Hoje, depois de publicar as fotos da festinha do Mateus, fui brindada com o seguinte comentário:
"Não era suposto ele já andar? Só o vi a gatinhar... parece subdesenvolvido!"
"Não era suposto ele já andar? Só o vi a gatinhar... parece subdesenvolvido!"
Não é o primeiro comentário que esta pessoa fofinha me deixa. Nos últimos tempos, entre este blog e o outro, já deve ter deixado uma boa dúzia deles, sempre dedicados à temática "não-te-sentes-mal-por-o-Mateus-não-andar-quando-até-já-o-principezinho-de-Inglaterra-anda-e-ainda-por-cima-é-quatro-dias-mais-novo?". Tenho ignorado, mas como não podemos negar as evidências, mais vale assumi-las.
É verdade. Era suposto o Mateus já andar. Segundo o Decreto-Lei Nº 2486006901/2014 o Mateus já deveria andar. A Lei é bem específica quanto a este assunto: "toda e qualquer criancinha que complete 12 meses e ainda se limite a gatinhar pode ser considerada um ovo podre. Os pais e todo o entorno da criança devem, inclusivamente, tratá-la assim, por ovo podre. Para um tratamento mais eficaz, aconselha-se que lhe preguem também uns valentes pontapés no rabo, para garantir que se põe de pé mais depressa. Se, ainda assim, a criança insistir em arrastar-se pelo chão, não dando provas de cooperação e boa vontade, entramos então no domínio do espiritual, e aí já é preciso um exorcista que lhe tire o diabo do corpo. Em todo o caso, estamos sempre perante uma criança subdesenvolvida, já que a Lei define que o tempo limite para que se levante e ande são os 9 meses, 14 dias e duas horas. Depois disso, é apenas considerada estúpida. E um ovo podre".
A culpa foi minha que não prestei atenção à actualização da Lei. As coisas estão sempre a mudar, uma pessoa não compra o Diário da República com a frequência com que deveria e depois, claro,não se põe a par. Li sobre o assunto quando engravidei e ia jurar que nessa altura a Lei dizia que só era suposto os miúdos andarem aos 13 meses, 19 dias e quatro horas e meia, por isso estava descansada da vida, ainda tinha algum tempinho para resolver o assunto. Mas pronto, percebe-se, estamos em crise, tem de ser tudo mais rápido, qué lá isso de ter um bebé de 12 meses que só gatinha? Na, na, na, meu menino, vamos lá a dar às pernas que há muita coisa para fazer pelo país e não podemos estar à espera que estes pequenos parasitas se decidam a andar. Era o que faltava. Na minha altura, tempos fartos e de vacas gordas, a conversa era outra. Segundo a minha mãe, tanto eu como o meu irmão só começámos a andar entre os 13 e os 14 meses. Mas aí o País nadava em dinheiro, não havia pressas, os bebés podiam fazer tudo com mais calma. Agora não.
Confesso que o comentário desta leitora me deixou triste, talvez até um pouco abatida. Eu achava que tinha um puto normal e vivaço, mas afinal é subdesenvolvido. Sacana, enganou-me bem. É verdade que, às escondidas, eu acendo velas para que ele comece a andar o mais rapidamente possível. Estou ansiosa para não ter mão nele, para não ter um segundo de descanso, para o ver a correr desvairada e violentamente contra as paredes, para o ter pela sala a varrer tudo o que está em cima dos móveis, para o levar para o hospital com a cabeça rachada, depois de se espetar contra o canto de uma mesa. São tudo coisas que eu quero muito para a minha vida, e quanto mais rápido melhor. Gatinhar não dá assim tanta adrenalina, preciso de mais. E tem de ser rápido, aparentemente, porque "era suposto" o Mateus já andar.
E depois, claro, a comparação com o príncipe de Inglaterra, que me deixa arrasada. Que grande merda esta de ter um filho plebeu. Fosse ele da monarquia e era vê-lo, com um ano, a participar em maratonas, a comer correctamente de faca e garfo (e a saber distinguir os de carne dos de peixe), a tocar a 5ª Sinfonia de Beethoven, a falar fluentemente japonês e russo e a apanhar moscas com pauzinhos. Mas não, logo tinha de me calhar na rifa um puto que só sabe andar atrás de mim pela casa a gatinhar (parece um cão, raizopartam), que dá puns e arrotos, que às vezes se baba, que enfia as mãos na sopa, que só diz "papá" e "mamã" (papá e mãmã, tchhhh..., para que é que essa merda me serve?) e que chora. Que nojo, o miúdo chora, que coisa terceiro-mundista.
Enfim, se alguém souber de sítios para onde o possa enviar a ver se este problema do "não-andar" é resolvido, agradeço muito que partilhem. Claramente, tenho sido demasiado branda. Estava em negação, não queria acreditar que tenho um filho de 12 meses (essa enormidade de tempo) que não anda, mas está na hora de pôr fim a isto. Pancada no lombo é o que ele está a precisar. A ver se não lhe passa logo o subdesenvolvimento todo. Está na hora de acabar com isto de ter um filho feliz. O que é que interessa se é feliz se depois não anda nem faz nada de produtivo, o cabrãozinho?
Adenda #1:
o pai da criança subdesenvolvida, depois de ler este texto, acaba de me informar que só começou a andar aos 24 meses. Escondeu-me isto durante uma vida. Tivesse eu sabido disto mais cedo e não havia boda para ninguém.
Adenda #1:
o pai da criança subdesenvolvida, depois de ler este texto, acaba de me informar que só começou a andar aos 24 meses. Escondeu-me isto durante uma vida. Tivesse eu sabido disto mais cedo e não havia boda para ninguém.
Adenda #2:
Se estupidez normal das pessoas é coisa que já me preocupa, a estupidez intencional transtorna-me. Pessoas que escolhem, deliberadamente, ser estúpidas, deixam-me a pensar que o mundo é um lugar esquisito e perigoso.
285 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 201 – 285 de 285Anónimo das 15:15 Ah isto é um Blog, pensava que isto era a messe do Hospital de Santa Maria... enfim equívocos, equívocos.....é da idade.... então se não é uma consulta/relatório médico, é o que? se reparar o anonimo falou enquanto ortopedista e fez o diagnostico... está tudo Ok com o Mateus... Pipoca não precisa de se preocupar.... fala quem sabe..... !
O Ortopedista falou em especifico do Mateus.... não disse que era normal que as crianças aos doze meses não andassem.... vocês não leem e depois fazem comentários, enfim......
A estupidez alheia não tem limites, ai ai ai.
A minha irmã fez ontem 15 meses e só começou a dar os primeiros passos sozinha (e bastante desequilibrados) a semana passada.
ao ter um blog, e ao ter a e dar a exposição que este lhe dá, é normal que tenha que lidar com situações destas. das duas uma, ou corta o mal pela rais ou lida com esse tipo de comentarios.
xoxo
Rafaela Avidago
www.rafaelaavidago.blogspot.pt
Que bon, que alívio, ler estes comentários de muitas pessoas que já adultas só comem sopa passada, porque sou constantemente pressionada e criticada pelo pai do meu filho que só lhe dou sopa passada e já tem 7 anos....
Não ligues não merecem....
Pipoca... A pessoa que escreveu aquela bela porcaria fez mais algum comentário ou fez glu glu e calou-se de tanta vergonha... Partilhe pff :)
Chegavas a comer a sopa com as lesmas ou conseguias apanhá-las? É que com lesmas ficva muito mais nutritiva, logo um desenvolvimento mais rápido! LOL
Estou chocada realmente,essa senhora nem deve ter dado pelo comentario rudiculo que fez.
Pipoca penso que está a ser extremamente simpática, porque se não me falha a pessoa que fez o comentário cometeu um erro de escrita, o que eu quero dizer com isto é que apesar do comentário ser triste e até ofensivo a pipoca teve "compaixão" para com a triste pessoa ou então nem se apercebeu, o que é compreensível. Para concluir gostaria de lhe dizer que admiro o facto de conseguir brincar com a situação. O Mateus é um bebé perfeito logo não tem nada com que se preocupar
Porra Ana ...grande merda...olha devolve o puto...antes que ele comece a tirar macacos do nariz.
Eu pensei devolver a minha até sábado passado quando deixou a chucha...foram 5 anos em que julguei que a miúda era mal amada e uma coitadinha...felizmente deixou antes de ir de férias porque caso contrário tinha a devolvido a precedência.
O Mateus é lindo men...lindo mesmo
Valha-me eu! Que gentinha tão desagradável, profundamente idiota e cruel.. Não ligue pipoca, o meu filho começou a andar aos 14 meses e atenção, porque entre que dá os primeiros passos sozinho (no meu caso aos 14 meses) e começa andar,passam umas boas semanas (ou meses, já nem me lembro). E faz-lhes tão bem gatinhar...é um excelente exercício!! Que santa paciência que há que ter, credo!!!!!
Não costumo ser muito violenta :) mas perante atrocidades como o comentário infeliz dessa "leitora" (ler "pessoa-que-não-tem-mais-nada-para-fazer-na-vida-a-nao-ser-tentar-infernizar-a-dos-outros), só me apetece dizer o que um amigo meu diz muitas vezes: era dar-lhe com um gato morto até este miar...lol...(salvo seja...pobre do gato...).
Adorei a reação da Ana Garcia Martins! Parabéns!!!!
Somos um país de muita gente estúpida, burra, mesquinha e mal formada!!!
Nojo de gente!!!
E invejosos! E uma grande cambada de calões!!!!
Não temos o que merecemos com esta gentinha...
Ó moça do comentário abjeto: DESAPARECE!!!
Pipoca acho que não vale a pena insistir. Ainda deves ir a tempo de trocá-lo por um modelo mais recente. O mateus2.0 já vem com a capacidade de andar, contar até dez, dizer mais de 100 palavras, tudo antes dos 12 meses.
Tão bom!!!
Tenho um filho com 4 anos super feliz e saudável.
Não faço a menor ideia quando é que começou a andar, não me lembro!! Nem sei 'o que é que é suposto'
Tinha saudades de um post assim <3
E ainda devo fazer o papel da má mãe quando fazem perguntas: dentes, andar, falar....sei lá!! É feliz.
Se fosse anormal o atrasado acho que daria conta disso....
O que eu me ri com o post ! Realmente, há com cada um ... não sei como aguenta este tipo "ataques" pessoais e gratuitos
Olá Pipoca!
Adoro os teus posts, mas este é dos melhores! Adoro a pinta com que mandas esta "pessoa" dar uma volta.
Pareces, enquanto Pipoca, não estar muito preocupada com o fato de o Mateus não andar.. e podes, e deves, continuar assim! Sou psicóloga e... adivinha oh leitora invejosa de não saber escrever tão bem quanto a Pipoca, de não ter o estilo da Pipoca, de não ter um maridão como o da Pipoca nem um filho gatão, é normalissimo! Não fazemos todos as mesmas coisas ao mesmo tempo!
Pipoca, continua a arrasar e a mostrar esse filho bom como o milho ;) *
tem um grau de instrução e educação tão baixo - por vezes é precisamente o contrário, são pessoas com mais escolaridade q dizem estas barbaridades. . .
Ah ah adorei!
Só tenho a dizer 2 coisinhas: 1° ignorante(burra,invejosa) esse ovo podre que fez esse comentário e 2° ADORO a tua maneira de aniquilar esses ovos podres :)
Brutal!!! E depois do andar vem o falar!!! Prepara-te!
O meu puto andou sozinho com 9 meses agora com 20 meses nada de falar a nossa língua, mas não se cala um minuto; sempre a tagarelar na língua dele. E depois de tanto ouvir comentários não sei se o hei-de inscrever já num instituto de línguas, ou vai na volta somos nós que teremos de ir para aprender a língua dele. Indecisões de pais de primeira viagem.
Sou Terapeuta Ocupacional e por isso percebo alguma coisa, mas sim, só mesmo assim alguma coisa, do desenvolvimento da criança.
Por isso, aqui partilho as coisas que decidi inventar baseando-me não na evidência e em artigos e estudos científicos mas sim nas duas únicas crianças que vi....NOT!
Então cá vai:
1 - Antes de mais o Mateus nasceu prematuro, logo é necessário fazer-se a idade ajustada
2 - Nem todas as crianças gatinham e/ou rastejam, embora seja bom estimular essas formas de deslocação pois promovem a dissociação de cinturas (escapular e pélvica) bem como a força muscular (nomeadamente de braços e mãos). Importância dos pontos que referi? Bem, só uns exemplos: dissociação de cinturas -» promove marcha mais correcta, contribui para a coordenação; força muscular de braços e mãos: coordenação, motricidade fina essencial para que a criança seja capaz de correr fechos, apertar botões e mais tarde cordões, fazer a pega correcta do lápis e aplicar a força adequada no papel, sem mostrar fadiga. Enfim, muito mais poderia ser dito!
3 - Mesmo que a idade já estivesse ajustada É NORMAL os bebés estarem mais evoluídos ou mais atrasados numas áreas do desenvolvimento que outras. Só passa a ser um desenvolvimento atípico quando está consideravelmente longe da média. Sim, leram bem, MÉDIA, pois não há uma data específica.
4 - Não estejam preocupados caros leitores pois parece-me a mim que a Ana e o Ricardo têm conhecimentos suficientes acerca do desenvolvimento da criança de modo a que se algo começar realmente a parecer-lhes estranho eles saberão procurar ajuda médica e técnica. Digo eu!
Beijinhos e tudo de bom
Isto nem merece comentário possível!! Certamente essa pessoa fofinha é ultra inteligente e super despachada na vida e tem (ou acha que vai ter ) filhos génios!! Ou naaaaaaaaaooooo!!
Tenho a certeza que em alguma altura da vida, irá engolir cada letra que escreveu!!
Mas é muito comum e NORMAL andar sem gatinhar ;)
Parabéns ao bebé pelo aniversário e acima de tudo por ter uma mãe que não entra em competições do tipo "o meu bebé é melhor que o teu"... As crianças crescem ao ritmo que bem entendem... Uns são mais rápidos a adquirir novas competências, mas demoram mais tempo a treiná-las,outros demoram mais tempo a iniciar mas fazem logo tudo bem; uns são melhores na motricidade grosseira, outros na fina,ou na linguagem. Miúdos mais magrinhos tendem a iniciar a marcha mais cedo, os mais cheios têm que levantar mais peso e custa mais...
Felicidades ao bebé e não perca tempo com quem não merece.
Lamento Pipoca, não e posso ajudar.
Os meus filhos (aliás, ovos podres) também não andaram antes dos 12 meses...
Uma tristeza. Enfim...
Mais um texto teu sublime, Pipoca!
vidademulheraos40.blogspot.com.
Ora que concordo com este comentário!
Meu deus, eu comecei a andar com 1 ano e a "falar" (mãe e pai conta como falar não conta?) aos 7 meses. Sou da realeza! William larga a Kate! Anda cá fazer-me um filho!
Gente que só está bem a tentar fazer com que os outros fiquem mal, ignora pipoca. Para essas pessoas utiliza a expressão do Madagáscar "É sorrir e acenar" :) Ah e o Mateus é lindo e, sim, só apetece apertar e dar beijinhos nas bochechas :)
-Liliana
Amei o post! E realmente não há pachorra pra pessoas que gostam de mandar postas de pescada... O Mateus é lindo! Eu comecei a dar os primeiros passos com 9 meses mas depois dei um valente trambolhão que me fez ganhar medo (segundo a minha mãe me conta) e só recomecei a andar bem depois dos 12 meses. Cada um tem o seu timing, faz ouvidos moucos a certos disparates.
Se a Pipoca respondesse aos elogios isto era CHATO! Ia parecer os discos pedidos daquelas rádios locais para onde as velhinhas ligam e antes de pedirem a música estão um tempão a falar do reumatismo!
Bolas, é muito melhor rir com esta resposta da Pipoca. E ficarmos a saber que tipo de mentes por aí andam.
Concordo com o anónimo das 16:03, comentário desnecessário. Até porque o síndrome de Asperger está relacionado com dificuldades em relacionarem-se com outras pessoas mas não prejudica o seu desenvolvimento cognitivo, podem até ser muito inteligentes. Informação precisa-se.
No entanto também sei que há pais que têm dificuldades em reconhecer as "diferenças" dos filhos, mas não é de todo o que se passa aqui.
Impressionante esse subdesenvolvimento do Mateus!
Pipoca, devia ter vergonha (de ter leitores destes)!
Vai-me desculpar, mas não reparou que eu disse que cada criança tem o seu ritmo?! E qual foi o disparate que eu disse? Dei-lhe um exemplo concreto de duas crianças (por sinal mãe e filha), ambas acarinhadas, acompanhadas e estimuladas, com ritmos completamente distintos!!!!
Não gatinhei... e daí?!!! A minha filha gatinhou aos 11m... E daí?!!! Ambas saudáveis e cheias de energia. Onde é que eu disse que o não ter gatinhado foi por assim terem forçado?!
Qual foi o disparate que eu disse, afinal?! Simplesmente não entendo o seu comentário descabido.
Help! Pff ajudem me nunca gatinhei dizem que metia o pe p baixo do rabo e me atirava p frente: sera q sou subdesenvolvida??? Adoro os pseudo pediatras com a mania de opinar, tenho um filho de 3 anos e 2 pseuodo sempre a businar me aos ouvidos ou pq o menino n dorme o suficiente, ou pq n come ou pq devia de apanhar mais, ou pq e um vadio pq todos os dias vai ao parque, ao cafe, brincar com os amiguinhos aqui no predio.... Enfim existe sempre uma desculpa p me chatearem a cabeca, a mim bebe de 36 anos q sai de casa com 20 anos, e me passado de forma constante o atestado de que nao sou uma boa mae..... As pessoas gostam de falar e nos temos de as mandar e bugiar
Ahahah muito bom!
Pipoca :) a pessoa em questão voltou aos comentários, ou ficou envergonhada no silêncio. Hoje leva o Mateus a correr correr consigo :) e depois não anda, corre logo.
Óh pessoal que gosta de usar a palavra hipócrita, aqui o problema não é a Ana ficar sensível com o tema "o Mateus já deveria andar", e sim o uso da palavra "subdesenvolvido". Se o comentário fosse "óh Ana mas esse rechonchudo ainda não anda?" Aceitável. AGORA acusar a criança. sim pessoal, acusar, de SUBDESENVOLVIDA LOOOOL Não sejam ridículos!!
Não achei que a pessoa ao escrever isto estivesse a ironizar.
Acho que só estava a meter as coisas em perspectiva.
Pelo menos eu interpretei assim.
Na minha opinião, ambos os comentários reforçam a minha ideia. Tudo muito poético na verdade. As pessoas respondem porque se sentem atingidas ou se revêem de alguma forma em alguma coisa. Respeito as vossas opiniões, posso é não concordar, como todos tem esse direito. Parece que surge a necessidade de justificar ou de defesa!
A minha andou aos 16 meses, Fonix.
O máximo! Uma resposta mesmo ao estilo da Pipoca! Apesar de mais velha sou sua fã incondicional! É uma pessoa que me faz rir mesmo no meio da crise que atravessamos, mesmo quando sinto saudades da minha filha que está a estudar fora!
Parabéns pelo seu blog e ao Mateus que é um querido! Convido-a a espreitar o meu blog
http://agorasoumaminka.blogs.sapo.pt/adoro-praia-10058
Epa porra estas pessoas não tem mais nada que fazer? Passada ou não passada, com calhaus de brocolos a boiar ou com massa, o que é que interessa? Vai tudo para o mesmo sítio!
Lol qual é a associação de ter entrado em Medicina vs Sopa Passada? Não percebi...
Tenho 25 anos e sopa passada é comigo! Comecei a andar super tarde, aquilo dava trabalho pá!
No entanto, hoje tenho uma boa carreira e formei-me das melhores do curso!
As pessoas são limitadas e gostam de magoar os outros.
O teu Mateus é LINDO! E tu és uma óptima mãe :D
Estou safa! Não me lembro exatamente de quando é que o meu começou a andar. Ah!... espera. Isso faz de mim uma mãe quê? É melhor não dizer ao miúdo onde são os correios aqui da zona, não vá ele querer devolver-me!
ola pipoca
acho que nunca comentei aqui no blog mas desta vez tem de ser porque ja estou cansada que as pessoas deem palpites sobre os nossos filhos. o meu Martin tem 3 anos e meio. comecou a gatinhar aos 6 meses e aos 11 meses e meio ja caminhava. tudo certo. toda a familia contente e ninguem tinha nada a dizer. depois veio a altura do desfralde, porque é melhor desfralda-lo no verao, porque ja tem 18 meses e esta na altura...bla bla bla... desfraldeio durante o dia com 2 anos e meio e a noite ja tinha mais de 3 anos. tu nao fazes ideia das pessoas que me criticavam, porque gastamos muito dinheiro em fraldas (nunca pedi um tostao que fosse para fraldas a ninguem), porque ele ja tem idade pra fazer na sanita...bla bla bla ... agora o problema é que com 3 anos e meio o meu filho Martin, desenrascado a andar de bicicleta, trotinete, tecnologias como computador, telemovel e tablet nao fala, ou melhor fala pouco. nao fala frases basicas, apenas diz palavras soltas. familiares e amigos ja me perguntaram pk que ele nao fala ou que lingua é que fala. a lingua que ele fala é o Martines, ele percebe e os pais tb. Estimulamo-lo muito mas é dele. a nossa comunicacao é perfeita para os pais agora para os de fora nao. as pessoas dizem que temos de o levar ao terapeuta da fala e ja fui encarregar me disso. Vivemos na suiça e so temos logopedista daqui a 6 meses porque nao ha vaga antes. ohh que estranho, nao ha vaga... se calhar porque existem centenas de meninos aqui na zona. ahhhh afinal nao é so o meu...pois... todos os dias vejo evolucoes na fala do meu filho. ele é esperto para tudo. mas coitadinho pra falar é burrinho...ahahahahahah. o que lhe quero explicar Ana é que as pessoas vao sempre falar mal e dizer que voce nao faz um bom trabalho bla bla bla... mas o que importa é como o seu filho se sente consigo. e eu e o meu filho amamo-nos de paixao. bjo
carina matos, mae primeiriça desde dez. 2010
O meu filho tem quase quase 1 ano, não anda, não diz nenhuma palavra, faz xixi e coco na fralda, usa chupeta e tenho de lhe dar comida à boca todos os dias! Oh meu Deus.... que filho estou eu a criar!
Por favor depois publique a clínica em que o vai internar, ou o tratamento que lhe vai fazer, para eu também adoptar esse método, a ver se a criança fica mais normal.
Enfim....
(adorei o post, mesmo!!!)
A minha fez 15 meses e andou 2 dias depois (faz hoje 1 semana) mas a maior parte do tempo ainda gatinha. Que atrasadinha me calhou!!!! E não diz praticamente nada e chama "mã" e "pá" a mim, ao pai, aos avós, aos tios, à cadela :D Às vezes lá acerta!!! Que burrinha!!! E o pediatra e os entendidos que escrevem livros não percebem nada disto pois dizem que ela está óptima!!!!
A estupidez e a inveja andam por aí, daí esses comentários desprovidos de inteligência e bom senso. A resposta está do melhor, muito bem escrito! :) Beijinho
ehehe...fui bem apanhada...conheço essa...fartamo-nos de rir aqui no trabalho c esse vídeo..muito bom!!!
Que post hilariante, dei umas boas gargalhadas!!! O mundo tem uma fauna muito variada, vê-se de tudo... a tipa não é só parva e mal formada por tecer esse tipo de comentários a uma mãe, mas ignorante porque não sabe que cada criança tem o seu ritmo de crescimento e aos 12 meses um bébé não andar, é normalíssimo.
é da humidade!! ai os chineses...tomou uma vinagra!!
E o meu que começou a andar aos 9m e a gatinhar aos 12m? Será que também devo pesquisar sobre "etapas trocadas"?
Como educadora de infância, tenho algumas situaçoes caricatas uma dela foi exactamente igual à de que fala no seu comentário.
Tive uma criança que não andava na creche mas a mãe dizia que ele andava maravilhosamente bem em casa eu não acreditei, até que um dia em que filmou e me mostrou fiquei "chocada" parecia outra criança :S
Naquele dia insisti tanto com ele que passados dois ou três dias já andava lindamente na sala.
Upssss, usei fraldas até aos 11 anos ! Adriana, 22 anos :)
a minha 1ª andou com 12 meses, os gemeos(com estimulo igual) um andou aos 15 e outro aos 17. isso depende dos miúdos. que imbecilidade diz esta gente..
Obrigada pipoca! Tenho gémeos, prematuros, com 4 meses e só tenho a agradecer por me alertar para a "lei" estarei atenta para não deixar passar os 12 meses... lol... já agora, depois diga por favor se o recurso às velas deu resultado, não vá ter que recorrer a esse meio! Hihihihi isto há gente com cada uma.... deixem as crianças serem felizes e preocupem-se com o que devem...
Olá Ana!
Consulto todos os dias o blog, mas não costumo fazer comentários.
Só lhe queria dizer que, na minha modesta opinião, cada criança tem o seu ritmo e o importante é que tenham saúde e sejam felizes.
Pipoquinha a minha família sempre me comparou a um primo meu que mal acabou o liceu, é moralmente desprezível e por aqui me fico porque a lista é longa. Ser feliz, ter muito amor e carinho é melhor alimento para o desenvolvimento das redes neuronais, comprovado cientificamente. ;)
Este tipo de post deixa-me desiludida...dos 80 e qualquer coisa comentários que foram deixados no post sobre a festa do Mateus a Pipoca escolheu pronunciar-se sobre este...mas porquê? A mim parece-me que quem deixa este tipo de comentário está mesmo a contar com uma reacção destas. E também me parece que seria bem mais bonito, e generoso da parte da Pipoca, escrever um post com o titulo "haverá comentadores mais fofos do que os meus" porque, convenhamos, a maior parte dos comentadores diz que o Mateus é lindo e fofo e a coisa mais querida...
Tudo muito bem agradecer aos leitores de cada vez que se atingem não sei quantas mil visitas, mas a mim parece-me muito melhor agradecer a toda a gente que aqui vem e deixa comentários positivos do que escrever um post inteiro sobre uma pessoa que, provavelmente, não tem melhor que fazer do que visitar uns quantos blogues e destilar a sua amargura pela blogoesfera...
Parece-me....mas posso estar enganada!
Não te preocupes, Pipoca. A filha da Kim Kardashian deu os primeiros passos quase aos 13 meses, parece que o teu filho não é o único "ovo-podre".
Adorei o post!
lol! Nao sei quem é mais subdesenvolvido, se o Mateus se a mãe!! As crianças prematuras têm um atraso maior no desenvolvimento, é um facto mas normalmente as crianças quando começam a andar mais tarde, começam a falar mais cedo e o Mateus nem uma coisa nem outra. O Ricardo so omeçou a andar aos 24 meses, acha normal? Pergunte aos pediatras se é normal... Porque não é. e Fazer um texto sobre isto com tamanha ironia e estupidez, é tão ridiculo meu deus.. E depois diz q esta "ansiosa q ele va contra as paredes a correr" lol sou educadora de infancia ha anos suficientes para saber que se a criança for bem educada não é preciso esconder tomadas e esquinas de mesas, porque se a criança souber ouvir um "não mexe" e for bem educada, lhe garanto que nao mexem mesmo. Nunca movi uma palha de sitio com os meus filhos e nc nenhum abriu cabeças nem apanhou choques nem nada... como dizia um professor meu "a eduação, já vem da barriga!". Tem muito que andar ainda... e sim, o seufilho esta atrasado para a idade. 12 meses e mãmã, papa e gatinhar apenas, sim, é pouco mesmo para prematuros.
Bambora equipa, há mais 5km de pano para mangas para discutir o sexo dos anjos!
Já vi bebés a andar e falar frases completas com 9 meses.
Também já me deparei com muitos (maioria), que começaram a andar aos 14/15 meses, com aquele andar trapalhão tão característico deles.
Cada criança tem o seu ritmo e só os ignorantes maldosos fazem comentários como esses.
As crianças são imprevisíveis.
A minha filha tinha 15 meses e nada de andar. Perna à frente ou atrás agarrada a alguma coisa e não passava disso. Já o irmão tinha começado a andar com 14 meses.
Um dia num parque infantil cheio de areia, onde o irmão se divertia naqueles cangurus, a pequena não achou piada nenhuma ficar especada a olhar. Em questões de segundos largou a minha mão e começou a fugir em direção aos baloiços como se andar assim do nada, fosse para ela a coisa mais natural do mundo. Aterrou cerca de 50 metros à frente na areia toda feliz. Desde esse dia nunca mais deixou de andar. Cerca de 2 meses depois fui abordada na rua por uma senhora que me disse que a menina devia ser "aleijada das perninhas" porque passava a vida a cair. Naquele momento fiquei sem chão.
A maldade das pessoas não tem limites. Pedi diversas opiniões médicas e levei sempre a mesma resposta: - Não ligue a gente doida!
Hoje já adulta a minha filha continua a cair como qualquer um de nós, não no chão, mas sim nas rasteiras da maldade humana que não usa a meios para atingir fins.
Deixa a tua criancinha seguir o seu ritmo.
Beijos
Eu tenho 25 anos e nem de sopa gosto. Devo ser atrasada mental 8D
Ah ah ah! Por favor, diga-me onde é que trabalha para eu garantir que o meu filho NUNCA lhe irá parar às mãos. Eu pensava que só havia bruxas nos filmes da Disney. Afinal existem na vida real e são educadoras de infância. ME-DO!
Olá Ana! A minha filha começou a andar umas semanas antes de fazer dois anos, portanto, eu levei com essa conversa durante um ano inteirinho... (do 1º para o 2º). E especialmente daquelas mães que os filhos com 1 ano já andam, correm, fazem o pino, lêm Kundera e Doistoivski, fazem o jantar lá em casa, e até compõem os seus próprios arranjos!! Enfim. O pior disto é que apesar de gozarmos ficamos magoadas com comentários destes sobre os nossos filhos, mas enfim, Ana, releve! Ah, a minha filha hoje corre, pula, dança, tão bem como os outros. Aliás, como dizia o Dr. Nuno Lobo Antunes, aos 30 anos ninguém se vai lembrar se andou com 1 ano ou 2. Cada um tem o seu tempo!
Bem acho que a minha filha vai ter uma boa herança porque de certo que a minha filha deve ser uma rainha ou coisa parecida porque começou a andar aos 10 meses e ja dizia umas coisitas! Bem tenho de ir investigar....ehehehehehe!
Pois, eu também. Comecei a falar cedo, mas andar foi só aos 2 anos, nunca cheguei a gatinhar. A minha mãe um dia olhou para mim e eu estava de pé.
Fazer este tipo de comentários desagradáveis sobre o desenvolvimento do bebé Mateus.... Que falta de bom senso!!
Olá Pipoca.
Venho, de vez em quando, ao teu blog, comentei uma ou duas vezes mas não resisto a comentar isto das etapas de desenvolvimento.
Mais um testemunho, embora um pouco diferente: o meu filho nasceu com 37semanas, teve o 1º dente aos 10 meses, nunca gatinhou e começou a andar faltavam uns dias para os 12 meses. Agora no que respeita ao falar...quando foi para a creche, aos 21 meses, só dizia já tá e pouco mais. Toda a gente com quem falava me dizia que era normal, toda a gente conhecia alguém que tinha começado a falar tarde e que hoje fala pelos cotovelos e, também tive alguns comentários de pais cujos filhos começaram a falar tarde e que depois se formaram em medicina, enfim...
Aos 2 anos, resolvi levá-lo a uma Psicóloga e, desde essa altura, andamos em consultas de Psicologia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. Hoje, tem 5 anos, já diz muitas coisas mas ainda está muito aquém para a idade.
Beijinhos.
Pipoca, eu tenho um Filho com mais de 4 anos e ainda não fala! Agora já não aceitam devoluções. Dizem que prazo expirou. Raiosospartam!!!
Em 208 comentários não há um, repito um, que concorde com essa leitora. Onde estão os comentários dessa pessoa, pode fazer um print screen? Sinceramente, alguém acredita nisto? E a brincar a brincar já são 553 likes e 229 comentários! Well done pipoca, well done!
A ana disse: crianças com ritmos diferentes
E a nádia responde: Cada criança tem o seu tempo
Só que a ana não foi agressiva e a nádia foi.
Delicioso! Aplaudo duas vezes :) Também tenho um filho com 12 meses que também não anda; descubro agora que é subdesenvolvido. Tinha de haver explicação! Graças a Deus que há leitoras atentas (inteligentes até) que não se limitam a ficar detentoras de todo o saber. A comparação com o príncipe explica tudo. Logo que saibam a solução de pôr as crianças com 12 meses a andar partilhem, também tenho que intervir (urgentemente) lá em casa.
Bem...há pessoas mesmo estúpidas! Mas a resposta é de 5 estrelas :-) Adorei!
Olá Pipoca! Estou fartinha de rir! Tanto, tanto, que já choro e me dói a barriga! Sou mãe de 3 meninos. O Simão, que tem quase 9 anos, não gatinhou, e começou a caminhar com 10 meses e a chutar tudo o que assemelhasse a uma bola ou, pelo menos, rolasse, como os rolos do papel higiénico. O Mateus (sim, sim, também tenho um, o que prova que somos ambas raparigas de bom gosto, ehe!), que tem 7 anos, só começou a caminhar sem apoio aos 16 meses, sendo que, nasceu prematuro, às 34 semanas. O Marcos tem quase 14 meses, só começou a gatinhar decentemente aos 11 meses e meio, e ainda não deu um só passo, embora se ponha de pé e vá onde quer, agarrado aos móveis. É de sublinhar que ele nasceu às 36 semanas, com uma restrição de crescimento. Mas, além de ser-se, ou não , prematuro, há algo mais importante: CADA CRIANÇA TEM O SEU RITMO E HORA PRÓPRIOS PARA FAZER ISTO E AQUILO. Eu comecei a caminhar aos 16 meses e meio e a minha irmã aos 9 meses. E???????? Cada um é diferente e ainda bem!!!!! Há dias fui bombardeada com comentários desses, relativos ao meu pequenino, mas chamei as pessoas de ignorantes na cara delas, e a conversa acabou. Já nem tentam abordar o assunto comigo...looool Manda essa gentinha "pastar", minha querida, e curte o crescimento do teu Mateus, ao seu ritmo! bjinhos para ele
A parte do berreiro , também o meu quantas vezes penso , qualquer dia tenho os vizinhos a porta ou a polícia para ver se estou a bater no garoto! Tem um vozeirão imaginável
Excelente!!!!
Estou farta de pediatras, de Professores do Ensino Especial.... de especialistas. Gosto mesmo é de mães, mães e avós que dão muito mimo aos seus pequenos"subdesenvilvidos". O meu filho andou aos 15 meses e duas semanas, tem 25 meses, palra muito, mas ainda nem mãe diz. É teimoso e só faz o que lhe pedem quando é forçado a isso. Por outro lado é o doce mais doce da minha vida, aquele que mais entende quando estou triste mesmo sem expressar, aqueld que me abraça sem eu pedir. Aquele que quando me vê entrar na banheira com ele para brincar se vira para trás e sorri de felicidade, aquele que assobia e vira a cara quando o assunto não lhe interessa. Será atraso no desenvolvimento de acordo com algum despacho conjunto, ou será mimo, muito mimo aqule que com amor lhe dedicamos todos os dias e pensamos que nunca é demais porque um dia vai crescer e já não vai querer que lhe dê colo, nem beijinhos, nem sequer que o acompanhe em tudo. Este é o meu filho... o resto que se fod....
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares