Pub SAPO pushdown

Dormir emagrece imeeeeeeenso (era bom, era)

quarta-feira, abril 08, 2015

Ontem partilhei com a minha melhor amiga este artigo da Vogue Brasil que tem um título tão sedutor como enganador: "Para a boa forma, dormir pode ser mais eficaz do que malhar". Passo a vida a chateá-la para correr, para se mexer, e ela sempre a dizer que tem muito trabalho, e que tem o miúdo, e que tem a casa para tratar, e blá blá blá. Ontem mandei-lhe o artigo, disse-lhe para esquecer todas as conversas sobre corridas e para dormir, que  afinal parece que vai dar ao mesmo. Era uma piada. Porque, como disse, o título é enganador e até um bocadinho irresponsável. O descanso faz parte da santíssima trindade do bem-estar, a par do exercício e da alimentação, mas não substitui nenhuma destas coisas. Garanto-vos, podem dormir 12 horas por dia, que isso, por si só, não chega. Não vos vai tonificar, não vos vai emagrecer, não vos vai dar mais anos de vida se, ao mesmo tempo, não comerem bem e não mexerem esse rabo. 
O artigo começa por fazer a seguinte pergunta: "foi dormir depois da meia-noite e vai ter de acordar às 6h para correr? Se o objetivo for a boa forma, especialistas dizem que o melhor é ficar na cama".
Meus bons amigos, os especialistas não dizem que ficar a dormir é mais eficaz do que ir correr. O que eles dizem é que dormir pouco faz mal! Faz mal a quem vai correr, da mesma forma que faz mal a quem vai trabalhar, a quem vai para a faculdade, a quem vai estar ao volante por um par de horas, etc e tal. As poucas horas de sono têm, obviamente, repercussões em qualquer actividade que tenhamos pela manhã. Ficamos mais cansados, mais desconcentrados, mais lentos, mais mal dispostos. É durante o sono que o corpo recupera da actividade do dia, por isso é obrigatório dormir o suficiente e com qualidade. Como gosto de ir treinar cedo, tenho feito um esforço para ir para a cama a horas decentes. É raro o dia em que me deito depois da meia-noite, quando antes ficava alegremente a ler ou a ver séries até às duas ou três da manhã. Mas se dormir menos do que sete ou oito horas já sei que vou ficar rabugenta e sem vontade para nada. É óbvio que se nos deitarmos às quatro da manhã não é uma ideia muito esperta acordar duas horas depois para ir treinar, porque o corpo não descansou o suficiente. Mas, repito, "dormir não é mais eficaz do que malhar". É uma parte igualmente importante. O artigo apresenta uma informação interessante: "diversas pesquisas indicam que quem dorme menos de cinco horas, a longo prazo, ganha um sobrepeso de 36% em comparação com quem dorme duas ou três horas a mais". Isto sim, é relevante. Dormir pouco não dá saúde, mas deixar de fazer exercício para se ficar a jiboiar na cama até ao meio-dia também não faz milagres. Vão por mim, que tentei essa prática durante muitos e bons anos.







31 comentários:

  1. A chave está no equilíbrio :)

    http://janeiroemparis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Só se for por não comermos nada enquanto dormimos (estou a excluir claro, aquelas pessoas que sofrem de sonambulismo e que convergem sempre para o frigorífico) :)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Se isso fosse verdade, os meus irmãos seriam como um pau de virar tripas!!
    esqueçam!! este é daqueles artigos que, leio, rio-me, e pronto!!

    Blog:
    https://anademalasfeitas.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Essa do "dormir emagrece" é mais ou menos o mesmo que aquela do "um copo de vinho equivale a 30 minutos de exercício"... Títulos que servem para chamar a atenção, mas na verdade dizem mentiras com os dentes todos! :)

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Título enganador é o que é! Depois vai-se a ler o artigo e apenas fala sobre os malefícios de não dormir bem, como se toda a gente não soubesse que dormir bem é essencial à nossa saúde quer se pratique ou não exercício.
    Adorei a analogia à Santíssima Trindade, fazer uma alimentação saudável, dormir bem e praticar e exercício são realmente as 3 coisas essenciais para nos sentirmos bem e para termos saúde.
    Podia-se também dizer que quem se levanta cedo para ir correr normalmente deita-se cedo porque o corpo assim o exige, para além de que praticar exercício faz com que se durma melhor e é melhor dormir 8 horas descansadas do que 12h mal dormidas.

    ResponderEliminar
  6. Se dormir fosse melhor do que "malhar" (adooooro essa palavra!) a minha cunhada estaria anorética... mas não!

    ResponderEliminar
  7. Num verão era eu uma adolescente o que eu fiz o verão todo foi.... Dormir. Lol. Acordava ia almoçar fazia uma sesta muito grande lol jantava e dali a um bocado ia dormir. Lol. Emagreci uns 6kg mas não deve ter sido de dormir xDD deve ter sido de não comer enquanto dormia. Hoje penso como é que fui capaz de passar umas férias assim lolol credo.

    ResponderEliminar
  8. Opa...eu vou ignorar o estudo. Se dizemos que nao temos tempo na nossa vida, caem-nos em cima (e então aqui é constante, quer dos comentadores, quer da Ana, dizerem que são só desculpas). Mas não são...24h não chegam para tudo.. Ter dois filhos, com menos de 3 anos, não ter empregada, não ter família por perto, trabalhar das 9h às 18h, ir a casa, fazer jantar (e que não pode ser comida pré-feita, nem ter açucar refinado, nem hidratos, nem o mesmo que ontem, nem não sei quê...no gozo claro, eu faço o que dá para fazer que remédio), jantar, brincar, banhos e depois de deitar os miúdos voltar para a faculdade (doutoramento), chegar à cama à 1h e, se quero ir ao ginásio (e vou e odeio), às 6:30h estar a acordar. Não há como esticar as horas. Não há como preparar pequenos almoços maus, quanto mais saudáveis. Não há como dormir mais. Não há como ler livros. Não há como ter vida. Mas ai se alguém ousa dizer que "eu não tenho mesmo tempo na minha vida".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosta da sua vida?

      Eliminar
    2. Onde é o botão "like"?

      Eliminar
    3. Concordo consigo. Estamos rodeados de falsos moralistas.

      Eliminar
    4. Sim, gosto da minha vida (importante dizer que não sou nenhuma frustrada, era só um desabafo da pressão atual para um quotidiano que deve incluir tudo o que é recomendado mas que se assemelha a enfiar o meu pé no sapato dos meus filhos)

      Eliminar
    5. Então não diga que não há como ter vida, porque tem uma de que gosta, mesmo que não faça tudo o que "se recomenda" ;) isso é que importa!

      Eliminar
    6. O anónimo de 8/4, 13h25m têm razão, não posso deixar de concordar! O que não falta são falsos/falsas moralistas
      Unleash the runner in you

      Eliminar
  9. Pois, ao ler o título dá mesmo vontade de hibernar. Mas também me parece exagerado, até mesmo parvo. Enfim. Há que saber equilibrar as coisas: dormir as horinhas certas (e bem, de preferência) e fazer exercício físico também na medida de cada pessoa. E juntar a isto, uma alimentação correta, claro.

    ResponderEliminar
  10. Emagrece sim! Durante o sonho é possível que se imaginem mais magras(os). Não mudem para alimentação saudavel e não façam desporto... Depois queixem-se!

    Unleash the runner in you

    ResponderEliminar
  11. É óbvio que, por si só, o sono não emagrece. Mas é durante o sono que se forma o músculo e que o corpo se restabelece. Por experiência própria, já reparei que, se passo uns dias sem dormir ou a dormir pouco/mal, fico inchada independentemente de me alimentar bem e praticar exercício, enquanto que, se dormir bem, parece que de facto "emagreço", mesmo quando não sigo a dieta a 100%.

    ResponderEliminar
  12. Se assim fosse...eu estaria magra...adoro Dormir!!!!! Eh eh Quem dera...mesmo!
    Bjs Inês

    http://maniadostupperwares.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  13. Dormir pouco (ou mal) aumenta o nivel de hormonas que aumentam o apetite. É biológico: se não nutrimos o corpo com o descanso necessário, temos naturalmente de comer mais para o manter a funcionar. Sono de qualidade emagrece, se estivermos a comer demasiado para compensar as noites mal dormidas :) (tudo isto com a devida variabilidade individual de cada um sobre o sono necessário, o metabolismo, etc)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso,quanto menos durmo e mais cansada me sinto,menos como.Fico tão estoirada que até enjoada fico é portanto como menos.

      Eliminar
  14. O equilíbrio entre ambas as coisas é essencial. Até porque ninguém vai fazer exercício em modo zombie. Confesso que sou desleixada nessa parte mas hei-de encontrar motivação! Contudo, o meu sono melhorou bastante quando comecei a dormir, todos os dias, à mesma e as mesmas horas. Mas não emagreci eheh :)

    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Até que já tinha pensado nisso...quanto mais durmo, menos como! Já pensaram dormir o dia inteiro? não se toma o pequeno almoço, nem o almoço, nem lanche...

    ResponderEliminar
  16. Oh Pipoca se assim fosse eu estava esquelética. Só que não. Bem sei o que me custa malhar para ficar em forma.

    http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Mais um daqueles artigos que só servem para iludir a malta! Eu, hoje, sou a prova do que a Pipoca acabou de dizer: dormi pouco e mal e para correr dois metros foi uma estafa! As três coisas são fundamentais e nenhuma é substituível!

    ResponderEliminar
  18. Enquanto dormimos não comemos..... é certo!

    www.moncloset.com

    ResponderEliminar
  19. Pipoca nunca te disseram que és super parecida com a mulher do treinador André Vilas Boas?? :)

    ResponderEliminar
  20. Isso é que era bom! Queridinha capricha nos agachamento masé! LOL beijinhos Pipoca

    ResponderEliminar
  21. O facto é que quando se dorme poucas horas, come-se mais. Isso sim! Agora o resto é enganador, sem dúvida. Há que trabalhar para ter resultados, e não é a dormir que eles se conseguem!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Isso é o mesmo que dizer que beber agua emagrece.

    ResponderEliminar
  23. Pois sim, emagrace-se!.. Também concordo que dormir pouco faz muito mal... Os estudos tentam, no fundo, introduzir bom senso...
    M.M
    http://conversasde3naosaoa4.blogs.sapo.pt/.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis