Pub SAPO pushdown

Diz-me como dormes dir-te-ei quem és... (ou que precisas de mais descanso!)

quinta-feira, abril 17, 2014

Assim que a Dra. Madalena Lobo, da Oficina de Psicologia, entrou no meu quarto, os alarmes dispararam logo com a quantidade de coisas erradas: televisão ligada, computador em cima da cama (adoro trabalhar em cima da cama), telemóveis por ali e mesa-de-cabeceira cheia de tralha, o que é perfeito para a acumulação de pó. Tudo factores de perturbação do sono. Mas nem tudo estava mau, calma. Ganhei pontos por o quarto estar virado para as traseiras e ter menos ruído, e também por ter um papel de parede em tons claros, o que transmite alguma tranquilidade. Tudo isto a propósito de um novo estudo sobre os hábitos de sono dos portugueses - promovido pela Oficina de Psicologia e a ColchaoNet.com-, que revelaram dados um bocadinho preocupantes. Por exemplo, apenas um em cada quatro portugueses afirma sentir-se revigorado após a sua noite de sono. Ora eu, infelizmente, não faço parte destes sortudos que dormem como bebés a noite inteira. Mesmo quando não acordo 43 vezes por causa do Mateus, acordo porque tenho sede, ou porque tenho calor, ou porque tenho frio, ou porque tenho fome, ou só porque sim. Há muito que já não sei o que é ter aquele sono pesado e sem interrupções, onde é que isso já vai. Mas não estou sozinha nisto, já que 49% dos inquiridos assumem que não dormem a noite toda de forma contínua e 30% já nem se consegue lembrar de quando foi a última vez que o fez. Porquê? Pelos mais variados motivos: stress, ansiedade, depressão, problemas pessoais ou profissionais. Tudo tem impacto na qualidade do nosso sono e nas mais variadas áreas da nossa vida. Na saúde, no humor, na vidinha social e profissional, na capacidade intelectual, etc e tal. Eu, por exemplo, tenho o péssimo hábito de me deitar e começar a pensar em tudo o que tenho para fazer nos dias seguintes. Dá sempre asneira, claro. Fico de tal forma ansiosa que acabo às voltas na cama a acumular preocupações. E ainda mais ansiosa por saber que já devia estar a dormir.

Mas quer este estudo dizer que os portugueses andam a dormir pouco?
No meu caso sim, sem dúvida. Sou menina que precisa das suas 12 horinhas de sono, mas como isso já há muito que se tornou uma impossibilidade, quaisquer sete ou oito horas já são óptimas para mim. É engraçado como tudo se relativiza nesta vida. Hoje em dia já acho espectacular se o Mateus dormir a noite toda até às sete da manhã. Se há um par de anos me dissessem que eu ia achar óptimo acordar TO-DOS os dias às seis ou sete da manhã eu atirava-me para o chão a rir. Mas bom, a verdade é que os portugueses até não se podem queixar muito, já que 45% conseguem dormir entre 7 a 9 horas por noite. Nada mau. Mas se em termos quantitativos a coisa escapa, em termos qualitativos deixa muito a desejar, já que só 27% diz acordar revigorado e fresquinho como uma alface. 54% acusam cansaço e 18% sentem-se mesmo doridos. Ninguém merece.

Depois temos ainda a história das insónias e a dificuldade em adormecer. Eu preciso sempre de ler um bocadinho ou ver qualquer coisa na televisão, só apago a luz quando estou mesmo a cair para o lado, para evitar estar ali uma vida às voltinhas. 59% dos inquiridos levam até meia-hora a adormecer e 33% levam até uma hora. Como se não bastasse, 49% acordam durante a noite e depois precisam de mais uma hora para voltar a dormir. E se há quem saia da cama e vá fazer outras coisas enquanto o sono chega e não chega (quantas e quantas vezes não me agarrei ao computador a meio da noite), 79% não está para isso e prefere ficar na cama até de manhã. Preguiçosos!

Então e qual é o impacto que estas noites mal dormidas têm na nossa vida? Ui, nem queiram saber. 68% dos portugueses queixam-se de mais cansaço, 35% acusam menor concentração, 30% falam de impaciência acrescida (eu, eu, eu!) e 32% dizem ter todo um sono em cima deles (eu, eu, eu!). É por isto que 60% acredita que a quantidade e a qualidade de sono é fundamental para a vida. Ainda assim, e apesar de terem esta noção, poucos fazem alguma coisa para melhorar o seu sono. 29% admitem mesmo usar a cama para trabalhar, ver televisão ou comer (check, check, check!).

Mas do que é que precisamos para ter uma boa noite de sono? Os portugueses respondem. Roupa de cama adequada, uma boa almofada, um bom colchão, a temperatura ideal, a luminosidade ou a falta de ruído estão entre os factores de eleição. Brevemente vou partilhar aqui com vocês algumas dicas para dormirem melhor. Até lá vão pensando no assunto, está bom?



Post escrito com o apoio da ColchaoNet.com

24 comentários:

  1. Ui dormir!!! Um assunto que eu sei bem o que isso é! Pois Ana eu há uns anos era como tu, deitava-me e em vez de desligar de tudo o que tinha para fazer, não ficava ali feita parva a pensar e como são coisas com prazos a minha preocupação era não consigo entregar a tempo. Ai...... socorro e não dormia!!! Passei meses nisto. O que aconteceu? perguntas tu! Uma gastrite crónica e uma depressão, cheguei a pesar 39kg, com 1,64m. Imaginas como eu estava. A partir desse altura tive de mudar e ir buscar o tal botão de ligar e desligar que muitas pessoas têm. Claro que de vez em quando ainda me sinto ansiosa e não durmo a noite inteira, sem acordar.Mas é muito de vez em quando, mais nesta altura que para uma contabilista e sempre um stress. Mas é muito importante dormirmos a noite inteira, sem interrupção, para o cérebro descansar. Isso é meio caminho andado para nos sentirmos com energia. Tomo suplemento de magnésio que ajuda Na ansiedade e digo-te que por experiência própria, resulta pois quando o tomo durmo a noite toda, ando mais calma, não me irrito com nada, ando bem tranquila. Lê o link sobre a falta de magnésio no nosso organismo: http://draeduardaalves.blogspot.pt/2010/04/para-que-serve-o-magnesio-qual-sua.html

    ResponderEliminar
  2. Só mais uma coisa. Lá em casa é proibido, televisão no quarto assim como computadores.
    O quarto é para dormirmos, ler e................ :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana
    Recordo-me de ter participado nesse inquérito no início deste ano, faço parte desse número.
    Também adormeço com a televisão ligada (com temporizador), telefones e ipad na mesa de cabeceira, uma das paredes é pintada de cor forte e o nosso quarto é virado para uma das ruas mais barulhentas de Lisboa. Mas o meu maior problema nem é o acordar durante a noite, mas sim o adormecer, tenho e sempre tive insônias. Bebo leite antes de ir para a cama, burrifo umas gotas de spray de lavanda (que dizem ser um aroma relaxante), mas dormir sem ver televisão é que não consigo, se vejo o quarto todo às escuras, começo a pensar em problemas, se não é a televisão ponho-me a ouvir podcasts no ipad para ver se adormeço.
    Fico à espera de novas dicas.
    Marta

    ResponderEliminar
  4. Eu demoro cerca de meia hora para adormecer, o normal é não conseguir dormir a noite toda seguida, (quando acontece é muito bom) e normalmente acordo cansada (embora salte logo da cama, não sou de ficar lá a preguiçar). Fico a aguardar as dicas preciosas para dormir uma noite seguidinha.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  5. Olá, também faço parte dessa lista dos que acordam muito durante a noite!!
    Fico a espera das dicas. Obrigada

    Carla

    ResponderEliminar
  6. Consigo adormecer muito facilmente. As 22h30 já estou pronta para dormir e se puder dormir uma sesta durante o dia ainda melhor:) Sou mesmo uma dorminhoca! Acordo sempre bem disposta, sou uma morning person! Mas la para o final do dia ja estou de mau humor lol

    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. o meu sono é mesmo mau.. e depois os sonhos estranhos não ajudam nada

    ResponderEliminar
  8. ui pois esta menina ainda não esta deitada e já vai a dormir :) tudo de seguida no minimo 9 Horas!! Sou abençoada.

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida, que dormir bem é meio caminho andado para um a vida, sa~ude e aspecto mais saudavel

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  10. Podias ajudar com o clube de leitura de volta!

    ResponderEliminar
  11. Não há muito tempo não dava muito valor ao sono, dormia pouco, deitava-me tarde, enfim...tudo o que é mau para a saúde. Dormir 7/8 horas e dormi-las bem é essencial para vivermos melhor!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  12. Tenho notado que com o passar dos anos tem sido cada vez mais difícil dormir bem. E faço este ano 25, valha-me-deus-como-será-daqui-para-a-frente...

    Desde adolescente que sempre demorei bastante a adormecer, muito também porque é a essa hora que penso em tudo e mais alguma coisa. Mas no últimos meses noto que durmo menos e pior; quando acordo sinto que não descansei nada.
    Não sei quais serão os factores (não tenho aparelhos electrónicos no quarto e não se ouve barulho nenhum).

    Dicas para conseguir "desligar do mundo" e adormecer como um anjo são bem vindas...

    Catarina

    ResponderEliminar
  13. Eu trabalho por turnos, neste momento estou das 6 da manhã às 15h (sempre que dá para sair á hora...=/), e tenho sempre tanta tarefa em casa para fazer que mesmo que queira dormir cedo....não consigo. Ando a dormir 4/5h. Quando estou no turno das 15 ás 24h então é do piorio, sinto-me melhor agora! É que chegar perto da uma, aproveitar o horário económico para tratar de pôr as máquinas a lavar e ainda aproveitar para estender a roupa, comer qualquer coisa e não querer deitar logo, estar ainda a mil...são 6 da manhã quando adormeço. Depois acordo às 7:20 com o despertador do marido...Às 9h dou um salto na cama "ai Jesus adormeci!"...levanto-me às 12h...13h...a parecer um zombie. Cansada, exausta.

    Mas sempre tive dificuldade em dormir desde bebé.
    Quando fazia um horário dito normal, lia, tinha tampões nos ouvidos e com o ansiolítico (que tomo porque sou muito ansiosa, stressada, e prejudica-me imenso a pele, tenho psoríase), mesmo assim levava uma hora +/- a adormecer.

    Acho que a falta de um bom sono é uma grande praga, equiparável a problemas como obesidade e outros que dizem ser os grandes males do séc XXI.


    http://oquetenhoparavender.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  14. Eu também nunca durmo bem, deve ser por causa do portátil e do telemóvel, não os largo até dormir.

    Um Café e um Blog

    ResponderEliminar
  15. Acontece-me o mesmo, fico até tarde a trabalhar. Presa em trabalhos, pesquisa no computador e, quando não o estou não consigo dormir. E, para mais, gostava de ser daquelas pessoas que dorme uma noite tranquila. Noite sossegada, dormir como um bebé?! Qual quê?! sou das que sonho com tudo e mais alguma coisa e, no dia seguinte acordo como se tivesse passado um camião por cima grrr

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  16. Adorei a publicação, mas é. que adorei mesmo! Primeiro, porque fiquei a perceber que o melhor mesmo é. começar por dar um jeitinho no quarto, depois porque acho que tenho mesmo de fazer um esforço e dormir pelo menos mais duas horinhas.

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Nunca acordo durante a noite, mas demoro literalmente horas a adormecer, quase sempre e desde sempre. Um dos meus problemas é o telemovel , e agora que estamos quase no verao, o calor. Sinto que nao durmo nada e acordo cansada, a temperatura do quarto (esta sempre muito quente) nao ajuda. Adoro o verao mas odeio as noites. Nem quero pensar em agosto!

    ResponderEliminar
  18. Eu ca sou daquelas que demoro para adormecer (preciso sempre de ler ou ver televisão antes de adormecer, para nao andar as voltas na cama), mas depois durmo que nem uma pedra se for preciso 10 horas seguidas... O pior é que tenho dois filhos, um com 5 e outro com 2 anos, e há muito tempo que nao sei o que é dormir uma noite inteira seguida! Mas durma muito ou durma pouco, levanto-me sempre meia a dormir, so ao fim do terceiro café é que abro a pestana, e depois vou num "crescendo" de energia ate a noite... Por isso, é que me custa sempre adormecer, por muito cansada que esteja!

    ResponderEliminar
  19. Durmo pessimamente, desde sempre. No entanto:

    - Não tenho televisão nem computador nem quejandos no quarto. (Nem costumo levar o telemóvel, a não ser que já esteja a contar com uma hipotética chamada importante.)
    - Também o meu quarto é virado para as traseiras, um sítio calmíssimo e sem ruídos parasitas.
    - Mesa de cabeceira cheia de tralha? Ok, esta não posso negar.

    Mas onde eu durmo mesmo, mesmo bem... É no sofá. Na sala. Na sala barulhenta, eternamente desarrumada e num sofá onde não cabe o meu corpo. PORQUÊ?

    ResponderEliminar
  20. Também me lembro de ter respondido a este inquérito! Consigo reviver-me muito nestes resultados, primeiro que adormeça é uma eternidade, então resolvo ir para o computador, televisão etc. E depois claro, acordo 1001 vezes ao longo da noite, só para de manhã me sentir ainda mais cansada, e com uma falta de concentração que é uma coisa doida!
    No sofá, é totalmente o contrário!

    ResponderEliminar
  21. Eu trabalho por turnos, 5 turnos diferentes numa semana, tentem lá dormir em condições com isto!!! Mais um filhote que todas as noites se tenta enfiar na cama dos pais... Cada noite é pior que a anterior...
    Vale-me o Zirtec quando estou mais atacada com as alergias, dá-me cá uma bordoada!!!

    http://araparigadoautocarro.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  22. Olha pois cá eu sono e fome tenho sempre!...
    E aquele pessoal que diz que ahh e tal, os problemas tiram-me a fome?... népia, Dormir, oh pah, vamos os dois para a cama, se ele ainda faz um desvio para ir à casa-de-banho.... piu, já foste, nem dou pelo homem se deitar.
    Para mi, deitar por volta das 23h, já com uma pequena passagem pelo sofá, acordar (ao fim de semana) por volta das 7.30, preguiçar até Às 08h.
    Ahhh maior prazer desta vida, tomar banhoca à noite, besuntar-me de creme hidratante, deitar numa cama feita de lavado e com os lençois esticadinhos. aiiii, que maravilha.
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmmm... Banhinho quentinho e hidratante cheirosinho, não ha quem não durma que nem um anjo... Não percebo o vosso problema quando a solução é tão simples

      Eliminar
  23. Antes do filho: 10 horas durante a noite + uma sesta de 2 horas. Depois do filho: 7 horas

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis