Pub SAPO pushdown

Meia Maratona de Madrid? Check!

segunda-feira, abril 27, 2015

Ontem, ao correr a Meia Maratona de Madrid, olhei para cima e vi um cartaz enorme que dizia "o vosso esforço é o nosso orgulho". O cartaz não era para mim, mas tenho a certeza que todos os corredores que o viram o sentiram como seu. E se emocionaram como eu me emocionei. Muita gente não percebe o encanto da corrida. Eu própria, muitas vezes, não o percebo. Mas é quando vou para a estrada, em provas como esta, em que puxam por nós do princípio ao fim, em que nos chamam "campeonas", em que há estranhos a dar rebuçados e high-fives aos corredores, só porque sim, em que toda a gente se incentiva, que eu consigo perceber a magia da coisa. Estava muito nervosa no início da prova. Talvez por ser a minha primeira corrida fora de Portugal, talvez por não ter treinado o suficiente, talvez por estar frio e chuva, talvez por eu já saber que o percurso era duro. Ajudou-me ter a companhia da Sónia, acho que nos conseguimos acalmar mutuamente. E lá fomos sempre juntas, durante 21 km, na conversa e na palhaçada. Os primeiros sete quilómetros foram a subir e íamos com um tempo miserável. Comecei a achar que, àquele ritmo, ia ser a minha pior Meia de sempre, mas a verdade é que foi sempre a melhorar. Para aí aos 15 quilómetros sentíamo-nos tão bem que achámos que, naquele momento, éramos capazes de correr a Maratona. Fomos lindamente até aos 19 km, altura em que disse à Sónia que se acelerássemos um bocadinho conseguíamos acabar com 2h15 (menos cinco minutos do que o meu melhor tempo). Acelerámos uns 100 metros, até fazermos uma curva e percebermos que tínhamos pela frente uma subida gigantesca. Gigantesca mesmo. Eu, que nem sou de grandes asneiras, disse alto todas as que me vieram à cabeça, as piores. Não queria acreditar que os últimos dois quilómetros iam ser aquele inferno, ainda por cima chovia cada vez mais, já estava ensopada até aos ossos. Efectivamente, passámos aos 21km com 2h15, mas a meta estava 500 metros mais à frente e levámos três minutos a fazê-los. Moral da história, acabámos com 2h18. Fiquei feliz. Bati o meu recorde, ainda por cima numa prova carregada de subidas e com a chuva sempre por companhia. E, sobretudo, senti-me sempre bem e feliz (tirando naqueles dois últimos quilómetros), nunca uma Meia Maratona passou tão rápido. Agradeço às três ou quatro pessoas que estavam a ver a prova e que chamaram por mim, e a todas as outras que, mesmo sem me conhecerem, tiveram uma palavra de incentivo e motivação. Foi brutal. Cortei a meta com a Sónia, a segurarmos na bandeira de Portugal, e foi muito, muito bom. A pior parte, bem pior do que os 21 km, foi ter de ir depois a pé até ao hotel, com um frio desgraçado, a chover torrencialmente, e eu a bater o dente e a contar os segundinhos para me enfiar debaixo de um chuveiro a escaldar. Acho que nunca um banho me soube tão bem.
Olho para a minha medalha com orgulho. Comecei a correr mais a sério há um ano e, desde então, já fiz quatro Meias Maratonas. Não faço tempos brutais, acho que nunca farei, mas faço uma coisa que muita gente não consegue fazer. Uma coisa que nunca, em tempo algum, me imaginei a fazer (e que muita gente achava que eu nunca conseguiria). E essa sensação, de ser capaz de fazer algo que sempre achei impossível, é absolutamente indescritível. Eu sou capaz. E sempre que acabo uma prova sinto que, se calhar, sou capaz de mais. Não corro por ninguém, corro por mim, para me superar, para me provar que, se me esforçar, consigo lá chegar. Ontem consegui uma vez mais. E só posso estar feliz.



31 comentários:

  1. Muitos parabéns a ti e também à Sónia, eu que parece que chego ali aos 5km e já não dá mais, vejo mais de 20km como uma miragem :)

    ResponderEliminar
  2. :-) Imagino a sensação! Deve ser maravilhoso e reconfortante. Boa Pipoca!

    ResponderEliminar
  3. Ana, muitos Parabéns! Só quem corre, é que sabe, o esforço. Ás vezes não corremos tanto com as pernas,mas sim , com a cabeça e o coração!
    Fico muito Feliz por ti, porque acompanho o teu cantinho e sei que te dedicas e esforças. Um Bem Haja! Comecei a semana mais motivada, ao ler o teu "relato". ! Keep on going!!!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  4. Conheço essa sensação e fico muito feliz por si! passado meio ano de começar a correr, já estava a fazer a minha primeira meia (2:05), sensação incrível ... Agora tenho que fazer uma paragem forçada nas corridas, e não esta a ser fácil. Mas revejo-me na conquista dos outros, nas minhas amigas e nos relatos que vou ouvindo e lendo por ai, descrevem tão bem aquilo que eu própria sentia! ansiosa por voltar!!
    PARABÉNS, agora é sempre a melhorar :)

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns Pipoca! :) Conheço essa sensação e posso dizer que é uma das melhores do mundo.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. :) Boa!
    Eu conto fazer a minha primeira meia-maratona em Setembro. Deixei de fumar em Janeiro e desde de então sinto-me muito melhor na corrida, já consegui os 10km sem parar e desde de então, no final de Maio vou a uma prova de 12km e quero muito me inscrever em mais umas quantas antes de Setembro. Por vezes penso que não a vou conseguir terminar e que é demasiado ambicioso o meu objetivo, mas se não tentar não sei, não é verdade?
    Obrigada pela inspiração e gosto quando dizes "Não corro por ninguém, corro por mim" pois a partir do momento que comecei a correr para mim comecei a correr mais e melhor.

    Obg *

    ResponderEliminar
  7. Quando for grande quero ser como tu (meeeeeesmo)

    ResponderEliminar
  8. Pipoca,
    Conseguiste emocionar-me.
    Muitos parabéns! Prova muito dura e vocês, com grande resistência sem nunca desistirem. Não fui lá, nem tão pouco era a dona do cartaz, mas digo-te de coração, a ti e a todos os que conseguem atingir os objectivos a que se propõem: "o vosso esforço é o nosso orgulho"!
    Hala Palmita!!!!!!!
    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Pipoca. É mesmo por essa sensação de superação que comecei a gostar de fazer exercício físico. Obrigada por seres uma inspiração.

    http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. ESPECTACULAAAR, PARABÈÈÈNS pela força de vontade, pela alegria, pela coragem, pela forma física, pelo incentivo... Tenho 50 anos e a PDI já chegou com FORÇA TODA. Sempre fiz desporto toda a minha vidinha, desde judo, atletismo, tai chi, ginásio, andebol, até futebol de 5, bicicleta de estrada muitoooos km... enfim ERA uma "mocinha" saudável... a Vida andou e o desporto foi descurado! Agora tenho tudo o que é maleitas... cada vez que leio os teus post sobre a tua caminhada no desporto fico mais e mais entusiasmada... claro que já não tenho a tua idade mas... comecei outra vez de-va-ga-ri-nho... caminhada por enquanto, 1h... vamos lá ver o que é que isto vai dar... talvez um dia te apanhe numa meia maratona ehehehehe... nem que seja a apoiar... MUITOS PARABÉNS por mais um objectivo muito bem cumprido.

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns!!!! A mim custam-me tanto os 15 minutos na passadeira do ginásio! Não me imagino a fazer sequer os 5 km da Sónia Miranda na rua! Mais uma vez muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabèns pipoca e sònia,è por causa de històrias como esta que me orgulho muito de ser portuguesa.Um muito obrigado por representarem o nosso paìs .Felicidades para as duas e venham mais maratonas.

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns! Eu comecei a correr há pouco mais de um mês e já consigo correr 55 min (7km) seguidos o que para mim é coisa de outro mundo! Eu que nas aulas de educação física me arrastava (já lá vão uns bons anos) e que sempre odiei fazer desporto...agora corro quase 1h!!! É mesmo uma sensação fantástica!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns! ! A Pipoca e uma inspiração para todos nós! Porque não haveremos de conseguir também. .um bj e força.

    ResponderEliminar
  15. Pipoca, em 2016 é a de Londres? Diz que o Clooney vai andar por lá.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=4535229

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?? Pronto, acabei de arranjar desculpa para deixar de ser lontra. ando há anos a querer correr mas ainda não me deu o click. Obrigada pessoa anónima, aí está o incentivo que precisava.

      Eliminar
  16. Pipoca preciso muito da tua ajuda para a escolha de acessórios para um batizado que tenho no passado sábado (: eu gostava de te enviar a foto do vestido mas não sei como.. Tens algum e-mail? Um grande beijinho, Rita Peixoto- Braga.

    ResponderEliminar
  17. Gostava que tivesses tantos comentários em posts destes (em que de facto estás de parabéns e é algo que te deixa feliz) como tens em tantos outros só a falar mal...

    ResponderEliminar
  18. É esseo pensamento, superarmo-nos por nós! Parabéns por mais esta "Meia" ;)

    ResponderEliminar
  19. Muitos Parabéns! Mesmo!! Essa Sensação que descreves... é que é mesmo isso!
    Pro ano também vou a Madrid!!
    Um beijinho e até dia 16/05! ;)

    ResponderEliminar
  20. Parabéns Pipoca!!!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Deve ser muito giro participar nestas provas fora do país.
    Um dia quem sabe não farei o mesmo! :)
    Afinal, a de Lisboa já está feita! :)
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  22. Não costumo comentar, mas gostaria apenas de dizer que fiquei emocionada ao ler isto. A Ana escreve muito bem. Parabéns!

    ResponderEliminar
  23. Eu também fui, mas fiz a de 10km. Tentei inscrever-me na Meia, mas aquilo esgotou logo, foi um desgosto. Ainda tentei a minha sorte junto do patrocinador oficia, mas nada feito.
    Fica para o ano!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  24. Espetaculo!
    Que motitvação!

    ResponderEliminar
  25. Pipoca, quero começar a correr. Aprovas este plano?
    http://www.sol.pt/noticia/388799

    ResponderEliminar
  26. Brutal. Estou a tentar convencer-me a correr a meia maratona em setembro. Nunca corri nenhuma, a ideia de começar a sofrer, com dores, a meio da prova arrepia-me lol, vamos lá ver. Boas provas :)

    ResponderEliminar
  27. http://rocktape.pt/produto/t-shirt-tecnica-fuck-cancer-team/

    A Causa:

    O Paulo foi uma das pessoas que lutou contra um cancro e venceu, até a pouco tempo quando pediu apoio a Rocktape para a ajuda nas lesões que muitas vezes tem nós desconhecíamos a causa com que ele luta dia após dia.

    O objectivo é simples angariar dinheiro para conseguir participar em um Iron Man, uma prova longa de Triatlo.
    Valores de participação altos mas que com um pouco de ajuda de todos poderá ser possível ajudar.



    O valor da T-shirt será de 10€ e reverte na TOTALIDADE para o atleta em questão.

    Juntos seremos mais Fortes.

    Mais Forte, Mais Tempo

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis