Deixaram-me este comentário há uns dias, a propósito da minha participação na Meia Maratona, mas como ainda não tinha tido tempo para me dedicar a ele com o carinho que merece, deixei-o a marinar no veneno em que veio envolvido. Mas agora, que já está devidamente apuradinho e no ponto, posso então dar-lhe a atenção que merece. Vamos lá:
"21km?muito? E as crianças em África que têm de andar 50 ou 60 km todos os dias para ir buscar água? Se pegasses no dinheiro que gastas em carteiras e sapatos, e desses para uma boa causa como a dos pobres em África, isso sim era um grande feito. Agora correr 21km para gastar balúrdios em roupa desportiva e publicar as fotos no instagram? Isso para mim é show e vergonhoso."
Pessoas que metem África ao barulho têm sempre a minha atenção. Sobretudo pessoas que conseguem meter SEMPRE África ao barulho, mesmo quando não tem nada a ver. Tipo "estás a comer um gelado??? Em África está tanto calor que os gelados derretem, devias ter vergonha!". Ou "Vais comprar mais um vestido? Em África as meninas não têm eventos para usar vestidos, devias ter vergonha". "ªPara que é que precisas de telemóvel? Em África as pessoas falam com dois copinhos de plástico ligados por um fio! Devias ter vergonha". Aaahhhhhhhhh, os moralismos de trazer por casa aquecem-me sempre o coração.
Pois que para esta pessoa 21 km não é nada e eu devia era estar caladinha. Sobretudo quando há crianças em África que fazem o dobro ou o triplo dessa distância para ir buscar água diariamente. Se eu tivesse feito uma ultra-maratona, daquelas de 100 km, isso ainda vá, uma pessoa fecha os olhos, agora 21 km? Isso é como ir ali a Odivelas e voltar, o que é que custa? Ainda por cima, e como se não bastasse, fui de forma voluntária, fui eu que quis, não foi uma obrigação. Peço imensa desculpa por viver num país desenvolvido e por ter condições de vida suficientes para não ter de andar 40 km a pé para ir buscar água. Peço ainda mais desculpa por correr só porque gosto, sem que haja uma necessidade básica por detrás disso. Acabaram-se as corridas só porque sim, mas que merda é esta? Ou bem que corremos para caçar javalis e garantir a nossa sobrevivência, ou mais vale ficar com o rabo gordo no sofá.
Depois de África, vem a parte do julgamento moral, que eu também aprecio bastante. E, como sempre, a indicação daquilo que eu devo fazer com o MEU dinheiro. Nomeadamente comprar menos carteiras e sapatos e dar esse dinheiro para uma causa, como "a dos pobres em África". Porque tenho a certeza que é isso que este anónimo faz. Vive de forma totalmente abnegada e em prol dos outros. Tudo o que tem é para a caridade. Excepto a mensalidade da net, claro, que isso faz-lhe falta para andar em blogs alheios a condenar quem corre e não ajuda os pobrezinhos. Foi a missão que Deus lhe deu. É uma pessoa absolutamente exemplar, não fosse este pequeno detalhe de, vá, ser parva e mesquinha. Mas é só porque tem de ser, porque alguém tem de fazer este trabalho de alertar as mentes mais consumistas e pô-las no devido lugar. Sendo que esta pessoa não faz a mínima ideia se eu ajudo ou não. Aliás, esta deve ser uma daquelas pessoas que sempre que eu anuncio uma acção de solidariedade lá vem deixar o seu comentário ao melhor estilo "olha-me esta agora a fingir que é boazinha, quem quer ajudar não precisa de vir para o blog dizer, faz em silêncio, que assim é que é bonito". Presa por ter cão e presa por não ter. Se não falo é porque não faço e, logo, sou uma puta fútil sem coração, se faço é para me vangloriar e sou uma puta falsa e convencida. Smile and wave, just smile and wave...
Como se não bastasse a indignação por eu gastar dinheiro em malas e sapatos, há também o despautério de gastar dinheiro em roupa desportiva. Porra, isto já é brincar com as pessoas. Uma coisa são malas, ainda se entende, agora ténis? Calções? T-shirts? Não há ninguém que ponha um travão nesta pouca vergonha? Não se faz nada? Ficam aí a assistir de forma impávida enquanto esta sirigaita corre e, PIOR, compra roupa para correr? Perdemos toda a noção de decência. Tenho boas notícias, querido anónimo, mas temo que para si sejam más: de todo o meu material desportivo só comprei para aí 20%, o resto resulta de parcerias e patrocínios. O que significa que me sobra mais dinheiro. Para malas e sapatos. Oh.
Por fim, a cereja no topo do bolo: o Instagram. Ainda se consegue perdoar, com um grande esforço, que eu corra, mas pôr fotos no Instagram? Como é que os meninos em África vão ver, se não têm Instragram? É não ter coração.
E com isto me calo, prometendo só voltar ao tema das corridas depois de correr a Maratona das Areias, 250 km no deserto do Saara (até é em África, calha bem). Ou então não. Se calhar volto ao assunto sempre que me apetecer. Sou menina para essa loucura, não puxem por mim.
238 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 201 – 238 de 238Não tem nada a ver...mas gostava de saber o que o "anonimo" pensa de Cristiano Ronaldo
E quando penso que não pode haver nada pior...!
Oh Pipoca, gabo-te a paciência!
Enfim, o bom disto tudo e que sempre deu para nos rirmos um bocadinho.
Vanessa S.
De Saltos por Lisboa,
desaltosporlisboa.blogspot.pt
Sabes o que isto me faz lembrar?
Aquelas pessoas que criticam quem ajuda os animais com um " Deviam era ajudar as crianças!"..............
E vocês deviam calar-se, porque o dinheiro é meu e eu faço o que quiser com ele.
a sério que fizeram um comentário tão ordinário e meteram o fofo do Mateus ao barulho? -.- o anónimo que foi que peça ajuda médica, que se enterne rapidamente e que vá também ver esse mal de inveja que o/a domina. és enorme pipoca!
Adorei, magnifico texto Pipoca!
Anabela Pescadinha
Oh, Pipoca só tens de estar agradecia por haver comentadores tão parvos! Caso não os houvesse, não poderiamos ler estas pérolas! Verdadeiras pérolas!!
Ass. Suzy
Penso que não há pessoas estúpidas há pessoas que simplesmente gostam de chocar. Dizer coisas completamente acéfalas e ficarem a ver a confusão que armam. Deve ser assim algo como os incendiários que ficam a ver o fogo alastrar. Depois o mundo virtual é ótimo porque podem dizer o que quiserem que estão escudadas pelo anonimato e ninguém sabe quem são. No dia a dia, acho que jamais tinham "tomates" para dizer o que dizem. Dizem que a ignorância é uma bênção, eu acho que o silêncio também!
O problema é tão somente este..
O blog espelha uma vida glamorosa, cuja maioria das mulheres não tem, nem pode ter.
Se provoca uma certa inveja por não podermos ter.. sim! Ressabiamento... já considero falta de inteligência de quem o tem, porque das duas uma, ou encara a situação com desportivismo e é feliz à sua maneira, ou então, e talvez o mais sensato.. deixa de ler o blog.
FINALMENTE! Um texto pipoquiano! A ironia tão bem escrita que nos faz querer que o texto continue! É por isto que visito o teu blog, Ana G. Martins. Não são os looks, a publicidade às marcas parceiras, ... é pela tua capacidade de escrita. Hoje valeu!
Pipoca,
Não sou a sua fã n.º 1 e é a primeira vez que comento o seu blog. Serve este comentário apenas para lhe manifestar a minha profunda admiração pela capacidade que tem de lidar com as críticas que lhe deixam por aqui. Se consigo imaginar que teria idêntica capacidade de me rir das críticas à voz de puta, pernas gordas, mau gosto a vestir, ser uma vendida, etc, a verdade é que não me consigo imaginar a ler um comentário como o que consta acima sobre o meu filho. É de uma crueldade indescritível e a Pipoca, de alguma maneira, consegue lidar com isto. Por isso, tem a minha sincera admiração. É preciso ser uma mulher de coragem e de bem com a vida! Os meus parabéns
Espero bem que não...porque esse livro não ia ensinar nada a niguém... :)
Desculpa a correção pipoca "...num pais sub-desenvolvido..." onde esse tipo de sujeitos não deveria ter lugar.
É triste ser triste...
Sou sua fã!!! Pipoca a Grande!
...
OMG :-/
www.moncloet.com
PIPOCA! Ontem decidi ir correr com o meu marido. Até aqui, tudo bem. Fiz aquecimento e tal. Até aqui, também. Comecei. Aguentei-me...500 metros! RIDÍCULO! LOL! Ele corre bastante e eu pensei que aguentava e NADA! OMD... Vou continuar a tentar mas daqui até 21 km...Até me rio de mim própria! Acabei por caminhar 5 km, o que já não é mau!
"Se não falo é porque não faço e, logo, sou uma puta fútil sem coração, se faço é para me vangloriar e sou uma puta falsa e convencida." BOSS!! ;)
Por isso é que nós psicólogos não temos trabalho... Porque estas pessoas, azedas, mesquinhas, com muitos problemas interiores, vêm descarregar em cima dos outros em vez de ir à procura de ajuda especializada. Caro Sr Anónimo, caso queira ajudar alguém, posso sempre lhe dar o meu contacto, seria algo simbiótico, eu ajudava-o a si e o sr fazia solidariedade, ajudando-me a mim, porque infelizmente não são só as criancinhas em África que passam por dificuldades. Portanto pessoas mesquinhas, frias e azedas de Portugal, procurem ajuda de um profissional. E já que hoje é dia disso, feliz dia da Saúde Mental.
Ei, calma. Falar da Pipoca é uma coisa, falar do Mateus é outra. Eu no lugar da Pipoca processava esta pessoa. Maldade dos pés à cabeça. Deficiente é o anonimo. Tem uma deficiencia mental grave. Deus me livre. Fico chocada.
Tenho uma amiga que costuma dizer o seguinte: 'Os humanos são bixinhos muito estranhos..' E não é verdade que são mesmo?! Não me espanta quando, nós, os bixinhos humanos, compramos o que gostamos, lemos o que gostamos, vamos onde nos sentimos bem...Mas transcende-me quando os bixinhos (não tão humanos assim), sentem a sórdida necessidade de ver, ler ou tecer considerações sobre coisas que até lhes causam grandes aflições e arritmías cardíacas, é como uma fobia, meu querido bixinho 'Anónimo', muito pouco humano, se te faz aflição e alergia, coça-te, chega um creme... mas por favor, poupa-te a essa horrenda aflição em que vives, sempre cheio de alergia pela vida dos outros, porque cada um cuida da sua, e a tua deve ser pequenina...como um bixinho, mas dos que de humano ou inteligente, pouco têm...acho que as moscas vivem 48h, será isso?
Mas o mundo tem rainha?
Olha eu só acho que és uma puta por receberes essa roupa toda de desporto de patrocinadores. Acho indecente, porque eu também queria e não tenho. Portanto és uma puta. Era só isto :)
O mal é que hoje em dia as pessoas exibem-se demais, falam demais e exageram-se demais e depois dá nisto.
Infelizmente a Pipokita de quem eu sou tão fã tem censurado meus comentários que até nem dizem nada de mal, apenas expresso que nao gostei da calça castanha ou sei lá mais o que, mas sempre com nivel! Agora vamos e venhamos.....tu tens imã para estas coisas hein? Ula la la que parece tb que tu gostas destas farofadas...kkk
Admira-me é tua vida correr bem com tanta inveja em cima de ti...... LOL
Como diria minha avó reza o Credo ;)
Cruzes canhoto! Caro anonimo e anonimo 2 que concorda com o 1º, Por favor matem se e fujam para Africa, Obrigado!
vem ver Africa de perto nao vejas pelos jornais ja dizia Boss AC
nunca comento posts mas agr pisaram-me nos calos,
chega de pensar em africa como um pais, como uma zona, como uma aldeia e nao digo isso a AGM mas aos anonimos e pessoas ditas de bem que sempre metem Africa ao barulho sem terem a minima noçao de como se vive em Africa.
ao anonimo começa por fazer caridade na terriola onde tu vives que deve ter alguem necessitado com toda a certeza e depois vem tentar falar do povo de africa e da tristeza da fome em africa.
e a Ana por favor faz mais passatempos internacionais a ver se ajudas esta itgirl africana a conseguir mais malas e sapatos... ja que toda a gente auer ajudar os pobres em Africa comecem por mim que sou uma pobretona e para fazer ainda mais de coitadinha... a minha terra nem centro comercial tem... HELPPPPP
beijinho no ombro, uma africana com muito orgulho
Passo por aqui sempre, embora nunca tenha comentado. Hoje sinto que deve faze-lo. Gosto do que você escreve e acompanhei seu crescimento como pessoa, através de seus textos. Quanto ao Mateus, ele é um menino bonito, com um sorriso contagiante.
Que Deus abençoe você e sua linda família.
Com pessoas com coragem para fazer este tipo de comentário não é de estranhar que haja tanta guerra no mundo (incluindo Africa) ...
Gosto tanto do "just smile and wave" é a melhor coisa a fazer, esta frase está presente no meu dia-a-dia! Haja paciência para gente tão pequena de espírito! Sofia
Este Sr Anónimo deve ter uma grande dor de cotovelo, e o pior, é q n sabe viver com ela! Sr Anónimo, sabia que a inveja é uma coisa mm muito feia? Olhe, tenha muito cuidado p n trincar a língua, pq será a sua morte pela certa, com tanto veneno...... Olhe, faça-nos um favor...... tenha dó, já q é tão bom samaritano, e vá até à Libéria ajudar os necessitados, mas fique por lá, pq aqui n faz falta nenhuma e sempre poderá almejar um lugarzinho no Céu! Boa? E...... Boa Sorte!!
Anónimo, faça um favor ao mundo e procure ajuda psiquiátrica rapidamente. O seu comentário além de maldoso e cheio de inveja foi simplesmente... doentio. Assusta-me que existam pessoas capazes de se referir a um bebé da maneira como o fez.
O Mateus tem qualquer coisa de deficiência... isto é do mais reles que se pode dizer, só alguém com merda no lugar do cérebro e lixo no sítio do coração diz tamanha estupidez! Eu tenho uma filha deficiente e mostro fotos delas ao mundo, para mim é linda, é mesmo "qualquer coisa demais"!!! Há gentinha no mundo que não merece o chão que pisa! Reles! Mas uma coisa é certa: o que damos ao mundo recebemos do mundo! Por isso um dia o mundo irá pagar-lhe as suas palavras e atitudes! E pelas aberrações que diz o melhor é não esperar nada de bom!
Dora
És tão boa que fico horas agarrada à barriga de tanto rir com o que escreves.
Um beijinho grande giraça!
Ficava aqui a noite toda a ler os comentários eheheh mas só tenho uma coisa a dizer: Boa Pipoca, continua a seres quem és, e o resto é conversa!!!!
Desculpem-me (Pipoca e restantes leitores) a expressão coloquial mas mijei-me de riso a ler isto!!! Isto há com cada uma...
ahahahah giro giro era ires a um país de África e correr com uma placa dizendo: Anónimo estou aqui!!! ahahaha
Pipoca, apenas posso dizer parabéns pela elegância com que gere a ignorância de algumas pessoas.
Ana
Basicamente a Pipoca tem a voz da mãe deste anónimo.... para ser simpática!!!
Mas só existem pobres em África? Segundo o Banco Mundial serão pelo menos 1 bilião a viver com menos de 1 dólar por dia, que pelos meus cálculos ultrapassa a população africana. Portanto meus amigos, pobres existem em todo lado, Europa, nas Américas, Ásia, etc. O pobre pode estar mesmo ao seu lado.
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares