Pub SAPO pushdown

Pôr a leitura em dia #17

sábado, abril 19, 2014
Uma coisa que vocês muito me têm pedido é que regresse o Clube de Leitura Pipoquiano. E eu acho que sim. Acho que faz todo o sentido e peço desde já muita desculpa por me ter desleixado um bocadinho com esta rubrica. O Mateus nasceu, não podia ler no quarto, não me sobrava muito tempo, e não queria estar aqui a assumir um compromisso que sabia que não ia conseguir cumprir. Não deixei de ler, mas faço-o ao meu ritmo, sem datas marcadas para terminar. Os três livros aqui de cima são os últimos que me passaram pelos olhos:

"O Cancro Foi a Minha Cura", da Vânia Castanheira. Já vos tinha aqui falado da Vânia,  já vos tinha falado do blog da Vânia,  já vos tinha falado do livro da Vânia... e já o li. Assim, num par de horas. Basicamente, a Vânia conta como foi todo o processo antes, durante e após cancro da mama.  Um processo vencedor, claro, porque a Vânia é assim, põe aquele sorriso na cara e vá de combater o mundo inteiro.

"A Porta para a Liberdade", do Pedro Prostes da Fonseca, sobre a famosa fuga do Álvaro Cunhal do forte de Peniche, em 1960, e sobre o guarda prisional que o ajudou. Absolutamente emocionante, li-o em dois dias. A história parece coisa de filme, mas não, aconteceu mesmo. Fiquei tão fascinada que depois de o ler fui ao próprio do Forte de Peniche só para tentar imaginar in loco como é que a fuga se tinha dado.

"Deste Mundo e do Outro", de José Saramago. Comprei-o o ano passado, numa visita à Fundação Saramago, mas só agora lhe pus as mãozinhas em cima. Reúne várias crónicas escritas e publicadas no jornal A Capital (onde eu comecei a trabalhar como jornalista, há uma vida) no final dos anos 60. Gostei, mas prefiro os romances.

Então e agora o que é que se segue? Pois que não sei, digam-me vocês. Eu escolhi três títulos, mas agora são vocês que escolhem aquele que querem ler:

"Uma Outra Voz", de Gabriela Ruivo Trindade, prémio Leya 2013. A história de uma família portuguesa que emigra para África.

"Americanah" de Chimamanda Ngozi Adichie. A história de uma nigeriana que parte para os Estados Unidos, cria um blog de sucesso e regressa a uma Nigéria que já não reconhece.

"Doze Contos Peregrinos", de Gabriel García Márquez. Uma homenagem pequenina a um homem que nos deu tantas histórias inesquecíveis. Este livro conta a história de alguns latino-americanos na Europa, passando por cidades como Roma, Paris ou Barcelona.
Como sempre, está aberta a votação. A minha sugestão é que tenhamos um livro por mês para ler, sendo que este será o de Maio. Podem votar ali na barra lateral da direita (por baixo do meu livro espectacular) até 27 de Abril. E se quiserem sugerir outros livros sintam-se completamente à vontade.

Declaro oficialmente reaberto o Clube de Leitura Pipoquiano! Yeah!!

25 comentários:

  1. Não conhecia o Americanah e, pelo pequeno resumo que fizeste, quer me parecer que vai ser a minha próxima compra. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu li o Americanah há cerca de um mês e gostei bastante. Tem imensas críticas tanto à sociedade americana como à nigeriana, todas muito bem escritas e que nos fazem realmente pensar. Acho que todos deveriam lê-lo.

    Ao lê-lo aprendi tanto, mas tanto...

    É uma história muito real e prova que nem sempre as coisas são como realmente as imaginamos.

    E pelo meio tem uma história de amor repleta de altos e baixos.

    Joana

    ResponderEliminar
  3. obigada, obrigada, obrigaaaaaaaaaaaaaadaaaaaaaa!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Votado!
    Esta rubrica dá mesmo vontadinha de pegar num livro novo :)

    ResponderEliminar
  5. Não leste o desumanização do Valter Hugo Mãe? Acho que vi uma foto tua no instagram com esse livro.. Se de facto o leste podes dar a tua opinião sobre o mesmo? Tenho curiosidade em saber se vale a pena.

    ResponderEliminar
  6. Sugestões para próximas leituras:

    - "No país da nuvem branca", Sarah Lark;
    - "Prometo falhar", Pedro Chagas Freitas;
    - "A escolha dos três", Stephen King;
    - "O Perfume", Patrick Süskind.

    ResponderEliminar
  7. Boa seleção!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  8. Lê esses três, e se tiveres tempo pesquisa sobre o John Green e os livros dele. 'A culpa é das estrelas', 'Á procura de Alaska' ' Cidades de papel' são três dos melhores livros dele. Se conseguires encontrar, aconselho os originais em inglês. Os livros dele são simplesmente lindos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, adorei. Ele e o irmão têm um canal no youtube super interessante, vale a pena!!

      Eliminar
  9. O livro do Garcia, que vai à frente na votação, existe para download gratuito!!! Maravilha! (Eu gosto muito de comprar livros ms nem sempre dá... assim posso acompanhar o clube de certeza! quando é preciso gastar dinheiro em livros novos nem sempre é possível)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde podemos fazer o download pequeno pónei anónimo fofinho?

      Eliminar
    2. Fácil, fácil!!! É só escrever "doze contos peregrinos" no google e é logo a primeira coisa que aparece!!! Mas aqui fica o link:
      http://alcains.com/materiaisportugues/obras/Gabriel_Garcia_Marquez_-_Doze_contos_peregrinos.pdf
      Só tem 76 páginas, boas leituras ;)

      Eliminar
  10. Já li o Doze Contos Peregrinos, como quase todos os de Gabriel Garcia Marquez, escolho o Americanah.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  11. Pelo que li deste resumo pelo que o Americanah será a minha próxima compra, escolho esse.

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Comecei hoje a ler Uma Outra Voz e estou a achar muito interessante. Estou a adorar o tipo de escrita...

    ResponderEliminar
  13. E ainda a tempo de fazer(mos) alguma coisa para o Dia Mundial do Livro, a 23 de Abril. Adaptando o costume de Barcelona, de nesta data oferecer um livro e uma rosa, que tal este ano começarmos a oferecer um livro e um cravo?

    ResponderEliminar
  14. Chimanda Adichie fez uma conferência com o título "Perigo de uma única história". Vale a pena ouvir. O Livro deve ser muito bom.

    https://www.youtube.com/watch?v=wQk17RPuhW8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wooowww!! Vi a conferência e está brutal! Entretanto pesquisei mais sobre a autora e ela já tem outros livros publicados, todos com muito boa crítica. Acho que o "Meio Sol Amarelo" vale mesmo a pena.
      Tendo em conta que o Garcia Marques vai à frente e como temos um mês para ler acho que vou ler os dois!! Ahah

      Eliminar
    2. Ah mas o livro custa 24,90€.. Que abuso de preço!! É mesmo aproveitarem-se do nome da escritora. Ainda estou a pensar encomendar pela amazon e ler em inglês.

      Eliminar
  15. Vi uma entrevista muito interessante que a autora deu à RTP 2, mas nesta altura não posso dar 25 euros por um livro. Que pena! Já agora, agradeço a informação do anónimo de 27/04 das 11:42.

    ResponderEliminar
  16. Olá pipoca

    Poderia continuar esta rubrica por favor?

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Conhece o goodreads? Como gosta muito de ler, é uma boa plataforma para conhecer novos livros e dar feedback dos que já se leu

    ResponderEliminar
  18. Pipooooocaaaaaa, a rubrica "Pôr a leitura em dia" não vai voltar? Ando a precisar de ideias...

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis