Pub SAPO pushdown

Fui à Lua e voltei

domingo, julho 19, 2015

Já há algum tempo que no meu Facebook, ali naquela parte dos eventos, me aparecia um aviso: "Sónia Morais Santos convidou-te para o Trail Monte da Lua". Inteligentemente, o meu subconsciente ignorou aquilo. Ignorei, ignorei, ignorei até que me virei para o homem e perguntei "olha lá, e se fôssemos ao Monte da Lua?". Claro que era o que ele queria ouvir, falar-lhe em corridas é como acenar com uma cenoura a um burro. Tratámos dos dorsais já assim muito em cima da hora, comprámos o material que faltava, e ontem saltámos de cama às seis da manhã para estar em Sintra às sete e meia. Saímos de Lisboa com sol e ainda íamos a meio do caminho e já estava tudo encoberto. Isso somado à perspectiva de correr 25 quilómetros em trail só me deu vontade de fazer ali uma inversãozinha de marcha no IC19 e voltar para a cama. Mas seguimos. Juntámo-nos à nossa equipa de sempre e quando deram a partida lá fomos nós. Eu só tinha feito um trail na vida, o dos Templários, e achava que sabia mais ou menos ao que ia. Não podia estar mais enganada. O que se seguiu foram 29 km muitíssimo duros, com as subidas e descidas maiores e mais inclinadas que já vi. Coisas verdadeiramente assustadoras só de ver, quanto mais de fazer. Isto quase sempre junto ao mar, nas ravinas, com paisagens de cortar a respiração e com algumas vertigens pelo meio. Era incrível ver o mar tãaaaaao lá em baixo, e depois descer e voltar a subir. Eram muito poucas as partes do percurso em que dava para correr, de tão acidentado. A maior parte do tempo íamos de gatas, de rabo no chão, de todas as maneiras possíveis e imaginárias para não nos espetarmos e partirmos todos (ou rebolar por uma ravina até ao mar). Ainda assim, consegui cair três vezes, sem estragos. Apeteceu-me desistir em vários momentos, de tão cansada que estava, as pernas já me tremiam com o esforço. Pensava que não conseguia subir nem descer nem mais um metro, mas lá acabava por arranjar forças, mais não seja porque a perspectiva de ficar sozinha no meio de nenhures não era propriamente encantadora. A menos que me resgatassem de helicóptero não sei como poderia sair dali sem ser a andar. E por isso lá ia. Às tantas já não sabia o que era pior, se descer, se subir. Era tudo mau, e quando pensávamos que o percurso ia melhorar vinha sempre qualquer coisa pior: descer 50 mil degraus, subidas de areia, correr na praia, o fim do mundo.
Nisto dos trails acho que ajuda muito ir em grupo, sobretudo num como o meu, só com gente divertida, verdadeiros companheiros. Fomos o caminho todo a dizer piadas, a incentivarmo-nos, e tive ali momentos em que mal conseguia andar de tanto rir. Claro que também dissemos muitas asneiras, insultámos bastante a Sónia, que foi quem teve a ideia peregrina, e jurámos para nunca mais. Houve ali uma altura em que a Sónia se lembrou de dizer que o Monte da Lua era o terceiro trail mais difícil de país. Se eu tivesse tido acesso a essa informação previamente era menina para não me ter inscrito. Houve malta do nosso grupo que não foi, precisamente por já saber que era muito duro, e houve até quem tenha arranjado umas lesões de última hora bastante convenientes (não vou dizer nomes).
Cortámos a meta sete horas e meia depois de termos partido (enganámo-nos no caminho logo ao início e acabámos por correr mais dois km do que o previsto, o que não ajudou). Não foi brilhante, mas também não fomos os últimos. Na minha inocência, achava que em quatro ou cinco horas despachávamos a coisa. Hã hã, bambi. Hoje estou toda partida, parece que fui atropelada. Várias vezes. Com a devida distância, reconheço que adorei a experiência, que adorei a companhia, que passei pelas paisagens mais bonitas (e assustadoras) de sempre, mas o Monte da Lua é uma experiência que está feita e que dificilmente repetirei.  A menos que, até à próxima edição, me esqueça do quão duro isto foi, o que também é provável. Mas pronto, está feito e foi brutal (em todos o sentidos). Ficam algumas fotos e um vídeo, só para terem uma ideia:

Logo ao início, ainda cheios de pica


Eu, a Sónia e os Ricardos (o meu e o dela) fizemos parte da equipa Merrell e pudemos experimentar os ténis de trail. Muito boa tracção (e giros!), mas devia ter usado dois números acima do meu, porque as descidas são lixadas e o pé vai sempre a fazer pressão na parte dianteira. 










































46 comentários:

  1. Aff! Morri, mesmo estando deitada no sofá. Pipoca, você é guerreira mesmo, parabéns!!!

    ResponderEliminar
  2. Top. Para o ano estou lá.

    ResponderEliminar
  3. Eu vou tentar lembrar-me sempre deste post para NÃO IR ao Monte da Lua!

    Bom descanso!

    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  4. olá pipoca!
    qual foi o programa que usaste para fazer o vídeo?
    bjoca *

    ResponderEliminar
  5. O teu ricardo afinal onde está?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve estar a tratar dos papéis do divórcio!

      Eliminar
    2. Ou a tirar a fotos, não?! Daahh...

      Eliminar
    3. ahahahahah :P

      Eliminar
    4. na 2ª e 5ª fotos está um individuo barbudo, t-shirt vermelha, vagamente parecido com o arrumadinho.

      Eliminar
    5. O homem só esteve connosco na partida, depois foi ao ritmo dele (e ficou três horas e meia à nossa espera na meta).

      Eliminar
    6. WAAAT? ficou três horas e meia à vossa espera? damn, o teu homem dá-lhe buéée! x)

      Eliminar
  6. Creeeedo no way !

    ResponderEliminar
  7. Eu juro que vos admiro, com todas as partes do meu ser!! Go girls!! =)

    ResponderEliminar
  8. Ana e companhia, uma sugestão: ao fazer deste tipo de programas não usar anéis. Conheço casos de pessoas que tiveram que amputar um dedo por ficarem com a aliança presa em qualquer coisa. Por exemplo, em caso de queda, se a aliança/anel ficar presa/o, pode cortar a circulação, rasgar músculos... Sou uma leiga no assunto, mas namoro com um ortopedista e tenho um familiar que já ficou suspenso numa rede pelo dedo anelar. É algo em que nunca pensamos, mas que, infelizmente, acontece.
    E parabéns a todos pela coragem e superação!

    ResponderEliminar
  9. O marido foi o tal que arranjou lesões de última hora ? :)

    ResponderEliminar
  10. Nem consigo imaginar os comentários idiotas que sempre vêm ... mas idiotas à parte adorei ver isto! És uma campeã! E corajosa!| Eu não teria esta coragem !!

    ResponderEliminar
  11. O vídeo está brutal! O percurso deve ser de facto muito duro. Parabéns pelo esforço :) Sara

    ResponderEliminar
  12. Já fiz uma levada na minha Madeira que durou um dia quase inteiro, foram 32 km ao todo, fiquei de rastos mas amei. Passeios na natureza é do melhor que há. Mas esse trail Pipoca...as fotos estão tão lindas quanto assustadoras! Gabo-vos a coragem.

    ResponderEliminar
  13. Parece ter sido realmente impressionante, em todos os sentidos... fiquei cansada só de ver. Mas parabéns, conseguiste e é isso que conta!

    ResponderEliminar
  14. Um comentário muito fora do contexto mas e os looks da festa da TVI? Não podes mesmo deixar passar em branco!

    ResponderEliminar
  15. Este percurso pode se fazer em modo caminhada ou tem de ser mesmo em modo corrida? Beijinhos e belas fotos!

    ResponderEliminar
  16. Imagens brutais! deve ter sido mesmo uma experiência incrivel!

    Alguém me sabe dizer o nome da música do video?

    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, "Geronimo" do grupo australiano "Sheppard".
      Link: https://www.youtube.com/watch?v=ozsmSlvGHv4

      Antonio

      Eliminar
    2. Obrigada! :)

      Filipa

      Eliminar
  17. Eu não conseguia, devia morrer antes de meio da prova. O pior que fiz até hoje foi descer até à praia da Ursa e é de facto magnífico. Adorei as fotografias!

    ResponderEliminar
  18. Ler este texto só me fez lembrar os raids dos escusteiros. É praticamente igual, só que sem a parte do correr!
    Dizemos mil e uma asneiras, amaldiçoamos os chefes, mas no fim foi parece tudo tão bom.
    Vale sempre a pena momentos destes.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns pela superação da prova e pela magnifica descrição. Eu também a fiz e achei a descrição o máximo. Proporcionou me momentos nostálgicos. Comovi me várias vezes. Lembrei de td o que senti e de como hoje me sinto. "Parece que fui atropelada. Várias vezes" está brutal! Lol. Adoro!

    ResponderEliminar
  20. Antes de mais, parabéns pipoca. Um exemplo :)
    Agora, que conversa é essa de divórcio que já venho a ler nos comentários de quase todos os posts e não entendo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, que conversa é essa? Partilhem a "private" joke.

      Eliminar
    2. saiu na Hola espanhola...

      Eliminar
  21. o que impressiona são as pessoas na praia a fazer a mesma com nevoeiro
    que guerreiras

    ResponderEliminar
  22. Obviamente já podes fazer a maratona!

    ResponderEliminar
  23. 3º trail mais difícil do país?! O Monte da Lua não é um trail fácil por causa da parte final nas arribas, mas de resto até é bastante "corrível" Assim de repente lembro-me de alguns bem mais difíceis: MIUT, Freita, Arga, UTAX, Abutres, Sicó 111, Oh Meu Deus, UTSM 100..........

    ResponderEliminar
  24. Muito bom! A paisagem, a companhia! Fantástico! :-)

    ResponderEliminar
  25. Que corajosas.
    Clara

    ResponderEliminar
  26. Parabéns Pipoca.
    Fiquei cheia de vontade de fazer...

    Bjs*

    ResponderEliminar
  27. Boa Pipoca! Parabéns!!! Fiquei cansada so de ver as fotos!

    http://coisasdeas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Parabéns! Parece ter sido duro, mas ao mesmo tempo uma experiência incrível.

    http://blogcolchaderetalhos.com/

    ResponderEliminar
  29. Tivesse eu alguém que alinhasse nisto comigo e estava lá no próximo ano! Adoro este tipo de desafios. :)

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Pipoca, que aventura!
    Mas não era melhor levarem bastões de caminhada? Não ajudaria tanto nas subidas como nas descidas?

    ResponderEliminar
  31. Brutal!!!! Quem me dera ter metade da sua coragem e da sua vontade! Isto é que é viver!!! Vai lembrar-se disto para toda a vida!!! Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  32. Pipoca, pipoca ALERTA!!! Eu pertenço à organização do Porto da Cruz Trail Natura (Ilha da Madeira) e adoraríamos que estivesses presente no nosso trail no dia 09 de Agosto. O Arrumadinho também é bem-vindo ;) Para mais info: http://www.porto-da-cruz.com/trail-natura.html

    ResponderEliminar
  33. Só tenho que dar os Parabéns as duas mamas fantásticas:)e sempre a sorrir !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que nós cá por casa gostámos das duas mamas!

      Eliminar
  34. Ola Pipoca, o que aconselha levarmos na mochila, para além da água? Para que possamos aguentar esse esforço sem desfalecer?

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis