Pub SAPO pushdown

Dicas para enviar mails fraudulentos

quinta-feira, janeiro 22, 2015
Nos últimos dias uma data de marcas alertou-me para o facto de alguém andar a enviar mails em meu nome a pedir produtos. A pessoa em causa dizia ser a autora do blog A Pipoca Mais Doce e que tinha muito interesse em experimentar o produto X ou Y a troco de publicidade no blog. Olha que puta de lata bela ideia! Foi boa, mas não sei se pegou. É que, conhecendo o meu modus operandi, as marcas acharam aquilo estranho e decidiram contactar-me primeiro para saber se era verdade. Não era, claro, mas não deixo de ficar boquiaberta com os esquemas que as pessoas são capazes de inventar. O talento para a trafulhice é coisa que me fascina. Mas bom, se a malta quer mesmo, mesmo, mesmo dedicar-se a esta arte, então mais vale que se tornem prós da coisa, porque não há nada pior do que ser um chico-esperto amador. Assim sendo, aqui ficam algumas dicas:

1- Amores da minha vida, se estiverem a pensar enviar mails em meu nome, por favor, por favor, por favor, ao menos não dêem erros ortográficos, porque é a minha reputação que está em jogo. É o mínimo! A trafulhice ainda tolero, os erros é que são facadas no coração. Evitem os "pesso-vos"
, evitem a falta de concordância entre géneros (tipo, "enviem-me uma das vossos produtos"), evitem a falta de acentos ("tenho um publico ativo"), apostem no uso de vírgulas sempre que necessário, e poupem-me às más frases assim em geral, como "cativando a possiveis clientes".

2- Se, numa tentativa de tornar a coisa mais fiel, quiserem apresentar dados, não aldrabem a coisa para baixo. Se é para mentir, mintam sempre para cima, mintam com esses dentinhos todos que têm na boca, incluindo próteses e pivots! Um milhão de seguidores diários, dois milhões, sete, a autora de quatro Pulitzers e dois "nóbeis", o que quiserem! O universo é o limite! 

3- Quando pedem que os produtos sejam enviados para "a magnifica ilha da Madeira", certifiquem-se de que, vá, a blogger em causa não vive em Lisboa e que não publica diariamente fotos suas na dita cidade. Até à data, a blogger não tem o dom da omnipresença, pelo que se torna complicado estar cá e lá ao mesmo tempo. Fora isso, nada contra a Madeira, tudo a favor da Madeira.

4- Achei gira a criação de um endereço de e-mail em meu nome, mas não se lembraram, assim por acaso, que pudessem achar estranho que eu estivesse a enviar mensagens de um mail que não é o oficial e que é aquele que uso sempre? Não sei, mas acho que se eu criar o endereço irinashayk_23_gostosona@yahoo.com, as pessoas não vão meeeeeeeeeesmo achar que eu sou a Irina. Mas se calhar não custa tentar.

5- Reconheço e admiro a ambição da coisa mas, se calhar, para a próxima, começavam por tentar fazer marosca com um blog mais pequenino. É que eu já sou idosa, ando aqui há uma vida, já trabalhei com meio mundo, por isso torna-se complicado sustentar a mentira por muito tempo. Mas dou-vos oito pontos (em dez) pela tentativa, eu também acho que se é para sonhar,  é para sonhar em grande, nunca deixem que vos cortem as asas.

E pronto, espero ter ajudado. Qualquer coisa que precisem é só dizer, está bom?

(Nota: o caso já foi entregue ao meu advogado, PJ, etc e tal. Só por causa das coisas)


86 comentários:

  1. ena a PJ e tudo que parva que és assunto de treta para a Polícia.... não devem ter mais nada com que se preocupar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presumo entao que o anónimo das 15:23 seja apologista de que utilizem a sua identificação, cartões de crédito e afins sem a sua autorização. Está bom então.

      Eliminar
    2. lol, que gente atrasada.. concordo com o anónimo das 15.33!

      há pessoas que precisam mesmo de arranjar uma vida, para poderem parar de tentar viver a dos outros

      Eliminar
    3. Sou advogada, e parvoice " é coisa que não assiste " aqui! Posso-lhe garantir que o autor/a da brincadeira estará em muito maus lençóis!!!! fácil fácil descobrir IPs de onde manda as mensagens....entre outras técnicas secretas da PJ para descobrir usurpadores de identidade.....se o próprio estiver a ler isto....prepare-se....não tarda, batem-lhe à porta!!!!

      Eliminar
    4. Claro, porque a PJ só trata de assuntos de homicídios, burlas de milhões de euros, tráfico de droga, etc... Fraude/usurpação de identidade eles não fazem nada, fossem eles todos mulheres e diria que ficam à secretária a pintar as unhas, assim só naquela de não terem nada mais interessante para fazer.

      Eliminar
    5. Anonimo, anonimo...

      E se eu tivesse mandado uns mails em nome daquela família do Dubai, a pedir $$$ para os tratamentos médicos da filha? Enviava um texto meloso, um NIB, e está feita a festa.
      batia-me palmas pelo meu empreendedorismo, ou chamava a pj?

      Eliminar
    6. Caro anónimo, talvez o "assunto de treta" tenha sido entregue às autoridades porque, para além de se tratar de um caso de fraude e usurpação de identidade, estamos a falar de um blog profissional que é também uma marca. Se se fizessem passar por si no seu local de trabalho ou se dirigissem à sua entidade patronal/associados/clientes a fim de lucrar com a sua imagem denegrindo o seu bom nome, acharia leviano? Há que ter em conta que, por mais descabido que a si lhe possa parecer, este blog que o diverte é uma empresa.
      Ana Silva

      Eliminar
    7. Este anónimo deve ser daqueles que é a favor deste tipo de crimes. Bem analisadas as coisas, até tem os requisitos para ser aquele que o cometeu (avaliando pela linguagem e, claro, pela falta de pontuação.)
      (A falta de pontuação e o seu mau uso é das coisas mais tristes que há. Esta malta que não sabe escrever nao devia ter direito de ver os seus comentários publicados... podia ser que assim se mentalizassem que têm de voltar à escolinha para a aprender e, só depois, é que viriam para a blogosfera "dizer" disparates.)

      Eliminar
    8. Assunto de treta :| estou parva. Se lhe roubassem O BI e falsificassem a sua assinatura para adquirir qq coisa já não era treta?!!!.. Acho muito bem, que se descubram esta pessoas e se acabe com este cybercrime. Roubo de identidade diz-lhe alguma coisa? Lá pork é no mundo virtual não deixa de ser um abuso e como tal crime. Acho muito bem pipoca...

      Eliminar
    9. De facto podiam até ter feito muito pior, já que a Pipoca como diz conhece algumas marcas. Imaginem o roubo de identidade ser utilizado para coisas AINDA muito piores como pedir dinheiro. É obviamente um caso de PJ. Pipoca, boa sorte.

      Eliminar
    10. ó Pipoca, assunto de treta ou não assunto mas claro que os advogados adoram clientes como a pipoca, assustadiças com as tretas da vida loll e ja agora nao fui eu que mandei mails a pedir nada mas nao é preciso ser muito inteligente para pensar que quem o fez terá feito de cyber cafés e ai o que se apanha? nada pois claro ( eu posso morar no Algarve e aos fins de semana mandar mails idiotas na casa de um avo em Sernacelhe de cima) lol

      Eliminar
    11. Anonimo, Anomina...
      Chegue-se aqui, vá.

      Claro que a PJ tem mais que fazer que andar à cata de um tipo/a que quer pôr a mão em meia dúzia de vernizes, e não vai lançar o Horacio Caine em cima dos prevaricadores. Mas a P+D, como "empresa", ou marca, tem a obrigação de denunciar este caso, não vá algum dos alvos ser papalvo, e depois acusá-la de algo.

      Eliminar
    12. Para o comentador das 16:23h, "mas claro que os advogados adoram clientes como a pipoca, assustadiças com as tretas da vida". Aquilo que chama de tretas da vida, independentemente da importância que o comentador de lhes dá, estão previstos na lei. Assim sendo, a pipoca, não só pode, como deve resolver a situação por meios legais. A partir do momento em que alguém invade a esfera jurídica de um terceiro, quer você ache relevante ou não, pode actuar legalmente. E aquilo que para si são "tretas da vida" para outro não será. Já agora, muito adianta sobre o procedimento do envio dos ditos emails. Parece saber muito.

      Eliminar
    13. Sim Anónimo das 16:23, pq a dita senhora que usurpou a identidade a pedir coisas, deve ter dado uma morada errada de entrega,para disfarçar....deve ser mesmo dificil apanha-la....E para quem acha que são tretas, usurpação de identidade é assunto muito sério, seja por vernizes seja pelo que for.

      Eliminar
    14. Anónimo das 15:23, dou-lhe toda a razão! O assunto é mesmo da treta e não acho que mereça a atenção da PJ. Também acho que a Pipoca está a exagerar um bocadinho…
      Mas já agora, passe-nos aí o seu nome e morada completos, dados do BI e das Finanças, dados bancários e afins. AH, e também o seu endereço de e-mail!
      Assim todos podemos brincar um bocadinho com a sua vida e fazer-lhe algumas surpresas super giras e fofinhas!!! Não se vai chatear com isso, pois não?? Logo vi que não!! Vi logo que era uma pessoa porreira!!!

      Eliminar
    15. Sr. Anónimo das 15:23, a não ser que seja PJ (reformado) ou daqueles advogados que não quer fazer a ponta de um corno, acho que não sabe do que fala. Todos os crimes contidos no código penal são isso mesmo: CRIMES. Logo, são tratados como tal pelos órgãos com essa competência, neste caso, a PJ, pasme-se!
      Até podiam ter chamado nomes à Pipoca na rua e ela estava no seu direito de apresentar queixa...quanto mais por escrito e desta forma rocambolesca.
      Mas aprecio a sua opinião e espero não ser sua advogada se algum dia fizerem um crédito em seu nome, falsificando os seus documentos, ou usarem o seu cartão de crédito so porque sim....

      Eliminar
  2. Se acha que fraude e usurpação de identidade são assuntos da treta, boa sorte pela vida fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a forma bem disposta como expôs esta situação tão "chata", para não dizer pior! Realmente o humor é uma grande arma!! :) Bem haja e espero que tudo se resolva rapidamente.

      Eliminar
  3. Esta gente tem uma lata realmente. É que são burros como tudo, enfim. Duvido que a pj consiga alguma coisa, mas acho que fez muito bem

    ResponderEliminar
  4. O que não faltam por aí, são pessoas a quererem dar-se bem à custa dos outros.
    Os esforços que fazem para ter uns brindes grátis, são mesmo de louvar.
    Que ideia espectacular. Como é que ninguém se tinha lembrado ainda de fazer isso ?
    Ao menos pediram em bom? Se é para serem profissionais, que façam a coisa como deve ser.

    http://opsidascoisas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. mentalidade destorcida que esta gente tem a pensar assim muita sorte nao ade ter de certeza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ha-de (com devido acento no a, que o meu telemovel nao permite colocar) e nao ade.

      Eliminar
    2. Já agora é "distorcida". É ter cuidado com esse telemóvel que, para além de acentos, não tem pontuação e correção ortográfica. Não tem de quê! ;)

      Eliminar
    3. Esqueceu-se de corrigir o "destorcida". Eu só conheço distorcida, mas quem sou eu...

      Eliminar
    4. Eu so corregi o "ha-de" porque foi o erro que me pareceu mais flagrante e porque e aquela palavra que muita, mas mesmo muita gente insiste em escrever de forma absurda. Mas sim, a palavra "destorcida", tambem esta completamente distorcida e escapou-me. A acentuacao, entao, senhores... Medo!
      Ja agora, nao fui eu quem escreveu o comentario das 15h34, limitei-me a corregir o "ade" assassino.
      Sim, o meu comentario segue sem acentuacao pelos motivos ja enunciados.

      Eliminar
    5. Sou sempre a favor do bom português. Mas, já agora, o verbo é corrigir e não "corregir".

      Eliminar
    6. Ui que eu são tão perfeitinha a escrever e escrevo "corregi"... lol
      CORRIGI criatura!

      Eliminar
    7. Agora também vai ter de CORRIGIR o "corregir". Uma certa tendência para trocar os Is pelos Es, não?

      Eliminar
    8. E escreve-se "corrigi",já agora... do verbo CORRIGIR.
      Just saying.

      Eliminar
    9. (ao anónimo das 00:41) corrigi e não corregi ;)

      Eliminar
    10. ahahahahahah
      Isto está cada vez melhor! CORRIGIR, cara senhora, CORRIGIR (com i)

      Eliminar
    11. Novo acordo: HÁ DE (sem hífen). Que estupidez.

      Eliminar
    12. Então anda a corrigir os outros e escreve "corregi" e "corregir"? Ah e não diga que é do teclado... Ahahahah, muito bom!

      Eliminar
  6. A PmD acordou para a vida?

    E tem sorte ("sorte") de mandarem em português de portugal... recebo diariamente mails madeByGoogleTranslator, de tão distintas instituições como a PJ, as Finanças (a não ser que com os cortes, quem escreve os mails não tenha mais que a 2ª classe, e tirada nas NO... se calhar são verídicos!!!), Bancos de Investimento diversos, e por aí. Portanto, só tem de se orgulhar da brand Pipoca andar lado a lado com os Principes da Nigeria deste mundo.

    ResponderEliminar
  7. Há gente genial, realmente!! Espero que as dicas e a motivação ajudem ao sucesso do trafulha .. genial, meeesmo!

    ResponderEliminar
  8. Há gente para tudo realmente.....

    ResponderEliminar
  9. Conheço uma história dessas em que a pessoa dava a cara dizendo que trabalhava para quem não trabalhava. Quando deram pela coisa já se tinha "perdido" muito dinheiro em produtos e outras coisas. As pessoas são capazes de tudo.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Deve estar na moda fazer isso. O Nuno Markl disse que alguem andava a fazer o mesmo em nome dele.

    ResponderEliminar
  11. E é com cada uma que até custa a acreditar. Que grande lata!

    ResponderEliminar
  12. Este mundo anda mesmo maluco, defenda a sua marca com unhas e dentes. Nós estamos aqui para apoiá-la!

    ResponderEliminar
  13. A Pj, advogados e outros que tais são mais que necessários! Estamos a falar de uma marca, da vida profissional de uma pessoa. Hoje pode ser pedidos de produtos, amanhã algo ainda mais grave que possa por em risco o bom nome da Pipoca...Com estas coisas não se brinca!
    O engraçadinho que fez isto pensava que ia conseguir uns produtos grátis à pala de outrem e no fim arranjou foi um grande 31 ai ai pessoas sem cabeça!

    ResponderEliminar
  14. E já agora...Que grande resposta Pipoca :)

    ResponderEliminar
  15. Por acaso pensei que jà lhe tivessem feito isso hà mais tempo.. mas que não tinha falado do assunto.
    As pessoas são muito burras de facto... ainda por cima usando o seu blog!! Lol!
    Lembro-me de um amigo meu, em 2005 ou 2006 (ne febre no facebook.. não me lembro bem do ano), teve de ir à policia porque alguém fez um perfil dele falso no face. Ele era um "simples" moço e mesmo assim, fez queixa na policia. Na altura, não sabia que isso era possivel... como tratariam disso.. Mas agora, com esta geração bem conhecida em problemas deste estilo, é muito mais simples! Espero que encontrem essa pessoa com pouco cérebro...

    (Nota: teclado estrangeiro! Desculpem là a pontuação)

    ResponderEliminar
  16. Não acredito!!! Realmente existe gente para tudo. Lá está, o que anda mais aí são os Chicos Espertos.Essa gente irrita-me profundamente! Ah o belo do Português no seu melhor.....depois queixam-se do país que têm, mas esquecem-se que não é o país, são as pessoas é que o fazem. Enfim, se fosse comigo não sei se levava as coisas assim tão levemente.Fico mesmo irritada!!Xiça!!

    ResponderEliminar
  17. xiiii, há gente mesmo... BURRA, vahh!!! só para não ofender muito...

    pipoca, gabo-lhe a paciência!

    ResponderEliminar
  18. Da Madeira???
    Isso é coisa do Alberto João.
    Pode-se tirar Alberto João do meio da trafulhice, mas nunca se tirará a trafulhice de dentro de Alberto João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é claro que tinha de vir a mesma piada de sempre ha ha ha

      Eliminar
    2. Funcionária Pública, a Madeira tem 250Mil Habitantes.... O Alberto João não é o único que vive aqui. Burra pá!

      Eliminar
    3. E a autora da trafulhice também pode ser a "A Funcionária Púbica"! Ahahahahahahah!

      Eliminar
    4. Queridas, estava a mandar as culpas para cima de quem já é marreco. Longe de mim atirar pedras aos Madeirenses que são uns fofos. Mas se preferirem enfiar o barrete é convosco.
      Quanto a eu ser a autora da trafulhice... gaita pá, não estava à espera de ser apanhada tão depressa. Mas já se sabe que isto de ser FP e ser esperto não é para todos. Cataram-me em menos de nada (sabem o número da PJ?).

      Eliminar
  19. Oh, que pena esta maravilhosa ideia não ter sido fabricada nesta bela cabecinha! Teria acesso a uns Louis Vuitton ou uns belos fds num fantástico hotel na Madeira?! Que pena, que pena.....

    ResponderEliminar
  20. Vá lá que foi só pedido de produtos... A um cliente meu foram compras de vários milhares de euros de filmes pornográficos!!!

    ResponderEliminar
  21. Mas que grande lata. Há gentinha que não olha a meios, é só chico-espertos.
    E é claro que a Pipoca faz bem em fazer queixa a quem de direito, que isto de andar a brincar às Pipocas não tem piada nenhuma...
    Enfim, boa sorte!

    http://janeiroemparis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. O que se faz por pacotes de bolachas, Santo Deus!! Que vergonhinha!

    ResponderEliminar
  23. Então, aquela homicida, a Maria das Dores, que mandou matar o marido, não se fazia passar por funcionária da PR e ia aos Pastéis de Belém pedir umas caixinhas para levar ao Presidente? Ao que sei fez isto algumas vezes e eles ofereciam-lhas sempre ahahahah

    ResponderEliminar
  24. nunca pensei que alguém chegasse a esse ponto por produtos de beleza! seja o que for não há desculpa, é certo, mas dar-se a esse trabalho todo e consequentes medidas por causa de produtos de beleza é só parvo.
    tem o apoio de todos os seguidores Pipoca e espero sinceramente que cheguem à pessoa em questão e que esta sofra as devidas consequências. seja no mundo virtual ou não, a usurpação de identidade é um crime muito grave.
    um grande beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar
  25. Esta gente não vergonha na p* da cara? OMG!!!

    ResponderEliminar
  26. Sendo eu Madeirense, é com pena que, ao ver o tipo de erros ortográficos dados pela tal pessoa nesses e-mails tenha logo pensado "só pode ser madeirense", o que meia dúzia de parágrafos a seguir confirmei.
    Contra mim falo, mas realmente uma das coisas que me dão mais dó ver na minha querida ilha é a quantidade de erros ortográficos dados por cá.
    Não sou exemplo nenhum no que toca a escrita mas às vezes até me doem os olhos ao ler certas publicações.
    Sempre adorei a forma como lidas este tipo de assuntos!
    Beijinhos (sem trafulhices) da Madeira (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Pipoca não pensou que a pessoa seria da Madeira devido aos erros ortográficos, mas sim devido ao facto de a estrela ter pedido que os produtos fossem enviados para "a magnifica ilha da Madeira".
      Relaxe ;)

      Eliminar
    2. Quem pensou que a pessoa seria da Madeira foi a Ana Quintal.

      Eliminar
    3. Anónimo das 10h50 eu estou relaxada, obrigada pela sua preocupação. Se não percebeu o que eu quis dizer experimente ler outra vez, mas agora com mais atenção.

      Eliminar
    4. Ana Quintal, não chore, não é só na Madeira que se dão erros ortográficos... Ora bolas! God!

      Eliminar
  27. Francamente, ao que a cobiça leva! Espero que as entidades competentes façam o que tem de ser feito, visto que, se trata de um ato criminoso...ainda mais vindo de alguém da minha terra! Sem dúvida, com uma genialidade que roça o ridículo...

    ResponderEliminar
  28. "uma data de marcas alertaram-me"

    ResponderEliminar
  29. Por que não pensei nisso antes? povo mais criativo!! Lol
    fixe era terem enviado a morada correta e em vez de chegar vernizes e batons, chegava la a PJ... era giro era! Lol

    ResponderEliminar
  30. Estou confusa...

    Pior que o descaramento (da tentativa) de roubo de identidade e a graviddade do assunto só mesmo determinados "anónimos" tratarem a questão como algo trivial aproveitando a oportunidade para dar aso à sua estupidez e azia. Estas pessoas sabem o que é roubo de identidade e a importância de agir rapida e eficazmente? PJ, Advogado e tudo o mais que seja necessário, lógico e útil para uma rápida resolução cara Pipoca, faz muito bem!

    Ao que isto chega...sinceramente!

    ResponderEliminar
  31. hahhaha maravilhoso!Diga lá qual foi o blog :D

    ResponderEliminar
  32. Lol! As pessoas são capazes de tudo! Então, no que toca a borlas...Eh pah, sai de baixo! Enfim.

    ResponderEliminar
  33. Realmente agora que a Pipoca conta este triste episódio não sei como não houve ninguém a fazer isso antes. É que é uma coisa bem típica dos portugueses tentar ganhar algo à custa dos outros.
    Da forma que expõe o caso não sei se a pessoa que o fez não o terá feito apenas para a irritar porque convenhamos ou foi para isso ou então é a pessoa mais burra e parva de sempre.
    Enviar um e-mail carregado de erros ortográficos e com uma morada de entrega na ilha da Madeira é a mesma coisa que assinar: - Não sou a Pipoca sou apenas uma pessoa que não tem mais nada que fazer e resolvi tentar a sorte a ver se apanhava alguma marca distraída.
    De qualquer forma fez muito bem em entregar o caso à PJ e em relata-lo aqui pois é normal que outros bloggers sejam alvos do mesmo esquema.

    ResponderEliminar
  34. Pior que quem fez isso, está, para mim, quem acha "normal", "coisas da vida" e que não deveriam ser denunciadas.
    Por estas e por outras, ninguém acredita na justiça nem na punição, mas muitas vezes esquecem-se que os crimes para serem investigados e depois punidos, têm (E DEVEM) ser denunciados!

    ResponderEliminar
  35. Foda-se que bela ideia!

    ResponderEliminar
  36. Que texto delicioso! Pipoca no seu melhor!
    Há realmente gente com muita lata!

    ResponderEliminar
  37. Realmente é de gente que não sabe mais o que fazer...
    Por acaso vim ao teu blog para te fazer uma pergunta sobre este assunto. És tu que envias os e-mails às empresas para receberes os produtos para os giveaways? Ou são elas que te procuram para tu divulgares?
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  38. Mas que tentativa mais falhada. Poderiam ter feito a coisa com mais "esperteza"!

    ResponderEliminar
  39. Cada vez me convenço mais que há demasiadas pessoas com tempo de sobra....

    ResponderEliminar
  40. O "xicoespertismo" prtuguês é f***** :-)

    www.moncloset.com

    ResponderEliminar
  41. se realmente for encontrado o mentiroso ou a mentirosa conta-nos tudo ahah

    ResponderEliminar
  42. ..." o universo é o limite"
    Nem mais, nem menos. Soberbo sentido de humor, capacidade extraordinária de lidar com as adversidades quotidianas.

    ResponderEliminar
  43. Estou parva da minha vida. Já me passou pela cabeça que deveria haver um sem numero de pessoas a pedirem-lhe coisas, mas pedir aos outros em seu nome já vai muito para além da minha imaginação. Sou muito limitada, é verdade! Parabéns pelo post, está assim qualquer coisa :)

    ResponderEliminar
  44. A Pipoca sempre que vai ler os comentários deve se fartar de rir com a quantidade de totós que apenas comentam o blog para criticar em anónimo. Enfim…

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis