Pub SAPO pushdown

De volta à calçada

terça-feira, dezembro 10, 2013
E pronto, arranjei solução para o drama da calçada. Ainda ontem estava eu a dizer que bonito, bonito era haver um pavimento liso mas que replicasse a calçada portuguesa quando hoje, quase sem dar por isso, lá estava ele debaixo dos meus pés. Fui ao ginásio, a mais uma aula de zumba dos infernos, e... tchan-tchan-tchan, encontrei-o! O pavimento dos meus sonhos! Nunca tinha reparado nele, mas existe e é perfeito. Já lá passei de ténis, já lá passei de sabrinas, já lá passei de saltos altos e nunca houve um acidente a registar, o que só pode querer dizer que é uma boa opção. Só falta mesmo experimentá-lo com chuva, mas dada a impossibilidade (o meu rico Clube VII é um ginásio em bom e em chique, não chove lá dentro), estou a pensar entornar um copo de água propositadamente e depois andar por ali a espezinhá-lo um bocadinho, para ver que tal. Posto isto, senhores da Câmara, penso que temos o assunto resolvido. Não é preciso agradecer, temos de ser uns para os outros. Ass: A Pipoca Mais Doce. A zelar pela vida dos lisboetas desde 2004 (antes disso também já zelava, só não tinha um blog).

 Ora digam lá se não é catita e igualito à calçada? Uma maravilha, é o que é!

Ah, e para quem diz coisas dramáaaaaticas do género "sim, acabe-se com a calçada, e já agora também com os Jerónimos, e com a Torre de Belém e com toda as tradições", acalmem-se e parem lá de comparar o cu rabo com as calças. Exageradões.

46 comentários:

  1. Se não me engano tem um shopping cá no Porto também com um chão idêntico. É bem mais confortável de andar!

    ResponderEliminar
  2. Gostei particularmente da tua assinatura :P

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  3. Calcada polida não é calcada portuguesa, assim como chanatas não é Jimmy Choo

    ResponderEliminar
  4. Para o efeito dos saltos não há melhor, comparando ambos

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  5. NO Norteshopping, nem Matosinhos, tem mais de 15 anos e é todo assim. E nas entradas, claro, está molhado mas não escorrega. :)

    ResponderEliminar
  6. Boas soluções para calçada portuguesa aqui: http://www.calx.pt/

    ResponderEliminar
  7. Um bom exemplo da má calçada portuguesa está em frente ao novo edifício da PJ, passamos lá com UGGs e pacece que vamos andar em cima de pedregulhos. Horrivel... e hilariante ver mulheres de salto a tentar domar o caminho.... C.R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente isso acontece porque as UGG são pantufas! :P

      Eliminar
    2. ah! finalmente alguém que reconhece que as ugg são pantufas!

      Eliminar
    3. Claro que são! E eu adoro usar para alturas informais xD! Ou porque tenho frio nos pés :P ass Carol

      Eliminar
  8. Mas este tipo de calçada a imitar a verdadeira tem anos!

    ResponderEliminar
  9. Mas este pavimento é de interior... É muito pouco prático para o exterior, em que quase nunca são usadas superfícies sem atrito, não só por causa da chuva, mas também pela manutenção. Há sempre os blocos em granito, basalto ou pedras parecidas (ou mesmo em misturas tipo betão), como em Madrid ou Barcelona ou mesmo no Porto; são mais escuros, mas mais interessantes que uma imitação da calçada portuguesa...

    ResponderEliminar
  10. Lisboa isso?
    nunca vi no OPO
    muito bom

    annydajuba.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. julgo que ja vi este pavimento em varios sitios!

    ResponderEliminar
  12. e só agora deu conta da existência deste tipo de calçada? talvez numa ida a pé para o seu ginásio, um ginásio em bom e em chique, ache milhentas calçadas iguais a esta, mas em interiores. reformule a sua cultura calceteira sff e, se a calçada a incomoda assim tanto, troque os sapatos de salto por algo mais prático (acredito que tenha disso na sua sapateira), é a solução mais barata e rápida, dada a urgência de não estragar os saltos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as pessoas de cadeiras de rodas ou de muletas ou cegos, ou... ou...? Se eles trocassem de sapatos de salto por algo mais pratico, se calhar... hummm... não resolvia NADA pois não, anónimo? Pois é, ainda bem que a calçada portuguesa não o incomoda!!

      Eliminar
    2. daqui a nada estamos nos passeios apertados e cheios de carros (que cada vez são menos) mas passeios estreitos ainda lá continuam... eu retirava os carros de Lisboa e ia tudo a pé do de bicicleta

      Eliminar
  13. hmmm acho que é por uma coisa dessas em aveiro tambem!

    ResponderEliminar
  14. Na Estação de Santa Apolónia também é assim. Uma delícia para ver e andar. E nunca lá escorreguei. A calçada portuguesa bem feita não necessita de polimento. Mas cada vez é feita de forma mais atabalhoada: quanto maior o pedregulho, menos trabalho dá a quem a faz e mais tropeções dá a quem nela anda. E andar a pé, em Portugal, ainda é contra-natura, continua a não haver respeito por quem opte usar as perninhas para se deslocar.

    ResponderEliminar
  15. Cria uma petição que eu assino já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a assina, também a pode criar, Impressão da Papoila. A Pipoca nao tem de fazer sempre a papinha toda!!!

      Eliminar
  16. É muito giro em espaços interiores, com chuva escorrega imenso!
    Não resolve, infelizmente...
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  17. Ai, mulher! Que me lembrei da nossa conversa. Então a Rua da Vitória na Baixa já não tem calçada portuguesa? Aquilo está um mimo!

    ResponderEliminar
  18. Acho que este tipo não é muito recomendável para dias de chuva... Só costuma ser utilizado no interior, porque a aderência não é das melhores.
    Uma solução alternativa: http://www.calx.pt/

    ResponderEliminar
  19. Percebes tanto de pavimentos como eu de sapatos.

    ResponderEliminar
  20. Este tipo de pavimento é super escorregadio quando esta molhado! Ainda nao é a solução perfeita :(

    ResponderEliminar
  21. A querida realmente anda distraída quando vai ao Colombo....

    ResponderEliminar
  22. Substituam calçada por deck é do melhor, não escorrega seja com que calçado for, eu adoro e recomendo, a minha piscina tem deck à volta em vez de calçada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e a minha?! a minha piscina tem cimento à volta e é uma bacia de plástico!!

      Eliminar
  23. Pipoca não consegues agradar lol nem assim a malta alinha hehe tem k ser calçada... Eu por mim pode ser esta

    ResponderEliminar
  24. É pa anda tudo com falta de humor hehe

    ResponderEliminar
  25. Não quero ser aborrecida, mas este piso é muito liso e portanto nada aconselhavel para exterior, fica muito escorregadio quando molhado :)

    http://misspipetaseviagens.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Gostei. Mas tenho cá para mim que com chuva deve escorregar. Mas é assim algo do género que podem colocar.

    ResponderEliminar
  27. Este pavimento é calçada portuguesa polida, é mais adequado para interiores, mas mais uma vez reforço Pipoca, a calçada portuguesa desde que seja executada com rigor, profissionalismo e qualidade, por mestres calceteiros, não tem qualquer problema para os nossos sapatinhos ;)

    http://roc2c.com/pt/

    Vê exemplos das lindas calçadas que há espalhadas pelo Mundo:
    http://issuu.com/catalogoroc2c/docs/cobblestone_pavement_roc2c

    ResponderEliminar
  28. Pipoca, na entrada do metro do Lumiar também tem.. só que com a chuva fica muito escorregadio. :( beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Estimada, pipoca
    Lamento informar que está calçada maravilhosa escorrega que é uma coisa indescritível. Já me aconteceu no colombo, num belo dia de chuva, quase deixar os meus dentinhos agarrados ao chão. O triste não foi a queda, , foi a figurinha que fiz ao tentar não cair. Jinhos

    ResponderEliminar
  30. A calçada portuguesa se bem feita não estraga os sapatos! e nem escorrega! (como esta opção) Eu acho que se devia apostar era na formação dos calceteiros, para a calçada ser bem feitinha, sem falhas e não estragar os nossos saltos altos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo!!

      A diferença está no pavimento quando é executado por profinissionais e mestres calceteiros com expriência. O que é o caso da marca ROC2c, com profissionais e que valoriza a Calçada à Portuguesa como património cultural e a divulga pelo mundo.

      Eliminar
  31. Eu confesso que detesto a calçada que temos. As pessoas confundem a calçada à portuguesa trabalhada e artística com essa simples calçada de pedra branca, irregular, desconfortável, escorregadia, de estética zero! Quando bem executada(coisa rara) a calçada portuguesa faz sentido, mas só nas zonas históricas. Qual o sentido de usar calçada portuguesa junto a edifícios modernos? Se querem manter a tradição, então vamos esquecer a arquitectura contemporânea e só fazer edifícios pombalinos, o que é preciso é manter a tradição a todo o custo.

    ResponderEliminar
  32. Na Inglaterra, os carteiros recusam entregar as cartas nas ruas com o pavimento em mau estado. Imaginem se vivessem cá.

    ResponderEliminar
  33. Olá Pipoca mais Doce... deixo aqui um link do meu Blog Minuto Acessível que aborda a temática da nossa Calçada... um piso que excluiu quase tudo e quase todos... Espero que possas partilhar e se juntares esta tua solução seria fabuloso. http://minutoacessivel.blogspot.pt/search/label/cal%C3%A7ada%20portuguesa

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis