Pub SAPO pushdown

Receitinha b(r)iológica #1

sábado, maio 10, 2014
A minha tentativa de comer melhor passa também por procurar produtos com mais qualidade, mais amigos do ambiente, com menos químicos, mais saudáveis, etc e tal. É por isso que, basicamente, me tornei a cliente número um do Brio, um supermercado biológico. Confesso que ainda não estou completamente por dentro de todo este novo mundo e ainda não arrisco muito. Para já, para já, procuro os produtos que já consumia antes, mas na versão biológica (fruta, legumes, massa, arroz, atum, azeite, etc), mas tenho curiosidade em conhecer coisas novas. Vou tendo umas dicas da minha amiga Diana, do I Love Bio que, aos poucos, me vai introduzindo no maravilhoso mundo da alimentação biológica e que tem conseguido milagres. Pelo menos já conseguiu que eu trouxesse para casa coisas como tofu  e seitan, algo a que eu torcia bastante o nariz. Um pequeno passo para o mundo, mas um grande passo para mim, adepta fervorosa de bitoques e feijoadas. Vou tentar partilhar aqui algumas receitas simples que vou experimentando. Coisas que dão pouco trabalho, que se fazem num instantinho e que são saudáveis. Arrancamos com tortilhas, a coisa mais básica deste mundo. Basicamente, é só comprar uma embalagem de tortilhas biológicas, aquecê-las uns minutos no forno e depois recheá-las com o que se quiser. Cá em casa somos grandes adeptos da combinação frango+abacate+alface+tomate+azeitonas, mas isto cada um sabe de si. É só pôr tudo em cima da tortilha enrolá-la, et voilá.  Se quiserem podem acompanhar com arroz, mas como eu ando numa de não abusar nos hidratos à noite fico-me só pela tortilha. E já é bem bom.







43 comentários:

  1. Pipoca, os produtos biológicos são muito mais caros que os outros? É que dizem sempre que são uma fortuna!! Como muitas vezes rapsódia, mas nunca tinha usado azeitonas, uma ideia!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rapsódia.. Ehehe, a escrita inteligente dá cabo de mim!! Wraps era o que eu queria dizer!!

      Eliminar
    2. Isso é mito. Não são mais caros. Temos é de saber onde comprar.
      Provavelmente, a Pipoca fala no Brio devido a um eventual "endorsement" comercial.
      Eu faço há anos as minhas compras numa cooperativa de produtos biológicos no Prior Velho. E é mais económica que o Brio. Mas se calhar não convem à blogger apregoar pro-bono...

      Eliminar
    3. Entre comprar no Brio q está perto de nde se trabalha e ir até ao Prior Velho se calhar fica mais barata a primeira opção... que gente!!

      Eliminar
    4. Comer biológico não tem necessariamente que sair mais caro. Mas há supermercados mais baratos do que o Brio, como o BioCoop, Miosótis, experimente a procurar se fazem mercadinhos biológicos perto de si ao fim‑de‑semana.

      Eliminar
    5. Sim, nem sempre são mais caros. Já tenho comprado alguns produtos para experimentar e não divergem assim tanto dos preços dos outros :).

      Sem Jeito Nenhum Blog

      Eliminar
    6. Ainda são um bocadinho mais caros... eu compro para as sopas do bebé e para mim não. A diferença ainda é qualquer coisita

      Eliminar
  2. Tudo c optimo aspecto!

    ResponderEliminar
  3. Tudo com tão bom aspecto :) pena serem bem mais caros os produtos biológicos :(

    ResponderEliminar
  4. Aplaudo a opção da carne biológica, em que o bem-estar animal é preservado! Boa Pipoca :)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu aplaudo mais o tofu e o seitan.

      Eliminar
    2. "o bem-estar do animal é preservado" lol morre na mesma

      Eliminar
    3. Anónimo das 19:08, pensei precisamente nisso. Mas talvez o animal tenha tido uma vida mais feliz e menos stressante enquanto cá esteve...

      Eliminar
    4. A minha preocupação é com o bem estar das pessoas, criança e idosos includive ...quanto a galinhas/coelhos/ patos! São para comer" temos pena

      Eliminar
    5. E a mania que as pessoas têm que quem se preocupa com os animais, não se preocupa com as pessoas...normalmente são os que se preocupam com todos, vale?

      Eliminar
    6. Do que adiante preocupar-se com o bem-estar do animal se depois ele morre e vai ser comido? Preocupar-se com o bem-estar do animal para ele ser mais saudável para posteriormente ter uma alimentação mais saudável ao comê-lo??? Parece-me hipocrisia

      Eliminar
    7. Meus caros senhores e senhoras, sou a anónima que fez o comentário inicial. Tenho a dizer-vos que sou vegetariana mas apesar de não concordar com o abate de animais para consumo humano, respeito quem o faz e não tenho a pretensão de convencer ninguém quanto a esta questão. Posto isto, tento convencer todos os que me rodeiam e que comem carne para reduzirem o seu consumo e para optarem por animais cuja produção tenha sido feita em regime extensivo, onde o seu bem-estar é acautelado. Sim, meus amigos, eticamente será sempre mais positivo comer animais que não tenham tido uma vida de opressão, confinados a poucos metros, ou contestam isto?! Não me parece que quem o faça seja hipócrita! Aliás, para vossa informação, existe uma corrente que advoga isto mesmo, continuam a comer carne mas de uma forma criteriosa, em que sabem que os animais foram bem tratados, desde o seu nascimento até ao seu abate (antes que me caia um chorrilho de críticas, informem-se, há maneiras cruéis de se matarem animais e há maneiras curtas e rápidas). Reitero o meu comentário inicial e já agora Pipoca, se este tema a interessa, acho que o devia explorar um pouco. Julgo que poderá inspirar outros a optar por este tipo de carne.

      Eliminar
    8. ""Do que adiante preocupar-se com o bem-estar do animal se depois ele morre e vai ser comido? ""
      Que mal dito!! Nós também morremos não é? Então para quê preocuparmo-nos connosco? Vamos morrer! Desculpem, mas isto é imbecilidade e total falta de respeito pelo animal que lhe possibilitou a carne que tem no prato!!! Eu como carne e não penso parar, mas acho que todos os animais devem ser respeitados, qualquer que seja o seu fim. Mais respeito ainda para aqueles que nos dão comida!!!

      Eliminar
  5. Acho que faz muito bem e o Brio é excelente.
    Mas atenção porque nem tudo o que tem "bio" nas embalagens, é mais saudável.
    Essas azeitonas, por exemplo, estão carregadas de conservantes e as tortilhas têm muitos hidratos de carbono (e provavelmente açúcar). Ainda assim (porque também não morre ninguém se comer uma de vez em quando) prefira as de milho às de farinha de trigo.
    E já agora, desconfie sempre de tudo o que é embalado.
    Não há nada como comprar um frango do campo num bom talho, as cenouras no mercado (e ter o trabalho, é certo, de as ralar à mão)... and so on.
    Espero que continue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. A tortilha não é a melhor opção!

      viagemdoceviagem.blogspot.com

      Eliminar
    2. concordo, nem tudo que diz bio é a melhor opção

      Eliminar
  6. Isto é há anos um sucesso cá em casa, com as diferenças que faço guacamole com o abacate (é só picar com cebola, cominhos, lima e tomate) e as tortillas são levemente tostadas nos bicos do fogão (NYC way). Em bio ainda fica melhor, especialmente a carne, que viveu feliz :-)

    ResponderEliminar
  7. Olha,olha, um pacote de tortilhas igual ao que tenho em casa. Comprei para experimentar, mas ainda não o tinha feito. Obrigada pela sugestão.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. A prova em como comer bem não tem de ser aborrecido!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  9. Se há coisa que uso imenso desde há uns meses para cá são os Wraps:)
    Rápido, saudável, e apetitoso.

    ResponderEliminar
  10. Tem um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  11. Txiii Pipoca, mas que bom aspecto!! Apesar de ser hora do lanche, essa tortilha abriu-me o apetite ahahah

    Beijinhos,
    diasdechocolate.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Espero que estes posts continuem! Estou a precisar de ideias e sobretudo de ir dando pequenos passos, porque aqui o bitoque sempre foi rei :P

    ResponderEliminar
  13. Explique-me por favor como é que produtos embalados conseguem ser bio. Como é que são preservados?
    Acho que não deve de acreditar em tudo o que lhe dizem. É que muitos desses produtos de bio só tem mesmo o nome. É como a Anna horripilante. Será que aquilo é uma cantora?

    ResponderEliminar
  14. Que óptimo aspecto : ) Parabéns por estar a adoptar aos poucos uma alimentação biológica. Conheço (bem de mais!) os supermercados Brio e são muito muito bons.

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Essas tortilhas são um engano! Mais vale comer fatias de pão. São mais saudáveis, enchem mais e são menos calóricas. As azeitonas recheadas são carregadas de sal e conservantes.

    Claro está, só faço este comentário porque aqui se aponta para uma alimentação mais saudável e "limpa". Nem tudo o que luz é ouro e há artigos nesses supermercados que são verdadeiras armadilhas. Ex: Não têm açúcar mas têm frutose. A frutose é o açúcar da fruta mas o que colocam nos alimentos é altamente concentrado, tem um nível muito mais elevado (correspondente a mais de 50 peças de fruta, por vezes) e chega a ser muito mais prejudicial do que o açúcar. (Até porque as pessoas consomem-na sem preocupações e restrições.

    O biológico também tem muito que se lhe diga. Há produtos que são mais saudáveis, mesmo levando com pesticidas, do que os bio, que supostamente não levam. Estes têm cargas de bactérias mais perigosas, que os pesticidas e químicos evitam. Claro que está que isto varia de produto para produto. Se essa é realmente uma preocupação, vale a pena procurar o que deve e não deve ser bio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santa ignorância!!!! Quanta enormidade junta!!!!

      Eliminar
    2. Perdoai-lhe Senhor, que ele não sabe o que diz!!!

      Eliminar
  16. Não me parece ser ignorância, muita moda que se vê actualmente só serve para isso mesmo: moda e pouco benefício real.
    Mas abro uma resalva para os produtos biológicos que a meu ver se forem mesmo biológicos são o melhor para o organismo. Pena é serem caros...

    ResponderEliminar
  17. Nao vejo nada de ignorante!

    ResponderEliminar
  18. tem tudo tão bom aspecto que até dá fome.....e como acabo de ver uma mulher barbuda a ganhar o festival da canção,tenho que ir comer qq coisa a ver se me passa o choque!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Também sou cliente do Brio e cá em casa só existem produtos bio, desde a alimentação, passando pelos produtos de limpeza da casa e produtos de higiene pessoal. É bom que haja um blog com a visibilidade do teu que fale mais nesses produtos, para esclarecer algumas pessoas e torná-las mais conscientes de que somos o que comemos. E quando temos filhos, isso torna-se ainda mais importante :)
    No meu blog existem várias receitas, (quase) todas elas saudáveis e bio, se quiseres dar uma "olhada" para inspiração...
    http://atitudesecomportamentos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Dei uma olhada. Parabéns. Acaba de arranjar uma nova leitora.
    O seu, sim, vale a pena seguir. Obrigada

    ResponderEliminar
  21. É uma ideia ótima para os dias mais quentes/grandes que se aproximam. E podemos sempre optar por outros ingredientes e ir variando.

    Em relação ao bio vs não-bio, acho que acaba por ser uma falsa questão. Em qualquer dos casos, o importante é analisar os rótulos para sabermos o que estamos a ingerir.

    glitter | fb

    ResponderEliminar
  22. O Brio é mais caro do que Celeiro e a Terra Pura, já encontrei exactamente os mesmos produtos com diferenças significativas, por exemplo, cerca de 1€ num pacote de broas de espelta.

    ResponderEliminar
  23. Tudo é uma moda. Comida bio, passear os cãezinhos, ter um blog...enfim.
    Mas relativamente à comida biológica, e sendo eu engenheira química, gostava que me dissessem como é a comida preservada, quando não é embalada a vácuo? Vão-me dizer que os conservantes também são biológicos?! É como os produtos light. Não passam do rótulo, e do sal com menos sódio. É que a molécula de sal (cloreto de sódio) existe na proporção de 1:1. Assim sendo para ser cloreto de sódio, a quantidade de sódio tem que ser igual à de cloro.
    Outro sal pode ter estequiometria diferente, mas não é cloreto de sódio de certeza.
    IM

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis