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A moda não tem idades?

sexta-feira, janeiro 16, 2015
Depois do uso de crianças, de animais, de modelos transgender e de sabe Deus mais o quê, as grandes marcas estão agora a despertar para as figuras mais velhas (ler aqui), recorrendo a mulheres maduras para as suas campanhas. Da Madonna à Joni Mitchell, a escolha é mais do que muita. Acho óptimo. Percebo que a ideia seja impactante, mas acredito que a mensagem vá para além disso, do mero efeito inesperado. Mostra a versatilidade das marcas, desenjoa-nos um bocadinho da modelo-perfeitinha e faz-nos crer que a moda, quando nasce, nasce para todos.

Joan Didion para Céline

Madonna para Versace

Helen Mirren para L'Óreal Paris

Julia Roberts para Givenchy

Joni Mitchell para Saint Laurent


Jessica Lange para Marc Jacobs Beauty

Dolce & Gabbana

54 comentários:

  1. Estes exemplos devem ser a excepção que confirma a regra, que toda a gente sabe que a partir dos 30 (e do tamanho 38) uma mulher deixa de ter direitos (*ironia*). A sério, se isto for realmente um sinal de que a moda nasce mesmo para todos, só posso aplaudir... ( A Jessica Lange e a Helen Mirren são o que eu quero ser quando for grande...)

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  2. Eu acho maravilhoso! Porque em tempos as que são velhas hoje, já foram um dia pessoas com os mesmos desejos e vontades ontem quando eram jovens! Por isso eu aceito e compreendo algumas pessoas mais velhas serem um pouco amargas... Não é fácil sentirem-se jovens, mas o aspecto exterior já não ser o mesmo... Adoro!

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  3. Adoro a Helen Mirren! E tem um charme aos quase 70 anos! Outra senhora fantastica e a Diane Keaton - fantastica e da mesma idade da Helen Mirren. Acho optimo as marcas diversificarem e mostrarem mulheres mais maduras nas suas campanhas - a mensagem tem impacto mas tambem e alcancar um outro grupo de consumidores - e desenjoa da modelo bonitinha

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  4. A D O R O
    acho que é das melhores campanhas!

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  5. As marcas só têm a lucrar com essa nova aposta. Nós, as chamadas mulheres maduras, gostamos de nos arranjar, de nos vestir bem e de cuidar. Já lá vão os tempos em que as mulheres deixavam de ligar à sua aparência a partir de uma certa idade. É natural que esta nova atitude das mulheres de uma certa idade se refletisse também no mundo da moda. Envelhecer com estilo é uma arte que se aprende e que se ensina.

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  6. A moda não tem idades, mas ainda não tem gordas.
    Infelizmente.
    Susana

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    1. Pura verdade.
      Ainda temos muito caminho para percorrer em termos de aceitação de que há muitas formas de beleza.
      Tanta mulher bela gorda e tanta mulher feia magra que há por ai (o contrario tambem, claro!), como é que é possivel que tão poucos admitam isso ?

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  7. ''...desenjoa-nos um bocadinho da modelo-perfeitinha e faz-nos crer que a moda, quando nasce, nasce para todos.'' Ora aí está! Acho muito bem que estas senhoras sejam as caras destas campanhas. A moda, na minha opinião, é arte e também, e acima de tudo, uma forma de cada pessoa expressar a sua personalidade e o seu gosto. Não deveria ser aquilo que, infelizmente, ainda é, uma ferramenta de discriminação em relação a altura, tamanho, cor de pele...

    Muitas vezes, quando se abre, por exemplo uma Vogue o que vemos é que a revista dita que a pessoa só é sexy se for alta ou que está na moda é ser super-loira porque é esse tipo de mulheres que lá aparecem... Ás vezes o leitor até acaba por se distrair e nem repara nas roupas ou nas tendências que estão a ser promovidas, porque o ênfase nem sempre é nisso mas nas modelos... Só que quantas Claudia Schiffer ou Cindy Crawford é que se vê na rua? Já tenho visto algumas revistas dos anos 90 e é indescritível a diferença entre estas modelos e a mulher comum... Por isso concordo com colocarem celebridades a fazerem capas de revistas de moda e campanhas porque muitas vezes elas são mais ''reais'' ou ''comuns'', mais baixinhas, podem não ter exactamente um corpão mas representam mais quem está a comprar as roupas e os produtos cosméticos e a ler as revistas, por muito que isso custe a carreira das modelos.

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  8. Eu acho fantástico!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

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  9. 1000% de acordo!! Tão mais autêntico!

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  10. Que lindo pipoca amei o post, adorei a selecção das fotos. Pois é nós esquecemo-nos que um dia vamos ser velhos se tivermos muita sorte e não é por causa disso que temos de nos diminuir ou deixar de viver. Eu estou nos vinte e gostava de ter o corpo da Madonna, mas mesmo que ela não tivesse o corpo que tem e pelo qual trabalhou, a essência dela não muda e ela não se deixa ditar pelo que é expectável para a idade dela. E é isso que estas grandes mulheres fazem, sem cair no ridículo.

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  11. concordo contigo quando falas do efeito inesperado.. até acho que ficou muito interessante :)

    http://goingnorthtilnorway.blogspot.pt/

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  12. Excelente momento de educação. Brilhante

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  13. A campanha da Joni Mitchell para a Saint Laurent está genial!

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  14. Minha preferida foi a Dolce & Gabbana, para mim a mais natural e fiel às mulheres reais... Convenhamos que usar Madonna e Julia Roberts não convence muito! Elas estão melhores que muitas mulheres de 20 anos! :)

    Mari
    http://marirmalho.blogs.sapo.pt/

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  15. Eu acho uma excelente ideia. A moda quando nasce, nasce para todos! As fotos da Madonna por exemplo estão muito bonitas. As pessoas com mais idade não deixam de ter os mesmos direitos que as mais novas. Até deviam ser mais respeitadas pela experiência de vida, pela beleza dos anos que já passaram por elas!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

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  16. Adoro a última imagem! Acho uma óptima ideia das marcas!

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  17. Só acreditarei nesta boa vontade toda quando vir modelos gordinhos com alguma celulite a passear alegremente numa passerelle.

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    1. Sim, pois, pois... Ora aí está uma coisa linda que toda a gente tem vontade de ver! Ora, por favor, poupem-me!

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    2. Anónimo das 23.19h, prefiro ver modelos gordinhas do que aqueles modelos completamente cadavéricos que muito se vêm. Por isso sim, se calhar muita gente gostaria de ver algo que se assemelhasse mais a uma mulher comum.

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    3. Anónimo17 janeiro, 2015 23:19

      Eu tenho vontade de ver.

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  18. Dolce & Gabbana!!! :D A melhor!

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  19. lindas :D mas especialmente a helen mirren! DEUSA <3

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  20. Gosto de algumas campanhas, mas não de todas. A da Céline, por exemplo...não vejo interesse nenhum...já a da D&G acho fantástica.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

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  21. Gosto muito da primeira foto, a prova que as rugas não precisam sempre de ser escondidas!

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  22. Sra D.ª Florinda para o Continente https://www.youtube.com/watch?v=gq4aNrs7eWc

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  23. É óptimo ver que a moda é para todos. Que as marcas não trabalham apenas para um estereótipo de pessoa. Que estejamos a sentir que há beleza estética em todo o género de pessoas que conseguimos imaginar. Obviamente que em idosos. E obviamente que em transgéneros, e em crianças, e em animais, e em sabe deus mais o quê.
    Tendo em conta alguns posts anteriores onde se referiu a pessoas transgénero, fico confusa em relação ao tom de parte deste post. Se puder, esclareça-me Pipoca. É que tenho, honesta e sinceramente, curiosidade.
    Cumprimentos amigáveis

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  24. Gosto destas abordagens diferentes :)

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  25. Julia Roberts está maravilhosa

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  26. Quanto a mim, que já sou uma mulher madura, dá mais trabalho escolher roupa que se adapte à nossa idade, temos que ter mais bom senso e nem tudo pudemos usar. Eu falo por mim, pois desde que cheguei aos 60 que me vejo com grandes dilemas na hora de comprar roupa, pois já não posso usar modas muito jovens, nem gosto das muito clássicas, mas no entanto acho que tenho um certo bom gosto. Gostaria que a Pipoca um dia fizesse um post com ideias de roupas giras para mulheres maduras, comuns, pode ser Pipoca? Obrigado
    Manuela

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  27. Jessica Lange, absolutamente fantastica!

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  28. A idade é um posto, é só pena que a maioria das mulheres não veja assim. Estas senhoras sabem fazê-lo com charme e elegância.

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  29. adoro o conceito mas não curti da imagem da D&G.

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  30. Sinceramente, não gosto da primeira foto... As outras adoro! No entanto, como sabemos, nem todas podemos usar as últimas tendências, pela idade ou pelo corpo! Há que ter bom senso, com 18 ou com 88.
    www.moncloset.com

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    1. Concordo plenamente com TUDO o que disse, o seu comentário também tem MUITO bom senso.
      Manuela

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  31. Gostei da ideia porque se estamos a promover por todo o mundo o Envelhecimento Activo concordo que este também deve chegar ao mundo da moda e não mostrar o lado mais obscuro através do estereotipo que as mulheres não devem envelhecer, devem ser sempre magrinhas...

    http://thelifestyleandfashion.blogspot.pt/

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  32. Sem dúvida que a moda é para todas as idades e para todos os tamanhos! ;)

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  33. A Julia Roberts para mim não se enquadra bem nos exemplos. Mas gosto de ver as marcas a apostarem em mulheres diferentes, mais maduras, e maravilhosas :)

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  34. Acho muito boa ideia :) A idade não tira vaidade! Beijocaaaas *

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  35. Desde quando a Julia Roberts está ou é velha...?

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  36. Acho sim que é uma boa jogada de marketing... Afinal, é sabido que a populaçao europeia só envelhece! 😕 Mas apesar disso, gosto muito!!!!!!!!!

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  37. Adoro este conceito de moda mais democrática, ainda que com grandes icónes, mesmo que mais maduros!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

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  38. Jessica Lange é tão classuda! Foto fantástica!

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  39. A marie Claire francesa tem uns artigo sobre isso (fevereiro )

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  40. É realmente de se tirar o chapéu que as marcas começem a por de lado o estigma da joventude, pq cada vez mais, ser velho é um estado de espirito! E cada idade tem a sua beleza e o seu encanto.

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  41. Adoro! É bom saber que se pode ser sexy com esta idade e ainda nos sentirmos bonitas! Por razões de estratégia de marketing ou não,mudam mentalidades e é isso que se quer.

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  42. Gosto mas, ainda assim, cheias de Photoshop!

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  43. Só me chateia o facto de o fazerem não porque acreditam mesmo que a beleza não tem idade, mas porque queiram "chocar" tal como fizeram com o uso crianças, de animais, de modelos transgender. Quando acontece nestes termos realmente é uma moda. Não é feito para ficar.

    Espero estar enganada.

    Eu já deixei de comprar muitas marcas só porque usam sempre o mesmo tipo de modelos quando o alvo de compra são pessoas com aspecto oposto. Já estou a ficar sem escolha de produtos que possa comprar.

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  44. Complicado é ver que a Julia Roberts nos seus quarentas , já é considerada uma mulher velha. Isto não é uma critica á pipoca, isto é só o reflexo do que vivemos.
    É triste.

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  45. Por isto é que eu gosto de ir espreitar este blog: http://advancedstyle.blogspot.pt/
    Só senhoras já de idade avançada, todas muito estilosas.

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Teorias absolutamente espectaculares

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