Pub SAPO pushdown

A história da Sofia

quarta-feira, novembro 19, 2014

Hoje vi várias pessoas no Facebook a comentarem a entrevista que a Sofia Lisboa, ex-vocalista dos Silence 4, deu ontem ao Você na TV. Fiquei curiosa e, quando cheguei a casa, fui ver a gravação. Que murro no estômago. A Sofia estava grávida quando descobriu que tinha leucemia e foi obrigada a interromper a gravidez. O maior sonho dela era ser mãe, algo que nunca mais poderá acontecer. Essa foi só a primeira perda. Depois disso perdeu o emprego, perdeu o marido e, a certa altura da doença, perdeu também a dignidade, quando se viu acamada, incontinente e totalmente dependente de terceiros. A doença transfigurou-a, transformou-se numa pessoa na qual não se reconhecia (as fotos são impressionantes). Pensou em matar-se, porque achou que era a saída mais fácil e para não dar mais preocupações à família e aos amigos. Fiquei agarrada ao ecrã a ouvir a Sofia falar daquela forma tão serena e despudorada sobre aquilo pelo que passou, mas também pela forma quase milagrosa como deu a volta, depois de lhe terem traçado os prognósticos mais negros. Graças a um transplante de medula, doada pela irmã, 100% compatível (quase uma raridade), hoje está livre do cancro, mas é óbvio que o processo a marcou de uma forma incontornável. É uma história absolutamente impressionante (ao ponto de continuar a vir-me à cabeça uma data de vezes ao longo do dia) e que chega agora também em livro. 

51 comentários:

  1. História de vida impressionante, e deixa a nossa a vida em perspectiva. Queixamo-nos por tudo e por nada.
    Grande exemplo!

    ResponderEliminar
  2. O cancro por vezes é uma lição de humildade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A frase mais estúpida de sempre,dita por quem não imagina do que está a falar,!!!!!!!

      Eliminar
    2. quem lhe disse isso?? ah pois... é sim uma lição de humildade na medida em que as prioridades, o que se achava relevante e importante não é mais, que gente tão linear...

      Eliminar
    3. baixe lá os holofotes sff!

      Eliminar
    4. Quem me disse isso?????a minha experiência com a mesma doença,minha senhora!!!!!é bem verdade que se passa a ver tudo com outros olhos,sem dúvida,mas alguém merece esta"lição de humildade" para mudar?a mim também me mudou,como da noite para o dia,porque quando eu era menos "humilde" e me deparava com gente imbecil,agarrava no holofote e enfiava-lo...no lixo. Que gente tão rude....

      Eliminar
  3. Quando vi a imagem de como a Sofia ficou nem queria acreditar. Muitas Felicidades para a Sofia!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Por vezes não valorizamos o que temos de bom na vida, hoje vinha eu de carro a lamentar me quando reparo numa senhora que subia uma rua de cadeira de rodas com o chapéu de chuva... enfim até tive vergonha do que estava a pensar anteriormente.

    ResponderEliminar
  5. No fundo quando era bonita e saudável tinha tudo, quando adoeceu viu se o grande amor... que tristeza mas felizmente deu a volta e venceu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que eu não acredito no casamento, essa história de "na saúde e na doença" é coisa muito bonita de se dizer na igreja, mas depois na vida vida real quando acontece qualquer coisa mais séria, geralmente os maridos não aguentam as consequências e acabam por por-se a milhas .

      Eliminar
    2. Não julguem. A experiência pela qual passaram foi demasiado traumática.

      Eliminar
    3. Anónimo das 22:25, não deve ter visto a mesma entrevista que eu. No você na tv a Sofia referiu muitíssimas vezes que o marido foi fantástico, um grande suporte, que mesmo quando estava completamente deformada ele continuava a dizer-lhe que era uma mulher linda... É muito fácil falar o que não se sabe.

      Eliminar
    4. traumática para quem? esta até fez rir agora! vejo a minha mulher sofrer a ficar feia ,e então, fico tãooo mal que em vez de apoiá la desapareço ,"traumatizado"...

      Eliminar
    5. Depois disso perdeu o emprego, perdeu o marido e, a certa altura da doença, perdeu também a dignidade, quando se viu acamada, incontinente e totalmente dependente de terceiros. se calhar não sei é ler loll

      Eliminar
    6. Leu bem, mas isso de dizer que o marido se pôs a milhas quando a coisa ficou séria já é uma interpretação sua. O marido esteve com ela durante todo o processo, o casamento terminou mais tarde. Lá está, é fácil falar quando não se sabe e apenas se apanham frases no ar (A frase da Pipoca dá ideia de que o casamento acabou durante a doença, mas antes de atirar pedras era bom saber se só porque a Pipoca escreveu é verdade ou se ela também se pode enganar). Vá ver a entrevista e veja se o marido a apoiou ou se se pôs a milhas. E sim, conheço os dois e sei que ele foi um grande apoio.

      Eliminar
    7. E que tal ver a entrevista, anónimo das 23:52? A Sofia explica muito bem o que aconteceu à relação DEPOIS do cancro e da doença que o seguiu, resultante dos tratamentos. O cancro não é fácil para ninguém, e certamente que por muito amor e respeito que exista na relação, ela não fica intacta e muito raramente fica mais forte.

      Eliminar
    8. Anónimo das 23:52, pode saber ler, mas se tivesse visto a entrevista não era o que ia dizer! Ela diz que perdeu o marido já depois de ter vencido o cancro. Aliás, como já foi dito, ela diz que o marido sempre esteve presente e mesmo quando ela ficou "desfigurada" ele lhe dizia que era a mulher mais linda do mundo! Esta gente deve ser muito mal amada, só pode... e nem todos os homens são iguais, minhas caras...

      Eliminar
    9. pronto confesso que percebi mal desculpem

      Eliminar
    10. O marido da Sofia não abandonou durante. O casamento acabou há relativamente pouco tempo, já depois do regresso dos Silence4 para aquela série de concertos. Não julguem sem saber. Na entrevista ela diz que ele esteve sempre ao lado dela.

      Eliminar
  6. Impressionante mesmo!
    Tenho que ver a entrevista.

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida um verdadeiro exemplo de coragem. Bjs

    http://Meninaricameninapobre.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Também já vi a entrevista. Impressionante mesmo o aspecto que ela chegou a ter, assustador.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou muito sensível a este assunto: Cancro.
    Confesso que estou aqui toda embrulhada e a chorar só de ler o que escreveste e de ver a foto dela doente.
    Não conseguiria ver a entrevista...
    Mas que valente Mulher a Sofia é!

    ResponderEliminar
  10. Uma história de vida que deve ser lida e é caso para dizer que nós, que temos tudo, queixamos-nos do quê?

    ResponderEliminar
  11. Também tomei conhecimento hoje através de uma foto que uma blogger publicou da Sofia com o seu aspecto actual e o aspecto que tinha na altura dos tratamentos e depois vi a entrevista e pensei:"Foi por isto! Foi por isto que em Fevereiro no MEO Arena o concerto dos Silence 4 foi mágico! Foi por isto!" Brutal a história dela. Como é que é possível tanta coisa má acontecer a uma só pessoa? Como? Mas, no meio disto tudo teve a sorte (que muitos não têm) de ter uma irmão compatível e como ela disse na entrevista e eu adorei ouvir (e deu-me ainda mais pena eu não ter nenhum irmão):"Nós somos irmãs mas, é mais do que isso, nós para além de partilharmos o mesmo sangue, partilhamos médula."

    ResponderEliminar
  12. eu vi a entrevista também, é preciso uma grande coragem para admitir a todos que quase premeditou o seu suicídio. Uma mulher de força e que testemunha também a importância do amor nas nossas vidas!

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Só uma nota pipoca, ela perdeu o casamento depois de todo o processo e não antes ou durante. Ela até realçou que ela e o marido "tiveram" o cancro juntos.
    Mas é de facto um testemunho impressionante, e é de se tirar o chapéu a coragem que teve em expor aquela imagem. Eu fiquei chocada, com um nó na garganta. Como os nossos "grandes" problemas são tão pequenos comparados com isto.. :(

    ResponderEliminar
  14. Admiro a Sofia Lisboa e a sua história. Mas serei só eu quem reparou nos olhares de horror que a Cristina Ferreira lhe deitava a dizer que ela estava horrível na altura da foto? E os outros comentários infelizes do que lhe restava, foi doentio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi a única a reparar nisso! A CF não esteve bem no decorrer da entrevista! A Sra. Sofia apresentou a sua história de uma forma muito positiva e digna, enquanto a Cristina se limitava a enfatizar o drama. Esteve mal (mais uma vez). Este tipo de situações e outras do género já começam a ser frequentes. Não haverá ninguém que chame a Sra. Diretora à atenção? Enfim...

      raquel

      Eliminar
    2. Olá Sofia, eu não acho que a Cristina Ferreira tivesse um olhar de horror mas sim de pena. Mas concordo consigo, as perguntas e todos os comentários que saíram daquela boca foram bastante infelizes. Aquelas perguntas não tinham pertinência nenhuma, parece o Daniel Oliveira com as suas perguntas sobre avós e tias-avós queridas só para tentar que o entrevistado se emocione.

      Eliminar
    3. A postura da Cristina Ferreira foi lamentável!

      Eliminar
    4. Sim, parecia que estava a espetar a faca sempre um bocadinho mais fundo!!

      Eliminar
    5. Também não gostei da postura da CF desta vez.

      Eliminar
  15. Sou enfermeira e trabalho no IPO de Lisboa.., acompanhei o caso dela de perto, como infelizmente acompanho tantos outros. Mas a Sofia é sem dúvida uma lutadora e um exemplo para todos. São os casos como os dela que nos fazem acreditar que apesar de tudo todo o nosso esforço e empenho valem a pena. Apesar de ser um local que ela recorda como "mau" sempre que regressa ao nosso serviço é de uma generosidade tremenda.. Trata.nos a todos pelo nome, agradece.nos sempre. Que existam mais "Sofias".

    ResponderEliminar
  16. "O maior sonho dela era ser mãe, algo que nunca mais poderá acontecer."

    Pipoca, reparaste que a Sofia não disse isto. Disse "nunca vou poder ter uma criança... biológica".
    O que me fez pensar de imediato que se disse "biológica" é porque equaciona ter uma não biológica. Ela não disse que nunca mais seria mãe.
    Por isso não digas isso assim (sei que não foi por mal) , mas é demasiado duro.
    Por mais que seja um desgosto não poder ser mãe biologica.. Ela está viva.
    E Mãe é muito mais do que gerar ;)
    E ela vai ser mãe sim. Por isso Deus pos aquele menino no caminho dela. Um sinal.
    De resto concordo contigo...Eu vi e ainda não consegui parar de pensar!! Ainda me queixo da vida às vezes...

    ResponderEliminar
  17. Mesmo Pipoca, emocionei-me ontem à noite a ver a entrevista. E a Cristina Ferreira não consegui conter as lágrimas. Uma super mulher esta Sofia!

    ResponderEliminar
  18. Um verdadeiro murro no estômago que me fizerem levantar muitos "e se...?"

    ResponderEliminar
  19. Grande exemplo de vida e de luta. Grande mulher.

    ResponderEliminar
  20. Gosto de acompanhar um programa do mtv (trash tv, mas com desafios o que o torna interessante) que é The challenge e conheci através de lá a Diem Brown que passou a ser uma das minhas concorrentes favoritas. Participou num desses desafios depois de ter detectado e recuperado um cancro no ovário com vinte e poucos anos. Há cerca de dois teve reincidência e teve que retirar tudo, deixando o sonho de ser mãe. No verão passado descobriu que estava com cancro do colon e depressa se espalhou por estômago e rins... faleceu com 32 anos na sexta-feira, deixou-me abalada mesmo não sendo ninguém que conheça pessoalmente.
    Felizmente a Sofia conseguiu lutar e sobreviver, há histórias muito duras, mas ainda há finais felizes!

    ResponderEliminar
  21. Que chapada emocional!
    Que lição de vida... Que pequenos que somos ao lado desta mulher!

    ResponderEliminar
  22. Assisti em direto mas já conhecia a história há uns meses, por ter ido ao último concerto deles, e achei que é mais dramática e emocionante que o que foi contado ontem em resumo na TV. Felizmente com um final muito feliz que quase nos faz acreditar em milagres :)

    ResponderEliminar
  23. É também nestes momentos que devemos agradecer aos profissionais do n/ SNS que fazem milagres como estes acontecerem.

    ResponderEliminar
  24. Eu vi a entrevista! Um milagre!!
    Ao contrário daquilo que se diz, o marido acompanhou-a sempre na doença.

    ResponderEliminar
  25. Também vi e é tal e qual isso: um murro no estômago.

    ResponderEliminar
  26. Entrevista difícil, a Sofia é sem dúvida um exemplo de força e coragem. Só quem passa por algo semelhante consegue perceber a dimensão do que é um diagnóstico destes e como isso molda a nossa vida para sempre. A vida é isto mesmo, uma lotaria nos genes que recebemos. No entanto, a Cristina Ferreira torna a entrevista muito dificil com um ar super mega condescendente. Já é difícil uma pessoa falar de uma coisa destas.

    ResponderEliminar
  27. Cristina Ferreira num excelente exemplo de péssimo jornalismo. Perguntas muito muito más, dá vontade de entrar pelo ecrã e arrancá-la de lá. "Mas o que é que sobra?" A sério????
    Sofia Lisboa, um belo exemplo de coragem! Que entrevista forte!

    ResponderEliminar
  28. Fiquei no mesmo estado!! Marcou-me mesmo muito...e vai ser concerteza a próxima compra literária, porque ás vezes faz-nos bem uma história destas para nos ensinar a dar mais valor ao que realmente importa!

    ResponderEliminar
  29. É mesmo daquelas histórias que nos fazem pôr tudo em perspectiva... Tenho a certeza de que a Sofia com a sua coragem, doçura e empatai ajudará a trazer esperança a outras pessoas que neste momento passam pela mesma situação horrível. Só podemos desejar que a vida a continue a surpreender, mas agora, com o melhor que tem para dar.

    ResponderEliminar
  30. Achei-a tão doce apesar de todas as amarguras por que passou, uma inspiração sem dúvida.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis