Pub SAPO pushdown

Muito medo deste mundo

quinta-feira, março 26, 2015

Depois do 11 de Setembro passaram a blindar as portas dos cockpits para proteger os pilotos. Com essa medida, que se queria de segurança, ficamos agora totalmente à mercê de quem tem nas mãos os comandos de um avião. Pode ser um incompetente, um louco, um terrorista, um depressivo que, insatisfeito com a vida, decide acabar com ela e com a de quem não tem culpa nenhuma. Pais que vão ter com filhos, miúdos que regressam de férias, pessoas em viagens de negócios. Tantas famílias destruídas. E pronto, é este o mundo que temos. Ou é nisto em que o nosso mundo se está a tornar. A fomentar a desconfiança, o medo, a insegurança. Usufruir, simplesmente, de uma viagem começa a ser a última das coisas em que pensamos quando metemos um pé num avião. Porque, primeiro, temos de nos preocupar com eventuais problemas técnicos, com terroristas, com pilotos avariados dos cornos que, em menos de nada, espetam com uma avião no chão. Depois ainda querem que eu relaxe nas viagens. Hã hã.

157 comentários:

  1. eu fiquei chocada....e cheia de medo pk daqui a 3 semanas vou viajar para Barcelona. Já nem quero ir...Depois de termos um filho tudo muda MESMO!

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viver com medo de tudo é o pior que nos pode acontecer. Quando saímos à rua podem-nos suceder centenas de coisas más. Já morreram pessoas em desastres aéreos e que nunca tinham posto o pezinhos num bicharoco voador. Não podemos fugir ao destino, se estiver na nossa hora não interessa se estamos a pé, de carro, de avião ou de burro. Viver com medo é que não dá.

      Eliminar
    2. E mais, há que relativizar. Quantos voos saem diariamente apenas do aeroporto de lisboa? e quantos caem?

      O aviao continua a ser o meio de transporte mais seguro

      Eliminar
    3. A velha história: só porque tem um filho agora já não pode morrer. E os que não têm filhos, não têm amor à vida? Enfim....

      Eliminar
    4. Não sou a anônima que disse isso, mas é lógico que com filhos a perspectiva da vida deve mudar. Eu não tenho, mas tenho mãe e ela sempre me disse a mesma coisa! Que antes de eu nascer não tinha medo de 'nada' é que depois só pensava que se tivesse algum acidente eu ia ficar 'sozinha'!! Claro que quem tem filhos pensa nisso. Ninguém está a dizer que quem não tem pode morrer à vontade. Nossa.

      Eliminar
  2. Agora experimente por exemplo (basta este exemplo) colocar todas as pessoas que viajam de aviao de Espanha para a Alemanha durante um ano a faze-lo de carro e logo ve quantas mortes há em consequencia de acidentes !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro, óbvio, já se sabe isto tudo, mas os medos são irracionais. E eu continuo a ter muito mais medo de andar de avião do que de carro.

      Eliminar
    2. Sim mas o irracional é este post. Não se entende porque tem mais medo agora.

      Eliminar
    3. Sempre tive. Com o 11 de Setembro passei a ter mais. A cada acidente tenho mais. Com pilotos depressivos que fazem despenhar aviões tenho mais.

      Eliminar
    4. Sim, mas situaçoes destas sempre aconteceram . Há registos disto e coisas muito piores (erros grosseiros na mecanica dos avioes).
      Não faz sentido nenhum não usar a informação para anular algum do dito "medo irracional". Caso contrario ainda hoje as pessoas tinham medo de passar o Cabo das Tormentas como os nosso antepassados. Na verdade se eu tivesse de fazer uma escala de preocupaçao ..... entao estou bem mais preocupado com as condiçoes de trabalho do que propriamente com ataques terroristas ou com casos de suicidio/depressao pontuais.

      Eliminar
    5. Medo é medo! Percebo muito bem a Ana! Estou / Sou exactamente igual. Das primeiras vezes que andei de avião (na década de 90) não tinha medo... depois temos acesso a este tipo de informações cada vez mais frequentes... e nasce ou cresce o medo! Lá está: ainda dizem que os ignorantes não são felizes!

      Eliminar
    6. No dia a seguir ao acto ignóbil de um ser que espero que esteja a arder no inferno, quando ainda se pensava ser um acidente, tive de apanhar um vôo de Buenos Aires para São Paulo, num A320 precisamente. Anónimo, gostava que tivesse estado a bordo para ver a carga de nervos com que a tripulação estava a voar. Ainda por cima apanhámos turbulência, interromperam o serviço de bordo e nem se lembravam de dar a informação em duas línguas. Os passageiros estavam uma pilha, ao mínimo balanço ouviam-se gritos. É muito fácil "julgar" medos irracionais quando não se está emocionalmente envolvido. Eu faço milhares de milhas por mês, nunca tive medo nenhum de voar e é óbvio que estes acontecimentos afectam toda a gente, até quem acha que se preocupa mais com outras coisas. Lá em cima, sem qualquer tipo de controlo sobre o que lhe acontece, deve ser mesmo com as condições de trabalho que se preocupa se sentir uma descida abrupta.

      Eliminar
    7. Não está preocupado com casos destes por que não era a sua familia que estava dentro do aviao. Claro que existem muitas mortes de carro, no entanto tem de see somadas para chegar a Estes valores...

      Eliminar
    8. Tudo bem, há muitos mais acidentes de carro, mas concordo totalmente com a Pipoca e penso como ela. Apesar de ser bastante mais provável eu ter um acidente de carro que de avião, também é bastante mais provável que, a ter ambos (credo!) morra no de avião......As percentagens de morte em acidente de automóvel e de avião não se comparam sequer...

      Eliminar
  3. Para proteger os pilotos. E o que protege as pessoas?
    Adoro conhecer o mundo mas cada vez me aterroriza mais meter os pés num avião.
    Mundo esse que está cada vez mais assustador.

    ResponderEliminar
  4. É impressionante a falta de capacidade de analise das pessoas.
    Casos destes (mesmo que seja suicidio) aconteceram varias vezes na historia da aviaçao.
    Nao sejam sensacionalistas !
    Que tristeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou hoje um piloto que afirmou que casos semelhantes a Estes so exists lembrança de dois. Veja o telejornal

      Eliminar
    2. "A Aviation Safety Network, que possui uma completa base de dados de acidentes aéreos desde 1919, identifica apenas oito que terão sido motivados intencionalmente por pilotos. Tudo leva a crer que o voo 4U9525 será o nono."

      Com este são 9 - e são apenas aqueles confirmados. Na historia da aviaçao ainda ha acidentes por explicar.
      Acho que de facto não vale a pena as pessoas ficarem alarmadas com isto. Ou pelo menos nao vale a pena ficarem com mais medo do que tinham antes. Para ser honesto se tiver de escolher morrer de aviao entao ate acho bastante melhor morrer com um piloto a suicidar-se mas com o aviao em completo controlo.
      Uma coisa é ir num voo normalmente de repente pum baterem contra uma montanha sem quase nem darem por isso (acredito que muitos dos passageiros nem deram conta do que ia acontecer). Outra coisa bem pior é o aviao ter problemas mecanicos, ficarem x tempo na duvida se vai cair ou nao e depois assitirem conscientes a uma queda possivelmente descontrolada (com tudo o que isso implica) de um aviao de uma altura de 12kilometros.

      Eliminar
  5. Pipoca...não gostei nada do teu texto....Espero que nunca venhas a ter alguém da tua família com uma depressão..Claro que não desculpo o copiloto.
    A tua maneira de escrever revela louca inteligência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é a depressão. O problema foi a forma que o piloto escolheu para acabar com ela. Lamento, mas o piloto é a última pessoa de quem tenho pena neste caso.

      Eliminar
    2. Não sendo especialista em psicologia, mas sendo da área da saúde e já tendo visto muitos casos de suicídio, não me parece que este caso tenha a ver com depressão... uma pessoa depressiva acaba com a própria vida, apenas. Ou eventualmente com os causadores da dita depressão (no caso dos miúdos dos EUA que desatam a matar os colegas de escola que gozaram com eles).
      Acho que terá mais a ver com algum tipo de psicose, seria ele um psicopata (?), algo assim... uma pessoa que faz aquilo a pessoas que não conhece de lado nenhum , incluindo bebés e crianças, não pode ser normal, nem estar apenas com uma depressão, digo eu que não percebo nada.

      Eliminar
    3. Não entendo o anónimo das 16:53. Devia partir da parte das companhias aéreas fazerem testes psicotécnicos aos pilotos e co-pilotos. Se já o fazem óptimo (não sei se fazem ou não), se não fazem se calhar seria algo importante.

      Eliminar
    4. Pois eu nem da area da saude sou, mas vou dar o meu "bitaite".
      A mim parece-me mais ou menos evidente que se foi suicidio - não foi certamente por ser psicopata. Simplesmente arranjou uma maneira de o fazer de uma forma bastante rapida e indolor. É verdade que matou 150 pessoas tambem, mas tambem é verdade que um psicopata (ou mesmo um terrorista) naquelas condiçoes despenhava o aviao numa area habitada - e ai o potencial de mortes poderia ser de 150 até dezenas de milhar. A mim parece-me mais que o piloto de suicidou mas apesar de tudo teve "algum bom senso de forma propositada" de não o fazer numa zona habitada.

      Eliminar
    5. Eu não sou nem da área da psicologia nem da saúde em geral, mas que sabia os psicopatas não se matam, matam os outros e causam-lhes todas espécie de sofrimento, delirando com o facto. Nunca vi nenhum psicopata suicidar-se. Nem quando vão para o corredor da morte. Esperam sossegadinhos que lhes tirem a tosse com uma injeção para ver se não sofrem muito. Sofrer é mais giro nos outros...

      Eliminar
    6. nem mais...concordo com a ultima opinião, na minha leiga opinião nestas matérias, uma pessoa com depressão no limite inflige a dor em si porque para si a sua vida não tem sentido e não quer viver mais na dor ou não quer causar dor nos mais próximos. suicidar-se e matar propositadamente outros não é um suicidio "normal", tem um motivo e um objetivo...quer passar uma mensagem, e quando assim é não passa de homicídio como tantos outros suicidas que se explodem, mandam aviões contra torres e por ai em diante. por isso parece-me que o caso é mais rebuscado..contudo seja pelo que for e porque razão nada os vai trazer de volta nem tirar a dor destas famílias...é de partir o coração.

      Eliminar
    7. Pode mesmo ser uma psicose mal resolvida ( = não diagnosticada) ou uma esquizofrenia avançada (não estou a brincar). Infelizmente, são coisas frequentes... cada vez mais frequentes... :(

      Eliminar
    8. É a primeira vez que comento...mas parece-me cedo para tirar conclusões. Devíamos fazer uma análise tendo em conta que as companhias têm todo o interesse em pôr a culpa nos pilotos parece que são poucas as informações para partirmos da premissa que o co-piloto é depressivo ou sequer maníaco.

      Eliminar
    9. E com cada candidata a psiquiatra ou a psicologa q aqui vai... Senhores! Depressão, psicose, psicopata, esquizofrenia... Mas que ridículo! Sabem ao menos o tamanho das asneiras que dizem? 'esquizofrenia avançada' foi mesmo a melhor! Sem qualquer informação sobre o homem e já lhe arranjaram uma doença. Que eu saiba nem sequer têm muitos dados. Ou agora despenhar um avião é sinónimo d depressão???????????

      Eliminar
    10. Pode dizer-me o que é (ou o que pensa ser) uma esquizofrenia avançada?

      Eliminar
    11. Um tarado qualquer despenhou um avião com 150 pessoas lá dentro. O que é que interessa se estava deprimido, se era psicopata, se tinha "esquizofrenia avançada"? Alguma dessas coisas serve para o desculpabilizar, para justifica um horror destes?Se o homem tinha problemas, que se tratasse, ou que se mandasse de uma ponte!
      Mas a melhor de todas é mesmo dizerem que ele teve o BOM SENSO de atirar o avião contra uma montanha e não contra um prédio. Muito obrigada, sr copiloto, por "só" assassinar 150 pessoas e não 150 + 100 que estivessem no chão! Este mundo está perdido...

      Eliminar
    12. "Espero que nunca venhas a ter alguém da tua família com uma depressão"?!!!! Então agora temos de desculpar uma pessoa depressiva que para além de se matar a si própria leva quase duas centenas de pessoas com ela? Se tem depressão e está mal com a vida que se mate, mas que deixe os outros, que não têm culpa nenhuma, em paz! Eu concordo com a pipoca e foi isso mesmo que pensei quando se deu a notícia...

      Eliminar
    13. Muito bem dito, anónimo das 19:58, ainda nem se sabe ao certo o que aconteceu!!!! especulação + especulação + especulação, acreditam em tudo o que se diz...........................................

      Eliminar
    14. De facto começo mesmo achar que as pessoas que aqui comentam sao mesmo adolescentes que passam o dia no computador.
      Ainda nao vi ninguem desculpar o piloto pelo sucedido. Certamente se tivesse sobrevivido teria de responder seriamente pelas mortes das outras pessoas. Mas faz-me muita confusao este estilo de "peixeira" sempre com o coraçao na boca para mandar bocas. Eu disse bom senso entre aspas. É preciso pensar nas coisas de forma objectiva. Nao vamos agora fazer de conta que morreu o nosso pai ou mae. Certamente ninguem aqui vai deixar de ir "curtir o fim de semana" por causa do acidente. Deixem-se de tretas. E sim é perfeitamente plausivel pensar que o co-piloto tenha colocado esse factor em questao. Se fosse um psicopata ou alguem que se quisesse vingar do "mundo" facilmente despenhava o aviao no centro de uma cidade. E ai os mortos podiam ser 150mil. O que nao faltam sao pessoas que se suicidam sem pensar que podem causar mortos, basta pensar no caso das pessoas que se atiram de predios. É evidente que o que fez é tremendamente errado mas nem tudo é preto ou branco. A sociedade e a justiça julga de forma muito diferente as pessoas baseando no contexto. Nao é só no numero. Acima de tudo faz-me confusao estas reacçoes de forma tao intolerante quando vivemos num mundo onde as pessoas fazem mal às outras de varias formas estando em 100% das suas faculdades e com o objectivo de enriquecer. Parece que viveram numa bolha e agora acordaram com este caso.

      Eliminar
    15. Anónimo das 19:58, também foi algo que me ocorreu, até porque os pilotos da companhia não queriam voltar a pilotar os aviões iguais ao que se despenhou, já para não falar nos passageiros que poderiam perder. Não digo que o co-piloto não seja culpado, mas também não digo que não seja o bode expiatório.

      Eliminar
    16. Uma pessoa com uma depressão major pode ter episódios psicóticos. Aliás o diagnóstico de depressão major pode enquadrar-se dentro da tipologia das psicoses. Quando isto acontece, a pessoa perde o juízo da realidade logo não tem qualquer capacidade em avaliar as consequências reais dos seus actos para si e para os outros. Estou apenas a especular é claro mas neste caso, no seu delírio psicótico o piloto pode ter pensado que morrer era a melhor solução para si e que estaria a de alguma forma a "salvar" os outros de um mundo que vê como cruel, sem futuro etc. O que me perturba é como é que ninguém na companhia detectou qualquer alteração no comportamento deste ou porque é que nas análises clínicas das quais os pilotos são alvo frequentemente não foi detectada uma substância química ultilizada na medicação anti-depressiva ou mesmo para psicóticos. E sim como aqui já foi dito e muito bem, os psicopatas não se matam a si. Matam os outros e sem remorço, tirando prazer disso. Enfim não sei se se tratava desta a perturbação do piloto nem sequer estou a tentar justificar nada. Apenas tentei esclarecer a baralhação de diagnósticos psiquiátricos uma vez que sou psicóloga clínica. Só espero que as famílias continuem a ter o apoio que tem tido até agora. Bom fim de semana a todos

      Eliminar
    17. Era melhor que tantas curiosas se dedicassem à pesca e deixassem de formular tantas teses sobre o que desconhecem. Atiram para cima da mesa juízos de valor e moral com base em notícias contraditórias e vazias mas cheias de manipulação. Depois compõem o ramalhete com um diagnóstico médico da tanga. Como se a depressão fosse um capricho de gente mal resolvida ou um dia de azia.

      Eliminar
  6. Eu nunca gostei de andar de avião, aquelas “latinhas voadoras” nunca me transmitiram muita confiança … enfim, não tenho "espírito de conserva".

    Ontem escrevi isto: http://momentosemcapsulas.blogspot.pt/2015/03/a-serio-isto-agora-e-como-pecas-de.html ... hoje resumo tudo a M-E-D-O!!!

    Momentos em Cápsulas

    ResponderEliminar
  7. E este não é o primeiro louco que aparece!

    ResponderEliminar
  8. Pipoca: em todas as viagens que fiz, isto (do piloto ser maluco e fizesse o aviao entrar em queda livre) passou-me sempre pela cabeça. Afinal nao sou assim tao paranóica (para mal de todos nós).
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Podem sempre viver num redoma de vidro dentro de casa e sozinho, mas o resultado ainda seria pior.

    http://solitarywatch.com/2013/07/11/what-solitary-confinement-does-to-the-brain/
    http://solitarywatch.com/2014/08/04/what-solitary-confinement-does-to-the-human-brain/

    ResponderEliminar
  10. Atenção, as portas blindadas do cockpit não servem só para proteger pilotos.. Servem para proteger toda a gente do voo, ninguém quer que alguém lá entre para além dos pilotos. Claro que deveria haver ainda mais segurança, no sentido de estarem sempre duas pessoas no cockpit (quando um dos pilotos vai à casa-de-banho, vai um membro do staff substituí-lo). Espero que a partir de agora isso seja um requerimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tipo uma hospedeira que não sabe pilotar um avião? Era útil, sim senhor.

      Eliminar
    2. A Ryanair e algumas companhias seguem esta regra de "substituição" há anos. Quando um piloto sai, um tripulante entra para auxiliar o outro em caso de emergência, ou evitar este tipo de situação. É pena que muitas companhias tenham esperado por uma tragédia para implementar esta regra. Talvez tivesse sido evitado...enfim, um choque :(

      Eliminar
    3. Nesta situação talvez tivesse sido útil, para abrir a porta ao piloto, coisa que aparentemente o co-piloto não fez.

      Eliminar
    4. Oh anónimo das 18:38, ninguém está a dizer que outro membro do staff vai pilotar o avião. Era mais para permitir a entrada do outro piloto no cockpit, para não deixar que apenas uma pessoa tenho completo controlo no destino de todos os passageiros. Podia ter impedido a tragédia. Porra, custa pensar?

      Eliminar
  11. É muito mau. Péssimo.
    Pessoas assim não merecem o ar que respiram. Tanta gente boa a sofrer por aí e este imbecil faz isto. §%$@#&

    http://amariadocostume.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Gostava que, por uma vez, deixassem este blog ser o que foi em tempos. Um espaço livre em que a Ana pudesse dar a sua opinião sem que fosse julgada e apunhalada nas costas. Parece que agora a função dos comentadores é pura e simplesmente contestar tudo o que é dito, agredir verbalmente, insultar e outras tantas coisas deploráveis.
    O que aconteceu foi uma tragédia, sem dúvida! Mas podia ter sido evitada e é nisso que temos de nos focar. Perdi 4 colegas, 4 colegas que trabalham para a Lufthansa e têm feito trabalhos para a Germanwings. Eu, perdi 4 colegas, não eram amigos, não eram irmãos e ainda assim dói, dói saber que tudo poderia ter sido evitado se houvesse consciência do piloto. Imaginem agora as famílias destruídas, os estudantes que ficaram sem futuro, os pais que ficaram sem chão. Não vos dá medo de apanhar um tresloucado assim?! Não vos dá medo saberem que há pessoas que pilotam aviões nessas condições?!
    Não tenho desrespeito pela depressão nem nada que o pareça, tenho desrespeito por quem não sabe respeitar os outros. O facto de querer acabar com a vida não dá a ninguém o direito de tirar mais 150! Todos temos medos que são influenciados por outros acontecimentos e isto fez-me ter mais medo de andar de avião, é tão legítimo como qualquer outro medo.
    Peço-vos só para pensarem em todas as pessoas que foram afetadas antes de atirarem pedras a que manifesta a sua opinião.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e naturalmente estar com falinhas mansas e comversas histericas e melosas aqui vai ajudar imenso as familias ?

      Eliminar
    2. Mas este blog já não é há muito "um espaço livre em que a Ana pudesse dar a sua opinião". É uma das suas fontes de rendimento e um espaço onde se promove a ela própria, a certos produtos e a eventos que organiza. Não estou a criticar nada, atenção!, estou apenas a constatar o óbvio. E assim sendo, com o sucesso e o aumento do número de leitores, os comentários (incluindo os discordantes) vão aumentando, naturalmente. Quem publica a sua opinião em espaços públicos (blogs, facebooks, jornais, etc.) corre sempre o risco de ser criticado. Já agora, o seu conceito de "apunhalar pelas costas" tem muito que se lhe diga. Então comentar a opinião de alguém que tem um blog conhecido e que faz por o promover, quando essa pessoa nele publica de livre vontade, é "apunhalar pelas costas"? Engraçado.

      Eliminar
    3. Não acham estranho quando dizem que os passageiros só se aperceberam da queda (e, suponho, que algo estranho estivesse a acontecer), mesmo quando o pobre do piloto que ficou de fora começou aos pontapés à porta? E como é que conseguem ouvir tão claramente o respirar do co-piloto na gravação da caixa negra? Eu só por curiosidade (mórbida, claro está) fui procurar no youtube gravações de caixas negras de outros acidentes... Não se pode dizer que a qualidade do som seja a melhor, mas talvez a equipa de investigação tenha meios mais sofisticados.

      Eliminar
  13. E então, vamos fazer as portas mais fracas para os terroristas entrarem mais facilmente? O que é mais comum nos dias de hoje, um piloto suicida ou um ataque terrorista? Quer comparar o número de pessoas que lamentavelmente morreu neste voo às que morreram, por exemplo, no 11 de Setembro?

    Nunca existe uma solução perfeita por isso nesta balança entre o bom e o mau... deixem lá estar as portas seguras como estão e façam melhores avaliações psicológicas aos pilotos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não quero que se faça nada às portas, calma, nada de nervos. Só constatei que uma medida de segurança para os pilotos (e, consequentemente, para os passageiros e tripulação), é a mesma medida que nos deixa totalmente vulneráveis no caso de haver um louco a comandar o avião.

      Eliminar
    2. A lufthansa já mudou as regras e agora quando algum piloto quiser ir ao wc entrará um membro da tripulação. Nunca ficará apenas um piloto só.

      viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook | Instagram

      Eliminar
  14. Não sei se são problemas psicológicos se é terrorismo encapotado. Parecem estranhos os vários casos que têm acontecido, em pouco mais de um ano, de aviões que desaparecem sem aparente explicação. E acima de tudo que caem/desaparecem sem qualquer comunicação de problemas ou emergência.

    Estas situações, acima de tudo, provocam medo. E isso é um dos pilares do terrorismo.

    Enfim, de facto não vale a pena pensar muito nisso, mas o medo é irracional e como tal difícil (ou impossível) de controlar... Ainda que continuemos a andar de avião :)

    ResponderEliminar
  15. Não é o mundo Pipoca é as pessoas que habitam nele. Cada vez mais tenho medo das pessoas.
    Eu junto-me a ti se já detesto andar de avião, então agora vou começar a pensar em tudo e mais alguma coisa.Se calhar não é mal pensado tomar um comprimido para dormir e só acordar no destino. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Os pilotos são pessoas como as outras e terão também os seus problemas e as suas depressões. Antes de mais, talvez devessem ser analisadas as condições laborais, as horas de voo, os rastreios de saúde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juro que estas pessoas que conseguem arranjar forma de desculpar um possível assassino me assustam quase tanto quanto um psicopata capaz de fazer um avião cair de propósito.

      Eliminar
    2. O q me assusta é a tao reduzida autonomia de pensamento das pessoas.! E não sou o anonimo das 17h47..

      Eliminar
  17. Relembro lhes que ainda há relativamente pouco tempo um piloto de uma companhia aérea moçambicana fez com que o avião se despenhasse, suicidou-se e claro arrastou com ele os passageiros. Em 1999 houve um caso idêntico de um voo entre nova Iorque e o Cairo. Morreram mais de 200 pessoas.

    Percebo que a pipoca diga que não sente pena do piloto. Morreram muitos inocentes.
    Mas, estivesse com alguma depressão ou psicose, primeiro assuta-me a fabilidade dos testes psicológicos a que eles são submetidos (tanto quanto sei no momento em que ingressam na empresa como ao longo da sua carreira) e assusta-me de igualmente como nunca ninguém dá conta destes comportamentos. O que quero dizer é: o piloto poderia ser um dos nossos amigos, o nosso namorado, o nosso marido, o nosso filho... E nunca ninguém se apercebeu de um comportamento ou de um discurso mais estranho? Isso sim, assusta-me muito. Quanto a pena, eu sinto-a também por todas aquelas pessoas que não estão bem psicologicamente. A saúde mental é muito importante.

    ResponderEliminar
  18. há uns anos fiz uma viagem para Porto-Açores.
    Tudo muito bem, apertamos os cintos e tal e descolamos. Tinhamos memso acabado de descolar, quando o avião repentinamente roda para a direita, de seguida para a esquerda (como que a endireitar-se) e quando parecia direito começou a descer a pique. Foi o panico total!!!!
    Tão repentinamente desceu, como subiu, felizmente porque o chão devia estar logo ali, pois tinhamos acabado de descolar!
    Nesse voo ninguém se levantou nem sequer para ir ao WC.
    Ainda hoje penso no que terá acontecido.... e no que poderia ter acontecido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se poço de ar...

      Eliminar
    2. Anónimo26 março, 2015 18:32
      Chama-se ignorancia - e a ignorancia é a mãe de todos os medos :)

      Eliminar
    3. Não, não foi um poço de ar, porque o avião não "desceu todo", simplesmente desceu "de nariz" (não sei se me fiz entender).
      A propria tripulação ficou aflita, coisa que não ficaria com um "banal" poço de ar...

      Eliminar
  19. Daqui a um mês vou para o Rio de Janeiro, pela Air France, com escala em Paris. Sounds familiar? Seja como for, temos de tentar descontrair (para quem tem medo). Se cair, que se lixe, não é meu ;)

    ResponderEliminar
  20. Não percebo o a relação de que fala no inicio do texto de as portas blindadas dos cokpits nos deixarem à mercê da vontade dos pilotos... Ponto número 1: as porta blindadas não protegem só os pilotos... impedem ou tentam impedir que os comandos dos aviões sejam tomados por loucos impedindo assim que casos como o 11 setembro (em que morreram os pilotos dos aviões, os passageiros dos aviões e pessoas que estavam dentro de edificos que nada tinham a ver com os aviões...) Ponto número 2: se as portas não fossem blindadas será que alguém conseguiria impedir ou até perceber o que se estava a passar? (que eu saiba não há relatos de pessoas a despedir nem envio de pedidos de socorro o que indica que ninguém se apercebeu do que realmente se estava a passar) Ponto número 3: ao que parece existe uma maneira de abrir a porta do cokpit exteriormente (dizem os entendidos).. Porque será que o piloto não accionou esse mecanismo? Parece-me que, no voo da germanwings, ainda muito está por explicar... mas quer-me parecer que o problema não é de todo da blindagem das portas do cokpit...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe maneira de abrir a porta do cockpit exteriormente atráves de um código, mas esse acesso pode ser negado pelo comandante, pois nada garante que quem esteja a usar o código para entrar seja um tripulante coagido por um terrorista. E foi este "deny feature" que o piloto usou para que o sistema de abertura pelo exterior não funcionasse.

      Eliminar
    2. De facto, existe uma forma de abrir a porta do cokpit exteriormente, mas essa opão também pode, e neste caso foi, bloqueada pelo co-piloto. O piloto não conseguiu aceder de maneira nenhuma ao cokpit. Filipa

      Eliminar
    3. Ninguém sabe muito bem como funciona esse comando exterior, exatamente por uma questão de segurança.
      Pelos vistos, segundo dizem, os pilotos têm um código que permite a abertura da porta, pelo exterior, mas o piloto que estiver no cockpit tem sempre de dar autorização para a abertura.

      Eliminar
    4. Ao ponto n2, o piloto teria dado por ela; ao ponto n3. Não sei se é verdade mas parece-me incompatível com o facto de se querer impedir entrada de terroristas no cockpit

      Eliminar
  21. Também estares para ai a dizer que ele é depressivo, avariado dos cornos parece me um pouco ..
    Estavas dentro do avião? Sabes com absoluta certeza o que se passou?
    Percebes alguma coisa de Psicologia?
    Partindo do principio que foi mesmo o co-piloto responsável pela queda do avião e partindo do principio que sofre de algum distúrbio mental, ele tinha problemas graves e provavelmente ninguém o ajudou.
    Lido com uma pessoa com esquizofrenia, é membro da minha família e o facto de falares em "avariado dos cornos" para descreveres alguém que a se confirmar o que fez, sofre de graves problemas mentais é ofensivo, é muito ofensivo.
    Mas lá esta, nesse mundinho cor de rosa onde vives não deves saber o que é um doente mental, para ti são todos malucos.
    Também tenho medo de andar de avião e cada vez tenho mais, mas também tenho medo de uma sociedade que não sabe lidar com pessoas com doenças mentais e prefere chama los de maloquinhos ou avariados dos cornos.
    Se fossemos uma sociedade que respeitasse e tenta se ajudar e integrar estes doentes se calhar este tipo de tragédia era evitável.
    E antes que me chamem de insensível, tenho muita pena mesmo das vidas que se perderam e dos que ficaram, é muito triste.
    Mas também é muito triste julgarmos tudo e todos sem saber a realidade dos factos, realidade dos factos porque todos sabemos que há muita coisa que nos é ocultada e quem me garante que foi mesmo isso que aconteceu?
    Só porque eles disseram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que não sabemos se foi isso exactamente que aconteceu. Nunca sabemos.

      Eliminar
    2. Soraia do Rosário26 março, 2015 19:02

      Pipoca como é que ainda consegues responder de forma educada? Que país é este, que mundo é este que não temos direito de dar a nossa opinião? Seja um blog pessoal ou não. E nem quero imaginar os comentários que não aprovaste. Este não é de todo um mundo são. :(

      Eliminar
    3. Concordo com a Ana 18:17
      Não quero apunhalar a Pipoca como disse alguém mas também se escreves o que pensas nós também podemos fazê-lo.
      É preciso cuidado na maneira como se escreve.Não era oreciso dizer que o "piloto era avariado dos cornos"?..etc...

      Eliminar
    4. Tal como um anónimo referiu atrás (creio que assinou Ana), a Ana (Pipoca) pode opinar como muito bem quiser. Não me parece de forma alguma que a Ana quisesse ofender alguém, sobretudo os doentes mentais (e já sigo o blog quase desde o day one, apesar de não o fazer com este nome) .

      Portanto, não tiremos nós conclusões precipitadas e ilações onde não as há. Por comparação (suave e para amenizar um pouco o ambiente criado pelo acidente e pelos nervos que nos causa a todos), também posso dizer que não sou pessoa de dizer asneiras e há pessoas que em 34 anos nunca as ouviram da minha boca... mas ainda há dias ia a conduzir, há uma mãe que se atira literalmente à estrada com uma criancinha de uns 2 ou 3 anos pela mão, eu a travar a fundo (apesar de vir a uns 30 dentro da localidade e com atenção), larguei um gigantesco F$#%-se e chamei nomes à senhora. Foi um desabafo. Se acho que a senhora é filha de uma promíscua e que deve ir procurar o ponto exacto do pai que a fez? Claro que não! Mas foi só isso, um desabafo. E um desabafo meu. Foi a minha opinião. A Ana também tem a dela e é isso que ela faz. Deve ser entendido assim.

      Quanto a doentes mentais, pois... "I've been there, done that" e ainda continuo com casoS (são dois!) assim na família e não são "suaves". E não são três porque um faleceu recentemente. Histórias tristes que não são para aqui chamadas... No entanto, não me sinto afectada com o que a Ana escreveu. Compreendo o seu ponto de vista, mas releia o post e veja o que a Ana realmente escreve. Há situações e situações. Mas alguém matar 150 pessoas nunca poderá ser assumido ou comentado de ânimo leve. Alguém matou 150... (se é que assim foi! Será que algum dia saberemos?! Parece-me que não).

      Eliminar
    5. "Se fossemos uma sociedade que respeitasse e tenta se ajudar e integrar estes doentes se calhar este tipo de tragédia era evitável."

      Estes doentes não têm que ser integrados na sociedade normalmente, pessoas com doenças mentais são imprevisiveis e de modo algum devem andar aí pelas ruas normalmente. É triste é, mas são doenças graves e devem ser encaradas como tal. Agora deixar psicopatas em liberdade que provavelmente tem tendência para a violência não me parece um grande ideia. Exatamento por "integrarem" este homem na sociedade que ele até pode pilotar um avião e espetá-lo nos Alpes.

      Eliminar
    6. À Soraia do Rosário: Vocês confundem "direito de dar a nossa opinião" com "direito de não ser criticado". Não são a mesma coisa!

      Eliminar
    7. Anónimo26 março, 2015 19:36
      Não leve a mal mas depois de ler o seu comentario julgo que a distancia que se :
      A = distancia genetica entre o vossa excelencia e o Hilter
      B = distancia genetica entre o cidadao médio e um macaco

      entao

      A <<<<<< B

      Eliminar
    8. Olhe Ana (18:17h) caso estivesse um familiar seu dentro daquele avião, com toda a certeza chamar-lhe-ia 'avariado dos cornos' e provavelmente nomes muito piores quaisquer que fossem os problemas mentais daquele piloto.
      E digo isto porque é revoltante, é realmente revoltante.

      Eliminar
    9. Ana das 18.17, tem a certeza que também não tem um problema mental qualquer? Sabe que essas coisas são hereditárias e você também não me parece bem... Como já alguém disse, ao bloquear a porta para o colega não entrar, este louco demonstrou saber muito bem o que estava a fazer. Não me parece que se enquadre num coitadinho doente, mas mais num perigoso assassino!!!

      Eliminar
    10. É revoltante, mas não é uma situação que nos deva ser alheia...De um dia para o outro, qualquer um pode ser diagnosticado com uma perturbação destas! Eu conheço casos de pessoas com vida feita, que de repente "passaram-se"...adeus emprego, adeus casa...E o apoio que recebem é da família e muitos rejeitam os tratamentos, porque acham que estão na posse de todas as suas faculdades. São situações problemáticas, que causam muita dor à sua volta!

      Eliminar
  22. Já fiz imensas viagens de avião e confesso que só tive medo da primeira vez. Depois comecei a adorar e não tinha nenhum receio, antes pelo contrário era mesmo um grande prazer. Mas ao saber deste acidente e das causas do mesmo fiquei nervosa e confesso que da próxima vou com algum receio, mas não vou deixar de ir visitar os meus filhos por causa disso, seja o que Deus quiser!

    ResponderEliminar
  23. Eu bem que tento deixar o xanax quando viajo, mas assim fica difícil, até tomo mais caramba!! Eu nunca viajo sem tomar calmantes :(

    ResponderEliminar
  24. Enfim, sempre haverão as pessoas sensacionalistas e que não só fazem, como dizem tudo bem. Haja santa paciência, pessoas. E liberdade de expressão.
    Eu concordo a 100%: o que quer que o piloto tivesse (fosse uma depressão ou outro tipo de perturbação mental), não se justifica nem se compreende.
    "Se fossemos uma sociedade que respeitasse e tenta se ajudar e integrar estes doentes se calhar este tipo de tragédia era evitável." ah, é suposto adivinharmos que há uma pessoa, um piloto, que está a planear despistar um avião e matar 150 pessoas? E não só adivinharmos, como também ainda integrá-lo. Sabe que mais? Boa ideia. Parece-me, sem dúvida, uma excelente ideia. Só que não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao fui que escrevi esse comentario a que se esta a referir, mas de facto tb é verdade que somos todos diferentes e nao está ao alcançe de todos a inteligencia-sensiblidade etc.
      Eu vou explicar devagar para ver se entende :
      1 - doenças mentais existem e com grande prevalencia e niveis de intensidade
      2 - certamente quero acreditar que nao defender que se mate todas as pessoas que têm algum tipo de doença mental (e era preciso saber à partida)
      3 - como fechar os olhos nao resolve é evidente que quanto mais a sociedade respeitar-ajudar e compreender as pessoas com algum tipo de problema mental, menor é a probabilidade e estas pessoas entrarem em um estado tal que façam mal a si proprias e a outros o que é melhor para todos....
      Chega assim ou quer mais ?
      E sim com gente intolerante e basica tenho menos paciencia.

      Eliminar
    2. Por favor,tanta estupidez num só texto......

      Eliminar
    3. Obrigada por este comentário.

      Eliminar
    4. A estupidez do texto das 18:33....!!!!!!

      Eliminar
    5. anónima das 18:54, eu aconselho-a a pegar nos malucos, paranóicos e esquizofrénicos todos e levá-los para a sua casa e integrá-los na sua família. Os doentes mentais perigosos devem sim ser afastados da sociedade para não causarem dano a si próprios ou aos outros. E sim, já sei, sou básica e intolerante e dispenso a sua paciência. Eu também não tenho paciência para madresTeresas de Calcutá de pacotilha.

      Eliminar
    6. Anónimo27 março, 2015 13:30
      Só o facto de assumir que sou uma mulher já diz muito da linha de pensamento pela qual se orienta.
      Nao sei de onde veio essa ideia da Madre Teresa mas olhe que se eu sou Madre Teresa de pacotilha acredite que pelas suas ideias eu diria que anda perto de ser Nazi.
      Pense lá nisso.

      Eliminar
    7. E que linha de pensamento é essa, já agora? Se ser nazi é querer estar longe de paranóicos, esquizofrénicos e malucos assassinos em geral, sou nazi mesmo. E já agora, também dispenso estar perto de alienados como você.

      Eliminar
  25. Ai que o mundo está de pernas para o ar. As pessoas de hoje são más. etc etc
    Mas afinal de contas ninguem aqui estudou historia ? Apesar de tudo o mundo de hoje é bem mais pacifico e humano (de forma geral) do que na maioria dos tempos passados.
    Idade Média ? Faroeste ? Hilter ? etc etc ...... as pessoas de facto sao bastante histericas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Só se for o que apenas lhe chega aos ouvidos. Vá ler por exemplo sobre o Boko haram... como recentemente raptaram cerca de de 500 meninas e raparigas (fora aquelas 200 que já tinham raptado há cerca de 1 ano de uma escola). Enquanto está toda a gente preocupada com estes 150 passageiros que já cá não estão, estas raparigas estão a sofrer o pior dos infernos e ninguém sequer fala disso. Porquê? Porque é em África. Enfim, desculpe o desabafo... mas o seu comentário é mesmo de quem não faz ideia do que se passa pelo mundo (sorte a sua).

      Eliminar
    2. Eu disse que em termos RELATIVOS estamos a viver um tempo melhor ....

      Eliminar
    3. O relativo deve cingir-se ao seu umbigo... porque você e os seus estão melhores, o mundo no geral está melhor lol. No faroeste e no tempo do nazismo também havias pessoas que não eram afetadas e que viviam bem, sabe? Discordo completamente de si, o mundo não está melhor!

      Eliminar
    4. A idade media só atingiu uma franja da populaçao mundial, o hitler só atingiu uma franja da populaçao mundial o faroeste então atingiu 3 gatos pingados em relaçao há populaçao global.
      Voce neste momento não esta na franja atingida por isso é que tem a sensação que estamos num mundo melhor. Se vivesse em Africa ou no Medio Oriente ou em alguns paises da America Latina, já nao diria uma coisa desses.

      Eliminar
    5. Não é por agora ser melhor do que há mil ou dois mil anos que temos de aceitar sem a dita "histeria" que referiu tragédias evitáveis, genocídios, massacres e o tudo mais.
      Não acredito que seja melhor. É diferente e, seja como for, é mau

      Eliminar
  26. há maneiras de contornar a questão de abrir a porta, bastava cada um dos pilotos ter um código especial que permitisse abrir por fora, ou seja, a segurança do cockpit continuava a ser garantida, mas através de códigos especias apenas fornecidos aos pilotos, seria permitida a abertura da porta exteriomente... não percebo como não implementaram uma coisa assim, até porque poderia dar-se o caso do piloto que fica sozinho no cockpit poder dar-lhe alguma coisa, indisposição, desmaio, etc... por isso, acho mesmo mt estranho não haver forma de abrir a porta por fora, tem que haver algum mecanismo que permita isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há. O piloto que estava fora do cockpit tem um código, que permite abrir a porta em 5 segundos. No entanto, o piloto que está dentro do cockpit não pode bloquear a porta, mas ele bloqueou.

      Eliminar
    2. Como já disseram acima, os pilotos têm um código que permite abrir a porta por fora, no caso de quem lá estiver dentro estiver incapacitado, desmaiado, ect, mas que demora um certo tempo a abrir a porta, por razões de segurança -- como por exemplo, no caso do piloto que está do lado de fora estiver a ser coagido para a abrir e dar acesso ao cockpit. Neste tempo, o acesso pode ser negado por quem estiver do lado de dentro, e foi isto que aconteceu.

      Eliminar
  27. Muitas das vezes não confiamos nas pessoas que nos rodeiam, mas somos obrigados a confiar num piloto que tem as nossas vidas na mão assim num abrir e fechar de olhos. Entramos, sentamo-nos e a esperamos agradavelmente pela chegada ao destino que nunca irá chegar... Um verdadeiro horror. Como é que isto foi possível? Como é capaz de ser tão horrível a malvadez do ser humano? Em que é que nos estamos a tornar? Se existir, e espero que sim, que todos os inocentes no interior daquele avião, descansem eternamente no paraíso. E, não devendo querer o mal ao próximo, que o culpado arda eternamente no inferno.

    ResponderEliminar
  28. Alguém com uma tipica depressão não vai para o trabalho como se nada fosse, não espera que o piloto saia do cockpit para depois fazer despitar o avião. Uma pessoa com depressão não se suicida e mata 150 pessoas com ela.
    Se ele é psicopata ou não, depende, normalmente os psicopatas gostam de ver o que fazem e o sofrimento das pessoas, dá-lhes gozo mas também existem aqueles que para atingir o seu objetivo e transmitir a mensagem que pretendem não tem problemas em acabar com a própria vida, se for necessário.

    Apartir do momento em que deixam uma pessoa com depressão, um psicopata ou com uma doença mental qualquer pilotar um avião com 150 pessoas, é caso para dizer que o mundo está perdido.
    Temos muita pena que ele tenha um problema mental mas o lugar dele não era a pilotar um avião, de certeza!!

    ResponderEliminar
  29. Não é por ter uma doença qualquer que um ato destes é perdoável, "ai coitado tinha uma depressão" COITADO? coitadas é das pessoas que perderam os seus familiares e amigos.
    Queria ver se fosse o vosso pai ou filho que lá estivesse se tinham pena dele e se eram assim tão compreensivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito se podia dizer, mas assim de repente já pensou a razao pela qual familares de vitimas nao podem nem devem participar em investigaçoes como profissionais, ser juizes em causa propria ?
      É evidente que se fosse meu paia morrer no aviao a minha primeira vontade era ir matar o piloto pela 2ª vez :)

      Eliminar
  30. Pois eu subscrevo em absoluto esta publicação da pipoca!
    Porque tenho absoluto pavor de andar de avião e com estas notícias o medo aumenta e porque tem-se pena de quem se suicida porque está deprimido, mas tem-se (tenho) nojo de pessoas que fazem uma coisa destas!


    Medo pipoca, muito medo de andar de avião, muito medo de pessoas doentes (e dementes), e muito medo destes comentadores moralistas que eu espero que nunca se vejam (ou vejam os seus) à mercê destes loucos!

    Rita

    ResponderEliminar
  31. Muito medo mesmo... :-(
    Tantas vidas ceifadas...

    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
  32. Primeiro ninguém diz que é perdoável, segundo não é uma doença qualquer, é uma doença sem cura, que faz as pessoas que dela sofrem ter atitudes que muitas vezes nem sabem que as tem.
    E as famílias dessas pessoas? Também perderam alguém, deles ninguém se parece lembrar.
    Só vejo ignorância em muitos destes comentários e a quem condena pessoas com depressões, psicoses, doenças mentais etc etc, gostava de saber a vossa opinião se o vosso pai ou a vossa mãe ou irmã, namorada ou amigos chegados sofressem do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sofri de depressão durante muitos anos, nao sai de casa durante 3, MAS não sou assassina.
      Depressão muita gente tem, alguns depressivos suicidam-se mas os que escolhem CONCIENTEMENTE matar alguem antes de se suicidar são poucos.

      Eu não quero, nem admito que me comparem a mim ou as outras pessoas como eu, a essas pessoas.

      Esse individuo sempre foi um assassino, sempre, simplesmente até agora conseguia-se controlar mas devido á namorada de 7 anos ter acabado com ele e não ter capacidadee emocional para lidar com a rejeição, decidiu matar outros e a si.
      Podia só se ter morto a si, mas repare que escolheu não fazer isso. Ele tinha o poder de ter pessoas nas maos dele e quando a sua namorada regeitou-o tirando-lhe qualquer poder de decisão em relaçao á relaçao deles, ele usou o " unico" poder que tinha, no caso dele era controlar a vida de 150 pessoas.

      Ele era um narcisista que não gostava de perder nem a feijoes e que por acaso tambem tinha uma depressão, é uma combinação letal.
      Mas deixemos aqui bem claro !!! a depressão por si só não faz ninguem matar outros, ninguem !!

      Voce é que esta a ser ignorante, pois seguramente antes da depressão ele já tinha dado indicaçoes ( provavelmente desde pequeno) que era uma pessoa cruel.

      Eliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa Liliana...então vou concordar sempre com a pipoca mas com humor!Haja paciência para gentinha como tu.

      Eliminar
    2. opá Anonimo, haja paciência é para gentinha como você...assim como a Pipoca não está a vontade para publicar o que quer sem levar com criticas idiotas, os comentadores (os que não criticam) ainda têm que ter muito cuidado com o que dizem para não aborrecer os outros comentadores com mais sentido de humor?

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Liliana Anónima29 março, 2015 19:18

      Oh senhora, não fui eu quem comentou, mas a questão do anonimato é hilariante. Eu não tenho nenhum perfil dos que surgem ali nas opções e não pretendo criar nenhum. Para deixar de ser gentalha, o que sugere? Assino com o nome completo e o n° do C.C.?

      Eliminar
  34. Este caso deixa-nos a todos exaltados, por muitos motivos, cerca de 150 motivos; vidas desperdiçadas muito possivelmente por responsabilidade de alguém.
    E não adianta andarmos a discordar uns dos os outros sobre um assunto do qual ainda não se sabe muito.
    Pegou-se na pouca informação que existe e teorias começam a proliferar.
    Psicopata, depressivo, terrorista… Ainda é muito cedo para saber realmente o que aconteceu. Talvez nunca se venha a saber.
    O que interessa aqui não é discursar sobre o co-piloto. Interessa sim tentar de algum modo respeitar a morte de inocentes, pais, filhos, netos, avós, amigos de alguém.
    As companhias aéreas estão neste momento na mira do todos. Que tentem tomar medidas para prevenir situações semelhantes, para que a vida de quem cá ficou não seja também prejudicada.É muito triste vivermos com medo.

    ResponderEliminar
  35. É isso mesmo, Pipas, nunca relaxes no avião. Eu sugiro mesmo que boicotes tudo o que essa corja da tripulação faz: cantarola bem alto quando eles tiverem a dar as instruções preliminares de segurança, nunca apertes o cinto e de vez em quando dirige-te ao cockpit e arremessa umas patadas na porta acompanhado de impropérios para pôr os fulanos lá dentro em sentido, sobretudo na aterragem e descolagem. Entra sempre em pânico e tenta recrutar pessoas para essa causa. Isto, no mínimo, destrairá qualquer badameco de se suicidar.

    ResponderEliminar
  36. Este Zé mickey com este nome...està tudo explicado.!!!Uii....deves ser um pateta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apanhaste-me ... consigo ser Mickey, Pateta e por vezes o Donald. É o multi-taskement e empreendorismo que o país exige.

      Eliminar
  37. Pipoca sou leitora assídua, mesmo nunca tendo comentado nenhum dos posts. Mas hoje tenho que fazê-lo.

    Porque me assusta ver a facilidade com que as pessoas acreditam em tudo o que se vê/sai nos meios de comunicação. Já pararam para pensar em como esta história parece tão simples para ser verdade. Como de repente todas as peças encaixam na perfeição: um piloto jovem, que até interrompeu a sua formação por causa de um esgotamento, um piloto com poucas horas de voo, um comandante que sai do cockpit, e um co-piloto que se tranca lá dentro e despenha o avião.

    As pessoas não conseguem ver a forma como os responsáveis da Lufthansa foram lançando a rede, pista atrás de pista, para criar uma história que a mim me parece duvidosa. Um história que abona totalmente a favor da Lufthansa, uma vez que ainda que tenham recrutado um presumível psicopata capaz de despenhar um avião, vêm por essa forma provar que os seus aviões são seguros. Em nenhum momento aceitaram a teoria de falha técnica, porque isso iria comprometer um império de milhões de euros.

    De qualquer forma, aqueles que todos os dias pilotam aviões da Lufthansa e da Germanwings decidiram por razão informada ou não, fazer greve por não se sentirem seguros a pilotar.

    Pensem gente!

    P.S. Tenho pavor de voar, sempre tive. Cheguei na 2af de Moçambique e tive a in(felicidade) de voar com a LAM, onde em 2013 um piloto alegadamente despenhou um avião entre Maputo e Luanda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não acredito nisso.
      A aviação está sujeita a controlos imensos e as avaliaçoes nao sao feitas pelas companhias nem sequer pelos fabricantes. Sao autoridades publicas e autoridades do dominio da aviaçao que ao longo da historia têm mostrado consideravel profissionalismo e independencia.
      Nem um fabricante de avioes consegue ter poder para fazer este tipo de jogada quanto mais uma companhia.
      E para dizer a verdade acidentes de aviao acontecem quase todos os anos em todo o mundo. Nao era preciso estar a inventar esta historia (que na verdade ate chama muitissimo mais a atençao sobre o acidente). Se fosse uma companhia de um pais de terceiro mundo (ex. Africa) onde são conhecidos problemas GIGANTES na manutençao e organizaçao da aviação ate podia acreditar que a companhia tentasse fazer algo do genero, mas a companhia em questao nao tem necessidade de fazer isto.

      Eliminar
    2. umm..não é só a Lufthansa q está a controlar as averiguações..atenção!
      c os franceses envolvidos não me cheira muito q seja história mas...we´ll never know..

      Eliminar
    3. A coisa que mais me espanta nesta história toda é que sempre que um avião cai e a caixa negra é recuperada, demoram algumas semanas (no mínimo) a analisá-las. Neste caso, foi o quê? 1 dia? 2? Sendo que ainda nem recuperaram a 2ª caixa, tanto quanto sei, mas já tiraram todas estas conclusões. Hoje até saiu a notícia de que o comandante do avião teria tentado derrubar a porta com um machado. Ora o machado de emergência está dentro do cockpit, o comandante estando trancado fora não teria acesso ao mesmo. Também me espanta a quantidade imensa de informações que retiram duma mera gravação de voz que não deve ter uma qualidade espetacular e o facto do comandante se ausentar do cockpit sem uma única palavra ao co-piloto. E curioso é que, ao contrário do que do que o anónimo das 11h18 disse, todos os recentes acidentes de avião de que me recordo, têm sido justificados com falha humana. O da Air France, o da Air Asia e até o da MH370 da Malásia Airlines que nunca foi recuperado mas que prontamente foi assumido como suicidio do piloto. Será assim tão incomum uma falha técnica conduzir a queda de um aparelho, ou não convém que seja?!

      Eliminar
    4. Susana Fernandes Morais, sabe que não é a Lufthansa que está a investigar o caso, certo..?? São as autoridades policiais francesas e alemãs. Que não teriam qualquer interesse em beneficiar a companhia aérea escondendo essa tal "verdade" que a Susana acha que não estão a contar.. "os responsáveis da Lufthansa" não estão a lançar rede nenhuma, porque são objecto de investigação, e os investigadores!!

      Eliminar
    5. Sim, porque e mais provável ser uma mega conspiração da lufthansa que inclui uma falha técnica que põe o avião em descida controlada, retira a capacidade de mudar de rota ou comunicar com controlo terrestre e ainda investigadores subornados que aldrabam as gravações da caixa negra. Sim, faz sentido

      Eliminar
    6. Não foi a Lufthansa que veio dizer o que quer que seja, foram as caixas negras. Se fosse avaria, estaria registado na caixa negra e seria isso que diriam ao público. Para isso servem as caixas negras, para se perceber o que se passou.
      Óbvio que eu não ouvi com os meus próprios ouvidos o que estava nas caixas negras, mas tenho que acreditar no que dizem quem ouviu, da mesma forma que acredito quando dizem que foi avaria.

      Eliminar
    7. E se tivessem avançado com outra causa, haveria sempre alguém a dizer que a mesma não era a tese verdadeira. Olhe, teorias da conspiração, há muitas.

      Eliminar
  38. O melhor mesmo é não pensar em nada disso: nisso os homens levam clara vantagem sobre as mulheres :D

    http://www.facebook.com/ptgentleman

    ResponderEliminar
  39. "(...) com pilotos avariados dos cornos (...)"

    1. Que tristeza de comentário e atitude. Se se for provado de que o co-piloto estava com uma doença de foro psiquiátrico, achas que é aceitável dizer que a pessoa está avariada dos cornos? Não vale a pena fazer-te a pergunta retórica do e se fosse um familiar ou um amigo. Deve bastar somente dizer "como ser humano".

    2. Uma pessoa muito doente pode não ter a capacidade de pensar com claridade. Continuar a pensar e espalhar esta noção de que uma pessoa assim 'escolhe' é completamente ignorante. Por favor informa-te porque não te fica bem mandar bitaites sem fundamento. Há mil e um exemplos que evidenciam isto, e.g. pais que se matam e aos filhos, pessoas que se atiram para a frente de um comboio/ autocarro, etc. Os números e/ ou laços familiares (ou a falta deles) aqui não determinam a gravidade da situação. Exemplificam a incapacidade de se fazer uma escolha mais saudável para si mesmo e para outros quando se está muito, muito doente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, peço desculpa discordar consigo.
      Não coloco em causa que o co-piloto tivesse problemas de foro psiquiátrico ou outros, ignorados ou não.
      Agora quando este coitado decide acabar com a vida e levar 150 pessoas para lhe fazerem companhia do outro lado, não consigo ter pena dele. Não consigo mesmo ter pena.
      A meu ver o que aqui salta à vista são as 150 vidas perdidas, não os problemas de um só.
      E se fosse um familiar meu ali dentro ou amigo, também me dava ao direitro de lhe chamar nomes nada agradáveis.

      Eliminar
    2. O que não fica bem é estar sempre a criticar...que gente chata bolas, o blog é de quem? da Pipoca, logo ela escreve o que quer, com o conhecimento que tem, quem estiver mal vá ler coisas para outro sitio. Que raio gente chatinha que só sabe criticar tudo e mais alguma coisa

      Eliminar
    3. Boa tentativa e palavras acertadas mas mudar mentalidades atrasadas é muito difícil. Continuamos na era da estupidez mental!

      Eliminar
    4. Tipicamente português: desculpabilizar a pessoa e culpabilizar uma condição médica. Alguém que mata 150 pessoas não é bom da cabeça. E por isso "avariado dos cornos" é bem dito.

      Eliminar
    5. 1. 15:56 Deixem de ser cãezinhos, este blogue tem comentários, discussões educadas e lógicas não têm de ser interpretadas de forma negativa.

      2. 15:40 Ninguém aqui está a discutir o 'ter pena' mas sim o facto de que, a ser confirmado uma doença psiquiátrica de nível severo, todas as pessoas naqueles avião foram vítimas. 149 de homicídio e 1 de uma doença que o levou a cometer uma atrocidade. Ter uma familiar ou amigo pode obviamente aumentar o sentimento mas não tem de prevenir uma capacidade de análise.

      3. 08:31 Tem juízo. O que é que ser português tem a ver com isto?! Infelizmente esta estupidez está prsente nos quatro cantos do mundo.

      4. 32:27 E você deu um piu?

      Eliminar
  40. Isto deve ter sido um "alívio" para a companhia aérea! Afinal não foi de ser uma companhia low cost, foi o maluco do piloto que quis destruir o avião. Eu cá continuo com muito mais medo das falhas técnicas , do que de pilotos depressivos.
    É que se formos por aí, também há muitos "suicidas" nas nossas estradas, também posso entrar num autocarro e o motorista atirar-se ao rio.
    O que se passou não passou de uma falha ao permitirem que uma pessoa sozinha dentro do cokpit tenha o poder de trancar a porta, acho que isso sim é uma estupidez, como é que é possível ninguém ter pensado na hipótese de um piloto se suicidar (se até já aconteceu outras 4 ou 5 vezes no passado) Para mim não deixa de ser uma falha das companhias o que se passou.

    ResponderEliminar
  41. Pessoas "avariadas dos cornos" como dizes, há em todo lado, sempre houve, sempre haverá. Não gostei nada dessa expressão.......... Os pilotos são pessoas, não são máquinas, logo reagem como toda a gente.

    www.moncloset.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reagem como toda a gente? Mas sempre que se sente deprimido/a pensa em meter-se num carro com estranhos e atirar-se de uma ponte, levando os estranhos consigo para uma morte certa?
      Compreendo que haja depressão. Compreendo que haja quem se sente tão mal que não vê outra solução que não a morte. Não consigo compreender o que este senhor, dizem todos os relatórios, fez. Isto vai muito para alem da depressão. Espero que este piloto não tenha reagido como toda a gente e seja antes um caso único e isolado!

      Eliminar
    2. A questão é que se espera que em certas profissões, aquelas que envolvem a vidas, as pessoas sejam menos "avariadas dos cornos".

      Eliminar
    3. Concordo, e volto a dizer, são pessoas como outras quaisquer. As doenças que vão para além das depressões existem em todas as profissões, que eu saiba... E infelizmente não foi o único, não é um caso isolado, este cenário já existiu......

      Eliminar
  42. Só não entendo porque não se matam sozinhos, parvalhões de merda, espero que este arda bem quente no Inferno.
    www.markmargo.net (site de celebridades)

    ResponderEliminar
  43. Respondendo a Ana, não interessa se ele é esquizofrenico ou avariado dos cornos, se sabia disfarçar tão bem que ninguem notou nada de mal no rapaz, é porque era um filho de uma p*** e acabou-se a conversa, doente mental é para um hospicio e não co-piloto, ainda a gente que defende este monstro, porque devia ter depressão ou doente mental!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!! Concordo a 100%!
      Porra de gente, que vê um animal na rua e não dá a mão para ajudar e agora veêm defender este sujeito!!!
      Desculpem lá, quería matar-se, arranjava outra maneira! Ou lembrou-se disso quando o piloto saiu da cabine?

      Eliminar
    2. Exactamente! Mas quem é que ainda tem a coragem de desculpar/defender um ser assim. Matou 149 pessoas que nada tinham a ver com a sua "doença mental". Defendem-no porque não tinham naquele avião um filho, um pai, um irmão,... uma pessoa querida. Vão-se tratar que quem está a precisar de tratamento psicológico são vocês, pode ser que ainda vão a tempo. Como é que ainda há quem critique a pipoca por lhe chamar avariado dos cornos?! Isso ainda é pouco, muito pouco para o que ele fez. A dor dos familiares e amigos das vítimas, não queria eu ter.

      Eliminar
  44. Não sei se foi realmente falha da companhia aérea, mas a verdade é que hoje em dia perante sinais evidentes de inaptidão as empresas, para reduzir custos, não dispensam os funcionários. Sucessivas baixas psicológicas são indício de que algo não está bem. E há profissões, que por algum motivo são consideradas de desgaste rápido. Os pilotos e os controladores aéreos, a quem são exigidos elevados níveis de concentração, são um exemplo disso, os polícias e militares que têm uso e porte de arma, são um outro exemplo... Estas pessoas devem ser submetidas a exames criteriosos na admissão e ao longo da carreira profissional. Acidentes acontecem, mas alguns são evitáveis.

    ResponderEliminar
  45. Cada vez mais acho que é preciso uma sorte dos diabos para não nos cruzarmos com certas pessoas nas nossas vidas...

    ResponderEliminar
  46. Eu estava no aeroporto para apanhar um voo da lufthansa de 2,5h seguido de um de 11h. Hoje já voei na airasia. Detesto voar mas não há forma mais rápida d conhecer o mundo. O gajo era claramente doido dos cornos e parece-me uma pessoa sozinha ao que vejo pelas notícias fia da Europa. Sabemos fazer tecnologia sem falhas mas o homem continua a ser o maior perigo da civilização. Ainda vou fazer mais 5 voos até final da próxima semana. Com filhos, sem filhos, com cães, gatos o q seja, a morte está no nosso destino! E não sabemos quando será. Então é levar os nervos com calma 😃

    ResponderEliminar
  47. Ena! Tantos psiquiatra, tantos sociólogos, tantos entendidos em aviões e tantos juízes. Seria tudo mais simplesl se o homem fosse árabe, oh se seria!

    ResponderEliminar
  48. Obrigada. Muito obrigada pela lucidez deste post. Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  49. Oh Pipoca, na minha modesta opinião, acho que devia moderar os comentários dos idiotas que criticam quem vem ca simplesmente dar a sua opinião (os que a dão sem criticar nem ofender, claro está) (para além de claro, moderar os que a criticam a si). É que muitas vezes basta alguém dar uma opinião diferente para receber logo várias criticas e até insultos, e isso é desnecessário e com certeza faz com que muita gente se coíba de comentar, quando o quereria fazer!

    Sónia

    ResponderEliminar
  50. Realmente... E para se ter medo, muito medo.

    http://agirlsdream-blog.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  51. Pipoca, eu sou assistente de bordo, casada com um piloto e tenho uma bebé de 9 meses. O medo, seja do q for, é irracional e regra geral temos medo das coisas q sabemos q estão completamente fora do nosso controlo.. Óbvio q, tendo a profissão q tenho, não tenho medo de voar mas sei q a maior parte das pessoas se sente pelo menos desconfortável. O q posso dizer é q, na admissão, os pilotos passam por testes psicotecnicos mto apertados e rigorosos. Dps de admitidos são testados 3 vezes por ano mas nas competências técnicas em q passam 4h enfiados num simulador a treinar p todas as possiveis situações de falhas ou avarias. O q acontece é q, ao longo da carreira, as pessoas mudam, as vidas mudam, há desgostos, depressões e há toda uma vida c altos e baixos, daí q sou da opinião de q deveriam ser tb avaliados psicologicamente c a mesma frequência c q são avaliados tecnicamente. Ainda assim, é mt difícil rastrear estes casos pq, como toda a gente sabe, ninguém q esteja a ser avaliado vai dizer q está a tomar anti depressivos e pôr em risco o seu emprego.. Enfim, como assistente de bordo e mãe, só posso esperar q estes casos de homicídio em massa n voltem a acontecer. Para terminar, posso dizer q confio totalmente nos pilotos da companhia em q trabalho, q todos os dias entro no avião e sinto q estou totalmente segura!

    ResponderEliminar
  52. Avariado dos cornos é ofensivo? Eu diria muito pior! Que respeito é que se deve ter por este homem? Por favor, matou 150 pessoas porque lhe apeteceu, e só faz isso quem é avariado dos cornos!! Quem tem uma depressão tem tendências SUICIDAS e não HOMICIDAS. Por isso os deprimidos, familiares e amigos não têm de se sentir ofendidos porque não é deles que se fala.

    ResponderEliminar
  53. Por amor de Deus que teoria tao antiquada..jesus morreram porque tinham que morrer fazer o que? É assim sempre foi assim e sempre vai ser..ponto final..nao me figa que é daquelas que com estas "coisas" dos bancos guarda o dinheiro debaixo do colchao!haha
    A proxima vez que quiser ir viajar vá a correr!2 em 1 hein?diga la que este nao é um mundo maravilhoso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa, desculpe lá! Agora não percebi! Morreram porque tinham de morrer??? É assim sempre???
      Estas afirmações são suas ou está a ironizar?
      Espero que sejam ironia, senão tenho pena se si...

      Eliminar
  54. Os cockpits fecham-se para evitar também que alguém entre lá dentro (terroristas que possam desviar o avião, p.ex).

    Pessoalmente, acho mais provavel haver um passageiro (nos 100 e tal que há no avião) que não bata bem da tola, do que um piloto e/ou co-piloto.
    Para além de que, apesar de todos estes incidentes, andar de avião continua a ser muito mais seguro do que andar de carro.

    Continuo portanto a sentir-me segura durante os voos =)

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis