Pub SAPO pushdown

Se calhar não vai dar

quinta-feira, abril 23, 2015
Para a semana vou ter um evento em terras estrangeiras, para o qual me pediram que levasse uma de duas opções:
a) o traje nacional de Portugal;
b) um vestido comprido;

Ora bem, não é fácil arranjar um vestido comprido giro, em conta e que assente bem, mas de certeza que qualquer opção é melhor do que o traje de Portugal, que nem sequer sei qual é. Isso existe? É que só me consigo lembrar de ranchos folclóricos (sendo que cada zona tem o seu) e de cada vez que me imagino assim vestida rebolo a rir. Posto isto, vamos lá passar os próximos dias atrás de um vestido comprido.

A minha agente, sempre prestável, enviou-me esta imagem para me inspirar.

127 comentários:

  1. Seria um grande desafio, sem dúvida. Talvez uma visita ao Museu Nacional do Traje, desde os primórdios até à actualidade, possa servir de inspiração. Quem sabe não surja uma inovação, na qual se aliem os dois pontos (traje nacional e vestido comprido). Bom sorte!

    ResponderEliminar
  2. Ola pipoca,

    E se for um vestido comprido com alguns detalhes tipicos como o xaile ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me parece boa ideia. Ou com joalharia típica, por exemplo uns brincos de filigrana!

      Eliminar
    2. Foi precisamente isso que me lembrei ao ler este texto. Os xailes são lindíssimos e sempre levaria um pouco de Portugal atrás. Pode sempre optar também pela filligrana, que é típico de Portugal, ou procurar uma clutch em cortiça (veja na Pelcor, tem coisas lindíssimas!). É só preciso usar a imaginação!

      Eliminar
  3. Mas isso tem solução!

    Ao peito levas um fio em filigrana com o coração de Viana (até a Sharon Stone usa), na cabeça a carapuça da Madeira, vais descalça em homenagem ao traje de trabalho da ida para o mar (e ao Douro Litoral), depois é só escolher entre as saias, camisas, corpetes, capotes e acessórios da Beira Alta, Baixa, Litoral, Estremadura, Ribatejo e Alto Alentejo (têm cores e uma diversidade extraordinária). Banhas as roupa em chá em tributo aos Açores (terás um perfume único e exclusivo).

    E, por fim, a pièce de résistance, levas na mão um pau … em honra aos Pauliteiros de Miranda (claro está) … e aposto que assim, ninguém se atreve a dizer nada de mal sobre a indumentária! :)

    Momentos em Cápsulas


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha gostei muito da sua resposta! Seria um desafio bem grande conseguir essa proeza!

      Eliminar
    2. Muito completo. Gostei :)

      Eliminar
    3. Hahahahaha q imagem!

      Eliminar
  4. ... a tua agente não é lá grande ajuda...este traje é Minhoto...tu não!!! ... Acho maravilhosos os trajes regionais e nessa matéria as Nazarenas são uns exemplos...é a única localidade com traje vivo!!! ... eu sou Duriense e o nosso é lindo...todo preto só com o brilho do ouro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O traje "alfacinha" deve ser qualquer coisa, como aqueles em cetim e lantejoulas que enchem a Av. da Liberdade em Junho, tanto desdenha que ainda a veremos nas "marchas" este verão!

      Eliminar
    2. Completamente de acordo, Catarina. :) É lindo de morrer e de uma elegância brutal, o traje Duriense.

      Eliminar
    3. O que importa que a Pipoca não seja do Minho? É um traje português e ela é portuguesa. O Galo de Barcelos também é o símbolo de Portugal, não só dos Barcelenses.

      Eliminar
    4. ... a Estremadura também tem traje regional!! ... mas onde no meu comentário se lê desdém? ... acho só que é uma questão de identidade! Eu, por exemplo, nunca vestiria numa cerimónia oficial um traje que não fosse o meu, jamais trajaria de Madeirense ou Algarvia! ...

      Eliminar
  5. Olhando para o foto não consigo imaginar maior inspiração do que esta :)

    ResponderEliminar
  6. Agora estão na moda os acessórios feitos com lenços tradicionais de Viana do Castelo. e usar um lenço mesmo também fica bem! encontrei este exemplo: http://www.blogsdemoda.pt/2015/03/viana-do-castelo/

    ResponderEliminar
  7. E se for algo inspirado no fado??

    ResponderEliminar
  8. Ahahaha :) é hilariante imaginá-la nesse traje Pipoca!

    ResponderEliminar
  9. Pipoca, desta vez discordo contigo. Acho que devias optar por um dos trajes típicos de Portugal ou então como já escreveram, um vestido comprido mas, com detalhes bem visíveis. Que tal um Galo de Barcelos ou uma Sardinha como "pin" ou uma mala de cortiça fabricada no nosso país? Vestidos compridos há em todo o mundo ... ( estou curiosa para ver como vais ).
    Beijinho
    A.M.

    ResponderEliminar
  10. Estava linda naquele branco que experimentou :P

    ResponderEliminar
  11. Soraia do Rosário23 abril, 2015 14:08

    A pipoca estava TOP com aquele branco que publicou no IG.

    ResponderEliminar
  12. A optar por um traje típico a melhor escolha seria o traje de Noiva de Viana do Castelo é o mais bonito.
    Mas interessante seria se conseguisses que alguém te fizesse um vestido de gala inspirado no traje. Tenho a certeza que iria ficar lindíssimo.

    ResponderEliminar
  13. Não me parece grande ideia optar por um fato regional completo. Mas uma carteira bordada, uma algibeira, ou uma peça de filigrana vistosa podem compor um look incrível num vestido mais discreto.

    misspipetaseviagens.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Eh cum catano... Não estou a imaginar a Pipoca enfiada num dos trajes típicos de Portugal (que eu acho muito bonitos, usados dentro dos costumes de cada região, claro)... Mas voto num vestido comprido e, pelo menos, num pendente em filigrana - que adoro!

    ResponderEliminar
  15. Foi só a mim que a senhora me pareceu o Jorge Jesus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a primeira coisa em que reparei!!! :D

      Eliminar
    2. ... por deus, eu também!!! :D ...

      Eliminar
  16. O nosso país tem trajes belíssimos e muito diversificados. Com o bom gosto que a caracteriza certamente conseguiria ir elegante, honrando as nossas tradições.
    Como ribatejana que sou e honrando as minhas raízes, todos os anos na feira da Golegã vou orgulhosamente vestida de amazona e felizmente não sou a única, cada vez são mais os trajados. E Garanto que uma mulher fica linda de amazona.
    Temos de perder este provincianismo ridículo de desvalorizar as nossas tradições.

    ResponderEliminar
  17. Eu iria com o traje nacional porque, lá está, seria uma oportunidade única para vesti-lo (não sou de nenhum rancho folclórico ou grupo etnográfico) e até divulgar a nossa identidade, cada vez mais envergonhada na era da globalização. Vestidos longos e modernos há muitos e oportunidades para vesti-los também!
    Mas se já está a achar ridícula a ideia de se trajar com rigor (se é para fazer uma caricatura ou "adicionar um elemento de modernidade", deixe-se estar quieta) então aconselho o tal vestido de gala e/ou o uso de um acessório que dite a nossa portugalidade como, por exemplo, um vestido em renda de bilros e uns brincos de filigrana.

    ResponderEliminar
  18. Pois eu acho que a Ana deveria envergar orgulhosamente o traje de mordoma de Viana ou o Traje de Amazona da Golegã - os mais bonitos do país - em vez, de optar por um vestidinho comprido baratucho, que também não será de nenhum criador nacional, como é habitual. Seja como for, acredito que irá linda, como sempre!

    ResponderEliminar
  19. Não será o traje nacional académico? :) (pode ser uma ideia parva, mas foi a primeira coisa que me veio à cabeça)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Levas este e tocas cavaquinho para animar o pessoal,lol. Se fosse inverno sempre podias levar um capote alentejano por cima do vestido, há uns bem giros.

    ResponderEliminar
  21. Traje Académico da universidade Coimbra.
    No limite fica parecida à Hermoine do Harry Potter :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *traje nacional académico. Não é só em Coimbra que se usa o traje nacional ;)

      Eliminar
    2. Sim e o traje nacional académico é de onde? Não vem de Coimbra? Pois....

      Eliminar
    3. Sim, mas essa denominação não está "completa" ... traje nacional académico porque tem em conta o uso de capa e batina, característico da Universidade de Coimbra, mas há variações em todas as universidades, que vão desde alterações na capa a saias compridas. Tem muita escolha no campo do Traje académico :)

      Eliminar
    4. Não existe isso de "traje nacional académico". Cada Academia tem o seu próprio traje mas o mais "copiado" é o de Coimbra e Évora (os jesuítas) mas, por favor, pesquise o da Universidade do Minho, o da Beira Interior e o de Faro.
      P.S.: O traje académico é para uso exclusivo dos membros da Academia e, como tal, não faria sentido a Ana envergar tal indumentária.

      Eliminar
    5. Em Coimbra é capa e batina.

      Eliminar
  22. Pipoca, acho que deves apostar num traje tipico.

    Depois queremos as fotos. :)

    ResponderEliminar
  23. Tendo optado pelo vestido comprido, por favor, leve um complemento que lembre Portugal. Se não é sueca não percebo porque se "rebola a rir"! Qual é a diferença entre exibir o símbolo da Prada na carteirinha, ou de usar umas Arrecadas ou uns brincos à Raínha? Afinal é tudo made in EU, sendo que os últimos são em ouro de 19,2 quilates, o mais puro da Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Mary da Dinamarca usa e abusa, se a Sharon Stone usa, se a Marisa e a Teresa Salgueiro usam, porque é que a Ana ainda não tem uns?

      Eliminar
  24. ahh o Jorge Jesus vestido à minhota ! ^.^

    ResponderEliminar
  25. Noiva de Viana, um dos mais bonitos do nosso país. Comprido e com aquela filigrana linda.
    Nany

    ResponderEliminar
  26. Eu acho que lhe ficava muito bem um vestido " Isabel Lima" - Viana do Castelo, consulte a página do facebook Isabel Lima - Autor. ; )

    ResponderEliminar
  27. Não existindo um só traje que represente Portugal, não vejo por que se exclua o traje académico. É tradicional e representa um lado que no estrangeiro não associam a Portugal. Ou então inspira-te nos vestidos da Teresa Salgueiro, nos seus dias de Madredeus.

    ResponderEliminar
  28. Com esse vestido branco e um lenco vermelho de viana e ficas tchanan!
    A proposito de trages tradicionais, na Noruega e uma honra usar-se o trage de cada região. Esse trage passa de geracao em geracao. E usado nas mais variadas ocasiões formais, inclusive em casamentos - em vez de usarem vestidos de cocktail, usam o trage.
    Em Portugal vemos os nossos trages como uma fantasia - ainda bem que se comecam a usar acessorios desses mesmos trages no dia a dia (lencos, filigranas, camisas, coletes, etc...).

    ResponderEliminar
  29. http://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAcQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.rpp.com.pe%2F2009%2F2011-09-08-espectaculares-trajes-tipicos-en-miss-universo-2011-noticia_401818.html&ei=_QQ5Vd-yNszpaoazgYAK&bvm=bv.91427555,d.ZGU&psig=AFQjCNEU7bpnSmX7fc60tZQfJFCAzHUm7w&ust=1429886573236928

    Aqui está uma ideia gira usada no concurso Miss.

    ResponderEliminar
  30. Ao longe parecia-me o Jorge Jesus… Estou mesmo a precisar de óculos!

    MS Blog

    ResponderEliminar
  31. Assim de repente...e aproveitando a onda da Joana Vasconcelos e das suas alusões aos trajes de Viana do Castelo, porque não um vestido de noiva de Viana? São pretos (nunca comprometem) e a filigrana faz qualquer estrangeiro render-se...
    A entrar nos Santos Populares...a sugestão de qualquer coisa estampada com uma sardinha ou um santo António, uma guitarra ou a ponte e um elétrico também não me parece mal; não é tradicional mas é alusivo...

    https://actividadesdevidadiaria.wordpress.com

    ResponderEliminar
  32. De repente parecia-me o Jorge Jesus! Ups. =)
    Mas reforço a ideia daquele branco do Insta! Lindo lindo!

    ResponderEliminar
  33. Pois... o traje nacional de Portugal deve ser mesmo de evitar :))
    Bj S

    ResponderEliminar
  34. Pipoca não menospreze as saias! São lindas! Assim num estilo mid.. Mas não são baratas.. (pipoca não me insulte :D)

    ResponderEliminar
  35. Eu juro que me parecia o Jorge Jesus trajado numa brincadeira qualquer!

    ResponderEliminar
  36. https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/72/25/2d/72252d99630a18aece487700e07418f8.jpg

    http://i63.photobucket.com/albums/h157/animebooklover/0trajes0/baixoalentejo.jpg

    http://www.theapricity.com/forum/showthread.php?61506-Trajes-de-Portugal-Traditional-Costumes

    De nada

    ResponderEliminar
  37. Haja sentido de humor :):)
    Pipoca, sugiro aquele branco do Instagram, com um fio em filigrana do coração de Viana.
    Tenho um semelhante a este e acho bem delicado (http://www.guarda-joias.com/pt/categorias/511-fio-com-coracao-de-viana.html)

    ResponderEliminar
  38. traje da cavaleira portuguesa, boa opção!

    ResponderEliminar
  39. Há trajes bem bonitos não sei o motivo de risota!

    ResponderEliminar
  40. Olá Pipoca, permita-me discordar de si quando pensa que um vestido comprido é a melhor opção. Portugal é um pais rico em tradições, em costumes e cheios trajes tão típicos de cada região, no meu ponto de vista iria brilhar com um fatinho tradicional, não precisa de ser a representação original, como mostra a imagem, mas pode usar os nossos trajes como inspiração para criar o seu próprio traje nacional. Acredito, sem dúvida que iria ficar cheia de pinta ;)
    Acessórios também temos o marcante coração de Viana que está tão em voga nos dias de hoje ou quem sabe uns brincos à rainha que representam tão bem as nossas minhotas!

    Inspire-se Pipoca e vai ver que vai arrasar!

    O vestido comprido pode ser o mais txanan do mundo, mas vai ser sempre um vestido comprido, mais que badalado, mais usual!!! Opte pelo diferente, arrisque ;)

    Boa sorte**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usar um traje típico já é mau, misturar vários então é O Carnaval!
      Só faltou sugerir uma clutch e sapatos de cortiça e uma sardinha na cabeça para completar o conjunto!!!

      Eliminar

  41. https://www.facebook.com/isabellima.fashion?fref=ts
    Existem muitas peças relativas a fatos regionais que são girissimas e depois também existe vestidos criados com base nos trajes regionais como o que acima indico. Já para não falar nos acessórios, brincos à rainha ou o famoso coração de viana.

    ResponderEliminar
  42. Hello Pipoca!
    Leve um de fado! É preto, dramático, elegante! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual é o traje típico de Fado? O único elemento recorrente é o xaile preto, de resto não estou a ver...

      Eliminar
  43. Não há nenhuma casa onde possa alugar ou um rancho folclórico que empreste?

    ResponderEliminar
  44. Com essa imagem, lá se vai a inspiração!!!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  45. Pipoca já viste na Mango? Lá costuma haver vestidos compridos (noite) que se adequam à ocasião.

    ResponderEliminar
  46. Ahahah
    Realmente, que decisão dificil!

    http://janeiroemparis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  47. Podes sempre fazer um mix... Levar um vestido comprido mais chique e legar uns acessórios que simbolizem Portugal. Não estou a dizer para levar um colar com um galo de barcelos, mas existem os corações de Viana, por exemplo.

    ResponderEliminar
  48. Pipoca, a ideia da tua agente não será a mais brilhante, pelo menos pela foto que publicas, mas terias trajes minhotos bem giros e tradicionais e que te ficariam bem!! mas não sendo minhota e não gostando minimamente, acho natural a opção pelo vestido comprido. Acrescentaria sim, uns brincos à rainha ou um bonito coração de Viana num cordão (em ouro) para não fugir ao que realmente é tradicional!!
    Fica aqui um link com a Mary da Dinamarca http://www.flashvidas.pt/estilo/detalhe/princesa_mary_usa_brincos_portugueses.html

    ResponderEliminar
  49. Acho que em homenagem ao nosso país devias levar algo que o representasse, porque apesar de ele estar tão mau como está no momento temos que nos orgulhar da nossas histórias e tradições! E levares algo que simbolize o país não é sinônimo de ires mal vestida, que tudo bem eu entendo queres estar bonita. Mas podes por exemplo como já foi dito levar um lenço tradicional com um vestido, que fica bonito, ou como acessório um colar do coração de Viana, entre muitas outras coisas, não precisas de ir totalmente trajada. Gostava de ver como é que jogarias com isso, e seria semprenamoda sempre muito mais gratificante do que levar um vestidinho, que isso toda a gente faz! Ansiosa para ver a tua escolha seja ela qual for

    Ana Margarida

    ResponderEliminar
  50. Podia levar algo inspirado por exemplo no fado, ou um xaile tipico, sei lá tanta coisa, agora optar por não representar nada do nosso país mostra um pouco de vergonha nas nossas tradições, não acha?

    ResponderEliminar
  51. O traje universitário - capa e batina -, Pipoca? ;)
    Eu sei que não gostas mas lá que fica giro, fica... :P

    ResponderEliminar
  52. leva a camisola da seleção nacional ahahah é ou não é um traje tradicional português? :p ou o traje da faculdade

    ResponderEliminar
  53. Que susto...assim de repente parecia mesmo o Jorge Jesus!

    ResponderEliminar
  54. L I N D O ;)
    http://bragacity.olx.pt/vestido-comprido-novo-iid-47725362

    beijinho,
    Ana*

    ResponderEliminar
  55. https://www.facebook.com/MercadoriaDaAlma
    Não costumo comentar mas tive que o fazer desta vez, se calhar o traje regional vamos deixar para outra altura mas como ja vi aqui em cima parece que já encontrou um vestido comprido bonito, numa das passagens por Lisboa descobri esta marca portuguesa, ela trabalha cortiça e com lenço regional e faz bolsas giras, tenho uma pochete em lenço e cortiça que usei um casamento com um vestido comprido azul e toda a gente se babou, pense nisso :)

    ResponderEliminar
  56. Então tenho uma história para lhe contar: Aqui há uns anos atrás uma das minhas primas emprestou um traje do rancho folclórico ao falecido estilista Augustus, para ser utilizado pela Miss Portugal no desfile de trajes tradicionais. Adivinhe quem levou o prémio para casa...

    ResponderEliminar
  57. http://shop.mango.com/PT/p0/mulher/roupa/vestidos/online-exclusive---vestido-com-lantejoulas/?id=43059018_45&n=1&s=prendas.vestidosprendas&ident=0__0_1429824018935&ts=1429824018935
    Acho que este modelo lhe ficava um máximo!!!

    ResponderEliminar
  58. Pipoca, Pipoca, juro que não quero ofender, mas não reduzas o traje tipicamente português a isso... O traje à vianesa é lindíssimo e numa mulher bonita como tu, só pode ficar bem.

    Traje de noiva à vianesa (que também é usado para o enterro, mas isso não interessa para a beleza...)... é ou não um esplendor?

    https://www.google.pt/search?q=traje+noiva+vianesa&biw=1680&bih=935&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=qWk5Ve3bOomP7Aa-nYDgCg&ved=0CAYQ_AUoAQ#imgrc=66R-VmlCI63eHM%253A%3B-sTx3KW8Oi2ViM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-RLb06bZHosc%252FU1a_AlrwI0I%252FAAAAAAAAJEo%252FpdN0y9HFNVE%252Fs1600%252FFiligramas%252B2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcomosempreimaginei.blogspot.com%252F2014%252F04%252Fcoracoes-em-filigrana-de-viana.html%3B548%3B748

    https://www.google.pt/search?q=traje+noiva+vianesa&biw=1680&bih=935&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=qWk5Ve3bOomP7Aa-nYDgCg&ved=0CAYQ_AUoAQ#imgrc=sQQF36_xUL9KlM%253A%3BrFAbIkfqYxGSiM%3Bhttps%253A%252F%252Ffairystyle.files.wordpress.com%252F2014%252F07%252Ffestas-viana7.jpg%3Bhttps%253A%252F%252Ffairystyle.wordpress.com%252F2014%252F08%252F10%252Falguns-dos-trajes-tradicionais-de-viana-do-castelo%252F%3B800%3B450

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe lá, eu só acho esse traje bonito para o carnaval!

      Eliminar
  59. A mim tb me pareceu o Jorge Jesus na foto! Também apostava num vestido comprido de um estilista nacional, sapatos Luis Onofre e uns brincos em filigrana.

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  60. Leva um traje academico pipoca!:)
    **

    ResponderEliminar
  61. Eu apostava num traje típico ou pelo menos na filigrana ou num lenço tradicional.
    Por exemplo, Vila Verde (distrito de Braga) tem trabalhado para adaptar os motivos dos lenços dos namorados à moda actual, em roupa, acessórios e uma vasta gama de produtos, até com criações de estilistas conceituados. Pode espreitar em www.namorarportugal.pt/
    Vestidos compridos, por mais inspirados que sejam, são mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  62. Não sei qual é a terra estrangeira onde se irá realizar o tal evento mas é muito normal, em países Escandinavos, utilizar-se os trajes típicos em ocasiões especiais.
    Para os noruegueses, por exemplo, usar o traje típico nacional é uma questão de orgulho enorme e no dia em que se celebra a Constituição Norueguesa toda a gente, sem excepção, sai à rua trajado.

    ResponderEliminar
  63. Não percebo o divertimento causado pela hipótese de levar um traje típico de Portugal. É óbvio que tem que ser um fato adequado à cerimónia - não vai com certeza de peixeira da Nazaré -
    mas um traje de noiva do Minho preto é lindíssimo e deve-lhe ficar lindamente com o seu cabelo loiro e a pele clara. Há uns anos passei numa vila perto de Salzburgo e vi um baptizado em que os presentes estavam com os trajes típicos. Não me deu nenhuma vontade de rir, pelo contrário gostei imenso de ver. Tal como a Salomé disse também é normal nos países Escandinavos usar trajes típicos em ocasiões especiais. Não nos ficava mal termos o mesmo orgulho no que é nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...mas nós temos orgulho no que é nosso, pelo menos do Tejo para cima, veja os ribatejanos, vaidosos por natureza nas festas da Golegã, veja a quantidade de pessoas nas Festas da Nossa Senhora d'Agonia que exibem o seu ouro tradicional, as suas camisa em linho bordado, homens, mulheres, crianças...vá-se lá saber se não é da herança sueva! Aliás, os nuestros hermanos, dão-nos uma grande lição nesse aspecto! É vulgar, em cerimónias, ver as senhoras com as suas mantilhas de seda e franjas, com vestidos de noite! Não sei porque não será adequado usar um lenço de seda adamascada regional ou mesmo um xaile alusivo ao fado... Depende da cor, do material, mas, é um claro sinal de bom gosto, porque temos um país lindo, riquíssimo e com uma tradição que nos deve encher de orgulho!

      Eliminar
  64. https://www.pinterest.com/pin/471892867182437907/

    ResponderEliminar
  65. Voto nas 7 saias da Nazaré!!!!E bigode claro :-P Fazem duma blogger gato sapato.

    ResponderEliminar
  66. Olá Pipoca,
    Vestir do traje típico, passa a mensagem de orgulho nas suas raízes, na minha opinião.
    Há uns meses viajei a trabalho para a Áustria, para conhecer uma fábrica de dimensão mundial.
    O primeiro encontro foi ao jantar, num restaurante da cidade. O CEO / Proprietário, e todos os funcionários da empresa que nos receberam, estavam integralmente vestidos com o traje típico do Tirol.
    Achei magnífico a forma orgulhosa e ao mesmo tempo humilde, de nos mostrar quem eram.
    Ao fazer um exercício de imaginação ponderei: quantos empresários portugueses fariam o mesmo?.....
    Faz o que te apetecer, mas não penses que por ires de traje típico serás alvo de chacota, antes pelo contrário.
    Boa viagem!

    ResponderEliminar
  67. Como disse e com toda a razão não existe de facto um traje nacional português, mas sim um traje regional português. E sendo assim será mais difícil de escolher e não só, o problema está em arranja-lo, a não ser que o compre ou o mande fazer. A outra opção seria pedir a algum estilista português ou um design, mas como nem sempre as coisas são fáceis, a opção aqui seria ir num estilo completamente seu e ao seu gosto, utilizando a peça obrigatória, neste caso o vestido comprido com a utilização de algumas peças tradicionais portuguesas. Um lenço do Minho ou uma peça da nossa joalheria ( uns brincos em filigrana ou um fio), algo que simboliza-se o nosso Portugal.
    Mas se não gostar muito destas opções existe outras, Portugal está repleto de Patrimônio.
    Joana.M Lopes

    ResponderEliminar
  68. Olá Pipoca. Poderá sempre levar um vestido preto e um lenço tradicional. Estou certa de que arranjará maneira de isso funcionar! :)

    ResponderEliminar
  69. É isto que às vezes nos torna pequeninos... a falta de orgulho no que é nosso. A tacanhez de "rebolar a rir" por colocar a hipótese de usar um traje típico. É isso mesmo, uma tacanhez tremenda. Achar que ser-se sofisticado é "rebolar a rir" perante um traje tradicional português e sair em busca de um vestido comprido. A sofisticação não é isso. É ter a elegância de respeitar a tradição, conseguir (e saber) usá-la com orgulho quando adequado e promovê-la sempre que se puder. Este post chega a embaraçar um bocado Portugal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual tradição? Aquela que foi inventada pelo Salazar no Estado Novo? lol

      Eliminar
    2. Anónimo das 17:56, vá estudar História e deixe-se de patacoadas.
      Salazar, o estilista! Criador das rendas de bilros e do ponto de Arraiolos!

      Eliminar
    3. Por acaso o anónimo das 17:56 tem razão. O anónimo das 18:45 deveria ler alguns estudos, livros, teses de mestrado onde essa temática é abordada.

      Eliminar
    4. Ora aí está!
      Para facilitar a pesquisa, sugiro um livro recentemente editado:
      http://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/historia-de-portugal/antonio-ferro-o-inventor-do-salazarismo/

      Eliminar
    5. Caro anónimo das 18:45, por acaso até estudei e continuo a estudar este tema, daí o meu comentário.
      No comentário aqui em cima está a sugestão de um livro que ilustra bem o que aconteceu.

      Realmente o orgulho em ser ignorante foi uma grande herança de Salazar! Mas nesta vida só a morte é que não tem solução, tudo o resto poderá ser corrigido, se quisermos, claro!

      Eliminar
  70. Pipoca julgava-te uma pessoa que gostasse mais de arriscar. E com este tema podias fazer um brilharete lá por terras estrangeiras... Tira lá a ideia do vestido comprido, já tens recebido opiniões tão interessantes... é só dar asas a imaginação :)

    ResponderEliminar
  71. De repente parecia-me o JJ :) :) :)
    Carrega BENFICA!!!!

    ResponderEliminar
  72. eu voto num vestido padrão azulejo!

    ResponderEliminar
  73. Cara Pipoca,
    seria um novo e enorme desafio, mas você conseguiria dar-lhe a volta.
    Desista da confortável solução do vestido comprido de baile e atreva-se a usar um traje preto dos 3 ou 4 modelos minhotos que existem neste site:
    https://fairystyle.wordpress.com/2014/08/10/alguns-dos-trajes-tradicionais-de-viana-do-castelo/
    Ou adapte o modelo que lhe enviei por email. Esquissei-o pensando que o poderia usar sem véu. Uns sapatos estilosos e meias pretas substituiriam os chinelos e as meias brancas de renda.
    Claro que o ouro poderá ser muito ou pouco, verdadeiro ou falso.
    Note que estes fatos se usam, mesmo quando o tempo está quente.
    Uma sua admiradora, que prefere o anonimato,
    MJ

    ResponderEliminar
  74. Eu cá votava numa conjugação entre o moderno e o tipicamente português. Do género, um vestido preto comprido, simples e, quiçá, um lenço bonito (daqueles dos ranchos mas num tecido bom) a servir de echarpe...não? Ou uma clutch com esse padrão...Não haverá nada por aí?

    ResponderEliminar
  75. Em Espanha é uma honra usar um traje espanhol e as espanholas adoram que haja motivo para tal, sem qualquer embaraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar porque não têm os nossos trajes tradicionais que são do mais foleirinho que há.

      Eliminar
  76. Pipoca,
    não sei se interessa (a mim dava-me imenso jeito), mas a Louis Vuitton, tem uns brincos (usados pela G.Paltrow) em forma de coração do Minho. Outra opção que também não é baratinha é da H.Stern, uma marca de joalharia brasileira deslumbrante, tem uns corações cheios fabulosos de inspiração vianesa. Portugal na crista da onda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque haveria de preferir a cópia ao original? Ah já sei... É o tal "preço especial".

      Eliminar
  77. ...Vamos já sabotar isto! A Pipoca tem um evento, o Arrumadinho vai à maratona de Madrid, entretanto é dia da mãe. É preciso um presente, um adereço para o evento e uma mala pequena para a viagem...nada melhor do que um coração cheio de Viana em ouro, pequeno por causa da economia lá de casa e...tcharan! Um coração simboliza o amor de um filho, representa Portugal e é uma peça linda para usar com um vestido de noite num evento...E ainda! Ocupa pouquíssimo espaço numa mala de viagem! Brilhante! vamos já contactar o seu marido, que anda a treinar, para ir a correr até uma ourivesaria...beijinhos e não tem que agradecer!

    ResponderEliminar
  78. Tendo em conta que os supostos trajes típicos foram uma invenção de António Ferro no Estado Novo concordo que dê vontade de rir. Para mim servem para usar nos Ranchos folclóricos e no Carnaval.
    É uma pena, que os símbolos portugueses que reconhecemos como mais típicos, genuínos e tradicionais tenham sido inventados ou modificados para serem mais atractivos.
    Falo dos trajes dos ranchos folclóricos, o coração de Viana, o Galo de Barcelos e do mobiliário típico e muito antigo que até ao início dos anos 40 nem existia, só para dar alguns exemplos.

    Àparte disso, acho que o traje de noiva de Viana é muito bonito e adoro o coração de Viana em Filigrana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é verdade, nada foi inventado, talvez reinventado,mas ainda que fosse, o anónimo está também a fazer censura! Ainda hoje se assista a esse recolocar da tradição. Veja quantos artigos se vendem "inspirados" nos originais". Aposto que um colarinho à Mao não lhe faz confusão nenhuma. A mim também não! Não vou deixar de admirar um quadro de Malhoa, que adoro, porque tem conotações tradicionalistas e bucólicas tão do agrado do SPN.

      Eliminar
    2. Aconselho uma pesquisa um pouco mais aprofundada da história do nosso país. Não precisa de recuar nem 100 anos. Compreendo que se indigne com a ideia que os nossos símbolos tradicionais não são assim tão genuínos, mas como escrevi em cima "É uma pena, que os símbolos portugueses que reconhecemos como mais típicos, genuínos e tradicionais tenham sido inventados ou modificados para serem mais atractivos."
      Parece-me que confundiu o que escrevi.
      Também me parece que não sabe a diferença entre invenção e inspiração.
      Já reli o meu comentário várias vezes e não percebo onde censurei alguma coisa...

      Eliminar
  79. Pipoca, tem aqui imensas ideias de como ir vestida, só tem que escolher aquela que mais lhe agrada e vai ver que fica bem e representa o nosso País. E depois lá fora (não sei onde é) mas de certeza que vão apreciar, e a Pipoca vai ver que não a criticam, e não se ache ridícula pois não terá tantos olhares críticos como aqui em PT, onde nos sentimos analisadas e criticadas por tudo e por nada. Isto não tem nada a ver com o evento onde a Pipoca vai, mas eu falo por mim, no estrangeiro sinto-me uma pessoa livre no que respeita à minha opção no que visto e aqui sinto o contrário, sempre a ser observada e criticada.
    Beijinhos Pipoca e boa escolha e que tudo lhe corra bem.

    Manuela

    ResponderEliminar
  80. pipoca
    Adoro os seus comentários, mas, sinceramente, achei pouco delicado o uso da foto. Portugal tem um traje tipificado ( e não me interessa que tenha sido o António Ferro ou não!) de cada região. Se "googlar"um pouco, vai encontrar trajes lindíssimos.... folclore é uma coisa, etografia é outra. De qualquer modo se quiser imagem do "traje de encosta"de Braga, eu envio. é lindíssimo". Vou publicar como "anónimo" , porque ainda não domino os url(não faço a mínima ideia do que seja). Helena

    ResponderEliminar
  81. Exacto! Eu tive o mesmo problema recentemente, porque comecei a cantar no coro das Nações Unidas e supostamente cada pessoa tem que vestir o seu "traje nacional"... Primeiro, não faço ideia do que seja, e mesmo que soubesse, onde é que eu o desencantava assim à distância? Vá lá que também davam uma alternativa, senão lá ia ter que telefonar ao Rancho Folclórico da Ladeira do Vau pra me mandarem um vestido :D

    ResponderEliminar
  82. Existem vestidos, sapatos, acessórios, etc. inspirados nos lenços dos namorados de Vila Verde. Tipicamente português, também. É pena não poder colocar fotos, poderia mostrar-lhe opções lindíssimas. Mas pesquise. Cumps, Flávia S.R.

    ResponderEliminar
  83. Tens agente?! Estamos muito chiques...

    ResponderEliminar
  84. Levas o vestido comprido e deixas crescer o buço, assim vais 50/50.

    ResponderEliminar
  85. nao te esqueças de levar a bigode !:D

    ResponderEliminar
  86. Sugiro uma loja, e um colar em especial, chama-se FADO:

    http://ascoisasquemelembro.blogspot.pt/2014/12/chama-se-fado.html

    ResponderEliminar
  87. Com o traje típico não te esqueças de deixar crescer o bigode pipoca! :p

    ResponderEliminar
  88. Assim de relance, esta senhora faz lembrar o Jon Stewart.

    ResponderEliminar
  89. Pipocaaaaaaaaaaaaa... (confesso não estive a ler comentários para ver se alguém já te tinha dado esta sugestão)... Não percebo nada nada de moda, mas um pouquinho de trajes (principalmente o minhoto como o que tens na foto). Já contactaste o museu do traje de Viana do Castelo a perguntar onde poderias arranjar um traje de noiva (que é preto btw) de Viana? Seriam as pessoas certas para te ornamentar com todo o ouro também (sim porque corações de filigrana das orelhas não se usam! O coração, tal como o verdadeiro, usa-se ao peito!)... just an idea... e provavelmente tarde de mais. Beijos na mesma e fica a info!

    ResponderEliminar
  90. Pipoca, o evento já lá vai…se fosse hoje poderia lhe sugerir alguns acessórios alusivos à nossa cultura, com padrões de azulejo, galo de Barcelos, corações de Viana…
    http://www.fankikas.com/21-joias-de-portugal?p=2

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis