Pub SAPO pushdown

E tempo para treinar?

domingo, fevereiro 22, 2015
Incluir o exercício na vidinha de todos os dias não é fácil. Entre trabalho, filhos e 308 outros afazares, arranjar tempo para malhar acaba por ser a última das prioridades para muita gente. Como sempre, defendo que é uma questão de organização. E de vontade, claro. Havendo vontade, havendo método, consegue sempre arranjar-se maneira de encaixar o exercício algures nas nossas rotinas. Comigo resulta olhar para a agenda, ver como vai ser a semana, e marcar logo os dias em que vou correr ou treinar. Assinalar na agenda, como se de qualquer outra tarefa se tratasse, é meio caminho andando para conseguir cumprir. A organização familiar também ajuda, sobretudo quando há duas pessoas que querem treinar. Cá em casa dividimos as coisas: duas ou três manhãs por semana sou eu que trato do Mateus e o levo a casa dos meus pais, para que o homem possa correr ou ir ao ginásio. Como tenho horários mais flexíveis, consigo encaixar melhor os treinos. Tanto podem ser às oito da manhã como às três da tarde, é como dá. Mas também acontece ficar o homem a tomar conta do miúdo ao fim da tarde para eu ir correr. Não há uma rotina rígida, vamo-nos adaptando. Hoje, por exemplo, queríamos os dois correr, por isso arranjámos maneira. Ele ficou a dar o pequeno-almoço ao Mateus e eu saí de casa e fui a correr até Belém. Ele foi lá ter de carro, e depois fiquei eu a passear o Mateus enquanto ele corria. Gosto muito das manhãs de fim-de-semana em Belém, há imensas famílias por ali, imensa gente a praticar desporto, tem uma dinâmica mesmo gira. E com sol ainda melhor.  Às vezes enquanto o homem corre também aproveito para fazer alguns exercícios (agachamentos, flexões, abdominais), o tempo tem de ser todo muito bem gasto. Moral da história: é possível. Vambora, minha gente, 2015 é o ano!


93 comentários:

  1. Com filhos e afazeres laborais não se tem tempo pra correr. Só quem é dondoca, quem me dera em vez de correr pro metro, correr em Belém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pronto, começa a parvoíce...

      Eliminar
    2. E se correr para o metro já az alguma coisa por esse rabo....

      Eliminar
    3. Olhe que eu tenho faculdade quase todos os dias das 8 da manhã ás 4 da tarde, uma casa onde sou eu que faço a maior parte da lida, trabalho de laboratório semanal, e trabalhos esporádicos que enfio nos fins de semana que tenho livres. E vou ao ginásio 5 vezes por semana. E corro ao ar livre quando posso.

      Preguicite aguda não é desculpa, campeã!

      Eliminar
    4. Não é verdade!Tenho 2 filhos, sou casada, trabalho por conta de outrem, saio de casa antes das 8h da manhã, e.........TREINO!!!!!

      Eliminar
    5. É a realidade de algumas pessoas que trabalham das 9h às 18h, por exemplo.

      Eliminar
    6. É só dor de corno. Invejosos.

      Eliminar
    7. Não se tem tempo? Oh senhora, vocês organize-se. Nada como ser um bom controlador da sua vida.
      Saio de casa todos os dias as 7h30. Trabalho o dia todo. Depois arranjo 1h e vou treinar. De lá vou directamente para a faculdade (doutoramento) e vou para casa. Quando o noivo quer ir, eu ou treino a hora do almoço (menos tempo) ou de manhã... Além disso ainda arranjo tempo para tratar da casa (ele ajuda claro) e namorar...
      E acredite numa coisa, se não for treinar, a semana já não me corre da mesma forma. Nada como gastar energia depois de um dia trabalho muito exigente.

      Eliminar
    8. Anónimo das 00:30, essa é a minha realidade a maior parte dos dias. Sento-me ao computador às nove da manhã (às vezes antes), paro meia-hora para almoçar e volto para o computador até às cinco ou seis da tarde, hora a que hora vou buscar o Mateus.

      Eliminar
    9. Nao sejam ridiculos pa! Ha gente com vidas tramadas ou nem isso sabiam?? E eu n tou com inveja, aviso ja... Tb faco parte do grupo dos privilegiados q tem tempo e cabeca pra tratar do fisico!

      Eliminar
    10. Querido anónimo. Levanto-me as 5.30 diariamente (excepto a folga semanal) pra ter tempo de fazer exercicio e tomar um pequeno almoço decente e fazer 45 minutos de exercicio. Mesmo nas pausas do trabalho dá para fazer 10/15 flexoes ou abdominais, se o anonimo trabalha de fato e gravata uns alongamentos na hora do cafe nao matam ninguem e nao sujam a camisa. Trabalh 10/12 horas a dia, estudo e vou ao ginasio 3/4 vezes a semana. (Sou babysitter e ganho a vida com as desculpas dos pais pra serem desorganizados)

      Eliminar
    11. É por os portugueses terem este espírito pequenino que este pais nunca há-de evoluir muito. É tudo uma questão de força de vontade. Parabéns por isso, pipoca. Para além de fazer bem ao corpo, faz bem à sanidade mental, e bem deves precisar para gerir o blog 😉

      Eliminar
    12. Efectivamente acho que há pessoas com vidas complicadas, uma pessoa que entra para uma fábrica as 8h, já tendo tratado dos filhos de manhã e apanhado um autocarro para chegar ao destino , que sai as 17h para ir buscar filhos , tratar da casa para no dia seguinte estar tudo pronto .. Não me venham com tretas do QUERER
      Gostava de ver a pipoca e outras que tal a ir correr as 6h da manhã , sabendo que lhes espera 8h de trabalho em pé ... Tretas

      Eliminar
    13. D.Cristiana se mal tem tempo para o WC pode sp usar o tempo que está na internet para tal, e o mm se aplica ao dinheiro, se cortar a internet pode sp por mas qualquer coisa na mesa...

      Eliminar
    14. O tempo que perdeu em ler este post e comentar, já tinhas tempo para ir ao WC... Ou foi o Cocó que subiu a cabeça e teve ideias de merda!? Eu pelo menos admito sou uma preguiçosa e não encontro disposição para ir correr!

      Eliminar
    15. Isso de dizer que podiamos aproveitar o tempo que estamos na net para fazer outras coisas, é muito engraçado.
      Eu estou na net enquanto estou no trabalho (buuuu para mim), mas o facto de eu estar na net agora ou não, não me vai fazer sair mais cedo do emprego. Só posso sair no final do turno. Nem sempre tenho trabalho para fazer, posso vir à net, mas não posso sair meia hora para ir ao ginásio ou adiantar o serviço (não há serviço para ser adiantado....) para sair mais cedo! Tenho de cumprir o horário e ponto final!

      Eliminar
  2. Tempo arranja-se sempre ...queiramos nós !!

    Cacilda .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se lhe der a minha morada, manda-me um bocadinho?

      Eliminar
  3. Pipoca isto só resulta pq tu não trabalhas... Eu entro as 8h no trabalho e saio as 20h! Encaixa lá o correr!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não trabalho. Vivo de rendimentos.

      Se quiser MESMO correr, pode correr às seis da manhã (conheço quem o faça). Ou quando sair do trabalho. Se quiser, se quiser MESMO, arranja tempo.

      Eliminar
    2. Sabes pipoca... Desiste que esta gente só está bem a chorar que a galinha da vizinha é que é boa e por isso não saem da cepa torta. A vida é tão triste assim... Às vezes tenho pena destas pessoas que passam a vida em modo de auto-comiseração e penso que deviam estar proibidas de ver pessoas felizes, realizadas e de bem com mundo porque só as faz entrar em grave risco de depressão. Pessoas que fazem este tipo de comentários só podem estar infelizes, tão infelizes que têm que cuspir na felicidade e boa onda dos outros para se sentirem melhor. Não posso com pessoas que nada fazem para mudar o seu próprio destino mas põem a culpa da vida que levam no " azar" e como bons portugueses atribuem a " sorte dos outros" a isso mesmo, à sorte. Não ao trabalho, não à atitude positiva e à luta de de ser melhor e do fazer por isso. News flash, com essa amargura toda assim vai continuar miserável por muitos anos, sem tempo, infeliz e a sobreviver em vez de viver. Ah e by the way, vir aqui ver o site da Pipoca dá-lhe mais visualizações, dá-lhe mais popularidade, mais dinheiro, mais da boa vida que lhe inveja tanto. Tem a certeza que quer continuar a vir aqui? Prozac fazia-lhe melhor.

      Eliminar
    3. E acredite ou não, há quem trabalhe das 8h as 20h, tenha de se preocupar em manter o emprego para alimentar o filho, tenha todas as atividades domésticas para fazer porque não tem empregada doméstica e ainda tem tempo para correr... Tudo é uma questão de organização... não da para correr todos os dias, mas da para correr... e imagine só: não tenho nenhum outfit xpto para mostrar!

      Eliminar
    4. Concordo Cristina Oliveira.
      Não é inveja, é apenas tentar fazer perceber o quanto as realidades de cada um são diferentes.
      Levantar-se Às 6h da manhã para ir correr depois de se ter deitado quase às 2h da manhã, não me parece viável.
      Além do mais quem não tiver um companheiro/marido, vai sair e deixar as crianças sozinhas, a dormir?

      Eliminar
    5. Cristina, mas não tem que se enervar com quem arranja tempo e disponibilidade física/mental para fazer o que gosta.

      Eu sei que para quem PRECISA de correr, qualquer pessoa se levanta antes de ir para o trabalho. Sei, porque cresci com essa realidade. Era uma questão mais psicológica que física (durante uns 30 nos) para os meus pais, que têm 60+ anos, reformados, hoje em dia, e é impensável não correr. Não é o meu caso, ainda. Sou jovem e sou preguiçosa.

      O que acho que falta neste texto da Pipoca, honestamente, é o incentivo a procurar um escape psicológico e revitalizador. Em vez de dizer "eu consigo correr, porque faço isto e isto e vocês não", pode reconhecer as mudanças (muito para além das físicas) que esta rotina criou em si.

      De resto, entendo o objectivo que quer transmitir de "se eu consigo, vocês também conseguem", só que nos comentários as pessoas começam a enumerar afazeres e a atacar quem ou procura fazer o que gosta ou quem ainda não encontrou desporto algum que os vicie. Isto não é uma competição.

      Eliminar
    6. Eu, para ter tempo de correr, cheguei a levantar-me às 4 e meia da manhã, para correr uma hora, despachar-me, levantar a minha filha (de 4 anos) e levá-la à escola antes de ir trabalhar ás 8 da manhã e sair às 18 do trabalho. Ah e deixo tudo prontinho de manhã, cama feita e casa minimamente arrumada. E tenho tempo para chegar a casa depois das 18h e estar com filha e marido e fazer a lida da casa. HÀ QUE TER VONTADE PARA CORRER OU FAZER OUTRAS COISAS!!!!

      Eliminar
    7. Parabéns para si, anónimo das 11:40 que consegue viver sem descansar, sem dormir.
      Eu, deitando-me todos os dias depois da 1 da manhã seria impensável levantar-me às 4.30h para correr, simplesmente porque depois não tenho energia o resto do dia. E preciso de muita, física e mental!

      Eliminar
    8. Esta Cristina Oliveira é uma ressabiada. Sra. Dona Cristina mas se não quer correr não corra mulher. Alguém está a obriga-la? Eu tenho uma vida PRIVILEGIADA, e não corro quando podia PORQUE NÃO QUERO. Tenho outras preferência (faço YOGA). Se tem de alimentar os filhos e manter o emprego ENTÃO NÃO CORRA. Vir para aqui chorar e destilar o seu ressabiamento vai ajudar em alguma coisa?

      Eliminar
    9. Eu admiro mesmo a Pipoca, e outras pessoas, por o conseguir fazer, e concordo que, quando se quer mesmo, arranja-se tempo. Mas, a realidade é mesmo tramada para alguns e, não me querendo armar em vítima (até porque, apesar de algumas dificuldades, gosto muito da minha vidinha), eu gostava muito de fazer exercício, mas não dá mesmo. Mas, quem acha que é uma questão de preguicite aguda, agradeço conselhos milagrosos.

      Ora, resumindo, tenho um filho com a idade do Mateus. Quando acabou a licença de maternidade, fui "dispensada" da empresa onde trabalhava. O meu marido até estava numa boa empresa, até deixarem de lhe pagar. Coloca portefólio na net, recebe excelente proposta de trabalho e la vai ele... para fora do país. E por cá fico eu eo meu filho. A família do meu marido não é de cá, a minha trabalha (pais inclusive)... Devo colocar o meu filho num infantário, e ter uma despesa mensal acrescida, para ir correr? Peço à minha mae para se levantar às 6h da manhã e ficar com o miúdo? Esperem, também posso ir correr com ele, mas sempre? Parece-me algo que se possa fazer esporadicamente, e não 3 vezes por semana.

      Mas isto não é uma crítica à Pipoca. Acho incrível o que consegue fazer. É mesmo para reforçar a ideia de que nem sempre é possível.

      JoanaL

      Eliminar
    10. Anónimo das 16:07, também fui dispensada do trabalho quando acabei a licença. Felizmente consegui arranjar logo trabalho, saía de casa, como já disse às 4 e meia para correr na rua (moro num sítio calmo) e o meu marido ficava com a bébé, mas agora comecei a correr numa passadeira profissional que o meu marido comprou e é tudo mais fácil. Saio do trabalho às 18h, chego a casa e começo a correr 30 min e ela fica comigo esse tempo (deixo-lhe os brinquedos e o que ela quer para brincar e enquanto ela brinca (ao pé de mim) faço exercício perto de 1H, corro e faço cardio e ainda tenho tempo para uns abdominais... por isso, porque não arranjar uma passadeira (existem baratas no mercado) e o seu bébé ficava ao pé de si enquanto faz execicio. Agora se não tiver condições monetárias, pode também ficar pelo cardio e abdominais, é muito bom e temos vários exemplos no youtube. Espreite...

      Eliminar
    11. Joana, onde deixar o miudo pode deixar de ser problema. O ginásio onde ando (Lisboa) tem serviço de baby siting onde a 1a hora é de borla. Ou seja os pais podem treinar e levar pará-la os miudos que, durante uma hora, nao pagam mais por isso.

      Eliminar
  4. É difícil, lá isso é.

    ResponderEliminar
  5. Ana tiro-te o chapéu, porque com essa rotina toda, tens força de vontade ( e talvez um marido e um treinador que ajudam :P) para cuidares de ti. Acho que é tão bom esse exercício ao ar livre! Espero que possas transmitir essa energia para o piqueno Mateus quando ele crescer, para que possam todos juntos ir treinar e ter bons tempos juntos :)) Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  6. O exercício faz bem a todos, e devia ser obrigatório!
    Praticá-lo é sobretudo uma questão de vontade. Borá lá procurar por esses longos minutos desperdiçados e transformá-los em minutos de uma vida saudável!

    ResponderEliminar
  7. Borá lá procurar por todos os momentos que desperdiçamos ao longo do nosso dia, semana e transformá-los em Horas de uma vida mais saudável!

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente começo a ficar farta do tipico português ! Numa publicação em que o importante é mostrar que quando queremos mesmo incluir o exercício fisico na nossa vida , conseguimos , mesmo com 300 ou 400 afazeres , as pessoas vêm para aqui comentar a vida das pessoas com comentários parvos do genero "se fosse dondoca também corria". Errado! Se tivesses vontade também corrias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ORA AI ESTÁ UMA BOA RESPOSTA, HÁ TEMPO E VONTADE PARA TUDO, MENOS PARA A MORTE. Á E TAL NÃO TENHO TEMPO PARA ISTO NEM PARA AQUILO, PARA IR VISITAR FAMILIAR E AMIGOS, MAS SE UMA PESSOA AMIGA OU FAMILIAR MORRE, ARRANJAMOS TEMPO NEM QUE SEJA PARA IR AO FUNERAL, PARA MARCAR PRESENÇA. MAS ISTO É COMO TUDO, NÃO ME VENHAM COM, NÃO TENHO TEMPO!!... FALTA É VONTADE, ISSO SIM, INDEPENDENTEMENTE DA VIDA DE CADA UM....

      Eliminar
  9. É apenas uma questão de vontade....em primeiro lugar é preciso QUERER!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero! Pode vir a minha casa ajudar-me nas lides e a ficar com os meus filhos para eu ir?

      Eliminar
    2. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA ....
      Arranja-se maneira para fazer tudo...

      Eliminar
  10. Não tem tempo para ir correr em Belém mas tem tempo para comentários idiotas... a pobreza de espírito e a inveja infelizmente abundam quando se vêem pessoas a fazer mais e melhor

    ResponderEliminar
  11. Pois eu também tenho que começar a organizar-me nesse sentido... Agora que a pequenina já está com 2 meses e meio começo a sentir vontade de pôr o corpinho a mexer :)
    Continua a dar o exemplo ;)
    R de Rita

    ResponderEliminar
  12. Cara Pipoca, Oscars please! please!

    ResponderEliminar
  13. Eu por exemplo decidi por a televisao no armario :) Incrivel as horas que agora uso a fazer outras coisas. E olhem que tambem achava "nao ter tempo". Temos todos 24h no dia... diferente e' a maneira como as usamos. E o tempo todo que passam na internet? :) Tambem sou culpada. Mas um passo de cada vez.
    ps: E sim, trabalho a tempo inteiro.

    ResponderEliminar
  14. Eu saio para treinar, três dias na semana às 21.15, há dias que bem me apetecia enfiar o rabo no sofá. Força pipoca. Ora, então e os os óscares?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tem noção que a essa hora, muita gente está a chegar a casa para tratar do jantar e das mil e uma coisas que é preciso fazer diariamente?

      Eliminar
    2. e que tem filhos pequenos e não tem a quem os deixar....

      Eliminar
    3. Exacto isso dos filhos tb conta muito. Não sou capaz de sair e deixa-los sozinhos em casa!!! Como poderia ir descansada?
      Sair de madrugada para correr para mim também não dava porque a zona não é segura para andar sozinha de noite.

      Eliminar
    4. Exacto isso dos filhos tb conta muito. Não sou capaz de sair e deixa-los sozinhos em casa!!! Como poderia ir descansada?
      Sair de madrugada para correr para mim também não dava porque a zona não é segura para andar sozinha de noite.

      Eliminar
    5. A minha é segura, dai ter ido em tempos correr para a rua. O pai ficava com ela e eu ia descansada... agora comprei uma passadeira e é bem melhor... Corro à tarde quando chego do trabalho. É uma boa aposta, comprar uma passadeira ou uma outra máquina e fazer em casa, para quem tem filhos é óptimo... ficam ao pé de nós e vamos fazer o que conseguimos, é preciso é QUERER... E VONTADE....

      Eliminar
    6. Já há ginásios com serviço de baby siting. Informem-se. E se o problema for o dinheiro, um ginasio é caro sim senhora. Mas as porcarias que compramos quando nao nos alimentamos em condicoes também!

      Eliminar
  15. Eu saio para treinar, três dias na semana às 21.15, há dias que bem me apetecia enfiar o rabo no sofá. Força pipoca. Ora, então e os os óscares?

    ResponderEliminar
  16. Oh pipoca as pessoas que se toquem. Nem merece resposta. O conformismo é que é o problema desta população. :)
    Gostava mais que as pessoas tivessem consciência do que dizem, pode ter um trabalho mais facilitado mas podia muito bem ter uma vida desorganizada que a impossibilita-se de ter tempo para fazer exercício.
    Bastava que o seu marido não a apoiasse, tinha logo uma série de problemas.
    As pessoas só olham para o umbigo delas e nunca param para pensar. É mais fácil queixarmo-nos do que já conhecemos do que pararmos para mudar um pouco a nossa vida!
    Tenha uma óptima semana e que venham os óscares

    ResponderEliminar
  17. Realmente é verdade que há pessoas que a vida facilita a pratica de desporto (horários de trabalho, bom marido, etc, etc) Dinheiro penso que não é motivo, afinal é rua é publico e qualquer camisola oferecida em campanha partidária serve) é de louvar as mulheres que mesmo com vidas complicadas se esforçam para conseguir encontrar tempo para treinar e não para criticar... A inveja é uma coisa muito feia... Continua assim pipoca e partilha os teus outfits :)

    ResponderEliminar
  18. Concordo plenamente consigo. Não há realmente desculpa para não praticarmos exercício. Obviamente que tem de haver organização e muita, muita força de vontade. Mas, por vezes, somos bafejados pela sorte e um novo “detalhe” no cenário da rotina de treino também se encarrega de nos motivar, como conto aqui ;)

    http://notasdecha.blogspot.pt/2015/02/tem-gato-novo-no-pedaco.html

    ResponderEliminar
  19. Eu também pensava como tu Pipoca, que era uma questão de organização. Até a minha vida mudar e ver-me com 2 filhos, um emprego em que tenho de sair de casa antes das 8h e nunca chego antes das 20h.
    Os filhos têm atividades extracurriculares e eu tenho de os ir buscar.
    Eles pdoeriam não as ter? Não, não podiam porque as escolas acabam, uma às 17.30h e outra às 18.20h e nessa altura não os posso ir buscar, por isso antes de chegar a casa ainda os vou buscar às atividades.
    Nos dias que correm bem chegamos a casa cerca das 21h. Ainda há jantares para preparar, banhos a tomar, roupas para o outro dia, lanches e marmitas a preparar.
    Depois deles deitados vou arrumar a cozinha, tratar das roupas, passar a ferro...
    Quando olho para o relógio já passou da meia noite.
    Quando me consigo deitar antes da 1 da manhã é um milagre.
    Às 6.30h toca o despertador.
    Se gostava de fazer exercício? Sim, gostava muito e precisava mesmo, não propriamente para emagrecer, que não preciso mas porque me faria bem, mas como? Saio da cama às 5h da manhã e vou correr sozinha? E deixo os meus filhos em casa sozinhos?
    Vou à noite quando os deito?
    É muito fácil falarmos da nossa realidade, mas temos de pensar que há muitas realidades que nem sequer imaginamos e dizer que só não vai quem não quer, que é uma questão de organização, é uma ofensa para muita gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E no fim de semana? Não pode treinar em casa, enquanto os filhos estão a dormir, a fazer os tpcs, a brincar?
      É possível em casa e em apenas 30minutos!

      Eliminar
    2. Sim, em casa faço exercício e muito! De manhã por exemplo, tomo banho, visto-me, visto duas crianças, faço três camas, estendo roupa, faço três pequenos almoços e arrumo a mesa.
      Páro em duas escolas diferentes, saio do carro, pego em mochilas e levo cada uma das crianças.
      Vou para o trabalho e corro sempre do estacionamento até à empresa, porque estou sempre em cima da hora!
      À noite volta a repetir-se!
      Sim, é exercício e muito. Talvez por isso não precise propriamente de emagrecer, mas fazia-me bem um tempinho só para mim, dar umas corridinhas ajudava-me a espairecer, mas não o tempo não estica mesmo.
      Ao fim de semana, trabalho no sábado ou no domingo. O único dia em que estou em casa... bem fora as arrumações, limpezas e roupas... convém estar com os filhos!

      Eliminar
    3. Há alguma lei, que eu desconheça, que me obrigue a encaixar o exercício físico na minha vida? Não?! Algum guru? Então a quem é que se tem que justificar tão detalhadamente o "eu cá não tenho tempo para isso"?

      Eliminar
    4. Não, não há e nem é isso que está em causa.
      A questão é ouvir de "boca cheia" dizer que só não tem tempo quem não quer!
      Para mim (e eu tenho tempo e vou ao ginásio 3x por semana) acho uma ofensa a quem tem vidas mesmo complicadas, sem retaguarda familiar e que não tem mesmo tempo para correr ou outra atividade!

      Eliminar
  20. Com vontade tudo se consegue!
    Estamos quase...mais ainda falta um bocadinho assimmm...para os portugueses incutirem o desporto na rotina e tornarem-se mais activos!
    Vivo em Espanha e eles não param! E, atenção, também trabalham e vivem a vida! E, engraçado, não se vê muita gente nova gorda e flácida (conto pelos dedos quantas vi num ano), já em Portugal só basta pôr um pé na rua! (sem acrescentar que eles comem demasiados fritos epahh)

    Toca a fazer exercício, minha gente! Em vez de ver a novela vá fazer exercíco! Em vez de ficar uma tarde de domingo alapada no sofá ou na mesa depois de ''enfardar'' um cozido, vá treinar!

    Uma boa semana fit!

    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vez de ver a novela (ou as séries, que novelas não vejo) vou fazer exercício. Aguardo por si para limpar a casa e ficar a tomar conta do fiilho.

      O cozido de Domingo.. também é um prazer da vida, certo?

      Eliminar
    2. Para os portugueses incluírem e desporto na sua rotina?! A sério? Um comentário destes vindo de uma pessoa que se julga viajada? E que tal deixarem-se de comentários absurdos que generalizam uma população inteira, que são incorrectos e nada construtivos? Para tua informação, há muito boa gente que faz desporto em Portugal. Tu, provavelmente, ou és cega, ou te dás com gente que nada faz em Portugal. Ou simplesmente não pensas com dois dedos de testa. Se não o és, por favor é providenciar a estatística que justifica o teu raciocínio. No dia que deixarem de olharem para o próprio umbigo e forem capazes de discutir a condição humana sem denominar nacionalidades será um dia muito feliz.

      Quanto à questão do exercício, é claro que há muita gente que poderia incluir desporto na sua vida. Contudo, é preciso ser-se realista e compreender que também há muitas pessoas cuja vida é, sem dúvida, muito mais complicada e para quem, por muito que se queira, o desporto não é (e nem pode) ser a prioridade.

      Eliminar
  21. Gostaria de fazer um desafio "organizacional" à Pipoca e para isso vou colocar um caso prático para que me possa mostrar onde inseria aqui o exercício regular:

    O indivíduo A, casado e com dois filhos, trabalha em Lisboa.
    Para chegar ao local de trabalho tem de mudar de transporte público 3x.
    Entra às 9 da manhã, assim como o cônjuge.
    Sai do trabalho às 19h, e novamente tem de apanhar 3 transportes públicos para voltar para casa.
    O casal tem a família no Norte do país.
    O casal não tem empregada de limpeza.

    A solução óbvia é dizer : "que treinem ao fim de semana"...mas estamos aqui a falar de exercício regular e não de uma corridinha para aliviar o stress.
    Portanto diga-me, pipoca e todos os comentadores do "todos temos 24h no dia", como é que o indivíduo A vai organizar a sua agenda de modo a fazer o seu exercício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo: não consegue!
      Realmente pode ir ao fim de semana, mas se estamos a falar de exercicio regular não é propriamente só ao fim de semana.
      Além disso, um casal com filhos, em que trabalham ambos toda a semana, sem empregada doméstica... convenhamos que tem de passar grande parte do fds nas tarefas domésticas.
      Quando acabam, sim, falta mesmo a vontade, a força. Além de que estar com os filhos é um privilégio que temos cada vez menos ao longo da semana, em que chegamos tão tarde a casa, temos de aproveitar ao fds.

      Eliminar
    2. Então Pipoca?Não vai organizar o dia desta senhora e encontrar um momento para ela treinar?!

      Eliminar
    3. Vai na hora de almoço!

      Eliminar
    4. Durante a semana:

      Opção A: substituir algum transporte por bicicleta
      Opção B: ir ao ginásio durante a hora do almoço
      Opção C: acordar mais cedo para fazer uns exercícios rápidos, em casa ou ginásio.

      Mesmo que só possa no fim de semana já é melhor que nada.
      E há sempre actividade que se pode fazer com os miúdos, como andarem todos de bicicleta, irem à piscina...

      Eliminar
    5. Nem todos os percurso dão para fazer de bicicleta! Nem todas as cidades são Lisboa, ou Aveiro, ou exemplos assim...
      Há quem não tenha hora do almoço ou nem tenha ginásios perto! Acreditem que não é tudo igual a Lisboa/Porto, etc...
      Acordar mais cedo.... nem comento. Há quem já durma apenas 4/5 horas!!!
      Acreditam que se acordar ainda mais cedo vai ter energia todo o dia?

      Ao fim de semana, sim, é melhor que nada, mas quem tem filhos mais velhos sabe que inclui-los nas nossas rotinas não é o mesmo que incluir filhos mais pequenos, ainda isentos de vontades...

      Eliminar
    6. O casal organiza-se e quando chegam a casa um faz as lides doméstica enquanto o outro vai corre, intercalando para que os dois tenham as mesmas oportunidades!! Agora a questão é??? o casal quer mesmo fazer exercício físico?? Essa é e será apenas o fundo da questão que tanto se debate. Quem quer consegue, quem não quer arranja desculpas.

      Eliminar
  22. Acho que quando se quer, consegue-se. Mas há alturas mais complicadas na vida em que é mesmo impossível, tal como há vidas bem mais difíceis. É verdade que é uma questão de organização e muita muita força de vontade!

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Exercicio nao é so correr. É possivel fazer coisas super simples antes de ir pra cama ou ao acordar. Nao é preciso deixar os filhos sozinhos em casa, pode-se inclui-los numa rotina mais saudavel. Um passeio mais longo com eles no dia da folga, uns desafios com os mais pequenos qualquer coisa que ponha o corpo a mexer é optimo

    ResponderEliminar
  24. Li atentamente o texto, e pese a nota motivacional inerente, é preciso reflectir que a questão do haver tempo não é tão linear.
    Cada um sabe da sua vida, das suas dificuldades, mas interpretando o texto, é fácil de ver que a Pipoca é uma privilegiada (não é um insulto, mas uma constatação)

    Em primeiro lugar, tem os pais a dar apoio. O que é óptimo, mas nem todos têm essa vantagem do seu lado.
    Depois, tem flexibilidade de horário (o que nem sempre é bom), o que lhe permite calendarizar os treinos.
    Não perde grande tempo em deslocações (há quem, em Lisboa, desperdice 2 ou 3 horas por dia em transportes), está perto de um local que lhe permite prática desportiva (assumo, visto que foi a correr até Belém).

    Mas de qualquer forma, exercício físico não é necessariamente correr, pode passar por pequenas sessões de actividades tão simples como subir escadas, ou fazer exercícios em casa.

    JD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está um comentário sensato, de alguém que percebe que "há vidas e vidas".

      Eliminar
    2. Parabéns por este comentário. Tenho uma vida muito activa mas consigo encaixar horas para treino na minha rotina. Posto isto, acho indecente os comentários que aqui vejo a criticarem quem não consegue e a dizerem que há SEMPRE maneira... Quem são vocês para mandar bitaites na vida dos outros? Acredito piamente e conheço pessoas que não têm mesmo maneira! Pais solteiros, sem apoio de avós e sem possibilidades económicas para creche ou ama, pessoas com 2 ou mais empregos... Sintam-se privilegiados por conseguirem ter esse "luxo" (tal como eu sinto) e parem de apontar o dedo aos outros.

      Eliminar
  25. façam comida ao fim de semana para toda a seman, organizem um menu e congelem as refeições já preparadas, almoço e jantar. assim quando chegam a casa é so aquecer. ninguém morre se o comer não for feito na hora acreditem, sou mae solteira, e se não me organizasse assim já teria tido um colapso. não vou correr porque sou gorda e preguiçosa, mas isso já são outros 500

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já faço isso, senão em vez de jantarmos às 21h/21.30 seria às 22h!
      Poderia arrumar a cozinha mais tarde, tratar da roupa mais tarde e tudo o mais. Mas e deixar os meus filhos sozinhos (a dormir) enquanto vou correr é opção?

      Eliminar
  26. como se diz ma minha terra , deixem-se de merdas e de desculpas quem quer treinar , correr , whatever , consegue !

    ResponderEliminar
  27. so pra dar o exemplo , a minha mae tem 4 filhas c idades compreendidas entre os 12 e os 20 , vivemos todas na mesma casa , é dona de 2 empresas onde passa o dia das 8h30 da manha as 18h , trata das filhas como ninguem , nao temos empregadas , e a minha mae quando chega a casa faz agachamentos , abdominais , flexoes , salta à corda , etc. e querem saber mais ? trabalha sabado todo o dia também. tudo isto pra dizer que ela consegue ter uma vida saudavel e fazer exercicio porque ela quer !!

    ResponderEliminar
  28. Aos críticos negativos - Que tal valorizarmos o que temos?! Cada um tem a sua abençoada Vida. Bem haja pela Sua partilha Pipoca. Força.

    ResponderEliminar
  29. Eu sou mãe solteira, vivo sozinha com o meu filho, não tenho empregada domestica, logo sou eu que faço todo o trabalho de casa, e consegui arranjar forma de fazer exercício: ao mesmo tempo que a minha criança faz o dele. Enquanto ele está nas suas aulas de karaté, eu faço exercício também. No meu caso faço no mesmo ginásio em que ele está. Caso não pudesse pagar as 2 mensalidades iria correr ao ar livre.
    Mas quem quer arranja forma.

    ResponderEliminar
  30. A organização é a base de tudo! fazer comida ao fim semana ter um marido que ajuda com as crianças tb e durante a semana aos poucos ir dando um jeito na casa e na roupa. Eu não tenho empregada, consigo ir 3 x semana ao ginásio e ao domingo de manha fazemos as compras para a semana e vamos brincar ao parque e dar uma corrida! O marido "sargento" tb não dá hipótese e tira-nos da cama ao fds cedo para o dia render... e olhem que rende...

    ResponderEliminar
  31. Pipoca, desiste... Estas pessoas arranjam desculpas para tudo. O dia tem 24 horas. Tudo é possivel. Sou estudante universitaria, vivo sozinha, cozinho, lavo, etc e ainda tenho um part-time, tempo de estudo/trabalhos e pelo meio tenho aulas de musica, ginásio e patins (4 vezes por semana, ou as 6 da manha ou as 21 da noite). E nao me venham com coisas e bla bla bla "é porque nao tens filhos". Correr é gratis, esta ao alcance de todos e ate o podem fazer com berço. Bicicleta a mesma conversa. Levem os miudos numa cadeirinha anexa. Comprem fato de treino na Primark ou no chinês, vale tudo. Esta de chuva? Uma gabardine desportiva faz milagres. Mas como é obvio é mais facil alapar o rabo no sofá a ver a Casa dos Segredos e fazer o queixume de sempre.
    Aplaudo esta iniciativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falamos quando tiveres emprego, filhos e marido, ou pior, falta dele!
      E sabes que os filhos crescem e deixam de poder ir em cadeiras anexas, mas continuam pequenos para irem sozinhos ou ficarem sozinhos.
      Não é a questão do "só quem tem filhos pode falar", mas a verdade é que quem está de fora desta realidade muitas vezes não sabe o quanto a vida muda (em especial para quem não tem apoios).

      Eliminar
    2. Eu também tinha esse paleio quando estava na universidade.

      Ainda ha duas semanas tive de cancelar a sessão desportiva semanal porque o raio do miúdo ficou com febre...

      PS: ha uma questão que a pipoca podia esclarecer, com ajuda do seu pt, que é a das consequências dos treinos "a matar". É que moem... O excesso de esforço, como no desporto de competição, só prejudica o corpo a longo prazo. Posso confirmar...

      JD

      Eliminar
  32. Não há tempo para nada mas os centros comerciais estão cheios todos os fins de semana de gente a ver montras, se quisessem realmente trocavam esse hábito tão português por um programa ao ar livre. Tempo até há não há é vontade

    ResponderEliminar
  33. Desisto. Quando não se quer ver além do próprio umbigo não vale a pena.
    Claro que há gente que tem tempo e não quer fazer exercício - estão no direito delas.
    Claro que há quem arranje desculpas para dizer que não tem tempo e é mesmo uma questão de organização.
    Mas, caramba, é assim tão difícil perceber e aceitar que há MESMO quem não tenha mesmo maneira por muita vontade que tenha? Por falta de tempo, por falta de opções (a quem deixar os filhos, por exemplo), por falta de local (sim, porque experimentem ir correr de noite em certas aldeias que nem luz pública têm)??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cara anonima, terá porventura alguma amiga na mesma situação que a senhora, solteira/divorciada e com filhos pequenos? porque não combinarem e em dias alternados cada uma cuida dos filhos da outra e uma vai correr? no dia seguinte podem fazer ao contrario.
      eu se vivesse perto de si (não faço ideia onde vive) não me importava de fazer assim, também não tenho quem olhe pela minha bebé e gostava de poder fazer exercício.

      Eliminar
  34. Bom, acho que a Pipoca estava só a tentar dar um incentivo e a tentar fazer ver que muitas de nós, quando dizemos que não temos tempo para fazer exercício, não será bem assim e que apenas bastará organização do nosso tempo para que tal aconteça! Certamente as Pipocas deste mundo devem ter a noção que nem toda a gente consegue um tempinho para si para fazer exerício físico. Não é preciso cismarem com a mulher desta forma! Há sempre casos e casos, isto era apenas uma palavra de incentivo! Mas deixo aqui também, se me permitem, uma ideia! Há imensos sites ou pessoas no instagram que publicam circuitos, muitos deles de 15/20 minutos para se fazer exercício em casa! Incrível a quantidade de exercícios que se podem fazer apenas com a ajuda de uma simples cadeira, um tapete e uma corda para saltar. E muitas vezes esses 20 minutos por dia, se formos a ver, em vez de serem aproveitados no sofá a ver televisão, podem ser aproveitados assim! Claro que há sempre pessoas que não têm mesmo tempo, e bem sei que chegar a casa depois de um dia cansativo, e tratar da casa e dos miúdos, dá cabo de qualquer um! Mas pensem também que o exercício ajuda não só o corpo, mas também a mente e a sentirem-se melhor e mais enérgicas! Ás vezes o dífícil é mesmo começar!

    ResponderEliminar
  35. Concordo com a Pipoca! Muitas das vezes, deixamo nos levar pela preguiça e não praticámos exercício como gostariamos de praticar mas acho que todos nós pelo menos deveríamos praticar pelo menos 30min diário.Eu gosto bastante de treinar, quando não treino sinto me super deprimida!Acho que correr já faz parte das minhas tarefas diárias :)

    ResponderEliminar
  36. Quando realmente se quer, consegue-se! Eu também tenho uma agenda super atarefada e vou ao ginásio quase todos os dias. Método e organização é tudo!

    http://agirlsdream-blog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  37. Realmente é triste ler estes comentários e perceber como somos um povo retrógrado.cada um de nós é livre de fazer as suas próprias escolhas mas não de usar filhos, trabalho ou o que seja para as justificar. Trabalho,tenho filhos, estudo, limpo a casa, não sou casada nem rica e treino todos os dias

    ResponderEliminar
  38. É só super mulheres! Parabéns!

    ResponderEliminar
  39. Boa noite. Antes de mais, não se ofendam tanto, uns aos outros... ou umas às outras...há vidas muito diferentes sim e é difícil encaixar o lado pessoal, com profissional, familiar, focarmo-nos em nós mas sem descurar das exigências do dia a dia...posso partilhar aqui algumas dicas de como me organizo. Estou sozinha com 2 crianças, uma de 7 anos e outra de 1 ano. Normalmente o Domingo é o dia de me organizar. Preparo a minha roupa de trabalho para a semana, a da mais pequena também e a mais velhinha já a prepara sozinha, eu apenas controlo no final se está tudo direitinho. Defino as refeições para a semana, entre sopas, saladas, as refeições que poderão dar para levar para o dia seguinte para o trabalho. Adianto praticamente a comida para a semana, depois só faço o acompanhamento dia a dia. As compras mais pesadas faço uma vez por mês via online e depois é só gerir os frescos da semana. Dá sempre para incluirmos algum exercício, nem que seja em casa, há imensos vídeos no youtube que se podem acompanhar, de treinos, específicos para o que se pretende. Entendo alguma revolta e frustração de alguns comentários, entendo mesmo porque eu já passei por isso; mas fica aqui a mensagem que por vezes é importante também conseguirmos relaxar e focar no que é mesmo mais importante e a nossa saúde mental é das coisas mais importantes que temos. Mente sã, corpo são. Delegar algumas tarefas nos filhos ou marido para poderem ajudar, não sermos escravos da casa, da cozinha, das tarefas. As coisas têm ser feitas, claro, assim como disfrutarmos de boas gargalhadas dos nossos filhos, trocarmos mimos com o nosso companheiro ou dizer simplesmente..agora mereço uma hora para mim, no quarto, na sala, o que seja. Ás vezes nem é o desporto em si, é o ler, meditar, um banho calmo, sentir que temos tempo para nos acarinhar, que também merecemos, sem sentimentos de culpa porque deveríamos estar a fazer tudo e mais alguma coisa do que estarmos focadas, nem que seja um bocadinho...em nós. Carpe Diem :)e Sejam felizes

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis