esta "coisa" das redes sociais pelos vistos faz voltar as pessoas á idade das cavernas!!!! Mas desde quando é que me têm que questionar se eu votei em "X" ou "Y"???????????
Por esta lógica, assim de repente parece-me o norte/centro nem foi atingido pela austeridade... Hummmm
Caramba que ignorante que sou... trabalho numa empresa privada, ganho pouco mais que o ordenado mínimo, tenho um mês e meio de ordenado em atraso e votei na coligação... Caraças, se o PS ganhasse certamente começava já a distribuir dinheiro e dava um chuto na troika (hum... espera lá.. não foi um ministro das finanças socialista que mandou vir a troika?) estou confusa...
discordei em quase tudo aquilo que disse, mas respeito a sua posição. Como esquerdista que sou, não me considero tão tacanha como quis fazer passar, nem sequer tão facciosa. Mas a verdade é que as pessoas têm direito a ter a sua opinião, seja ela qual for.
A maioria que foi votar é o que conta. Ainda não perceberam?
Mas o Costa alguma vez garantiu emprego para os que infelizmente tiveram que sair do país?
Eu identifico-me com os que se entristecem ao ver o povo português permitir que este governo continue a destruir o sistema nacional de saúde e o ensino. Estes são para mim os pontos chave.Valorizo muito viver num país que presta serviços públicos de saúde de qualidade. Felizmente não ganharam com maioria absoluta, senão, temia seriamente a destruição de dois bens tão preciosos: saúde e educação!
Coitadinhos dos da direita ninguem os deixa governar como querem...
ai esses canestrões de esquerda que agora pensam que mandam! ora querem lá ver que esses bandidos querem outra vez restituir os direitos que tantos lutaram durante uma vida para os conseguir e as mentes brilhantes de direita em 4 anos os delapidaram!
Ah esquerdinos de uma figa isso não se faz, deixem lá os homens governar e aumentar e criar impostos, cortar ordenados a partir da fortuna dos 600€, cortar direitos dos públicos (sim porque são esses que destruíram tudo), cortar na saúde, na educação, quem vai maltratar agora os professores e oss enfermeiros? quem vai alimentar os pobres bancos que mal tem dinheiro para pagar aos seus administradores? fora com a esquerda, deixem a direita continuar a governar...como é possível a memória ser tão, mas tão curta...
Para mim é chato sim, é chato ver que as pessoas em portugal vivem num marasmo tal que lhes é indiferente que quem está no poder se comporte da forma como este governo se comportou nos últimos anos. Chateia-me que a SS colapse, que o SNS colapse, que o desemprego aumente, a emigração aumente. Chateia-me isso tudo. Continuo cá. Trabalho desalmadamente, tenho formação académica superior à da maioria da população portuguesa e ouço falar em meritocracia da boca para fora, queremos todos um país de excelência (o Sócrates tb queria, funny) e no final de contas só somos exigentes para o povinho, porque a classe política é uma bandalheira. São carreiristas profissionais que não sabem fazer mais nada da vida, ainda ontem o Costa dizia que se mantinha como quando entrou na JS aos 14 anos. Os nossos políticos são estas pessoas! Pessoas que depois do cargo que ocupam saltam directos para um poleiro que patrocinaram enquanto ocupavam um cargo público, com dinheiro público. Por isso sim, chateia-me. Mas o melhor que posso fazer é insultar e chamar de anormais as pessoas que continuam a votar nos mesmos dois partidos que governaram portugal nas ultimas décadas de forma alternada, qual Putin e Medvedev. E que juntos conseguiram levar o país ao estado em que se encontra hoje. Por isso de novo, se é chato coça. Há coisas piores na vida e agora somos todos umas alminhas ofendidas e muito escandalizadas porque muita gente se revolta e critica o resultado destas eleições... a m**** provavelmente seria a mesma mas caraças! Ao menos mudem-se as moscas. Aposto que metade das virgens ofendidas aqui nunca disseram nada do género a ninguém, somos todos muito respeitadores. Só se pode mandar bocas se for para criticar o que achamos que é criticável, mas se nos cai a nós, cai o carmo e a trindade. Suck it up...
Anónimo das 21h32, e você, sabe bem do que está a falar? Quer passar um dia num hospital a ver pessoas a contar dinheiro para decidir se comem ou se compram medicamentos? Ou a ver as situações limites em que os doentes aparecem porque não tiveram como ser tratados mais cedo? Ou dar uma voltinha pelas filas de pessoas que vão buscar uma sopa, que é a única refeição quente que comem? Ou ir a uma escola (pública, enquanto as houver) e ver crianças a desmaiar nas aulas porque nem um pão tiveram para comer? Não ofenda quem vive (SIIIIM!!) em condições desumanas (e aqui não estamos a atribuir culpas políticas), quanto mais não seja por este ser um post em que se fala disso mesmo, da intolerância às diferenças!
Ana, já partilhei! Excelente reflexão.
Palmas ao anónimo das 01h24! Concordo em absoluto!
Anónimo da 00:41
É um discurso simples. Devia ser fácil entendê-lo. Mas eu faço um desenho.
Não me passa pela cabeça (e creio que não passa pela cabeça de ninguém que, bem, tenha cabeça...), que outro partido que não a coligação forme governo. Foi o partido mais votado. O meu "raio de discurso" pretendia apenas explicar à Pipoca algo que ela não tinha percebido (você também não, já vi). É óbvio que a coligação vai formar governo, não existe outra opção viável, mas isso, só por si, não significa que o que a Pipoca escreveu (e cito, caso esteja esquecido: "... nem que seja ignorando aquilo que o povo - burro e ignorante, já se sabe - decidiu. E o povo, a maior parte dele, quer manter este Governo. Ponto.") esteja certo. Pelo contrário, está absolutamente incorreto. O povo, a maior parte dele, quer este governo fora de S. Bento. Ponto.
E esta: mais de 200 000 pessoas viram-se forçadas a emigrar por causa das políticas de austeridade. Pessoas que certamente não votariam PàF. Mas tanto faz serem 200 000 ou um milhão, já que os círculos eleitorais da emigração só põem na assembleia 4 deputados.
Também há muita gente, talvez a maioria, que vota sem saber como funciona, efectivamente, o nosso sistema eleitoral.
Cara leitora continua a não perceber o que significa DEMOCRACIA. Lá por se pensar diferente não significa que se pode ser insultado. Respeite a opinião dos outros primeiros sem julgar. Um governo que foi obrigado a impor a austeridade ganhar as eleições, apenas indica que não existiu uma oposição forte e com capacidade de mostrar confiança aos Portugueses, que embora muitas vezes se diga que têm memória curta, afinal não o têm... Tiveram foi medo de voltar ao caos de 2011.
Peço desculpa, era Nádia e não Cláudia.
Anónima das 10h10, não ligue ao anónimo das 7h52, porque ele vive na 5a dimensão. Hoje pode ganhar 500 euros, amanhã 1000 se gostarem de si...tenho sempre boas classificações nas minhas avaliações, nem com excelente serei aumentada, desde que comecei a trabalhar, há 12 anos, que o meu salário é o mesmo. E estou a exercer exatamente na área para a qual estudei.
A culpa é sempre do Sócrates...
Não. Mas é a lei da vida!! Também conheci muitos engenheiros dos países de leste, nas últimas obras que fiz em casa. E acredito que tenham um óptimo sistema de ensino, como acontece em quase todos os países comunistas, mas sabe, aqui mais uma vez se confirma, que as pessoas querem voar sozinhas e não viver a alimentar um Estado Gordo. Acha que os russos, os georgianos, os ucranianos, os croatas vieram para Lisboa meditar e preparar teses de doutoramento? Não. Para isso ficavam em casa e sujeitavam-se a ganhar uma merreca, mas não passam frio no Inverno. O estado garante que não congelem no Inverno. Ora, em Lisboa, não há assim tanto frio e o que ganham dá para viverem melhor. As cidades, hoje, também são locais de selecção. Só vive em certos sítios quem consegue pagar determinado estilo de vida. Por isso, se sente mal remunerada e pouco reconhecida deve ir para onde lhe atribuam o seu valor, não pode é criticar o pouco que os contribuintes deste país, incluindo os seus pais lhe facultaram. Agora chegou o momento de se fazer à vida, sem mais muletas e ficamos todos a torcer, para que seja mais uma portuguesa de sucesso no estrangeiro. Acontece a todos, tenho filhos em dois países da Europa e felizmente empregados.
Olha o outro é que sabia:.......... "Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar.(100-44 AC) "
Já respondi ali em cima, mas aqui também se aplica: a culpa é sempre do Sócrates...
Sabe qual é um dos problemas da nossa democracia, Anónimo 09:38? É que grande parte das pessoas, como eu disse acima, acham que estão a votar para eleger um PM e, claro, para isso só têm duas opções. Estas pessoas, como você, nunca votariam à esquerda do PS, mesmo se fosse do seu próprio interesse, porque "não quero cá comunas", não querem ser governado por comunistas porque não há um único país comunista que não seja miserável. Acha mesmo que quem vota BE ou CDU tem como objectivo instalar um regime comunista totalitário em Portugal? Mesmo?... Uau.
Espante-se, há quem vote BE/CDU porque os quer ver representados na assembleia a lutar pelo estado social, pela escola pública, pelo SNS, pela cultura, pela justiça, pelo ambiente, pela igualdade e pelas liberdades individuais. Eu não voto, nem nunca votei, num Primeiro Ministro, eu voto de forma a proteger todos estes valores que listei. Achar que votar no PCP é querer instalar cá o regime norte-coreano é francamente hilariante...
Olha outro! A culpa é sempre do Sócrates...
Tem de desculpar a Anónima das 07:52, 10:10, ela é espectadora assídua de reality shows e acha que a falta de humildade é o pior defeito que os concorrentes podem ter, são logo os primeiros a ser expulsos!...
Acho muito bem que saiba o seu valor e que vá à procura de um emprego que a realize. Já há gente que chegue conformada em ser humildezinha e medíocre.
Ana, respeito a sua opinião.
No entanto, não posso deixar de lhe dizer duas coisinhas. É verdade que o Costa foi um sacana do pior com o Seguro, blá, blá, blá....já toda a gente está cansada de saber! Porém, como pessoa inteligente que demonstra ser, não percebo porque é que no seu comentário não se referiu à sacanise que em 2013 o "Paulinho, o Irrevogável" fez ao seu parceiro de Coligação e que, só assim por acaso, agravou a crise politica e económica já existente no país. Mas isso não interessa nada, não é verdade? Porque no fim de contas eles até são grandes amigos. A hipocrisia no seu melhor!!
Com o que vejo no seu blog tenho a certeza absoluta que não foi tão abrangida como eu e a minha família!
Concordo com a Cláudia!
Sem dúvida limitaram-se a salvar a banca?
Concordo sim senhora, isso é tudo muito responsávelzinho e tal, muito pelo bem do país. Mas, mais uma vez, sabe como funciona uma democracia e uma assembleia? Acho mesmo que não. Todos os partidos estão lá para representar o seu eleitorado. O BE e a CDU tiveram quase 20% dos votos, o que não é uma percentagem desprezável. As pessoas que votaram neles fizeram-no porque querem PRECISAMENTE que eles se oponham às medidas de austeridade deste governo e que a dívida seja renegociada. Aquilo a que chama "interesses partidários" não é mais do que ser honesto para com as promessas que fizeram a quem os elegeu.
Eu sei que a Anónima não concorda com a posição destes partidos e com o facto de eles não deixarem o Passos fazer o que quer "pelo bem do país", mas então a culpa é dele que não foi capaz de convencer a maioria absoluta do eleitorado a votar na coligação.
Se não percebe que o papel dos partidos é representar quem neles votou, contra quem votou nos outros, então não percebo o que raio acha que uma democracia é.
Exato, Filipa, votou por medo que os outros fossem piores e que os sacrifícios que todos fizemos fossem em vão. Não condeno, assim como não condeno em quem votou noutros partidos por terem esperança numa mudança para melhor. O que penso, sinceramente, é que o governo não se deve desculpar com a crise e que não se podem instituir medidas apenas a pensar no imediato, como a privatização das empresas públicas. Isto sim, a longo prazo, trará prejuízos para o português (como indivíduo).
Tal qual
Não consigo responder à segunda pergunta, mas a primeira é fácil. O PS andou toda a campanha a tentar convencer as pessoas que o único voto útil contra a coligação seria no PS, uma vez que dispersar os votos nos partidos mais à esquerda seria o mesmo que dar a vitória à PàF, que foi o que aconteceu. Acontece que uma grande percentagem das pessoas, como se viu, acha que a teoria do voto útil é anti-democrática e uma forma usada pelo PS para tentar puxar as pessoas para si pelo medo, já que não tinha muito mais por onde cativar votantes.
Pipoca, dizer que "claro que custa mais a uns do que a outros, mas será sempre assim" para além de ser extremamente "simplista" e insensível é também claramente um ideal direitista e que pressupõe que não lhe pode estar a custar muito. Caso contrário, não se iria resignar e dizer "que será sempre assim".
Claro que concordo que não faz sentido insultar alguém pelos seus ideias políticos, mas percebo a frustração daqueles que não se querem resignar à pobreza e ao "custa mais a uns do que a outros" e verem pessoas que tanto falam num dever cívico para com o país e acabam por utilizar esse dever para conseguirem continuar a viver bem, independentemente de "custar mais a uns".
FELIZMENTE sou dos "outros" e custa-me menos do que a "uns", mas tenho sensibilidade de perceber que dividir o país em "uns" e "outros" não faz qualquer sentido e muito menos se engloba nos termos da sua tão aclamada democracia.
Aliás, percebo também que somos o único país que depois de 4 anos de austeridade, em que a austeridade foi mais do que a pedida pelos credores, voltamos a eleger o mesmo partido, é um claro apoio à austeridade e, peço desculpa aos mais pudicos, mas só podemos mesmo gostar de ser enrabados.
Não, não esta nada certo! Certo é ter argumentos, certo é ter convicções e saber explaná-las, certo é ter civismo e saber conviver socialmente respeitando as diferenças.
Chamar alguém de" vaca frustrada" não lhe dará razão, muito pelo contrário, só demonstrará como é misógino, o que nos dias de hoje não é sequer tolerado, seja qual fôr o seu clube ou o seu partido.
O que eu disse sobre o PS era um misto de ironia com a mensagem que os socialistas passaram a campanha toda: que só o voto no PS era útil para tirar a coligação do poder, que votar em qualquer outra opção de esquerda era o mesmo que votar na direita.
Quanto a certezas, não tenho nenhuma, mas o que eu disse não me parece exagerado. Quem votou na coligação foi, entre outros motivos, por não acreditar em nenhuma das outras alternativas, caso contrário teriam votado de forma diferente.
Pode mandar-me para o caralho ou para onde quiser. Não será isso a tornar a sua opinião mais válida do que a minha. Na verdade, só vem sustentar a minha tese de que as pessoas têm dificuldade em aceitar visões diferentes.
É tudo muito bonito. Mas então não consigo entender as greves - ainda hoje a Soflusa está em plenário, 2 dias depois das eleições. Tantas manifs, tantas greves, tantos professores descontentes, tantos enfermeiros descontentes, tanta coisa tanta coisa, e na hora H vota-se no mesmo. Ridículo. Portugal tem os governantes que merece!
Sim. Com esta esquerda no poder tudo seriam rosas. Utopias, utopias.
Parabéns Pipoca! Identifiquei-me a 100%. Dizes uma coisa muito acertada, quem votou na coligação, nem ousa abrir a boca para comentar nada. Eu no meu trabalho, nem falo nisso, seria "morta" nesse mesmo instante! Fiz o que a minha consciência mandou e noto que o pessoal da dita esquerda, apela muito a valores como liberdade e democracia, mas na hora do vamos ver, não toleram ideias e ideais diferentes...
É evidente que aqueles que dizem que a Piaf tem de continuar não sabem o que é austeridade.
Nada lhes foi cortado não perderam empregos, etc.
Os comentadores da TV tem todos um bom pré garantido e não querem perdê-lo! !!
Adorei o texto Ana e não podia concordar mais. Também votei na coligação por entender que não havia outra opção viável e realista. Claro que à semelhança de outros portugueses também fui afectado por decisões tomadas por este Governo mas entendo que não havia outra opção (partido nenhum toma opções políticas impopulares só porque sim.... isso é um absurdo). E só para contrariar opiniões que aqui li, gostei mais de ler este texto do que muitos que escreve sobre roupa ;). Muitos parabéns.
Olá Ana,
Leio com frequência o seu blog, desde o seu início há uns anos valentes. Nem sempre concordo consigo, nem partilho das suas opiniões, mas é claro que a Ana é uma pessoa inteligente, daí admirar este seu percurso, concordando ou discordando consoante os assuntos.
Felicito-a pelo texto que escreveu, é corajoso para uma pessoa exposta como é. Tem toda a razão no que escreve, eu que fiquei satisfeita com os resultados das eleições e sendo uma pessoa que assume as suas opções e convicções políticas, senti-me constrangida na segunda feira, com os olhares lancinantes das pessoas que não votaram ao meu lado.... A sério, caricato. Só me manifestei quando chamaram a conversa, e reiterei que estava satisfeita e que tinha sido o melhor que podia ter acontecido. Do outro lado só vejo intolerância e o não admitir dos resultados. Fico sempre com receio do que acontecerá caso estes senhores venham um dia assumir o poder. Coisas minhas... Bem haja Ana, continuação de sucesso!
isso é que era...
Como? Votar em consciência significa pelo menos conhecer o programa de governo e concordar com ele. Ou será que não leu e a sua opinião baseia-se em opiniões que leu em blogues?
por acaso já vi a Ana a responder a comentários nada ofensivos, apenas de pessoas que não concordam... essas pessoas também estão só a argumentar o ponto de vista delas, mas certamente não íamos fazer do blog um debate, se não.... nunca mais ninguém se cala.
Sem tirar nem pôr!
Adoro os teus textos quando falas sobre coisas "sérias" (vá, não são muito de ligar a moda e relacionados, só por isso, porque acho que escreves bem na mesma)
Alexandra
Eu votei coligação. Gano 515 euros, uma fortuna portanto. O meu marido ganha mil e duzentos. Mais outra fortuna, que juntando dá direito a não ter abono, nem subsidio para os nossos dois filhos.
Não há isenções no centro de saúde. Pagamos sobretaxa de IRS e uma valente fatia do ordenado do meu marido é descontada para o IRS. Dessa fatia nem 5% nos é devolvido apesar das despesas de uma familia de 4 pessoas. E, sim, votei coligação. Porquê? Porque não vi alternativas melhores. Quem me dera ve-las e teria votado, porque não tenho partido. Tanto voto à esquerda como à direita, se assim achar que devo, mas não vi alternativas melhores.... com pena minha.
É verdade que o Costa se enterrou na campanha, mas também é verdade que o (bom) trabalho que fez em Lisboa é público!
O Costa e a Catarina Martins têm uma varinha mágica que ía permitir a esta "emigrante" regressar a casa com 2.000 liquidos por mês, casa e carro pagos pela empresa onde ia ter um trabalho das 9 às 5. Aliás, temos vários exemplos de varinhas mágicas similares pelo mundo fora como por exemplo na Grécia, Venezuela, Argentina, Albânia...
É de gente como este anónimo que eu tenho medo...acham-se. Enfim haja pachorra.
Oh crianças do meus país,
Vocês temem a sombra do Adamastor?!
Acham realmente, que há medo em Guimarães e no Porto, onde nasceu esta nação há nove séculos? Acham que há medo na Terra de Viriato? Vocês acham que há medo em Aljubarrota ou na Praia da Vitória? Acham que há medo em Aveiro, onde esteve tudo a postos para derrubar um eventual desaire comunista?
O povo é "sereno", por isso é que se vive aqui tão bem, mesmo com pouco!!
Mas, não se esqueçam que, histórias de regicídios e de presidenticídios...também as há, por isso não seria a primeira vez, caso necessario fosse!
Antes de esquerda ou de direita temos que saber quem fomos, de que massa somos feitos e isso é o bastante para enfrentarmos tudo!
Não, os que fogem de um país não são piegas, são refugiados!! Agora veem aí uns milhares. Os licenciados é que emigraram, porque não podiam fazer os mesmos esforços que os pais fizeram (alguns sem saber ler nem escrever) po para lhes pagar os estudos.
Os palermas, no meio disto tudo, acho que são mesmo, os gajos que se levantam todos os dias para ir trabalhar, porque continuam pobres!!!
Bolas pá, porque não tenho este dom da escrita? Era mesmo isto tudo que me apetecia ter escrito ontem no facebook...
Palmas, palmas!!!!!!!
É isso mesmo Rui. Os cortes e despedimentos foram exclusivamente para quem vota na "esquerda". A direita são maus e a esquerda são bons. Os da direita são corruptos e protegem os ricos enquanto os da esquerda protegem o povo e metem os corruptos na prisão. Os pecadores vão para o inferno e quem faz "o bem" vai para o céu... ups... este não era para aqui mas realmente vejo algumas semelhanças entre as os argumentos. A única diferença é que a religião, hoje em dia, felizmente é uma opção, o ser de esquerda está a caminhar para um imposição...
Não! O interesse do país não deve ser posto à frente de qualquer interesse partidário. Aquilo que é o interesse do país para si e para PàF não será o mesmo que o de outros partidos. Não é possível separar o interesse do país do interesse partidário. O facto do anónimo de 05 outubro, 2015 17:24 achar que o mais importante é as taxas de juro, o mercado e os rankings não significa que o restante eleitorado tenha que concordar consigo.
Todas essas pessoas que chamaram de burros e ignorantes a quem votou na coligação, deveriam sim estar mais escandalizadas com a taxa de abstenção. Quando vemos todos os dias o governo e as suas medidas serem criticadas e greves atrás de greves, parece-me incongruente esta taxa de abstençao. Se se querem fazer ouvir o dia das eleiçoes teria sido o melhor momento. Teria sido bem mais pertinente levantarem o rabo do sofá para irem votar...estes sim burros e ignorantes
Pois, e se não souberem? Votaram mal porque têm obrigação de votar solidariamente pelos outros, é isso?
Gostei, não diria melhor, obrigada
BE, CDU e PS não são partidos que defendem os mesmos valores, se queriam governar o país em coligação deveriam avisar os eleitores desse facto previamente e se tivessem vencido nessa condição a minha boca estava fechada e respeitava o resultado, mas não foi o caso efectivamente passaram toda a campanha eleitoral a dizer mal uns dos outros e sendo assim não há outro remédio para a esquerda( seja lá isso o que for) que comerem e calarem respeitando a vontade da maioria dos eleitores votantes ou só se lembram da constituição quando lhes dá jeito?
É verdade, quem é conivente com a miséria dos outros deveria pagar bem caro por isso! Só tenho pena que quando se arrependerem será tarde... :(
De facto há muita coisa que está mal neste país, escusa é de ficar ainda pior!
Não sei se os dois comentários são da mesma pessoa, mas:
- relativamente ao primeiro, sei muito bem o que é democracia e não desrespeitei ninguém;
- relativamente ao segundo, a tónica não deve ser colocada no PS, e não, votar nos partidos da esquerda não é o mesmo que votar à direita...
Acho que é sempre bom discutirmos ideias, mas de todo este nem estas pessoas são as mais indicadas. Contudo, fica aqui a prova, dado a alargada discussão que o post da Ana despoletou, que existe liberdade de expressão e apresentarmos o nosso ponto de vista não tem que pressupor a agressão do Outro.
Obrigada!
Felizes 4 anos de progresso e estabilidade ;)
Concordo plenamente! Estamos numa democracia e todos temos o direito de manifestar a nossa opinião que deve ser respeitada. Eu também voto nas pessoas, não em partidos e, tal como a Pipoca, já votei à direita e já votei à esquerda. Desta vez fui contra a coligação e ao manifestar a minha opinião fui severamente insultada por uma "amiga" de longos anos, completamente fanática pelo PSD. Fui contra a coligação porquê? Porque resido numa pequena vila do interior do país onde encerraram o Tribunal e o serviço de urgência no Centro de Saúde, sendo que quem precisa de médico tem de percorrer 60 km por estradas sinuosas até ao Hospital mais próximo, demorando 1 hora de carro!!! Não posso compactuar com este tipo de medidas que estão a desertificar a minha terra e que nenhum benefício trazem ao país!
Oh meus deus até onde pode ir a parvoíce, então agora quem votou no PS podia ter votado no BE ou no PCP porque todos são iguais, tivessem avisado que era assim e depois veríamos os resultados das eleições, será que tinham maioria?
Concordo totalmente com o comentário! Estou triste.
Regra geal posso aceitar isso de votar "em pessoas", embora esteja certa de que não conhecem metade dos deputados eleitos... apenas os cabeças de lista. E que pessoas honestas e íntegras que são, senhores! Nem falando do Coelho que praticamente não trabalhou na vida, acaba o curso aos 37 anos, tem dívidas à segurança social mas enfim... dou de barato porque acredito que como ele estejam tantos deputados de muitos partidos que não sabem o que é trabalhar e pagar impostos como qualquer cidadão comum... Agora o que dizer de Paulo Portas com o seu caso dos submarinos onde foi claramente culpado (só não vê quem não quer)?? Como é que alguém pode votar nesta pessoa? Custa-me compreender, particularmente alguém inteligente como a Ana...
Esquecendo as questões do estilo de vida que não me parecem relevantes para o caso acho que o teu voto foi incoerente com aquilo que vais defendendo e com a imagem que construí de ti... não me faz sentido e, desculpa-me que te diga acho que não te informaste devidamente...
Concordo, Catarina :) haja coerência.
Isso das primárias é uma estupidez, cada partido é que tem que decidir quem o representa...
Nem mais!!!
E depois não aceitam que a interpretação a estes resultados seja "venha mais, que arranjei vaselina!"
Preparem-se, mas é, porque o pior está a chegar. A receita está toda errada e a resposta do povo português simplesmente legitima a inércia da União Europeia sobre este descalabro económico geral. Cambada de mansos!
Anónimo das 21:32, esse seu discurso que as pessoas devem contentar-se com migalhas, É DEPLORÁVEL!! LAMENTÁVEL!
clap clap clap ;)
Eu agradeço já, pode ser entretanto o seu comentário elucide mais pessoas.
Ana, nem sempre concordo com o que escreve mas assino por baixo este seu post. Tenho um amigo no facebook que fez uma excelente análise da questão da esquerda querer formar governo. Rezava qualquer coisa assim: "O ano passado o Benfica ficou à frente do campeonato com X pontos, mas os pontos de todos os outros somados davam X+Y.
Seguindo a teoria da esquerda este ano teríamos 17 equipas na liga dos campeões.
Desculpe-me a sinceridade, mas 4 dos 230 deputados são eleitos pelo círculo de emigrantes. Partilho da sua opinião no que concerne ao estado do país mas, a meu ver, devia ter exercido o seu direito de voto!
Quando ouvi o que o ministro das finanças alemão disse sobre os portugueses, EU SENTI VERGONHA DE SER PORTUGUESA, povo tão vassalo, lambe botas, servo, que gosta de apanhar! VERGONHA!!
"o povo está habituado à alternância"... de 1995 a 2011 (ano da bancarrota) passaram 16 anos. Durante esses 16 anos tivemos 5 governos. 4 governos num total de 13 anos foram PS. 1 governo num total de 3 anos foi PSD. Alguém pode pf enviar a definição de alternância do priberam? Tal como a pipoca já votei da esquerda à direita com excepção do PCP que em qq sitio do mundo seria visto como um partido anti-democrático. Onde outros vêm politicas de esquerda ou politicas de direita eu vi politicas que trouxeram a troika e politicas que retiraram de cá a troika. Na Grécia cada vez têm mais troika, menos soberania e mais austeridade... continuo sem perceber o caminho que, dentro do euro, seja substancialmente diferente do que se está a seguir.
E pimba vai votar no BE que defende exactamente o inverso do que acredita, se diz que concorda e apoia a iniciativa privada, dá valor ao mérito a credita na livre concorrência , é mistério, o seu voto é mistério e não NÃO PERCEBO.
Apesar de não ser ponei louco lembro-lhe que de cada vez que a PMD vai à loja e compra um bem têm que lidar com o aumento do IVA e nesta medida todos nós PAF incluído fomos atingidos pela crise, uns mais outros menos, uns de uma maneira outros doutra é como aquela história de quem nunca...que atire a primeira pedra. PERCEBE??????
Concordo...uma grande maioria que votou na coligação foi com medo de deitar por terra tanto sacrifício. E assim é o povo português...é triste!
Mas que ideia, mas então votar num determinado partido é dar um voto em branco sem direito a refilar quando fazem porcaria. Todos fazem porcaria e nem sempre estamos de acordo com tudo o que fazem e sim refilamos quando não nos agrada é um direito. Quem é o anónimo que se atreve a retirar-me este direito? Só poder ser um qualquer projecto de ditador!
Diana, só quem votou na CDU, BE e PS é que se "informou devidamente"?
"Democracia é sempre haver uma voz que se levanta contra as injustiças, e que irá fazer tudo o que é possível para tirar esta gente do governo." conceito de democracia um pouco estranho... Em primeiro lugar o conceito de injustiça é subjectivo. Para um pensionista ter um corte de pensão pode ser injusto, tal como para uma pessoa que ganha o salário minimo e ter de pagar direta e indiretamente 23.75% do seu salário para pagar a pensão dos outros pode ser injusto. Em segundo lugar, democracia não é fazer tudo o que for possível para "tirar esta gente do governo". A coligação foi eleita democraticamente. Foram os mais votado e com mais deputados portanto deve governar excepto se i) o presidente usar os seus poderes constitucionais para o fazer cair ou ii) os partidos que não são de governo se juntarem todos para rejeitar o programa de governo e o orçamento de 2016. Nesse caso cairia o governo e poderia convocar-se novas eleições. Enquanto isso não acontecer o governo deve fazer aquilo para o qual foi eleito. Governar...
Concordo! Queremos andar de cavalo, o PSD diz que só podemos andar de burro e os outros dizem que merecemos muito melhor e prometem unicórnios... A única maneira de os vermos é com ácidos e depois pagamos caro porque ficamos umas horas nas Urgências (quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga)... Mas cada um sabe de si!
Clap Clap Clap. Nota: sou desempregada
Cara pipoca,
Certamente que quem votou na coligação sim tem a memória curta e sim não foram inteligentes, desculpa que lhe diga. E mais, depois dos resultados destas eleições sem dúvida que então temos o país que merecemos!
Quem votou na coligação esqueceu se certamente dos diversos amigos e familiares tiverem que abondanor o NOSSO país. Mais grave ainda, esqueceram se que o Sr. Coelho os mandou emigrar. Uma vergonha !
Esqueceram se também dos pensionistas que levaram com os cortes, alguns até tinham grandes pensões e tudo! Esqueceram se dos cortes dos funcionários em geral e de famílias que ficaram sem comer.
Esqueceram se que a nossa educação está uma vergonha, que cortaram todos os apoios e mais alguns(que já eram poucos).
Esqueceram se dos milhares de jovens que todos os anos acabam licenciaturas e que vivem a vida em estágios !
Ainda bem que não sentiu nada disto na pele!
Só tenho pena é que quem tenha votado na coligação só tenha olhado para o seu umbigo e se tenha esquecido do resto do povo!
Sabe o que é mais vergonhoso no meio disto tudo? É os nossos antepassados andarem a lutar pela democracia e depois mais de metade da populaçao nao exercer esse direito ao voto, que tanto lhes custou no pelo a lutar.
Esses que por muitas vezes são os que mais se queixam, esses sim deviam ter vergonha de dizer que o País está como está por causa dos politicos. O País está em parte como está por nossa culpa.
É triste dizer isto, mas os nossos representantes politicos são o nosso espelho. E neste momento, estamos fraquinhos na minha opinião. Isto tinha que mudar e não acho que seja com a coligação que isto vá lá.
O PSD e o PS já lá estiveram muito tempo. É dar oportunidade a outros isso sim. Mas se a coligação ganhou tem todo o mérito e agora é pensar que se calhar é ver os próximos tempos e aprender que em vez de estarmos preocupados no que os outros votam é preocuparmo-nos com aqueles que nem lá põe os pés.
Não querem votar em nenhum? Pois muito bem dirigem-se ao lugar e deixam em branco. Manifestem-se dessa maneira isso sim!
É arrogância recusar trabalho e viver a conta dos pais, é arrogância dizer são condições desumanas quando não quer é trabalhar...tenho mais habilitações que as suas, os meus pais podiam me ajudar mas como me custa os ver irem trabalhar e eu a ficar a procura de emprego e manter-me " activa" aceitei emprego pelo ordenado mínimo. Não é o ideal claro, mas enquanto não aparece não sobrecarrego os meus pais e ganho experiência profissonal. São opções...agora não diga condições desumanas quando não quer trabalhar...temos que nos sujeitar a viver mal? No seu caso até esta bastante bem recusa emprego para ficar em casa, em suma é isso. Espero para si e para mim um futuro melhor, mas até vou estando verdadeiramente activa...de que lhe servem essas habitações todas se não lhes dá uso? Sempre trabalhei se tivesse a sua mentalidade nunca teria trabalhado. Bem haja
Aí tão amiguinhos está esquerda Portuguesa, se queriam tanto formar governo porque não se coligaram? Agora o PS é todo esquerda pronto. Agora paciência daqui a 4 anos tenham essa ideia.
Quem ganha vota!!!!! Mas querem o que? Não sabem respeitar a decisão de quem vota? Maioria!!!!! E antes de comecerem as propostas já chumbaram tudo...então não é preciso irem ao parlamento, mais poupança.
E a anónima, consegue perceber que o que a Catarina Martins está a tentar fazer é antidemocrático? Se queriam formar uma coligação da Esquerda, que o fizessem antes das eleições e dessem o voto ao povo. Agora, desrespeitar os resultados das eleições, tornar uma derrota numa vitória e tentar tomar o poder á força é inconstitucional, já para não falar em assustador. Afinal de contas, é isto que um regime ditatorial faz....
O BE perdeu as eleições. Respeitem o resultado das eleições democráticas.
Para poder sonhar, há-que trabalhar! Isto aplica-se em todos os campos da vida. Para podermos sonhar, temos de trabalhar e poupar para pagarmos o que devemos e sair do buraco económico em que nos metemos! E não, Cláudia, medo não tenho.
Cláudia, em vez de andar a suspirar pelos cantos, culpando o governo pelos seus falhanços pessoais, inventado explicações pouco verosímeis para os resultados das eleições, trabalhe! Seja próactiva! Crie meios para realizar esses sonhos. Trabalhe mais e com brio, tire cursos úteis, seja boa no que faz, emigre se necessário for. Essa atitude queixosa não leva a lado nenhum. Ninguém dá nada a ninguém nesta vida, as coisas nunca vão melhorar sem que lutemos/ trabalhemos para isso.
Cláudia, em vez de andar a suspirar pelos cantos, culpando o governo pelos seus falhanços pessoais, inventado explicações pouco verosímeis para os resultados das eleições, trabalhe! Seja próactiva! Crie meios para realizar esses sonhos. Trabalhe mais e com brio, tire cursos úteis, seja boa no que faz, emigre se necessário for. Essa atitude queixosa não leva a lado nenhum. Ninguém dá nada a ninguém nesta vida, as coisas nunca vão melhorar sem que lutemos/ trabalhemos para isso.
Nem mais.
E acrescento que um grande sintoma de falta de democracia é ser eleita uma coligação que passou a campanha eleitoral a esconder os pormenores do seu programa, a fugir às perguntas para quantificar medidas e a furtar-se a debates. Isto é que é falta de democracia.
Anónimo das 00:07, funcionários públicos riquíssimos?!onde estão eles?!eu não sou uma dessas pessoas infelizmente...claro que se olharmos para os juízes,médicos, professores e enfermeiros com muitos anos de carreira...pobres não sao!agora não se esqueça que há pessoas a ganhar pouco mais que o salário mínimo,assistentes operacionais que tratam dos jardins,recolhem lixo e são auxiliares nas escolas.A ADSE é uma grande borla,concordo.eu feita parva disse que não queria pois tinha seguro pela empresa do meu marido.Que parva que fui,não sabia que era tão vantajoso!Tambem concordo que é preciso e foi preciso cortar nas chamadas "gorduras "do Estado. E acho lógico que em primeiro lugar se corte na despesa pública e nos ordenados dos funcionários públicos.O que acho mal é que se considere que toda a gente que trabalha no estado é porcaria, sei que o anónimo não escreveu isso mas já ouvi muito isso é só tenho a dizer que isso se aplica maioritariamente aos funcionários da velha guarda, aqueles que afirmam que "a antiguidade é um posto!".que entraram diretamente para o quadro, que foram subindo na carreira sem serem avaliados com rigor e isenção,que metem atestados médicos atrás de atestados pois não lhes custa, como a mim e a outros, ficar em casa sossegadinhos.ha pessoas muitíssimo bem preparadas que trabalham no Estado e que poderiam perfeitamente trabalhar no privado, eu já passei por lá.fala se muito da falta de sentido de democracia por parte das pessoas que não votaram na coligação, e concordo que li coisas bem feias e que não tinham nexo, mas que dizer dos comentários que se escrevem e do que se ouve há anos e anos sobre a função publica!O que muitas pessoas não sabem é que a pesada máquina do estado começou a ser isso mesmo, pesada, a partir do governo de Cavaco Silva, através do ministro Cadilhe.
OMG, normalmente as mulheres são as piores inimigas umas das outras...dizer que que um número significativo de mulheres votou no BE por causa das suas maiores figuras de destaque,a líder do partido e a Mortágua, serem mulheres é tão mas tão sem nexo que nem resposta merecia.gosto bastante das duas,mas não por serem mulheres. E só não votei BE pois não concordo com a saída de Portugal da UE e a saída do euro.a isto se chama coerência...não voto num determinado partido por ser um mal menor em relação aos outros...foi o que se passou relativamente a muitas pessoas que votaram na coligação.já ouvi tantas pessoas a dizer que eles não são bons, mas que os outros são piores ainda.e para isto não se tornar numa segunda Grécia pumbas...votam num partido que "ah, e tal, reduziu o défice e pôs isto nos eixos". Quem votou na coligação por convicção política e por concordar com o seu programa eleitoral eu respeito. Os outros enfim, são uns més més, mais umas ovelhinhas do rebanho.
09:15
Não tenha pena. Tenha pena é de si, que não sabe aceitar que o povo é quem mais ordena, e que as opiniões não sou todas iguais. A única vergonha que assisti no domingo, foi o discurso/atitude do costa. E comentários como o seu
Eu votei naqueles que ganharam as eleições de forma DEMOCRÁTICA e nem me vou dar ao trabalho de explicar as minhas razões a alguém que claramente não sabe respeitar a vontade/ideias dos outros, apenas porque são diferentes.
E deixe-me apenas dizer-lhe que não sou nenhuma idiota que fala as coisas sem saber. Sou economista e pertenço à ordem (formada apenas em 2014, é verdade), estou a iniciar o 2 ano de mestrado de economia pela FEP (a faculdade de economia do porto é das melhores do país, possivelmente a melhor - apesar de todo o meu percurso ser na FEP a verdade é que continua a ter a média de acesso mais alta. já passa os 17 valores) e não ando a tirar nenhum mestrado de burra.
Votei em consciência, com plena convicção que fiz o certo pelo meu país e pelo meu futuro.
Não votar não é protesto. É simplesmente inútil.
Quer protestar? Vá para a rua, vá para a assembleia cantar grândula vila morena, ou coisa que o valha. Seja pro-activa, levante-se e faça a sua voz ser ouvida. Estar calada não é solução. Assim, ninguém a vai ouvir, ninguém vai perceber qual as suas ideias, convicções. Simplesmente vão achar que é idiota de mais e nem opiniões tem (que basicamente é o que penso de quem não vota).
Não votar é como estar na altura das refeições, argumentar que não quer dizer o que prefere comer porque está em protesto, depois escolhem por si, e como o que lhe metem à frente. Porque todos temos que comer!
Não votar é um direito seu, que lhe assiste, é verdade... tal como é um direito ser tantas coisas parvas.... mas não significa que é o correto ou que leva a alguma coisa. Não se esqueça que votar também é um dever.
O voto é a voz de um povo, numa democracia. É um momento de liberdade, que tão arduamente foi conseguido.
A vida corre mal a toda a gente...abrir novamente a torneira é que não ajuda...vai apenas tornar vão o nosso sacrifício dos últimos anos...mas será que ninguém pensa a longo prazo???? Pipoca votou coligação e votou bem não foi egoísta e pensou no futuro de Portugal no dia de amanhã no futuro do seu filho que não tem culpa da dívida que andam por aí a criar e que continuando assim pode ser que não tenha que a pagar... Sandra
Sim, muitos votaram nos de esquerda. Mas quem venceu as eleições foi claro.
O discurso dos de esquerda foi apenas de mau perder e egos afectados.
As eleições foram ganhas de forma democrática que exprime a voz de um povo. E temos de aceitar isso, evidentemente.
O meu voto, foi no BE. Mas depois da sua postura, quem me dera poder votar de novo hoje. Dizer que chumbam QUALQUER proposta do governo, não é defender os seus eleitores. É irresponsabilidade. Que os defendam sim, mas com responsabilidade e ponderação. Eu votei BE na esperança que mesmo que ganhassem as eleições, muitas das suas ideias radicais fossem só paleio para convencer extremistas. (acredito que nunca sairiam do euro, na verdade)
O discurso de PS e BE foi apenas idiota. E se o costa tivesse vergonha, tinha apresentado a sua demissão.
10:10
Eu percebo. Vou dizer-te a minha experiência pessoal, pode ser que ajude.
Estou a terminar o meu mestrado. Matei-me a estudar para entrar na FEP, consegui terminar o meu curso em economia com 16 valores. Percebi que não falou com certo descaso de certos empregos, mas e para ser honesta, trabalhei num call center, num café, distribuí publicidade, enquanto tirava o primeiro ano de mestrado. Não me envergonho absolutamente nada disso, não queria sobrecarregar os meus pais. Acabei o primeiro ano, tinha 21 ano, e fui para a Londres. Enviei o CV de manha, de tarde já tinha resposta para uma entrevista na minha área. Fui cheia de sonhos, cheia de vontade de ficar e sair daqui. Fiquei com o emprego. E Resumindo, não valeu a pena - excepto talvez por ter conhecido o meu namorado xD.
Recebia bastante bem - também tinha muitos gastos - e depois de um ano percebi que não valia a pena passar um ano a pensar numas ferias maravilhosas onde iria ser feliz, e passava o resto do ano em Londres e triste. Não me pareceu justo sacrificar 11 meses, por 1 de ferias.
Depois de 1 ano e meio voltei - o meu namorado australiano veio comigo ;) - e voltei disposta a ficar cá, nem que seja a ganhar menos, mas ficar com os meus. Não lhe consigo explicar a saudade que bate forte no peito da nossa terra, do cheiro do ar português, da vontade de passar na rua e ouvir a nossa língua... Tive de voltar. Olhe, e tudo acabou por se resolver. Entrei para o Banco de Portugal, ganho relativamente bem (ganhava mais em londres? Sim, mas lá está, tinha mais gastos. E para mim, o dinheiro não é tudo) e estou a acabar a tese.
Dentro de poucos meses faço 24 anos, e olhe, a vida acabou por melhorar. Tenho certeza que a sua também vai. Não desespere. Quando somos bons, temos lugar cá. Talvez não a ganhar um ordenado maravilhoso como imaginávamos, mas com o tempo, ganhamos mais. E mesmo que não ganhemos mais, o nivel de vida cá é mais barato, e sinceramente, é o nosso país. Lá fora, somos estrangeiras - e eu percebi o verdadeiro significado dessa palavra.
Em Londres, existe muita variedade de pessoas. Mas mesmo assim, não lhe sei explicar, mas criou-se a ideia que os portugueses são uns pobres coitados. Conheci pessoas boas, mas outras completamente idiotas.
Não se iluda com promessas maravilhosas no estrangeiro, não é verdade. A vida lá fora não é para todos. Não foi para mim, que fui sozinha. Temos mais oportunidades lá? Temos. Mas existe muito mais competição para uma única oferta de trabalho. Mas também vi muitos licenciados a trabalharem em restaurantes, e a viverem com o salário mínimo. Viviam para pagar as contas à espera de uma oportunidade à anos, que nunca vai aparecer. Não seria preferível ficar cá?!
Desejo-lhe sorte, entendo a sua frustração. Não queremos que o esforço dos nossos pais e o nosso, se traduza em um emprego mal pago. Mas a Europa está mal, não se iluda que vai arranjar emprego fácil lá fora, porque não vai. É como aqui. Se for, vá preparada para sacrifícios, para esquecer saídas e idas a restaurantes por um tempo. Para a saudade e choros antes de dormir. Depois de uns meses, a coisa melhora. Mas pelo menos para mim, a vontade de regressar foi mais forte.
Desejo-lhe boa sorte, seja cá, ou noutro país! E que, de alguma forma, o meu testemunhe lhe traga mais alento. Temos a vida pela frente, não entre em desespero.
Quanto ao seu primeiro comentário (confesso que só respondi por perceber a situação onde se encontra, que tanto era parecida com a minha e queria transmitir-lhe força), eu votei na coligação. Posso dizer-lhe que tenho um bom CV, boas notas na minha área de formação económica, e que se tudo correr pelo melhor (não existir instabilidade com partidos de esquerda radicais a chumbarem tudo e a instabilidade se instale), acredito solenemente que a situação de portugal vai melhorar. Qualquer outro programa era muito mais inviável. Não comece já a desesperar.
Desmascarados pelo governo? Sabe do que fala? Aquele mesmo governo e presidente que uma semana antes disseram que se podia confiar no BES?
Informação e alguma sensatez em relação aos factos, por favor!!!
Portanto, a Ana foi a manifestações contra este governo, criticou a austeridade, mas há uns meses disseram-lhe que estávamos na retoma e que já tinhamos mais poder de compra e vai de votar nos mesmos.
Alguém se perguntou de que valeram tantos sacrificios? Esta tudo realmente bem? Não, continuamos a ter um deficit vergonhoso, continuamos a salvar bancos, continuamos a ver desemprego desmedido e emprego em condições miseraveis.
Esperemos que não comecem a carregar mais na classe média como carregaram em tempos. Quando isso acontecer....nao se queixem.
Respeito todas as opiniões, vivemos numa democracia, mas há que falar rigorosamente sobre as coisas, procurar saber e investigar.
Analisando o resultado das eleições, parece-me que o povo português quer o Coelho e o Portas a governar mas com uma politica de esquerda. Vamos analisar. PAF teve mais votos individualmente (ou seja, considerando todos os partidos que estavam no boletim de voto) e por isso deverá formar governo. A esquerda por outro lado (somando PS+BE+PCP) teve mais votos do que a PAF, ou seja, os portugueses votaram mais à esquerda, só não centraram foi os votos num único partido. Portanto o que se conclui, é que a PAF deverá formar governo mas implementar medidas de esquerda...
Para perceber e ver como funciona em vários paises já que os portugueses acham sempre que os outros é que estão bem...
http://expresso.sapo.pt/politica/2015-10-06-Ha-muitos-modos-de-formar-Governo.-e-nem-sempre-com-o-vencedor-das-eleicoes
Arrogante é a anónima das 7:52 que acha que as pessoas se devem sujeitar a ser exoloradas e ganhar um ordenado com o qual não se conseguem sustentar, e com esse discursi deve ser a dona de alguma empresa ou filhinha de algum papá para lhe ter caido tudo do céu, ou então ainda conseguiu um bom emprego no tempo da outra senhora ou com valentes cunhas, porque ainda há bons empregos .....Agora não me venha com a história do ser explorado até mais não por um ordenado de miséria para os patrões terem mão de obra qualificada a baixo custo e encherem os bolsos...
clap clap clap :) A quantidade de coisas que uma pessoa ouve quando assume a posição politica e é a que está no Governo é a desgraça... Mas os cães ladram e a caravana passa :)
eu saí do país (não fugi) e nao sou piegas nem palerma. e votei no actual governo ;)
Quando há 5000 partidos de esquerda obviamente que a "esquerda" ia ter muitos votos.... qual é a questão? é esse o problema do nosso país... para partidos mais à direita o que havia? e quando falo de direita falo de pessoas que nao se identificam com as ideologias apresentadas pelos partidos PS BE, CDU , LIVRE AGIR e tantos outros todos com ideologias que a mim me fazem rir e propostas que nao cabem na cabeça de ninguem.
Então e mostrem-me lá um partido que tenha aparecido que seja uma aternativa. O PAN? (ahah)
Nem mais anónimo das 15:21!
Gostei imenso do texto. Haja bom senso! Beijinhos
Eu votei na esquerda, como sempre aliás. Mais concretamente votei na CDU, porque me identifico com a ideologia, porque nestas eleições elegeram-se deputados, não o primeiro ministro, e foi o deputado do PCP eu sempre me habituei a ver na rua com a população, a defender os Serviços Públicos, os trabalhadores etc...os outros cabeças de lista sinceramente nem os conheço porque nunca se deram ao trabalho sequer de "descer às bases", falar com o povo fora do período de eleições. Votei em consciência no deputado\lista que mais fez pelo meus distrito e por isso estou de consciência tranquila.
Vivemos numa democracia e temos que respeitar a vontade do povo. A mim ninguém me viu nas redes sociais a ofender ninguém, guardo as minha considerações para mim e respeito quem tem outras opções, assim como gosto que respeitem as minhas. Tenho amigos, familiares e colegas com outras opções politicas e nunca me zanguei com ninguém por causa disso.
Na minha opinião temos que respeitar a maioria, mas não nos podemos esquecer a maior parte das pessoas que foi votar escolheu votar em partidos de esquerda, PS, BE e PCP-PEV, (partindo do principio que o PS é esquerda) e isso também tem que significar alguma coisa e ser respeitado.
Eu tenho as minha convicções e estou à espera que o partido no qual votei as defenda, sentir-me-ia traída se a CDU deixa-se de lado os seus ideias de esquerda para se colocar ao lado do PaF que representa a maioria. Suponho que muitos eleitores dos outros partidos sintam o mesmo, quer sejam minorias ou maiorias.
Em suma eu respeito quem escolhe a direita mas quero que me respeitem a mim por ter escolhido um caminho diferente. De qualquer forma acho que triste mesmo é ofender os da esquerda ou direita sem se ter tido o civismo de levantar o rabo do sofá para ir votar.
Já percebemos que a coligação lhe convém e lhe agrada, Ana. Agora, acho que em rodapé faltam os necessários créditos e o aviso "escrito em parceria com PaF". Esqueceu-se? A publicidade agora tem de estar identificada.
Sou leitora assídua do blog, e muitas vezes acho que realmente as pessoas tem a mania da perseguição em relação a si. Mas desta vez discordo completamente com o que escreveu. Democracia é votar e depois ficar contente/descontente com o resultado. Se as pessoas que votaram o contrário a quem venceu (a maioria) não gosta de quem ganhou pode e deve expressar o seu descontentamento. Da mesma forma que os que gostaram do resultado (como é o caso da Ana) pode demonstrar satisfação! Agora não percebo porque a Ana pode escrever este texto, mas quem não concorda não pode dizer nada? Tem que ficar calada porque ganhou a vontade do povo? Por favor! Cada um tem a sua opinião e pode demonstra-la da forma que quiser, porque isto sim é DEMOCRACIA!
Mas onde é que eu disse que as pessoas não podem dizer nada, que não podem manifestar a sua opinião e o seu desagrado? O que não podem é chamar os outros de burros, atrasados mentais, etc e tal só porque têm uma ideia diferente. Entre opinião e insulto vai tooooooda uma diferença.
Olá! Pipoca de facto o texto está bom e concordo em parte com o que diz. Contudo para alguém que trabalha no SNS, como eu, e que nos últimos anos tem assistido à sua destruição, pode ser muito difícil de entender o que se passou no passado Domingo. Talvez em defesa de alguns de aqueles que insultam e não tentando de forma alguma desculpá-los, aquilo que me parece é que as pessoas que cada vez trabalham mais, que cada vez recebem menos e que lidam diariamente com degradação do estado social, estão concerteza muitas delas em burnout. Reforço que não pretendo desculpabilizar determinadas atitudes mas consigo entender que algumas pessoas estarão de alguma forna muito desgastadas por tudo o que tem vindo a ser alterado ao nível das necessidades básicas, como a saúde, educação e estado social. Mariana
Anónimo06 outubro, 2015 10:13
Anónimo06 outubro, 2015 10:13
O bloco de esquerda defende que se deve sair da Uniao Europeia, da Nato e deixar de ter o euro. Pessoalmente acho isso um perigo para Portugal por todas as razoes e mais algumas e custa-me muito compreender como é que as pessoas votam e apoiam tais decisões.
Não vou apredrejar por achar que deve votal ou não na coligação, mas acho que a saída do Euro e da Nato, das coisas mais graves que podiam acontecer ao pais neste momento. Mais graves.
Pois claro !! porque a esquerda em Portugal é maravilhosa.
Ofendem-se uns aos outros até não poderem mais, odeiam-se entre si ainda mais do que odeiam a direita.
E têm umas ideias .......
O bloco de esquerda e o PCP querem sair do euro e da Nato á força toda, mesmo que isso desgrace o pais na pior altura de sempre.
O PAN tem como as 3 primeiras politicas mais importantes :
1. Reconhecer a dignidade constitucional dos animais
2. Repensar o conceito de “pessoa”
3. Criar o estatuto jurídico do animal
Sim, leu bem, repensar o conceito de “pessoa” , é o que esta escrito no seu programa.
O PCTP/MRPP promove a morte dos dirigentes da oposição, apelando aos seus votantes para a violência, escrevendo sem qq pudor nos seus cartazes " morte aos traidores".
O PS é o mais racional de todos e com boas ideias, mas infelizmente tem muita corrupção e funciona por cunhas (muito parecido com o PSD nesses termos).
Na minha opinião o partido de esquerda mais interessante, menos lunático, menos extremista , e que quer mesmo o bem para Portugal é o livre. Estranhamente (ou talvez não seja tao estranho assim ) as pessoas de esquerda decidiram não votar nele e escolheram todas votar em loucos.
Quem não vota esta a entregar a outros a escolha, e como tal só tem que aceitar o que os outros escolheram por ele.
Eu nunca lhe chamaria nomes por ter ideias diferentes de mim, nunca, mas você chama-me nomes sem qualquer pudor por causa das minhas ideias.
Diga-me, nesse caso , quem é que realmente uma besta aqui ?
Anónimo06 outubro, 2015 02:11
Está a falar a serio ?
Ofender as outras pessoas não é um atentado á liberdade ?
Agora as pessoas não podem escolher em quem votar, são obrigadas a votar em quem você escolhe , sob a ameaça de serem humilhadas e ofendidas.
É assim que funciona a liberdade ?
Estranho, não é assim que eu a vejo.
Perdeu-se a liberdade no momento em que as pessoas são obrigadas a esconder em quem votaram. Pena que não consega ver isso.
Anónimo06 outubro, 2015 08:44
Sinceramente acho isso optimo, muito bom sinal, pena que outros partidos não tenham optado por fazer campanha focada para os emigrantes.
Parabéns! Gostei muito do texto! Revejo-me plenamente nas opiniões manifestadas!!!
Não diria melhor!
adoro esta malta que fala de barriga cheia. eu saí do país aos 25 anos para COMEÇAR a minha carreira no que quer que fosse. porque em portugal ou era uma nódoa ou tinha habilitações acima do 12º, por isso, obviamente, pela lógica dos miseráveis recrutadores que temos, não me ia sujeitar a nada. sou licenciada e quase mestre, mas trabalho a limpar o chão na alemanha. mas pelo menos alguém me deixou limpar o chão! alguém achou que eu podia ter algum valor, finalmente! e sou paga por isso! e faço descontos e pago impostos! uau que luxo! nunca imaginei um futuro tão colorido! (estou a ser sarcástica, mas passando a coisas sérias) - não me arrependo e pego na vassoura com gosto. canto e tudo. e com o tempo sei que vou conseguir trabalhar na área em que me formei! se consegui isto num país a que não me pertenço e cuja língua mal falo, e em 3 anos não consegui rigorosamente NADA em portugal... o problema é meu?
Anónimo das 7:52 , a arrogância é sua. Completamente sua
Toda a gente abre a boca para falar em "ser empreendedor".
Qualquer coisa que se diga relativamente a não haver emprego, nem trabalho, a resposta é sempre: " ah, e tal, se fosses empreendedor e fizesses alguma coisa. Cria o teu próprio emprego em vez de ficares à espera de..." - E a maior parte das pessoas nem faz a mais pequena ideia do que é ser empreendedor.
Ser empreendedor não é abrir uma loja, ou fazer prestação de serviços, ou ir trabalhar qualquer coisa que dê para ganhar algum (esta ultima é só ser desenrascado).
É desenvolver uma ideia e torna-la num negócio como deve de ser . E isso muito poucos conseguem.
O que não falta para aí é "empresários". A quantidade de vezes que vemos a identificação de pessoas como fulano X, empresário... E só dá é vontade de rir, porque empresas que realmente funcionem, criem empregos, e gerem valor são muito poucas, mas se fosse pelo número de empresários que este país nem sequer havia crise.
Anónimo das 10:10: força e muita sorte. Que consiga encontrar o que o país não lhe pode dar.
O que não
Pelo que percebi do anónimo das 10:10 tem qualificações
Pipoca a presidente, toda a gente fica contente!
Incrivelmente só agora li esta sua publicação. Duas coisas: Muito obrigada!
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares