Se no ano passado o Mateus só gatinhava e conseguimos sobreviver à época de praia de forma relativamente tranquila, este ano, e pela amostra que já tivemos, não haverá grande sossego. Verdade que ele até se entretém q.b. a brincar debaixo do chapéu, mas também verdade que prefere muito mais estar a correr à beira de água, a jogar à bola, a perseguir bolas alheias. E é preciso estar com 900 mil olhos em cima dele, porque a rapidez com que os miúdos nos somem da vista é absolutamente impressionante. Basta um segundo, e o cenário caótico da praia não inspira confiança nenhuma. Foi por isso que decidi aderir ao programa "Estou aqui", da PSP, uma pulseira que se coloca nos miúdos e que os acompanha o Verão inteiro. No ano passado o Mateus ainda não tinha idade (é só para crianças a partir dos dois anos), mas este ano, e assim que comecei a ouvir notícias sobre o assunto, fui logo registar-me. O processo é muito simples: basta irem ao site do "Estou Aqui", preencherem os vossos dados e os das vossas crianças (entre os dois e os nove anos) e, passados uns dias, podem levantar as pulseiras na esquadra que vos for mais conveniente. Cada pulseira tem um código diferente, código esse que tem associados os nossos dados. Se a criança se perder, basta que quem a encontre ligue para o 112 (tanto em Portugal como no estrangeiro) e forneça o código. Isto parece-me especialmente útil para miúdos como o Mateus que ainda não dizem grande coisa para além de "mamã", "golo", "bebé" ou "dá" e que, como tal, não são capazes de facultar dados sobre si mesmos.
Depois de levantarmos a pulseira na esquadra recebemos um mail a dizer que a mesma já está activa:
Obrigada, PSP, eu vou tentar não o perder de vista, mas não prometo, que vocês sabem como estes miúdos são levados da breca!
Nota de redacção: não, não é publicidade, é só mesmo serviço público. De nada.
36 comentários:
Também aderi para o meu mais novo (a mais velha tem mais de 9 anos, a idade limite do programa). Já tem a pulseira desde segunda-feira. Tudo o que serve para prevenir é bom.
http://thelusofrenchie.blogspot.pt
Excelente. E se fosse publicidade também não fazia mal nenhum;))) I'm In!
Gosto particularmente do facto da PSP avisar que as crianças não são para se perderem!!
A nota final está perfeita!
Ana, ADORO que o apelido do Mateus seja o teu.
Pipoca, muito obrigada!Não conhecia esta iniciativa. Acabei de pedir a pulseira para o meu pequeno terrorista.
http://atitatemumblog.blogspot.pt/
O pai tem Martins no nome também, acho. Os meus pais tiveram a mesma situação, o primeiro nome da minha mãe era também o primeiro do meu pai, então acabei por ficar com os dois do meu pai (tal como o que suponho que a Ana fez, só que no caso dela são os dois da mãe). Eu gostava de ter tido o último nome de família da minha mãe (e pelo menos era menos comum :p)
Como assim?
Pipoca aqui a solução é atar o Tomás ao chapéu de sol, nem pulseira me vai valer
Sim, o Ricardo também tem Martins, mas não como último nome. Tradicionalmente, o Mateus seria Pereira. Ainda hoje li um artigo muito interessante sobre o assunto, pelo que quando aqui vim reparei e fiquei muito contente que haja crianças cujo apelido é o da mãe.
pipoca vi a tua entrevista na revista, e como sempre adorei as respostas :)
Obrigada pipoca. Vou pedir ja a pulseira para a minha filha. É muito útil.
O que vocês sabem!! todos os pormenores e até tratam as pessoas pelo nome como se fossem amigos de infância, não têm vida própria???
A minha Francisca ainda não nasceu, mas considero uma excelente iniciativa.
http://Meninaricameninapobre.blogspot.pt
O meu filho também tem o meu apelido! Tenho um apelido fora do comum e o meu marido abdicou de por o dele em último 😊
Ola, qual revista, pode dizer?! Obrigada
"Ana Garcia Martins, autora do blog A Pipoca Mais Doce"
"O Arrumadinho é o blogue pessoal de Ricardo Martins Pereira. Aqui fala-se de relações, livros, cinema, jornalismo, viagens e coisas boas da vida."
Epá, de facto é mesmo preciso não ter vida própria para saber os nomes dos autores dos blogues que seguimos... ou ter olhos e saber ler, vá.
Anónimo das 20:19, importava-se de partilhar o link desse artigo que leu? Interesso-me por tudo o que tenha a ver com nomes e gostava muito de o ler.
Por acaso, acho que Mateus Martins (não contem com os sobrenomes compostos, em inúmeras situações acabam por ficar, apenas, o primeiro e último nome) gera uma cacofonia que Mateus Pereira evitaria. Mas escolheu assim, está escolhido. :)
P.S.: Sou mãe e o meu filho tem apenas os meus apelidos (os 4!).
Qual o problema de dizer Ricardo se é ele o nome dele?
Neste momento grávida de quase 25 semanas, fico mesmo feliz com esta iniciativa! daqui a uns tempos vou aderir sim!
Sem querer ser indiscreta, o Mateus ficou com o nome da mãe em último? Não é que ache mal, só ainda não é muito usual ver...
Já conhecia do ano passado e acho mesmo uma belíssima iniciativa. Obrigada por comunicares Pipoca. :)
http://entreosmeusdias.blogspot.pt
facebook | instagram
Aqui está o artigo: http://jezebel.com/what-to-expect-when-you-give-a-child-the-womans-surname-1605464035
Esta iniciativa da PSP já existe há 2 anos, utilizei nos anos anteriores e vou também utilizar este ano, espero sinceramente nunca testar o sistema de identificação das crianças. AM
Que pena que não da para crianças menores de 2 anos, estava a pensar aderir...o meu pequeno de 18 meses adora andar a correr por todo o o lado especialmente atrás de bolas alheias! E tenho pavor de o perder de vista...sendo assim só para o ano.
No site diz: "Facultaremos excecionalmente aos pais pulseiras para crianças de idade inferior a 2 anos de idade se estas comprovadamente forem capazes de andar sozinhas."
Eu acho que a Pipoca adoptou o Martins do Ricardo. Mas não tenho a certeza... Pipoca podias explicar isso dos apelidos!! Porque é que o Mateus não é Pereira?
O meu filho tem 18 meses e eu já fui buscar a pulseira só tive de o levar comigo...
"Pipoca podias explicar isso dos apelidos!! Porque é que o Mateus não é Pereira?"
A sério criaturas?!?!?! A vossa vida é assim tão desprovida de coisas para fazer e assuntos em que pensar?!
E a "fera" não consegue arrancar a pulseira numa birra?
Acho que não, a fita é de tecido, só temos de ter cuidado a colocar para não ficar demasiado apertado, nem demasiado largo. Até achou graça, mas se ele perder a pulseira podemos pedir outra em substituição...
Sim, a Pipoca era Ana Garcia. Em entrevistas anteriores ao casamento, ela aparecia como Ana Garcia.
O ano passado viajei para o estrangeiro e também fui buscar duas pulseiras para os meus filhos (de 7 e 3 anos). Este ano a campanha está em vigor até Dezembro, mas sei que a PSP pondera alargá-la durante o ano inteiro, isto é, em 2016 já abrangerá os 365 dias.
Ao colocá-la deve-se apertar bem e dar vários nós duplos, mantendo sempre uma folga em relação ao pulso, como é óbvio! Aguentou-se muito bem e não incomoda nada!
Muito obrigada pelo link do artigo, Anónimo.
Obrigada :) vou-me informar!
Tenho um filho com 3 anos, e hoje tambem pedi uma !
Fico mais tranquila ...
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares