Pub SAPO pushdown

Olha aí o passatempo da Odisseias

quinta-feira, maio 07, 2015
Sempre fui uma pessoa bastante caseirinha. Gosto de viver a minha casa, de aproveitar o sossego do lar, de curtir o meu sofázinho. A vida é sempre a correr, a casa acaba por ser o sítio onde passamos menos tempo. Mas depois uma pessoa tem filhos que não estão quietos um segundo e passa a vida à procura de programas para NÃO estar em casa. Ando sempre a ver o que é que posso ir fazer com o Mateus, nem que seja só uma voltinha no parque, para ele gastar energias, para jogar à bola, para correr à vontade. Tornei-me, oficialmente, numa caça-programas, e acho que é giro proporcionar-lhes coisas diferentes logo desde miúdos. Museus, teatros, concertos, workshops, tudo o que for próprio para a idade deles. Se estão comigo nesta luta de os tirar de casa (tenho pânico de ter um choninhas que só quer ficar em casa agarrado ao computador), este passatempo dá-vos uma ajuda. Em parceria com a Odisseias tenho para vos oferecer quatro bilhetes para o Zoomarine (Algarve) e dois para o SEALIFE (Porto). Se não forem bafejados pela sorte, não deixem na mesma de passar em odisseias.com, há muitas outras experiências que valem a pena para fazerem em família: aulas de surf, passeios a cavalo, visitas ao Monte Selvagem, parques aquáticos, canoagem, passeios de tuc-tuc e muito mais. Experiências sempre inesquecíveis.

Mas voltando ao passatempo de hoje. Para se habilitarem, só têm de:

1- Fazer um gosto na página de Facebook da Odisseias;
2- Preencher o formulário abaixo até ao próximo dia 14 de Maio (permitida apenas uma participação por endereço de e-mail, participações repetidas não serão consideradas). Os vencedores serão escolhidos aleatoriamente através do Random.org. Boa sorte a todos!

12 comentários:

  1. Não quero ser chata nem velha do Restelo mas como é um tema que me é próximo em vários aspectos gostava só de deixar um comentário... os golfinhos são animais muito particulares e que nao deviam viver em cativeiro, como muitas outras espécies, mas ainda mais devido às particularidades destas especies, quer no que diz respeito ao ecossistema em que vivem e da forma como tiram partido dele mas tambem pela forma como comunicam e ecolocalizam. Para quem quiser saber mais aconselho consultarem um documento da WSPA com a humane society chamado "the case against marine mammals in captivity". Espero nao abrir uma caixa de Pandora nos comentários mas acho que é nosso dever informarmo-nos acerca destes assuntos, especialmente quando temos o papel mais importante nesta industria enquanto consumidores. Beijinhos e espero que nao leves a mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiada.. é facil ter uma atitude tipo "ai mas eles sao bem tratados e sao tao fofinhos, e eu quero ir vê-los".. é sempre complicado quando mexemos com a consciência das pessoas, a maioria prefere fechar os olhos ao lado mau para nao ter de lidar com a culpa (e isso nao é só neste caso dos golfinhos)

      Beijinhos na mesma Pipoca, foi uma observação geral, nao um ataque a ti em especial, tu vê lá hã! :p

      Eliminar
    2. Concordo plenamente com o que disse o anónimo, só queria dizer também que gosto muito da Pipoca e visito o seu blog todos os dias por isso se está a ler isto Pipoca , peço-lhe que pense por favor em dar uma vista de olhos nesse tipo de documentários. O seu blog é visto por milhares de pessoas e deixava-me muito feliz se a Pipoca mudasse de opinião em relação à visita deste tipo de zoos, porque tenho a certeza que iria mudar muitas mentalidades e deixar um impacto positivo nas pessoas que pensam que não há mal nenhum em apoiar empresas que usam animais para entretenimento. E mais uma vez, não estou a criticar, estou só a dar uma ideia. Sou uma grande fã do seu blog e continuarei a ser depois disto. Obrigada. <3

      Eliminar
    3. "The cove" - vejam.

      Eliminar
  2. Aproveito para reforçar o comentário do anónimo das 11:53 h. O problema dos golfinhos é que eles têm sempre aquela expressão que parece que estão a sorrir o tempo todo. Na verdade, têm sido feitos estudos que detectaram inúmeros comportamentos estereotipados em golfinhos em cativeiro. Comportamentos estereotipados são comportamentos que são repetidos incessantemente de forma a aliviar o stress e a ansiedade que estes animais sentem. O mesmo se passa com, por exemplo, as orcas que são mantidas em cativeiro. É cruel colocar estes animais em tanques, é um total desrespeito pelas suas características e pelas suas necessidades. O público tem o dever de não compactuar com estas indústrias. Aconselho o documentário "Black Fish", que aborda estas questões.

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo com todos estes Anónimos. É muito difícil fazer ver às pessoas o lado errado de ir a zoos, porque, como disseram antes, preferimos não pensar nisso, não queremos sentirmo-nos culpados enquanto nos divertimos a levar as crianças a ver os bichinhos, que são tão fofinhos e tudo...
    Mas é tão mau... Apoiarmos este tipo de negócio é tão mau. Principalmente os zoos marinhos, que mantêm em cativeiro animais que, no seu habitat natural, percorrem milhares de quilómetros por ano, como é o caso das orcas. Ajudamos a destruir a natureza e a ir contra todas as suas regras com o objectivo de nos sentirmos mais próximos dela.

    ResponderEliminar
  4. Já vim aos comentários só para ver as asneiras que iam dizer.

    Em Portugal pelo menos, os zoos que existem (zoomarines e derivados não tenho 100% de certeza, mas suponho que sejam igual) vivem exclusivamente do dinheiro dos bilhetes e de vendas de brindes e derivados. A maior parte dos animais que lá estão foram resgatados de situações de tráfico ou de ferimentos graves na natureza.

    O zoo de Lisboa, por exemplo, foi responsável pela reintrodução de um tipo de gazela num local onde a comunidade tinha sido dizimada pelo homem - a comunidade aumentou de tal forma que as tribos puderam voltar a caçar aquela espécie.

    Existem programas SUPER intrincados de reprodução em cativeiro que envolvem estudos genéticos de décadas para depois reestruturar comunidades na natureza.

    Ha animais que nunca seriam capazes de voltar a viver na natureza (animais de circo resgatados, por exemplo).

    Comprar bilhetes de zoo é mau e horrivel? Os animais são tratados com todas as regras, carinho e dedicação. E sabendo, por exmplo, que um tigre come por volta dos 20kg de carne por dia, até acho os bilhetes baratos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem tratados ou não, os animais nunca estarão bem fora do seu habitat natural, é assim tão dificil perceber isso? :/ Se pensar bem, eles estão a "trabalhar" para receber comida em troca, desde quando que isso não é mau?

      Eliminar
  5. Nenhum cetáceo em zoo português é especie em risco. Os cetaceos do zoo e do zoomarine nao foram resgatados de lado nenhum nem de trafico e nao estavam em risco de nada. E nenhum projecto de conservação in situ justifica a manutenção de cetaceos ex situ. Noutras especies em algumas situações pode justificar-se, e nessa questão particular das gazelas se nao houvesse conservação ex situ elas nao existiriam hoje mas isso sao situações muito particulares e raras que nao justificam a manutenção de maior parte das espécies em cativeiro. E os cetaceos sao uma situação ainda mais grave... e preciso percebermos do que falamos antes de abrir a boca. um bom exemplo nao justifica 30 maus exemplos.

    Anonimo das 11 .53

    ResponderEliminar
  6. Olá. Onde estão colocados os vencedores? Obrigada

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis