Pub SAPO pushdown

(mais) Palhaça por um dia

sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Tenho a certeza de que já quase toda a gente ouviu falar da Operação Nariz Vermelho, aqueles Doutores Palhaços que andam pelas alas pediátricas dos hospitais a distribuir sorrisos e a tentar fazer com que as crianças esqueçam, ainda que só por um bocadinho, o motivo pelo qual ali estão. Eu também já tinha ouvido falar, claro, mas ontem aceitei o convite para os ver em acção no Hospital da Estefânia. Não entrava neste hospital há quase trinta anos, mas lembro-me muito bem da última vez que ali estive. Fiquei internada à conta de um ovo estragado e achei que ia desta para melhor. Felizmente, o Mateus ainda não teve de lá fazer nenhuma visita e espero que não tenha de vir a fazer. Confesso que aceitei este convite com um nó no estômago. Sabia que ia ver meninos doentes e o meu coração de mãe começou a fraquejar. A maternidade tem este efeito em nós, passamo-nos para o outro lado e, mesmo sem se querer, somos invadidos por perguntas como "e se fosse o meu filho?". Enfim. Tentei relativizar, estava ali para tentar alegrar a criançada e que nem me passasse pela cabeça falar em doenças ou  pôr um ar deprimido.



Na minha visita pelo serviços de ortopedia fui conduzida pelas Doutoras Tutti Frutti e Valentina Valentona, uma dupla verdadeiramente imbatível no que toca a operar mudanças no estado de espírito. Nas crianças e nos pais. Vi ali pais verdadeiramente abatidos a quem elas conseguiram arrancar gargalhadas. E miúdos a brincarem e a rirem com gosto, como se não tivessem nada. Quando nós saímos voltaram às suas rotinas de medicação e tratamentos, mas naqueles minutos eram só miúdos a rir com as nossas parvoíces. A passagem da Operação Nariz Vermelho é uma espécie de furacão a que ninguém fica indiferente. Enfermeiras, auxiliares, visitantes, de repente já andava tudo por ali a rir e de nariz vermelho. Uma pequena pausa num trabalho muito sério e tão pesado.


A Operação Nariz Vermelho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que nasceu em 2002 com o intuito de assegurar de forma contínua um programa de intervenção nas alas pediátricas, através da visita destes palhaços profissionais. Ou seja, é uma coisa que não acontece de forma espaçada, quando o rei faz anos, mas sim duas vezes por semana em cada um dos hospitais. Neste momento, a Nariz Vermelho garante visitas semanais durante 42 semanas por ano aos 13 hospitais abrangidos pelo programa. A equipa é constituída por 22 Doutores Palhaços, artistas com formação especializada no meio hospitalar, que trabalham em colaboração com os profissionais de saúde, realizando actuações adaptadas a cada criança. Antes de cada visita, os Doutores Palhaços recolhem informações sobre as crianças que serão visitadas nesse dia (nome, idade, condição, limitações), e é assim que definem o seu "plano de acção". Uma coisa muito importante que me foi explicada é que aqui as crianças podem dizer que não. Num ambiente em que toda a gente lhes diz o que têm de fazer (médicos, enfermeiros, pais, etc), se não lhes apetecer aturar os Doutores Palhaços podem sempre dizer que não estão para aí virados. Ontem foi engraçado ver uma menina de quatro anos que dizia que não a tudo (não queria nariz vermelho, não queria brincar, não queria fotos, não queria nada) e que se foi deixando envolver. No final acabou a pedir fotos e com não sei quantos narizes. 


A Érica, uma grande benfiquista

Pois muito bem, esta acção é muito bonita mas tem um custo. A Associação  investe na formação dos profissionais e os mesmo são pagos, para garantir a qualidade e profissionalização do serviço. Os fundos necessários são angariados com a ajuda de empresas, campanhas e sócios, mas claro que toda a ajuda é pouca.

Como é que podem ajudar?
1- Fazendo um donativo pontual através do Multibanco;
2- Tornando-se sócio da Operação Nariz Vermelho com um quota anual de 50 euros;
3- Fazendo uma chamada para o 760 305 505 (0,60 cêntimos + IVA);
4- Comprando artigos na Lojinha da Operação;
5- Sendo voluntário;



Fotos: ONV/Paulo Maria

44 comentários:

  1. Ouvir falar é uma coisa, ficar a saber é outra, e esta partilha foi deveras útil, obrigada Pipoca.

    ResponderEliminar
  2. Pipoca, tu és uma fixe. E acho que levavas jeito para a coisa ;-)

    ResponderEliminar
  3. Não sabia ao certo como se podia contribuir. É, sem dúvida, mais uma bonita causa.
    E o nariz vermelho fica-te muito bem ;)

    Amigas do Closet
    http://amigasdoclosetblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. E tu já ajudaste Pipoca? só pedem a quem não tem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a sua vida melhore (monetária e espiritualmente) e que ao pensar neste comentário se arrependa de o ter feito.

      Eliminar
    2. E quer mais ajuda do que passar uma série de horas com os Doutores Palhaços e fazer esta divulgação???? Como se fosse fácil,como se não cortasse o coração ver crianças doentes, especialmente quando se é mãe. Há muita gente a precisar de uma vida para viver...

      Eliminar
    3. Não acha que este post já ajuda muito???

      Eliminar
    4. Só ajuda quem quer. E pela minha experiência a maioria das vezes os que ajudam são os que podem menos (porque sabem dar valor).

      Eliminar
    5. Meu Deus...Que comentário triste...

      Eliminar
    6. Cara Anónima das 11:48,
      Este post já é uma ajuda enorme. As informações que a pipoca deixa no final do post eram-me desconhecidas e, certamente, para muita gente.
      Além disso, quando de fala nestas questões, não é só o dinheiro que importa. Estamos a falar de crianças doentes que precisam de apoio, conforto e companhia.

      A mim parece-me que a anónima é que não ajudou, não ajuda, nem vai ajudar porque... não tem espírito para isso. E aproveitar um post destes para vir semear a semente do veneno é a prova disso.

      Eliminar
    7. Perdoem me a sinceridade mas este post tinha efectivamente valor se a autora ajudasse realmente fosse com voluntariado ou dádiva, agora vir mostrar as macadas que fez para se autopromover não obrigada. Duvido que publiques e nada tenho contra ti mas já vem sendo dos ricos ajudarem também...

      Eliminar
    8. A idiotice alheia nunca pára de surpreender. Assim como a mesquinhez e o mau fundo das pessoas.

      Para sua informação fiz-me sócia da Associação. Assim já está bom? Já pode ser?

      Há dias em que isto só lá ia com um belo par de chapadas distribuídas.

      Eliminar
    9. Eu, realmente, admiro muito quem vem para aqui (e para outros lados) arrotar postas de pescada, contra tudo e todos. Gostava de saber se esta gente alguma vez fez trabalho de voluntariado, onde quer que fosse. Sim, porque não é por se ser rico ou pobre que se faz melhor ou pior. É preciso ter espírito, abertura, coragem, disponibilidade e muita força de vontade. É preciso dar muito de nós e é bastante desgastante, principalmente numa situação como esta. Saiam dos vossos cantinhos e vão ajudar. Vão ver que vos cura essa má disposição e aprendem a não ser mauzinhos. Ficam novos.

      Eliminar
    10. Só o facto da Ana aproveitar a visibilidade do seu blog para difundir este tipo de causa diz muito. Virem dizer que aproveita isto para se promover é simplesmente mesquinho. Quanto a mim, só tenho a agradecer a informação partilhada no post porque fiquei a saber como posso contribuir para algo que vale muito a pena ajudar. E, pelo que li, diversos leitores partilham desta opinião. Façam mas é algo útil por quem precise já que não é só com dinheiro que se ajudam os outros!

      Eliminar
    11. Eu como voluntária digo-vos que o comentário que gerou esta discussão não é assim tao descabido. Precisamos muito de gente que se envolva nos projectos, voluntários, e auxiliem na divulgação. Mas não menosprezem os donativos financeiros porque é tudo isso que possibilita as associações de fazerem mais e melhor.

      Eliminar
    12. Isto só prova que há pessoas pessoas que vivem num estado de azia constante e isso é tão triste... A dona do blogue tira um dia para ir ao hospital, divulga e ainda leva com críticas? Sei que cada ser humano é diferente, mas podem ser diferentes as opiniões quando a pipoca põe umas calças que não gostamos, agora fazer uma acção destas e ainda virem com comentários amargurados destes? A sério que estão tão tristes com a própria vida que é preciso virem "vomitar" publicamente e ofender as pessoas que por acaso até fizeram uma boa acção? Sei que os psicólogos são caros, mas saia de casa e deixe a interfere que não lhe está a fazer be,. Esta pessoa anónima devia olhar para o umbigo e já que não tem nada para dar porque a sua vida financeira não está bem e pensar na boa acção de estar calada e ir fazer outra coisa qualquer que não implique estar verter bílis online com máscara de " anónimo". Podia ir por exemplo fazer voluntariado uma tarde. Isso também é dar e não implica euros, implica tempo, vontade, alma generosa. Mas há pessoas pobres financeiramente e pobres de espírito e triste é se as duas coisas ao mesmo tempo. Muita pena sua.

      Eliminar
    13. Caro anónimo, não há maior pobreza do que a de espírito. É o seu comentário é a prova disso.

      Eliminar
  5. Fiquei arrepiada. Agora que fui mãe há 3 semanas, esta realidade por vezes assalta-nos o pensamento e o coração. Temos tanto medo e, se por um lado não queremos pensar nestas coisas, por outro preferimos manter o estado de alerta.

    Obrigada pelo gesto bonito. É bom ver-te nestas andanças solidárias. Um abraço gigante cheio de força e boas energias para todas as famílias que estão a passar fases menos boas com os seus miúdos.

    Raquel

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela partilha e pela iniciativa :-)

    ResponderEliminar
  7. É sempre maravilhoso quando, por muito pouco que seja, conseguimos melhorar a vida de alguém. Muitos Parabéns :)

    ResponderEliminar
  8. Fiz o workshop deles (uma manhã muuuuuuuuuuuito engraçada!!!) e de vez em quando ligo para o numero para dar um sorriso a algum menino ou menina.
    Ser voluntàrio não é assim tão simples... so se for para fazer os peditorios, mas isso não consigo (jà fiz, e não tenho a veia necessària).
    O projecto é maravilhoso!
    Eles são màgicos!!! =)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela partilha ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Tenho imenso respeito por estes palhacinhos que, com certeza, fazem toda a diferença na vida destas crianças. :-)

    ResponderEliminar
  11. No meu casamento, a nossa oferta aos convidados foi um Nariz Vermelho da ONV.
    Posso dizer que todas as pessoas adoraram. Tiraram imensas fotografias diferentes e divertidas. Confesso que foi o máximo ver toda a gente de nariz posto :)
    No fim, ainda nos vieram dar os parabéns pela originalidade e pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  12. Eu como Enfermeira, apelo a atitudes/acções desta. E lindo de se ver e fazer, é lindo tornar o dia de uma criança diferente :)

    ResponderEliminar
  13. Boa Pipoca. De louvar.

    ResponderEliminar
  14. A Ana e a Sónia ( Cócó na Fralda) estão chateadas? Pelo que vi foram as duas no mesmo dia ao Hospital Dona Estefânia, e nenhuma fez referência à outra. :(

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde!
    Trabalho no Hosp. D Estefânia, concretamente no serviço onde esteve (ortopedia) e é de louvar estas iniciativas e dar visibilidade a estas (boas) causas... mas o tempo que a Operação Nariz Vermelho dedica a estes meninos é tão pouca... mas lá está, já é de louvar o pouco tempo que contribuem para esta felicidade... sim porque é uma alegria esperar por eles às terças feiras!!!
    Obrigada e um grande bem haja...

    ResponderEliminar
  16. Ver este post com os doutores palhaços, o hospital que frequento e este internamento deixaram-me emocionada. Já estive neste mesmo quarto, e também recebi esta maravilhosa visita.
    Depois de uma cirurgia, eles entraram pelo meu quarto, mesmo depois das enfermeiras alertarem que não podia ser porque tinha uma menina a descansar depois de uma operação à cabeça. Nem mesmo assim eles desistiram, sempre reforçaram que iam entrar porque queriam ver quem era. Ao inicio fui como a menina da fotografia, só dizia que não queria visita nenhuma, queria era a minha casa e a miha ilha. Foi impressionante como em segundos conquistaram a minha atenção e conseguiram arrancar-me tantos sorrisos, coisa rara para a situação em que me encontrava, e nem achava piada a palhaços.
    Já se passaram uns 5 anos mas sempre que vejo algo da operação nariz vermelho fico com lágrimas nos olhos. Acho que ninguém consegue imaginar o bem que estas pessoas fazem. São maravilhosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao ler isto sabe ainda melhor apoiar causas solidárias como esta! :)

      Eliminar
  17. Pipoca podia dizer-me de onde são às botas?? Ando à procura de over -knee boots rasas à década s. Obrigada e beijinhos 😘😘

    ResponderEliminar
  18. Já testemunhei o trabalho destas equipas e são, de facto, maravilhosos! Uma verdadeira lufada de ar fresco nestes serviços que vivem situações muito complicadas!

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Pipoca! Esta iniciativa confirma aquilo que já achava, tens um coração grande...

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Pipoca, o teu melhor "hoje deu me para isto" é com um nariz vermelho. Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. E mesmo de louvar o trabalho desta equipa. Já conhecia o projecto quase desde o início, mas esta semana tive o seu conforto! Tenho o meu bebê ( de 1 mês ) internado. Esta semana ouvi os a cantar e a brincar com uma menina e conseguiram que ela se esquecesse por momentos de onde estava! Espreite a porta e deixei cair uma lágrima, ele repararam e passado um pouco bateram a porta do quarto onde estava uma mãe muito triste,palavras deles, entraram deram me abraços, lançaram bolinhas de sabão, cantaram uma música calminha, eu chorei, o meu bebê sorriu, aliviaram me a dor de mãe, permitiram me desabafar o no que me ia no peito! Tem realmente um efeito mágico nas crianças e nos pais!!

    ResponderEliminar
  22. Oh pá podia ter ditoque ao ligar atendia uma criança amorosa a agradecer.. agora estou para aqui a chorar!!! baaahhh

    ResponderEliminar
  23. Olá Pipoca,
    É com enorme pesar que soube hoje que a Doutora Tutti Frutti faleceu de morte súbita :(
    É uma grande perda!!
    Que a Operação Nariz Vermelho não perca o ânimo nem a coragem. Estes pequenotes precisam!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis