A decisão de me despedir, deixar o jornalismo e dedicar-me exclusivamente ao blog levou muito tempo a tomar. Anos, diria. Não foi fácil. O medo de deixar um emprego seguro (se é que isso ainda existe nos dias que correm) para me lançar num projecto só meu (e sem nenhuma garantia de que pudesse resultar) era maior do que tudo o resto. Maior do que já não me sentir muito realizada, maior do que sentir que tinha estagnado profissionalmente, maior do que saber que ganhava uma miséria (mas uma miséria que chegava certinha ao fim do mês), maior do que a vontade de ver no que é que isto, o blog, poderia dar. Todos os dias me lamentava (eram mesmo todos) e todos os dias tinha alguém em casa a dizer "despede-te, vai correr tudo bem". Demorei para acreditar nisto - demoro sempre muito a acreditar em mim -, mas sem dúvida que esse apoio foi decisivo para dar o passo que faltava. Todos os meus receios eram apaziguados. "E se não tiver nada para fazer? E se o blog não der em nada? E se passar os dias a olhar para o tecto? E se tiver de voltar para o jornalismo? E se, se, se, se?". Todos estes "ses" eram sossegados com palavras de confiança, com soluções, com alternativas. Foi a melhor decisão da minha vida, mas se não tivesse alguém a empurrar-me talvez não a tivesse tomado. Agora estou eu do outro lado, mas com um papel muito mais soft. Feliz ou infelizmente, tenho um homem mais positivo que o Dalai Lama, que vê sempre o copo meio cheio e que está sempre com a cabeça a explodir de ideias. Os papeis inverteram-se e agora foi ele que se despediu. Abriu mão do emprego que deixou de ser de sonho para se dedicar a um projecto de vida. Nestas coisas ele é muito mais desenrascado do que eu, por isso não tenho a mínima dúvida de que se vai sair lindamente. É assim que nasce a New in Town (NiT, para os amigos), uma revista de lazer e cultura urbana, centrada sobretudo em Lisboa e no Porto, com um linguagem e uma atitude muito cool. Para já arranca online e em Portugal, num futuro breve é muito possível que chegue ao papel e além fronteiras. Tenho para mim que a minha vida ainda vai dar uma grande volta à conta desta revista, mas uma boa volta. A NiT reuniu uma equipa fantástica, da qual tenho o orgulho de fazer parte. Não é o regresso ao jornalismo, que essa porta já ficou mais ou menos fechada, vou mais funcionar como uma espécie de coordenadora/consultora para as áreas de moda e beleza. No fundo, o que fiz na Time Out Lisboa durante cinco anos e o que vou fazendo no blog. O projecto só arranca em Setembro, mas podem ler mais sobre o assunto nesta notícia do Dinheiro Vivo e podem ser uns grandes queridos e fazer um "gosto" na página da NiT no Facebook, que já está a funcionar a todo o vapor.
51 comentários:
Já tinha lido a notícia Pipoca :) Admiro a coragem de começar uma nova aventura.Que se concretize tudo o que desejam. Beijinhos.
Qual a diferença desse projecto em relação à Time Out? Pela descrição, parece a mesma coisa...
Essa pergunta está respondida no artigo do Dinheiro Vivo.
Vou seguir. Desejo toda a sorte do Mundo!
Sónia
Taras e Manias
Então muito boa sorte para este novo projeto :).
Muitos parabéns a ti e sobretudo ao Ricardo pelo passo dado. É preciso coragem e acredito que tem tudo para dar certo. Não desejo sorte porque o empenho e o talento dispensam uma grande dose de sorte. Espero que tudo corra bem.
homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt
Muitos parabéns e todo o sucesso! Fazia falta um projeto como este. Não tirando o mérito à Time Out (que gosto muito e leio todos os meses!), fazia falta um projeto deste género que apostasse no online. Mais uma vez, parabéns :)
Se precisarem de estagiários avisem! =) Muito boa sorte para o novo projecto.
Gosto do nome New in Town, não gosto do acrónimo NiT, não minha opinião NiT (provavelmente por começar por N) lembra-me algo negativo associo ao Não ou Not.
Parabéns pelo novo projeto! Vou estar atenta às novidades! Boa sorte! :)
Admiro muito a vossa vontade e energia para fazerem coisa novas. Parabéns e muito sucesso para este novo projeto.
Boa sorte e muito sucesso!! Tenho muita admiração por quem se lança "ao desconhecido" atrás de um sonho, de um projecto, de uma mudança... é preciso coragem e muita força de vontade!! E tudo há-de correr bem certamente!
Desejo-vos toda a sorte do mundo para esse vosso projeto. Parecendo-me os 2 pessoas determinadas e super competentes tenho a certeza que essa revista vai fazer história!! Apesar de ser da ilha da Madeira, tenho a certeza que que a NIT vai ajudar -me em muito nas idas ao continente.
Um beijinho,
Sofia
Muitos parabéns pela coragem de seguir em frente sem medos. Boa sorte e muito sucesso.
Admiro muito a vossa coragem para começar de novo. Muito boa sorte :)
http://escondidanoarmario.blogspot.pt
a mim parece-me algo associado às novas tecnologias...mas o q importa é q tenha sucesso..são so meus desejos para o pipoco..
Este projecto não é "desconhecido" consiste na base da Time Out, mas online.
Boooaaaa admiro muito quem tem coragem de se aventurar em projectos próprios.Pois existe aquele medo do fracasso, os sssss todos e isso mexe muito com a cabeça das pessoas.É preciso ter uma coragem avassaladora.
Acredito que vai dar certo pois acho que o Ricardo é uma pessoa muito positiva, com uma força interior enorme tipo furacão :). Com um garra de campeão e quando as pessoas são assim tudo corre melhor. Portanto vai ter um grande sucesso.
Também associei às novas tecnologias. :/
Boa sorte e muito sucesso! Revejo-me um pouco em si Ana, estou desempregada há 3 anos (desde que terminei o meu curso), resolvi arriscar e abrir um negócio meu, no seu caso foi necessária mais coragem uma vez que estava empregada e eu não mas, mesmo assim, tenho medo que as coisas não resultem...enfim, tenho de ser otimista como o seu marido =)
Mais uma vez muito sucesso e que tudo corra pelo melhor.
Beijinho
Muitos parabéns! e muitos sucessos!:)
Muitos parabéns! Desejo-vos muita sorte ;) Irei seguir claro!!!
Beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Boa sorte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :-)
mas é preciso mesmo ler a noticia?
Resta-me dizer boa sorte! Tenho a certeza que vai correr tudo bem ;)
Bj*
365 Days of Blues
Posso só fazer uma crítica? Porque é que nós, sendo portugueses, insistimos no uso do Inglês? Por acaso eles fazem a mesma coisa?? Não me parece... New in Town não poderia ficar: Novo na Cidade? Ou algo semelhante..?
Boa sorte claro, mas escrevam em Português! :)
A interpretação que tirei de "desconhecido" é que vai em busca de algo que não sabe como vai correr, que corre riscos atrás de um sonho....
Vocês realmente são um casal muito à frente : ) Muitos parabéns pela coragem (aquela que eu ainda não tive), e pelo projecto que me parece mesmo muito interessante.
Acima de tudo deve dar um gozo enorme trabalhar em lifestyle desta forma, de forma autónoma, para nós próprios. Que sonho! Muitos parabéns Pipoca, força nisso!
Um dia também vou ter coragem... Planos não me faltam. Ideias, ambição...
Falta sim coragem. O medo de deixar o (pouco mas certo) ordenado é um bicho de 7 cabeças.
http://mundodamafy.blogspot.pt/
internacionalização - new in town lisboa. e por que não uma futura new in town paris etc
Sim claro, mas essa internacionalização não pode ser feita em Português? É porque não consigo imaginar em tempos remotos os Navegadores quando chegaram à India por exemplo, a falar o dialeto local... ok pode ser um exemplo parvo, mas fica a ideia: Português é bom!
Eu também associei a novas tecnologias. O que mostra que o nome é perfeito, uma vez que vai ser uma edição on-line!!!
Ana,
Há anos que sou uma leitora assídua do seu blog, do seu percurso profissional e pessoal que partilha com os seus leitores.
Nunca comentei nenhum post, apesar de gostar imenso a forma mordaz e autêntica como escreve, e à qual se mantêm fiel desde o início do blog, que apesar de ter evoluído muitíssimo, mantém o seu estilo que cativa tanto os seus leitores.
Parabéns pelos seus projectos, parabéns pela sua coragem de "mudar de vida" e acreditar nos seus sonhos mesmo remando contra maré muitas vezes. E obviamente parabéns ao seu marido, com certeza que será bem sucedido no seu "projecto de vida". Quando se acredita consegue-se.
um beijinho
Lia
http://opsidascoisas.blogspot.pt/
Agora um assunto que nada tem a ver... Onde anda o Manolo?
Mas é mesmo preciso responder a essa pergunta, Anónimo das 13:09?
Internacionalização em português? Não sabe que o Inglês é língua "socialmente" falada a nível mundial? Quando vai ao Japão e não sabe japoneses que língua fala? Quando vai à Colômbia e não sabe Espanhol que língua fala? Inglês. Inglês tem mais alcance a todos os níveis. É "priceless" a sua comparação com os navegadores. ;)
Não tenho a menor dúvida que este projeto tem tudo para dar certo!
Mais uma vez Parabéns ao Ricardo, a ti e à restante equipa! Desejo-vos os maiores sucessos! :)
Muitos parabéns e muito sucesso! :) Se precisarem de uma colaboradora dos Açores, ofereço-me já! Vai correr tudo lindamente.
Boa sorte para o novo projecto Pipoca :) Com a vossa criatividade e coragem há-de correr bem, com certeza ;)
Caso precisem de ajuda para o Porto, é só pedir ahahah
Beijinho e parabéns pela ideia,
diasdechocolate.blogs.sapo.pt/
Revejo-me em cada palavra que escreveu, estou exactamente na situação em que esteve antes de deixar o emprego, só com a diferença de que eu ainda não tive a coragem para deixar o meu e seguir em frente, independente do que possa vir acontecer..... Quem sabe um dia tenha essa coragem!!!! Tudo de bom para vocês e Boa Sorte.
Arranharam mas não responderam.
É preciso coragem.
Tudo de bom!
letrademedico.blogs.sapo.pt
De certeza uma aposta ganha, já "LiIKEei" :)))
Vou estar atenta em Setembro!!
Break a leg!
Parece-me um conceito mais similar ao que é seguido pela Sancha Trindade, na plataforma "A cidade na ponta dos dedos", do que ao da Time Out.
Fiquei mega feliz com esta noticia :)
Só fará sentido o título ser em inglês se o conteúdo for bilingue. Para tal, também será requerido um tradutor exímio senão é patético. Se não for nesse contexto, revela provincianismo e falta de imaginação. O português, tal como o francês, é uma língua neolatina completa, permitindo a composição de orações com palavras começadas pela mesma letra, por ex. As possibilidades semânticas com tão imenso vocabulário são riquíssimas, posicionando-se um idioma linear como o inglês muito aquém. But you know best...
Vou andar atenta. Muitas felicidades para a Pipoca e para o Arrumadinho.
Me 2!
A ideia de algumas pessoas é que se já há a Time Out, porquê outra coisa do género? Que chato, que copiador, pá. Também só deveria haver um jornal diário de notícias e uma revista de moda. Que mania das pessoas de repetirem coisas que já existem.
Aqui está um artigo da estreia que estamos à espera http://www.espalhafactos.com/2014/08/02/new-in-town-ou-nit-para-os-amigos/
O Espalha Factos é um site com uns ideais bastante semelhantes à NIT, mas criado por um universitário ;)
A mim NiT soa-me à palavra inglesa neat, ou seja, arrumado e também interessante. Faz sentido para mim!
Boa sorte!
talvez isto inspire... http://mundodosnegocios.org/voce-esta-fazendo-o-que-realmente-gosta-neste-momento/
Enviar um comentário
Teorias absolutamente espectaculares