Pub SAPO pushdown

Contra o roupeiro, organizar, organizar!

quarta-feira, dezembro 11, 2013
Minhas boas amigas, se há tarefa penosa à qual uma mulher tem de se dedicar de quando em vez é à limpeza do roupeiro. Podem dizer que não, que vocês são casos únicos no mundo e que só têm no armário lá de casa coisas que adoram e que se fartam usar. Mintam-me, que eu adoro. A verdade é que toda a gente precisa de fazer uma reciclagem, por isso aqui ficam dez dicas preciosas sobre a arte de bem arrumar roupeiros. Depois venham dizer que não sou vossa amiga.

roupeiro1




Roupeiro 2

Untitled #57
roupeiro 3


Roupeiro 4


roupeiro5


roupeiro 6
roupeiro8


roupeiro9


roupeiro10


37 comentários:

  1. Eu nem sempre cumpro estas regras.. porque ADORO customizar a minha roupa ...

    ResponderEliminar
  2. se gostei disto! o meu armário está a precisar de uma limpeza. muito mais motivada agora. obrigada ;)

    ResponderEliminar
  3. Concordo com quase tudo. Se eu escolhesse a minha mãe para me ajudar nessas escolhas, deitaria fora 1/3 da roupa... Eu sou das que me custa muito desfazer-me de uma pecita de roupa, acho sempre que se vai voltar a usar. Tenho uma saia de napa bordeaux escuro com 10 anos, sim 10 anos e não estou a exagerar, a saia é linda e imita muito bem a pele, só que na altura fartei-me de a usar e cansei-me. Casei há 6 anos, levei a saia para a minha casa nova mas nunca mais a vesti. Este ano com a moda das peles/napas, lembrei-me dela e toca de pedir à mãe para subir a bainha, porque dava pelo joelho e agora queria mini-saia e não é que ficou linda linda e parece que saiu este ano da loja :-)

    ResponderEliminar
  4. Excelente, só é preciso ganhar coragem et tempo para o fazer.
    Obrigado pelas dicas.
    Monica

    ResponderEliminar
  5. Tenho sempre tanta pena na hora de dar alguma coisa, pois penso: "oh, se calhar ainda vou usar", ou "f oi tão cara e agora vou dar" ou ainda "está gasta mas é tão linda". Mas depois vem o pensamento infalível para o que ainda está bom: "se eu não uso e está bom e acho giro porquê guardar se alguém pode dar melhor uso". É assim que me despeço de algo meu pra dar a outro alguém que ficará bem feliz em usá-la.

    ResponderEliminar
  6. Há uma ano, com a chegada do inverno, foi isto que fiz.
    Dei mais de 80 peças de roupa... sim leram bem, 80.
    E disse a mim mesma que ia deixar de ser consumista e não ia repor com outras 80 peças novas.
    Hoje tenho apenas uma gaveta com camisolas de Inverno... e sinto-me infeliz todos os dias.
    Na altura aquela limpeza teve um efeito catártico em mim e hoje tem um efeito dramático em mim. Não há dia que lamente ter menos roupa.
    O único sinal de que fiz o correcto, é que nem me lembro que peças dei, o que significa que, afinal, não eram assim tão memoráveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive o mesmo problema há 3 anos; mudei de casa e desfiz-me de imensa roupa, que distribui por uma família carenciada da rua da m/ mãe, uma casa de acolhimento para raparigas e um daqueles caixotes verdes em ferro da Humana; na altura senti-me bem, com muito mais espaço no armário e achei que tinha feito a coisa certa... e fiz!

      MAS... de vez em quando lembro-me de um par de peças (2 casacos, chuif chuif) que me desfiz por impulso e que até hoje não consegui substituir. *suspiro*profuuuuundo*

      Eliminar
    2. Partilho do mesmo estado de espírito :P. Há uns tempos, por impulso dei umas botas LINDAS e que hoje em dia estão muito na moda... Volta e meia lá me lembro de como era feliz as combinações que fazia com aquele par.. Por incrível que pareça não encontrei umas botas iguais aquelas, parecidas sim mas não iguasi :(

      Eliminar
    3. Lembrem-se da felicidade que alguém sentirá a vestir a vossa roupa bonita! Eu dei alguma roupa a uma senhora que costuma vir pedir porta a porta. Passado uns dias a senhora vinha com um casaco que lhe tinha dado vestido, só para agradecer e mostrar! Não imaginam como fiquei feliz... Em vez de ter um lindo casaco que não usava há 3 anos no armário, só pq era mto bom, dei uma alegria mto grande aquela pessoa!

      Eliminar
    4. Com as minhas 80 peças dei felicidade a muitaaaaas pessoas. Nem está em causa o quão bem isso me fez sentir.
      Mas as gavetas vazias, snifff... é difícil de suportar.

      Eliminar
    5. Preciso organizar o meu roupeiro, mas...
      Por exemplo, os botões: trocam-se e ficamos com uma peça de roupa nova e única!
      A minha excelente costureira, parece uma fada: transforma em coisas maravilhosas tudo o que arranja, tem ideias fantásticas.
      E sim, usei muitas camisas com lindos bordados, dei-as...agora tenho muitas saudades delas!
      Sim, tenho de me desfazer de roupas que guardo por carinho! Anseio o roupeiro arrumado - tem de ser e pronto!

      Eliminar
  7. adorei as dicas.. o meu armário bem precisa de uma limpeza

    ResponderEliminar
  8. A dica 1 Nunca falho, há anos que o faço..

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  9. É isso tudo, mas a dica número 7 está excelente! ;))

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  10. ADOREI este artigo! E depois de o ler tenho a certeza que devia fazer o que disseste...juro que vou tentar....e qualquer duvida contrato-te :-)
    (sobre o que vestir num casamento, para ser madrinha...conto contigo )

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana,

    adorei esta rubrica, além de bem escrita, divertida e cheia de humor é muito útil! E é TUDINHO verdade! :) Keep up the good work que esta ponei adora este estaminé!
    Sofia Fernandes

    ResponderEliminar
  12. Eu faço isso de há uns 3 anos para cá!! E porquê??!! O espaço começava a estar reduzido além de estar um caos. Nessa altura li já não sei a onde que temos de fazer a energia da nossa casa fluir. Se temos camadas de coisas que não utilizamos e ficam enfiadas nuns cestos ou roupeiros, anos e anos isso são energias estagnadas que leva com que na nossa própria vida estejamos também estagnados.Se a nossa casa é um caos as nossas vidas também. Vamos lá meninas, façam um "delete", naquilo que já não usam.....e tragam coisas novas. Tudo gera energia, temos de a pôr a andar.

    Pode não ter nada a ver uma coisa com a outra mas que a minha vida desde essa altura tem sido mais mais harmoniosa em todos os aspectos é uma verdade.

    ResponderEliminar
  13. Nem de propósito, fiz uma limpeza na semana passada. Livrei-me de umas coisas...umas não vestia, outras estavam velhas. Confesso que não faço esta limpeza muitas vezes (tipo uma vez por ano) e também confesso que já fui repescar peças ao saco lol

    ResponderEliminar
  14. Adorei este post! Demais! :D E a frase final? TOPO!
    Eu continuo a guardar peças, não sei bem porquê, sinceramente. Aquela coisa do achar que até vou vestir faz-me manter umas quantas coisas que no fundo só estão a ocupar espaço. Enfim!

    Um beijinho d'A Gata *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Excelente publicação esta :D há relativamente pouco tempo fiz uma destas limpezas. Correu bem, gosto de mudanças, ainda que sejam apenas no roupeiro hehe no final fiquei extremamente orgulhosa de mim mesma e acreditem ou não, vestir-me de manhã deixou de ser um pesadelo tão grande! ;-)

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito! Conselhos sábios! :)

    ResponderEliminar
  17. custa-me tanto :s roupa que não serve mas que gosto não me consigo desfazer, já dei um monte de camisolas de licra que usava há uns anos mas que agora acho terríveis (embora tenha guardado 2 ou 3 , não vá precisar, xD) e tenho ainda UMA gaveta cheia de camisolas com publicidade ou de eventos a que fui, mas que sei que nunca na vida vou sair com aquilo à rua... shame on me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As camisolas de publicidade dão uns belos pijamas :)

      Eliminar
  18. Comigo isto n funciona pq passo bem sem usar uma peça durante 2anos e depois pego nela e penso "ainda bem que n me desfiz dela"... e isso acontece muito com peças tendência que ponho de lado mas n dou pq passado 2/3 anos voltam a estar na moda (embora n ligue nenhuma a isso). E dsp existem aquele par de calças mais carotes que nos assentam que nem uma luva mas naquela estação usamos menos mas usaremos sempre pq são intemporais......enfim...acho bem quem faz isto mas eu não faço:)))

    ResponderEliminar
  19. 3/4 do meu roupeiro está cheio de roupa que adoro mas não me serve. Não consigo deitar fora porque quero muuuuuito emagrecer para a voltar a usar. Tenho mesmo que conseguir emagrecer os 7kg que engordei nem sei bem como... :(

    ResponderEliminar
  20. As tendências vão e voltam e cada vez mais o estilo é algo tão pessoal, que depende da nossa imaginação sabermos combinar as peças que já são da estação anterior. A minha avó ficava tão chocada com esta cultura do usa 6 meses e deita fora, ela vinha de um tempo em que o mesmo casaco estava de moda 30 anos. (eu explicava que agora já nada dura 2 anos quanto mais 20!) É engraçado ver a evolução que tivemos, mas eu sou das que guardo :)

    ResponderEliminar
  21. Adorei!
    Já comecei o destralhanço do meu armário mas a tarefa ainda não ficou terminada!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  22. Olá Pipoca, excelentes sugestões para o calvário da arrumação do armário ;)
    Relativamente à divisão da roupa e a quem dar o que já não vamos usar podias sugerir às leitoras estes destinos que apliquei quando arrumei o armário no Verão:

    1. Roupa de trabalho (tipo blazers, calças, sapatos, malas que já não usamos mas que se encontram em bom estado): Dress for success (versão portuguesa: http://www.vestidasparavencer.pt/)

    2. Roupa e sapatos de todos os estilos (excepto o do ponto 1): Contentores da Humana (http://www.humana-portugal.org/)

    3. Roupa que já se encontra em mau estado e já não dá para dar....até toalhas de banho e lençóis aceitam: contentores da H&M nas lojas (http://about.hm.com/en/About/Sustainability/Commitments/Reduce-Reuse-Recycle/Garment-Collecting.html). A loja dá vales de desconto por cada saco de roupa entregue.

    Espero ter sido útil!
    Beijinhos e parabéns pelo blog! Farto-me de rir :)

    ResponderEliminar
  23. Da última vez que fiz uma limpeza do meu armário, dei alguns sacos de roupa para uma loja de caridade (quase uma "thrift shop" mas mais organizada). Ainda lá voltei passados uns tempos e vi uns sapatos lindíssimos expostos... pois, era óbvio que eram os que eu tinha dado. Quase me senti tentada a comprá-los, mas felizmente caí no bom senso de ignorar! A loja enviou-me recentemente um e-mail a agradecer o gesto e com a quantia que tinham junto pela venda dos meus artigos e que seria usada para ajudar aquela instituição.

    Já não lamento ter dado aquilo tudo :)

    ResponderEliminar
  24. Quando se trata de roupa acho relativamente fácil a escolha!
    A minha divisão é mais "gosto", que é tudo o que volta directamente para o armário, "o que é isto?!" que vai directamente para um saco e os "lembro-me de usar!" em que perco algum tempo mas nunca mais de 2 horas...
    A conversa é bem diferente quando se trata de sapatos...
    No armário dos sapatos levo eternidades...
    E as cenas que não conto mas penso?!? Ui...
    "Será que o sapateiro me resolve isto?!" "Não uso mas não vou decidir já, experimento no fds" "Está gasto... mas é tão lindo... uso num concerto ou assim e depois deito fora para me despedir em grande"
    Começo motivada e a pensar que pelo menos 10 pares de sapatos desaparecem... nunca acontece... da ultima vez foram 3 e ainda penso no raio das sandálias romanas... XD

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito - e tenho mesmo que seguir os 10 passinhos. Só uma sugestão: em vez de deitar fora a roupa podem entregar à H&M que por cada saco de roupa usada oferece um voucher de 5€ para compras superiores a 30€. (http://www.pumpkin.pt/ofertas/ofertas/campanha-h-m-oferece-5-euro-por-saco-de-roupa-usada)

    ResponderEliminar
  26. Não sabia o que fazer com este meu dia de folga! Está decidido! Vamos a isto! M E D O

    ResponderEliminar
  27. Dicas preciosas! Obrigada Pipoca... Mas é tão difcícil quando chega o Inverno... Só penso no porquê de não ter um armário 3 vezes maior...

    ResponderEliminar
  28. Detesto esta parte!!!! Mas tem de ser... confesso que já tive pior, mas já vou fazendo progressos =)

    ResponderEliminar
  29. não sou muito de deitar fora, mas de vez em quando dou uma limpeza nos armários sim porque na minha casa existe um roupeiro para o meu marido um para mim e 1 para cada um dos meus filhos. o meu deixo para ultimo, começo pelo da minha filha que acreditem me da mais trabalho, para quem tem meninas sabe elas gostam de tudo a combinar, no armário da minha filha tudo que não serve escolho as pecas muito boas para guardar, pois nunca se sabe se não terei mais filhos, a que não guardo passo para as filhas das minhas primas. já a do menino e mais fácil, tem menos roupa e faco a devisao muito rápido. a do meu marido e ele que faz e a minha eu devido em dois gurdar e dar, como tenho muitas primas vou lhes dando e vejo elas a usarem tudo. não gosto de desperdiçar nada

    ResponderEliminar

Teorias absolutamente espectaculares

AddThis