Pub SAPO pushdown

Leituras de Verão

terça-feira, julho 29, 2014
Trouxe dois livros para as férias, sem grande esperança de os conseguir ler. A vida na praia mudou, passou de "horas esticadinha na cadeira a ler" para "horas a encher bóias, baldes de água e a escavar poças". Um outro registo, igualmente giro. Contra todas as expectativas, consegui ler os dois, uma loucura.

Comprei os dois na Feira do Livro, não estava à espera de adorar nenhum. O primeiro pela autora, o segundo pela capa. Não conhecendo a Rita Ferro de lado nenhum, achava-a assim meio entre o tiazorra e o pedante, uma snob a escrever romances de cordel. Mudei de ideias e li o livro num instante, um misto de diário, memórias e crónicas, muito terra-a-terra. Fiquei surpreendida -e maravilhada- pelo humor e ironia, foi mesmo uma óptima surpresa. E espero, ansiosamente, pelo próximo volume.
O segundo veio dar razão àquele provérbio do "não julgues um livro pela capa". Desconfio sempre de capas muito coloridas e cheias de bonecada, mas as críticas eram muito boas. E justas, porque o livro é fantástico. Pela estrutura, pelas personagens (aquela mãe é a maior do mundo) e pela história. Ganhou uma data de prémios e é uma óptima leitura de Verão.


21 comentários:

  1. As aparências... ;) Fico feliz que tenhas percebido que ela é muito mais que uma tia ;)
    Mil beijos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti será sempre uma tia! Ah ah! Mas sim, adorei a simplicidade e, sobretudo, a normalidade. Poderia ter medo de tocar em certos assuntos, mas fala deles com a maior descontracção. Muito bom!

      Eliminar
    2. Ah ah ah sempre!!! Tens de a conhecer pessoalmente. Imagina-a mesmo no meio das tias. Só rir... ;)

      Eliminar
    3. Ora ai está uma pessoa que eu adoraria conhecer! Já li textos dela e adorei sempre! Para além do mais, é sempre uma delícia ouvir uma entrevista com ela e o que eu me divertia com a "Conversa de Raparigas" na Antena 3. Uma mulher de personalidade vincada e com uma cultura extraordinária. Adoro!

      Eliminar
    4. Nunca li nada da Rita Ferro mas adoro ouvi-la no Conversa de Raparigas. Leva-me às lágrimas de rir. É uma tiazona muito cool!

      Eliminar
  2. Andava tentada a comprar o livro da Rita Ferro, mas agora vou comprar mesmo! Quanto ao outro fiquei curiosa ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Pipoca,

    Ando com vontade de agarrar um livro que me prenda. Depois de ler o Americanah não me sinto atraída por mais nada. Para além destes dois, poderias dar-me algumas sugestões relativas à literatura contemporânea?

    Muito obrigada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou super curiosa para ler o Americanah. Vale mesmo a pena? Ja leu outros livros da autora? Obrigada! Ines

      Eliminar
    2. Sim, vale! Eu adorei o livro. Já li o meio sol amarelo - que também é bastante bom - mas considero o Americanah melhor.

      Eliminar
    3. Obrigada! Vou comprar. Ines

      Eliminar
  4. A Rita Ferro é a maior pá. Tens de ler o "A menina é filha de quem?" que é um must.

    ResponderEliminar
  5. Tenho os dois na minha lista para ler.

    ResponderEliminar
  6. Rita Ferro ja gostei mas deixei de me interessar. Talvez volte. O segundo vale mesmo muito a pena. Muito bem escrito.

    ResponderEliminar
  7. Só li, ou melhor comecei a ler, um livro da Rita Ferro e não me prendeu minimamente (o 4e1 Quarto). Estou um pouco reticente quanto a essa autora..
    Em relação ao segundo estou bastante curiosa! :)

    ResponderEliminar
  8. Lá está: os filhos não são desculpa para deixar de ler. Melhor: não deveriam ser, não merecem isso. Cansam-me as mãezinhas que me dizem "pois é, tás praí armada em boa, afogada em tempo livre a ler mais um livrinho... eu também adorava ler mas desde que nasceu o Luís Miguel nunca mais tive tempo, tu nem fazes ideia". Eh pá, mas o Luís Miguel tem 7 meses, que livros gostaste de ler antes dele nascer? E aí, no topo do ranking de respostas, surge "Os Maias", que eu tenho pra mim, leram certamente no liceu e por obrigatoriedade. Não tenho absolutamente nada contra quem não goste de ler. Para mim é fundamental, desde que aprendi a ler. Mas não o é para muita gente. Por isso não usem os filhos para se desculpar disso. A Ana gostava de ler, teve um filho, continua a gostar. E há muitas Anas. E depois há as Sicranas: nunca gostaram de ler, tiveram um filho, continuaram a não gostar. Mas agora têm uma desculpa. E das esfarrapadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto deste comentário!!! É tão verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ah ah ah
      E o clube de leitura?? Estavam aqui nos comentários a falar no Americanah e eu só ouvi falar desse livro aqui quando o meteste na votação! Volta com o clube, mas desta vez à séria por favor!

      Eliminar
    2. Gosto da rita ferro. Não conhecia o outro, mas fiquei curioso!

      letrademedico.blogs.sapo.pt

      Eliminar
  9. Já li o da Rita Ferro, assim como o " a menina é filha de quem". Adorei!
    Sou "amiga" da Rita Ferro no facebook e asseguro-vos que é dos murais mais animados que já vi. A Rita é de uma simlicidade sem igual, interage com todas as pessoas. O que a torna ainda mais uma pessoa especial. Não, não é das que tem a mania que é vedeta. Adoro-a!

    ResponderEliminar
  10. O clube do livro da pipoca acabou? era uma ideia tão boa :) Também é possível que continue e eu não saiba, e peço desculpa se for o caso.

    ResponderEliminar
  11. Adoro a Rita Ferro!!! Li apenas um livro dela e não achei nada de especial, mas ouvia-a sempre no programa “Conversas de Raparigas” (que muito infelizmente acabou) e fiquei fã da senhora. É uma mulher muito sensata e inteligente, identifico-me muito com a sua maneira de pensar. É um prazer ouvi-la! O livro é que não me convenceu, mas só conheço um, tenho de tentar outro.

    ResponderEliminar
  12. Da Rita Ferro li "A Menina Dança?" e gostei. Não me importava de ler outro se me viesse parar às mãos, mas não me estou a ver a comprar mais nenhum só por causa da autora (se bem que, se pegar num numa livraria, folhear e ficar curiosa sobre a história, não me estou a ver a não comprar!). O outro livro deixou-me mais curiosa.

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis