Pub SAPO pushdown

E assim se fez a Meia de Lisboa

segunda-feira, março 23, 2015

Minutos antes da partida comecei com os nervos. Não tinha treinado tanto como queria, estava com o joelho direito meio esquisito (e, por precaução, ia correr com uma banda elástica), tinha medo que me empurrassem, tinha medo de não conseguir terminar... enfim, o de sempre. Nunca vou para as provas maiores de ânimo leve ou a achar que isto se faz com uma perna às costas, porque não faz. Mas das provas longas que já fiz (três meias maratonas e os 20km de Cascais) esta foi a mais feliz. Senti-me bem do princípio ao fim, ia contente da vida. Fiz exactamente o mesmo tempo da minha primeira Meia (2h21), mas fiz os meus 10km mais rápidos, por isso já foi qualquer coisinha. Obrigada a todas as pessoas que foram puxando por mim, sobretudo à menina que me disse que tinha começado a correr por minha causa. Ali estava ela, fresca e fofa, a correr 21 km e, claro, é um orgulho saber que motivei alguém. A parte triste foi ver tanta, tanta gente a sentir-se mal. Vi imensa gente caída, gente a soro, gente a cambalear. Estava muito calor e eu continuo a não perceber como é que se começam provas destas às 10.30 da manhã, no final de Março. A probabilidade de estar calor é muito alta, e começar às 10.30 significa que os corredores vão estar na estrada nas horas mais quentes (a menos que sejam quenianos e limpem aquilo em menos de uma hora). A organização da corrida foi impecável, mas acho MESMO que deviam rever este ponto. A felicidade que senti na corrida esmoreceu quando soube que um corredor alemão tinha morrido com um problema cardíaco. Ontem tinha mais de 30 amigos e conhecidos a correr, foi impossível não pensar neles. O que aconteceu podia ter acontecido noutra actividade qualquer, ninguém está livre disso, mas acho que muitas pessoas atiram-se para as Meias e para as Maratonas como se fossem só dar uma voltinha ao parque. Não se preparam, não fazem exames e, pior, durante a corrida não escutam o corpo. Não se hidratam, não abrandam o ritmo, não param se for preciso. Dão o litro, esforçam-se mais do que aquilo que o corpo aguenta, e depois, claro, não há milagres. Eu sou uma mariquinhas da pior espécie. Não digo que não me possa dar qualquer coisinha a correr, mas vou monitorando o ritmo cardíaco, bebo água em todos os abastecimentos, levo gel, gomas energéticas ou cubos de marmelada para ir comendo, vou molhando o corpo, levo boné (ontem esqueci-me) e não embarco em loucuras. Provavelmente é por isso que vou ser sempre uma corredora lenta, mas que se lixe, não estou propriamente a competir pelo ouro olímpico. Por favor, se estão agora a começar ou se querem aventurar-se em provas maiores, façam exames mais específicos, procurem a ajuda de grupos ou de profissionais que vos possam orientar nos treinos, treinem de forma progressiva, evitem as lesões, não queiram dar passos maiores do que as pernas. Correr é muito giro, mas também pode ser um pesadelo.
De resto, parabéns a todos os que acabaram a prova ontem, parabéns a todos os meus amigos (sobretudo à Sónia, que quatro meses depois de ter sido mãe lá ia toda contente, e à Lina, que começou a correr em Outubro e ontem fez a sua primeira Meia), obrigada pelo apoio e obrigada à querida Sandra, do Correr Lisboa, que me tirou a foto a cortar a meta. Próxima missão: Meia Maratona de Madrid daqui a um mês!

35 comentários:

  1. Muitos parabéns! Eu vou fazer a minha primeira meia daqui a 3 semanas, em Florença, sou daquelas pessoas que sofre imenso com o calor mas felizmente a prova começa às 9h30. Concordo plenamente com a questão dos horários, as provas deviam começar mais cedo. O meu homem fez no ano passado a meia do Douro vinhateiro, na Régua, e a meio da manhã as temperaturas já andavam nos 25º, deve ter sido um suplício!

    ResponderEliminar
  2. Parabens Ana. Concordo muito com o que disseste e um dos motivos pelos quais nao me aventuro nestas provas é exatamente por ter receio que o meu corpo possa ceder. Vou correndo diariamente 3 km na passadeira no ginásio. E por isso queria fazer uma pergunta: para quem corre frequentemente ao ar livre e em passadeira, onde custa mais fazer a mesma distância? Costumo correr 3 km em 17 minutos (velocidade fixa em torno de 10,5-10,7) e muitas vezes penso que dificilmente aguentaria esse ritmo durante 10 km. E depois penso que mesmo que o conseguisse manter, acabaria uma mini com quase 60 minutos. E por ver pessoas que normalmente não conseguem manter esta velocidade em passadeira fazerem 55-57 minutos nas minis fico a pensar, será que a motivação de correr com mais gente/correr ao ar livre acaba por ser mais fácil que em passadeira, ou é completamente igual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente que começa a correr acha que não aguentar X km a um determinado ritmo mas é uma questão de ir insistindo aos poucos. Eu acho mais fácil correr na rua! Experimente usar uma app como o Runkeeper para ir vendo a sua evolução, é super motivador!

      Eliminar
    2. Eu tenho passadeira e não consigo fazer na passadeira o tempo que faço cá fora, na passadeira corro sempre mais devagar. Por ex faço 10km em 1h03m, a correr ao ar livre ronda os 58m.
      O melhor seria tentar aumentar a distância, mesmo que diminuindo o ritmo.

      Eliminar
    3. Na minha opinião, ao ar livre acaba por custar menos porque há mais distracções, quanto à velocidade depende muito do percurso, pois se tiver mais irregularidades ou subidas pode baixar... Mas também é menos constante, pelo que deve ser mais ou menos igual.
      Por outro lado, o tempo em prova é SEMPRE melhor do que nos treinos. Pelo ambiente, pela companhia, pela responsabilidade de cumprir um objectivo e estar a ser vista... O meu ritmo ideal é por volta dos 8,5 km/h e na meia maratona fiz 2h21, em vez das 2h30 estimadas! Mesmo na mini, também por ser menos tempo, faço ~47min.

      Dito isto, tente correr na rua, alternando com a passadeira, porque é muito diferente... Não se aventure numa prova só com treino interno! Boa sorte!

      Eliminar
    4. Para mim três quilómetros na passadeira equivalem a MIL em estrada. Odeio correr em passadeira, parece que o tempo não passa, sinto-me um hamster numa roda. Nunca corro mais do que 5 km na passadeira.

      Eliminar
    5. Correr em passadeira ou correr ao ir livre não tem comparação. Correr ao ar livre é mais duro, pois mesmo em percursos planos o piso é diferente da passadeira.
      Da minha experiência posso dizer-lhe que correr em grupo é muito motivador desde que o grupo respeite o ritmo individual de cada pessoa, pois as pessoas não correm todas ao mesmo ritmo.
      Comecei a correr em Janeiro e já consigo correr 8km com bastantes elevações em 60m, é tudo uma questão de motivação, mas como diz a Ana é importante não forçar demasiado o treino deve ser progressivo.
      Boa sorte.
      http://a-lingua-afiada.blogspot.pt/2015/03/por-aqui-tambem-se-corre.html

      Eliminar
    6. Também gosto muito mais de correr na rua, parece que custa muito menos e passa bem mais depressa! :)

      Eliminar
    7. Obrigada a todas pela resposta, realmente pensava muitas vezes na diferença porque acho um autêntico tédio estar a correr na passadeira (corria muito ao ar livre quando era miúda e fazia muitas provas e ficava a pensar se seria a diferença de correr em passadeira ou somente a idade).

      Eliminar
    8. A passadeira é um tédio, eu só corro com música, se não desmotivo logo. Na rua, mesmo que vá sozinha sem música, acabo sempre por aguentar mais tempo e não me aborreço com tanta facilidade.

      Eliminar
  3. Parabéns Pipoca.

    http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Um dia ganharei coragem para começar a correr!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns! Também estive lá, mas este ano do outro lado (fotos aqui). Eu gosto muito de correr, mas não me parece que algum dia vá correr tanto, por várias razões. Mas é um orgulho enorme ver tanta gente a inscrever-se numa corrida e aquela ponte linda cheia de gente! :) Acho mesmo que as pessoas têm de ter mais cuidado e saber aquilo que conseguem, para que não aconteçam tantos desastres como desta vez. :(

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. O gajo lá de trás com a mão no dito cujo é que me mata!! Homens do catano que se esfregam em tudo quanto é lugar :D

    Parabéns Ana, és uma vencedora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAAHAHAHHA Tão boa esta observação!

      Parabéns Ana.

      Eliminar
    2. Boa observação, é mesmo daqueles tugas xungosos que se veem por aí.
      Que horror!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    3. Reparei exatamente no mesmo! Morri! Ahahahaha

      Parabéns Ana. Bora para Madrid ;)

      Eliminar
  7. Fui só eu que reparei no senhor do lado esquerdo na última foto? Loool

    E parabéns Pipoca! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece, acho que ninguém lhe ficou indiferente! Ahahahaha, azar do caraças!

      Eliminar
  8. Olá Ana, ontem estivemos ambas na tenda VIP, mas não tive coragem de te dizer "olá". Parvoíce, eu sei, mas queria dizer-te que não é má educação, é timidez! :)
    Parabéns pela prova!!

    Beijinhos (e para a próxima, digo alguma coisa...mesmo que de fugida :))

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Pipoca, a correr a correr, se vai fazendo o caminho ;)

    ResponderEliminar
  10. PARABÉNS!!! Adoro a atitude da Pipoca que me contagia por ser tão diferente da minha. Não gosto de correr mas corro com o espírito que a Pipoca tem. Obrigada pela bela partilha.
    Que a energia esteja sempre com a Pipoca!
    SG

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Pipoca! Adorei a última foto!!!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Ana!!
    Devagar se vai ao longe...

    um beijinho
    http://opsidascoisas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns Pipoca :)
    Estou ansiosa por te ver a correr a maratona!
    Tenho a certeza absoluta que vais conseguir atingir os teus dois propósitos, desportivo e solidário! Beijinhos tripeiros para si e para o fofo do Mateus

    ResponderEliminar
  14. É verdade! A coisa que mais me chocou foi ver á irresponsabilidade de alguns no que a hidratação e gestão do esforço diz respeito! Assim como a morte do corredor alemão. Uma pessoa participa na prova com um espírito super positivo e depois tem uma notícia destas...é mesmo de lamentar!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim de repente, parece-me que o dito corredor alemão e a familia dele devem estar bem mais chocados e lamentar mais!!!!

      Eliminar
  15. Olá Pipoca. Comecei a correr em Janeiro, e nos primeiros dias até me saíam os pulmões pela boca, antes dos 500metros. Achei que a corrida não era para mim, mas ao mesmo tempo queria-me desafiar e ver onde conseguia chegar.
    Ontem fiz os meus primeiros 10Kms, e foi uma alegria imensa.
    Obrigada pelas publicações que faz sobre as corridas... é contagiante.
    Parabens por mais uma meta alcançada.

    ResponderEliminar
  16. Pipoca, pois bem, a menina fresca e fofa sou eu! Se bem que para o fim já ia mole e murcha! AHA AHAHA Tal como milhares de seguidoras, fui alertada por si para a total ausência de exercício físico na minha vida. Ok, tenho 27 anos (a uma semana dos 28), sou Dentista e trabalho 9 a 10h por dia, estou no meu 3º ano do Doutoramento e o sedentarismo começou a gritar o meu nome quando subia os 16 degraus com os sacos de compras e a meio já ia cansada, desculpava-me sempre com a minha falta de tempo. Bem certo, é a frase de que quando se quer, consegue-se. Ora bem, no passado 5 de Outubro comecei a correr, sem horário e tempo para ginásio o meu querido namorado ofereceu-me os ténis (ele às vezes cansa-se de me ouvir falar em si e no arrumadinho... homens!!!), só me sobrou dar às pernas, motivada em boa parte por si e pelo seu companheiro. Hoje agradeço, tal como tentei fazê-lo ontem. Agradeço mesmo, por todas as piadas que leio, pelo humor negro do qual também sofro e elogio mais, obrigada por ser original. Se me dissessem há 1 ano, imaginemos uma leitura da minha mão direita, que iria correr uma meia maratona, eu desataria a rir, limpava a mão esquerda e pediria para lerem melhor, porque eu não fazia um chavo!!! A verdade é que em 5 meses, fiz a São Silvestre em Coimbra em 59min e a MMLisboa em 2h16. Se o fiz, foi porque me alertou e ajudou-me a mudar (para melhor) e só tenho mesmo a agradecer. Agarro com mais afinco os sonhos que inicialmente acho inatingíveis e de repente o impossível está feito. Mais, tem leitores anónimos muito parvos, mas também tem deste lado do ecrã quem a lê e a leva a brincar e a sério ao mesmo tempo.

    Beijo grande e uma grande bem-haja.

    Patrícia Diogo, (http://oamarelodaygirl.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pela prova. :D Sou uma rapariga do norte e acompanhei a prova pela RTP1 e não é que te vi cheia de estilo? Fiquei feliz, és uma grande motivação. Espero ver-te na próxima meia do Porto, em Setembro.
    Até lá, boas corridas ;)

    ResponderEliminar
  18. Uauh Pipoca! Muitíssimos parabéns! É impressionante a sua força de vontade que acaba por nos transmitir. Também sou influenciada a praticar desporto principalmente quando a Pipoca, felizmente, tem falado mais sobre este assunto e dado conselhos preciosos para uma prática desportiva responsável.
    Neste dia, acabei por estar sempre à espera de novidades sobre a Meia de Lisboa. Foi estranho vir ao blogue e não ver um post novo logo de manhãzinha.
    Obrigada por este texto porque efetivamente não sabia de tudo o que se passa numa Meia (nunca participei em provas que exigem tanto de nós).

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/2015/03/estilo-disse-ela.html escrevi sobre o seu livro "Estilo, Disse Ela". Obrigada!

    ResponderEliminar
  19. Estás tão fofinha na foto

    ResponderEliminar
  20. Que bom Ana estás mesmo com vontade! eu vou fazer os 10 a Madrid..tb acho que devemos sentir o nosso corpo e parar quando estamos cansadas por isso é que não ultrapasso os 10km por sentir que esse é o meu limite físico e psciologico! bjs

    ResponderEliminar
  21. Genial... chegaste à frente dos velhos e das gordas... essa gente devia competir em tudo para moralizar o pessoal.

    ResponderEliminar
  22. Neste dia eu e a "minha" malta estávamos a fazer a a Meia de Vigo - Baiona e, infelizmente, tivemos um colega que sucumbiu ao calor. Super bem preparado, bem treinado mas o corpo não aguentou e caiu desmaiado na meta.Nem sequer se lembra do último km. Foi parar ao hospital, sem pinga de água no corpo, onde ficou 3 dias a hidratar e a fazer exames, sem saber se haveria alguma consequência mais grave. Felizmente não; mas poderia haver. Eu sou mais como a Ana, do tipo relax, a apreciar a corrida, a tirar o máximo de prazer possível, com todos os cuidados que refere - a hidratar-me, a comer, a abrandar se for caso disso. Claro que gosto de fazer bons tempos, mas não a qualquer custo. Vi coisas impressionantes...pessoas a desmaiar, a vomitar, a entrar em convulsões, enfim....porquê? para quê., pergunto-me sempre quando vejo isto....não faz sentido, pelo menos para mim!! Correr é bom mas não vale a pena arranjarmos problemas sério por causa disso.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis