Pub SAPO pushdown

Fomos à Feira

domingo, junho 14, 2015
Domingo daqueles enervantes, com um tempo ranhoso e muito pouca vontade de sair de casa. Até que nos lembrámos que hoje era o último dia da Feira do Livro e que este ano ainda só lá tínhamos ido uma vez. Despachámo-nos todos num instante e lá fomos em modo família. Adoro ir à Feira. Adoro o ambiente, adoro levar a listinha dos livros que quero, adoro descobrir novos autores, adoro voltar para casa carregada de livros novos. Há coisa melhor do que o cheirinho a papel que ainda não foi lido? Desta vez trouxe três ou quatro para mim, mas concentrei-me mais na colecção do Mateus. E quando vi que estavam lá a Alice Vieira e a Ana Maria Magalhães não resisti a comprar-lhe mais dois livros. Da Alice Vieira trouxe o "Se Perguntarem Por Mim Digam que Voei", da Ana Maria Magalhães o "Uma Aventura na Cidade", o número 1 da colecção. Pedi a ambas que os assinassem para o Mateus, para quando fosse mais crescido, e agradeci-lhes por terem tornado a minha infância tão mais feliz. Tenho a certeza que o Mateus também vai ser muito feliz a ler e é por isso que gosto de lhe ir compondo a biblioteca. Se o miúdo odiar ler deserdo-o. 


28 comentários:

  1. Sou da geração da Enid Blyton. Li todos os Cinco, Sete, Gémeas, Colégio das Quatro Torres, Aventura.
    Tive 2 rapazes. O mais velho lia tudo, simplesmente tudo o que apanhava. Tinha de esconder livros que não eram próprios para a idade dele e tudo. Acreditas que não gostou dos Cinco? Nem um? Leu o princípio do primeiro, disse que não gostava e pronto. Desgosto!

    Mas estes Uma Aventura leu todos, valha-me isso. O Miguel tem hoje 25 anos. E eu 53.
    Será que o Mateus vai querer lê-los ou já não achará a graça que tu achaste?

    Espero que goste, senão Ana, vai-te preparando!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorava a Enid Blyton :) Li tudo o que consegui encontrar :D. E já nao sou bem dessa geração.. foi a minha mãe que me introduziu nesse mundo ^^

      Eliminar
    2. Chorei quando acabei o último livro do Colégio das Quatro Torres! Eram das minhas irmãs, páginas amarelas, cheiravam a livros antigos, mas adorei!! Ainda hoje recordo :)

      Eliminar
    3. Eu sempre preferi os da Enid. Lia os da Uma Aventura mas nunca me cativaram... Nunca senti empatia com as personagens

      Eliminar
    4. Tal e qual como a Sofia, também adorei os da Enid, que eram a minha mãe e tinham aquele cheirinho bom. Já os da Uma Aventura liam-se só quando não havia mais nada, para passar o tempo.

      Eliminar
  2. Pipoca, mostra os livros que compraste para ti por favor!! És sempre uma grande inspiração para mim em termos de leituras! :D :D

    ResponderEliminar
  3. Aiiii que saudades da feira do livro. Adorava passar a tarde inteira por lá, a ver os livros mais escondidos como se procurasse um tesouro num baú. É das coisas de que tenho mais saudades de Lisboa, a par do cinema e da noite. :) também adorava os livros da coleção "Uma Aventura", tornaram definitivamente a minha infância mais interessante. A minha técnica para a minha filha
    gostar de ler é trazer-lhe 4 livros da biblioteca todas as semanas e explorá-los com ela, desde os seus 6 meses, agora tem 15 e adora folhear os livros e ver as imagens e ouvir-me a discursar sobre os animais da quinta e as cores do arco íris. :D e, neste momento, sinto mais prazer em escolher livros para ela do que para mim.

    ResponderEliminar
  4. Ai Pipoca, para onde tu me levaste agora com Uma Aventura na Cidade! Apeteceu-me ir a casa dos meus pais buscá-los todos e voltar a ler :)

    ResponderEliminar
  5. Pensei imediatamente em santa maria da feira eheheh.

    ResponderEliminar
  6. Um dos maiores desgostos que tenho é ter-me esquecido de levar um livro da Alice Vieira quando ela foi à minha escola falar e dar autógrafos, até me caiu uma lágrima na altura. Não sabia que ela ia hoje à Feira senão tinha aproveitado para cumprir esse desejo de criança. Sempre adorei os livros dela e ainda ontem quando choveu à noite me veio à cabeça o livro 'Águas de Verão', sempre que chove no verão vem-me isso à cabeça, é daquelas coisas automáticas :)

    Hoje estive quase para ir à Feira, mas com a ameaça da chuva e com três visitas, duas delas bastante dispendiosas, acabei por deixar para o ano!

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre gostei muito de ler (perdi a conta aos livros d'Uma Aventura que li!), já o meu irmão nunca leu um livro até ao fim... Por isso acho que pode ser uma questão de educação, mas também vai muito da pessoa em si... Esperemos que o Mateus herde o gosto da mãe, com essa tal biblioteca, era uma pena que assim não fosse! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo sucedeu comigo. O meu irmão ia à feira do livro "obrigado" pelos meus pais e quando chegava dizia que lhe estava a doer a cabeça só por ver tantos livros juntos.. Já eu tinha de ser arrastada para me vir embora e imaginava que tinha poderes especiais e conseguia ler todos os livros que lá estavam lançando-lhes um olhar... Crianças...

      Eliminar
  8. Uma Aventura na cidade foi o primeiro livro "grande" que eu li. Recordo esse momento com grande carinho pois que me fez descobrir o prazer da leitura. Há tempos, li um comentário sobre a antiga ministra da educação, em que alguém dizia que a senhora não tinha feito mais nada do que uns livrecos para crianças e pré-adolescentes. Ora meu caro senhor(a), permita-me discordar, pois no que a mim diz respeito (e penso que falo não só por mim mas por uma geração inteira de pessoas que nasceram nos anos 80), estas duas senhoras tiveram um grande impacto na minha vida e na forma como me relaciono com livros e com a escrita.

    ResponderEliminar
  9. Eu comecei a ler desde muito cedo e sempre adorei. Nunca gostei muito de Uma Aventura nem Os Cinco. Lia mais Enid Blyton, Torey Hayden e vários outros livros que iam saindo na altura. Não acho que haja muito que os pais possam fazer para os miúdos gostarem de ler, porque os meus nunca fizeram nada, eu é que pedia livros e eles compravam-me. No entanto, a minha irmã nunca gostou de ler.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt
    facebook | instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler e muito importante pra fomentar a imaginacão das crianças!
      O q claramente não aconteceu consigo e com a sua irmã!
      Nem todos inatamente gostamos do mesmo!
      Mas vai dar importância a leitura quando os filhos tiverem de fazer composições nos testes da primaria de português.
      Por isso ler e muito importante!
      Escolher o q nos marcou e algo inato em quem quer fomentar!
      Além desses escolher todos aqueles q eles gostem!
      Sempre li e vou manter a leitura a noite aos meus filhos e tal como a leitora os meus pais não me liam! Mas tive a sorte da irmã mais velha me incutir algo que a ela foi incutido pelos padrinhos!
      Por isso leia aos seus filhos e descobra os prazeres de ler antes de eles adormecerem quando já sabem a história toda mas mesmo assim querem lê-la pela centésima vez!

      Eliminar
    2. "Os Cinco" foram escritos pela Enid Blyton.... lol

      Eliminar
    3. Enid Blyton que escreveu "Os Cinco". Mas sem dúvida mais interessante que "Uma Aventura".

      Eliminar
  10. Os livros da colecção "Uma Aventura" marcaram a minha infância. Adoro, só de me lembrar sinto-me feliz : ) Com certeza que o Mateus vai amar!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu partilho a tua ideia de que se um dia um filho meu não gostar de ler, deserdo-o :) Desde sempre que sou uma consumidora de livros, no entanto com a minha atual falta de tempo, tenho-me ficado pela leitura em tempo de férias (fraquinha, portanto! Mas a licenciatura consome-me qualquer tempo disponível que porventura pudesse ter.) Adiante. Assim, aplaudo a tua vontade de criares uma biblioteca para o Mateus, acredito que terá uma grande influência. :)

    http://umamulhercomumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Fui realmente mais feliz com os livro de "Uma Aventura". Tenho para cima de 20 livros dessa coleção e 2 deles estão autografados :)

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Adorava a coleção Uma Aventura!
    Li tudo e delirava com as aventuras deles! :)
    É claro que vai gostar de ler, não tem como não. :)
    Cris

    ResponderEliminar
  14. Se não estou enganada o original do Uma Aventura na Cidade tinha o fundo branco e não laranja como esse da foto... O meu favorito era Uma Aventura em Viagem. Li-o vezes sem conta. Esta coleção não era ,só fantasia e aventura, A preocupação em transmitir conhecimentos, cultura era óbvia,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este era laranja, o de fundo branco era "Uma Aventura Alarmante" lol.

      Eliminar
  15. Eu adoro ler, em criança devorava livros, e o meu filho de sete anos ZERO!! Em bebé comprei lhe é li lhe tantos livros, ele tem uma bela biblioteca. Tenho grande desgosto no facto se ele não pegar nunca livro . Mas não sei como se pode obrigar alguém a gostar de algo. Eu não consigo agora que ele tem gostos próprios..sniff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu filho mais novo, em contraste com o irmão, não gostava de ler. Nunca gostou com excepção de algumas colecções especificas.
      Resumindo a professora insistia, ele tem de ler mais, e tal. Aos 8 depois de muita insistência minha foi-lhe diagnosticada dislexia.

      Estejam atentas! Só alerto para isso. Às vezes não é o gostar, é a dificuldade de concentração, é não verem as coisas como nós vemos. Mas com terapia ultrapassou na boa esse problema. É como ter olhos castanhos, é para a vida mas com truques e persistência tudo se supera.

      Eliminar
  16. Eu era viciada na coleção Uma Aventura, lia aquilo num instante (como todos os livros que leio, aliás). Houve uma vez em que eu e a minha turma encontrámos a Alice Vieira no metro, numa visita de estudo. Acho que, para além dos professores, eu era a única a saber que é que ela era...

    (Visitem o meu blogue, estou a fazer um giveaway com “miminhos” muito bons!
    http://tentemperceber-me.blogspot.pt/2015/06/they-grow-up-so-fast.html)

    ResponderEliminar
  17. Ainda hoje o "Se perguntarem por mim digam que voei" é um dos meus livros favoritos, mesmo já sendo uma "adulta assumida". Boa escolha ;)

    ResponderEliminar
  18. Dois dos meus livros da juventude!! Saudades..

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis