Pub SAPO pushdown

Praga #1

segunda-feira, março 10, 2014

Foi preciso chegarmos ao aeroporto, mas mesmo ali ao momento em que entregamos o bilhete já para entrar no avião, para o homem se virar para mim e perguntar:

- O teu passaporte?
- Não trouxe, deixei em casa.
- Não trouxeste? Estás a gozar???
- Não, trouxe só o Cartão do Cidadão.
- Oh, a sério, estás a gozar, não estás? (isto dito com um tom de quem ia ter um enfarte a qualquer instante)
- Não, juro pela minha saúde! (isto dito por uma pessoa já altamente assustada)
- Mas sabes que é preciso passaporte para entrar em Praga, não sabes?
- Sei lá, não faço ideia, nem pensei nisso. Mas é espaço europeu, para que é que é preciso o passaporte? (comecei a olhar discretamente à minha volta e toda a gente com o passaporte na mão)
- Mas não sei se faz parte do acordo de Schengen.
- Então mas porque é que não me disseste nada?
- Ai eu é que tinha de te dizer?
- Sim, tu é que trataste da viagem, podias ter-me dito alguma coisa. E agora?

- Agora não sei.
- Já não temos tempo para ir a casa, não vamos conseguir ir hoje. Mas viste-me aqui no aeroporto com o Cartão do Cidadão para trás e para a frente e não me disseste nada do passaporte?
- Eu? Eu não vi nada.
- Bem, vamos ver o que dizem.

Entretanto, chegámos ao controlo do bilhete, entreguei o Cartão do Cidadão e ninguém me disse nada.

- Vês? Afinal não é preciso passaporte para nada!
- Mas não perguntaste! Tens de perguntar, porque depois ao chegarmos a Praga podem não te deixar entrar.
- Se fosse preciso passaporte não me deixavam embarcar, homem!
- É melhor perguntar.

Lá perguntei, e não, não era preciso passaporte.

- Para a próxima, antes de me enervares, é melhor informares-te primeiro!
- Eu li o guia de Praga e diz lá que o passaporte é expressamente obrigatório.
-Pois, e eu disse-te ontem que o guia foi revisto pela última vez em 2006, por isso se calhar isso mudou entretanto!!!!!!!!!!

E pronto, assim começou a nossa linda viagem a Praga (o presente que ele me ofereceu nos anos), comigo prestes a ter uma apoplexia e a ver a vida a andar para trás. Mas pronto, correu tudo pelo melhor, o voo foi um descanso e aterrámos numa cidade absolutamente maravilhosa e que há muito queria conhecer. Está um tempo óptimo (hoje até estava um certo calorzinho) e, em dia e meio, já levamos uns vinte e tal quilómetros nas perninhas. Mas vale a pena. Pela frente ainda temos Bratislava e Budapeste, e estamos a ver se ainda conseguimos dar um salto a Viena. Para já, para já, algumas fotos de Praga:

Praga by night: vista da Praça da Cidade Velha

Casaco  e jeans Zara; Sweat Mademoiselle Tee; Ténis New Balance e Carteira Purificación Garcia



Vista da Ponte Carlos

Jantar ma-ra-vi-lho-so no Kampa Parque


As famosas estátuas do David Cerny

O Menino Jesus de Praga (que tem nada mais nada menos do que 70 fatinhos para ir mudando ao longo do ano)


Calças Lanidor; Botins e casaco Zara; Carteira H&M; óculos Ray Ban




A estátua de Santo António na ponte Carlos



Pormenor da Praça da Cidade Velha

Relógio da Praça da Cidade Velha


Entrada do Castelo de Praga

Catedral de S. Vito 





Travessa Dourada


54 comentários:

  1. Maravilhosa a cidade. Adorei as fotografias,

    http://littlecupcakeee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Meio dia está de bom tamanho para Bratislava, é fofinho, bonitinho e tal (vivi lá um mês) mas ao fim de três voltas estás de volta ao mesmo sítio. Em caso de ter de optar, sem dúvida, Viena! Há um comboio por hora a fazer o trajecto Viena(Hauptbahnhof)-Bratislava(Havlani Stanica) (cerca de 50 min)... Vai passar um dia inteirinho a Viena, vale muito a pena e a dar-lhe certinho dá para ficar com uma ideia simpática do centro da cidade.
    Divirtam-se, boas férias.
    Deixo aqui algumas dicas:
    http://misspipetaseviagens.blogspot.pt/p/around-world.html

    ResponderEliminar
  3. Que bonita cidade, é um dos destinos que está na minha lista.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  4. Pipoca, se puder recomendar um hotel bem localizado em Praga agradeço-lhe, é a próxima viagem que está na calha com o maridinho. Estou inclinada para a praça Wenceslau, será que é um bom ponto de partida para conhecer a cidade? Obrigada, beijinhos e boa viagem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia!
      Praga não é muito grande e tudo se faz bem a pé! Ficar na Old Town é mais confortavel pela proximidade das atracções e dos equipamentos turisticos! Na Weceslau fica proxima de tudo e numa zona muito comercial!
      um hotel, um pouco mais afastado (5m a pé da wenceslau) mas com otimo preço qualidade, com um design moderno e um pequeno almoço fantastico é o 987 Hotel Prague!
      Se precisar de ajuda consulte uma agencia de viagens! Esqueça o mito dos preços na net! Vá a uma agencia, conte com a experiencia, mesmo que chegue a casa e encontre um preço melhor no booking, envie à sua agencia, tenho a certeza que eles tentarão junto do hotel acompanhar o preço! :) Boa viagem!

      Eliminar
    2. Quando fui a Praga fiquei no Design Hotel e a relação qualidade preço é ótima :)

      Sem Jeito Nenhum Blog

      Eliminar
    3. Mas que raio de panca com a Praça Wenceslau. Para mim foi o sítio que menos me impressionou em Praga. Aí tem a globalização no seu melhor com Zaras, Mangos e afins. Vá para a Old Town que nem sequer tem comparação. O hotel Lippert fica na praça principal, é pequeno mas muito confortável e é só descer as escadas para estar no coração de Praga :)

      Eliminar
    4. Obrigada a todos pelas dicas/sugestões!! ;)

      Eliminar
    5. Esquecer o mito dos preços da net? Da ultima vez que marquei uma viagem por uma agencia, vi no booking e era 20 euros mais barato (o total das ferias). Optei por dar trabalho a agencia, para ter uma maior garantia, caso algo corresse mal, mesmo pagando mais. Correu mal, a agencia em vez de marcar 2 quartos marcou apenas um e foi logo um inicio de ferias muito bom. Para reaver o dinheiro do quarto, que nao tive durante metade das ferias foi um 31 (as pessoas de 2 quartos ficaram todas num). E mesmo assim fizeram as contas a maneira deles, ja que envolvia pensao completa. E falo talvez, na maior agencia de Portugal. Conclusao: se correr tudo muito bem, é uma maravilha, senao, tanto da reservar na net como nas agencias. Com a xico espertice deste episodio, a mim nao me apanham mais.

      Eliminar
    6. Estive em Praga no Verão e recomendo vivamente o Fusion Hotel, preço e serviço fantástico mesmo no centro da cidade. Ainda na RC recomendo o Chateau Mcely (caro...íssimo), uma maravilha no meio do campo (GPS imprescindível) e uma cidadezinha de nome indescritível e impronunciável a Sul de Praga, já perto da Áustria.

      Eliminar
  5. Que fotos giras! Fiquei com uma vontade enorme de conhecer Praga!

    ResponderEliminar
  6. Caramba adorei as fotos! E tu estás linda mesmo com ar de férias! Que inveja! :)

    ResponderEliminar
  7. Não percam muito tempo em Bratislava, não vale a pena! Vê-se numa tarde. Guardem o tempo para Viena e Budapeste, que merecem ser vistas com mais calma. Aproveitem a viagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bratislava é lindo! pode ter um centro relativamente pequeno, mas precisa de um dia inteiro no minimo para entrar na cultura. e ė um sitio perfeito para compras. tudo super barato, e com outlets que valem tantoo :)

      Eliminar
  8. A cidade parece maravilhosa, adoro cidades cheias de monumentos e história. E já agora, a mala da H&M tem imeeeeenso bom ar! :)

    ResponderEliminar
  9. Uau que cidade bonita! Gostava de conhecer... Logo eu que sou apaixonada por viagens! Vai de certeza começar a constar na minha lista de futuras viagens : )
    P.S - esses "contratempos" no aeroporto são sempre um máximo. Depois ao relembrar é de cair para o lado a rir!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. nunca visitei .. mas estou fã acho que vou ai um dia +.+
    as fotos tao lindas

    annydajuba.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Estas fotos magnificas deixaram com saudades de quando aí estive. De certeza que também vão gostar de Budapeste (ao contrário de Praga, a maior parte dos edifícios precisam de renovação mas em contrapartida são mais majestosos) e de Viena (essa sim mais turística que esta última mas também repleta de magia). Aproveitam bem e óptima estadia! :)

    ResponderEliminar
  12. Estive aí na minha Viagem de Finalistas e é uma viagem para nunca mais esquecer :)

    ResponderEliminar
  13. Pipoca, caiu e rasgou as calças? Coitada!
    Divirta-se horrores e aproveite.

    ResponderEliminar
  14. Gostei de ler a comédia e mais ainda de saber que há quem já tenha ouvido falar em Schengen, a terra onde cresci, mas por favor não lhe chame "Shengen"!!"#$%&/()=?, está bem? :P (calma, estou só a brincar)

    Gostei muito das fotos de Praga...fica na lista para um dia.

    ResponderEliminar
  15. Não percas Viena, Bratislava vê-se em menos de um dia, é giro mas Viena vale bem mais a pena

    ResponderEliminar
  16. Que saudades de Praga ..... Boa viagem

    ResponderEliminar
  17. Ah ah ah o que ri e revi neste post.

    Em 2007 fui a Praga com uma amiga visitar outra amiga que estudava em Pilsen. E quando estavamos a caminho do aeroporto a nossa amiga que vivia na República Checa liga e diz "não se esqueceram do passaporte, pois não? Instalou-se o pânico. Passaporte? Mas República Checa pertence à Europa e a Shengen??? Pânico a 2 horas do voou sem tempo para voltar a casa (melhor passaporte fora de validade)... Cerca de uma hora em pânico, mas tudo acabou em bem.

    Amei Praga, uma cidade linda de "morrer", romântica... tudo :)

    Na altura aproveitamos alugamos carro e visitamos Cesky Krumlov, cidade medieval - Patrimonio da Humanidade pela Unesco, que fica a caminho de Viena.

    Na minha opinião primeiro visitar Praga e depois Viena, Viena perde um pouco o encanto, embora também seja uma cidade maravilhosa.

    Depois de Viena segui caminho para Bratislava e um dia é mais do que suficiente para conhecer...

    Só faltou Budapeste na minha viagem, mas fica para outra oportunidade...

    ResponderEliminar
  18. Praga é maravilhoso! !! Aproveitem bem :-) Obrigada pela partilha da história de embarque kakakaka o que me ri :-) beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Bem, parece realmente linda Praga. E gosto muito do que tens vestido, cores, peças, acessórios...adorei!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. ai que pânico =P Eu fui lá para 2006 e ainda precisei de passaporte. Praga é uma cidade lindíssima, tb passei por Bratislava e embora so tenha estado la umas horas gostei muito, gostava de ter conhecido melhor.
    Aproveita bem a viajem.
    *

    ResponderEliminar
  21. A cidade parece muito linda!! Boas férias :))

    diasdechocolate.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  22. Praga é simplesmente linda!!!

    ResponderEliminar
  23. Estive em Praga em 2006 (e também não precisei de passaporte) =P é lindo, aproveita (=

    ResponderEliminar
  24. Há quase 2 meses, visitei Praga e apaixonei-me pela cidade! Hei-de visitar outra vez, de certeza

    ResponderEliminar
  25. Budapeste é a cidade!!!
    Ficam já umas dicas para ires preparada!
    Banhos Públicos = Obrigatório ir! Gellert ou Szechenyi
    Almoçar Golash no Mercado = Obrigatório
    Museu do terror = altamente traumático e obrigatório visitar
    Ir a Matthias Church do lado de Buda à noite. Super romantico e com uma vista fabulosa!
    Ruin Bares: Szimpla e Instant!!

    Boa viagem!

    ResponderEliminar
  26. Esse casaco é assim a coisa mais fofinha da vida. Boa Viagem!!

    http://theloveisskinny.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Estive em Praga o ano passado no Verão, nas férias e ADOREI! Gostei bastante de ver estas fotos, estão muito giras e foi bom recordar. Na altura fui num dia a Cesky Krumlov uma cidade acho que a cento e tal km de Praga com a qual fiquei deslumbrada. Cidade a lembrar os tempos antigos de castelos, romance, ...Um espetáculo mesmo!
    Viena está também na lista das cidades europeias que pretendo conhecer :)

    ResponderEliminar
  28. Amo Praga! Já fui duas vezes e iria novamente. Fiz um roteiro parecido com o que você vai fazer. Bratislava é bonita, mas Viena é muito melhor, se conseguir trocar.

    ResponderEliminar
  29. Estive em Praga 4 dias na semana passada, como estou a viver em Dublin, olharam de lado para o meu Cartão de Cidadão durante uns 10 minutos. Questionaram se nao tinha passaporte e bla bla bla, até que depois de terem feito telefonemas e mais não sei quê, lá me deixaram ir a minha vidinha.
    Em relação ao episódio que contas, aconteceu o mesmo aos meus vizinho ha cerca de 3 dias atrás na porta Fabrica de chocolates (e gomas) em Praga.
    Aproveita, Praga é lindo, se puderes passar na Charles Bridge, ao final do dia vais adorar.

    Ana Rita Pereira

    ResponderEliminar
  30. Praga Budapeste e Viena!

    ResponderEliminar
  31. Adoro Praga, é uma cidade maravilhosa :). Se puderem passem também por Viena que vale a pena :).

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  32. Viajei no tempo... :) Cidades fantásticas :)
    Have fun :)

    ResponderEliminar
  33. É um dos destinos em lista de espera :) Com as tuas fotos ainda fiquei com mais vontade de visitar!!!

    estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com

    ResponderEliminar
  34. Praga é um dos destinos que quero muito ir...pelas fotos, fiquei com mais vontade ainda... Aproveita.


    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. Mesmo quando não pertence ao espaço Schengen não significa que seja necessário passaporte. A Inglaterra não pertence e para entrar é apenas necessário o cartão de cidadão.

    ResponderEliminar
  36. Também já fui feliz nessa cidade que deixa saudade. Boas férias pipoquinha!

    ResponderEliminar
  37. Que boas recordações!!!
    Fui a Praga em 2008 e nem sequer tinha passaporte ;)
    Amei essa viagem <3

    Beijinhos e aproveitem!

    ResponderEliminar
  38. Aqui está um lugar aonde adorava ir :)

    ResponderEliminar
  39. Praga é uma cidade linda! Tens de ir ao Bairro Judeu! :) Onde estão as grandes lojas e ruas e avenidas muito giras. Julgo que aí perto há um restaurante com boa carne e boa cerveja. Fica de esquina junto a uma árvore e banco de jardim. Tem a decoração toda em madeira. Não me lembro do nome...!


    Raquel

    ResponderEliminar
  40. Praga é realmente maravilhosa, aproveitei bem!

    ResponderEliminar
  41. Adoro Praga, restaurante Clube dos Arquitectos :D e vinho quente e bolinhos em forma de cilindro... ui maravilha. Ah e a ida à torre... no funicular.

    ResponderEliminar
  42. Se tiverem oportunidade, procurem o Cafe Grand Orient (um marco da arquitectura cubista na Casa da Madonna Negra) e o Reduta Jazz Club. Ah, assistir a uma peça no Teatro Negro também é uma experiência interessante ;)

    Aqui fica o link: http://comovaiasaudinha.blogspot.pt/2010/03/praga.html

    ResponderEliminar
  43. Praga... Europa no seu melhor!!!
    Muito bom!

    https://fashion-qb.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Adorei tambem,fui em 2008. Vao ao museu do Kafka,vale a pena.

    ResponderEliminar
  45. Já aqui estive a participar num Concurso de Coros e trouxemos uma bonita medalha de Prata. :D

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis