Pub SAPO pushdown

A Pipoca responde... ou tenta, vá #35

quinta-feira, agosto 20, 2015
A par dos casamentos/baptizados, há um outro tema que parece consumir muitas leitoras: o que vestir em empregos mais ou menos formais e que vá para além do tradicional e mui aborrecido conjunto de calça/casaco. Recebo variadíssimos pedidos de ajuda sobre este tema e em Julho decidi dedicar-me ao assunto. Tanto me dediquei que acabei por deixar o post nos rascunhos e só agora me lembrei dele. Moral da história, é possível que com os saldos e trá lá lá, algumas das opções que vos mostro já não se encontrem nas lojas (apesar de ter tentado escolher peças da nova colecção), mas dá sempre para tirarem umas ideias. Acho que o grande problema das pessoas quando ouvem a palavra "formal" é pensarem imediatamente em peças enfadonhas, seja no corte, seja na cor. E não tem de ser assim. Calma, também não precisam de aparecer no escritório como se fossem para o Carnaval do Rio, há um meio termo. E, assim sendo, podem arriscar numa peça colorida, com padrão, com  um corte diferente. Podem arrojar mais nos acessórios. Podem fazer várias coisas que não transformem a rotina de se vestirem para o trabalho numa seca descomunal e onde não há o mínimo de espaço para a criatividade. Claro que há escritórios e escritórios, alguns têm um dress code muito rígido, e aí não há grande coisa a fazer, é aguentar (e por isso escusam já de vir dizer "ai de mim se aparecesse no escritório com uma das tuas sugestões, era despedida!"). Mas há outras profissões que, exigindo formalidade, dão mais alguma margem de manobra. Em assim sendo, cá ficam algumas opções:









85 comentários:

  1. Pipoca, eu sou uma dessas leitoras que ansiava por este post! Amei!! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Por mim vinha tudo morar cá para casa!!! Ai que vontade de ir às compras agora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! Eu usava tudo, adorei todos os looks :)

      Eliminar
  3. Eis umas sugestões que eu estava mesmo a precisar!

    ResponderEliminar
  4. Muito boas sugestões, devo ter sido uma das que te pediu ajuda, fui à minha primeira entrevista em Junho! :D
    Por acaso os sapatos que comprei foram uns da Zara que referes aí, os pretos de 29,90€. O restante foi comprado na H&M, por ser mais em conta.
    Dão sempre jeito post's destes.

    ResponderEliminar
  5. Mesmo a tempo Pipoca, obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que excelentes escolhas Ana! Muitos parabéns pelo post.

    Ana
    www.annastyleandliving.com

    ResponderEliminar
  7. Olha Pipoca, agradeço este post sim senhoras e tal mas o que eu precisava mesmo era de um post deste género mas sem saltos altos! Não sei andar de saltos e gostava bastante de ser mais formal e elegante mas em modo baixinho! Obrigada Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iiiiisso!!!
      Eu desde que tive um acidente de viação nada simpatico...
      :( Saltos altos apenas para casamentos e para mini trajetos do tipo...Casa - Restaurante - Restaurante - casa :(
      Essas sugestões são sempre benvindas!

      Eliminar
    2. Tambem tenho o mesmo problema. Gostava de vestir mais formal, mas sem a obrigatoriedade dos saltos altos. Btw, excelente post, Pipoca.

      Filipa

      Eliminar
    3. Sabrinas, slippers, loafers, botins, sandálias, enfim, tantas opções! O que é preciso é o outfit estar em sintonia. Qual quer um dos looks apresentados adaptar-se-ia aos exemplos que mencionei.

      Eliminar
    4. Use sabrinas de ponta e sem atacadores

      Eliminar
    5. Concordo plenamente e ia escrever um comentário sobre isto. Além de não ser perita em andar de saltos altos também não preciso de ir de saltos altos para o meu trabalho porque, lá está, não é um ambiente assim tãaaao formal. Além disso, já não aguento estar um dia inteiro em cima de saltos altos, Deus me livre e guarde! E faz muito mal às costas e às varizes e etc. e tal!

      Portanto, Pipoca, também agradeceria bastante se um dia pudesses fazer um post com um calçado mais baixito, até médio, vá...

      Eliminar
    6. Tenho os sapatos coral da Zara

      Eliminar
    7. Concordo com o anónimo das 15:36, sabrinas, slippers ou loafers são muito próximos em forma e bastante confortáveis!
      E os botins vêm a calhar para esta estação mais fria, é só ir a zara.com, não é assim tão complicado.

      Eliminar
    8. Reconheço que andar de saltos altos todo o dia pode tornar-se cansativo, além disso, prejudicial para a saúde (contra mim falo, porque ando sempre de saltos, excepto ao fds, e mm assim, abuso das cunhas e saltos mais largos e mais confortáveis). E percebo o pedido das leitoras acima, especialmente se andar de saltos é proibido por questõe de saúde. Mas, devo confessar que, salvo raras excepções, estes looks mais formais ficam tão, mas tão melhor com saltos...especialmente se a pessoa for baixa. O salto alto alonga a silhueta e muda completamente o outfit, na minha opinião. Um look pode ficar completamente arruinado com umas simples sabrinas. Mas pronto, não há fórmulas perfeitas :) Beijinho Pipoca e às restantes leitoras!

      Eliminar
    9. Que chatas pá! Peguem no look e calcem algo raso. Tão simples...

      Eliminar
    10. Concordo com a opinião de que um look pode não brilhar devido ao calçado, no entanto, creio que das opções apresentadas pela Ana, concretamente a 2ª(calça branca/camiseiro pintas clássicos) e 4ª (macacão preto) podem perfeitamente constituir excepções..., isto é, continuar lindos conjugados com sandálias ou sapatos com salto de apenas 5 cm, que penso serem suportáveis pela maioria das senhoras em qualquer contexto. No meu comentário de ontem a este post, referi que já tinha o macacão preto, quando o estreei numa saída nocturna, conjuguei-o com umas sandálias nude de verniz com um saltinho de 5cm(lindonas que adoro), no total fiquei com 1,68 de altura...para 56kg de peso..o look resultou muito bem. Na MNG , MDT, ZARA.... existem várias opções de sapatos fechados de salto médio(denominados de "salão") ou até sabrinas que resultam lindamente com as citadas opções.
      Para dar descanso às perninhas, este Verão optei por adquirir sandálias com o referido salto, ando(em modo rapidíssimo), subo, desço, corro(quando necessário) e danço com elas que é uma maravilha !

      Bfs
      MDM

      Eliminar
  8. O medo que eu tenho de trabalhar num sítio com dress code! Aos 24 anos tenho corpo e cara de miúda, com essa roupa pareceria andar a brincar com o closet da minha mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, tenho 25 anos e uso este tipo de roupa para trabalhar, exceptuando os sapatos de salto. Não, não pareço a minha mãe. É uma questão de profissionalismo.

      Eliminar
    2. Não se preocupe que isso passa!

      Eliminar
    3. Mas aqui a questão não é a idade. É o facto de a Anónima ter cara e corpo de miúda. Há efectivamente mulheres que mesmo sendo mais velhas que outras, parecem mais novas. Tenho uma amiga de 30 anos que usa este tipo de roupa para o trabalho e embora tenha um bom gosto incrível e tenha olho para as peças que melhor lhe assentam, a verdade é que quem olha para ele parece ver uma miúda (gira, mas uma miúda) que assaltou o guarda-roupa de bom gosto da mãe. Eu bem lhe digo que daqui a uns anos ela vai agradecer parecer assim tão mais nova, mas para já ela não acha piada....

      Eliminar
    4. Passa, ou não :) Há várias profissões que não têm que seguir um código formal. Os profissionais académicos da minha área, por exemplo (vá, os académicos em geral).

      Eliminar
    5. Gostava de saber em que áreas trabalham. É que eu também tenho 24 anos e não me visto naaaada assim, apesar de ter uma profissão muito formal.

      Eliminar
    6. Auditoria/consultoria

      Eliminar
  9. Estava mesmo a precisar de um post assim. Para quem está a fazer a transição universidade/vida profissional é um pouco complicado compreender o que é "demais" quando se está à procura peças que se destaquem.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  10. Eis que na próxima entrevista de trabalho, vão umas quantas senhoras vestidas iguais, porque acho as ideias geniais e as pessoas correm o risco de comprarem umas quantas dessas peças...

    ResponderEliminar
  11. Aqui leitora que veste (temd e vestir) em modo mais formal, que gosto de tudo! Aliás, é o meu genro de vestimenta mesmo!

    ResponderEliminar
  12. Adoro os 3 últimos! São os que mais me identifico e mais adequados à minha idade. :) Mas para mim o mais difícil é mesmo no Verão, aí sim é complicado estar formal e não passar a vida de calças... Eu opto por vestir o que bem me apetece, quero lá saber. :P

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Belo post!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Eu sei que vão dizer que sou antiquada mas não levaria sapatos abertos/sandálias para o escritório. Um peep toe ainda vá, mais aberto não.
    É A MINHA OPINIÃO, NÃO ME BATAM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com calças não desgosto de ver sandálias.

      Eliminar
    2. Não é bater, nem nada que se pareça, mas nunca tinha ouvido tal! Achava que as sandálias e os sapatos abertos clássicos (como os sugeridosm vá) eram perfeitamente adequado para trabalhar num escritório. Tanto que, no Verão, os uso todos os dias :)

      Eliminar
    3. Então também não leve calças que não sejam pretas,azul escuro ou cinzento.

      Eliminar
    4. Se calhar já vi tanto mau gosto em sandálias no escritório (sim, porque há sandálias e sandálias) que gerei esta opinião.

      Eliminar
  15. Qd eu for grande quero vestir-me assim :)
    (

    ResponderEliminar
  16. Hoje estou a usar esses Zilian azuis

    ResponderEliminar
  17. Olá Pipoca era mesmo este o tipo de post que estava a precisar, as sugestões são o máximo e adorei os looks todos.

    ResponderEliminar
  18. Ando sempre de bata e de sapatos rasos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que soooorte! Eu adorava ter uniforme de trabalho, é uma caseira pensar no que vestir todos os dias. Não sou nada gaja nisto lol

      Eliminar
    2. Eu concordo que pode ser mais fácil usar farda mas sinto falta de em arranjar para trabalhar

      Eliminar
    3. Tenho que usar na mesma roupa por baixo da bata lol

      Eliminar
  19. Querida pipoca, tem alguma sugestão para baptizados no início de Outubro? Obrigada, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que terá que ser mais precisa na data. E hora, já agora...

      Eliminar
    2. Não vejo qual o problema da pessoa dizer que o batizado é em inícios de Outubro, afinal a altura do ano em que a festa se vai realizar é muito importante na escolha da roupa, ou para a Sr. Dr. Melissa não é?

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Oh sra dra Susana não me pareceu que a Melissa tivesse levantado qualquer problema. Apenas pediu para a pessoa especificar melhor a data e hora porque como deve saber, em outubro o tempo já é muito instável e a hora pode ser relevante para a escolha da roupa da cerimónia.

      Acho que não devemos ver mal em tudo, nem pensar que do outro lado os outros são todos maus!

      Eliminar
  20. Ai, que saudades de comprar roupa para vestir no escritório! Agora uso farda :(

    ResponderEliminar
  21. Cá para mim, é um de cada!! Adorei as sugestões ��

    ResponderEliminar
  22. Detesto que me imponham um dress code para determinada situação. Nunca gostei; já em pequena essa imposição fazia-me procurar o mais diferente e velho que conseguisse encontrar no armário!
    Trabalho numa área maioritariamente masculina, onde as poucas mulheres que existem se vestem à imagem masculina, com "calça e casaco" de cores tão alegres como o preto ou o azul escuro, com a famosa camisa branca.
    Ainda tentei seguir o mesmo, mas não consegui. Impressionante como a cor influencia o nosso estado de espirito.
    Optei por ser diferente e comecei a usar vestidos, fluidos, femininos e mesmo cores vibrantes e fortes. No inicio, estranharam, houve comentários, mas depois entranharam e agora já vejo outras mulheres a fazerem o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns, acho ótimo que as mulheres comecem finalmente a desafiar um pouco essas convenções estupidamente impostas! :)

      Eliminar
  23. Olá Ana,
    Boas sugestões, só não gosto do vestido da 1ª opção, no entanto poderá ser o ideal para qualquer jovem senhora que queira aparentar mais idade... As malinhas da MNG(colecção de Primavera/Verão15) têm um modelo bem giro, mas foram concebidas numa "pele" demasiado sintética, que se sabia sintética a léguas... (há imitações de pele muito melhores), acabei por não comprar.
    Nota 20 para: * a malinha branca da Furla(linda); * 4ª e 6ª opções... quer os tons quer as peças são "a minha cara", o macacão preto da MNG já cá mora no closet e adorooooooo-o ! Informo a quem o queira adquirir, que o p.v.p indicado online é 39,99€(refª 1030162 Pleat)...:)

    Bjo.
    MDM

    ResponderEliminar
  24. Boas sugestoes! Só gostava que também tivesse opções elegantes, mas com calçado baixo..

    http://maryprojectseason.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro!!!! Sobretudo os sapatos ;)

      http://umaespeciedediario.pt

      Eliminar
  25. Adoro as sugestões!
    http://prettylittlefashiondoll.blogspot.pt/2015/08/wishlist-6.html

    ResponderEliminar
  26. Encontrei isto numa passagem pelos tempos antigos do blog:

    http://apipocamaisdoce.sapo.pt/2011/07/my-tears-dry-on-their-own.html#comment-form

    Acho que devias voltar a publicá-lo, continua tão atual como há 4 anos atrás. Tão bem escrito e tão verdade. Muita gente devia lê-lo. Aliás, toda a gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, o que mais reparei neste post foram os comentários. Nem um comentário negativo (atenção: não disse discordante, disse negativo). As mentalidades estão a mudar (para pior) ou será o facto da Pipoca ter mais sucesso/fama que atrai outro tipo de pessoas?

      Eliminar
  27. Excelente Post!
    Só para meter um bocadinho de lenha para a fogueira: e um Post para uma gaja que trabalha nas Obras? :-)
    Ah ah ah ah :-)
    Olha eu a chegar ao escritório de cada obra (ando em várias ) toda pipi, e depois calçar a bela da bota com biqueira de aço toda sujinha :-) Alto contraste!
    Tive de encontrar um meio termo, para estar apta para ir à obra, e para reuniões num qualquer local/empresa.
    Ah, e sempre com calçado raso! Sempre! (E sem usar calça de ganga:-) )
    Beijinhos Pipoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu me identifico com isto!!!
      Apesar que eu ando sempre de calças de ganga :(

      Eliminar
    2. hahahaha oh Joana, como a compreendo! :) o pior é quando vai à obra e na confusão, se esquece de calçar as botas! Vida dificil a nossa de "menina trolha" :)

      Eliminar
    3. Esta é dificil! Gostava de ver os exemplos :)

      Eliminar
    4. Eu uma vez pedi sugestões para este facto e fui gozada. Uso o que me apetece, no escritório tenho sempre os EPI´s, umas calças de ganga, uma tshirt e uma parka.

      Eliminar
    5. E vão 2... Sou engenheira no ramo automóvel e o meu emprego inclui trabalho de escritório/condução/trabalhar em carros. Portanto, sapatos altos é mentira...

      O dress code é smart casual mas calças de ganga (ou com fechos visíveis) são proibidos por causa de poderem riscar os carros e quando estou na "oficina" tenho que usar os belos dos sapatos de biqueira de aço e casaco de trabalho. Faço o melhor que posso e gosto de me arranjar, uso regra geral sabrinas, aposto nos acessórios e boa maquilhagem, mas assim que tenho que pôr os sapatões não há nada que me salve do ridículo :)

      Eliminar
  28. Um post de roupa formal com sapatos rasos ou com pouquinho salto, por favooor! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Adoro tudo... Eu só tenho um problema... Não posso usar saltos altos... E se uso algum tipo de salto tem de ser dos mais baixinhos... Infelizmente por motivos de saude... Bem que a pipoquinha podia fazer um post com roupas para trabalho mas que combinem com sapatos bem mais baixos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente! E quem não usa saltos altos?
      Nem uma opção?
      Desta vez falhou minha querida

      Eliminar
    2. Qualquer um dos conjuntoa funciona com rasos, nao sao exclusivos para saltos

      Eliminar
    3. Chataaaas. Usem o look de rasos

      Eliminar
  30. Obrigada Pipoquinha!
    Agora, sem saltos por favor...
    Tenho que me vestir de modo formal, Advogada e professora, mas como ando de um lado para o outro os saltos não são opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que uma advogada e professora precisa de dicas para sapatos rasos? Caramba, é difícil escolher umas sabrinas! Calças afuniladas e ligeiramente acima do tornozelo. Vestidos e saias pelo joelho ou, na loucura, imediatamente acima do joelho, esqueça as mini-saias (e as maxi ou medi, a não ser que queira parecer atarracada). De inverno, botins e botas rasas, sabrinas se não chover.

      Eliminar
    2. Isso é o mesmo que dizer: "Saltos? Caramba que é difícil escolher uns sapatos de salto!" Claro que as opções são muitas mas gostamos de ver ideias, de saber o que se está a usar agora e os sítios onde comprar. Portanto se foi preciso exemplificar looks com sapatos de salto, não se pode pedir para dar opções de sapatos rasos (atenção: opções de sapatos, não de looks com esses sapatos)

      Eliminar
  31. Tudo de bom gosto e de bom senso. Parabéns.

    ResponderEliminar
  32. Contratava-te todas as manhãs para minha casa :D

    ResponderEliminar
  33. Iam todos já para o closet, mesmo com saltos em tudo que os sapatos são lindões!

    ResponderEliminar
  34. Mas que regabofe é este?!! Só comentários positivos, bem escritos e com malta de bom gosto?! Nem um a queixar-se de desemprego e que o dinheiro não chega para as sopas e sei lá mais quantas desgraças?! Nem um sopeira ofendida? E ainda com comentários de Engenheiras porreiras?! Xiiiiiiiiii ... Se continuamos assim, não sei se volto Ana Ahahahahahah Tão bom quando é por aqui <3 Beijinhos e espero um post "Como ser bohochic no emprego". Sim, alguém tem que te dificultar a vidinha, então!!!!!

    ResponderEliminar
  35. Ó sua Badalhoca invejosa, atão o que é que tem contra as engenheiros???E porque é que quer dificultar a vida à pipoca? Tá com dor de cotovelo é?Pronto.Foi só para baixar o nível que tava demasiado para cima, e a malta pode estranhar:-))).

    ResponderEliminar
  36. Não é um comentário ao post. Já viu esta nova tendência dos ugly shoes?

    http://betrend.pt/last-trend/novos-ugly-shoes/

    ResponderEliminar
  37. Alguém sabe a referência do casaco da Zara? Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  38. Para as meninas dos sapatos rasos =) No link estão algumas ideias (da MANGO) de dress code para escritório

    http://shop.mango.com/iframe.faces;jsessionid=644AA69CE032CEA11B504B1D5BF8B413?utm_content=banner&utm_medium=mail&utm_source=lanzamiento&utm_campaign=she_office-E_WSOFFO15&state=she_010_PO

    Cátia

    ResponderEliminar
  39. Ótimas sugestões! Usava os 2 primeiros e o 4º com muito gosto :) Os outros também acho giros mas já não fazem tanto o meu estilo a pontos de os usar.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis