Pub SAPO pushdown

A Sofia vai ter um peso saudável!

quarta-feira, julho 22, 2015

Quando há um mês lancei este passatempo com a PronoKal, não fazia ideia de que haveria tantas e tantas participantes. Tenho noção que há muita gente que quer perder peso, mas fiquei muitíssimo surpreendida com o número de participações. Infelizmente, nem toda a gente pode ganhar, o que, neste caso em específico, me deixa um bocadinho triste. Os quilos a mais são um problema que mexem com muitas pessoas, aos mais variados níveis, e tenho a certeza que todos os que participaram adorariam ser seleccionados. Mas só mesmo uma pessoa é que ganhou o tratamento PronoKal e foi a Sofia Lucas, a 500ª participante. Depois de vários dias sem conseguirmos falar com ela, por andar cheia de trabalho, a Sofia ia tendo um ataque quando atendeu o telefone e soube que tinha sido a vencedora. Aliás, no dia em que a conheci, só me dizia "eu não acredito... eu ainda não acredito mesmo". Mas bom, é mesmo verdade. A Sofia tem 36 anos e foi mãe há dois. Nunca foi "propriamente magrinha", como ela diz, mas depois da gravidez tem sentido mais dificuldade em perder peso. Já tentou uma data de dietas, sempre sem resultados a longo prazo, mas agora está altamente comprometida com o seu peso saudável. Na semana passada estivemos um bocadinho à conversa, e quando a vi pela primeira vez pensei "naaaaaaa, devem ter-se enganado, mas onde é que esta pessoa precisa de perder peso?". Talvez por ser alta, o peso a mais está bem distribuído, mas a verdade é que a Sofia tem de perder 15 quilos para chegar ao seu peso saudável e ganhar qualidade de vida. Não tenho a mínima dúvida de que irá conseguir, já que está super motivada. E nós, todos nós, cá estaremos para ir acompanhado o seu progresso nesta aventura. 

Deixo-vos com a nossa conversa:



O que é que te levou a participar no concurso "Por um peso saudável" da PronoKal?
Foi a necessidade de perder algum peso, que tem sido difícil. Principalmente depois da gravidez, há dois anos. Esta oportunidade pareceu-me a mais adequada do ponto de vista do acompanhamento médico e todo este apoio através da Pipoca.

Quanto peso é que tens de perder para chegar ao teu ideal?
Apesar de ser alta, e segundo indicação médica, devo perder quinze quilos para atingir o meu peso saudável.

Posso saber com quantos quilos é que estás a começar esta tua aventura?
Claro, sem problema: com 76,2.

Já sei que tiveste a primeira consulta com a Dra. Mónica Pon, médica prescritora da PronoKal. Como é que correu?
Muito bem. Fizemos uma primeira avaliação do meu estado geral, foram-me prescritas análises, que já fiz, e preparámos o plano e o tipo de alimentação que tenho de seguir a partir de agora. Vou começar só com verduras e com refeições PronoKal, e depois vamos introduzindo outros alimentos. Também me indicou a actividade física que tenho de fazer.

Já tentaste outras dietas ou outros planos alimentares?
Já!

E como é que correram?
Numa fase inicial corre sempre tudo muito bem, o problema é depois, a manutenção. Começo a desmotivar.

Antes da gravidez já lutavas contra o teu peso?
Nunca fui magrinha, andei sempre perto dos 70 e o máximo que pesei foram 74. Na gravidez engordei 12 quilos.

Doze quilos não é nada! 
Mas eu já não era muito magrinha, o problema foi esse! E tive muito cuidado, tive sempre a médica a controlar-me. Desde que fui mãe, há dois anos, nunca mais conseguir voltar ao meu peso ideal. Decidi concorrer porque preciso de ajuda para poder acompanhar o meu bebé sem me cansar a cada cinco minutos, e também para recuperar a minha auto-estima, que anda pelas ruas da amaruga.

Quais são as maiores dificuldades que tens sentido na perda de peso?
A manutenção. Eu consigo perder peso, mas é difícil manter, preciso de reeducação alimentar e de exercício, que é precisamente o que propõe o método Pronokal. Foi-me dito na primeira consulta que o peso perdido seria em gordura, que é o que realmente importa e é o que difere de outras dietas que já fiz. Não tenho muito tempo... sei que é uma desculpa, mas trabalho num escritório, estou muito tempo sentada, é difícil. E a falta de vontade também é grande. Era!

E expectativas para este tratamento com a PronoKal?
Muitas, as melhores possíveis. Pelo menos motivada estou, a 100%. E ter este apoio todo a nível médico, da nutricionista...sinto-me acompanhada, não estou sozinha.

E vais ter milhares de pessoas a acompanharem o teu desenvolvimento!
Isso deixa-me um bocadinho nervosa. É um grande compromisso, mas acho que também posso incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Quero transmitir a ideia de que é possível, vou fazer por isso: mostrar que é possível chegarmos onde queremos e de forma saudável.

Estás, portanto, comprometida com o teu peso saudável.
Sem dúvida, e em mudar a vida para melhor.




64 comentários:

  1. Força Sofia!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sou a Sofia, a feliz vencedora deste passatempo. Este meu compromisso com o peso saudável, vai de vento em poupa. :) Quem quiser acompanhar a evolução do meu percurso, pode fazê-lo através da página do facebook: “A minha dieta PronoKal – Sofia Lucas” em https://www.facebook.com/aminhadietapronokal
      Muito obrigada a todos pelo apoio.

      Eliminar
  2. 15 Kgs? Não parece que precise de perder tanto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há imagens que enganam e o facto de se ser alta altera a forma como vemos as coisas. Eu também sou alta e, tal como me parece ser o caso da Sofia, o peso a mais está distribuído pelo corpo todo, ou seja, não tenho uma barriga enorme, ou um rabo desproporcional, ou a gordura toda nas coxas, ou peito gigante. E isso engana. Dá para perceber que há peso a mais mas não se percebe o quanto. Eu estou mais gorda que a Sofia e deveria perder 30 quilos para ficar com uma figura melhor. Nem digo magra, porque para isso, teria de perder 40 quilos. No entanto, embora se reconheça que tenho obviamente excesso de peso ninguém diria que tenho taaanto a perder.

      Eliminar
    2. Concordo , não me parece nada gorda.

      Eliminar
    3. Tenho uma amiga que, por acaso também emagreceu pelo método pronokal, que tinha 20 kg a perder, mas ao olhar para ela, nunca ninguém o diria... mesmo! Emagreceu os 20 kg e ficou óptima e não excessivamente magra

      Eliminar
  3. Boa sorte e muita força. Eu perdi 30 kilos num ano. Tudo é possivel, é só querer e não desistir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Como conseguiu? Foi com este método?
      Grata!

      Eliminar
  4. Força Sofia!
    Cris

    ResponderEliminar
  5. Que ar tão simpático! Força Sofia! :-)

    ResponderEliminar
  6. Estou ansiosa por ver, pois tambem nao me parece que tenha de perder assim muitos kilos!

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana Martins:) Gosto muito do seu trabalho e sigo o seu trabalho. Vi este tema e fiquei muito interessada. Alguma vez fez uma dieta deste tipo? Acredita mesmo que este tipo de produtos ajudam e não prejudicam a saúde? Eu tenho sempre muitos receios quando se trata deste tipo de produtos. E, regra geral, este tratamentos são muito caros. Sabe em quanto fica?.Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Por acaso não parece mesmo nada que precise de perder tanto peso, mas às vezes há corpos que enganam. :) Muita força e queremos ver o depois!

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Força Sofia! :) Em 2013 também atingi o meu peso máximo, 76,4kg (1,76m). Depois de fazer análises e ver o meu colesterol elevadíssimo percebi que não podia continuar assim. Dois anos depois, e com muita força de vontade, já vou nos 64,5kg e pretendo chegar aos 62 :p Está quaseeeee!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba!! Grande força de vontade. Muitos parabéns pela viagem; mudou radicalmente a alimentação??

      Eliminar
    2. Não mudei radicalmente, foram só pequenas diferenças :) mas como foram 2 anos foi uma descida gradual (Cerca de meio quilo por mês por exemplo). Mas raramente como fritos ou bebo refrigerantes. Troquei o pão do pequeno almoço por 2 tostas integrais com queijo. Como mais frutas, peixe, carnes brancas. Tenho tentado beber mais água durante o dia.. São coisinhas pequenas que fazem toda a diferença :D

      Eliminar
    3. E colesterol, mais importante que o peso, também baixou? Uma coisa não implica a outra.

      Eliminar
    4. Peco desculpa pela intromissao, mas com 1,76 m 62kg nao me parece o peso ideal..nao se deixem levar por contas e equacoes..peso ideal e aquele que cada corpo pede, sem ultrapassar certos limites..em tudo tem de haver equilibrio..Cada um deve tentar perceber o seu limite..forca-lo pode ter consequencias piores..

      Eliminar
    5. Baixou para o valor normal mas como me desleixei um bocado este ano, voltou a subir.. Já mudei a alimentação e em Setembro vou fazer novas análises :)
      Não se preocupe anónimo, nas pernas é onde me é mais difícil perder gordurinhas e é aí que me vou focar (caminhadas e passadeira) :)

      Eliminar
    6. Eu também acho isso muito pouco peso, mas já é uma opinião de estética. O que é importante é que tenha o colesterol como deve ser, e olhe que há mulheres com 150 kg com o colesterol impecável. Espero que o seu agora tenha baixado.

      Eliminar
    7. E continua o mito de que o peso é o mais importante e o IMC é que conta... Não, o que conta é a percentagem de massa gorda minha gente...

      Eliminar
  10. A Sofia é muito mais alta do que a Ana? Tem mais 20 quilos do que você mas não parece. Força Sofia, queremos saber de tudo quando o processo terminar.

    ResponderEliminar
  11. Eu também tenho mais 6 kgs que o meu peso saúde (sei que não é "nada", eu sei), mas ninguém diz o peso que eu tenho, só mesmo despida, porque está distribuído pelo corpo todo e como sou de média estatura (1,67€) disfarço bem... mas a verdade é que visto o 38/40 e as pessoas ficam admiradas.
    Quando vou comprar roupa e peço umas calças, por exemplo, trazem-me o 36!
    Mas não me é nada fácil perder peso, até pela falta de incentivo, porque como não parece, ninguém em casa, amigos, ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa também não tenho muito inventivo, eu é que gostava de ser um incentivo para o resto do pessoal mas eles preferem comer bem xD

      Eliminar
    2. Eu sou mais alta(cara), 1.75€;-)(brincadeirinha) :-P

      Eliminar
  12. Força Sofia.
    Tem um ar muito simpático, mas parece mais velha do que é, pelo peso a mais. Acredito que quando terminar vai parecer mais nova!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso a gordura costuma ajudar a que se pareça mais nova, no sentido em que também preenche as rugas na cara, por exemplo.
      Claro que não é ciência exata, mas normalmente uma pessoa com mais peso tem uma pele mais bonita

      Eliminar
    2. Sim, é verdade que se a pessoa estiver bastante magra parece mais velha pelas rugas que pode adquirir, mas no geral a vitalidade que se ganha com uns kilos a menos, a possibilidade de vestir coisas mais jovens (a Sofia está muito bem vestida para o corpo que tem, mas que a faz mais velha, faz).
      E ela tem uma cara muito bonita, acho mesmo que alguns kilos a menos farão muita diferença.

      Eliminar
  13. Também concorri e não ganhei, com muita pena (tal como todos os outros participantes)! Que tudo corra bem com a Sofia (ar super simpático diga-se de passagem) que tem uma história em toda idêntica à minha, só varia o peso a perder (no meu caso são 30).Estou cheinha de inveja da boa. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o que eu ia dizer. Também concorri, mas fico muito feliz pela Sofia, igual em tudo à minha história!! É muito bonita e tem um ar super-simpático; de certeza que se vai sentir muito melhor se atingir esse objectivo tão desejado. Muito boa sorte e parabéns!! (o resto de nós vai ter de continuar a tentar perder peso enquanto corre atrás dos terrible twos nos parques :)))))

      Eliminar
  14. Honestamente, a Sofia parece-me ter um peso saudável.
    Nem de perto nem de longe lhe diria para perder 15 kg, poderia perder 5kg para ser mais mainstream, mas ficar na moda e ter o "peso saudável" são coisas diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é o que lhe parece, outra é o que efectivamente é. A Sofia teve uma consulta médica e depois de feitas as devidas medições, pesagens e análises, concluiu-se que 15 quilos é o peso que deve perder. Não é para estar na moda, é mesmo para ficar mais saudável.

      Eliminar
    2. Tenho passado a vida rodeada por pessoas como o/a anónimo/a. Quando me sentia bem: "que horror, estás tão magra"; quando precisava de perder 5/10 kgs "que horror, estás tão bem"; e agora, que tenho claramente 20 kgs para mandar passear ninguém diz nada, parece que ficam contentes quando uma pessoa fica menos bonita e vistosa. A Sofia vai fazer o que ela e o médico bem entenderem; o que é espectacular.

      Eliminar
    3. Desculpe mas uma pessoa da altura dela não precisa de 15 quilos menos para estar saudável, precisa sim para estar em forma, são coisas completamente diferentes sim?

      Eliminar
    4. É mesmo Ana, não parece mas eles (os quilos) estão cá e graças a esta oportunidade vou poder finalmente ter o peso saudável. Vou dando noticias. Entretanto, além da alimentação já passei a estacionar o carro mais longe para me forçar a andar e também já troquei o elevador pelas escadas! Estou motivadíssima. Obrigada a todos pelo apoio.

      Eliminar
    5. Mas o estar saudável nada tem a ver com o peso, há pessoas magras doentes e gordas saudáveis. E a Sofia nem é uma coisa nem outra.
      O que pode acontecer (pelo que me diz) é ela realmente ter as analises ao sangue/urina más e como tal deve fazer uma dieta para melhorar essas analises. Mas não se iludam, nem sempre as dietas para ter determinados valores saudáveis correspondem a dietas para perder peso, algumas nem fazem perder peso nenhum.

      Se a Sofia não esta bem de saúde , para tal, deve fazer determinado tratamento, cuja consequência indirecta possa ser perder peso, ai eu percebo totalmente.
      Agora dizer que essa senhora especifica tem problemas de peso parece-me uma coisa de moda e não de saúde.

      Eliminar
    6. Anónimo22 julho, 2015 18:59

      E eu a pensar que o argumento era o saudável, afinal é o vistosa.
      Se calhar anonima os seus amigos acham-na linda com mais peso, em vez de achar que eles querem o seu mal , se calhar é exactamente o oposto.

      Eliminar
    7. Se é para analisar à lupa vejam então que a Ana está se sapatilhas e a Sofia de saltos, além disso a Ana está ligeiramente inclinada e com uma perna fletida o que retira logo pelo menos 2cm por isso não acho estranho que tendo a Ana 1,73 ou 1,72 e a Sara 1,66 na foto a Sofia pareça mais alta.
      Em relação ao peço com uma altura de 1,66 o peso ideal segundo o Conceição Trucom seria 56kg, hoje em dia a analise do peso é mais flexível com tudo o que tem de bom e de mau. Por isso nem acho que estejam a colocar um peso muito baixo já que indicam um peso de 61kg e não de 56kg.
      Já na questão de olhar para a imagem e não acharem que precisa de perder 15kg tenho de dar os parabéns à Sofia que sabe vestir-se de forma harmoniosa.
      Sofia parabéns e muita força.
      Quanto à altura da Ana já estive lado a lado com ela e posso garantir que tem 1,73 já que é uma comparação fácil com a minha altura.

      Eliminar
  15. 60 quilos foi considerado o meu peso saúde e meço 1,62, tenho 65 quilos! Ela com 1,75 vá, não está assim tão mais gorda. Portanto não me parece que seja assim uma coisa absurda, podiam ter ajudado um obeso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma correcção, tenho 1.66.. Os saltos aqui deram uma ajuda.. Quem me dera ter 1,75.

      Eliminar
    2. se tem 1,66 a pipoca mente em relação à altura dela

      Eliminar
    3. Na foto ao lado da pipoca é mais alta do que ela.Ela diz que tem 1,73.

      Eliminar
    4. Se só tem 1.66 então nem pensar que a Pipoca tem 1.72!

      Eliminar
    5. Não sou eu que digo, é o cartão do cidadão.

      Amores da minha vida, porque raio é que eu havia de mentir sobre a minha altura???

      Eliminar
    6. Eu já vi cartões de cidadão mentirem descaradamente lol.... conheço um homem que é mais baixo do que eu que meço 1.67m e no cartão dele está registado 1.75m! Mas de facto também dava mais altura à Sofia talvez por saber que a Pipoca é alta mas pode ser o angulo da foto!
      Bjs

      Eliminar
    7. A Pipoca é mais alta.
      mesmo de tenis e a Sofia de saltos, e continua mais alta!

      Eliminar
    8. Força Sofia!
      Aproveite esta oportunidade!

      Queremos ver esses progressos!

      Bjs*

      Eliminar
    9. "podiam ter ajudado um obeso." e a parte de ser um passatempo e ter de ser a pessoa nº500? --'

      Eliminar
  16. Ja vimos o antes. Queremos ver o depois. Pode ser?

    ResponderEliminar
  17. Mas na foto ao lado da pipoca é mais alta do que ela.

    ResponderEliminar
  18. Ha balanças porra!a olho até eu pareço a miss mundo

    ResponderEliminar
  19. A Sofia também parece mais magra porque está bem vestida. É um vestido largo q.b (não marca nada), com o comprimento certo. Tem decote,mangas. Além disso usa umas sandálias que não apertam no tornozelo,alongam a silhueta por terem o peito do pé despido. É um bom exemplo de como uma pessoa mais gordinha pode estar moderna (a ganga é uma tendência da estação) e elegante. Claro que a sua beleza e ar simpático também ajudam :) Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está uma observação pertinente e inteligente!

      Eliminar
    2. Exactamente!

      Eliminar
  20. Muitos Parabéns a Sofia. Desejo-lhe muita força e vai ficar óptima =)

    Só fico triste por não ter sorte de ser a 500ª.



    ResponderEliminar
  21. Por acaso eu simulei o meu peso no site e diz que tenho de perder também 12 kg de 60kg para 1.50 que sei que estou gorda, para 48Kg, agora 48Kg tinha eu aos 15 anos e era nadadora de alta competição, sim agora dizem que o músculo pesa, eu parei natação e fiquei pelos 50Kg e achava-me magrinha... depois com o tempo fui engordando e cheguei aos 58 Kg e fui procurar ajuda... emagreci 8Kg e fiquei com 50kg... e olho paras as fotos e estou magra, sem mamas e rabo... sentia-me bem sim mas com 52kg... e é o peso com que me sinto melhor.
    Por isso aquelas equações médicas são todas muito giras mas não tem em conta o perfil ósseo de cada pessoa. A nutricionista que me seguiu na altura também tinha apontado para os 48kg tinha eu 26 anos, mas quando me viu com 50kg disse logo que tinha de parar porque estava a ficar muito magra, e olhem que eu perdi 10 cm de cintura, peito e rabo... ela nunca tinha visto nng perder tanto centímetro só com dieta e concluiu logo que não é o peso que conta mas sim os centímetros que uma pessoa perde...
    Espero bem que tenham em conta isso no plano da Sofia.... o peso é sempre relativo... é mais importante a % de massa gorda perdida e volume abdominal que isso sim é que é prejudicial a saúde.
    Ah antes que me caiam em cima eu voltei a engorda na gravidez ok e desde ai que tem sido mais difícil voltar pelo menos aos 55 kg

    ResponderEliminar
  22. Eu não percebo como é que certos médicos ainda acreditam no "peso saudável". Se uma pessoa tem o colesterol alto tem de mudar de dieta, se está perto de ter diabetes tem de mudar de dieta e fazer exercício, se tem problemas cardiovasculares idem... Mas daí a haver um peso milagroso que significa saúde? Bem, ainda bem que não ando em médicos assim. Parece-me uma coisa tão ultrapassada, mas pronto.

    ResponderEliminar
  23. Sofia, você é tão bonita!

    ResponderEliminar
  24. O que me parece, em primeiro lugar, é que a Sofia parece bem mais velha do que é na realidade. Depois, também me parece que tem uns alguns quilos a mais. No entanto, está muito bem vestida para o corpo que tem, e de certeza que quando chegar ao peso que pretende, vai parecer bem mais jovem. Força Sofia, a prova será a de que, quem quer uma coisa, basta trabalhar para ela! Aguardo o "depois" e, de certeza que se vai superar a si mesma e conseguir atingir os seus objectivos!

    ResponderEliminar
  25. Costumo dizer que a dieta está na nossa cabeça e não na boca.

    Também eu passei toda a minha vida (hoje com 34) com excesso de peso, nunca fui complexada, mas sempre tive consciência que esse excesso prejudicava a minha saúde. Depois de ter o meu filho à 2 anos e meio, rapidamente cheguei aos 75 kg e aí sim, comecei a sentir-me mal comigo mesma, não gostava do que via e também me cansava rapidamente.
    Num momento de ternura, enquanto o meu filho ainda bebé brincava com as gordurinhas a mais da barriga da mamã, deu-se o "click" na minha cabeça...e disse chega, não posso continuar assim, quero ver o meu filho crescer e quero ser um bom exemplo para ele...
    Então comecei sozinha a alteração do meu plano alimentar e estabeleci a meta de chegar aos 62 kg...no início comecei devagar, mas ao final do 1º mês, já tinha perdido 3 kg...comecei a animar, afinal estava a resultar, continuei...ao 6º mês já tinha perdido 10 kg, uau...aí parei para pensar, bem afinal não tinha sido assim tão difícil chegar até ali, e o que é certo é que nunca durante todo aquele tempo passei fome.
    Contente com os 65 kg, comecei a "relaxar", afinal estava perto do meu objetivo, mas agora a preocupação era outra "Como vou manter este peso?"...pergunta ridiculamente parva, diria eu, depressa descobri que teria de começar a "testar" o meu corpo e a perceber efetivamente o que me fazia engordar...

    12 meses depois de ter começado, perderam-se 17 kgs (mais do que pesa o meu filho atualmente) e não só atingi o meu objetivo como ainda o ultrapassei, deixando o corpo parar onde ele quis...

    Passados 6 meses de manutenção, se me perguntam se me sinto Elegante?...diria que o suficiente. Controlo?...o quanto baste. Confiante?...muito!

    Por isso, força a todas as Sofias que querem e precisam de perder peso, encontrem um objetivo suficientemente forte e tudo se tornará mais fácil...

    ResponderEliminar
  26. Eu fiz uma dieta semelhante a esta, o método LEV e posso garantir que resulta mesmo.
    Tenho 36 anos, meço 1.60 e pesava 70 kilos. Foi preciso muita força de vontade, porque custa muito, mas ao fim de 4 meses pesava 53 kilos. Já fiz todos os exames e estou bem de saúde, atualmente como o que me apetece e sempre que apetece, não faço qualquer restrição e não engordei. Faço muitas caminhadas bem rápidas ( cerca de 30 km por semana ) e isso ajuda-me certamente a não engordar. Sem querer ser convencida, mas é verdade, fiquei com uma barriga perfeita e pouco flácida nas pernas.
    Estas dietas têm um inconveniente para muita gente, são muito caras.

    ResponderEliminar
  27. Olá a todos, sou a Sofia, a feliz vencedora deste passatempo. Quem quiser acompanhar a evolução deste meu percurso, pode fazê-lo através da página do facebook: “A minha dieta PronoKal – Sofia Lucas” em https://www.facebook.com/aminhadietapronokal
    Muito obrigada a todos pelo apoio.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis