Assim que o Mateus começou a ganhar alguma coordenação motora não se podia apanhar despido que começava numa coceira louca. Coçava-se, coçava-se, coçava-se, com uma violência tal que ficava cheio de arranhões pelo corpo todo. Quando fomos ao pediatra queixei-me (até para ele não achar que era eu que andava a arranhar o miúdo) e lá veio o diagnóstico: pele atópica, provavelmente herdada de seu paizinho, o homem das alergias. Para quem não sabe (eu também não sabia grande coisa sobre o assunto), uma pele atópica é uma pele que tende a ser mais seca, mais sensível a irritações, inflama com facilidade e, claro, dá uma comichão desgraçada (podem ler mais sobre o assunto aqui). Ora isto obrigou a uma mudança nos produtos que usava habitualmente no Mateus. Passaram a ter de ser muito mais neutros, sem grandes cheiros e específicos para peles atópicas. Também passei a besuntá-lo com mais frequência, mas nem isso o impede de se começar a coçar assim que tem um bocadinho de pele à vista. Vesti-lo é uma loucura diária, tem de ser o mais rápido possível para não lhe dar tempo de se arranhar todo. Das duas uma: ou isto passa com o crescimento ou então agrava-se. Torço os dedinhos para que seja a primeira opção, que dá dó vê-lo aflito.
Já experimentei vários produtos para peles atópicas, uns mais eficazes do que outros. Mas estou atenta e sempre que sai alguma coisa nova gosto de testar. As mais recentes novidades vêm da Mitosyl, uma marca conhecida cá em casa. Produtos como a Pasta de Lassar ou o Bálsamo Primeiros Dentes salvaram-nos muitas vezes. E, por isso mesmo, fiquei curiosa em relação à nova linha Mitosyl Tri-Active, pensada para solucionar problemas de pele muito seca e dermatite atópica do bebé. A linha é composta por dois produtos: a loção corporal (que o Mateus já está a usar há algumas semanas) e o creme facial (que ainda não experimentou por estar a usar outro que ainda não chegou ao fim). Ambos são livres de parabenos, perfumes ou corantes, para garantirem o alívio da comichão, a máxima hidratação (porque uma pele desidratada é mais susceptível a irritações) e também o reforço das defesas da pele.
A loção corporal é muito fácil de espalhar e não fica pegajosa. Não tem cheiro, mas isso é melhor do que alguns aromas menos bons que, muitas vezes, estão associados a este tipo de produtos. Aplico-a no Mateus duas vezes por dia (de manhã e depois do banho), ao mesmo tempo que tento que:
a) não lamba o creme;
A pele atópica não é nada de muito grave, muito menos raro. Estima-se que 10% dos bebés tenham dermatite atópica, mas a verdade é que a grande maioria apresenta sinais de secura na pele, pelo que também para esses é recomendado o uso diário da linha Tri-Active. Para já são só mesmo estes dois produtos, mas brevemente haverá mais novidades. Fiquem atentas.
Post escrito em parceria com a Mitosyl
41 comentários:
Olá Pipoca! O meu filho tem o mesmo problema. É desesperante quando o vejo com crises de coceira. Desde os 2/3 meses que usa um creme que se chama Dermalex (depois de muito experimentar!) e é optimo! Nesta altura do ano (que é a mais critica) só coloco o creme após o banho... experimenta. Pode ser que goste! Beijinho
Sempre bom estar a par das novidades nesta area e felizmente lá por casa não se tem este problema :) por outro lado temos o mesmo bom gosto a vestir os rapazes! Visto muito esse conjunto ao meu filhote. Mas sem os stan Smith que eu tive a heresia de ir trocar por uns nike cinza escuros muito mais discretos, que eu tenho horror a calçado branco, até em ténis!
Pipoca pode dizer-me de onde é a parte de cima cor-de-rosa que estáa usar na fotografia? É giríssima!! Obrigada! E mais uma vez parabéns pelo blog!
Como eu adorooooooooooo posts com o fofinho do Mateus!! :)
é o melhor sem dúvida..usei na minha pequena e o meu sobrinho q tem hj 16 anos tb usou...é o mais cremoso, de melhor manuseio e rapidamente eficaz..ainda hj qdo a pequena está mais assadita, lhe ponho...e eles podem comê-la à vontade q não faz mal :))
No caso das peles atópicas o importante é a prevenção para que não evoluam para situações mais complicadas, nas quais os sintomas só são aliviados com o uso de corticóides, o que não é desejável para os mais pequeninos.Assim, é necessário HIDRATAR, hidratar, hidratar.Sempre com produtos específicos, sem cor/cheiro e o mais densos possível.As gamas para peles atópicas são mais do que muitas e têm bastante qualidade.Ainda não conhecia esta, apesar de conhecer a marca, cujo creme para as assaduras é o melhor na regeneração e protecção da pele.Assim, é de esperar bons resultados com esta nova linha.Ana, não desespere, porque esta situação tende a passar ao fim dos primeiros aninhos...As melhoras para esse principe fofo...
Boa tarde!
Bem sei que este é um post promocional mas, acima de tudo, acredito que a maior preocupação seja sempre com o bem estar do bebé e essa malfadada pele atópica é capaz de tirar qualquer mãe/pai do sério!
Sei bem disso, já que o meu filho mais velho foi, desde muito cedo, uma desgraça no que à pele diz respeito.
Depois de muitos médicos consultados, autênticas fortunas largadas na farmácia com cremes caríssimos que eram eficazes talvez, na melhor das hipóteses, 1 semana descobri a solução pelas mãos, boca e conselhos de uma médica que fez toda a diferença.
Por isto mesmo, e por saber o desespero que é não conseguir fazer nada para que o nosso filho fique confortável, não podia deixar de partilhar a minha experiência mas, sobretudo, deixar o nome da médica que foi a NOSSA solução...
Consulte a Dra. Maria João Rodrigo, que dá consultas na Malveira e na zona do Chiado,clinica@cmjr.pt e prepare-se para comprar muita vaselina sólida... infalível na pele atópica e com resultados impressionantes.
Cumprimentos,
V
Eu adoro a marca. Confio a 100%!
http://adorosercomosou.blogspot.pt/
Eu tenho eczema atópico e tenho-o desde crianças. É um dos assuntos que falo no meu blog. Graças aos produtos que uso e muita hidratação estou a conseguir controlar :)
Espero que o Mateus também consiga :)
Www.manias-mulher.blogspot.pt
Pipoca: bom bom é a linha da roche posaine (n sei se é assim q se escreve). Tenho 32, pele actopica e de tudo o q experimentei isto é o melhor.
O post é publicidade, eu sei. Mas fica a dica. Para o caso deste não resultar.
Bom fim de semana
Tenho 17 anos e desde que me lembro tenho pele atópica. Posso dizer de já experimentei praticamente todos os cremes do mercado. Com a idade infelizmente piorei e a alergia alargou-se das dobras das pernas para as dobras dos braços, barriga da perna e ate na cara (contorno dos olhos). hoje em dia, já não consigo sair de casa sem por creme na cara! em relação ao resto do corpo é mais complicado. Durante o inverno estou bastante pior e é quando mais me custa por creme por causa da roupa..
Espero que o Mati ao crescer se livre desta alergia e que seja um grande gato ;)
Tadinho do Mateus. Eu sei bem o que é isso da pela atópica. Há bem pouco tempo andei com tanta comichão nas pernas que parecia um cão com pulgas.
http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/
Pipoca onde comprou? Não encontro essa gama (Tri-active) em lado nenhum!
A minha também tem pele atópica, severa (no Verão)... Só resultou misturar qualquer creme gordo, com o URIAGE PRURICED. E no banho OLEOBAN.
*
Essa marca nunca experimentei, mas para a cara é ótimo Physiogel a.i..
Elsa
A-D-O-R-O a sua camisola!!!! Muito estilo esta mama!!!
Olá Pipoca.
A minha filha também tem pele atópica, e é impensável passar um dia sem a besuntar com creme. O creme que ela usa é da marca A-Derma Exomega, que em relação qualidade/preço é fantástico. Tanto dá para o corpo como rosto. E sim, ela também o lambe todo. ;) por isso deve ser também muito bom ;)
No meu caso resolveu-se com a utilização do gel de banho e loção hidratante "D´aveia". O gel de banho é caro, mas é muito bom, e dá para uma vida de banhos. A loção para além de hidratar tem um cheirinho muito bom. O gel de banho é muito importante nestes casos...
beijinhos ao trio.
Como eu entendo. A minha dermatite atópica andou meia adormecida durante a fase da adolescencia ate que aos 18 comecou a me dar crises de alergia na cara principalmente nos labios que ficavam tao inchados que nao conseguia falar nem comer. Mas com um cremezinho de cortisona sempre na mala a coisa controla-se. Desejo a maior das felicidades para o Mateus. Beijinhos
Olá Ana,
O meu filho teve a primeira manifestação aos 2 meses e ficou com a cara num estado terrível. Desde então que foi mudando de cremes, quase todas as marcas para pele atópica. E ficou na da bioderma Atoderm PP. Tem 4 anos e continua a ser seguido na consulta específica. Fui fazendo várias experiências também com comida, porque percebi que reagia mais a algumas que outras. E retirei o leite de vaca (apesar de não ser alérgico à lactose é provável que seja sensível a outro componente qualquer). Quando na escola pede leite (e lhe dão o escolar que é de vaca) aparece logo com lesões na pele. Tenho esperança que desapareça até à idade escolar (que é o que me dizem os médicos).
Vou experimentar os da mytosil, até porque tenho mais um baby no forno e a indicação do pediatra é para usar os mesmos cremes do irmão! Gostei deste post, obrigada.
Ana, o meu filho tb tem pele atopica e os únicos produtos que podíamos usar nele eram os da Uriage, que por sinal são muito bons. Se esses da Mitosyl não resultarem com o Mateus experimente os da Uriage.
Ana, o meu filho tb tem pele atopica e os únicos produtos que podíamos usar nele eram os da Uriage, que por sinal são muito bons. Se esses da Mitosyl não resultarem com o Mateus experimente os da Uriage.
Eu tenho dermatite atópica, nunca tive em criança e agora... com 22 anos é que me deu para isto. Apesar de não ser nada de grave é realmente muito incómodo. Para além da comichão que provoca, há determinadas zonas que são extremamente sensíveis e que não são fáceis de tratar. Há uns meses tive uma crise de dermatite ao redor dos olhos, o que dificultou imenso o tratamento, porque nem todos os cremes podem ser colocados na zona.
Espero que o Mateus melhore e que isso desapareça, que é uma chatice e ainda dá umas dorzinhas de cabeça.
também tenho pele atópica! experimentei 1087 cremes e a comichão e a secura continuava até que descobri um creme da bioderma atoderm, optimo!
beijinhos
Depois de 2 anos de cremes e uma infinidade de produtos para peles atópicas cheguei a conclusão que less is more. Se o banho for realmente necessário que seja com sabão dia sim dia não e o outro só com agua. Sabões são muito agressivos por isso a melhor cura é usar o mínimo.
A minha filha tambem tem pele atòpica,hoje com 11 anos tem ja pouca comichão mas o Decubal não falta cà em casa desde que era bebezinha.Ainda bem que agora ja existem mais opções de escolha.
Sei bem o que é ter pele atópica. Tive em bebé, foi desaparecendo com o crescimento e voltou aos 20 anos. Tenho 31 e continuo com pele atópica. Já usei de tudo e nada resulta a 100%, tenho fases melhores, outras em que a pele fica horrivel. :(
O melhor creme para pele atópica é da Uriage, muitos pediatras o afirmam.
Ola pipoca tenho pele atopica à 39anos qd tenho crises so me apetece chorar e ficar fechada em casa. Gracas a Deus a minha bebe de 15 meses para já não apresenta sinais disso. Espero que o pequeno mateus melhore porque nao e nada agradável beijinhos. Patricia monteiro
Usei essa marca no meu filho o bálsamo para os primeiros dentes e o creme para assaduras do rabinho e não gostei muito, não tinha grandes efeitos. A marca que ele usa é uriage, acho que é das marcas menos agressivas para a pele e é muito boa na protecção.
A minha filha tem pele atópica desde o nascimento.Depois de usar cremes como uriage e ATL,o pediatra recomendou-me a linha milagrosa Leti AT 4. Agora com 6 anos a pele dela está muito melhor e nas alturas de crise nas dobras das pernas e dos braços,basta usar o intensivo desta linha e no dia seguinte está quase boa.O gel de banho também é fantástico. Outras dicas que posso dar,é reduzir o banho para dia sim,dia não,com excepção do verão e nesta altura,fazer banhos muito rápido.E usar se possível roupa 100% algodão.
Cada criança / pessoa reage de forma diferente ao mesmo creme. Tenho duas filhas com peles atópicas, e nenhum creme é eterno! Em 7 anos já percorri as marcas todas: Uriage, Bioderma, D'Aveia, Oleoban, e muitas outras. Infelizmente quando estão piores só mesmo os cremes com cortisona é que resolvem o problema. Tal como um anónimo disse e bem: HIDRATAR , e não tomar banho todos os dias (mais complicado no Verão, pois transpiram muito!).
Outro nome para a condição é Neurodermitis ou Neurodermatitis, dependendo do País mas em Português segundo o meu médico usam-se os dois termos. Um creme muito bom tem a Vichy, não é da linha de bebé, mas é muito muito bom e indicado especificamente para estes casos! Comprei-o há uns meses e recomendo bastante!!! A Eucerin segundo sei também tem uma linha específica para estes casos...
Já passei por isso... com a gama tolerance extrema de avene fiquei muito melhor e em SOS a pomada protopic...
Eu tb tenho pele atópica, agora esta bem melhor, mas descobri e foi dito pela dermatologista que banhos diários não eram recomendados devido agredir demasiado a pele... principalmente chuveiro.. e noto quando ando mais atacada saio do duche pronta a coçar-me mesmo usando sabonete adequado, tem haver com os químicos usados nas águas.
No Inverno tente reduzir o banho do Mateus e dar mais ênfase ao rabinho e a cara e mãos.
A minha filha foi diagnosticado, já com 5 anos tinha 90% do corpo apanhado, levei meses até resolver esse 1º surto, após gastar rios de dinheiro, em todas as marcas conceituadas e receitadas pelos dermatologistas, houve um que manteve os produtos de higiene específicos para pele atópica, mas os cremes de hidratação passaram a ser Nivea e até hoje, que está com 17 anos, e que já não tem surtos, só usa produtos Nivea.
A minha filha, hoje com 29 anos, teve pele atópica, chegava a fazer feridas de tanto coçar. Como fazia termas com ela por causa da rinite e sinusite o médico aconselhou-me banhos também. E assim fiz. Após esta época de termas nunca mais precisou de usar aqueles cremes de que falam, apenas ceme lavante e hidratante.
Por aqui temos menino de 4 anos com pele mto atópica. Dermatologista recomendou óleo de banho da Babe e tri-xeria da avene creme emoliente para depois do banho. Excelente. Nunca mais se cocou!
Li num dos Post o nome da Dr. Maria Joao Rodrigo. Fantastica. O meu filho sofria com comichao que ate dava do. So a Dr. conseguiu acertar ;)
Muito bom, não usei ainda este creme, e olha que já usei milhares. Aproveito e deixo aqui também a minha experiência com a pele de minha filha e todos os cremes que experimentei.
http://mae.dizaverdade.com/o-melhor-creme-para-a-pele-atopica/
Olha a nossa letra "M". Ficamos felizes que tenha colocado no quarto do Mateus :))
Beijinhos
Lucília e Isabel
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares