Pub SAPO pushdown

A caminho da Maratona

quarta-feira, março 26, 2014


Para a semana o meu homem vai cumprir um sonho antigo: correr uma das cinco maiores maratonas do mundo, a Schneider Electric Maratona de Paris (a par da de Boston, Nova Iorque, Berlim  e Londres) e eu lá estarei, para dar apoio moral. Gostava muito de ir correr, mas estou looooonge, muito longe de conseguir fazer uma maratona. Ainda assim, já tracei um objectivo pessoal: correr a meia-maratona de Lisboa em Outubro. Se não conseguir sou uma alforreca, uma ratazana sem força de vontade, uma doninha mal-cheirosa e sem espinha dorsal. Enfim. Mas falava eu de Paris. O homem anda a treinar há uma vida e dia 6 de Abril, se tudo correr pelo melhor, lá estará ele nos Campos Elísios logo pela fresquinha, pronto a dar à perna por 42 km, passando pelo Arco do Triunfo, Concórdia,  Rivoli, Notre-Dame, a Torre Eiffel ou pela Praça da Bastilha. Ele e mais 50 mil maluquinhos, o número esperado para esta 38ª edição da Schneider Electric Maratona de Paris  Diz quem já fez que é um percurso fantástico e eu acredito que sim. Como vou estar a prestar auxílio em alguns pontos estratégicos (com bananas, barras energéticas, pensos, etc e tal) também vou poder viver um bocadinho a coisa. Acho que vai ser espectacular. Para além da parte de pôr tanta gente a correr, esta maratona tem ainda como objectivo sensibilizar toda a gente para a questão da eficiência energética. Bem, pela parte que me toca, já domino relativamente bem o assunto, tendo em conta que sou eu que ando sempre lá em casa a apagar luzes, a controlar aquecedores, a ver se o forno ficou desligado, a fazer os programas mais eficientes da máquina de lavar louça/roupa, e por aí a fora. A pergunta que o meu homem mais ouve cá em casa é
"ainda vens ao escritório/sala/quarto/cozinha/casa-de-banho/hall? Não? Então posso apagar a luz?". Diz que se sente perseguido, mas se não for eu a zelar pelo consumo energético cá de casa ninguém liga ao tema. A verdade é que, globalmente,  todos nós consumimos cada vez mais energia. Ele é o ar condicionado no Verão, ele é o aquecedor no Inverno, ele é luzes e mais luzes, ele é computadores, e carregadores de telefones e de iPads, ele é tudo e mais alguma coisa. E depois, claro, o planeta queixa-se. Não é para vos alarmar nem deixar com os nervos em franja, mas a electricidade é o factor que mais contribui actualmente para a emissão de gases com efeito de estufa (mais de 50%). Se não fizermos nada, a tendência é que este número continue a subir. Longe de mim querer maçar-vos com dados demasiado específicos, mas andei a ler sobre o assunto e acho importante partilhar. O  Protocolo de Quioto tem incentivado os países a aprovar uma legislação que garanta a utilização inteligente de energia em edifícios. A União Europeia, por exemplo, comprometeu-se a reduzir 20% das emissões de CO2 até 2020, o que me parece bastante promissor. Sobretudo se tivermos em conta que a eficiência energética é, sem dúvida, o caminho mais rápido, barato e limpo para reduzir o consumo e as emissões de CO2. O futuro passa por tornar os edifícios e as cidades mais sustentáveis através de sistemas que permitam eliminar os consumos supérfluos de energia, fazendo mais com os mesmos recursos.
Claro que estamos a falar em larga escala, mas na casinha de cada um também se pode fazer a diferença. Algumas dicas:

- Usar lâmpadas de baixo consumo (gastam até menos 80% de energia e duram oito vezes mais)
- Escolher os tarifários mais económicos;
- Tirar os carregadores da tomada quando não estão ligados a nenhum aparelho;
- Usar programas de baixa temperatura nas máquinas de lavar;
- Passar a louça por água antes de a enfiar na máquina;
- Usar sempre as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga completa;
- Tentar não estar sempre a abrir e a fechar a porta do frigorífico, tirem o que precisam de uma vez só!
-  Evitar abrir a porta do forno quando estão a usá-lo. Eu sei que muitas vezes é preciso deitar o olho ao que se está a cozinhar, mas abrir a porta leva a um maior consumo de energia;
- Desligar televisões, DVDs e etc directamente nos botões dos aparelhos Não os deixem em stand-by;
- Se ligarem o ar condicionado mantenham as portas e janelas fechadas;
- Manter as portas e janelas bem isoladas, para evitar perdas de calor e infiltrações;
- Ao comprarem electrodomésticos consultem a etiqueta e procurem os mais eficientes a nível energético (classes A, A+ ou A ++)
- Sempre que possível, prefiram a luz natural à de lâmpadas;
- Utilizar pilhas recarregáveis;
- No Inverno mantenham os estores levantados para que a luz do sol aqueça a casa. No Verão evitem que o sol incida directamente;
- Os computadores portáteis são energeticamente mais eficientes do que os fixos;

23 comentários:

  1. Um familiar meu já fez o "Marathon de Paris", é duro, mas diz que foi das corridas que mais gozo lhe deu terminar. Boa sorte para o Arrumadinho e quando a Ana estiver em frente à minha LV dos Campos Elíseos, mande-lhe um beijo meu com saudades. :)

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Tem cuidado com a carteira, o ano passado roubaram-ma enquanto assistia ao fim da maratona. Talvez dê la um salto de novo este ano.

    ResponderEliminar
  3. A Maratona de Paris deve ser de facto qualquer coisa de espectacular! Aproveitem!
    Quanto à eficiência energética parece-me muito bem sensibilizar as pessoas para todos esses pontos que referiste.

    ResponderEliminar
  4. Como é que "Escolher os tarifários mais económicos" e "Utilizar pilhas recarregáveis" ajudam a diminuir o consumo energético?
    Apesar do dióxido de carbono ser mais abundante, o metano (produzido em industrias, agricultura, residuos, etc)é mais bem mais preocupante no efeito de estufa.

    ResponderEliminar
  5. Já que falou neste assunto podia aproveitar também para divulgar um bocadinho mais a Hora do Planeta, iniciativa WWF Earth Hour que se tem vindo a realizar ao longo dos anos um pouco por todo o mundo. Ainda que Portugal não tenha ainda manifestado grande interesse em aderir (uma vez que cidades inteiras em países como Austrália ou Canadá aderem) é uma iniciativa que cada um pode fazer individualmente em sua casa e assim ajudar um bocadinho o planeta. É já este Sábado, dia 29 das 20:30 às 21:30! Adiram e desliguem as luzes e eletrodomésticos lá de casa (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E verdade, sou sempre a unica a aderir a isso e obrigar os meus a desligar tambem. Se conseguir divulgue, Pipoca!

      Eliminar
  6. Uso e abuso 'destas dicas' de economizar energia... o ambiente, o Planeta agradece e o o meu bolso :)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  7. belo post com excelentes dicas! Se formos mais poupadinhos na energia, ganhamos todos :))

    Beijinhos e boa sorte para o Arrumadinho :P
    diasdechocolate.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Em relação às lâmpadas, consomem menos mas poluem mais...
    Não comprar apple, coca-colas, nestle, etc... também ajuda o planeta e a exploração humana...

    ResponderEliminar
  9. E enquanto o arrumadinho vai correr, a pipoca vai passear por paris :) eheh

    vigemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Pipoca, aconselho a conhecer esta empresa:

    http://www.biocity.pt/

    Tem tido resultados excelentes!

    ResponderEliminar
  11. Vai ser uma experiência gira :)

    ResponderEliminar
  12. Eu já fiz parte do percurso da Maratona de Paris, quando fiz a meia maratona de Paris este mês..e posso dizer que é um percurso espectacular :) agora na maratona tb só vou apoiar os amigos! mas em 2015 lá estarei a correr. Vou ter um milka/tuc cmg, não vá eu encontrar-te por cá :P

    beijinho*

    Dete Gomes David

    ResponderEliminar
  13. Ana, não quero desmoralizar mas as maratonas lá fora (sobretudo estas mais conhecidas) são apinhadas de gente do início ao fim e com barreiras de segurança o que dificulta o plano de auxiliar os atletas (falo por experiência própria). Boa sorte para o Arrumadinho!

    ResponderEliminar
  14. "- Passar a louça por água antes de a enfiar na máquina;"
    Para quê? Qual é a diferença?
    Se vou passar a loiça por água, aproveito e passo detergente e já está lavada. Caso contrário, estou a desperdiçar água da lavagem manual + água da máquina e + electricidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão é errado passar a louça por água antes de a meter na máquina, a máquina consume muito menos água do que uma torneira aberta.
      Se acharem que vai ficar mal lavada façam uma pré-lavagem antes de inciar o programa de lavagem.

      Eliminar
  15. Admiro quem tem coragem para se aventurar numa maratona, a sério que sim, porque eu desmaiaria com toda a certeza!

    ResponderEliminar
  16. Pipoca, cá por casa ainda temos outra que toda a gente goza nos primeiros 10 segundos e depois ficam com ar de "caramba, boa ideia!".
    Enquanto não sai a água quente no banho, enchemos um garrafão de 5l quase!
    Dá para outras coisa, a água é limpa! E serve logo para descarga na sanita, aquilo gasta imensa água!!!

    ResponderEliminar
  17. Boa sorte para o marido.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  18. Pipoca, já somos duas! Também quero e vou correr a minha primeira meia-maratona em Outubro. Tenho ido sempre às mini-maratonas e fico sempre com o bichinho de correr a meia e agora após esta última corrida em Março decidi que seria em Outubro. Temos uma preparação de mais de 6 meses, os dias começam a estar maiores e a motivação para ir correr depois do trabalho também é maior, portanto não há desculpas, há que ter força de vontade! Quanto à Maratona de Paris, sempre ouvi dizer que era super dificil conseguir-se inscrição, é verdade? O meu namorado também corre, fez o ano passado a sua primeira maratona e era um desejo fazer essa de Paris, quem sabe para o ano:) Bons treinos!!

    ResponderEliminar
  19. Pipoca não te esqueças de tirar milhares de fotos em Paris! E de publicar aqui, please!! Eu adoro Paris e Não sei quando vou poder lá voltar...para grande desgosto meu :(, Espero que corra tudo muito bem, boa sorte!
    S.

    ResponderEliminar
  20. Como futura engenheira de Energias Renováveis (faltam 3mesitos), fiquei ainda mais fã do blog :)
    Giro giro era divulgares a Hora do Planeta. Poucas pessoas sabem do que se trata. Todos os anos chateio amigos e familiares e costuma ser muito giro

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis