Pub SAPO pushdown

As nossas estantes

quinta-feira, abril 24, 2014

Hoje foi o Dia Mundial do Livro. Bem, em abono da verdade não foi hoje, hoje, foi ontem, dia 23, mas como para mim o dia ainda não acabou foi hoje e acabou-se.  E não queria deixar passar a data em branco, pela importância que tem. Cá em casa os livros vivem de forma um bocadinho anárquica nas estantes do escritório. São muitos e eu gosto disso, de olhar e ver uma parede enorme com tantos títulos a saltarem. Apesar de comprar muitos livros, gosto de ir à descoberta da nossa biblioteca caseira, um "ora deixa-me cá ver o que há para aqui". E descubro sempre coisas que me apetece ler. Quando eu e o homem nos juntámos, os nossos livros juntaram-se também (se bem que ainda tenho centenas em casa dos meus pais), e dessa junção resultou uma mistura de estilos interessante. Ele gosta mais de uns autores (Murakami, Ken Follett, Tolkien), eu gosto mais de outros (Paul Auster, Saramago, Eça de Queiroz). Ele tem dúzias de livros técnicos de guionismo, eu tenho dúzias de livros de moda. E, juntos, estamos a construir uma bela colecção de guias de viagem. Mas pronto, todos os registos convivem alegremente, apesar do caos. Em tempos idos e gloriosos, conseguimos ter tudo organizado por estilos (devidamente identificados com uma etiqueta colorida) e, dentro dos estilos, por autores e, dentro dos autores, por títulos. Mas isso foi no tempo da outra senhora. Agora reina a confusão, o que faz com que seja um bocadinho impossível encontrar um livro desejado. Juramos a pés juntos que o temos cá em casa, mas começamos a passear os olhos pelas estantes e é uma missão impossível. Não faz mal. Um destes dias voltamos a tirar tudo e a tentar organizar. Enquanto esse dia chega e não chega, ficam algumas fotos das nossas estantes desarrumadinhas.













37 comentários:

  1. Adoro livros organizados estilo biblioteca (encontra-se logo o que se procura) mas assim têm outro charme!

    ResponderEliminar
  2. Tantas vezes, encontro eu o mais giro no caos :) Acho que assim é que tem piada!

    ResponderEliminar
  3. Adorava ter um livrinho teu, autografado por ti :)

    ResponderEliminar
  4. Com tantos exemplares dos seus livros bem que a Ana podia enviar um de cada para a minha casa... assim eu entretinha-me a ler.. :D
    Ando ao tempo para comprar, mas falta o essencial e vou adiando... :(
    Pode ser que para o ano já consiga

    ResponderEliminar
  5. Gosto. É impressão minha ou acabei de ver um frasco de sais de banho numa das estantes...
    Marta

    ResponderEliminar
  6. Do que gostei mais foi da prateleira com os livros da própria... presunção e água benta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah! Sabe que cada autor tem direito a x livros seus por cada edição lançada? Ou acha que fui à Fnac e comprei todos os que havia?

      Eliminar
    2. LOOOOOOL, boa resposta Ana.

      Eliminar
    3. HAHAAH eu acho que a Ana foi lá e comprou todos.. não deixou nenhum para a Fátima Bento daí a amargura desta leitora!!

      Eliminar
  7. O meu sonho, mais do que um big closet (que gostava muito) era ter uma biblioteca em casa. E parece que está a realizar-se: o meu antigo quarto, em casa dos meus pais, está a transformar-se. Ainda não tive oportunidade de ver, mas a mami diz que, afinal, mesmo depois da remodelação, os meus livros não cabem todos nas novas estantes encomendadas por medida… e eu ainda tenho tantos em minha casa para levar para lá!

    Ana, gostei muito das imagens cinematográficas a preto e branco! E Ken Follet? ADORO!!
    S.

    ResponderEliminar
  8. Gostei da biblioteca, tenho uma igualmente grande em casa.
    (achei piada à foto do porto aí no meio ;))

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  9. É bom ver o quadro do Porto que fiz "a ser usado", fico contente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De onde é o quadro? É muito giro! Obrigada

      Eliminar
    2. É daqui http://www.girly-things.com

      Eliminar
  10. Gosto muito de ver as estantes assim "desarrumadinhas".
    Em tempos também tentei (repito, tentei) arrumar os livros todos lá de casa por autores... missão falhada. Porque depois compra-se um e mais outro e vão-se arrumando onde calha, onde há espaço. E a páginas tantas já temos tudo fora do sítio. Mas isso também não interessa nada. Até é giro depois termos de ir à procura de um livro de que precisamos na altura e encontrar coisas de que já nem nos lembrávamos que tínhamos.
    Gosto das fotos e das ilusões cinematográficas. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *alusões cinematográficas. Era isso que eu queria dizer, mas o corrector automático preferiu "ilusões". Tão fofinho que ele é, sempre a querer que eu tenha ilusões! LOL

      Eliminar
  11. Gosto.
    http://ateliermarcoconde.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Pipoca, onde comprou aquelas imagens de filmes?

    ResponderEliminar
  13. Adoro, belas estantes :)) Gosto muito de ler e acho que umas estantes cheias de livros decoram muito bem as nossas casas!

    Beijinhos,
    diasdechocolate.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  14. Um dia também quero assim umas prateleiras cheias de livros! Por enquanto ainda não enchem tanto mas um dia hei-de lá chegar! :)

    Já agora, uma sugestão: já que tens tantos livros de moda, que tal sugerires uns quantos, uns três ou quatro de que mais gostas, para a malta ler?

    ResponderEliminar
  15. Adorei. A minha coleção é bem mais reduzida, mas gostei da ideia de organizar os livros por tema, e depois por autor. Sim, porque quando se quer mesmo encontrar um livro, o sacano esconde-se :)

    ResponderEliminar
  16. Só tens os primeiros três livros do Harry Potter, que falha pipoca! :) um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, também reparei nisso!! Os últimos são os melhores!

      Eliminar
  17. Giro...na dessarumação está a piada! ;)

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Adorei os livros todos. Também tenho uma considerável colecção. Mas as imagens do filmes são fabulosas :)

    xx
    troughthelace.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Uauuuuu óptima organização. Gostei!!

    ResponderEliminar
  20. quantos livros já editou Ana? o "Estilo disse ela" ja vou comprar, mas o outro qual é? :$

    ResponderEliminar
  21. PIPOCA e quem souber: como limpar/tratar de livros antigos, onde se nota o cheiro de "livro antigo", páginas amareladas, etc. Alguém sabe como é que se trata e limpa estes livros? Preciso mesmooooo de ajuda...se conhecerem alguém que perceba de livros, ou se até trabalham na área, ou sabem como tratar destes livros peço que me indiquem a solução. Obrigada. ANA

    ResponderEliminar
  22. Quem me dera ter um dia uma biblioteca assim!! Isso e um walk-in closet, são resquisitos essencias para a escolha da minha casa de sonho :) (quando /me saír o euromilhões, claro está.)
    Nos entretantos, vou arrumando e desarrumando de caixas e prateleiras. Até já fiz uma espécie de 'stand' para uma luz de mesa de cabeceira! 2 pilhas de prai /9/10 livros bem juntinhas et voilá :)

    beijinhos pipoca **

    ResponderEliminar
  23. Podias me mandar um dos teus dois livros já que tens tantos :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Tanta vida e tanto sonho misturado. Não arrumem, está óptimo assim. Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Os livros podem não estar organizados, mas estantes estão visualmente muito bem decoradas. Adorei as imagens d'O Padrinho (filme favorito do meu marido) e do Dirty Dancing (o meu filme favorito de sempre).

    ResponderEliminar
  26. Adoro livros! E que grande colecção têm :)

    ResponderEliminar
  27. Quem me dera ter tanto livro na minha futura casa. Porém, apesar de amar ler, o parceiro não contribui no mesmo amor. Mas bem que vai ter de aguentar uma grande prateleira minha! ⋆

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis