Pub SAPO pushdown

Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam

domingo, agosto 23, 2015
O Facebook relembrou-me que foi há quatro anos que tirei esta foto ao mural mais bonito da cidade. O mural já não existe. Foi destruído recentemente, neste sítio vai nascer um parque de estacionamento. Que pena não ter sido possível preservá-lo de alguma forma, mas há sempre as fotos e a memória.

40 comentários:

  1. Uma linda homenagem a um grande escritor... Lindo ;-)

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Estivemos em perfeita sintonia :)
    No post de hoje falo deste mural.

    ResponderEliminar
  3. Adoro! é uma pena que tenha sido destruido

    ResponderEliminar
  4. O que a memória ama, fica eterno...
    Linda postagem...
    bj
    te espero no meu cantinho...

    ResponderEliminar
  5. De facto foi pena não se ter conseguido preservar... Imagem e pensamento muito bonitos.

    sedaecaxemira.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. É muito triste que tenha sido destruído...

    ResponderEliminar
  7. Foi mesmo uma pena que não tenham tido a preocupação de preservar este pedaço de amor. Enfim, acontece muito por este país fora... :-(

    ResponderEliminar
  8. Lembro-me bem de quando partilhaste esta foto, agora mal posso acreditar que foi há quatro anos! Bonita memória :)

    ResponderEliminar
  9. Sabendo que vou ser vilipendiada, se este post for publicado, vou dizer que ainda bem que apagaram este símbolo de "amor eterno".
    Vejamos: este senhor renegou o seu país indo viver para Espanha, porque segundo ele não lhe davam o devido valor. Se todos fossemos assim este país seria um deserto à beira mar plantado.
    E o mais engraçado é que depois do senhor ter falecido, a sua viúva veio viver para Portugal! Já alguém se interrogou porquê? Então o país não serviu enquanto ele foi vivo e agora já serve!
    Portugueses de fibra são os que não abandonam o barco na altura da tormenta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Saramago foi muito mais do que uma mera questão política. Só por cada livro que nos deu merecia 14 murais.

      Eliminar
    2. Veja o José e Pilar. Depois de ver, venha cá dar a sua opinião e eu quero ver se ainda é a mesma.

      Eliminar
    3. 24 agosto, 2015 12:07
      Brilhante
      Pensei o mesmo e concordo consigo.
      Faz a Senhôura Pilar o que agora cá em PT?
      Agora PT já serve?

      Eliminar
    4. Por acaso também não sou muito fã da pessoa que era o Saramago. Gosto muito dos livros dele enquanto escritor, naturalmente, mas a personalidade dele também nunca me cativou. Só não entendo uma coisa, se é para fazer este tipo de "murais", porque é que não se fazem em locais próprios, e não em edifícios propriedade de alguém. Para evitar justamente o que aconteceu, ou seja, a demolição do mesmo. Não deixa de ser vandalismo, e o edifício teve de ser demolido para dar lugar a um parque de estacionamento da Emel. A Casa Saramago era mesmo ali ao lado, podiam ter feito qualquer coisa semelhante lá mesmo (ou num sítio para o efeito, pronto, já que a casa tem os bicos e provavelmente não daria para lá desenhar nada). Será que houve, sequer a tentativa de retirar o mural dali e o colocar noutro lado? Por acaso não sei, mas teria sido uma ideia interessante em todo o caso, para quem é fã do escritor.

      Eliminar
    5. A Pilar veio para Portugal tomar conta da Fundação Saramago, que o Saramago abriu quando se reconciliou com Portugal. Só têm memória da parte que dá para dizer mal?

      Eliminar
    6. Ai é 24 agosto, 2015 15:32?????
      Reconciliou-se com Portugal?
      Tão giro?
      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
      Abrisse ela uma em Lancelotti.

      Eliminar
    7. Reconciliou-se com Portugal depois da morte do marido? Que conveniente!
      Eu não disse "mal". Relatei um facto. Se todos os portugueses que se sentem injustiçados se fossem embora...

      Eliminar
    8. Anónimo das 15.32 você é mesmo giro(a).
      Reconciliação agora quer dizer dividendos?!
      Deve ser porque sou professora de FQ que não conhecia este sinónimo. LOL!

      Eliminar
    9. Giro giro foi terem censurado livros dele no tempo de "democracia". Portugueses a sério, aliás pessoas a sério, lutam por uma vida melhor. Se não é cá, é noutro sítio.

      Eliminar
    10. VOCÊS SÃO SÓ RIR!

      Eliminar
    11. Saramago reconciliou-se com Portugal antes de morrer. E em resposta ao comentário de "Lancelotti", ele abriu uma biblioteca em Lanzarote antes da fundação em Lisboa. A sério pessoas, vejam o José e Pilar ou então informem-se antes de escreverem, não falem de cor que parecem só ignorantes. Pelo menos leiam estes dois artigos.
      http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1597498
      http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/ministro-da-cultura-sauda-reconciliacao-entre-saramago-e-portugal-1335785

      Eliminar
    12. A mim pouco me importa que ele se tenha chateado e reconciliado com Portugal. A mim pouco me interessa que ele seja comunista. A mim importa-me que um livro seja censurado em Democracia. A mim importa-me que Saramago seja o único Nobel da Literatura português, importa-me o que sinto quando leio os livros dele. Não gostar de um escritor sem nunca ter lido nada dele, apenas por razões políticas, é de suprema ignorância à là carneirada que não pensa por si, mas pelo que 'os partidos' dizem.

      Portugueses de fibra são os que não abandonam o barco na altura da tormenta!

      Realmente o que dizer de Vasco da Gama, esse português rasca que não se contentou em navegar pelo Tejo e pelo Sado e foi até à Índia. Esses descobridorzecos de meia-tigela que foram descobrir o Brasil, colonizar África e fazer de Portugal um Império. Infelizmente vão haver sempre Velhos do Restelo.

      Eliminar
    13. Só patriotas! As pessoas são do mundo e vão para onde bem entenderem.

      Eliminar
    14. Ui tão culto anónimo(a) 24 de Agosto, 2015 17:27
      Seja o que for, reconciliou-se e moravam fora, ele morre e ela vem para Portugal, ora poupe-me de pieguices e de lamechices, eu sei o que importa $$$$$$$$$$$$$$$.
      Como disse uma pessoa acima reconciliação = dividendos.
      E como sempre aqui qualquer perna de frango vira canja e vcs fazem tempestade em copo d'água para mostrarem que são cultos e inteligentes. Portugal no seu melhor.

      Eliminar
    15. Portugal um Império?????????
      Em 1500 pois não? lol
      Pq hoje...só se for império das selfies e do show off....lol

      Eliminar
    16. cartmanbrahhhh24 agosto, 2015 21:19

      Sim, porque você nem sequer está a fazer tempestade nenhuma.

      Não gosta do Saramago não o leia. Simples. Agora dizer mal só porque sim.

      E se não sabe a razão do abandono dele de Portugal vá ler sobre isso, porque ate há explicações na net com virgulas, parágrafos e tudo.

      E só para sua informação eu também vou para outro país daqui a uns tempos. Sou daqueles gajos com pouca fibra. Mesmo assim hoje já caguei duas vezes.

      Eliminar
    17. Sim anónimo das 20:17, Portugal foi um Império, pode constatar isso em qualquer livro de História ou até mesmo na net. E ao longo dos tempos há sempre duas coisas que caracterizam os portugueses: aqueles que vão em busca de melhor e aqueles que ficam a lamentar-se.

      Eliminar
    18. De facto sou culta e inteligente, muito obrigada. E como o anónimo não quer aprender nada de novo e quer continuar a implicar, vou usar a minha inteligência para me calar, porque não vale a pena tentar falar com quem não tem ou não quer ter abertura nenhuma para ideias diferentes das suas.

      Eliminar
    19. Estou há 3 anos fora de Portugal e já encontrei com dezenas de tbm emigrantes, todos saíram a dizer mal do seu país (da boca pra fora), mas todos ansiosos de voltar para Portugal, nem que seja só 15 dias em Agosto, na reforma ou direto para cemitério, desde que seja pra sua terrinha...
      Mas a maioria desses emigrantes talvez devemos acusar também de terem renegado seu país...

      Eliminar
    20. Você é mesmo o típico velho do restelo... quer dizer, Saramago não se sentia bem cá mas tinha que ficar de pedra e cal? E até acho é que devíamos ir todos embora, em vez de sermos espezinhados e esmifrados a pagar bancos falidos... enfim!

      Eliminar
  10. Às vezes perde-se um pouco a identidade do lugar quando simplesmente se deita a baixo o velho para construir novo. Se calhar quem arquitecta deveria ser mais inventivo no que toca a pensar em formas de integrar o existente no que se faz de novo.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Pipoquinha linda, eu não conhecia e agora vou guardá-lo para memória futura.

    ResponderEliminar
  12. Isto era só um post sobre um mural bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pipoca infelizmente já devias saber que aqui na casa já nada é SÓ um post sobre o que quer que seja! Isto transformou-se na faixa de Gaza :(

      Eliminar
    2. Muito bonito e que eu sempre adorei! Fiquei triste por saber que já não existe...

      Eliminar
  13. Não concordo nada. Uma coisa que torna a street art tão especial é precisamente a sua efemeridade e transformação momentânea de um ponto da paisagem urbana. É bom que uns vejam e outros não; que uns fotografem e outros não encontrem. É bom haver coisas lindas que só duram na memória.

    ResponderEliminar
  14. Adorava ter visto este graffiti antes de que fosse destruído. Infelizmente, não cheguei a tempo, mas ainda bem que há muitas fotografias que o relembrarão para sempre.
    Portugal: o país onde se destrói arte para se construírem parques da EMEL.

    ResponderEliminar
  15. Que raio de conversa, cada um vai viver para onde quer, quem gosta, gosta da obra a pessoa não ca conheço vde lado nenhum. As intermitências da morte, a viagem do elefante Gostei tanto!!!

    ResponderEliminar
  16. Que bonito, nunca cheguei a ver ao vivo =( Uma obra de arte? Com certeza. Pena ter sido destruída.
    Obrigada pela partilha.*

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis