Pub SAPO pushdown

Então e o que tens tu andado a ler, mulher de Deus?

quinta-feira, janeiro 08, 2015
Apesar de o clube de leitura pipoquiano estar praticamente morto e enterrado, a verdade é que, como é óbvio, não foi isso que me fez abandonar os livros. E como tantas vezes me pedem sugestões de leitura, aqui ficam os três últimos que me passaram pela mesa de cabeceira.


Sou suspeita, porque adoro o John Grisham, o rei do thriller judicial. Já li praticamente tudo o que está traduzido ("Os Litigantes", "A Firma", "A Confissão") e é daqueles livros em que uma pessoa pega e fica alegremente até a ler até às cinco da manhã, sem dar pelo tempo passar. História: um milionário que deixa toda a sua herança à empregada negra, isto num Mississipi ainda profundamente marcado pelo estigma racial.



Foi o melhor livro que li em 2014 (com quase 900 páginas que se estenderam para os primeiros dias de 2015), talvez um dos melhores da vida. Nunca tinha lido nada da Donna Tartt e fiquei absolutamente maravilhada. História: um miúdo que perde a mãe num atentado terrorista num museu em Nova Iorque. Depois é acompanhar a vida daquele miúdo até ser homem, com todas as voltas que a história vai dando.


O primeiro livro de 2015 e o primeiro que li da Alexandra Lucas Coelho. Depois da densidade de "O Pintassilgo", soube-me bem qualquer coisinha para desanuviar, mas tão bem escrito que me deu raiva. Como é que esta mulher me passou ao lado tanto tempo? História: uma cinquentona que decide matar o homem por quem se apaixona (também conhecido por "grande cabrão" ou "filho da puta"). Deixo-vos só um trecho que adorei, para verem como esta senhora tem graça:

"Um dia uma gaja está com quarenta, toda a gente lhe dá trinta, e de repente faz cinquenta. Aí, toda a gente diz que os cinquenta são os novos trinta. Mas como eu sou do Canidelo, concelho de Vila Nova de Gaia, o que digo é, quero o meu pescoço de volta, caralho."

29 comentários:

  1. Jà li a Herança (sugestão sua, e a gente vai espreitar)... e confirmo que o livro é de meter nas mãos e não largar!
    Agora deixou-me com a pulga atràs da orelha com o pintassilgo... vou jà ver isso!!
    Yeyyyy!!

    ResponderEliminar
  2. Tenho curiosidade com o Pintassilgo...mas tenho receio de ser do genero parado (gosto de livros com muita coisa a acontecer)...Quanto a John Grisham já leio livros dele há muitos anos...talvez há 17,18 anos :) Adoro!

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao trecho que publicou do livro da Alexandra Lucas Coelho, o que me apraz dizer é que o meu problema não é a falta de pescoço, mas o pescoço duplo :)

    ResponderEliminar
  4. Também estou a ler O Pintassilgo. Já li mais de metade e estou a gostar imenso! Ainda não tinha lido nada dela mas acho que depois deste vou ver se há mais alguma coisa da mesma autora que me chame a atenção. Ela só escreve livros de 10 em 10 anos, por isso é que são assim tão densos.

    http://allengirl.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente a meio do livro que comecei a pensar que tinha de o ler mais devagar para me durar mais tempo. =)

      Eliminar
    2. Já li algures que vai sair o filme em breve! Tenho o livro na minha cabeceira mas ainda não comecei a ler, confesso que as 900 páginas assustam um bocadinho...

      Eliminar
  5. Assim que vi o livro d' O Pintassilgo soube que queria lê-lo. Já o comprei e será certamente a próxima leitura, assim que acabar o que estou a ler.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Pipoca! Excelentes sugestões! Obgd!

    ResponderEliminar
  7. Da Donna Tartt experimente "A História Secreta", devo tê-lo lido há 5 ou 6 anos e é simplesmente genial, sempre me entristeceu que durante tanto tempo não publicassem mais nada da autora aqui em Portugal.

    Quanto à "Herança": foi o primeiro que li do John Grisham (queria imenso experimentar algo do autor), e desiludiu imenso. Escrita fraca, história fraca, com demasiado sentimentalismo baratucho, e demasiado previsível para ser um livro que é suposto ser de suspense. Mas é apenas a minha modesta opinião.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de John Grisham, os outros não li mas fiquei curiosa.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  9. Devias usar o goodreads.com Pipoca, assim iamos acompanhando as tuas leituras e vendo as tuas sugestões.

    Obrigada pelas sugestões. :)

    ResponderEliminar
  10. Também fiquei com "O Pintassilgo" atrás da orelha...


    http://manual-da-moda.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  11. O Pintassilgo foi presente de Natal e está em fila de espera.

    Experimenta Os Interessantes, de uma autora norte-americana. Saíram os dois em Portugal na mesma altura, mais ou menos. Acho que vais gostar.

    ResponderEliminar
  12. Já tinha saudades das tuas sugestões de leitura. Fiquei especialmente curiosa em relação ao livro "O Pintassilgo". Mas já imagino que vai ser um dos tantos livros que vai ficar na minha lista de que desejo ler mas que acabo por não ler.

    ResponderEliminar
  13. Ainda não li nenhum destes. O Pintassilgo já estava na lista; os outros não conhecia mas já anotei.

    ResponderEliminar
  14. Agora fiquei curisosa com O Pintassilgo :-)

    ResponderEliminar
  15. "Mas como eu sou do Canidelo, concelho de Vila Nova de Gaia, o que digo é, quero o meu pescoço de volta, caralho." Podia ter sido escrito por mim, do Canidelo, à procura do pescoço perdido... (mas com menos dez anos, vá... o que me deixa muito preocupada.....)

    ResponderEliminar
  16. Pipoca, em relação a livros do além Follet, qual o primeiro que aconselha a ler?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a livros do Ken Follet *

      É o que dá escrever no telemovel, desculpa Pipoca!

      Eliminar
  17. Ando há algum tempo com vontade de ler "O Pintassilgo", obrigada por incentivar ainda mais essa leitura!
    Obrigada também por me apresentar Alexandra Lucas Coelho!, tenho de ler!

    ResponderEliminar
  18. ...não devemos ter lido o mesmo livro ... A Herança, o velho excêntrico deixa a sua fortuna a uma filha, que ele mal conhecia que vivia no meio da Amazónia?!?

    ResponderEliminar
  19. O Testamento
    de John Grisham
    peço desculpa eu li este e não o que a Ana leu, não ler...

    ResponderEliminar
  20. Há clube de leitura pipoquiano? Quero entrar!!!!! Tenho livros em todo o lado, sempre na carteira, carro, mesa de cabeceira...

    ResponderEliminar
  21. Mais uns títulos para adicionar à minha lista :-)

    ResponderEliminar
  22. Se gostaste do Pintassilgo, aconselho o primeiro livro dela: é genial (A história secreta).

    ResponderEliminar
  23. Gostava tanto de ler os Livros (assim, com L maiúsculo porque ePubs e afins não têm a mesma essência), em Português. Alguém sabe de um site com livros em Português que enviei para o resto da Europa?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Wook penso que tem envios internacionais, e vai fazendo algumas promoçoes ao longo do ano ;)

      Eliminar
  24. Pipoca, se gostou do Pintassilgo, aconselho-a, sem qualquer dúvida, a ler A História Secreta. É óptimo. Foi assim que conheci a Donna Tartt e fiquei fã :)
    Para aguçar a curiosidade, deixo-lhe um excerto: "Só mais tarde, na solidão da memória, é que sobrevém a consciência disso: quando a poeira assenta, quando os condolentes partem, quando uma pessoa olha em volta e se surpreende a si mesma noutro mundo completamente diferente'.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  25. O primeiro livro q li da donna tartt foi em 2006 e foi o pequeno amigo! Na altura adorei! Qd comprei o pintassilgo nem reconheci a autora.. So ao arrumar na estante é q s fez luz.. Doidinha p acabar d ler o do ken follet p começar o pintassilgo

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis