Pub SAPO pushdown

Então e essas corridas?

terça-feira, julho 28, 2015
Então e como é que andam essas corridas, perguntam vocês? Olhem, cá vão. Depois de duas ou três semanas em que não treinei mais do que duas ou três vezes (não me apetecia, não estava para aí virada, estava completamente desmotivada), no início do mês deu-me a fúria, criei um novo plano de treinos para a Maratona, e larguei a correr, não falhei um dia do plano. Ora isto implica sair da cama pela fresca, tipo sete da manhã, porque no Verão não há outra hipótese. Gosto muito do Verão, mas para correr é do pior, o calor dá cabo de mim. E se no Inverno posso correr a qualquer hora, no Verão tenho de ir ou muiiiiiito cedo ou muiiiiiiiito tarde. Tenho optado sempre pelo cedo, para despachar logo o assunto, mas confesso que me custa MUITO sair da cama. Sobretudo em férias. Na semana em Vilamoura corri praticamente todos os dias, mas aqui ainda só corri dois. Porquê? Coisas várias. A saber: não sei muito bem onde correr. Não vou para a EN125 porque é perigoso e acho chato ser abalroada por viaturas várias. E não me aventuro muito pelo campo e pelo meio das aldeias porque vou sozinha e tenho um medo desgraçado que um cão se me atire às pernas. Nas aldeias tooooooda a gente tem cães e tooooooda a gente me parece muito pouco preocupada em manter os portões fechados. No outro dia fui correr e passei em frente a uma casa onde sei que há dois cães soltos. Haviam de ver a minha figura ridícula. Abrandei, para não fazer barulho e não fazer chocalhar a minha garrafa de água, sempre a antever o momento em que eles iam saltar e arrancar-me as pernas à dentada (por mais que os donos jurem a pés juntos que eles são muito amigos e muito bonzinhos, hã hã). Assim que passei foi ver-me a acelerar por ali a fora, cheia de medo que eles viessem atrás de mim. Ora isto não é vida, não estou para andar a correr stressada. Depois, acho que entrei um bocadinho em overtraining (este mês já levo 150 quilómetros nas pernas) e os músculos têm-se ressentido. Nas últimas corridas senti os músculos presos, como se as pernas pesassem duas toneladas, e isso teve reflexos no rendimento. Já andava a fazer tempos melhores e regredi um bocado. Posto isto,  o meu homem, que tem sido o meu treinador de corrida, aconselhou-me a parar, sob pena de arranjar para aqui alguma lesão grave. Segundo ele, e tem razão, é melhor descansar uma ou duas semanas e recuperar os músculos do que insistir e fazer estragos maiores. Assim sendo, e porque férias são férias, as corridas ficam um bocadinho paradas. Em compensação, tooooooodos os dias ando cinco quilómetros na praia, nunca falho.
Entretanto, a organização da Maratona de Lisboa vai-me enviando mails a dizer quantos dias faltam, só assim naquela de criar algum stress. Ainda não estou nervosa, vou guardar isso lá para o dia 17 de Outubro. Acho que com os treinos a Maratona se faz. Vai ser duro, não tenho a mínima dúvida, mas como vou sem qualquer expectativa de tempo, acho que isso me tira muita pressão. Só quero chegar ao fim, bem e sem lesões, preferencialmente rodeada de amigos e de muitas gargalhadas.
Relativamente à Maratona Solidária, continuo a trabalhar MUITO e a bater a todas as portas para conseguir juntar mais dinheiro. Há muitas que não me atendem, mas também há algumas que se abrem e me dão boas notícias. Brevemente haverá mais algumas iniciativas de angariação dinheiro e, claro, conto com a vossa ajuda. Ando até aqui a pensar numa coisa MESMO muito, muito doida. Vamos ver!



34 comentários:

  1. caminhar (a um ritmo constante e não muito lento) é mais saudável do que correr.

    ResponderEliminar
  2. Porque não vens fazer a meia do Porto e crias uma equipa Pipoca? Tens muitos fãs no norte e sempre são mais 21km de treino!

    ResponderEliminar
  3. A possibilidade de os cães a virem a correr atrás de si... para mim seria uma motivação extra! Era só uma questão de correr mais rápido do que eles!!! :) Acho que só assim é que eu conseguiria arranjar coragem para correr! Ou isso, ou bois.

    De resto, não consigo! E 5km a andar na praia!? ahahah caía para o lado! Nem com uma manada atrás de mim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário poderia ter sido escrito por mim!
      Correr só se viesse um cão atrás de mim e daqueles ferozes, senão ele corria e eu ficava a ver :)

      Eliminar
    2. ... "Ou isso, ou bois." ... do melhor ... os meus parabéns!! :D ... Vai Pipoca, grava a leitura deste comentário no Iphone e põe a rolar quando te der a camoeca, não desistas!! :D

      Eliminar
  4. Olá, Pipoca, não sabe onde ir correr, pois nem a propósito a DECO Proteste lançou hoje uma plataforma on-line sobre actividades ao ar livre e onde se localizam, exactamente com o intuito de ajudar as pessoas a encontrarem espaço, gratuitos, onde possam correr, fazer caminhadas, praticar ginástica., etc. Dê uma vista de olhos, www.fitmap.pt

    ResponderEliminar
  5. Como eu te compreendo com essa cena dos cães. Eu tb sou paranóica com isso. Eu moro na aldeia e é por isso que quando quero correr tenho que pegar sempre no carro e ir para alguma cidade mais próxima. Era tão bom se podesse sair de casa a correr, facilitava-me muito as coisas. O meu marido diz que eu sou maluca e paranóica. Ma o certo que a cada passo lá se ouve uma noticia de alguém que foi atacado por cães que tinham o portão aberto. É que é mesmo assim, aqui na aldeia casa sim, casa sim tem cão! Enfim. Como eu adorava morar num sitio onde pudesse corre à beira rio ou beira mar como muita gente pode. É muito mais agradável e dá mais motivação. Enfim, cada um tem o que tem! :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite no que lhe digo. Se não ligar aos cães, eles também não ligam a si!
      Se o cão sentir medo em si, começa também a sentir medo.
      Não é complicado, é uma questão de auto controlo.
      Em geral os cães de aldeia são pacíficos, ladram e pouco mais.
      Não há cães maus, há infelizmente donos que sendo más pessoas, não os sabem educar ou educam-nos para atacar.

      Eliminar
    2. ... Pois, pois. Então venha correr ou andar de bicicleta para o pé da casa dos meus pais; e quando um dos cães da vizinhança se soltar e a perseguir durante centenas de metros, diga-lhe que ele não é mau e não sabe o que está a fazer. Nem todos os cães vivem em apartamentos ou quintais fechados. Vá para o campo, onde há cães de caça; e cães de guarda, que acham que qualquer pessoa (ou cão; ou cavalo) a passar são uma invasão do seu território e vai ver se não a perseguem.

      Eliminar
    3. Vivo numa aldeia e tenho uma cadela, Labrador que à partida nunca seria agressiva, mas é. Temos sempre o portão fechado, mas a verdade é que basta passar alguém em frente a minha casa para ela começar a ladrar imenso e as pessoas têm medo, naturalmente. No entanto, ela não faz mal a ninguém tanto que passeia e corre comigo sem trela e venha quem vier porta-se lindamente, acho que é mais uma questão territorial e vê-se isso em todos os cães da aldeia porque ladram e até vêm atrás de nós, mas depois de passarmos o território deles, acalmam (isto se não mostrarmos medo, obviamente).

      Eliminar
    4. Em resposta a Celia Lopes q diz "se nao ligar aoa caes ekes tb nao lhe ligam a si".... so tenho a dizer q uma bela tarde passei a correr por um cao fofinho e com ar de zen, eu toda animada continuei na minha, ele correu atras de mim caladinho e veio-me aos gemeos de uma perna..
      Portanto, nao generalize.

      Eliminar
  6. Eu não tenho esse medo por acaso, mas também sinto dificuldade em encontrar um bom sítio para correr sem ser onde vivo. Gosto de correr, mas não me vejo a correr uma maratona nos anos mais próximos. :P

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. eu fico logo cansada das bloggers a falarem de quantos kilometros correm
    é que cansa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem remédio. É parar de ler blogs onde sabe que falam do tema.

      Eliminar
    2. sério?
      não me tinha lembrado, obrigada

      Eliminar
    3. Eu também fico cansada de ler sobre isso...
      Moda lixada esta que requer persistência, espírito de sacrifício e, pasme-se, almeja uma vida mais saudável.
      E ainda por cima custa pouco dinheiro...

      Eliminar
    4. Moda?
      O atletismo, ou corrida, sempre foi a modalidade mais praticada no nosso país em termos de lazer, devido ao baixo custo e à facilidade em arranjar "instalações". Antes dos blogs, e das redes sociais, milhares de portugueses corriam, na zona ribeirinha de Lisboa, no Jamor, em parques diversos. Pasme-se, conheço grupos de pessoas (sim, este também não é um fenómeno novo) que correm há décadas. Esta ideia de passar a corrida, ah perdão, o "running" como uma novidade nada mais é que treta de publicitários que viram aqui um filão para explorar. Filão esse que tende a transformar esta actividade em algo dispendioso, pois agora é necessário equipamento xpto e acessórios vários, desde gadgets até garrafas de água artilhadas.
      O problema destas ditas modas é que as pessoas, quais carneiros, vão todas em fila experimentar, quando há outros desportos interessantes, e que se calhar até eram mais apropriados às necessidades e preferências de cada um.

      E overtraining é ao certo o quê? Não há palavras portuguesas que sirvam?

      Eliminar
    5. o custar pouco dinheiro
      depende se é mais vaidosa e tem de ter vários outfit´s

      Eliminar
    6. ... puxa, Anónimo das 11:38, em português diz-se sobretreino...difícil ãh?? ...

      Eliminar
    7. Anónimo das 11:38, tem razão, as pessoas correm desde sempre! O meu pai levanta-se às 6 da manhã para correr desde que eu me lembro de ser gente, mas o que as pessoas fazem hoje em dia não é correr, é o running e isso sim passou a ser moda!
      Acho incrível e até bastante motivador esta consciência do modo de vida saudável, das frutas e legumes e do exercício físico, mas concordo quando diz que não é talvez o desporto mais indicado para toda a gente, mas que, por ser "moda" até pratica e resulta em lesões. Não faltam pessoas sedentárias e com excesso de peso que começam a fazer exercício com o running e têm sérios problemas nos joelhos.
      Está na moda ser saudável e essa moda agrada-me, mas concordo que seja preciso comedimento na escolha da atividade física e que há um excesso de acessórios associado ao running, que é tudo menos um desporto acessível.

      Eliminar
    8. Catarina, por eu saber que existem palavras portuguesas e o significado da palavra inglesa usada é que questiono o porquê dela ser utilizada. Odeio a mania de enfiarem palavras estrangeiras (que nem estrangeirismo são) no meio de um texto escrito em português.
      E não preciso de puxar nada...

      Eliminar
    9. As pessoas esquecem (ou nem sabem) que são precisos milhares de quilómetros nas pernas para se poder (dever) fazer uma maratona. Não é à toa que os maratonistas apenas optam pela disciplina ao fim de muitos anos, e depois de terem passado pelas distâncias longas (5000, 10000). Começar a correr "hoje" e apontar para uma maratona daqui a um ou dois anos não é muito aconselhável. Mas isto sou eu, que também acho (erradamente, pois claro, como aqui me irão explicar) que os treinos de alta intensidade, tão na moda, são altamente prejudiciais à saúde a médio e longo prazo.

      Eliminar
    10. Desde sempre que vejo pessoas a correr ao ar livre ou em ginásio.
      Não acho que isso se tenha tornado uma moda. Acho sim que se deixou de dar tanta importância à ida ao ginásio e "descobriram-se" modalidades ao ar livre, entre as quais a corrida, e às quais se dá mais visibilidade agora.
      Agora também não vamos entrar em histerismo.
      Os blogues dão maior visibilidade à modalidade, mas já pensaram que as pessoas que correm agora, são aquelas que já corriam há uns anos atrás? Há meia dúzia que falam de maratonas, os restantes correm uns km e ficam por aí.
      E desculpem a franqueza, mas para correr não são obrigatórios grandes gastos em roupa. Só gastam muito dinheiro se quiserem. Já investir nuns bons ténis de corrida é outra história; mas não é necessário comprar dezenas.

      Eliminar
    11. "Acho sim que se deixou de dar tanta importância à ida ao ginásio e "descobriram-se" modalidades ao ar livre"

      O spinning, tabata e zumba discordam.

      Eliminar
    12. não são precisos grandes gastos então andam desatentos as novas lojas que tem aberto nos centros comerciais (adidas e nike, tão como novas lojas em vários centros comerciais)

      não é a toa que estas marcas abriram lojas, há que aproveitar a febre da corrida, para se vender mais uns tenis ou uma roupita.

      Eliminar
  8. Eu esta semana estou a fazer férias de praia, não trouxe equipamento de treino, e nem por isso deixo de fazer as minhas corridas na praia. O equipamento é o biquíni e os pés vão mesmo descalços, vou quando a maré está baixa para a areia não estar mole e olha que me sabe pela vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, em férias eu sou muito mais regrada com os treinos. Não falho um único e por vezes, faço mais do que tinha planeado. Mas eu sou mais de treino funcional e menos de corridas! E há pouco tempo descobri as maravilhas de saltar à corda!
      Sou eu e eu mesma. Não tenho que pensar em casa, trabalho, marido, cães...

      Eliminar
  9. Obrigada por partilhares isto, já tinha saudades deste tipo de post. Adoro ler sobre a teu exemplo desportivo e alimentar. És uma motivaçao para mim, desde que te sigo iniciei as corridas também. E quando me falta a motivaçao vou ver as tuas fotos. Desde já um obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Uma ideia seria, assim como ha "a pipoca esta louca" as terças, tambem podia haver um post saudável semanalmente :) força, vais conseguir. Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Sinto exactamente o mesmo que tu sentes em relação a correr aí (medo de ir sozinha, medo dos cães, medo de ser abalroada por carros, etc e tal), só que na zona em que resido: Barcarena!!!! Por isso, e como também não gosto nada de fazer desporto e muito menos stressada!, ainda não me iniciei nesse mundo fascinante das corridas! :) Mas continuo a seguir o teu bom exemplo e acho que já me sinto 10% motivada... ahahahah Boas Férias Pipoca! :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana.
    Gosto tanta da maneira como escreve...para quando um livro/romance??
    Felicidades!

    ResponderEliminar
  13. É mesmo isso. Aconteceu uma altura à minha mãe enquanto andávamos de bicicleta, lembro-me perfeitamente que o cão nunca mais lhe largava a perna. Também vou sempre em sobressalto quando faço corrida, caminhada ou bicicleta hoje em dia.

    ResponderEliminar
  14. Sofia Teixeira29 julho, 2015 22:49

    Uma pequena ajuda para possíveis caminhadas/corridas
    http://www.ciclovia.pt/ciclovias/5algarve/1algarve/litoral/elitoral.php
    https://www.facebook.com/corridas6f

    ResponderEliminar
  15. "Uma coisa MESMO, mesmo muito doida"? Vais leiloar o arrumadinho em pleno estádio da Luz?

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis