Pub SAPO pushdown

Férias: o que levar na mala?

quinta-feira, julho 09, 2015

Recebo muitos mails de malta (mulheres, claro!) que vai de férias e não sabe o que enfiar na bagagem. É sempre um dramalhão. Cá por casa, e apesar de as viagens serem actividade muito apreciada, fazer a mala é uma tarefa do demónio. Sobretudo porque me falta o poder da adivinhação. Pronto, ok, dependendo do destino e da finalidade da viagem (campo, cidade, praia, trabalho, lazer), dá para prever mais ou menos aquilo que é preciso levar, mas e os imprevistos? E se o tempo muda abruptamente? E se há uma praga de gafanhotos? E se, coisa que me acontece com frequência, não me apetece usar NADA do que levei? Pois, minhas boas amigas, é preciso contar com isto tudo. Ou então não, vá de atirar meia dúzia (ou várias dúzias) de coisas para dentro da mala e está o assunto arrumado. Confesso, eu acho que peco por excesso. Como estou sempre a pensar nos "e se" (e se chove? E se faz frio? E se há uma tempestade de areia? E se é preciso ir a um sítio mais composto? E se me marcam um jantar com o Bradley Cooper?), acabo por levar a mala maior, a rebentar pelas costuras e a pesar aí uns bons 300 quilos.

Nas últimas viagens tenho tentado aplicar o termo "descomplicar". O problema é que descomplicar -ou seja, levar menos tralha atrás - implica um maior planeamento daquilo que se enfia na mala. Quando são viagens de trabalho o processo é relativamente fácil. Há uma agenda, sei que vou ter este e aquele evento, por isso escolho a roupa consoante o programa. Mas quando vou em modo freestyle a coisa complica-se.

Mas bom, façam o que eu digo, não façam o que eu faço. Tendo em conta os muitos mails a perguntar "vou de fim-de-semana, o que levo?", "vou de férias para praia, o que levo?", "vou uma semana para Nova Iorque, o que levo?", aqui vão algumas dicas que podem ajudar:


- Não deixem para amanhã o que podem ir fazendo ao longo da semana. Tenho o péssimo hábito de fazer a mala na véspera de viajar. Quando digo véspera é mesmo ali de madrugada. Moral da história: já estou cheia de sono, sem paciência, não me apetece estar ali a fazer conjuntinhos e combinações, por isso vá de atirar com tudo para dentro da mala e seja o que Deus quiser. Invariavelmente, esqueço-me sempre de qualquer coisa ou levo coisas que não fazem sentido nenhum e dou por mim a pensar "mas porque raio trouxe isto?". Assim sendo, o ideal é ir fazendo a mala com calma, até para termos tempo de vermos se o que queremos levar está limpo, passado a ferro, etc. Que ponha o dedo no ar quem nunca pensou "preciso MESMO de levar aqueles calções/vestido/camisa" e onde é que estão, onde, onde? No cesto da roupa suja.

- Tentem limitar-se ao âmbito da viagem. Se vão para a praia é capaz de não fazer muito sentido levar uns botins, se vão para umas férias de cidade onde terão de andar 27 km por dia talvez não precisem meeeeeesmo de levar uns saltos altos. O ideal é que respondam a algumas questões: qual é o destino? Que tipo de actividades irão fazer? Qual a duração das férias? Qual a previsão do clima? A partir daqui, e se não entrarem em grandes devaneios, têm a base para a vossa mala de férias.

- Se tiverem de saltar em cima da mala para ela fechar é porque, provavelmente, estão a levar mais do que aquilo que precisam (a menos que estejam a tentar enfiar roupa para 15 dias numa mala de cabine). O truque é deixar sempre algum espaço, não só porque queremos sempre trazer qualquer coisa mas porque se dá um estranho fenómeno: no regresso as coisas parecem ocupar seeeeempre mais espaço do que na ida.

- Procurem levar conjuntos preparados em vez de se limitarem a escolher peças ao calhas. Dá trabalho antes, mas poupa-vos trabalho durante as férias e é uma forma de garantir que levam realmente aquilo que precisam e que não vão passar as manhãs a olhar para a mala como se estivessem a olhar para o vazio, a desesperar por não terem nada para enfiar nos vossos corpos espectaculares. Numas férias de praia, regra geral precisamos de dois looks: qualquer coisinha prática para ir para a praia (calções, t-shirts, vestidinhos, saídas de praia) e um para a noite, para ir jantar ou dar uma volta.. Levem um conjunto por dia e depois acrescentem mais meia dúzia de peças, uma ou outra peça assim mais especial (para um jantar ou uma saída mais txanan) e um casaco leve ou uma camisola. Eu disse meia dúzia, não aproveitem já para se entusiasmarem e transformarem a mala de viagem num Carnaval.

- Ao fazer os conjuntos, tentem que as peças sejam versáteis e facilmente conjugáveis entre si, para terem mais opções e para que possam levar menos roupa.

- ACESSÓRIOS! Não ocupam muito espaço e transformam logo qualquer look. Tentem levar peças mais simples e apostem nos acessórios.

- Um bom truque pode ser levar menos partes de baixo (que são mais pesadas e que não se sujam tanto)  e em cores mais neutras e investir mais nas partes de cima. Uns calções de ganga ou umas calças brancas não são propriamente peças marcantes, podem usá-las mais do que uma vez sem que ninguém se lembre.

COMO FAZER A MALA:

- Escolham uma com as dimensões apropriadas para as vossas férias. Não levem um trolley de cabine se vão de férias três semanas (a menos que sejam pessoas mesmo muito desprendidas!) nem uma mala de 90 litros só para um fim-de-semana prolongado. É sempre preferível que as coisas vão um bocadinho mais à larga do que todas espremidas. Tenham também em atenção o peso e o material da mala, sobretudo se vão de avião. Já há malas enormes e super leves. Pessoalmente, prefiro as rígidas e com quatro rodas na base, muito mais fáceis de empurrar.

- Façam uma lista de tudo o que querem levar (para além da roupa): placa de alisar o cabelo, carregadores, máquina fotográfica, livros, bolsa de maquilhagem, etc. Na hora de fazer a mala só têm de recolher as coisas e guardá-las, sem stresses de última hora.

- A primeira coisa que devem enfiar na mala são as calças. Pelo menos um par de jeans é obrigatório, por isso levem o vosso preferido, o que têm a certeza que vos fica a matar. Coloquem-no no fundo da mala sem o dobrar, deixando as pernas de fora. No fim, dobrem as pernas por cima da restante roupa. Isso vai evitar vincos nas calças.

- Por cima das calças vêm as saias e os calções. De seguida, as peças mais volumosas, como as camisolas ou casacos. Tentem dobrá-las apenas ao meio. As peças mais pesadas devem ficar sempre na base da mala, para não amassarem as outras.

- Por último, arrumem as peças mais leves, como os vestidos, os tops e as t-shirts (que podem ir enroladinhas e arrumadas nas laterais da mala, onde costuma sobrar espaço). Se tiverem paciência para isso, escolham materiais menos sensíveis aos amarrotanços.

- As peças mais sensíveis aos vincos, como as camisas, devem ficar no cimo, com todos os botões apertados e dobradas na forma tradicional.

- Se quiserem ou precisarem de levar um blazer, essa deve ser a última peça a entrar na mala, virado do avesso e dobrado em quatro.

- Enfiem os sapatos em saquinhos (de tecido ou só mesmo de plástico, os mais banais) e guardem-nos no compartimento separado da mala. Não se esqueçam de levar sempre um par de havaianas (mesmo no inverno, dão jeito para usar no quarto), calçado raso (ténis, sabrinas, sandálias) e um par de saltos para usar à noite, se vos apetecer (numa cor mais neutra, tipo camel, dourado, preto). O calçado é pesado e volumoso, por isso não abusem, três ou quatro pares são suficientes, para além dos que já levam calçados (no meu caso ainda tenho de levar os de corrida). Não levem calçado para estrear, prefiram coisas que já conhecem e que sabem que não vos vão deixar mal.

- Eu gosto de levar a roupa interior num saquinho, mas já percebi que faz imenso volume, por isso ou a ponho naquelas bolsinhas da mala que têm um fecho, ou a espalho pela mala, onde houver espaço livre. As meias podem ser enfiadas dentro de sapatos ou de carteiras. Quanto aos soutiens, há um estudo que diz que uma mulher usa o mesmo durante três dias, o que significa que para uma semana só precisarão de dois ou três. Independentemente da quantidade, levem cores mais neutras, sem padrões e com alças amovíveis, para poderem usá-los com vários tipos de roupa. Quanto às cuecas, um par por dia (mínimo!) e mais dois ou três extra, just in case.

- Os acessórios também podem ir dentro dos sapatos, carteiras ou espalhados pelos cantinhos da mala.

- Então e carteiras? Levem uma maior, num tom mais versátil, que tanto dê para dar umas voltas como para irem à praia. Se preferirem, também podem levar aqueles saquinhos de pano para a praia, não ocupam espaço nenhum. No meu caso, costumo levar o sacalhão da Vuitton (modelo Neverfull), que é o que eu chamo de mala de combate, vai para todo o lado e é versátil o suficiente para poder ser usado numa data de situações (até na praia). Depois levem também uma carteira mais pequena, para a noite. E chega!

- Não se esqueçam do pijama!

- O nécessaire pode ir dentro da mala ou ser daqueles maiores que são despachados para o porão. Eu prefiro que vá sempre dentro da mala. Se não são amigas de usar os champoos e amaciadores dos hotéis, podem sempre levar os vossos, mas transfiram-nos para os frascos de viagem, para minimizar o peso.

- Se forem viajar de avião, e caso tenham balança em casa, pesem a mala antes. Só para evitar terem de andar a abrir a mala em pleno aeroporto, a transferir coisas. Já me aconteceu um par de vezes e é do mais irritante que há. E, assim como assim, ninguém tem de ver a cor das vossas cuecas ou o vosso pijama do Winnie the Pooh.

- Como sou pessoa de extrema confiança e acredito que a bagagem vai chegar direitinha ao seu destino, nunca cumpro esta regra, mas devia: levar na bagagem de mão algumas coisas que podem ser úteis caso a nossa mala se extravie. Por exemplo, uma muda de roupa, alguns artigos de higiene, roupa interior, um biquíni, medicamentos. Ou seja, o suficiente para se sobreviver sem bagagem durante um ou dois dias. Usem também a bagagem de mão para guardar artigos de valor (máquina fotográfica, computador, jóias)

- Ponham um identificador na mala, com as vossas informações, não vá dar-se o cabo de - o Diabo seja cego, surdo e mudo - se extraviar e ir parar ao Burkina Faso. Arrependi-me amargamente de não ter posto um identificador na mala quando fui agora para Cannes. Levava uma mala vermelha da Samsonite, enorme, achei que não haveria assim tantas, sobretudo por ser mesmo grande. Mas tenho várias malas e nunca me aconteceu cruzar-me com uma igual. Foi desta. A mala vermelha da Samsonite aparece no tapete, aqui a pessoa encaminha-se para ela e, como sempre, e visto que nunca ponho identificador, fui verificar o nome na fita autocolante da companhia aérea. Não trazia nome, só dizia Air Turkish. Ok, voltei a pô-la no tapete. De repente, uma rapariga bate-me no ombro e diz "está ali um senhor com uma mala igual a esta, se calhar é a sua". Olhei e a mala era mesmo igual. Tive alguma vergonha de lá ir, mas como reparei que o senhor tinha a mala com identificador concluí que não devia ser a minha. Moral da história, só à terceira mala vermelha da Samsonite é que acertei. Não volto a repetir a brincadeira.



Enfim, espero ter ajudado. Como é óbvio, isto são só dicas, cada um que leve o que quiser e acomode da melhor forma que conseguir.
Se andam à procura de uma mala (para as férias ou para outra ocasião qualquer), aproveitem os saldos na loja online da Samsonite (www.samsonite.pt), que há por lá óptimas oportunidades. Sou parceira da marca já há algum tempo, mas mesmo antes de o ser as minhas malas eram da Samsonite. São de óptima qualidade, duram uma vida e quem me tira os modelos mais levezinhos (como a Cosmolite, na primeira imagem) tira-me tudo. No site podem também ver os modelos mais adequados para o tipo de viagem que pretendem: negócios, praia, cidade, aventura, etc e tal.



Post escrito com o apoio da Samsonite

74 comentários:

  1. Isso de deixar espaço na mala para compras, para mim é uma utopia!!! Uma vez, em Londres, tive que comprar um saco de fim de semana só para trazer as comprinhas! Vai dai, que na ultima viagem, a Roma, comprei um saco dobravel na Decathlon, grandinho (acho que há vários tamanhos, até). Foi arrumadinho na mala para lá, e para cá serviu para trazer as compras!!

    ResponderEliminar
  2. A sério que há quem não saiba o que levar na mala? Não basta acrescentar o que faltou / retirar o que foi a mais na vez anterior? Há dramas do catano, hoje em dia :)
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns por ser tão descomplicada... nem toda a gente consegue sê-lo ! :)

      Eliminar
    2. Pensei no mesmo. Existem mesmo mulheres que precisam que lhes ensinem a fazer malas? "Vou de férias para a praia. O que levo?" Really?!
      Acho que estas senhoras precisam é que lhes ensinem a ser mais desenrascadas, autónomas, a pensarem por si mesmas...não sei, fica a dica.

      Eliminar
  3. São dicas sempre úteis! E adorei a escolha das malas!

    Love, Maria
    Marie Roget

    ResponderEliminar
  4. Numa viagem que fiz à Tunísia, lembro-me perfeitamente de eu e o meu namorado fazermos o check in com 2 malas enooooormes e ao nosso lado estava um casal com uma única mala pequena. Voltámos a encontrá-los no nosso hotel e, como gaja que sou, reparei que nunca repetiram roupa. Arrependo-me de não lhes perguntar como tal era possível :)

    ResponderEliminar
  5. Bem, correndo o risco de fazer um comentário que é a total antítese do que este post promove, aqui vai :) eu raramente viajo com uma mala. Só se souber que é uma viagem em que vou estar sempre no mesmo sítio, o que é raro, é que isso acontece. Nos restantes casos, levo a minha quechua de 40l, comprada na Decathlon em 2008 por 25€ e que ainda está impecável, porque não há nada mais prático que ela. Viajo com frequência (cerca de 5 vezes por ano), em viagens que vão desde um fim-de-semana a 2 semanas de férias e essa tem sido a minha fiel companheira desde então. As minhas viagens implicam sempre muito movimento, andar a pé e em transportes públicos, visitar muitos sítios, passar cada noite num alojamento diferente, pelo que preciso de algo prático, que não ocupe muito espaço, que seja fácil de transportar e me deixe as mãos livres. Viajo sempre só com bagagem de mão (a mochila cheia fica precisamente com as dimensões máximas permitidas), porque faço sempre o check-in pela net e assim perco o mínimo tempo possível nos aeroportos, bem como evito que me possam perder a mala (já aconteceu uma vez, antes de ter adoptado este método). Para viagens até 1 semana, consigo levar a roupa toda que necessito lá. Para viagens maiores, lavo a roupa toda a meio (por exemplo, em NYC fiquei num apartamento que tinha máquina de lavar roupa e de secar e, no final de um dos dias de viagem, pus tudo a lavar/secar enquanto jantava). Levo sempre os conjuntos que quero fazer mais ou menos pensados, por exemplo, se for Verão, levo uns calções, uma saia e um vestido e depois t-shirts/blusas para cada dia que fiquem bem tanto com os calções, como com a saia. Levo roupa que não fique com mau aspecto quando dobrada, de tecidos que ficam bem sem passar a ferro. Vou guardado amostras de produtos de cosmética durante o ano e levo depois em viagem (por causa da restrição dos 100ml em bagagem de mão), se bem que a maioria é inferior a essa capacidade e dá para levar sem problemas. Levo só mesmo o essencial e um espacinho para alguma recordação que goste (a vantagem destas mochilas é que cabe sempre mais alguma coisa eheh), mas como não sou fã de tralha e de souvenirs só porque sim, nunca compro muita coisa. Quando volto fico a pensar como de facto não precisamos de grandes tralhas para viver e como em casa acumulamos muito mais do que necessitamos... e consigo aparecer nas fotos sempre com "outfits" diferentes :) a viagem maior que fiz neste esquema foi um interail de 5 semanas pelo centro da Europa! Portanto, independentemente da duração da viagem, eu viajo sempre com a tal mochila :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho que receber aulas! 5 semanas uma mochila! andava semi despida depois de 4 dias. eu sou mesmo complicadinha a fazer malas!

      Eliminar
    2. HomeSweetHome, essa viagem de 5 semanas foi no Verão (só levei um casaco e umas sapatilhas como peças "mais quentes") e foi na lógica que expliquei acima: levei roupa para 1 semana e todas as semanas lavava tudo e voltava a fazer conjuntos e combinações com o que tinha eheh.

      Eliminar
    3. Caro anônimo caso me consigo já! Travel light!

      Eliminar
    4. Na verdade não é nenhum feito extraordinário HomeSweetHome, Também tenho mais ou menos este método de mochila de 40L da Quechua e até agora já consegui sobreviver 2 semanas com isto. Sempre com outfits diferentes e ainda com toalha de banho e praia dentro da mochila :)

      Eliminar
    5. Exatamente! Quando vou viajar o objetivo é sentir-me confortável e livre para visitar e conhecer tudo o que quero. Preocupações de moda e estilo ficam em terra.

      Eliminar
    6. Tenho uma mochila dessas e para acampar durante 1 semana costumo leva la. Mas ao contrário da Anonima das 17:29 nunca me chega para tudo... Quem me dera ser tao prática. Vou continuar a treinar.

      Eliminar
  6. Este post veio na altura certa! Entre hoje e amanhã vou terminar de fazer as malas, já que amanhã à noite lá vamos nós. :)
    Para mim a melhor dica, e que fiz hoje pela primeira vez na minha vida, foi a de fazer conjuntos. Sempre fui das que atira tudo para a mala, e metade volta sem ter sequer saído da mala. Desta vez vai ser diferente! :D

    ResponderEliminar
  7. Nas minhas malas tenho fitinhas de tecido colorido. Quando aparecem no tapete do aeroporto já as estou a ver ao longe. Pode é dar-se o caso de alguém levar uma fita igual, mas até hoje não me aconteceu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha nunca pensei nisso a minha mala é preta igual a tantas outras que tenho sempre medo de não a ver. vou começar usar esse sistema.

      Eliminar
  8. Fui duas semanas de viagem, uma para sítio quente outra para sítio frio. 14 kg ida e volta. Cada vez levo menos coisas. Reduzir ao máximo a tralha que se leva. E a minha mala é sempre uma do chinês no mínimo. Já tive uma da samsonite que depois de ter sido arrombada, não a poder fechar mais, decidi não dar nunca mais muito dinheiro por uma mala que vai para o porão. Quando chegam todas riscadas e amolgadas até dói. Assim nunca me chateio, está amolgada compro outra. E não a companhia aérea (TAP) não se responsabilizou por me reembolsar.

    ResponderEliminar
  9. E para quem vai de viagem 4 meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leve várias malas. Vai pagar excesso de peso, mas não há milagres. Ou não leva nada e compra tudo no destino.

      Eliminar
    2. Vai de viagem ou de férias? Isto é um post sobre malas para férias. E se vai de férias 4 meses não leve nada, porque deve ter dinheiro para comprar tudo no destino.

      Eliminar
    3. Porquê levar mais malas e pagar excesso de peso? Para uma viagem de 4 meses eu levaria o mesmo que levo para uma viagem de 2 semanas, a mesma mala chegaria, simplesmente incluiria roupa de duas estações. Lá por ser 4 meses não quer dizer que tenha de levar a casa atrás. Ou vocês não repetem roupa?

      Eliminar
    4. Fui de erasmus 6 meses e só levei uma mala das grandes.

      Eliminar
    5. Não sei no seu caso, talvez sejam descartáveis, mas as minhas roupas, eu lavo e volto a usá-las... ;)

      Eliminar
    6. Obrigada Pipoca.
      Anónimo das 18:07 é um post de como fazer malas da melhor forma, foi uma questão inocente é escusado tanto nervosismo.
      Eu vou de Erasmus também e por isso perguntei, obrigado Anónimo das 21:58.

      Eliminar
    7. Se vai 4 meses se calhar vai lavar roupa no destino, não?

      Eliminar
    8. Para 4 meses e dentro da Europa, a partir de Portugal, têm sempre a possibilidade de usar uma transportadora. Eu vivi uns anos em Espanha e no regresso mandei mais de 100kg de coisas (livros, computador, electrodomésticos, roupa de inverno, sapatos, quinquilharia vária). A Envialia (que não me paga comissão) levou-me uns 200€. Eram 10 caixas de 10kg cada + 1 maiorzinha com a televisão. Vão buscar a casa e entregam em casa 3-4 dias depois. A única coisa é ter tudo muiiiito bem embaladinho. A GLS também é relativamente barata mas não sei se vai buscar a casa.

      Eliminar
  10. Ah, e na Amazon vendem-se umas bolsas para pôr a roupa. Tenho 3 tamanhos, a pequena para roupa interior, a média para blusas e t-shirts e a grande para tudo o resto. Ocupa muitooo menos espaço. Ah e os necessaires desdobráveis também ocupam muito menos espaço. Basta deitá-los em cima da roupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quer dar link dessas bolsas? :)

      Eliminar
    2. A Muji também vende: http://www.muji.eu/pages/online.asp?Sec=18&Sub=77

      Eliminar
    3. a sorte é que quando pensei precisava mesmo do link! já alguem se tinha adiantado... vou cuscar!

      Eliminar
  11. Olá Ana, desta vez concordo consigo a 100%. Partilho das mesmas preocupações e ansiedades no que respeita a "fazer malas" e seu conteúdo, abomino tal prática! Quando viajo de avião, há muito que optei por duas malas, uma das maiorzitas... para partilhar com o meu marido... embora 80% do conteúdo me pertença, e outra para os meus filhos(por forma a poder trazer nela, algumas comprinhas ou recuerdos), já temos pago por excesso de bagagem... Tratando-se de viagem/férias com deslocação no veículo da familia, a coisa complica-se... porque quase levo a casa às costas ! Para não ser apanhada de surpresa : sigo à risca os ditados: " mulher prevenida vale por duas " , " Quem Vai para o Mar avia-se em Terra ", " mais vale prevenir do que remediar".... Sou a modos que para o complicado... mas enfim... cada qual é como é !(estou-me nas tintas para eventuais criticas de comentadores...)
    As malas da Samsonite são prefeitas, pró carote... mas de ótima qualidade, peso, design... tenho uma, as restantes são da Segue (não são inferiores às samsonite/no meu entender).

    Obs. Atendendo à sua resposta ao meu comentário de ontem, esclareço que não sou sportinguista, nem tão pouco morro de amores por futebol, sou mera simpatizante do VFC (questione o maridão) e, desde que comecei a ouvir o JJ que sempre mantive aquela opinião sobre o mesmo, como figura pública que é e os inúmeros comentários que tem que proferir, deveria investir em sessões intensivas de língua portuguesa, fundamentalmente na componente/expressão oral (salvaguardo desde já, que não sou profª de português, e admito que por vezes... como todos ... dou erros ortográficos).

    MDM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe, para não ficar triste, cá vai:
      as malas poderão ser perfeitas, mas acho que prefeitas não são!!

      Eliminar
    2. Estou-lhe grata corretor ortográfico pela chamada de atenção... sempre atento e a prestar aos comentadores um bom serviço público. Como sei que não estou imune à prática de erros ortográficos, descanse a alma que jamais ficarei triste. Tristes são aqueles que nunca admitem que erram ! :)

      Cumprimentos.
      MDM

      MDM

      Eliminar
  12. Eu também vejo muita gente com essa dificuldade! Como levo anos a fazer e desfazer bagagem (mesmo que seja só nas mnhas viagens entre a capital e a terrinha) escrevi um guia simples para malas complicadas: http://www.mariadaspalavras.com/guia-simples-para-fazer-malas-199691

    E olha que assim até consigo usar uma mala de cabine para uma semanita inteira ;)

    ResponderEliminar
  13. Ter de fazer a mala para emigrar para um país bem mais frio é um desafio bem complicado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso eu apostaria em roupa/camada base térmica. Dá sempre jeito.

      Eliminar
  14. a moda agora de ter o cuidado para não repetir a roupa mata-me.... a roupa nao foi comprada para se usar uma vez... penso eu...

    ResponderEliminar
  15. Pipoca estas dicas vieram mesmo a calhar. Vou de férias entretanto, e já estou a ter ataques só de pensar na roupa que quero enfiar na mala e no drama que vai ser por não conseguir :P

    ResponderEliminar
  16. Eu aprendi a ligar o "descomplicometro" depois da minha primeira viagem, onde levei coisas a mais e que passava bem sem elas. É uma questão de sermos organizadas antes da viagem e de planearmos os nossos dias/outfits diários. Confesso que não me preocupo em repetir roupa (calções/calças), por isso às vezes basta um par quando são poucos dias. E como nas viagens ando muito a pé levo sempre calçado confortável, nada de saltos altos (até porque no dia a dia só uso de vez em quando). Tenho uma mala com dois compartimentos separados, que dá perfeitamente, num lado, para a roupa toda e necessaire (make up e produtos de higiene) tudo arrumadinho e direitinho e do outro lado, calçado, carregador, uma mala mais pequena e coisas que podem ir mais "desprotegidas". Na mala de mão coloco os objetos que não são para perder de vista. Quanto a maquilhagem levo o mínimo possível, de certeza que não precisam de levar duas paletas de sombras, duas bases (atenção que se forem para a praia podem precisar de ajustar o tom da vossa base), pincéis a dar com um pau, bronzer's e afins. Aproveitem as paletas que já trazem bronzer, iluminador e blush numa só e usem produtos travel size, que são do melhor. Achei as dicas muito boas e acho que servem para todo o mulherio.

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelas dicas Ana!! :D As malas são realmente lindas lindas :)

    ResponderEliminar
  18. Usar um soutien 3 dias?!?!?! Que badalhoquice...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. E no Verão, com o calor, ainda pior. Nem dois, quanto mais três.

      Eliminar
    2. Devo dizer que há uma coisa chamada banho. Não sei, mas costuma ajudar. Eu troco dia sim, dia não. E não me faria confusão nenhuma usar os três dias seguidos porque não vou correr com ele nem ando por aí a suar à brava. Seja verão ou não

      Eliminar
    3. Os elásticos e o tecido dos soutiens não ficam iguais no 2º dia de utilização e o suporte ao peito é menor. Também usa um par de cuecas para 2 ou 3 dias? Ou a mesma blusa ou t.shirt 2 ou 3 dias seguidos? Pois, é IGUAL.

      Eliminar
    4. Depende da nossa actividade física. Por vezes troco diariamente, outras vezes não... e não acho porcaria nenhuma. Tomo banho duas vezes por dia (manha e noite), por isso a não ser que tenha um dia em que transpire imenso não vejo problema algum.

      Eliminar
    5. Correcto, ajuda imenso. Principalmente se vestirem roupa suja a seguir.

      Eliminar
    6. Não me parece razoável confundir cuecas com soutiens...
      De qualquer forma, em ferias, em que de dia se usa essencialmente biquinis/fatos de banho, parece-me que se podem repetir soutiens que, na maioria dos casos, são usados só à noite, para ir jantar, sair um pouco.
      Pelo menos no meu caso é assim.

      Eliminar
    7. E vós lavais a roupa toda após uma utilização?
      Se sim, está explicado porque levam tanta tralha na mala.

      Cá eu, uma vez que esteja limpo, liso e sem cheiros, não me incomoda nada voltar a usar. O soutien, a não ser que se transpire muito, pode perfeitamente ser usado 3 vezes e não considero que esteja a vestir roupa suja.

      Mas - não vos dê já um fanico - uso sempre cuecas lavadas!

      Eliminar
    8. Há muita gente pouco asseada...

      Eliminar
    9. Há é muita gente que devia ir passar uns dias a Africa. E depois conversávamos...possivelmente apagava alguns dos tristes comentários que aqui produziu.

      Eliminar
    10. Tinha que vir uma pseudo-moralista com África...

      Eliminar
    11. Deixe a internet. Em África não há.

      Eliminar
    12. Nem tanto ao mar nem tanto à terra minha gente... usar um soutien 3 dias não é o fim do mundo, mas também não é preciso usar todos os dias o mesmo até estragar. Mas faz-me confusão quem diz que é uma porcaria... quê, lavam o soutien de cada vez que o usam?? Ou o problema está em usar 3 dias sem pausa? Não percebi bem...

      Porque acho que é mais ou menos sabido que quanto mais lavagens, mais se estraga o soutien: os enchimentos, os elásticos, ... mesmo que seja à mão. E então se forem acolchoados demoram algum tempo a secar. Eu prefiro fazer um bom investimento em soutiens de qualidade e ter apenas meia-dúzia, do que ter um para cada dia e andar nessa trabalheira de lavagens.

      Mas, a sério, e de forma generalizada para outros comentários, não é precisarmos concordar ou discordar a 100% com tudo. Há níveis intermédios de opinião que estão relacionados com o respeito pelas opiniões dos outros e que até nos dão segurança para mudarmos de ideias. Se alguém tem uma visão diferente da minha e ma explica, porque é que eu não hei-de aceitar? E depois tudo a ver com o C-O-N-T-E-X-T-O!

      Voltando ao exemplo do soutien, se uma pessoa transpira pouco, toma banho todos os dias (em alguns destinos mais que uma vez ao dia ou passa a maior parte do tempo de bikini), porque que carga de água leva com acusações de 'badalhoquice' ou 'falta de asseio'?

      Eliminar
    13. Em Africa há internet...WOWWWW...sim há!!!! acreditem ou não!!!! E também há Pipoca e possivelmente uma serie de coisas que não vos passa pela cabeça mas que adorariam que também houvesse cá...e para terminar só um aparte...tudo o que vocês cá têm de importante e que vos faz imensaaaa falta...olha já é também nosso...AHAHAHAHAH...mentes pequeninas...sim, lavem tudo muito e tomem banho 10 x ao dia, enquanto vos deixamos ter agua! AHAHAHAHA
      Não sejam ridículas, aposto q quem diz que se lava 10 x ao dia conjuntamente com o seu soutien, é quem menos asseio tem.
      Falsos moralismos.

      À pipoca, deu dicas interessantes e que ajudam a organizar a vida de quem viaja, porem nem sempre temos a "disponibilidade financeira" para adquirir tudo o que seria desejável para a organização e aí temos de saber improvisar, adaptar.

      Obrigada pelos conselhos!!!

      (Antecipadamente agradeço às professoras de gramatica que irao ter a amabilidade de corrigir eventuais lapsos ortográficos...é que aqui em Africa ainda não estamos a escrever sob o novo acordo BRASILEIRO!!! ahahahaha).

      Eliminar
    14. Não me diga, há mesmo Internet?! Estou em choque, por essa não esperava. Eu que pensava que África era tudo deserto e camelos a correr desvairados. Que chatice.

      Eliminar
  19. Este post podia ter sido escrito por mim!!! Valha-nos um namorado/marido para levar os nossos mil e um cremes quando vamos para sítios de sol, porque na nossa mala já não cabe e os cremes pesam muito!! :)

    ResponderEliminar
  20. Pipoca help meee please : o que vestir no Sunset deste fim de semana na figueira da foz? Visto ir sabado de manha e só regressar domingo de madrugada tenho k levar trapitos xtra. Socorrooooo 😬😬

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples, um top, ténis tipo all star ou alpercatas, uns calções e dentro da mochila um casaco/sweatshirt/camisola.

      Eliminar
  21. não ponham muita informação pessoal nas etiquetas. há países onde existem esquemas de roubos e de extorção baseados nessa informação.

    ResponderEliminar
  22. Acho que, na questão das malas, quando mais viajamos mais aprendemos a descomplicar. Hoje em dia, levo muito menos bagagem, mas ainda assim é sempre um drama fazer caber tudo. Uma dica que costumo usar para as viagens mais longas é, alguns dias antes, ter sempre uma página Word aberta no PC e ir apontando conjuntos que me vêm à cabeça e objetos a levar. Assim, na madrugada antes de viajar (sou das tuas), basta atirar com aquilo de que preciso para dentro da mala e já está! E asseguro-me de que não uso as peças que quero levar nos dias anteriores.

    ResponderEliminar
  23. Um aparte, apesar de se dizer muitas vezes um "par de cuecas", não deixa de ser estranho.
    Um par, são duas certo? ;)
    1 beijinho, bom post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo um par de cuecas mas digo um par de calças. E também é só uma peça.

      Eliminar
    2. Eu nunca tinha pensado nisso, mas também me lembrei agora que se diz par de óculos.
      Encontrei isto:
      https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/par-de-oculos-nao-e-redundancia/32007
      Também explica as cuecas e as calças.

      Eliminar
  24. ahhhh, o pijama! Tantas vezes ficou cá... :)

    ResponderEliminar
  25. Obrigada pela dica das calças - ficarem com as pernas dobradas sobre o resto da roupa - muitíssimo útil!! Há sempre uma outra dica nova a aprender :)

    ResponderEliminar
  26. Olá Pipoca, eu devo ser a única pessoa que adora fazer malas de viagem.
    Primeiro porque significa que vou passear e depois adoro planear o que vou vestir.
    Viajo sempre com pouca coisa e olha que sou muuuuito vaidosa e uso muitos acessórios.....
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu sou igualsinha tb adoro fazer a mala pq é raro ir viajar

      Eliminar
  27. Sempre úteis os concelhos da Pipoca mais doce! Obrigada porque fazer malas para mim é uma tortura!
    Beijinho.
    http://avidadamo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. E agora para chocar mais a malta... e k tal em vez de malas gigantescas k ocupam por completo a mala do carro, usar akeles sacos de compras de um qualquer supermercado. .. sim porque quem tem crianças leva literalmente a casa às costas... carrinho, banheira quando ainda são bebés. ... não são chiques mas são práticos. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui...... que falta de charme e glamour...
      Sacos de compras? Não, malas lindas.
      Crianças + casa às costas? Não. Tenho crianças e cabe tudo numa mala só.
      Banheira? A sério???? Jamais.
      O que importa são as férias e não a tralha.

      Travel light
      Live light

      Eliminar
  29. Em relação ao levar coisas básicas na mala de mão no caso da de porão se perder, o que costumo fazer não é bem isso (porque quando levo a mala de porão não gosto de levar mala de cabine, só uma bolsa com os documentos e pouco mais), mas quando vou com o marido dividimos... cada mala vai com metade das coisas de cada um e se uma das malas se perder sempre temos o resto na outra. Se se perderem as duas é que é uma grande chatice lol

    ResponderEliminar
  30. apesar de ja viajar ha 15 anos so recentemente adoptei uma estrategia genial para a roupa interior: para qualquer viagem levo 3 conjuntos de roupa interior e de cada vez que tomo banho lavo a roupa interior que tenho vestida no lavatorio com sabao e agua fria....fica de molho durante o tempo em que tomo duche, sem esfreganços nem amachuques, e depois passo por agua e ponho a secar na casa de banho. se for verao, no seguinte esta seco, se nao estiver, é para isso que levo 3 e não dois :) tem funcionado lindamente para soutiens, cuecas e meias, quer seja uma semana ou mais! :)

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis