Pub SAPO pushdown

Suminhos revigorantes

quinta-feira, março 13, 2014

Tenho publicado no Instagram algumas fotos dos sumos que ando a fazer para beber ao pequeno-almoço (aquilo a que eu chamo de shots de energia logo pela fresquinha) e algumas leitoras têm-me perguntado o que é que levam, se dão muito trabalho, etc e tal. Pois que não dão trabalho nenhum. Tirei a ideia do livro da Catarina Beato, do Dias de Uma Princesa, que é uma verdadeira adepta dos comes e bebes saudáveis e que contou a história da dieta que fez no livro Dieta das Princesas. Lá pelo meio, falava dos famosos sumos verdes e eu, que estou decidida a tomar um pequeno-almoço decente (em vez do iogurte que vou a beber à pressa no elevador), ganhei coragem para começar a fazê-los cá em casa. E tenho conseguido, há já duas semanas que não falho. A ideia destes sumos é pôr-nos a consumir os vegetais que, regra geral, vão sempre ficando esquecidos. Porque não gostamos, porque não temos paciência para os fazer, porque há sempre alternativas que nos parecem mais saborosas. Falo por mim, que sou péssima para comer legumes, apesar de até gostar de vários. Mas pronto, com os sumos é muito mais fácil. Mistura-se tudo com frutas e nem se dá por eles. Dá para fazer com inúmeros legumes, mas eu tenho feito sempre com espinafres (até porque sempre tive um pequeno défice de ferro e o espinafre ajuda) e depois misturo as frutas que tenho cá por casa. Já usei banana, morangos, pêra abacate, manga, kiwi... é o que houver. Atiro uma mão cheia de espinafres para dentro da Cooki (crus, não precisam de ser cozinhados), atiro a fruta cortada aos bocados, ponho uma chávena de água (podem fazer com chá, água de côco, leite de soja, etc e tal) e junto ainda uma colher de chá de bagas goji (um bom anti-oxidante) e mais uma colher de sementes de cânhamo (uma boa fonte de proteína). Depois é liquidificar tudo durante um minuto et voilá. Não dá trabalhinho nenhum e uma pessoa sente que começou logo o dia de forma mais saudável. Não, não se preocupem, o sabor dos espinafres é o que menos se sente, o das frutas sobressai, por isso os sumos são realmente bons.

Se tiverem dificuldade em encontrar bagas goji e as sementes de cânhamo, eu costumo comprar no Brio

 Podem fazer o sumo de um dia para o outro, mas eu prefiro fazê-lo de manhã.

39 comentários:

  1. Nãoooo! Já não posso com a moda dos sumos verdes em tudo o que é blog, pensei que ao menos aqui na Pipoca pudesse escapar a isso e continuar a ver sushi e hamburgers :P

    ResponderEliminar
  2. Olá

    em relação aos smoothies verdes ou parcialmente verdes:), da minha experiência e do que aprendi, faz muita diferença a forma como os preparamos e os ingredientes que usamos, para usufruir de todas as qualidades dos alimentos, nomeadamente a velocidade do blender, (nunca menos de 600W, mas se possível 1000W) o tempo de trituração, não usar certo tipo de verdes, nem raízes (por ex. a cenoura), nem sementes, para não retardar a assimilação e não comer 40 minutos antes e depois, requisitos para não causar má-digestão e gases, nem comer sempre o mesmo tipo de verdes, por causa da assimilação de alcalóides. Mas poderá ver neste blogs, essas dicas:)



    http://greensmoothiesblog.com/guidelines-green-smoothies/

    http://greensmoothiesblog.com/green-smoothie-questions/

    obrigado e votos de bom dia

    Elsa

    ResponderEliminar
  3. Parece-me muito bem realmente.
    Mas... peço desculpa, o agrião da foto parece-me espinafre..
    O livro da Catarina parece-me uma aquisição a ter em conta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'o agrião da foto parece espinafre' lol
      e a pipoca disse que eram agriões por acaso?

      Eliminar
  4. Em sumo consigo beber tudo, por isso era uma dieta que eu conseguiria facilmente fazer. E é bastante saudável, por isso não é só para perder peso e sim para ter um estilo de vida mais saudável.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  5. Também concordo! Já faço os tais sumos há algum tempo e são realmente uma excelente forma de começar o dia!! ;)

    diasdechocolate.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acho que os sumos verdes são muito 'vantajosos' para quem, como tu, tem alguma dificuldade em incluir fruta/verduras na dieta. No meu caso, gosto dos sumos, não tenho dificuldade em trocar por um boa sopa feita também em robô de cozinha (a 100º). Principalmente no inverno. :)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  7. Já me sinto mais saudável só de ler o que o sumo leva :) Sou fã incondicional de bagas de goji. Até tentei semear na minha horta de varanda por mais que uma vez mas não correu bem... Agora na Primavera vou voltar a tentar.

    http://atotocosmica.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. No pingo doce costuma ter, pelo menos a bagas de goji tem

    ResponderEliminar
  9. já passou a moda da bimbi agora é a cooki
    uma pessoa ate se baralhada toda

    ResponderEliminar
  10. Faço muito :) Mas prefiro os espinafres ao agrião, que tem aquele sabor picante/amargo de que até gosto, mas nos sumos nem tanto. Costumo pôr espinafres, pepino, aipo, frutas (o que houver) e sementes. Yummy.

    ResponderEliminar
  11. Manuela Waterman13 março, 2014 15:07

    Pipoquinhas,
    Estou fazer uma cura, aconselhada por médica de medicina chinesa, desse tipo. Junto sempre beterraba cozida (compro já embalada e cozinhada no P. Doce) com cenoura e talo de aipo. Junto uma peça de fruta, ou morangos. A beterraba como sabe tem muito ferro. Faço tudo na bimby. Experimente adicionar o leite de arroz c/coco bio. que se vende Celeiro. Alterno com papa de aveia (com o dito leite de arroz) e junto as tb as bagas, spirulina (óptimo para dar energia) cânhamo ralado, ichia, avelas, etc. Bom apetite e é tudo uma questão de querer e criar novas rotinas. A pele ficou melhor também.
    Bj
    MW

    ResponderEliminar
  12. Manuela Waterman13 março, 2014 15:09

    Pipoca,
    Todos estes sumos/batidos têm se ser consumidos logo, senão perdem todas as suas propriedades. Nunca os faça com muita antecedência porque oxidam!

    ResponderEliminar
  13. "Tenho publicado algumas fotos dos sumos que ando a fazer para beber ao pequeno-almoço"
    Aqui no blog, eu nunca vi nenhuma! vejo em todos os outros blog´s neste nunca vi e venho cá diariamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a Pipoca diz explicitamente "Tenho publicado no Instagram algumas fotos dos sumos que ando a fazer para beber ao pequeno-almoço" :)

      Eliminar
  14. Ultimamente ando a ler bastantes artigos sobre estes super sumos.
    Acho que vou começar a experimentar, se bem que acho que vai ser muito difícil deixar de comer o meu pãozinho de manhã... Sabe tão bem!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Blarh, blarh e mais blarh!!!

    ResponderEliminar
  16. Não tem uma cor muito apelativa :)
    mas quem os toma diz que é muito bom

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  17. Olá Pipoca! Eu também me rendi aos sumos de manhã e agora não quero outra coisa. Com agriões ainda não fiz mas vou exprimentar. Eu faço os sumos com com fruta e legumes ou só fruta. A nível de legumes os que costumo usar é espinafres, cenoura, beterraba e por vezes folhas de manjericão ou hortelã. São optimos, as sementes de canhâmo e bagas de goji também fazem parte dos meus ingredientes. O que comprei no outro dia e estou a adorar é um mix de frutas também da Iswari, este mix é composto por Bagas Goji, Cacau Cru em pepitas, Sementes de Abóbora e de girassol. É Fantástico!

    ResponderEliminar
  18. Então e esta semana de férias?
    ainda coube a cooki na mala??

    ResponderEliminar
  19. Mas afinal faz com agriões e com espinafres? Ou só com espinafres? fiquei confusa! :)

    ResponderEliminar
  20. Atenção á quantidade de bagas consumidas por dia!! É tudo muito saudável mas em quantidades aceitáveis. Sumos naturais devem ser feitos e bebidos no momento porque muitos dos frutos fácil e rapidamente oxidam e depois não estamos a fazer nada em prol da saúde.

    ResponderEliminar
  21. Pipoca experimenta juntar, também, gengibre. Dá um sabor muito agradável... mas para início não podes meter muito porque o sabor é muito forte.
    Fica a dica :)

    Rita

    ResponderEliminar
  22. Adoro sumos verdes. Tomo sempre de manha em jejum! Passa pelo meu blog publico muitas receitas saudáveis de sumos entre outras coisas:)

    ResponderEliminar
  23. Pois que as minhas sementes ficam inteiras... algo estou a fazer de errado mas não sei o quê :/ (faço na bimby)

    ResponderEliminar
  24. Bebo todos os dias de manhã já à algum tempo e os legumes que uso mais também são os espinafres, pelo seu sabor suave permitem ao sabor da fruta sobressair naquela mistura toda. Com goji ainda não experimentei, tenho usado sementes de linhaça e de chia.

    ResponderEliminar
  25. Pipoca ja sou fa dos sumos verdes ha algum tempo.
    Na semana passada comecei a adicionar duas colheres de flocos de aveia organicos. Fica muito saboroso. E saudavel e o periodo em que me sinto saciada e muito maior. Fica a dica.
    (Desculpem a falta de acentuacao)

    ResponderEliminar
  26. Adoro beber esses sumos todos, tanto de fruta como os 'verdes' no Liquid no Porto, ao pé do túnel de Ceuta :) são óptimos!!!

    ResponderEliminar
  27. tanto as bagas como as sementes podem ser compradas a vulso no Jumbo por exemplo

    ResponderEliminar
  28. Detesto tudo o que seja sumos verdes e afins, mas se quiserem encontrar bagas goji, sementes de sésamo, sementes de chia, lentilhas, gengibre em pó etc a preços muito mais baratos que no Celeiro, Brio e outros que tais, vão ao centro comercial da Mouraria e às lojas de chineses/indianos do Martim Moniz!

    ResponderEliminar
  29. Também tenho feito na minha bimby, não todos os dias (shame on me!), mas alguns. As bagas de goji encontram-se facilmente na área dietética dos hiper e supermercados.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Pipoca, se tem défice de ferro e faz reposição, mas o défice reaparece, por favor considere um rastreio à doença celíaca, esse é um sintoma clássico da mesma. E apesar do que se diz, é uma doença extremamente comum, só que está sub-diagnosticada.

    ResponderEliminar
  31. Gosto mais do meu paozinho com manteiga de manhã. Mas obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  32. Espinafres e não agrião... É evidente!!!

    ResponderEliminar
  33. Para quem se interessa por sumos naturais aconselho 1livro e 1 documentation.http://www.amazon.com/The-Juicemans-Power-Juicing-Delicious/dp/0061153702

    http://www.fatsickandnearlydead.com

    Espero que goste.
    Helena

    ResponderEliminar
  34. Olá bom dia!
    São muitas as vantagens das bagas, nomeadamente dos mirtilos (frescos).
    Nós produzimos mirtilos de Maio a Agosto.
    Experimente e comprove!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  35. Esses sumos são ótimos para a saúde, especialmente se levarem sobretudo vegetais de folha verde. É uma ótima maneira de ingerir vegetais crus, com todas as enzimas, minerais e vitaminas que tanto bem fazem. Eu costumo também adicionar 1 colher de clorela para ficar ainda mais verde :)

    ResponderEliminar
  36. Eu como cânhamo porque ajudou-me a aumentar a energia para enfrentar cada dia de trabalho. Por outro lado, dizem que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlados, e como o meu avô tem diabetes, mais vale prevenir do que remediar! Vivo em Lisboa, e os preços são muito caros no supermercado; então pesquisei online e os melhores preços que encontrei foi em www.chefpanda.pt. Por exemplo, no continente sementes de cânhamo custam 43€/kg, e lá custam 23!

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis