Pub SAPO pushdown

Missão Pernas Activas

segunda-feira, março 31, 2014



Que ponha o dedo no ar quem não gostaria de ter umas perninhas ao melhor estilo Gisele Bundchen. Mais de um metro de pernas (1,14m, para sermos mais precisas), torneadas, sem uma marquinha que se veja, sempre bronzeadas e com ar de que são capazes de correr quatro maratonas seguidas sem aparentarem o mínimo cansaço. Pois. Era bonito, mas só num mundo utópico onde há unicórnios e onde o chocolate não engorda. No mundo real, as nossas pernas são todos os dias postas à prova. Ou andamos imenso a pé, ou andamos a correr para apanhar o autocarro e o barco e o metro, ou estamos uma vida sentadas em frente ao computador, ou estamos enfiadas em collants e calças apertadas, ou andamos carregadas de sacos e compras... enfim. Pernas sofrem. Sofrem elas e sofremos nós, que depois os efeitos começam a sentir-se. Com maior ou menor intensidade, quase toda a gente sabe o que é a sensação de pernas inchadas ou cansadas. Sentir que as pernas pesam uma tonelada, que não conseguimos dar nem mais um passo, que só nos apetece enfiar na banheira e ficar ali de molho, até que passe. 

Nada temam, porque há muitas coisas que podem ser feitas para atenuar estes problemas. Ao longo dos próximos meses, e em parceria com a marca Antistax – especialista na saúde das pernas -, vou aqui partilhar convosco algumas dicas para cuidarmos das nossas pernas e que passam por coisas tão simples como a alimentação, o exercício físico, o estilo de vida ou mesmo a roupa mais adequada. Vão prestando atenção, minhas amigas, já que haverá algumas surpresas pelo meio.




Para já, para já, começo por partilhar com vocês alguns dos factores que mais influenciam a saúde das nossas pernas, assim como algumas dicas:

1- Dieta: não vale a pena dizer que a maioria das pessoas não come o que devia, nem a quantidade que devia, nem às horas que devia. Consequências de alguma preguiça e da vida moderna, que é sempre a andar, sem nos deixar tempo para pensar naquilo que enfiamos na barriga. Como é óbvio, tudo o que comemos tem influência no nosso corpo. Ao optarmos por comida com demasiado sal, demasiada gordura e poucas proteínas, as nossas perninhas acabam por se ressentir. Tentem comer alimentos ricos em fibra, optem por uma dieta variada e equilibrada, bebam água como se não houvesse amanhã, comam de forma regular ao longo do dia e sem deixar passar mais de três horas entre refeições.  

2- Exercício: como se não fosse suficiente não termos grande cuidado com o que comemos, também não somos grandes amigas do exercício físico, não é verdade? Eu estou a tentar contrariar essa tendência aos poucos, mas sei que é complicado. O resultado disto é que as nossas pernas não se mexem tanto quanto deveriam. O exercício  físico ajuda -e muito! - a que o sangue circule melhor pelo nosso corpo, o que contribui para atenuar o cansaço e as pernas inchadas, por isso só temos mesmo é nos mexer. Entre os melhores desportos para as pernas encontram actividades como: natação, ciclismo, jogging, dança ou até uma simples caminhada.

3- Tabaco: não vou estar aqui a pregar sobre os malefícios do tabaco, já os sabem de cor. Sublinhar apenas que uma das consequências negativas é o aumento da possibilidade de danos nas paredes das veias que, entre muitas outras coisas, potencia problemas nas pernas (varizes, úlceras, osteoporose, etc).

4- Condições de trabalho:  a maioria das profissões dos dias de hoje não envolvem grande actividade física. Muitos dos problemas nas pernas estão ligados a profissões em que se passa ou demasiado tempo sentado ou demasiado tempo de pé. Calma, não se demitam já, podem fazer pequenas coisas mesmo durante o horário de trabalho que ajudam a saúde das vossas pernas. Por exemplo, levantem-se pelo menos uma vez por hora e dêem uma voltinha, procurem alongar os músculos (podem fazê-lo sentados ou de pé), mantenham os ombros para trás, o peito para cima e a barriga para dentro, tentem não passar demasiado tempo de pernas cruzadas (limita o fluxo sanguíneo e aumenta a pressão nas veias),  usem roupa que permita algum movimento ou usem meias de compressão.

5- Viagens: quase todas as viagens têm impacto nas nossas pernas. Seja estar sentado na paragem do autocarro, seja ir de comboio de Lisboa ao Porto, seja passar a vida em aviões. A imobilização prolongada dificulta a circulação sanguínea. Tentem mexer-se durante os voos, estiquem as pernas, bebam muita água e fiquem longe do álcool.  

6- Clima: é no Verão que a sensação de pernas inchadas e cansadas parece aumentar, por isso há que procurar sítios fresquinhos e tentar enfiar as pernas dentro de água fria sempre que possível. Já no Inverno, convém resistir à tentação de nos sentarmos praticamente em cima do aquecedor e há que ter em conta as mudanças de temperatura súbitas. É melhor usar roupa mais quente do que abusar do calor.

7- Roupa: roupa demasiado apertada e saltos altos não são propriamente os melhores amigos das pernas.

Espero que estas dicas tenham ajudado, mas vamos ter muito, muito mais. Embarquem comigo na Missão Pernas Activas ao longo dos próximos meses, prometo que não se vão arrepender!




Post escrito em parceria com a marca Antistax (www.antistax.pt

14 comentários:

  1. Bem ... não é que me apetecesse muito começar por colaborar na publicidade à "antistax", mas que os seus produtos me têm ajudado bastante, têm! Outros comentários ficam para mais tarde. Boa ideia este tema! Beijinhos, Pipoca.

    ResponderEliminar
  2. A barriguita não me chateia nada, o que chateia são as pernas, acho que entro no desafio... Posso perguntar-te que diferenças notaste nas tuas pernas depois de começares a correr?

    http://naotenhotempo.squarespace.com

    ResponderEliminar
  3. Eu cada vez tenho mais consciência disso e mesmo durante o dia de trabalho tento fazer umas exercícios sentada para ativara circulação das pernas.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  4. Estou contigo, também quero ter umas pernas como as da Gisele :D

    ResponderEliminar
  5. Já experimentei o Antistax e aconselho, ajuda imenso a aliviar a sensação de toneladas de peso em cima, todos os dias.
    Alivia também estar todos os dias com as pernas levantadas, cerca de 10 minutos chega. Isso, mais o creme, ajuda muito!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Também embarco nesta aventura!
    By the way qual a cor do verniz Pipoca? peço desculpa pelo timing
    Mariana

    ResponderEliminar
  7. Pipoca o teu marido sabe o q escreve:"Já depois da corrida expliquei-lhes que se elas nunca quiserem aventurar-se para lá dos limites delas nunca irão conseguir evoluir, e irão sempre fazer mais ou menos os mesmos tempos, já que só puxando pelo corpo para lá daquilo que achamos que é o nosso máximo alcançamos a superação. E uma coisa é verdade: o nosso corpo aguenta muito mais do que aquilo que nós achamos. O bloqueio, muitas vezes, está apenas na cabeça, e esse é o maior obstáculo. "
    Grande verdade! !!

    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. Sofro muito destemal, se não fosse pedir muito, era um carregamento de antistax aqui para casa ahahah

    Beijinhos,
    diasdechocolate.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  9. Também gostaria de ter umas pernas como a Gisele :)

    Um Café e um Blog

    ResponderEliminar
  10. Há uns anos fiz promoções à Antistax e usei e abusei dos testers para mim, afinal eram 8h de pé e que não permitiam grandes movimentos. Experimentei todos menos os comprimidos e devo dizer que adorei (não, infelizmente já ninguém me paga para dizer isto) mas o meu favorito, que aliás ainda tenho, é o da primeira fotografia que funciona também como hidratante. Hoje em dia já exercito mais as pernas e não me faz tanta falta mas é sempre bom ter em casa :)
    E venham de lá essas dicas!

    -Liliana

    ResponderEliminar
  11. Pode ser usado por grávidas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relativamente ao uso de Antistax durante a gravidez, sugiro que entre em contacto com a marca Antistax através do email webmaster@lis.boehringer-ingelheim.com, para que a possam ajudar a esclarecer a sua questão.
      Obrigada.

      Eliminar
  12. Se bem me lembro das minhas promoções pode usar mesmo estando grávida, isto em relação aos cremes e spray. Os comprimidos já não sei, o ideal será mesmo confirmar com a marca ou na farmácia

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis